Banco Central da Itália proíbe uso de cartão de crédito no Vaticano

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Jornal da BóiaTuristas que pretendem visitar o Vaticano devem estar preparados para fazer pagamentos em espécie nos museus e lojas de souvenir -- e enfrentar mais filas. Por não respeitar regras internacionais contra lavagem de dinheiro, a cidade-estado teve as operações com cartão de débito e crédito proibidas em seu território pelo Banco Central italiano. A determinação começou a valer em 1º de janeiro.

Entradas para o Museu do Vaticano ainda podem ser compradas com cartão de crédito no site, mas apenas até o dia 15 deste mês. Depois desta data, as filas para o museu devem aumentar.


Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


67 comentários

Sandrissima
SandrissimaPermalinkResponder

Obrigada pela informação! Enfrentar filas? Tou fora! Se não existir alternativa até maio para compra na internet, o Vaticano pagável não terá o prazer da minha visita. Espero que achem alguma alternativa para a questão.

Karla Gê
Karla GêPermalinkResponder

Isso quer dizer que for depois do dia 15 vai ter que enfrentar a fila gigante? Não vai ser mais possível comprar na internet? Será que eles não disponibilizam algum outro tipo de pagamento pela net, estilo boleto bancário? beijos

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karla! O site permite comprar antecipadamente, até 15 de janeiro, bilhetes para visitas até março. Não há ainda notícias sobre como o sistema irá funcionar de março em diante, se a proibição permanecer.

--AL
--ALPermalinkResponder

Karla Gê, a restrição é para transações eletrônicas. Ao que parece o Vaticano está correndo atrás de resolver os problemas regulatórios, mas há dúvidas se serão resolvidos a tempo, ou não. Uma possibildiade que estão considerando é usarem os serviços de algum representante italiano.

Wanessa
WanessaPermalinkResponder

Informação importantíssima para o planejamento de viagem. Vou ficar atenta às notícias, porque pretendo viajar em abril e não tenho nenhuma intenção de enfrentar as famosas filas...

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Eu tentei comprar hoje, que eh quando abriu a disponibilidade de data da minha visita. Recebi o voucher, que diz que precisa apresenta-lo na bilheteria e pagar em dinheiro.
Minha grande duvida eh: essas pessoas que, como eu, ja fizeram a reserva (as 14:30) havera uma fila especial, como funciona atualmente, ou sera uma "fila unica" daqueles que possuem ou nao reserva? (Essa ultima alternativa nao faz o minimo sentido pra mim, mas permanece a duvida).
Super agradeco a quem puder informar quanto a essa mudanca.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanessa! Quem compra com antecedência escapa da fila.

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Otimo, super obrigada...apesar disso, acredito que a fila sera um pouco maior, uma vez que se paga na hora e muitas pessoas ainda tem receio de fazer compras com cartao pela internet, principalmente em sites internacionais sad

elyane
elyanePermalinkResponder

ola
estou com o mesmo problema será que quem faz reserva pelo site ,tb ja tenho o voucher será que vai ter uma fila especial ...Alguem sabe dizer?

Elyane Amorim
Elyane AmorimPermalinkResponder

Enviei email para o vaticano , já que não se pode + pagar com cartão e eles me enviaram essa resposta , então acho que não enfrentaremos fila
your reservation is correct.
You will pay it, by cash, on the day of the visit at the Museums without doing the line.

Regards

Help Desk
Ufficio Servizi e Rapporti con il Pubblico
Musei Vaticani

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elyane! Legal!

Carmem
CarmemPermalinkResponder

Oi Bóia
Que babado, hem? Já sabia dessa "treta" de lavagem de dinheiro do Vaticano mas não do cartão de crédito, espero não enfrentar uma fila tão grande para troca porque às 14.30 tenho o Scavi tour.
Muito obrigada mais uma vez! Não sei o que seria de mim sem esse blog. Temos resposta pra tudo, tudinho com eficiência e precisão. Já imprimi muita coisa de vocês, aliás tudo, rs, e fiz uma pasta pra levar na viagem, sei que será super tranquilo.
Um abraço

Aline
AlinePermalinkResponder

Não sei se já avisaram por aqui, mas a partir de 25/02/13 as visitas guiadas aos Jardins do Vaticano também foram suspensas, segundo o site do mesmo.

Ana Clara
Ana ClaraPermalinkResponder

Olá,
alguém sabe como está o sistema de compra pelo site?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Clara! Só está dando para reservar; o pagamento é em dinheiro ao chegar.

Ana Clara
Ana ClaraPermalinkResponder

Oi Bóia,
obrigada pela resposta!
Será que alguém foi recentemente com essa reserva pelo site?
Pegou fila?

Marise
MarisePermalinkResponder

Olá, Ana Clara
Reservei pelo site e não enfrentei fila. Quando você chaga tem uma fila imensa mas passe por ela e lá na entrada mostre sua reserva ao fiscal, ele deixará você entrar. Lá dentro são muitos caixas para pagamento.
É muito bom você ver aquela fila imensa e simplesmente furar a fila, rs.

Ana Clara
Ana ClaraPermalinkResponder

Oi Marise, obrigada pela dica!
Já fiz minha reserva pelo site...

Isabel
IsabelPermalinkResponder

Oi Marise, como fizeste a "reserva" pelo site?. Já tentei fazer a compra dezenas de vezes com 3cartões diferentes e não consegui!
Podes me ajudar???
Obrigada

Celi Gomes
Celi GomesPermalinkResponder

Estarei em Roma a partir do dia 20 de maio. Ainda bem que entrei aqui e soube, pela Marise, que não vou precisar entrar em filas para entrar. Fiz a reserva pelo site oficial do Vaticano hoje e já recebi e voucher pelo e-mail, mas ainda tinha duvida de como efetuar o pagamento...

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Estarei em Roma em julho e estou com dúvidas sobre o local exato para trocar o voucher pelo ingresso para os Museus do Vaticano, onde fica exatamente a entrada para os Museus, lá é muito grande... É na Praça de São Pedro ? Poderia passar a localização exata do local para entrar nos Museus. Para a entrada no Museus é melhor chegar pela Estação de Metro Cipro ou Ottaviano ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! A entrada é na via Tunisi. O ônibus 49 pára em frente à entrada. Tanto de Ottaviano quanto de Cipro você caminha uns 10 minutinhos.

Este site traz todo o serviço, em inglês, mas com fotos:
http://coweb.org/home/travelstips/find-the-vatican-museum-quickly/

Maria angela
Maria angelaPermalinkResponder

Boa tarde,

Li os comentarios e confesso nao saber o que fazer,ja que tento comprar 4 ingressos para o Vaticano e nao consigo.Depois que o cartao eh aceito,abre uma janela que diz : parents not found e nao consigo fazer nada.Estou fazendoalguma cosa errada??
Obrigada,Maria Angela

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Angela! Tente em outro browser, ou com outro cartão.

Maria angela
Maria angelaPermalinkResponder

O que eh o browser?? Pelomq estaou lendo ,se eu conseguir,mesmo o cartao sendo aceito,nao vira na fatura e pago la en dinheiro??
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Angela! Browser é o seu navegador de Internet: Internet Explorer, Firefox, Google Chrome... smile

Luiz Antonio
Luiz AntonioPermalinkResponder

Com o mesmo problema da Maria Angela; Já tentei 3 navegadores e dois cartões de bandeiras diferentes. Ao todo 5 vezes. O pior é que o valor é debitado no cartão esperando pela confirmação do vendedor (no caso o museu) que não chega e a compra é cancelada. Escrevi e-mail e eles não acusam o recebimento de nenhuma tentativa de compra. E sugerem trocar o navegador. :-/ Eu tenho cá para mim que é um problema de validação que o site exige e que não reconhece os cartões brasileiros. Mas é só um palpite.

Thais
ThaisPermalinkResponder

Estou com o mesmo problema, já tentei em diversos browers, diversos computadores e diversos cartões. É sempre a mesma mensagem "parent not found". Alguem teve sucesso?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thais! Talvez o sistema esteja fora do ar temporariamente. Tente de novo em alguns dias.

Fernanda derby

Boa tarde, estou lendo os comentários de vcs mais estou com dúvidas sobre o ingresso ara o vaticano , consegui fazer a reserva pela site , dei o numero do meu cartão foi aceito e tudo me pareceu que ta tudo certo . imprimi o voucher e tudo quando chegar lá ainda vou ter de pagar a entrada em dinheiro pq esse número do cartão é só para garantir a reserva ?

obrigada ,

Fernanda

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Parece que terá que pagar com dinheiro, esteja preparada para isso.

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Boa tarde , já tentei várias vezes comprar os ingressos pro Vaticano e depois que faço tudo, nomes, quantidade e coloco o numero do cartão de credito aparece uma janela e diz que o pagamento não foi realizado. Já liguei pro cartão e para eles não aparece nem a tentativa da compra. Será que é essa situação de não mais poder utilizar o cartão de crédito no Vaticano? Então porque eles habilitam o passo a passo para compra no site? Fiquei preocupada porque já fiz 3 tentativas e só agora estou lendo os relatos aqui.
será que a reserva é válida? Ou não tem jeito e terei que enfrentar as filas mesmo?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! Você é a segunda que vem com a mesma queixa. Tente usar um outro navegador, ou um outro computador.

Livia
LiviaPermalinkResponder

Daniela,

dia 1 de julho comprei 4 ingressos para o Vaticano pelo site. Comprei com o cartão Mastercard do banco Itáu e consegui finalizar a compra na primeira tentativa.

Já com o cartão Visa, do HSBC, não consegui. Mesmo depois de 5 tentativas!

Miriã
MiriãPermalinkResponder

Boa Tarde,

Não consegui reservar os tickets pelo site do Vaticano para os Museus do Vaticano. Aparece a mensagem "Operation Not Completed".
Já tentei sete vezes em computadores, browser, cartão de crédito e dias diferentes.
Como posso fazer para reservar?

Obrigada,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Miriã! Várias pessoas têm nos relatado isso. Infelizmente não sabemos como ajudar.

Fabio
FabioPermalinkResponder

O mesmo aconteceu comigo, diversas vezes, com o cartão Visa.
Com o Mastercard, consegui de primeira (para o dia 1/7). Usei o Google Chrome.

Miriã
MiriãPermalinkResponder

Fabio,

Consegui!
Muito obrigada, não imagina quantas vezes eu tentei.

Lidia
LidiaPermalinkResponder

Ola,
Estou tentando comprar 4 tickets para o museu do Vaticano e recebo sempre o erro "parent not found". Já tentem com vários cartões (Visa e MasterCard), tender com Google Chrome e com o IE e em vários horários diferentes, tentem em 2 computadores diferentes. Enviei um email para o help desk do site que não sabe o que fazer. Vocês tem alguma ideia do que eu posso fazer?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lidia! Várias pessoas relatam dificuldade de usar cartão neste site. Veja se seu cartão é Verified by Visa ou MasterCard Secure Code. Peça para desbloquear o cartão para compras internacionais junto ao seu cartão antes de tentar a compra. Dê um intervalo de 24 horas depois de uma tentativa infrutífera.

Luiz Antonio
Luiz AntonioPermalinkResponder

Voltei para dizer que acabei de conseguir. Foi minha sétima tentativa. E consegui com Mastercard e o Opera como navegador.

ANA  MONIZ
ANA MONIZPermalinkResponder

Consegui comprar minhas entradas depois de dezenas de tentativas com meu Visa em 4 navegadores diferentes.Finalmente resolvi usar o meu Mastercard e consegui de primeira.Acredito que já voltaram a aceitar cartões porque enviei um email para o helpdesk deles help.musei@scv.va , perguntando se teria que pagar lá, e eles me responderam o seguinte:Buongiorno,
se ha effettuato la prenotazione correttamente ed ha ricevuto il voucher vuol dire che ha effettuato anche il pagamento.
Ogni prenotazione effettuata sul nostro sito internet prevede il pagamento con carta di credito.
bom dia,
Se a reserva foi feita corretamente e recebeu o voucher significa que ele também fez o pagamento.
Cada reserva feita em nosso site prevê o pagamento por cartão de crédito.

Livia
LiviaPermalinkResponder

Olá,
vim primeiramente parabenizar pelo site!! MARAVILHOSO!!!
Mas vim dizer que tentei mais de 50x comprar os ingressos do Vaticano tanto com o Visa quanto com o Master, no Explore, Chorme, Safari, Opera, Firefox e nada (meu banco?! Bradesco). Tentei UMA ÚNICA vez com o Master de outra pessoa (Itaú) e deu certo de primeira, nem acreditei rsrsrs

Fica aqui a informação para quem como eu tenta desesperadamente evitar as filas imensas do Vaticano!!

Marilda Bueno
Marilda BuenoPermalinkResponder

Vou sair de férias dia 04/10 e quero ir para uma praia do Caribe.
Qual a mais indicada? Já que estamos na época de chuva e furacões?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marilda! Este post é sobre o Banco Central da Itália proibir o uso de cartões de crédito no Vaticano.

Leia sobre furacões no Caribe:
https://www.viajenaviagem.com/2010/06/furacoes-no-caribe-um-balanco/

Carol Prazias
Carol PraziasPermalinkResponder

Ola Bóia,

Faz alguns dias que tento comprar os ingressos para o museu do vaticano,inclusive em diferentes navegadores, com diferentes bandeiras de cartão de credito (tb já fiz o desbloqueio), mas na última etapa aparece uma mensagem "no parent found" e não termina a reserva. Você teria alguma outra sugestão do que posso fazer?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carol! Comunique o problema ao SAC do site. Deve ser alguma questão temporária.

mery
meryPermalinkResponder

Oi Pessoal:
vi o relato de problemas para compra de entradas p/ o Museo do Vaticano, sabem me contar se já tem alguma alternativa (dezembro 2013)? eu já tentei varias vezes e não completa a transação... aparece essa mesma mensagem de transação não efetuada..
obrigada
Mery

Fabiana
FabianaPermalinkResponder

Olá! Parabéns pelo site, pois foi através dele que eu consegui sanar uma dificuldade encontrada há semanas. Seguinte: fiz 5 tentativas parar comprar os ingressos para o Museu do Vaticano. Nosso cartão é Visa (Santander). A compra foi aprovada em todas elas e logo em seguida recebíamos um e-mail informando o cancelamento do pagamento. Na operadora não constava nem a transação. Estava alternando entre o Safari e o Google Chrome. Hoje (20/02/14), resolvi tentar a 5 vez com o Mastercard e mais uma vez (nada). Foi aí que eu achei este site e em um dos comentários tinha a informação que o leitor conseguiu com o cartão Mastercard do Itau. Bem, eu lembrei que meus pais tem cartão pelo Banco Itau e resolvi recorrer a eles para fazer um teste. Gente, usei o cartão da minha mãe que é Visa/Itau e não é que de primeira consegui!? Sim, recebi o pagamento aprovado e o voucher da entrada com o código de barra pra imprimir. Coincidência ou não, o cartão de crédito do Itau ajudou e muito. Não sei se com alguns aconteceu isso, mas confirmo minha versão com o cartão do Itau. Esta foi a nossa salvação (minha e do meu esposo p/ conseguir os ingressos antecipados) para mês que vem. Fica a dica!!!

Tatiana
TatianaPermalinkResponder

Olá Fabiana! Também não consigo fazer a compra com o cartão Santander. Como só possuo deste banco, vou ter que pedir o cartão de outra pessoa para fazer a compra. Mas fiquei com um medo: e se lá na viagem eu não conseguir usar o cartão? Pois não foi só no site do vaticano que tive problema com o cartão santander, mas também não consegui comprar as passagens da eurostar. Você teve algum problema na sua viagem?
Obrigada!

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Definitivamente o Vaticano é Itaú.
Tentei com 2 cartões do Santander e o pagamento foi cancelado. Fiz o desbloqueio do Itaucard para uso no exterior, refiz a compra e BINGO! Recebi o e-mail de confirmação quase instantaneamente.
Obrigada pela dica!

Marcio Angelin

Para contribuir:
- comprei esta terca-feira a entrada para o Museu do Vaticano (para a quarta-feira) pela internet usando cartão MasterCard do Bradesco.
- e levei a confirmação da compra no celular, sem imprimir. Foi feita a leitura do código da compra direto do smartphone.

André Grilo
André GriloPermalinkResponder

Prezados, realmente não consigo mais comprar ou reservar ingressos pela internet. A transação é feita até a última etapa, mas na página derradeira dá erro e nem sequer há um aviso sobre a vedação de compra via cartões de crédito. Momentos depois recebi mensagem do site do museu de que minha compra havia sido cancelada. Antes de saber desse problema, cheguei a mandar e-mail ao museu, que afirmou que minha compra sequer havia sido processada, nenhum registro. Liguei para a VISA e não sabem informar o motivo. Desinformação total. Alguém sabe se há novidades? Pretendo visitar o museu em 20/05 e já estou desanimado com a possibilidade de enfrentar as filas. Obrigado!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, André! Lendo os comentários acima, você verá que muitos leitores não conseguiram comprar com cartões Visa. Recomendamos que você tente usar um cartão de bandeira diferente. Caso não seja possível, tente fazer a compra por outro browser.

Flavia
FlaviaPermalinkResponder

Tentei mais de 4 vezes comprar os ingressos do vaticano com os cartões Santander Platinum , tanto o VISA quanto o MASTER , e a tela ficava em branco e sempre escrito " no parents found".
Após ler os tópicos tentei o Visa Personalite Itau e foi aceito de primeira!!

ALAN
ALANPermalinkResponder

Também tentei 3 vezes com o Visa Santander Free sem sucesso, após ler este tópico tentei com Master HSBC Gold finalizou.

Pagamento effettuato con successo, la Prenotazione e' stata presa in carico. Entro un'ora riceverete il voucher al vostro indirizzo di posta elettronica.

Abs

Pedro
PedroPermalinkResponder

Olá Bóia/Ricardo,

Fiz o procedimento de compra no site e finalizou, inclusive, com o débito no cartão.
Não encontrei no voucher enviado que eu teria que pagar lá. Esta restrição ainda está valendo? Estou achando que o cartão não foi usado só para reserva.
Obs.: cartão Visa / Itaú.

Atenciosamente,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pedro! Pelos relatos dos leitores, aparentemente o sistema de vendas voltou a funcionar. smile

Grazi
GraziPermalinkResponder

Eu tentei semana passada 2 vezes e deu erro, hoje tentei com o mesmo cartão (Itaú Master) no Chrome novamente e deu certo! Vai entender.

Grazi
GraziPermalinkResponder

Ah recebi o Voucher na mesma hora por e-mail.

Thammy
ThammyPermalinkResponder

Na hora de mandarem o IToken diz "problemas para enviar SMS".

Já tentei com vários cartões, inclusive do Itaú e tb com diferentes navegadores e computadores!

Não sei mais o que fazer! Me ajudem! Quero mto ir sem enfrentar tanta fila!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thammy! O site do Museu do Vaticano indica um email para suporte: help.musei@scv.va

Thammy
ThammyPermalinkResponder

Obrigada! Hoje consegui reservar! O sistema de IToken deles estava com problemas, mas voltou a funcionar. Ufa! Ingressos garantidos e com menos filas! smile

Sandra Sasaki
Sandra SasakiPermalinkResponder

Eu comprei o ingresso para o Vaticano e Capela Sistina pelo site com cartão de crédito, e foi tudo ok! Estou em Roma, comprei em agosto/2014!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandra! Obrigada pela informação, vamos atualizar!

Pedro Pereira
Pedro PereiraPermalinkResponder

Já podem comprar bilhetes para a Capela Sistina e para os Museus no Vaticano na Select Italy Brasil, website totalmente dedicado ao mercado Brasileiro smile -
http://www.selectitaly.com.br

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar