Vacina contra febre amarela: quem pode viajar sem tomar?

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Certificado Anvisa

Nem todas as pessoas podem ser vacinadas contra a febre amarela. Era o caso da Fernanda: o remédio que precisa tomar diariamente está entre as contra-indicações. Ainda bem que ela descobriu como viajar mesmo assim. Diga lá, Fernanda:

Vim aqui relatar caso algum outro viajante passe pela mesma situação que eu. Eu não posso tomar vacina da febre amarela devido a uma medicação que tomo diariamente. Já tinha me conformado que nunca poderia viajar para Ásia ou alguns países mais complicados da América Latina.

Pesquisando essa semana descobri que existe um jeito! Eu acabei de voltar da Anvisa com um “Certificado de Isenção de Vacinação”, que deve ser mostrado com o passaporte para os países que exigem a vacina da febre amarela!

Tive que apresentar atestado médico com endereço completo e telefone do médico, carimbo, CRM e assinatura, falando o motivo por que não posso tomar a vacina. Lá no computador da Anvisa dei uma olhada rápida e tem 6 motivos para receber essa isenção, entre eles gravidez e o meu caso: “vigência de terapêuticas imunodepressoras”.

Foi rapidinho e não paguei nada! Eles imprimiram essa isenção no mesmo papel que imprimem o Certificado Internacional de Vacinação. Tomara que dê tudo certo!

Vai dar, Fernanda! Obrigada pelo relato.

A vacina contra febre amarela não pode ser aplicada em mulheres grávidas; bebês com idade inferior a 6 meses; pessoas em tratamento com corticóides, quimioterapia ou radioterapia; pessoas alérgicas a componentes da vacina; portadores do vírus HIV.

ATUALIZAÇÃO

Ficou mais simples emitir esse certificado de isenção. Não é mais necessário ir à Anvisa. O modelo do certificado internacional de isenção pode ser baixado nesta página do site da Anvisa e deve ser preenchido pelo seu médico. Simples assim.

Leia mais:

108 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Sheilla
SheillaPermalink

Tenho a vacina contra febre amarela feita em 1999, consigo a emissão do certificado Life mesmo que eu não tenha um certificado dessa data? Já que agora a vacina vale pra vida toda?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sheilla! Você tem que procurar um centro de emissão de certificados da Anvisa e tentar que eles emitam uma segunda via.

Carla
CarlaPermalink

Sheilla, é necessario duas doses da vacina contra febre amarela para vida toda. Voce pode ir ao posto de saude e tomar o reforço e dai emitir o certificado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carla! A OMS emitiu uma resolução dando conta que uma dose protege para a vida inteira. A Anvisa ainda recomenda duas doses, mas já emite os certificados válidos para a vida inteira.

Michelle
MichellePermalink

Semana passada, fui ao posto da Anvisa no aeroporto do Galeão, no Rio, e consegui renovar na hora meu certificado vencido ano passado, sem qualquer burocracia. Apenas apresentei o certificado vencido e o meu RG. Fizeram um novo certificado na hora, com a data de validade: LIFE.

Denise
DenisePermalink

Boa tarde ! Meu marido tem 70 anos, apenas pela idade ele é isento da vacina, ou deve tomar ? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Denise! Para viajar a países que exigem a vacina, vai precisar do certificado de isenção.

Fatima Vaio
Fatima VaioPermalink

Bom dia Boía, meu irmão tem leucemia, e não pode tomar a vacina da febre amarela; Como iremos à Cartagena no inicio de abril/2017, estamos muito preocupados com a exigência da vacina. Iremos de Latam e via Bogotá. Adorei essa sua postagem sobre o assunto. Aliás o blog inteiro. Tentei entrar no link disponibilizado por vcs, para ver o formulário próprio para a isenção da vacina - mas não consegui resposta no site da anvisa. Aliás, não achei nada no site da Anvisa a respeito de vacinas. Como devo proceder? Peço um relatório para o médico dele com tudo o que foi mencionado no post e vou até um posto da Anvisa? é Isso?
Grata e ótimo dia.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fátima! A Colômbia ainda não exige a vacina.

De todo modo, este é o formulário:
http://www.anvisa.gov.br/hotsite/viajante/certificadodeisencao.pdf

Cristina
CristinaPermalink

Liguei na copa e disseram que pessoas com mais de 80 anos não precisa tomar vacina e nem ter o certificado da anvisa! Isto está correto??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cristina! Se eles disseram, deve ser isso mesmo.

CESAR ROMEU DE ARAUJO
CESAR ROMEU DE ARAUJOPermalink

Boa noite,um dos países para o qual viajo todo ano a trabalho é o Equador, e até este ano nunca exigiram a vacina contra a Febre Amarela.
Tomei a vacina há 15 anos, perdi o Certificado e embarco dia 2 de Abril próximo
Tenho 65 anos.Posso viajar com Certificado de Isenção ?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cesar! Não temos nenhum relato de quem tenha usado o certificado. Procure relatos de pessoas que tenham sido barradas com o certificado de isenção; se não encontrar, é mais um indício de que deve dar certo.

Rose
RosePermalink

Uma pessoa de 65 anos, q nao precisa de vacina da febre amarela consegue entrar na colombia com o certuficado de isencao?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rose! A Colômbia não exige a vacina. Desde 30 de março a Colômbia está exigindo a vacina. Mas quem tem está fora da idade de ser vacinado pode fazer um certificado de isenção, conforme está explicado no texto.

Silvanea Fagundes
Silvanea FagundesPermalink

Eu e meu marido vamos viajar para França, Holanda.Eu já tomei uma dose de febre amarela há 12 anos .Meu marido tem 71 anos e nunca tomou.Fui informada que é exigida a vacina para viajamos. Como resolvermos isso. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Silvanea! Foi informada errado. Leia o texto, por favor.