Foliões e foliãs: qual é a boa do Carnaval?

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Bloco no Rio de Janeiro

Esse ano o Carnaval acontece coladinho com o Ano Novo. Aqui no Rio de Janeiro, isso significa que desde o Réveillon o calendário da cidade está fervendo de eventos pré-Carnavalescos. Nas quadras, as escolas de samba vão esquentando os tamborins. Os blocos, além dos ensaios em praças e parques, já começam a tomar as ruas com os primeiros desfiles.


Nesta semana, o destaque absoluto da programação pré-Carnavalesca no Rio é o Timoneiros da Viola, bloco que desfila por Madureira e Oswaldo Cruz no domingo. A concentração está marcada para meio-dia pertinho da estação Oswaldo Cruz da SuperVia (é só pegar o metrô até a Central do Brasil, e de lá o trem da linha Deodoro até Oswaldo Cruz). Serão homenageados este ano Nelson Sargento, Elton Medeiros e Paulinho da Viola, que já confirmou presença e tudo. Os Timoneiros foram eleitos o melhor bloco do Carnaval carioca em 2012, e o repertório mais uma vez traz obras de grandes compositores como Noel Rosa, Cartola, Nelson Cavaquinho e, claro, Paulinho da Viola. Programão.

Na Zona Sul, no mesmo dia 3, saem os Gigantes da Lira -- com palhaços e equilibristas em perna-de-pau, super lúdico e família, apesar de sempre muito cheio. O desfile acontece a partir das 10h, na Rua General Glicério, em Laranjeiras.

Nas praias, o bloco Chora, Me Liga leva música sertaneja (é isso mesmo) ao calçadão do Posto 6, em Copacabana, a partir das 11h. Às 16h tem Empolga às 9 nas areias de Ipanema, em frente à Rua Joana Angélica. Público esperado: 10 mil pessoas em cada.

Para quem gosta de Carnaval mas também adora sossego, a melhor aposta do fim de semana é o Rio Pandeiro, um bloco parado que toca vários ritmos brasileiros na simpática Praça São Salvador (em Laranjeiras, mais para os lados do Flamengo). A apresentação acontece no sábado, dia 2.

A partir do dia 8, é bloco que não acaba mais. Sargento Pimenta, Orquestra Voadora, Sassaricando, Céu na Terra, Bangalafumenga... há uma infinidade, para todos os gostos e públicos. Tenho a impressão de que o Carnaval de 2013 no Rio de Janeiro vai bombar como nunca antes, portanto recomendo a quem vem de fora que se informe bem direitinho antes de escolher em quais blocos cair na folia. O site do Jornal O Globo tem uma busca super bacana por bairros e turnos (manhã, tarde, noite), mas só esta tabela divulgada pelo jornal O Dia tem um dos detalhes mais importantes: estimativa de público.

Por que isso é importante? Porque a sua tia pode ter falado várias vezes sobre o Carnaval inesquecível que passou pulando no Cordão do Bola Preta na década de 80, mas certamente naqueles tempos o público era bem, bem menor do que os 2 milhões de pessoas esperados para o desfile deste ano. (Para quem quiser encarar, o Vagner tem uma dica para fugir do tumulto.)

Eu, particularmente, prefiro os blocos pequenos e médios, fora do circuito Leblon-Ipanema-Copacabana. O Maracangalha, pequenininho, pelas ruas do Humaitá, é meu bloco do coração e está sempre sossegado. Entre os mais cheios, gosto do Carioca da Gema, na Lapa, pela ótima música, e do Cordão do Boitatá, no Centro, onde o pessoal costuma caprichar nas fantasias. Na quarta-feira de cinzas, o Me Beija Que Eu Sou Cineasta me parece sempre a melhor maneira de fechar a folia, com uma baguncinha na Praça Santos Dummont, na Gávea.

Pensa que acabou? No fim de semana seguinte ao Carnaval ainda tem os superpops Quizomba e Monobloco. Haja disposição!

Você mora no Rio, Salvador, Recife, Olinda, Porto Seguro, Fortaleza, Maceió, João Pessoa, Florianópolis? Qual a boa do Carnaval e do pré-Carnaval na sua cidade? Que trios, blocos, bandas você recomenda?

Aos comentários!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


29 comentários

Gabi Righetto
Gabi RighettoPermalinkResponder

E por que São Paulo não está na lista???? Aqui também começa a fazer sucesso o carnaval de rua com alguns blocos muito animados que já começaram a esquentar fim de semana passado. Eu moro na Vila Madalena e vou curtir o Carnaval sem nem sair do bairro! A programação já está disponível na internet, vale a pena googlar e conferir!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabi! Consideramos as cidades para onde as pessoas costumam viajar para pular o Carnaval. Recomendações de blocos e festas em outras cidades são logicamente bem vindas. wink

alex
alexPermalinkResponder

Isso mesmo. Porque todo mundo quer passar o carnaval em São Paulo

Liliana
LilianaPermalinkResponder

A boa será chorar as mágoas por estar longe do Brasil. Ai, como eu sinto falta do carnaval!

Camila
CamilaPermalinkResponder

Aqui em Fortaleza não tem Carnaval per se, mas o pré-carnaval já está rolando e é muito bom. São os 4 fins de semana que antecedem o carnaval e esse agora será o último, até domingo.

- Esse sábado vai ter o bloco Sheriff, que começa em frente ao Arre Égua (Varjota), no fim da tarde.
- Tem também o do Boteco Praia, porém esse custa R$ 70 um abadá que dá direito a água, cerveja e refri liberados das 12-17h. Acho caro, mas pra quem está de visita esse deve ser um dos melhores.
- O mais tradicional é o Unidos da Cachorra - é bem lotadinho. Começa na Praia de Iracema. Ao final, no Aterrinho, tem sempre um show.
- Acho que o melhor é o Baqueta (coloquem no Youtube), a bateria é muito boa! Esse sábado sai às 15h. Se não me engano, começa perto do Dragão do Mar.

Considero esses os mais bem frequentados, mas segue a lista completa: http://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/pre-carnaval/pre-carnaval-de-rua-de-fortaleza-2013-folia-comecou
Lembrando que só rola até dia 3, depois não tem mais bloquinhos.

Denise Mustafa

tem carnaval sim, Camila.
acabei de colocar a programação lá embaixo.

no carnaval, tem o bloco Luxo da aldeia, no Benfica. smile

Camila
CamilaPermalinkResponder

Tem, mas é bom?

Luís Fernando

a boa é ficar em casa ou ir pra bem longe do Brasil rsrs... #OdeioCarnaval

NelsonRB
NelsonRBPermalinkResponder

Eu também! No ano passado fomos para Gramado, lá não há nem sinal de carnaval. Bóia, quem sabe um post sobre como fugir do carnaval? Em especial, que praias não tem carnaval?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nelson! 98% das praias não têm carnaval, mas praticamente nenhuma é imune à bagunça de carnaval -- superlotação, preços altos, engarrafamentos para ir e voltar.

Virgínia
VirgíniaPermalinkResponder

Adorei a idéia! Excelente sugestão!!! Estou há uma semana à procura de destinos sem muvuca para passar os dias de Carnaval. Talvez acabe ficando em casa mesmo...

Alex Melo
Alex MeloPermalinkResponder

Fui prá Gramado 2 anos atrás - sem dúvida foi ótimo para fugir do carnaval, ainda que estava uma graaande muvuca de turistas, mas bem melhor do que na maioria dos lugares.

Este ano vou é ficar em casa mesmo wink

Wagner Martins

É isso ae, precisamos incluir SP nessa lista! Nesse domingo já temos o Acadêmicos do Baixo Augusta, que vai rolar na Rua Augusta as 14hs com a Pitty de madrinha do bloco.
O Acadêmicos do Baixo Augusta é um bloco carnavalesco que celebra a diversidade e a revitalização do centro de São Paulo. Suuper recomendo =)

Eunice
EunicePermalinkResponder

Deixo o link com a programação oficial do carnaval de Salvador: http://www.carnaval.salvador.ba.gov.br/2013/capa/. Tem carnaval para todos os gostos e bolsos. O "meu" carnaval é quarta à noite ( 06/02) na Barra, com os blocos acusticos, sem trio ,e quinta à noite no Rio Vermelho, também com bloco acustico. E todos os outros dias no Pelourinho.

Eunice
EunicePermalinkResponder

O circuito da Barra, quarta à noite ( antes da abertura oficial do carnaval, na quinta ) acontece há mais de 25 anos, mas esse ano ganhou nome oficial: Circuito Sergio Bezerra, em homenagem ao fundador da Banda Habeas Copos.

Schnaider
SchnaiderPermalinkResponder

Em Curitiba a pedida é o Pré-carnaval no Largo da Ordem, no carnaval quem pode viaja e litaralmente "pula" o carnaval de Curitiba.
Para quem nao gosta da muvuca do carnaval Curitiba é uma otima pedida!
E como o ano so começa realmente depois do carnaval o pessoal daqui inventou o Reveillon fora de época que ano passado deu o que falar!!!

Denise Mustafa

Aqui em Fortaleza já está rolando pré-carnaval, com bloquinhos de rua e alguns shows no aterro da Praia de Iracema. Nesse sábado, é o último dia de pré, com show da Mariene de Castro.
Ontem saiu a programação de carnaval.

Segue pra quem tiver interesse. Acho que vai ser bem legal:

Aterro
Dia 09 - Unidos da Cachorra, Naira Costa, Mombojó (com Manu Chao)
Dia 10 - Camaleões da Vila, Lu de Sousa, Luxo da Aldeia (com Marcelo Jeneci)
Dia 11 - Unidos da Cachorra, Otho Jr e Batucada Elétrica, Afrobombas (Lula e músicos da Nação Zumbi)
Dia 12 - Camaleões da Vila, Banda Nacionalize, Baby do Brasil.

Vai ter "Fertinha" todo dia na Praça do Ferreira, a partir das 17h
Dia 09 - Fertinha com Daniel Peixoto
Dia 10 - Fertinha com Verônica Decide Morrer
Dia 11 - Fertinha com Leite de Rosas e os Alfazemas
Dia 12 - Fertinha com Jhonatan Doll

No bairro Benfica, tem Bloco Luxo da Aldeia dias 09 e 11, das 14h às 18h.

Adelaide Veiga

Os blocos mais importantes do Rio de Janeiro ficaram de fora desta seleção. Nesta semana, o destaque absoluto da programação pré-Carnavalesca no Rio é o Simpatia Quase Amor que, desde o ano de 1985, desfila no sábado pela orla de Ipanema até o posto 10. Outro de pessoas jovens animadas e fantasiadas é o Suvaco de Cristo, no Jardim Botânico, e o Cordão do Boitatá há muitos carnavais deixou de ser médio, para o desfile de domingo pode esperar mais de 20.000 foliões.
Em 2011 o Bloco Céu na Terra conquistou o prêmio do Jornal O Globo de "Bloco mais colorido do carnaval carioca"

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

Sobre SALVADOR, o que eu tenho pra acrescentar a tudo que é dito é que o Carnaval da cidade vai muito além da axé music, diferente do que muitos pensam. No Pelourinho tem carnaval das antigas, muito procurado por familias e terceira idade. Há o Palco do Rock, onde os que curtem Rock também podem se divertir no feriado.

Além disso, se você sair do circuito da folia, nem vai perceber que é Carnaval.

A cidade fica intransitável e lotada em regiões bem definidas. Os restaurantes funcionam, shoppings e cinemas também.

Eunice
EunicePermalinkResponder

Mais duas dicas para o carnaval de Salvador:
a): tem app para smartphone , deixo o link da notícia: http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/aplicativo-para-smartphones-localiza-trios-e-disponibiliza-informacoes-do-carnaval-de-salvador/?cHash=aa2ffeb65659794ddfac0b8f5759a4a5
b) Hoje à noite tem carnaval na Barra, acústico.

Eunice
EunicePermalinkResponder

E amanhã é a festa de Yemanjá.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Amo Carnaval no Rio (já perdi a conta) ou na Bahia (Salvador 3 vezes, Arraial da Ajuda 1). Mas fico doída do meu bloco do coração ter crescido tanto - até o horário dele que era algo mega escondido, hoje já sai em jornal ou blog: Empolga as 9. Fui a 7 desfiles, no penúltimo comecei a acompanhar ali da frente da Henrique Novaes e só consegui atravessar a Real Grandeza. Quero mais é que tenham muitos blocos por aí no horário para eu poder ir rsrrs

Tati
TatiPermalinkResponder

Aqui em RECIFE/OLINDA temos tanto as prévias grátis (nos bairros do Recife e nas ladeiras de Olinda) quanto os bailes nos clubes. E nada de achar que os bailes são somente para um público específico, tem tanto baile para os que gostam do axé da Bahia como o tradicional municipal (os ingressos acabam rápidos) como os Bailes que reúnem jovens que querem tirar onda com a política. Sobre os grátis nas ruas e ladeiras é só acompanhar as orquestras de frevo e os tambores do Maracatu (além de olhar no site de carnaval de PE).

Juliana Stuginski Barbosa

Amo Carnaval e na infância ir aos bailes no interior de SP era o máximo! Infelizmente os clubes foram diminuindo sua programação ... Já passei na praia (Buzios e litoral norte de SP) o que nao recomendo para quem ama carnaval (nenhuma marchinha tocando, rs). Já fui mais de cinco vezes ao RJ. Parei de contar, mas já desfilei, assisti, curti blocos de rua e até bailes. Ano passado dei um basta. O carnaval do RJ, o de blocos de rua, cresceu muito! Blocos em que vc curtia tranquilamente, ouvia o carro de som, etc, hoje ocupam quarteirões! Todo este movimento torna tudo muito difícil. Não gostei ano passado e vou levar muito tempo a voltar. Passei ainda 2 carnavais em SP. Desfilei e fui nos blocos da Vila Madalena, que lembram o clima do RJ de alguns anos atras! Adorei e recomendo!!! Este ano vou ver o desfile de SP no camarote e depois Vila Madalena, especialmente no Vai quem quer que sai todos os dias da praça Benedito Calixto. #ficaadica

Cléa
CléaPermalinkResponder

Boa dica Juliana.
Adoro o lance da brincadeira, todo mundo virando criança. Infelizmente dá medo da bagunça.
Estou querendo ver uns dois dias de carnaval em São Luiz do Paraitinga. Alguém recomenda?
Abraços

Luciana
LucianaPermalinkResponder

OI Ricardo/Bola!
Procurei linck sobre Parati ou Trindade e não achei, por isso estou neste para pedir para que entrem no meu blog para ver meu post sobre Trindade, um paraíso no Rio descoberto mais pelos gringos que pelos brasileiros.
Já tive no viajosfera com meu post da Chapada.Obrigada.
http://meuslugaresespeciais.wordpress.com/

Thyago Portela

Aqui em João Pessoa o melhor do Carnaval acontece na semana pré.

Quinta passada foi a abertura com Alceu Valença no Ponto de Cem Réis. Sexta foi a vez do bloco Picolé de Manga com Daniela Mercury.

Nesta quarta tem as Muriçocas de Miramar com Elba Ramalho e mais 19 atrações (frevo, samba, axé, reggae, maracatu e pop). Espera-se 300 mil foliões neste que é o 27º desfile do bloco mais tradicional de Jampa (wwwpontomuricocaspontocompontobr).

ROBSON FARIAS
ROBSON FARIASPermalinkResponder

joao pessoa,tem a melhor festa 2013,agora só falta é o tchan pra pegar fogo geral.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar