Charada da 6a.: tripla nacionalidade (veja a resposta!)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Charada de 7 de dezembro de 2012

Este vilarejo foi fundado por imigrantes de um país próximo, que não faz mais fronteira com o país em que se localiza hoje. Ah, sim: a cidadezinha e a região, que estavam num país, hoje pertencem a outro.

Segundo me conta a Wikipédia, apenas 1,5% dos habitantes compartilham a etnia dos fundadores.

Leva o Troféu da Bóia -- e o postal da Expedição #VnVBrasil -- quem disser o nome da cidade (em qualquer uma das três línguas em que é conhecida).

Valendo!



RESPOSTA:

[caption id="attachment_28567" align="alignleft" width="118" caption="DANI G."]DANI G.[/caption]

"Eu poderia ter participado dessa charada, produção?", perguntou, lá pelas tantas, a vencedora, a querida Dani G.

Ha ha, claro que podia: não há nada nos regulamentos que impeçam que você reconheça um lugar perto de onde mora. No caso, trata-se de Sighisoara, na Transilvânia romena (a Dani mora em Bucareste).

Mas ela precisou ser rápida, porque praticamente na mesma hora apareceram outras respostas certas de quem não tinha lido a da Dani.

A cidade foi fundada por "alemães da Transilvânia" com o nome de Schassburg, enquanto a região pertencia ao Império Austro-Húngaro. Em húngaro a cidade é conhecida como Segesvár. Os alemães hoje são uma minoria insignificante na cidade (apenas 2% da população), enquanto os húngaros somam 18%. Ah, sim: quem me contou tudo isso foi a Wikipedia, não a Andrea Ayala, que foi quem enviou a foto grin

Ah, sim #2: a Dani já tinha falado sobre Sighisoara neste post aqui.

Parabéns, Dani! Obrigado, Andrea! (Mandem o endereço pra eu enviar oos postais.) Semana que vem tem mais!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


20 comentários

Danilo
DaniloPermalinkResponder

Montenegro.

Danilo
DaniloPermalinkResponder

Acho que chutei longe...seria uma regiâo da República Dominicana?

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

Isso tem cara de Romenia. Eh Sighisoara ?

Hosana
HosanaPermalinkResponder

Sighisoara, é uma cidade da Roménia, situada na região da Transilvânia a 175 quilômetros de Bucareste. É a terra natal de Vlad Tepes, o Drácula.

Roberta Franklin

Sighi?oara , Romenia

Outros nomes:
Schaäsburg (1282), Schespurg (1298) and Segusvar (1300)

Roberta Franklin

Fundada por saxões da Transilvânia durante o século 12, Sighisoara (Schassburg em alemão) ainda se mantém como uma das cidades medievais mais belas e mais bem preservadas da Europa. Ruas designadas como Património Mundial pela UNESCO, esta jóia intacta do século 16 com nove torres, ruas de paralelepípedos, casas burguesas e igrejas ornamentadas rivaliza com as ruas históricas da Antiga Praga ou Viena pela sua atmosfera mágica. É também o berço de Vlad Drácula, também conhecido como Vlad Tepes (Vlad, o Empalador), governador da província de Valáquia entre 1456 e 1462. Foi ele que inspirou a criação ficcional de Bram Stoker, o Conde Drácula.
Sighisoara não foi a maior ou a mais rico das sete cidadelas muradas na Transilvânia, mas tornou-se uma das mais populares. Um passeio por ruas íngremes da cidade com sua arquitetura medieval original, mistura mágica de sinuosas ruelas de paralelepípedos, escadas íngremes, praças isoladas, torres, torres e cidadela encantadoramente preservadas, é como voltar no tempo.

RosaBsb
RosaBsbPermalinkResponder

Sighi?oara (em húngaro: Segesvár, alemão: Schäßburg, latim: Castrum Sex) é uma cidade da Roménia, situada na região da Transilvânia a 175 quilômetros de Bucareste. É a terra natal de Vlad Tepes, o Drácula.

Igor
IgorPermalinkResponder

Sighi?oara - é uma cidade da Romênia, situada na região da Transilvânia a 175 quilômetros de Bucareste. É a terra natal de Vlad Tepes, o Drácula.

Igor
IgorPermalinkResponder

Segundo o site da UNESCO, a cidade foi fundada por artesãos alemães e comerciantes conhecidos como os saxões da Transilvânia.

RosaBsb
RosaBsbPermalinkResponder

O Google entregou fácil; Sighi?oara (em húngaro: Segesvár, alemão: Schäßburg, latim: Castrum Sex) é uma cidade da Roménia, situada na região da Transilvânia a 175 quilômetros de Bucareste. É a terra natal de Vlad Tepes, o Drácula. Mas, não consigo enviar, deve estar indo tudo para o poço...

Walter Faria
Walter FariaPermalinkResponder

Esta não teve graça, a Dani G. matou logo, é Sighisoara na Romenia. Tem até foto no Flickr:
http://www.flickr.com/photos/edesioflu/galleries/72157628661479243/

Carlos Nascimento

O pessoal está afiado a foto é da citadela de Sighisoara. Para o cadinho cultural da cidade, cuja cidadela (o Centro Histórico na foto) é Patrimônio da Humanidade, ficasse mais completo só faltou dizer que os imigrantes alemães foram mandados para lá por um Rei Húngaro. É a cidade natal de Vlad Tepes(Vlad o Empalador), mais conhecido como, Vlad Draculea, alguns escrevem Dracul, que na verdade é o nome do pai, Draculea é filho de Dracul. Se não fosse o horário de verão esta eu saberia http://whc.unesco.org/en/list/902/gallery/

val
valPermalinkResponder

eita! e qual é a casa do conde???

Mirella
MirellaPermalinkResponder

ahahaha... boa! smile

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

Acertei mesmo ? Olha, dessa vez eu JURO q nao olhei no google. Eu poderia ter participado dessa charada produçao ? Sorry.

A casa onde nasceu Vlad nao é aih. Fica perto da torre, uma casa amarela.

Quem mandou a foto ? Foi o Gleiber ?

Lena
LenaPermalinkResponder

Humpf! Tão protegendo a Dani G.!!!

Josie Lins
Josie LinsPermalinkResponder

Puxa...
Estive lá este ano e não reconheci. Não vi essas cores, talvez por causa da chuva e do tempo nublado.
Se fosse a casa amarela do Vlado, talvez.

Ricardo Freire

Charada resolvida! Vencedora proclamada! Parabéns, Dani G.!

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Parabéns, Dani G.!

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

Yesss !!! Aproveitem e venham conhecer a Romenia. wink

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar