Foliões e foliãs: qual é a boa do Carnaval?

Bloco no Rio de Janeiro

Esse ano o Carnaval acontece coladinho com o Ano Novo. Aqui no Rio de Janeiro, isso significa que desde o Réveillon o calendário da cidade está fervendo de eventos pré-Carnavalescos. Nas quadras, as escolas de samba vão esquentando os tamborins. Os blocos, além dos ensaios em praças e parques, já começam a tomar as ruas com os primeiros desfiles.

Nesta semana, o destaque absoluto da programação pré-Carnavalesca no Rio é o Timoneiros da Viola, bloco que desfila por Madureira e Oswaldo Cruz no domingo. A concentração está marcada para meio-dia pertinho da estação Oswaldo Cruz da SuperVia (é só pegar o metrô até a Central do Brasil, e de lá o trem da linha Deodoro até Oswaldo Cruz). Serão homenageados este ano Nelson Sargento, Elton Medeiros e Paulinho da Viola, que já confirmou presença e tudo. Os Timoneiros foram eleitos o melhor bloco do Carnaval carioca em 2012, e o repertório mais uma vez traz obras de grandes compositores como Noel Rosa, Cartola, Nelson Cavaquinho e, claro, Paulinho da Viola. Programão.

Na Zona Sul, no mesmo dia 3, saem os Gigantes da Lira — com palhaços e equilibristas em perna-de-pau, super lúdico e família, apesar de sempre muito cheio. O desfile acontece a partir das 10h, na Rua General Glicério, em Laranjeiras.

Nas praias, o bloco Chora, Me Liga leva música sertaneja (é isso mesmo) ao calçadão do Posto 6, em Copacabana, a partir das 11h. Às 16h tem Empolga às 9 nas areias de Ipanema, em frente à Rua Joana Angélica. Público esperado: 10 mil pessoas em cada.

Para quem gosta de Carnaval mas também adora sossego, a melhor aposta do fim de semana é o Rio Pandeiro, um bloco parado que toca vários ritmos brasileiros na simpática Praça São Salvador (em Laranjeiras, mais para os lados do Flamengo). A apresentação acontece no sábado, dia 2.

A partir do dia 8, é bloco que não acaba mais. Sargento Pimenta, Orquestra Voadora, Sassaricando, Céu na Terra, Bangalafumenga… há uma infinidade, para todos os gostos e públicos. Tenho a impressão de que o Carnaval de 2013 no Rio de Janeiro vai bombar como nunca antes, portanto recomendo a quem vem de fora que se informe bem direitinho antes de escolher em quais blocos cair na folia. O site do Jornal O Globo tem uma busca super bacana por bairros e turnos (manhã, tarde, noite), mas só esta tabela divulgada pelo jornal O Dia tem um dos detalhes mais importantes: estimativa de público.

Por que isso é importante? Porque a sua tia pode ter falado várias vezes sobre o Carnaval inesquecível que passou pulando no Cordão do Bola Preta na década de 80, mas certamente naqueles tempos o público era bem, bem menor do que os 2 milhões de pessoas esperados para o desfile deste ano. (Para quem quiser encarar, o Vagner tem uma dica para fugir do tumulto.)

Eu, particularmente, prefiro os blocos pequenos e médios, fora do circuito Leblon-Ipanema-Copacabana. O Maracangalha, pequenininho, pelas ruas do Humaitá, é meu bloco do coração e está sempre sossegado. Entre os mais cheios, gosto do Carioca da Gema, na Lapa, pela ótima música, e do Cordão do Boitatá, no Centro, onde o pessoal costuma caprichar nas fantasias. Na quarta-feira de cinzas, o Me Beija Que Eu Sou Cineasta me parece sempre a melhor maneira de fechar a folia, com uma baguncinha na Praça Santos Dummont, na Gávea.

Pensa que acabou? No fim de semana seguinte ao Carnaval ainda tem os superpops Quizomba e Monobloco. Haja disposição!

Você mora no Rio, Salvador, Recife, Olinda, Porto Seguro, Fortaleza, Maceió, João Pessoa, Florianópolis? Qual a boa do Carnaval e do pré-Carnaval na sua cidade? Que trios, blocos, bandas você recomenda?

Aos comentários!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter – @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter – @riqfreire

Visite o VnV no Facebook – Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email – VnV por email


29 comentários

Aqui em Fortaleza já está rolando pré-carnaval, com bloquinhos de rua e alguns shows no aterro da Praia de Iracema. Nesse sábado, é o último dia de pré, com show da Mariene de Castro.
Ontem saiu a programação de carnaval.

Segue pra quem tiver interesse. Acho que vai ser bem legal:

Aterro
Dia 09 – Unidos da Cachorra, Naira Costa, Mombojó (com Manu Chao)
Dia 10 – Camaleões da Vila, Lu de Sousa, Luxo da Aldeia (com Marcelo Jeneci)
Dia 11 – Unidos da Cachorra, Otho Jr e Batucada Elétrica, Afrobombas (Lula e músicos da Nação Zumbi)
Dia 12 – Camaleões da Vila, Banda Nacionalize, Baby do Brasil.

Vai ter “Fertinha” todo dia na Praça do Ferreira, a partir das 17h
Dia 09 – Fertinha com Daniel Peixoto
Dia 10 – Fertinha com Verônica Decide Morrer
Dia 11 – Fertinha com Leite de Rosas e os Alfazemas
Dia 12 – Fertinha com Jhonatan Doll

No bairro Benfica, tem Bloco Luxo da Aldeia dias 09 e 11, das 14h às 18h.

Em Curitiba a pedida é o Pré-carnaval no Largo da Ordem, no carnaval quem pode viaja e litaralmente “pula” o carnaval de Curitiba.
Para quem nao gosta da muvuca do carnaval Curitiba é uma otima pedida!
E como o ano so começa realmente depois do carnaval o pessoal daqui inventou o Reveillon fora de época que ano passado deu o que falar!!!

O circuito da Barra, quarta à noite ( antes da abertura oficial do carnaval, na quinta ) acontece há mais de 25 anos, mas esse ano ganhou nome oficial: Circuito Sergio Bezerra, em homenagem ao fundador da Banda Habeas Copos.

É isso ae, precisamos incluir SP nessa lista! Nesse domingo já temos o Acadêmicos do Baixo Augusta, que vai rolar na Rua Augusta as 14hs com a Pitty de madrinha do bloco.
O Acadêmicos do Baixo Augusta é um bloco carnavalesco que celebra a diversidade e a revitalização do centro de São Paulo. Suuper recomendo =)

a boa é ficar em casa ou ir pra bem longe do Brasil rsrs… #OdeioCarnaval

    Eu também! No ano passado fomos para Gramado, lá não há nem sinal de carnaval. Bóia, quem sabe um post sobre como fugir do carnaval? Em especial, que praias não tem carnaval?

    Olá, Nelson! 98% das praias não têm carnaval, mas praticamente nenhuma é imune à bagunça de carnaval — superlotação, preços altos, engarrafamentos para ir e voltar.

    Adorei a idéia! Excelente sugestão!!! Estou há uma semana à procura de destinos sem muvuca para passar os dias de Carnaval. Talvez acabe ficando em casa mesmo…

    Fui prá Gramado 2 anos atrás – sem dúvida foi ótimo para fugir do carnaval, ainda que estava uma graaande muvuca de turistas, mas bem melhor do que na maioria dos lugares.

    Este ano vou é ficar em casa mesmo 😉

Aqui em Fortaleza não tem Carnaval per se, mas o pré-carnaval já está rolando e é muito bom. São os 4 fins de semana que antecedem o carnaval e esse agora será o último, até domingo.

– Esse sábado vai ter o bloco Sheriff, que começa em frente ao Arre Égua (Varjota), no fim da tarde.
– Tem também o do Boteco Praia, porém esse custa R$ 70 um abadá que dá direito a água, cerveja e refri liberados das 12-17h. Acho caro, mas pra quem está de visita esse deve ser um dos melhores.
– O mais tradicional é o Unidos da Cachorra – é bem lotadinho. Começa na Praia de Iracema. Ao final, no Aterrinho, tem sempre um show.
– Acho que o melhor é o Baqueta (coloquem no Youtube), a bateria é muito boa! Esse sábado sai às 15h. Se não me engano, começa perto do Dragão do Mar.

Considero esses os mais bem frequentados, mas segue a lista completa: https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/pre-carnaval/pre-carnaval-de-rua-de-fortaleza-2013-folia-comecou
Lembrando que só rola até dia 3, depois não tem mais bloquinhos.

    tem carnaval sim, Camila.
    acabei de colocar a programação lá embaixo.

    no carnaval, tem o bloco Luxo da aldeia, no Benfica. 🙂

E por que São Paulo não está na lista???? Aqui também começa a fazer sucesso o carnaval de rua com alguns blocos muito animados que já começaram a esquentar fim de semana passado. Eu moro na Vila Madalena e vou curtir o Carnaval sem nem sair do bairro! A programação já está disponível na internet, vale a pena googlar e conferir!

    Olá, Gabi! Consideramos as cidades para onde as pessoas costumam viajar para pular o Carnaval. Recomendações de blocos e festas em outras cidades são logicamente bem vindas. 😉

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito