Seus bate-voltas: quais deram certo? Quais micaram?

Sintra, Portugal

Bate-volta é aquela viagenzinha esperta que a gente encaixa em estadias menos corridas, sem levar bagagem, saindo da cidade de origem e voltando no mesmo dia, em percursos que durem no máximo uma hora e meia em cada perna. Na Europa, bate-voltas funcionam muito bem. Sobre trilhos chega-se com rapidez de Madri a Toledo, Segóvia e Aranjuez; de Lisboa a Sintra, Cascais e Óbidos; de Paris a Reims; de Roma a Nápoles e Pompéia. As distâncias curtas e a localização central das estações de trem favorecem a logística dos passeios.

Há atrações que também valem a viagem, como o Palácio Sanssouci no bate-volta de Berlim a Potsdam, ou o Teatro-Museu Dalí em Figueres, a menos de duas horas de Barcelona. Na volta, dá tempo de descansar e ainda curtir a noite animada das grandes cidades.

Nos Estados Unidos, desrecomendamos o famoso bate-volta de Nova York a Washington — a capital americana tem atrações para três dias de roteiro. Se quiser fazer um passeio para variar de ares, a Filadélfia é uma melhor aposta.

No Brasil, os bate-voltas normalmente são feitos de carro ou ônibus, mas ainda assim podem ser o tchans de uma viagem. No Rio de Janeiro, uma esticada às praias oceânicas de Niterói ou à cidade imperial de Petrópolis (mas nunca uma farofada em Búzios, que está muito longe). Em Salvador, uma chegadinha à Praia do Forte (mas não duas horas de mar batido para ir e outras tantas para voltar de Morro de São Paulo). Em Maceió, uma passada em Marechal Deodoro na volta da Barra de São Miguel (mas não um viajão até Maragogi para nem ter certeza de que vai chegar na hora certa da maré baixa).

Queremos saber: qual o bate-volta que você já fez e recomenda? E qual foi a maior roubada?

Aos comentários!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


166 comentários

Olá!
Estou indo para Milao dia 23/01 e ficarei lá até 28/01 só porque meu marido quer assistir uma partida de futebol na Itália. Só enconteri um jogo da Inter no dia 27 de noite. Acho muito tempo em Milão, mas fazer o quê?! Gostaria de sugestões de bate-volta, com opção de trem, pois vou comprar o Eurail Select Pass. Outra dúvida é saber se vale a pena alugar um carro em Milão para fazer bate-voltas.
Obrigada,

    Olá, Salma! Sair e voltar todo dia de carro de cidades grandes não é negócio. Quando se quer usar o carro para explorar regiões, deve-se escolher uma base onde seja fácil sair e entrar sem passar por anéis viários, pegar trânsito ou enfrentar restrições de tráfego.

    De Milão você pode visitar o lago de Como, Lugano na Suíça, Turim, até mesmo Verona.

    Se vai valer a pena queimar os dias do seu passe nesses traslados, aí é preciso fazer contas e comparar com os outros trechos em que vai ser usado.

    Se você vai comprar um passe só para viajar na Itália, fará um péssimo negócio; é mais barato comprar avulso em https://www.trenitalia.com .

    Leia:
    https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

    Leia mais sobre Milão:
    https://www.viajenaviagem.com/category/milao

Pretendo ir à NY de 28/jun a 10/jul/13 e gostaria de sugestões de bate-volta. Vamos eu, marido e dois filhos de 19 e 21 anos. Pensamos na Filadelfia, para conhecer os amish. Vamos à Washington, porém dormindo uma noite lá. Alguém tem outra sugestão? Desde já, obrigada.

Ricardo
Com base em suas dicas alugamos eu e a esposa um apartamento em Lisboa na região do Chiado.
Apartamento ótimo, com bastante espaço, calefação, embora a temperatura esteja em confortáveis dez
A quinze graus.
Pretendemos fazer um bate volta a Fátima, Óbidos, tomar e ourem.
Outro na região do Porto, guimarães e Aveiro.
E outro pro Sul na região do Algarve.
Voltaremos com mais comentários.

Eu já fiz exatamente essa rota. É um pouco cansativo, mas vale a pela. A cidade é pequena e muito bonita. Mas, eu aproveitaria para passar também em Merano, que acho mais bonita e interessante que Bolzano, embora seja ainda menor. É ainda mais fotogênica que Bolzano e parece sempre um jardim recém inaugurado! Uma cidade está a uns 25 minutos de carro da outra, separadas por uma bela estrada com vistas também belíssimas! Não deixe de provar, em qualquer das duas cidades, a deliciosa cozinha local, com destaque, na minha opinião, para os cannederlli, que são como almôndegas de pão recheadas de espinafre, queijo ou speck. Bom, gostei tanto que voltei e passei quase um mês de férias naquela região! Boa viagem!

Carlos
Eu de novo. Em julho / 2013 estaremos (eu, esposa e filha) novamente na Alemanha (dessa vez por 16 dias. Estarei novamente com carro alugado, o que facilita bastante um bate e volta. Já programei um : Berlim – Stettin (Polônia) 1:40 hs de carro. Estou pensando em outro: Munique a Bolzano (norte da Itália) via Innsbruck (Áustria), 270 kms 2:30 hs. Já ví no Google Maps e no street view e a cidade italiana é uma graça. Sei que esse é um pouco longe para um bate e volta, mas adoro dirigir, pelo que ví na internet a paisagem é muito bonita e chance de estar na Itália (nem que seja em um pedacinho apenas) vale o esforço. Para finalizar, sou professor de Geografia, então quando um bate e volta me permite conhecer um pedacinho que seja de outro país, é como se eu marcasse um gol!
Alguém já fez essa rota ou tem alguma dica?

    Olá, Carlos! Vamos colocar sua pergunta no Perguntódromo. Se houver resposta, aparecerá aqui.

    Olá Carlos,
    Considere o tempo de estrada entre Munique e Bolzano em pelo menos três horas, pois normalmente tem muito movimento e alguns congestionamentos em certos pontos.

    Já fiz um bate e volta Munique – Verona (430km, 4h30 de estrada) mas nao recomendo, pois é muito cansativo. Daquela vez foi uma ocasiao especial em que precisei ir a Verona, e nao podia dormir uma noite por lá.

    A estrada até Bolzano é muito bonita, mas seu eu fosse repetir o trajeto, iria pela estrada secundária, que passa pelo fundo dos vales. É mais bonita ainda, mas leva bem mais tempo, e precisaria dormir uma noite em Bolzano.

    Obrigado Marcelo.
    Vou pensar melhor no roteiro.
    Por favor, também agradeça a Ângela, quando ficamos 1 semana baseados em Frankfurt Julho / 2012) utilizei as sugestões de bate e volta do site de vocês e foi perfeito.

    Carlos, Se vc quer fazer um bate-e-volta pelos Alpes, nào recomendo ir Bolzano, não. Ao invés disso, vá a Innsbruck via Mittenwald (pelas estradinhas secundárias), depois tome a estrada sentido oeste (direção Brengez) e percorra a Silvrettastraße, uma das rodovias panorâmicas mais bonitas da Europa. ( https://www.silvretta-bielerhoehe.at/inhalt/en/s/2153.htm )

    A estrada é cheia de curvas, mas bem segura (caminhões são proibidos), e vale muito a pena.

    Bem mais negócio que se enfurnar para Bolzano e depois voltar.

    Depois que vc percorrer a Silvrettastrasse, vc retorna a München por auto-estradas via Brengez, onde vc pode dar uma paradinha à beira do lago antes de pegar a auto-estrada de volta para Munchen.

    Dá uma olhada no roteiro do Google MAps aqui: https://goo.gl/maps/Ae1v2

Carlos
Frankfurt – Metz (França) Em julho / 2012 eu, minha esposa e filha passamos 1 semana em Frankfurt. Em um dos dias programamos uma ida a cidade francesa de Metz, que fica a 2:20 hs de carro de Frankfurt. Nunca tínhamos ido a França e estávamos tão perto que não poderíamos deixar passar. Passamos um belo dia com “atmosfera francesa”. A cidade de Metz é muito bonita e elegante para uma cidade do interior. Tem uma catedral gigantesca e uma aura de pequena Paris. Gostamos muito, foi muito emocionante estar na França com toda a sua História (nem que por algumas horas). No final da tarde já estávamos de volta a Frankfurt. Recomendo.

Paris – Monte St-Michel na combinação Trem + Ônibus!
Imperdível.. recomendo para que fica mais de 7 dias em Paris.

RECOMENDO:

Londres: Bath, Stonehenge, Oxford, Windsor, Stratford-upon-Avon

Amsterdã: Roterdã, Haia, Delft (a última foi a que eu mais gostei)

Paris: Versailles, Giverny, região de Champagne (mas pra quem gosta muito de vinho e champagne 1 dia só é pouco)

Munique: Neuschwanstein, Salzburg

Copenhagen: Malmo, Helsingborg (os 2 na Suécia)

Odense (interior da Dinamarca): Hamburgo (pode ser feito ao contrário, mas esse eu fiz de carro, não sei se de transporte público ia dar tão certo, sai bem cedo e voltei tardão)

Jönköping (interior da Suécia): Gotenburg (mas pode ser feito ao contrário tb)

Madri: Aranjuez, Toledo

Granada (estudei lá): Málaga, Antequera, Ronda, Córdoba, Sevilla (1 dia só em Sevilla é muito pouco mas como estudava e morava em Granada sempre voltava pra dormir em casa)

Salvador: Praia do Forte (e já fiz ao contrário tb)

Ouro Preto: Mariana, Caraça (e tb já fiz pra Tiradentes mas a cidade eh muito fofa e merece mais rs ate dá pra conhecer os pontos turísticos todos em 1 dia mas tem tanto restaurante ótimo em Tiradentes que vale 1 semana até rs)

Tiradentes: São João del Rei

Belo Horizonte: Ouro Preto (a cidade oferece muito mais do q 1 dia só mas pra quem não tem oportunidade de ficar mais, melhor 1 dia só do que não ir, eu já tinha ido algumas vezes antes quando fiz esse bate-volta)

Hilton Head (Carolina do Sul, EUA): Savannah, Beaufort, Charleston (na verdade Savannah e Charleston mereceriam muito mais tempo, mas de novo, preferia ir varias vezes, passar 1 dia só e dps voltar pra casa pq morava lá msm, cada vez ia com uma turma diferente e aproveitava + do que ficando em hotel por la. Todos as vezes fui de carro, só uma vez q fui de barco para Savannah. Recomendo pra quem estiver na região de Savannah e Charleston, passar 1 dia em Hilton Head, caso queira curtir uma cidade praiana, bem diferente das praias no Brasil)

NÃO RECOMENDO: (mas 1 dia era o máximo que a situação permitia)

Philadelfia: Nova York (esse foi loucura! Trabalhei por 1 mês em um acampamento para adolescentes nas férias em Philadelphia e tinha só 1 dia livre, no máximo 24 horas, atrasos não eram tolerados de jeito nenhum. Então eu e outra menina q estávamos trabalhando lá preferimos passar apenas algumas horas em NY do que nem conhecer a cidade. Deu pra ter uma visão bem geral e ficar morrendo de vontade de voltar!! Saimos perto de 8am de carro e chegamos em NY perto de 10am. Andamos a pé e de metro pela cidade, o carro ficou estacionado em Chinatown. Aproveitamos a cidade até perto de 11pm quando voltamos pra Philadelphia. Isso foi em 2004 e só agora em 2012 que consegui voltar (e fiquei 1 semana, o que ainda é pouco!)

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito