10 resoluções de ano novo pra viagem :-)

Metrô de Londres

|Metrô de Londres|

Adeus ano velho, felizes viagens novas. Para que tudo se realize de um jeito muito mais bacana no ano que vai nascer, aí vão 10 resoluções de ano novo pra viagem.

10. Antes de marcar uma viagem (ou aproveitar uma promoção de passagens no impulso), vou sempre me certificar se a época é recomendável. Com tanto lugar no Brasil e no mundo para visitar, por que vou desperdiçar meu tempo e meu dinheiro para pegar chuva, muvuca excessiva ou tudo fechado? (A propósito — já ouviu falar do nosso Calendário de Viagens? #merchã)

9. Nunca mais vou comprar a passagem antes de ter resolvido todo o itinerário. Dessa maneira não vou mais arriscar gastar muito mais em passagens avulsas extras do que gastaria se tivesse emitido o itinerário completo. (Leia mais aqui.)

8. Caso compre passagem por impulso, vou procurar curtir e aproveitar o que existe no destino para onde comprei a passagem, em vez de usar essa passagem apenas como um trampolim para outros lugares (caso o lugar em questão fique na Europa, leia mais aqui.).

7. Vou ler resenhas sobre hotéis ANTES de fazer a reserva, não depois. Antes de fazer a reserva, ainda tenho cabeça para distinguir críticas importantes de meras expectativas errôneas que não foram satisfeitas. Depois de fazer a reserva, porém, qualquer defeitinho vira um defeitão, e é impossível evitar a sensação de ter feito uma má escolha.

6. Vou parar de marcar compromissos importantes no primeiro e no último dia de viagem. Assim viajo muito menos estressado. Usarei o primeiro dia para reconhecimento de terreno, e o último para algum repeteco ou passeio light. (Leia mais aqui.)

5. Vou aprender a viajar com uma mala média de quatro rodinhas. Ao fim da primeira viagem, vou entender por que nunca precisei de tanta roupa, e como viajar pesado me atrapalhava. (Leia mais aqui.)

4. Não vou mais me prender a apenas um meio de pagamento no exterior. Apenas levando um pouco de moeda forte, habilitando e desbloquenado meu cartão de banco para saques internacionais e carregando um cartão de crédito e outro de débito terei planos B e C para qualquer perrengue monetário longe de casa. (Leia mais aqui.)

3. Não deixarei meu passaporte ficar com menos de 6 meses de validade. Não esperarei até ter uma viagem marcada para os Estados Unidos para fazer ou renovar meu visto americano. Não esperarei até aparecer uma viagem para fazer a vacina contra febre amarela. (Leia mais aqui.)

2. Farei programas turísticos com as crianças na nossa cidade — que não envolvam parques de diversão, McDonalds ou pizzaria. Só assim vamos aprender a viajar juntos para lugares que não sejam nem resort, nem Disney.

1. Se estiver comprometido, uma viagem a dois, por mais curta que seja, será de lei (as crianças vão adorar ir para a casa dos primos, dos avós ou do melhor amiguinho). Se estiver avulso, não vou ter medo de viajar solo — é possível que acabe descobrindo que sou minha melhor companhia de viagem…

E você? Tem alguma resolução de viagem que gostaria de compartilhar? 😀

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


34 comentários

Com o Calendário de Viagens e esse resumão de como se organizar para viajar melhor, 2013 será um ano de ótimas viagens. 🙂

ótima tentativa de evitar as mesmas perguntas de sempre…;-)

minha resolução é aliar viagem com esporte, mais especificamente 1/2 Maratonas.
a primeira será em Orlando em Janeiro…

e possivelmente Buenos Aires em Setembro!

Happy travels!

As dicas e lembretes estão perfeitos mas, para não sair sem dar a minha contribuição, lá vai…

Provar de tudo que goste, mas não exagerar na gastronomia. A viagem continuará e deverá ter espaço para outras ‘provas’. Não comer apenas pra dizer que comeu o prato típico: sem saborear ou gostar, nada desce bem.

Não ter preconceitos e voltar quantas vezes quiser ao lugar que mais gostei. Sempre haverá algo novo a descobrir ou algo antigo a revisitar.

Na primeira visita, mais uma vez não ter preconceitos e ir conferir o ícone do lugar…(porque não?)

Feliz viagens novas a todos e a você, Riq!

Minhas resoluções são 3:

a) checar sempre e cada vez mais se um local que quero visitar tem apps para smartphone (que melhoram muito a experiência de visitar um sítio histórico, museu etc para alguém detalhista como eu)

b) comprar (quase) todo e qualquer ingresso que pode ser comprado antecipado. Minha paciência com filas diminui a cada ano que passa, eu vejo tempo em fila como tempo perdido.

c) mover “wi-fi com preço decente e velocidade aceitável” três furos acima nas minhas prioridades ao escolher hoteis

Isso de ler resenhas sobre os hoteis (tripadvisor!) é mesmo fundamental… quantas vezes já precisei de trocar de hotel e pagar taxas ou quantas vezes reservei um hotel e fui enganado pelas fotos na internet… nunca mais, a gente aprende… minha única limitação e resolução de viagem para 2013 é viajar “light”, sempre acabado viajando com tanto peso… é desagradável!! adorei o post!!

Minha maior resolução: não viajar sem a minha mulher. Aprendi isso em 2012, enquanto meus olhos se enchiam de lágrimas no aeroporto, indo para a Coreia do Norte. Sério, sem ela não tem metade da graça. =) Feliz 2013!

Minha resolução de viagem para 2013 é: Fazer uma atividade física durante o ano todo!

Explico: Sou do tipo que gosta de bater perna quando viajo. Gosto de andar muito! De respirar a cultura local, ver gente no seu cotidiano, conhecer ruas e lojas pouco exploradas pelos turistas, subir e descer escadarias para admirar paisagens… o problema que isso tem exigido muito do meu corpitcho! E nas ultimas viagens senti minhas pernas e coluna reclamando muito, a ponto de no meio dos passeios me pegar de mau humor, com vontade de voltar ao hotel e descansar. E eu só tenho 30 anos! Não dá né?? Academia em 2013!!!

    Ila, já me peguei fazendo isso. Há algum tempo não consegui subir uma escadaria em Portugal. Agora o que me motiva a fazer ginástica, não é o excesso de peso (que tenho evitado bem) mas saber que estou me condicionando para as caminhadas que farei nas minhas próximas viagens.

    Há, há, há! O JC é que fica reclamando de andar. Eu não me queixo de nada viajando e nem senti que fiquei com artrose nos dedos (por conta de luvas inadequadas no frio e neve e da água gelada dos lavabos de bares e rest. – álcool gel!), que não vou levar aquele casacão pesado (constatei depois), que esquecemos a hora que os restaurantes fecham no interior da França (e nem lembrava que tinha que comer), que andava km e km… O JC está caminhando horrores em Ipitanga (e eu no Rio Vermelho, pq tou trabalhando)- o estímulo é a próxima viagem.

    No meu caso eu tenho lordose na coluna mesmo, então ficar muito tempo em pé significa sentir a coluna queimando de dor. E para mim dor não combina com diversão. Dizem que com exercícios melhora… vou descobrir em 2013. 😉

    Posso dizer que estar condicionada (eu faço caminhadas apenas, sem academia), faz TODA a diferença no pique da viagem. Assim que passar a fanfarrice do reveillon e carnaval, volta às minhas caminhadas habituais (já que nesse calor do RJ tá beeem difícil!).

Já cumpro todas as promessas, e no ítem 5 já até fiz um upgrade para uma mala pequena de cabine, pois praticando o item 1 (viagem solo-adoro minha própria companhia- a mala que eu posso carregar sozinha é a verdadeira amiga – fato que deu origem ao nome do blog! Feliz 2013 viajando leve!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito