Seus bate-voltas: quais deram certo? Quais micaram?

Sintra, Portugal

Bate-volta é aquela viagenzinha esperta que a gente encaixa em estadias menos corridas, sem levar bagagem, saindo da cidade de origem e voltando no mesmo dia, em percursos que durem no máximo uma hora e meia em cada perna. Na Europa, bate-voltas funcionam muito bem. Sobre trilhos chega-se com rapidez de Madri a Toledo, Segóvia e Aranjuez; de Lisboa a Sintra, Cascais e Óbidos; de Paris a Reims; de Roma a Nápoles e Pompéia. As distâncias curtas e a localização central das estações de trem favorecem a logística dos passeios.

Há atrações que também valem a viagem, como o Palácio Sanssouci no bate-volta de Berlim a Potsdam, ou o Teatro-Museu Dalí em Figueres, a menos de duas horas de Barcelona. Na volta, dá tempo de descansar e ainda curtir a noite animada das grandes cidades.

Nos Estados Unidos, desrecomendamos o famoso bate-volta de Nova York a Washington — a capital americana tem atrações para três dias de roteiro. Se quiser fazer um passeio para variar de ares, a Filadélfia é uma melhor aposta.

No Brasil, os bate-voltas normalmente são feitos de carro ou ônibus, mas ainda assim podem ser o tchans de uma viagem. No Rio de Janeiro, uma esticada às praias oceânicas de Niterói ou à cidade imperial de Petrópolis (mas nunca uma farofada em Búzios, que está muito longe). Em Salvador, uma chegadinha à Praia do Forte (mas não duas horas de mar batido para ir e outras tantas para voltar de Morro de São Paulo). Em Maceió, uma passada em Marechal Deodoro na volta da Barra de São Miguel (mas não um viajão até Maragogi para nem ter certeza de que vai chegar na hora certa da maré baixa).

Queremos saber: qual o bate-volta que você já fez e recomenda? E qual foi a maior roubada?

Aos comentários!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


166 comentários

München – Garmisch Partenkirchen-Zugspitze
Stuttgart – Heidelberg
Nüremberg – Würzburg – Rothemburg ob der Tauber
Salzburg – Berchtesgaden – Königsee
Salzburg – Landshut

Todos absolutamente tranquilos……claro que planejados com antecedência, com informações sobre horários e linhas.
Transporte público rápido, confortável e eficiente tornam a vida tão mais fácil…….

Recomendados:
Cidade do Cabo a Gansbaai: Para o white shark dive, o mergulho com tubarões. É longe para ir dirigindo, 160km, fui com a van da operadora do mergulho e voltei dormindo na viagem de volta 🙂

Durban ao parque Hluhluwe-iMfolozi: É o terceiro maior parque nacional da África do Sul, vale um ótimo dia de safári. Há a chance de ver os Big Five (vi elefantes, rinocerntes, leões e búfalos, faltaam os leopardos). Como são cerca de 3h de estrada, fiz o esquema da van.

Buenos Aires – La Plata: Cerca de 50 minutos de ônibus. Fui a La Plata para assistyir a um jogo do Estudiantes pela Libertadores, e aproveitei para conhecer a cidade, que teria inspirado o plano urbanístico de Belo Horizonte. A catedral de La Plata sozinha já valeria a visita.

Não recomendo:
Londres – Liverpool: Se você quer ir a Liverpool, muito provavelmente é fã dos Beatles. Em apenas um dia, não conseguirá ver tudo o que a cidade oferece sobre os Fab Four (2 a 3hs para um tour de táxi, pelo menos mais 2hs no The Beatles Story, o museu da banda, mais o Cavern Club…). Sem falar nas outras boas atrações da cidade, como a linda catedral anglicana, o Museum of Liverpool e o Tate Liverpool.

Eu sou super adepto de viagens de bate e volta.. E mesmo quando a viagem é para apenas um lugar tento encaixar pelo menos um bate e volta ao roteiro para alguma atração na região… Minha regra para Bate e Volta é tentar evitar deslocamentos com mais de 200 km (400 total).. Confesso que muitas vezes já quebrei este “limite” mas é digamos na minha opinião a distância ideal a ser percorrida num único dia.. Exemplos de viagens bate e volta e viagens de fim de semana é o que não faltam no lá no Blog..

    Alguns bate e voltas que já fiz e recomendo e que vem a cabeça..

    Berlin Potsdam
    Dresden Leipzig
    Leipzig Weimar
    Leipzig Wittemberg
    Dresden Erzgebirge
    Nürnberg Bayreuth
    Stuttgart Ulm
    Stuttgart Tübingen
    Stuttgart Ludwigsburg
    Freiburg Basel
    Freiburg Schaffhausen
    Freiburg Floresta Negra (Titisee, Todtdnau, Triberg, etc..)
    Freiburg Strassbourg
    Philadelphia Amish Country & Lancaster
    Philadelphia Brandywine Valley
    Philadelphia Harrisburg
    Philadelphia Hershey
    Washington DC Annapolis
    Washington DC Baltimore
    Cingapura Bintam Indonesia
    Kuala Lumpur Batu Caves em Serangoon
    Auckland Western Shore
    Auckland Waiheke Island
    Rotorua Lake Taupo
    Curitiba Morretes, Antonina e Paranagua
    Curitiba Joinville
    Joinville Campo Alegre, São Bento do Sul
    Joinville São Francisco do Sul
    Joinville Jaraguá do Sul + Corupá
    Blumenau Pomerode
    Blumenau Brusque

    E a lista vai embora….

O único bate-e-volta que fiz foi Munique – Füssen e deu certo (com aquele super post do Riq, impossível dar errado, né).

Pelo que li nos comentários anteriores, ano que vem vou acertar indo:
– de Londres a Oxford ou Cambridge
– de Bruxelas a Bruges
– de Bruxelas a Ghent
– de Amsterdam a Delft

Ok, não sei se esta dica vai ajudar muita gente, uma vez que a Polônia ainda não é um destino muito popular, mas achei que valia a pena contribuir pois foi um bate e volta que adorei fazer. Da Cracóvia, pega-se um ônibus e dentro de umas 2 horas, chega-se em Zakopane! A cidade fica aos pés das montanhas Tatras, fronteira natural da Polônia com a Eslováquia. Pode-se subir as montanhas por um teleférico! Foi um dia maravilhoso!

Bate-Volta recomendados:
– Santiago (Chile) – Valle Nevado
– Paris-Londres (considerando que era a 2a viagem a Paris e nao conhecia Londres. Para uma vista geral, valeu a pena!)
– Paris-Euro Disney
– NY – Philladelphia
– Roma-Florença

Não Recomendo:
– Roma – Napoles/Capri (no inverno)

Bate-voltas perfeitos:
Buenos Aires – Colonia del Sacramento (Uruguay)
Arequipa – Canon del Colca
Lisboa – Sintra (super tranquilo de trem)
Madrid – Toledo
Barcelona – Montesserat (super tranquilo de trem)

O de Madrid a Toledo eu sai de Madrid super cedo, tipo umas 7 da manhã. Cheguei na estação de Toledo e nem o serviço de informações turísticas estava aberto. Quando foi 16:00 estava super cansado e voltei para Madrid. Minha dica é ir mais tarde para Toledo e voltar bem no final do dia para Madrid. Acho que assim é possível aproveitar melhor a cidade medieval que é linda.

Um muito legal é San Francisco-Sonoma com passagem pelas vinícolas no caminho!

Outro bom bate-e-volta é entre Viena e Bratislava, principalmente se for num domingo, data em quase nada abre em Viena. Custa 14 euros o ticket da ÖBB ida e volta, e apenas 45 mins de trem.

Meus bate-voltas por enquanto deram certo:
Paris -Bruxelas
Toronto -Niagara
Santiago -Valparaiso/viña del mar
NY – New Jersey (Jersey Gardens)
Chicago -Aurora

E em fev 2013 vou fazer bate-voltas em Barcelona, Madrid e Lisboa -Todos de trem –
espero que dêem certo

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito