Pousadas charmosas no Vale do Café: quem tem dicas?

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Vale do Café

A Carla Portilho, do Idas e Vindas, está programando uma viagem ao Vale do Paraíba, no estado do Rio de Janeiro, para visitar a região mais conhecida como Vale do Café.  O plano inicial da Carla é se hospedar em Vassouras ou Conservatória. Por ali há muitos hotéis-fazenda, mas ela busca uma pousadinha charmosa, já que viaja sem crianças.

Queremos saber: você tem dicas de pousadas no Vale do Café?  Quais passeios e atrações recomenda? Que roteiro fez pela região?

Deixe seus comentários!

Leia mais:

15 comentários

Carla
CarlaPermalinkResponder

Que bacana, ganhei um post! wink Aguardo ansiosa as dicas!

Olga
OlgaPermalinkResponder

Oi Carla !

Se quiser chegar até perto de Ouro Preto, a Pousada Mirante do Café é um segredo guardado a sete chaves (https://www.facebook.com/pages/Pousada-Mirante-do-Caf%C3%A9/192677917419418?fref=ts). Vale a vista e, além do cafezal, tem os pés de jabuticaba !!! Abç.

Maria Novena
Maria NovenaPermalinkResponder

Há uma pousada super charmosa em Paty do Alferes. Chama-se Fazenda Mangalarga. A área é muito agradável, há uma sede antiga mantida e chalés novos super aconchegantes. Além disso, os donos são um ponto alto: uma simpatia!!!

Meilin
MeilinPermalinkResponder

Carlinha, minha tia e meus primos moram lá em Vassouras, e eles recomendam muito o Vassouras Eco Resort. O Hotel Fazenda Galo Vermelho também é bacana (eu já fui lá num show do Festival do Vale do Café), mas ... é hotel fazenda, com cavalinhos e crianças (!!!)

No centro da cidade tem o Hotel Mara, bem simpático, num casarão colonial. E uns 2 km mais afastado tem o Santa Amália, bem razoável.

Vale a pena ir e agendar uma visita às antigas Fazendas de Café, que tem lanchinhos e concertos de música. Algumas delas tem site: www.fazendacachoeiragrande.com.br www.fazendadosecretario.com.br (lindona!) www.fazendamulunguvermelhos.com http://institutosaofernando.org.br e Fazenda Santa Eufrásia, e frente à casa da titia, hehehe. A proprietária é a Beth, que oferece um café plantado na casa dela - tel (21)9926-9619.

Depois me conta se gostou, ok?

Carla
CarlaPermalinkResponder

Ótimas sugestões, Meilin, obrigada! Essas visitas às fazendas, com concertos e saraus, muito me interessam... wink Ainda estou na fase de começar a coletar informações (só vou fazer essa viagem depois do Ano Novo), mas pode deixar que eu dou um feedback, sim! wink

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Fiquei uma vez, adorei e quero repetir é o Hotel Fazenda Florença a 2km do centro de Conservatória.

A antiga casa grande (que foi cenário da novela Escrava Isaura da Globo e do remake da novela Paraíso e é onde mora os donos do Hotel Fazenda) também abre para visitação de grupos. Mas os hóspedes tem direito a uma visita guiada.

Não são muitos quartos, então mesmo com lotação completa não dá a impressão de que se está no meio de uma multidão. E a comida é deliciosa.
http://fazendasdoimperio.com.br/

Marina
MarinaPermalinkResponder

Em conservatoria indico o Hotel Fazenda Florença!
E em Paty do Alferes, reforço as palavras da Maria Novena, Fazenda Mangalarga!

Carla
CarlaPermalinkResponder

Luciana e Marina, eu cheguei a visitar o site do Hotel Fazenda Florença, e ele me pareceu mais charmoso / sofisticado do que os outros hotéis-fazenda que pesquisei... Foi essa a avaliação de vocês que já se hospedaram lá também? wink

Marina
MarinaPermalinkResponder

Carla, desculpa, só hoje vi seu pergunta, não sei se ainda será útil a resposta. Ele é mais charmoso que os outros sim.
bjs,
Marina

Ernesto, o pato

Carla A região da antiga estrada Rio São Paulo, de Areias a Bananal é imerdiviel.Ha diversas fazendas antigas,todas bem sinalizadas na estrada,e que valem pelo menos conhecer.A MW TRecking em São José do Barreiro tem ótimas excursões e caminhadas em 4 x 4. Vindo do Rio, aproveite para conhecer a estrada entre Lidice e Angra, feita por esccravos, uma das serreas mais bonitas do Brasil.A Cidade de conservatória, com suas serestas, que fica a uns 80 km. também e muito simpatica. Uma ótima viagem para voces!

Carla
CarlaPermalinkResponder

Ernesto, sempre podemos contar com você para as dicas off the beaten track! Obrigada! wink

Ernesto, o pato

Carla A estrada entre Lidice e Angra e a Rio Sp são asfaltadas, e da para ir com qualquer carro. Somente para o parque a partir de S Jose do Barreiro e que se precisa de um 4 x 4. A cidades de Bananal, S Jose do Barreiro e Areias são as "cidades mortas " de Monteiro Lobato, e continuam mantendo o mesmo ar.

Erica
EricaPermalinkResponder

Em Conservatória, fiquei hospedada na Pousada Ariel, que fica na parte alta da cidade. Chegando pela rodoviária, é preciso pedir um taxi. O café da manhã dessa pousada é absolutamente imperdível e o dono muito gentil. A cidade é um pouquinho pacata, mas as serestas à noite são bem simpáticas. Senti falta de um lugar legal para comer em Conservatória; muitos restaurantes me pareceram amadores, despreparados para o turismo, o que é uma pena. Só para dar um exemplo, em Conservatória, experimentei uma pizza à base de ketchup e queijo prato, acredita, rs? Lamentável!

Ana maria
Ana mariaPermalinkResponder

Eu tbem quero ir. Agora em setembro. E estava perdida sem ter e minima ideia de onde me hospedar. Vou com minha mae e duas irmãs. Sou de curitiba. Aproveitei bastante os comentarios. Foram mto úteis.

Tadeu Oliveira

Em Ipiabas, distrito turístico com belezas naturais e fazendas históricas, bem próximo de Conservatória e também de Vassouras >> http://www.hostelvaledocafe.com.br/

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar