Obrigado por viajar com a gente em 2012

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Viaje na Viagem

(Ih, lá vem discurso do Comandante.)

Os dias começam cedo aqui no Viaje na Viagem. Antes das oito da manhã (às vezes antes mesmo das 7!) a Bóia dá a sua primeira entrada, para responder às perguntas postadas na madrugada. O expediente na nossa Redação virtual costuma ir até a meia-noite – a Bóia sempre dá uma passadinha para responder ao rescaldo antes de dormir.


Nesse meio tempo, subimos posts novos, cada um deles com a missão de esgotar as dúvidas sobre um novo assunto. Ilusão, claro. Cada post novo é uma fábrica de novas perguntas. Algumas dessas perguntas complementarão o assunto; outras já terão sido respondidas em outros posts relacionados; outras vão acabar influenciando a pauta, gerando novos posts.

A interação da caixa de comentários é o maior tesouro deste site. Só em 2012 foram postados 64.200 comentários, numa média de 175 por dia. Os comentários corrigem, atualizam e completam nossas informações. E as perguntas são tão úteis para nós quanto são para os perguntadores: com elas aprendemos se estamos sendo claros, descobrimos quais informações são realmente relevantes e nos damos conta de que dicas são mais necessárias. As caixas também revelam os leitores que são especialistas em assuntos – e que, além de nos darem uma belíssima mão no dia a dia, ainda nos ensinam um montão. (Obrigadíssimo, queridas e queridos!)

Paradoxalmente, não podemos nos dar ao luxo de ter Bóias 24 horas no plantão de respostas. A caixa de comentários funciona muito bem para pautar, corrigir e atualizar o site, mas tem utilidade reduzida como conteúdo pesquisável. É por essa razão que nem respondemos por outros canais (uma resposta no Twitter ou no Facebook é uma resposta que nunca mais será encontrada e não servirá para mais ninguém). Não dá para ficar apenas enxugando gelo: é preciso investir tempo e talento na produção de posts – claros, atuais, completos e encontráveis, que tenham como missão dispensar a intervenção da Bóia. (Ilusão, claro.)

Até o ano passado, eu só contava com você, leitor, na construção desta catedral interminável. Mas em 2011 o Viaje na Viagem passou a ter uma Redação virtual -- primeiro com a vinda da Bóia, e em seguida com a chegada da Natalie Soares (inicialmente com o nick Bóia Paulista). A função original da Natalie era extrair das profundezas das caixas de comentários a riqueza das opiniões – o que eu chamava internamente de “o pré-sal” do VnV. Foi aí que descobrimos que vocês já se hospedaram em pelo menos 100 hotéis diferentes em Nova York, que podem falar sobre 45 pousadas domiciliares em Noronha, que têm opiniões sobre 125 hotéis e 30 shows de tango em Buenos Aires. Em 2012 a Natalie passou a acumular a editoria da #Viajosfera: toda semana, seleciona 20 posts de um elenco de 250 blogs de viagem ativos, que ela acompanha por RSS. Esses posts por enquanto aparecem apenas por alguns dias, no box Viajosfera na barra direita da homepage. Mas em breve, quando enfim reformularmos a seção Viajosfera aqui no site, todos esses posts voltarão devidamente indexados, mostrando o caminho para você encontrar conteúdos que não temos no Viaje na Viagem.

Na nossa Redação virtual, a novidade de 2012 foi a chegada, no meio do ano, da Mariana Amaral. A função da Mariana é não deixar o site parar enquanto eu estou ocupado fazendo campo (ou seja, sempre). Ela identifica prontamente os comentários que devem virar posts, cria guias completos usando dicas de leitores, faz pesquisas complicadas com gráficos e lança perguntas que se tornam posts participativos de grande sucesso e utilidade.

Com a Natalie e a Mariana – que também deram suas voltinhas, andando por Argentina, Chile, Caribe e Estados Unidos – publicamos este ano quase 780 posts. Poderiam ser mais – mas desde meados de 2011 fizemos uma opção editorial por fazer menos posts, porém mais completos. É o que chamo de posts “pedaçudos”. Posts que antigamente levavam duas horas para ser feitos agora levam dois ou três dias. Mas tenho certeza de que fazem a diferença quando são achados na internet grin

Bahamas

| Stigray City, Bahamas |

Em 2012 lançamos com sucesso o piloto do projeto Enviados Especiais. Como recebemos muito mais convites de viagens do que podemos aceitar, pensamos: por que não mandar trips em missões blogueiras? Assim conseguimos enviar a Lu Malheiros para Torres del Paine; o Gustavo Belli para Salta; a Paula Ferreira com a pequena Malu para o Valle Nevado; o Hugo Medeiros para as Bahamas e a Denise Mustafa para Madri e Toscana. Deu muito certo: nossos enviados voltaram com relatos ricos e isentos, com insights próprios e críticas fundamentadas. Com o tempo esperamos poder estender esse programa a mais leitores.

Cachoeira do Formiga

| Cachoeira do Formiga, Jalapão |

Em agosto finalmente dei início a um projeto que acalento desde 1999: fazer um guia completo do Brasil. Devo ficar pelo menos dois anos viajando de maneira intensiva pelo patropi. Neste segundo semestre passei três meses fora de casa, entre Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Pará e Amazonas (do planejamento inicial, tive que adiar para o ano que vem os Mato Grossos e alguns hotéis de selva). Os posts que aparecem com a tag VnVBrasil são apenas um aperitivo; o serviço de verdade só começa a ser postado agora em 2013. Se prepare, que você vai ficar de novo com vontade de viajar pelo Brasilzão.

mrgreen

(Mas não pense que o site vai ficar monotemático: eu ainda tenho muito material inédito para intercalar sobre Suíça, Itália, Provence, Andaluzia, Portugal, Caribe, Estados Unidos, Canadá, Dubai, Jordânia...)

Enquanto a gente viaja, produz e organiza conteúdo, a nossa CEO Elisa Araújo cuida da operação comercial – que é o que permite que a gente viaje, produza e organize conteúdo. Não é bolinho não: o que aparece de proposta indecorosa não tá no gibi. Sem a Elisa o Viaje na Viagem jamais teria se profissionalizado.

Mas não adianta você construir um blog ético e profissional se a categoria em que está inserido for malvista. De olho nos escândalos que colocaram os blogs de moda em (má) evidência, o Viaje na Viagem foi um dos sócios-fundadores da ABBV, Associação Brasileira de Blogs de Viagem – constituída juridicamente nos trinques, com estatuto e código de ética. Hoje já somos 57 associados em busca de uma blogosfera de viagem transparente e ética.

Seminário Viajosfera

| Seminário Viajosfera |

E para ajudar mais blogueiros de viagem a decidir se vale ou não a pena se profissionalizar, a Elisa montou o 1º Seminário Viajosfera, um super-evento que reuniu quase 200 participantes num dia intenso de debates e trocas de experiências.

Calendário de Viagens 2013

| Calendário de Viagens 2013 |

No fim do ano o Viaje na Viagem (associado ao EduLuz) lançou o seu primeiro produto físico, o Calendário de Viagens 2013, o primeiro calendário que sugere 20 viagens redondinhas por mês (e ainda destaca a melhor viagem econômida, recomenda hotéis para lua de mel, conta quais viagens cabem nos feriados e quais são as roubadas a evitar). Se você ainda não garantiu o seu, ainda dá tempo de pedir e garantir 365 dias de viagens sem erro.

Chegamos ao fim de 2012 tendo batido a marca dos 500.000 visitantes únicos em outubro. No consolidado do ano, registramos um aumento de 95% de visitantes únicos em relação a 2011 (quando já tínhamos crescido 120% comparando a 2010). Entre 1º de janeiro e 31 de dezembro vocês viram 19.200.000 páginas – sim, dezenove milhões e duzentas mil páginas. (Mamãe, eu não sabia que tinha escrito tanta página assim não!)

Tantos leitores qualificados e interessados em viajar acabaram atraindo o interesse de mais anunciantes e parceiros. Este ano tivemos o prazer de viajar com de Accor, Airbnb, American Airlines, Bahiatursa, Booking, British Airways, Gol, Hoteis.com, KLM, Litoral Verde, Localiza, McDonald's, Meliá, Mondial, Mundi, Paris Attitude, Pestana, Rio Quente Resorts/Valetur, Royal Palm Plaza, Seaworld, Sixt, Sofitel Jequitimar, Submarino Viagens, Turismo da Áustria, Turismo de Aruba, Turismo de Barbados e Visa. É uma honra ter marcas tão importantes a bordo. Obrigado pela companhia!

Procurando uma definição para o que foi o 2012 do Viaje na Viagem, a palavra que me vem à cabeça é amadurecimento. Sabemos aonde queremos chegar – e que chegar lá é uma questão de (1) tempo e (2) muita ralação.

Muito obrigado a você que, depois de acompanhar a gente esse ano todo, ainda teve paciência de chegar ao fim desse texto. Entenda este post como um relatório de fim de ano para o board; e se você chegou até aqui, é porque faz parte dele.

grin

A gente só lamenta ter ficado devendo as novidades de layout e funcionalidades que estavam previstas para este ano, mas não ficaram prontas a tempo. Mas óssó: garanto que vai valer a pena esperar.

Que em 2013 você faça todas as viagens que tem na cabeça. E se precisar de ajuda (ou quiser contar como foi), estamos aqui.

Em nome da Elisa, da Mariana, da Natalie e da Bóia, desejo um 2013 viajandaço pra você!

Leia mais:

Retrô da Bóia 2012: os posts e páginas mais acessados

Retrô da Bóia 2012: as viagens dos leitores

Retrô da Bóia 2012: os posts mais pedaçudos

Retrô da Bóia 2012: para se virar por conta própria

Retrô da Bóia 2012: quem avisa amigo é

Retrô da Bóia 2012: o guia mais completo de Punta Cana

Retrô da Bóia 2012: nas asas da #Viajosfera

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


198 comentários

Celina
CelinaPermalinkResponder

Diante desse balanço uma expressão: UAU!! Da minha parte vai um enorme obrigada! Fazer parte dessa comunidade, figurar algumas vezes no Viajosfera, encontrar a "tchurma" no Viajosfera fisico lá no Rio, e poder contar com toda a informação que a gente encontra aqui é uma bênção. As bóias fazem um trabalho insanamente maravilhoso! E como eu sempre digo , em se tratando de um blog, dividir é magicamente multiplicar! Parabéns!

Ricardo Freire

Thank you, darling! Adorei te conhecer!

Aclelio Junior (JRviajando)

Obrigado, Riq! Obrigado VnV!
2012 certamente foi o ano do amadurecimento. E o Seminário Viajosfera deu um "empurrão" significativo... wink
Grande abraço a todos e um singular 2013!!!
JrBrindando!

Ricardo Freire

Procê também, colega!

Ernesto, o pato

Foi uma pena que o pato economico foi dispensado do VNV.....

Ernesto, o pato

E, o que eu acho mais interessante, é que sendo um dos primeiros do blog,colaborando e ajudando no começo sequer mereço uma minima resposta quanto aos motivos do que aconteceu, e do porque...

Mas, Riq fique tranquilo, irei escrever em outros lugares, e não perturbarei mais voce.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Gente, tem áreas corporativas que tinham que aprender a fazer um balanço como esse! Honra fazer parte deste Board ("me achei" lendo isso, Riq!) e fico feliz que os posts Brasil vão aumentar, pq sinto falta de viajar mais pelo Brasil tb, como fazia quando a grana era mais curta...Precisar de cobaias, estamos a disposição wink Feliz 2013 equipe e trips VnV!

Ricardo Freire

Obrigado, Professora! Beijão e um abraço no xará!

Cristina
CristinaPermalinkResponder

smile

Ernesto, o pato

Apenas, o que eu acho mais interessante, é que sendo um dos primeiros do blog,colaborando e ajudando no começo sequer mereço uma minima resposta quanto aos motivos do que aconteceu, e do porque…

Mas, Riq fique tranquilo, irei escrever em outros lugares, e não perturbarei mais voce.
para ter certeza de que voce vai receber,

Thiago Parente

Como viajante do VnV desde o Zip.Net. Fico orgulhoso deste crescimento. Parabéns Riq e equipe. Feliz 2013 a todos viajandões.

Ricardo Freire

Rapaz, cê viu Barra Grande do Piauí bombando no Réveillon? É culpa sua smile)) Abraçaço!

Ernesto, o pato

Riq,

O que eu acho mais interessante, é que sendo um dos primeiros do blog,colaborando e ajudando no começo do seu blog, e da sua turma, sequer mereço uma minima resposta quanto aos motivos do que aconteceu, e do porque…Acreidto, que mesmo quando fui dispensado de algum trabalho pago, sempre quis saber os motivos do ocorrido, e verificar minhas atitudes.

Mas, Riq fique tranquilo, irei escrever em outros lugares, e não perturbarei mais voce.

Ricardo Freire

Obrigado, Ernesto!

Ernesto, o pato

Obrigado por o que??? Acho que alguma explicação eu mereço!

Ernesto, o pato

Especialmente por duas pessoas que eu considerava como amigos, voce e o Nick...

JotaPê
JotaPêPermalinkResponder

Na minha terrinha diz-se que a a roupa suja se lava em casa, Ernesto.
Não sei nada do que se passou mas estes seu posts são de uma falta de chá total, má onda, mesmo

Ernesto, o pato

JotapÊ

Com certeza, eu preferia que me respondesem em privado. Ocorre que simplesmente não me responderam, nem me atenderam no telefone, e´é exatamente isto que me deixou incomodado, e que quero deixar registrado.

Depois de dezenas de posts, com ótimas audiencias, posts estes que demoravam em média um fim de semana para serem escritos, e pageui por´várias vezes motoboy para levar os CDs com as fotos para a casa do riq, várias respostas na caixa de mensagens para orientar outros leitores, simplesmente sou desconsiderado.

Aprendi muito com o VNV, continuo usando como ferraenta para as viagens que não relatei, como Tailandia, USA de Salt lake City a Portland, Parque das Emas, só para falar das do ano passado, e o blog é do Riq e ele escolhe quem ele quiser,inclusive como convidado, mas nas vezes em que eu fui obrigado a demitir alguem, sempre expliquei o que ocorreu, e neste caso, apesar de ser um trabalho voluntario,não tive sequer uma explicação, o que acho no mínimo uma desconsideração, pela resposta "obrigado" que tive no post.

Talvez seja por isto que não se vê mais a turma do começo do blog por aqui, e realmente o Sr. Ricardo Freire foi uma das grandes decepções que tive na vida, como pessoa, pois considerava ele e Nick amigos, saimos algumas vezes juntos, e não gostei do modo como terminou, simplesmente com uma resposta cinica.

Mariana Pereira - Querido B&B

Que lindo! Parabéns, de verdade.
Do lado de cá, meu "muchas gracias" nao só do lado viajante, mas do lado de " trabalhadora do turismo". Fico só imaginando quantas pessoas que ralam diariamente nas suas pequenas empresas (pousadas, restaurantes, etc) e que contam apenas com o marketing boca a boca, seja no mundo real ou na internet. O boca a boca é poderoso, mas é um trabalho de formiguinha. Pessoas que realmente se dedicam, amam o que fazem e refletem essa dedicaçao em um serviço bem prestado e que, por tudo isso, merecidamente receberam o valiosíssimo aval do VnV. Isso nao tem preço. Nos sentimos incrivelmente honrados cada vez que um hóspede nos comenta que leu sobre o Querido no VnV e por isso, fechou a reserva conosco. Obrigada, de coraçao.

No mais, contem com a gente com o que precisarem aqui na Argentina.
Beijos!
Mariana & Ali

Ricardo Freire

Gracias, piba smile

Jorge Bernardes

Parabéns! Com muita alegria e orgulho, acompanho o sucesso dessa equipe.

Ricardo Freire

Grande Gira! Saudades reiteradas!!!!

Mirella
MirellaPermalinkResponder

Oi Riq e cia,
Parabens pelo trabalho e desejo sucesso sem fim pra vocês! O que seria da viajosfera sem vocês....
Mas hoje, passei aqui para agradecer o VnV, pois vocês são o blog/portal que mais me enviam visitantes!!!! Presentão isso, viu?!
Obrigada e vida longa pra todos nós!
valeu!

Ricardo Freire

Obrigado por compartilhar tantas dicas por aqui! Espero que a gente mande mais e mais visitantes pra você! Feliz 2013!

Amélia
AméliaPermalinkResponder

VnV, parabéns, sempre surpreendendo positivamente!! Adoro vir aqui e sempre que posso faço a lição de casa, em viagens virtuais ou ao vivo!!Muito sucesso em 2013 e sempre avante!!!

Ricardo Freire

Obrigado pela companhia, querida!

malena
malenaPermalinkResponder

Parabéns Rick, e a todos envolvidos! Passo por aqui não só para planejar uma viagem, mas no dia-a-dia, pois sempre há coisas muito bacanas pra ler... A iniciativa de também gerar posts a partir dos comentários é ótima, enriquece muito o que o VnV tem a oferecer! Desejo muito sucesso nos próximos passos... E muito obrigada, o VnV faz uma grande diferença nas viagens que faço e nas que entram na minha lista grin

Ricardo Freire

Superobrigado, Malena!

Cristiana
CristianaPermalinkResponder

Riq e equipe,

Vocês e o trabalho que vocês desenvolvem são sensacionais. Obrigada por todas as dicas, por proporcionar essa troca entre os leitores e por fazer isso com extrema qualidade e gentileza.
Um excelente 2013 - com muita saúde e viagens - para todos nós.

PS: Estou louca prá comprar minha camiseta da Bóia!

Ricardo Freire

Haha, então nos aguarde, Cristiana! Beijo!

Camila Torres - Colecionando Ímãs

Riq e equipe,

Acompanho o site há alguns anos, todo dia entro e dou uma lida nos posts, mas este ano foram tantos que não consegui acompanhar! Mas esse, claro, li até o final smile

Engraçado o tamanho da influência do VnV na minha vida (sim, minha vida, porque as viagens são o seu núcleo). No começo eu o utilizava para tirar as dúvidas no roteiro que eu já tinha definido. Hoje, planta sonhos de novos lugares e planta até novos amigos! Neste ano tive a honra de conhecer o Riq e o Nick na ConVnVenção BSB, junto com os trips de Brasilia, uma turma animadíssima que agora também faz parte da minha vida.

Parabéns pelo sucesso e pelo profissionalismo em 2013. E obrigada pela força pro meu filhote Colecionando Ímãs! Lá em casa tem festa sempre que ele aparece na Viajosfera smile

Feliz ano novo!

Ricardo Freire

Adorei te conhecer! Te desejo muitos ímãs na coleção!!!

Igor
IgorPermalinkResponder

Orgulho de vocês (Riq e equipe)!
Na verdade, nós é que devemos agradecer pela prestação de serviço oferecida para fazer de bons momentos, ótimos momentos!
Feliz Ano Novo e que 2013 o site cresça mais ainda, como deve ser!

Ricardo Freire

Brigadíssimo, Igor! Te invejei no Arraial grin

Guia Mais Miami

Nossa acabei de encontrar o VnV e estou amando ler tudinho! Excelent work! Parabens!
Felicidades no ano 2013!
Um grande abraço,
Lilian

Ricardo Freire

Bem-vinda mrgreen

RosaBsb
RosaBsbPermalinkResponder

(Ih, lá vem discuso do Comandante.)
O R do discuRso escorregou...

Ricardo Freire

Corrigido, Rosa! Obrigado!

Leticia Rodrigues

Oi Riq estou super sumida daqui, meu blog parou totalmente mas tudo por um bom motivo: esse ano a familia aumentou. E com duas crianças pequenas em casa a vida está corrida e as viagens por enquanto reduzidissimas!!! Mas não deixei de acompanhar as mudanças, posts, novidades!!!! Obrigada por sempre enriquecer-nos e por estar criando uma equipe tão bacana e competente quanto você!!!!! Um 2013 fantastico para voce com a realização dos seus melhores projetos!!!! AAhhh e acho que em 2013 nossa familia volta a colocar o pe na estrada e já estou lendo tudinho aqui para planejar a viagem!!!!

Ricardo Freire

Volte (e viaje sempre), Leticia! Beijo!

Luciana Misura

Parabéns Riq, o VnV a cada ano fica melhor! Sempre ótimo conteúdo e as bóias sempre mandando muito bem respondendo os comentários. Ótimo 2013 pra vocês!

Ricardo Freire

Obrigado, Lu! E parabéns pela associação ao Aprendize pela linda revista!

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Eu posso dizer que eu cheguei lá ... e também que esta viagem pela rede é uma viagem que nos enriquece a cada dia um pouco mais.

Para mim, foi muita sorte de tropeçar com Freire's online e chegar até viajenaviagem...

Bjs e um grande abraço

Ricardo Freire

Carmencita, a gente é que tem sorte de ter uma corresponsal tão bacana quanto você smile

Que ninguém mais me ouça, mas desejo uma valorização do euro pra você e o Manolo voltarem ao Brasil mrgreen

Carmen
CarmenPermalinkResponder

.. e eu... isso uma valorização do euro, plis!

Mil santana
Mil santanaPermalinkResponder

Olá Ric, te chamo assim, por ser assidua do vnv, desde o inicinho, quando ainda nem tinha domínio próprio,embora tenha feito poucos comentários.Confesso que gostava mais do modelo antigo,qdo vc tinha tempo para responder,voce mesmo , as duvidas dos leitores e estranhei um pouco a profissionalização deste espaço. A boia ? gentil, mas seu texto é delicioso de tao criativo. Mas.....entendo que seu trabalho cresça e evolua e gostaria de parabenizá-lo por tantas realizações e por se manter íntegro e dedicado aos interesses dos trips,sua maior vocação. Muito sucesso em 2013 .sorte, saude e muito obrigada por seu trabalho.abraço de minas gerais.

Ricardo Freire

Mil, se eu continuasse no lugar da Bóia, além de não conseguir mais produzir posts, estaria dando tantos pitis por hora que acabaria internado grin

zezé
zezéPermalinkResponder

<3

Ricardo Freire

<3 tb smile

Camilla Kafino

Riq, muito, mais muito mais sucesso pra vc e pra todos que estão nos bastidores fazendo e acontecendo aqui no VnV. Pra mim o melhor do ano foi te receber em Brasília e conhecer as mais de 200 @ no seminário (que já espero ansiosa pela segunda edição!). Um grande beijo e continue alimentando nossos sonhos. Conte comigo semrpe wink

Ricardo Freire

E o blog, quando sai? Adorei te conhecer, chérie!

Adriana Pasello - Diário de Viagem

Nossos parabéns a toda equipe do VnV.
Foi muito bacana ler o balanço do ano. Ele é uma boa expressão do que vem acontecendo no turismo nos últimos anos...mais gente cada vez mais indo para mais e mais lugares. Haja mundo para tanto brazuca!!!
Destaque para a criação da ABBV que, por enquanto, acompanho somente de longe. Excelente e necessária iniciativa. Parabéns mesmo!
Abração para vocês quatro e boas viagens em 2013

Ricardo Freire

Obrigadão, querida!

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Riq e turma, parabéns pelo grande ano! O sucesso simplesmente reflete a qualidade do excelente trabalho! Gracias por tudo!

Ricardo Freire

Obrigado, garoto!

Denise Mustafa

O que mais eu posso dizer? Só que adorei a experiência de "fazer parte" da equipe, nem que por pouquinho tempo, e que espero sempre colaborar mais.
um beijo nesses VnVs que eu tanto adoro.
e um 2013 de mais sucesso ainda! vcs merecem!

Ricardo Freire

A gente que agradece, queridona!

Zé
PermalinkResponder

Oi Riquim!

Passando por aqui para dar os meus parabéns pelo sucesso do VnV e desejar a você e Nick um feliz 2013!

Bjs mrgreen

Ricardo Freire

Grande Zezim! Vamos ver se esse ano saem aquelas nossascoisas! mrgreen

Kely
KelyPermalinkResponder

Que maravilha!
Fico feliz que a cada dia tem gente nova por aqui e conteúdo novo!
um ótimo 2013 para toda a equipe e para a Viajosfera tb!

Abraço

Ricardo Freire

Pra você também, Kely!

Lena
LenaPermalinkResponder

Riq querido, tão bom ler seu balanço anual e ver que depois de tanto trabalho os frutos estão sendo colhidos!

Eu comecei a ler seu blog, não por causa das viagens (sim, adoro viajar!), mas por causa dos seus textos. Era um verdadeiro vício, abrir o uol só para acessar o seu blog e me divertir com você! Não lia blog nenhum e nem sabia muito bem o que se escrevia neles, mas o seu já tinha entrado na minha rotina. E hoje o VnV faz tanto parte da minha vida, que nem sei o que dizer!

Fiz amigos virtuais que viraram reais e com quem converso diariamente. Outros que encontrei pouquíssimas vezes, mas por quem tenho tanto carinho que parecem amigos de infância. Outros que ainda nem conheci pessoalmente, mas de quem gosto tanto, que não vejo a hora de encontrar. Vi, virtualmente, muitos bebês nascerem e que hoje já estão quase mocinhos wink Tenho foto com a Clarinha do Jorge no meu colo. Das quatro viagens que fiz no ano passado, duas foram VnVéticas e em uma terceira quaaase rolou um econtrinho VnVético também wink

Infelizmente não particiei das ConVnVções no Rio e não me conformo com isso! sad Mas adorei estar com vocês em NY e Bue! Quero muito que a coleçãozinha de pins fique enorme!

Na minha mesa, o calendário VnV me manda ir pra Salavdor e eu fico aqui achando que tenho que ir mesmo!! mrgreen O vício pelos seus textos me induziu a esse outro vício, o das viagens, que ficaram cada vez melhores. A leitura do seu blogme levou a tantos outros blogs, que simplesmente não dou conta de ler! Fico chateada, mas se não trabalhar e ler outras coisas, não consigo sair mais de casa smile

Só posso agradecer pela companhia, o carinho, o compartilhamento e desejar muito mais sucesso ainda!

Beijos pra você, Nick, Elisa, Nat e Merel!

Ricardo Freire

Obrigado pelo carinho, Lena! Você é uma fofa grin

Lucia Malla
Lucia MallaPermalinkResponder

Amei esse balanço, Riq! Simplesmente sensacional perceber que o site tem cada dia melhorado mais - o que já era mais que esperado, dado o quilate do time que o mantém. Parabéns!!! \o/

Também só tenho a agradecer por auxiliar tanto nas nossas viagens. E que venham mais e mais viagens, projetos, expedições, conVnVenções e conversas bacanas em 2013!!! smile

Ricardo Freire

Aloha, chérie! Que os deuses te ouçam grin

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Excelente balanço, Riq! Eu sou da turma da Lena, que, apesar da paixão pelas viagens, começou a ler o VnV láaaaa atrás, mais até pelos seus textos geniais que pelas dicas de viagem em si. Depois, com o passar dos anos, além do material cada vez mais rico, o VnV virou comunidade, enxergávamos a caixa de comentários como um MSN mrgreen e o virtual invadiu o "real" - posso dizer de boca cheia que alguns amigos muito queridos que tenho hoje (e grandes companheiros de viagem também) eu conheci aqui, nessas milionésimas páginas wink E, claro, o VnV continua sendo fonte segura de consulta antes de bater martelo na montagem de vários dos meus roteiros. Um 2013 viajandaço pra vc tb wink

Ricardo Freire

Gracias, colega! Muitas viagens pra você!

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalinkResponder

Riq, sucesso merecidíssimo o seu e de toda a equipe VnV. O site está cada vez mais completo e bacana. Muito orgulho de fazer parte da galera VnV. Obrigada por ensinar a gente a viajar desde sempre. Desejo esse sucesso todo em dobro para todos vocês em 2013. Beijos direto de Muro Alto, PE.

Ricardo Freire

Muito obrigadinho, querida! E muitas big trips em 2013!

Claudia Beatriz - Aprendiz de Viajante

Riq,

Parabéns a toda equipe pelo ano de sucesso do VnV! E um obrigada especial a você por ser inspiração sempre pros blogueiros viajantes.

Ricardo Freire

Obrigado, chérie! E parabéns pelo Aprendiz, cada vez melhor!

Philipp
PhilippPermalinkResponder

Em 2005 quando eu planejava ir ao Japao um amigo me disse que eu precisava ver os relatos de um blogueiro de sobrenome Freire. Entre 2005 e 2010 entrava com menos frequencia no VnV e aprendi bastante com esta incrivel comunidade. Desde meados de 2010, resolvi participar e compartilhar o que eu aprendi, afinal "is not only what VnV can do for you" smile

2012 foi o ano da "arrancada" do VnV, e, espero que este projeto continue cada vez melhor beneficiando assim todos "stakeholders" deste projeto. Fico contente em ver que voces estao com a visao que eu considero a correta, que para ter sucesso tem que ralar muito - como diz um ditado, sucesso vem antes de trabalho apenas no dicionario.

Parabens e obrigado a equipe do VnV e toda a comunidade!

Ricardo Freire

Obrigado pela participação assídua e generosa nas discussões! Espero que seja tão divertido para você quanto é útil para a gente grin

E parabéns pelo Siamo Arrivati, está uma belezura!

Mayra Boppre
Mayra BopprePermalinkResponder

Oi gente, tudo bem?
Sou leitora recente do VnV, mas já utilizei bastante as dicas.
Agora só uma pergunta, porque os posts não aparecem completos no Google Reader? Seria muito legal se passassem a ser!
Bjs e feliz 2013!!

Ricardo Freire

Olá, Mayra! Precisamos limitar o RSS porque é uma porta aberta para o conteúdo ser pirateado na íntegra por "agregadores" mal intencionados. Assine os posts por email e eles chegarão na sua caixa postal diariamente. Você também pode curtir a nossa página no Facebook e ficar sabendo dos posts novos por lá.

Mayra Boppre
Mayra BopprePermalinkResponder

Obrigada pela atenção Riq! Não havia pensado na parte da pirataria heheh, mas perguntei pq a minha internet é uma lesma, por leio os blogs pelo reader. Bjão!

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Olá Ricardo
Este ano tive meu primeiro contato com VnV no planejamento de uma viagem de 14 dias (Santiago,Mendoza,Buenos Aires e Montevídeo)que acontecerá em fevereiro de 2013. As dicas aqui encontradas serão fundamentais e na volta irei postar minhas percepções pessoais.
Agradeço ao trabalho de vcs, pois amo viajar e o VnV é show.
Que 2013 seja brilhante!!!
Ah não esqueça de visitar o Mato Grosso, tem lugares pitorescos escondidos que vc nem faz ideia.
Abraços.
Carmen

Ricardo Freire

Podexá, Carmen! Desse ano não passa smile

Michele - PlanejandoaViagem

Oi VnV! Eu também não podia deixar passar. Parabéns pelos inúmeros frutos colhidos em 2012! Sem dúvida o resultado de um excelente trabalho! Profissionalíssimo também esse post, sou mais uma que chegou ao final e achou o máximo.

Ricardo Freire

Obrigadíssimo, Michele!

Fábio Pastorello

Muito legal ler o balanço do ano. Queria aproveitar aqui para agradecer todas as informações que me ajudaram em diversas viagens, e também todas as dúvidas e comentários que postei por aqui e que foram rapidamente respondidas. Abs e um 2013 ainda melhor para toda a equipe!

Ricardo Freire

Abraçaço!

Ali
AliPermalinkResponder

Cheguei aqui em 2009, após 5 anos sem fazer viagens grandes por conta do nascimento dos meus dois filhos. Entre 1996 e 2004 eu viajara muito de forma independente, equilibrando planejamento e uma pegada easy rider. Fiquei viciada no site, tanto pelo conteúdo quanto pelo maravilhoso texto do Riq. Escrevo aqui com pseudônimo, e criei até mesmo uma conta no twitter por culpa de vocês rs. smile.
Com criança a tiracolo, tive que reaprender a viajar planejar. Precisei diminuir a margem de erro e de desconforto, e não sei como faria isso sem o Riq, as bóias e os leitores.
Eu adorava aquele clima de petit comité do começo, mas vocês tão certíssimos! Com o mega crescimento do site, o hercúleo trabalho de compilação é que torna o VnV o site de viagens mais importante da América Latina ( podia ser mundial, se o Google tradutor funcionasse direito hehe.)
Já pedi meu calendário e aguardo ansiosamente o guia do Riq. O site é tão melhor que qualquer guia hoje à venda, e será maravilhoso poder carregar um super resumo de toda essa sabedoria na bolsa!
Beijos e muito sucesso para vocês!

Ricardo Freire

Obrigadíssimo pela companhia, pelas palavras e pela compreensão grin

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

Riq e meninas, parabéns pelo sucesso de vcs ! Confesso q nao consigo mais acompanhar o ritmo do VnV, mas ele sempre sera meu "google de viagem". Pq aqui pode até nao ter info de todos os destinos do mundo, mas sempre vai aparecer alguém q sabe, ja foi, mora ou tem amigo do amigo q manja o lugar. Conte comigo sempre, nem q seja p te mandar p peixaria do Jokka.

E avisando q as instalaçoes romenas estao esperando vcs por pelo menos mais dois-três anos.

Um super 2013 !

Bjao

Ricardo Freire

Oi Dani! Só que sem mandar seu endereço pra mim a gente 1) não vai poder te visitar e 2) você não vai receber os postais a que tem direito por decifrar as charaaaaadaaaas! Manda logo, fia smile

yara xavier
yara xavierPermalinkResponder

Mesmo com atraso (estava na UTI e lá(ao contrário das cadeias),celulares não entram de jeito nenhum, li todo o seu relatório. Foi mesmo um trabalhão dedicado a satisfazer tantos e tão exigentes (muitas vezes até demais) leitores. Bom 2013 a todos!

Ricardo Freire

Menina, vi sua história do Réveillon, que coisa! Que bom que não foi nada! Bem-vinda de volta e obrigadíssimo grin

Lu
LuPermalinkResponder

Oi, Riq,
Ñ poderia deixar de te parabenizar por todo o sucesso de 2012!
À medida q o VnV cresce, o trabalho cresce junto, e vc fez excelentes "aquisições" à sua equipe.
Confesso q tenho saudades da época do petit-comité (q já era beeeem grande), e da sua presença constante. Mas os laços aqui feitos continuam firmes! E o q todos os trips te desejam é q vc tenha muuuuuuuito sucesso em 2013 e sempre!!
Esperando poder te encontrar de vez em qdo, desejo um 2013 maravilhoso prá vc e pro Nick!
Bjs,
Lu

Marcelo (Álbum de Viagens)

Riq,

Parabéns a vocês pelo VnV, que está cada vez melhor. E o Seminário Viajosfera foi nota dez (e ainda fui brindado com a foto republicada neste post, onde apareço sentado em primeiro plano). Que venham outros!

Abraços e um ótimo 2013.

Silvia Andrade

Riq, aproveito o post sobre os resultados e o sucesso de 2012 para te falar que sou apaixonada por teu texto desde o número 1 da V&T... Foi sobre a Disney, lembra? Assinante fiel da publicação, leitora dos livros e blogs há muitos anos e "pitaqueira" eventual do VnV, aproveito para te mandar muitos abraços cariocas e desejos de saúde para 2013.

PS: Colaboração do McDon? Vc não era viciado no milk shake (ou Ovomaltine) do Bobs? Fica com Deus.

Wanessa
WanessaPermalinkResponder

Parabéns à equipe do VnV pelo sucesso, sempre merecido. Sinto falta do tom mais pessoal dos textos do Riq no passado, que foi o que me fez virar leitora fiel do blog mesmo quando não estava planejando viagem, mas entendo o caminho que o site tomou, e a qualidade não se perdeu!

Sut-Mie | Viajando com Pimpolhos

Love you! Resumindo muito todo o meu sentimento e admiração por vc, sua equipe (bacanérrima), o belíssimo trabalho da Elisa, a ABBV e o Seminário Viajosfera que foi um dos meus grandes presentes de aniversário deste ano! wink
Somos muito fãs do VnV e desejamos um 2013 de mais sucesso ainda!
Gros bisous

gabebritto
gabebrittoPermalinkResponder

Só agora eu li esse post. É lindo, inspirador e emocionante ver o crescimento do VnV. Parabéns a todos. Vocês merecem o mundo. =)

Rafael Gomes
Rafael GomesPermalinkResponder

Show galera do VnV!!! Parabéns e obrigado pelo site, sempre muito bacana!!! Virei leitor e colaborador (de comentários) assíduo... um ótimo e viajado 2013 para todos nós!!!

Rita Maia
Rita MaiaPermalinkResponder

Caro Ricardo!
Que 2013 te traga um ano cheio de grandes experiências e que continue compartilhando conosco este espaço de inspiração.
Seu blog é um dos pontos de parada mais mais bacanas de se conhecer para uuma viagem! O primeiro Pit stop! Muito Obrigada!

Daniele AG
Daniele AGPermalinkResponder

Ricardo e pessoal do VNV, só me deparei com este post hoje! E que legal foi ler.
Sou agente de viagens a mais de 25 anos, sei que a maioria dos trips daqui não compram viagem em agência.
Mas como eles utilizo este blog pq sei que vcs são uma fonte inesgotável de dicas, explicações,passo a passo, mando os links para os meus clientes sem medo, porque eles são livres para escolher onde e como comprar (espero que sempre me escolham mas não tenho a pretensão de achar que isto vai sempre acontecer).
Com todas as mudanças que ocorrem hoje no mercado do turismo e suas fontes de distribuição eu tento acompanhar ao máximo isto, quem dera eu ao invés de ficar vendendo pudesse estar como vcs viajando mais!
Mas enfim PARABÉNS! Vocês merecem muito!
Dani

Daniele AG
Daniele AGPermalinkResponder

esqueci de dizer que sou da época que vc lançou o livro Viaje na Viagem! e desde então acompanho seu texto, pq é muito bom ler, dá mais inspiração para viajar e vender viajem!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar