Visto americano: consulado oficializa entrega no CASV

Você não está aqui

Assim como os leitores do VnV já tinham antecipado, agendar a entrega do passaporte no próprio centro de triagem do consulado americano — evitando que o documento se perca nos porões da DHL ou nas liminares dos Correios — é a maneira mais eficaz de conseguir realizar a sua viagem na data prevista.

O que era apenas uma dica virou uma orientação oficial do consulado. Em nota oficial, o consulado americano agora oferece claramente a opção da entrega do passaporte ao solicitante ou a um representante autorizado no próprio CASV, num prazo de cinco dias úteis.

O consulado também reabilitou um email que tinha criado em junho, quando houve a primeira crise de entrega da DHL (e um lote de passaportes sumiu, lembram?): o [email protected]. O consulado promete respostas sobre o paradeiro de passaportes e agendamento de retirada em 24 horas.

Você está com passaporte preso no consulado ou na DHL? Compartilhe seus perrengues e sucessos — eles ajudam a outros viajantes na sua situação!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


237 comentários

Fiz minha entrevista no RJ no dia 18/12, e solicitei para entregar o passaporte no CASV de BH. O meu chegou no dia 24/12 e eu já busquei, mas a minha esposa que fez entrevista junto comigo o passaporte não chegou. A atendente do CASV disso que isso acontece mas eu achei muito estranho. Alguem conhece casos semelhantes?

Eu e meu marido fizemos juntos a entrevista em Recife, dia 06/11. Ele recebeu o passaporte há cerca de 3 semanas, através da DHL, e o meu está disponível apenas para retirada no CASV.
Revoltante isso…

Boas notícias no horizonte!

Fiz minha entrevista de renovação do visto americano no Rio de Janeiro em 17/12 e ontem (26/12) o passaporte já estava me aguardando na portaria.

Me surpreendi com a agilidade, ainda mais em tempos que todos estão reclamando. Parabéns pela equipe do consulado, que está aos poucos restabelecendo os padrões de qualidade de sempre.

Nove dias corridos, com feriado de Natal no período, foi um prazo impressionantemente curto.

Boa sorte aos demais solicitantes!

Olá gente!!
Fiz a minha entrevista dia 4/12 e queria viajar dia 17/01 será que vai chegar o passaporte?? Quando fiz a entrevista e tudo mais coloquei pra que chegasse em casa. Entro no site e não há informações sobre o rastreamento postal. O que posso fazer?? Mais aparece no site que há um local pra retirada dos documentos em um predio lá em Pinheiros – SP.
Me ajudemmmm!!
Por favorrr!!

    Olá Sofia, fiz minha entrevista no dia 06/12 em Sao Paulo e ainda não recebi nenhuma informação de disponibilidade da documentação para retirada. Inclusive mandei e-mails questionando o status nos endereços que eles divulgaram e, nada. Inclusive a promessa de resposta em 24 horas é só isso: promessa…
    Já perdi a viagem que faria a trabalho e agora já estou com receio é de perder o passaporte.

    Só atualizando a informação: recebi ontem no fim da tarde o e-mail de disponibilização do documento para retirada, já agendei a visita e agora e só ir até lá retirar… Não sei se foi a reclamação que ajudou, mas o fato é que finalmente vou pegar meu passaporte de volta. A viagem já era, mas pelo menos vou pegar meu documento.

Ninguém falou isso aqui, mas o consulado formalizou a sacanagem (desculpe o termo!):

Na taxa de US$ 160 necessária para o visto, está inclusa a entrega do passaporte via DHL. Diante de todo o perrengue de novembro envolvendo a remessa de passaportes, o consulado americano resolveu lavar as mãos e empurrou o problema pro viajante: quer o visto? Deixe seu passaporte aqui e pegue-o 5 dias úteis depois; caso não possa fazê-lo no prazo exato, irá buscá-lo na Polícia Federal (segundo informou um “educado” funcionário brazuca do consulado na semana passada, quando estive lá para fazer a entrevista)…

Simplesmente incluíram mais um dia para retirar o visto! Pior: sem que a taxa baixasse!

Quem mora nas cidades onde existe consulado, tranquilo. E quem mora em Porto Alegre, Manaus, Goiânia etc? Vai ter que arcar com 5 diárias de hotel ou 2 idas-e-voltas de passagens aéreas.

Ao invés de resolver o problema, eles passaram a bola pro zé-mané do viajante: se quiser ir pros EUA levar dinheiro, gaste mais!

Ê, ôô, vida de gado…

    O processo todo foi super tranquilo e com atendimento excepcional no CASV e Consulado do Rio. Moro em Porto Alegre e já estou com o passaporte “visado” em mãos (a entrevista foi em 17/12).

Olá,

Acabei de voltar do CASVs – Chacara Santo Antonio – SP.

Agendei a retirada para hoje das 14:00 as 16:00 hrs.
Cheguei no consultado as 13:40 e demorei menos de 2 minutos para sair com o passaporte em mãos.

Sem filas e sem problemas.
Wed Dec 26 14:49:18 BRST 2012

Olá,
Recebi um e-mail ontem fim do dia, avisando que posso retirar meu passaporte neste final de semana no CASV Alto de Pinheiros, pois tentarão regularizar as entregas antes dos feriados.
Porém estou fora de SP, sabem se os CASVs abrirão nos dias 26, 27 e 28/12?

Obrigada

Boa tarde,

Fiz a entrevista no dia 06/12/2012, mas com a opção de entrega na minha residencia. A pergunta é: Mesmo estando a opção para entrega em casa, eu posso ir no CASV tentar resgatar ele pessoalmente, pois a data da minha viagem é dia 29/12 (sabado), e no site nao esta disponivel para rastreamento. Tbm vi que pessoas que foram na entrevista na mesma data que eu, ja estao com visto na mao, pois buscaram no CASV Pinheiros…alguem pode me ajudar?? obrigado

    Olá, Rafael! Houve casos de leitores que conseguiram pegar, e também de quem não conseguiu. Peça orientações através do email divulgado no post.

Olá , eu tirei meu pasaporte ontem dia 18/12 e lá no consulado falaram para eu retirar lá mesmo no dia 26/12, a duvida é esta: é no consulado ou CASV? Não ficou claro. Obrigada

    Olá Patrícia, eu também fiz a entrevista neste mesmo dia no mesmo lugar, estou em dúvida onde irei retirar o meu passaporte se será no mesmo local da entrevista ou no CASV, se você souber o lugar poderia me informar por favor. Obrigado.

Para quem esta aguardando. Meu cunhado fez a entrevista dia 26/11 e recebeu hoje (19/12) o passaporte via DHL, no interior do Rio Grande do Sul.
Boa sorte à todos.

    Que cidade do interior? Para a minha cidade não entregavam tive q por o endereço de um amigo q vai retirar e ne enviar.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito