Paraty: queremos as suas dicas!

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Paraty

A Thereza disse em um comentário que planejava visitar Paraty. Veio aqui no site checar as dicas e... poxa, deixamos a Thereza na mão. O Comandante está atualizando e publicando aos poucos os miniguias de praias, mas ainda vai levar um tempinho para chegar ao litoral do Sudeste.

Isso não quer dizer que não possamos ajudar a Thereza. A Bóia se adiantou indicando as pousadas recomendadas pelo Riq no 100 Praias que valem a viagem: Casa Turquesa (a mais tchans), Pousada da Marquesa (charmosa), Pousada do OuroPousada do Sandi (confortáveis), Arte Urquijo (intimista), Arte Colonial (opção econômica no centro histórico) e Vivenda Paraty (tão bem recomendada que vale a pena ficar a 10 min a pé do centro histórico). O Santa Clara é para quem prefere ficar em hotel. Acrescento que a melhor época para ir é o outono, mais seco. No verão costuma chover bem.


Para quem gosta de agito, o calendário cultural da cidade é bastante movimentado: a FLIP de 2013 está marcada para os dias 3 a 7 de julho, e todos os anos acontecem os mais diversos festivais. Tem de música, de fotografia, de cachaça, de camarão... Fora de datas especiais e feriados, o clima na cidade é de sossego, e dá para encontrar ótimos preços nas pousadas.

Estive em Paraty duas vezes e morro de amores por lá. A última viagem foi a mais redondinha. Dei sorte de fazer um passeio de escuna com um grupo pequeníssimo de pessoas. No dia seguinte, consegui um barqueiro que, vendo o movimento fraco de turistas no cais, topou fazer um descontão para ir a outras praias por onde a escuna não havia passado. Também estava tranqüila a praia de Trindade, onde passei um terceiro dia inteiro.

Os eventos e as praias podem ser bem bacanas, mas o charme e a graça de Paraty estão, sem dúvida, no centro histórico. É ele o assunto deste post do De Garfos e De Quartos. O centrinho está tão bem descrito e fotografado que deu até um aperto de saudade.

Você também é fã de Paraty? Deixe suas dicas de pousadas, restaurantes e passeios! A Thereza agradece, e nós também!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


125 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Christine
ChristinePermalink

Quando estive la, fiquei na pousada Porto Imperial e adorei. Limpa, charmosa e organizada.

Rogério Bueno
Rogério BuenoPermalink

Paraty? Restaurante Banana da Terra. Prepare o bolso. Vale cada centavo!

Fernanda Lima (fefelima)

Paraty é tudo de bom! Só pra adiantar, já saiu o calendário de eventos desse ano: http://www.paratytrip.com.br/calendariodeeventos.html

Catarina Alcala
Catarina AlcalaPermalink

Olá Thereza!

Estive em Paraty por um final de semana e foi o suficiente para me apaixonar por aquele lugar. Fiquei hospedada na pousada Dom Angelo, super fofa e arrumadinha, voltaria a me hospedar lá sem duvidas.
Recomendo ficar uns 4 ou 5 dias lá, para conhecer o centro histórico, poder fazer um passeio de escuna (ou em qualquer barquinho) e conhecer as praias maravilhosas que ficam um pouco distantes.
A alimentação é um pouco cara, mas se procurar bem você acha lugares mais baratinhos. Indico almoçar ou passar a noite no Paraty33, é lindo!
Essa cidade é uma mistura de história, praia e culturas. Encantadora!

Marilia Pierre
Marilia PierrePermalink

todo o charme de Paraty está no centro histórico, então se hospedar dentro dele tem seu preço, a minha dica é se hospedar nas pousadas do lado do canal e na subida do morro a caminho da Praia de Jabaquara, pousadas boas e para todos os bolsos.

Marilia Pierre
Marilia PierrePermalink

Escunas estão cada vez mais lotadas e com música alta, desculpe, mas a minha ideia de águas calmas e límpidas de um paraíso litorâneo não acompanham um axé ou um funk rolando no talo.

Prefiro alugar um barquinho tuc-tuc [é o barulhinho do motor "tuc-tuc-tuc-tuc"]. Ele é mais lento, mas você pode combinar com ele quais prais e ilhas quer conhecer, quando quer parar num restaurante e mudar tudo no meio do caminho.

O preço é por hora do barco e não por pessoa.
leve a sua própria bebida e seus petiscos

Fabio Beider
Fabio BeiderPermalink

Costumo ir sempre para Paraty para mergulhar. Ficamos normalmente na Othon Villa del Sol, que é boa e bem localizada, mas um pouco cara. Porém, no fim do ano passado eu fiquei na Pausada Larissa e não curti muito. Parecia mal cuidada e a localização não era boa, na entrada de Paraty, pois iriamos ficar mais nas marinas.
http://mochilandomundoafora.blogspot.com.br/2012/12/pousada-larissa-em-paraty.html

Andrea Jaguaribe
Andrea JaguaribePermalink

Sempre que vou à Paraty fico na Pousada Villa del Sol. É ótima, tem desde apartamentos até bangalôs próprios para famílias (alguns com 2 quartos e uma sala).

Fica bem pertinho do centro histórico, dá prá ir à pé. E o Banana da Terra é opção certa para quem quer comer bem, mas como já disse o Rogério, não é barato... O Margarida Café também vale a visita.

gabriela
gabrielaPermalink

Super indico a pousada Don Juan. Eh nova, super arrumadinha e quando fui em nov/2012 estava super barata. Nós íamos para o centro de carro, mas deve ficar a uns 20min de caminhada..adorei!!

Para passeios de escuna indico a Rei Cigano..é pequena, toca música bem baixinho e o atendimento é otimo.

Andrea Jaguaribe
Andrea JaguaribePermalink

Ah, esqueci de falar sobre o que fazer lá: tenho um amigo que visitou o alambique da cachaça Maria Izabel e voltou falando muito bem. Como não fui, não posso assegurar se é bom mesmo, mas como ele é exigente, vale a dica.

Fizemos o passeio do Caminho do Ouro, que, confesso, não é para fracos! kkkkk Caminha-se por trilhas íngremes e com relativo grau de dificuldade, mas vale a pena!

O Teatro de Bonecos é outra atração imperdível. Parece que são reais!

Mas o que mais gosto de Paraty é de bater perna, olhar as lojinhas e curtir aquele ambiente! Mas vá de tênis. Nada de chinelo ou sandália, principalmente de salto. Os pés-de-moleque machucam.

Fê Moraes
Fê MoraesPermalink

Eu AMO Paraty!
Eu recomendo a pousada Villagio! Pequena, limpa, bons preços, café da manhã caprichado, enfim, bom custo benefício e pertíssimo do centro histórico!
Sempre que vou, procuro a escuna Rei Cigano. O pessoal é super simpatico, não é muito grande nem fica lotada, a comida é uma delícia e nada de axé/funks/afins, só rola uma mpbzinha de boa qualidade em um valume agradável.
Um lugar escondidinho e muito especial para comer é o Le Castellet, uma creperia francesa maravilhosa!
Ai que saudades que bateu!

Amanda Missel
Amanda MisselPermalink

Da última vez que fui a Paraty (fev/2013), fiquei no Jabaquara, que é 5 min do centro histórico. Os passeios estavam em promoção: escuna+jipe =R$60,00 p/ pessoa. Não caiam na roubada de fazer os passeios direto com a pousada, é sempre mais caro e não tem como barganhar.

Thereza
TherezaPermalink

Putz .... qtas dicas boas ..... valeu gente ....

Beto
BetoPermalink

Uma opção bem bacana fora da cidade é ir almoçar na Gite de Indaiatiba. O lugar foi todo reflorestado com palmito juçara e a comida, ao menos da vez que lá estivemos, é muito boa, assim como as caipirinhas. Fomos muito bem atendidos pelo dono da pousada, um francês casado com brasileira e apaixonado pelo Brasil (enfim, um clichezão gaulês). Vale o passeio, dá até pra aproveitar a cachoeira que tem lá. www.legitedindaiatiba.com.br/iindex.htm

Teresa
TeresaPermalink

Já fiquei nessa pousada e foi ótimo, Faz já alguns anos, os chalés eram simples mas charmosos, o café da manhã delicioso e a sauna, à lenha, imperdível, com direito a banho de cachoeira pra compensar. Bom pra casais e até para famílias, crianças (não muito pequenas)adoram!

Patricia
PatriciaPermalink

Fiquei na Pousada do Príncipe e gostei muito, a localização é ótima, tem tudo por perto, bancos, restaurantes, mercados, e é perto para ir ao centro histórico a pé. É muito charmosa e o pessoal muito simpático e atencioso. Recomendo também a moqueca do Restaurante Arpoador, estava maravilhosa e não é caro. Uma dica que escutei lá de um senhor é que se a gente marchar igual cavalo não torce o pé, é esquisito, mas é verdade, rsrsrs

clarissa
clarissaPermalink

Recomendo a Pousada da Terra Paraty, atendimento excelente pelos proprietários e muito conforto,localizada um pouco afastada do centro, em uma area silenciosa ao lado de uma reserva ambiental. Para ir ao centro, o deslocamento de carro e facil com estacionamento próximo aos restaurantes. Quanto ao passeio de escuna escolha um barco sem música ao vivo e nao deixe de ir as praias de Trindade, paradisíacas!

Juliana
JulianaPermalink

Oi, Ricardo e tripulantes!
Paraty é uma das minhas cidades favoritas, talvez porque tenha sido lá, no Parati33, que o maridão me pediu em casamento há uns oito anos atrás! razz Além das dicas que o pessoal já deu ali em cima, um programa imperdível (mesmo!) é o restaurante Sancho Pança! Ele fica em uma casa de tijolos aparentes na estrada Paraty-Cunha e serve a melhor Costela de boi no bafo de todos os tempos! Para quem gosta de carne de porco, a picanha de leitão também é sensacional! Mas o melhor é o clima, super agradável, que os chefs mantém: há sempre uma boa história para ouvir! Thereza, vai lá que a dica é quente! wink
Segue o site do restaurante: http://www.sanchoparaty.com.br
Abração,
Juliana

Aline Corrêa
Aline CorrêaPermalink

Estive em Paraty nesse último carnaval com minhas amigas e adorei!! Foi bem tranquilo, tinha festa no centro histórico mas nada muvucado, bem gostoso!
Fizemos um passeio de escuna com a Paraty Tours e recomendo! A agência fica um pouquinho antes do centro histórico, pagamos R$40, tinha música, mas só pra dar um ambiente, nada alto, o pessoal foi muito simpático e educado, serviram frutas para os passageiros(estavam uma delícia!). Eu fiquei numa pousada que é mais um hostel na verdade, não recomendo...Um amigo ficou nessa Pousada Villagio que a Fê Moraes indicou e tb gostou muito!A localização é ótima.
Tem vários restaurantes bons lá, mas só me lembro de 2, o Viva la Pizza,que fica na avenida que vai para o centro histórico, bem simples mas bem gostoso e o Benditas, que fica no parte histórica. Gostamos bastante!!
A gte ainda foi para as praias de Trindade, lugar lindo tb! Fizemos a trilha da Praia do Sono, é uma trilha moderada, tem até escadas e corrimão rsrsrs..Mas pra voltar pegamos um barquinho pq estávamos mortas kkkk..Pagamos R$20 cada, achei caro,mas enfim...A praia do Sono é linda demais, águas claras e tranquilas, vale muito a pena!

Maria das Graças
Maria das GraçasPermalink

Paraty, cidade adorável! E para muitas viagens, especialmente fora de temporada. E a Pousada Villas de Paraty é a coadjuvante perfeita para tornar a viagem inesquecível. Ela está situada às margens do rio Perequê-Açu, fora do centro histórico. Tem uma fábrica de cerveja e um restaurante anexo (Cervejaria Caborê) com mesas no jardim, em frente a orla do Perequê-Açu.

Fernanda C
Fernanda CPermalink

Há algum tempo também estive por aqui atrás das dicas de Paraty e infelizmente ainda não existiam. Acabei me informando no blog da Emília. http://www.aturistaacidental.com.br/category/paraty/. Para primeira visita acho que é interessante a hospedagem no centro histórico. Também preferi o passeio com barquinho, para fugir da agitação das escunas e pela flexibilidade do horário.Adorei encontrar uma praia exclusiva para o meu mergulho. Paguei R$ 70,00 a hora. Outra sugestão é o menu degustação do Banana da Terra. Numa próxima vez pretendo fazer a trilha para praia do Sono, que dessa vez não deu tempo.

Rodolfo
RodolfoPermalink

Será que compensa ir lá em abril? A temperatura é legal ou já faz um pouco de frio?

Maria das Graças
Maria das GraçasPermalink

Rodolfo, já estive lá no mês de abril e, devido ao intenso calor, antecipei a volta.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodolfo! A vantagem de abril, maio e junho é que o tempo costuma ser bem mais seco do que no verão.

Paula
PaulaPermalink

Olá, Thereza. Paraty é um charme, vale a pena ficar no centro histórico, não abra mão disso, porque sair a pé para jantar, podendo escolher entre vários restaurantes, é o máximo. Fiquei na pousada Flor do Mar, é linda e fui muito bem atendida. Também fui passar um dia em Trindade, na Praia do Meio, vale a pena. Abração e boa viagem.

Cinthia
CinthiaPermalink

Tenho uma "não dica" de pousada, afinal, é bom tb ficar por dnetro das roubadas: Rumo dos Ventos, muito ruins o quarto e o atendimento no café da manhã!

Importante tb verificar se a pousada escolhida tem ar condicionado - muitas não têm e Paraty já foi fresca um dia hj não é mais!

Banana da Terra, por exemplo, ótimo restaurante, mas sem ar condicionado virou uma tortura! E os pratos custam entre R$60/80!!!!

No mais, excelentes dicas no blog Paraty Cool, da Paula, que mora lá, planejei toda minha viagem através dele, cheio de ótimas dicas: praias, cachoeiras, restaurantes.

http://www.paratycool.com.br/

Imperdíveis para comer: Quiosque Cheiro de Camarão, na super calma Praia Barra do Corumbê, Toca do Pastel para um pós praia, além da charmosa pizzaria Rosa dos Ventos.

Chove bastante e falta luz, prepare-se! Havaianas são os calçados favoritos de quem circula por Paraty.

Monica Rubinho
Monica RubinhoPermalink

Tenho um post no meu blog falando sobre a estrada Cunha-Paraty. Em hipótese alguma vá por essa estrada! Apesar de ela estar em péssimas condições, o Google a indica como caminho, e não existe sinalização para não usa-la! Somente no final da estrada. Adicionei algumas fotos que mostram a realidade do local. Prefira a Rio-Santos, sempre!

Ana
AnaPermalink

Me desculpem todos, mas odiei Paraty e não voltaria. Acho que fui ao lugar errado em Paraty. Achei a cidade feia suja e fedida. Será que é a mesma cidade

Marcia
MarciaPermalink

Ana, com certeza, você deve voltar para apagar essa imagem ruim. Paraty é uma cidade encantadora e o povo muito educado e simpático.

Luana
LuanaPermalink

Concordo com a Ana.....acabei de voltar de Paraty e também achei a cidade feia e fedida (tem poças de esgoto em várias ruas)......e olha que uma amiga já tinha me alertado. Também não volto mais.mas gosto não se discute.....as vezes o que não é bom para mim é maravilhoso para outra pessoa (mas acho que deviam cuidar das poças de esgoto nas ruas)

Juliana
JulianaPermalink

Concordo com a Márcia, Ana! Volte com mais tempo, curta passear despretensiosamente nas ruas de pedras, conversar com o pessoal dos restaurantes e pousadas, tome um sorvete na praça da Matriz... depois venha relatar sua nova paixão! wink

Marcia
MarciaPermalink

Já estive em Paraty diversas vezes e gosto muito de lá. Última vez em setembro/2012. Optamos pela Pousada do Príncipe e acertamos! Muito bem localizada, pois fica a 2 quadras do Centro Histórico, e preço compatível com o que é oferecido. Quarto confortável, limpíssimo, wi-fi perfeito e bom café da manhã.
Gostamos muito do Restaurante Margarida Café (fomos 2 noites) e do Armazém Paraty (lanches deliciosos, melhor tapioca impossível).
E o passeio de charrete é bem legal.

Beta Rodrigues
Beta RodriguesPermalink

Amo muito Paraty!
Fui muitas vezes!
Solte-se em Paraty, ande pelas ruas, conheça fazenda de cachaça, praias da região, passeios de barco, ou simplesmente ande pelas, numa viagem no tempo! http://www.feriasdemochila.com.br/search/label/Paraty%20-%20RJ

Cintia Rojo
Cintia RojoPermalink

Thereza e tripulantes,

Gosto muito da Pousada Paisagem, que fica do lado de lá do canal da Avenida Roberto Silveira. Recomendo o restaurante do Neto, no centro histórico, que tem um camarão casadinho que é uma delícia e o preço é mais amigo e você não precisa vender o rim para comer uma refeição decente! Adoro essa cidade e os eventos que ela sedia! É cara, cheia de gringos mas é um lugar-delicinha... ah, esqueça os sapatos de salto, viu?! Aquele chão "pé de moleque" pede sapatos flats....

Invejinha boa de você! Amo aquele lugar e espero que você também goste!!!

Fabio Beider
Fabio BeiderPermalink

Sempre vou para Paraty para mergulhar, e fico na Othon Villa del Sol. É uma boa pousada e fica perto do centro histórico, porém carinha.
Na ultima vez, no final do ano passado, fomos somente para veleja e ficamos na Pousada Larissa, perto da entrada de Paraty.
Não gostamos. Parecia mal cuidada e o atendimento não era muito bom. Não recomendo.
http://mochilandomundoafora.blogspot.com.br/2012/12/pousada-larissa-em-paraty.html

Fabio Beider
Fabio BeiderPermalink

(Perdoem os erros de português, não consegui editar)

Cristina Macedo
Cristina MacedoPermalink

Adoro Paraty, mas eu como tenho rinite alérgica, tenho que tomar muito cuidado em qual pousada vou ficar. As mais novas são ótimas... Fiquei na última vez na pousada do Sandy e não gostei. é uma das mais tradicionais de Paraty e meu quarto cheirava coisa velha!!

Cristina Ferrari
Cristina FerrariPermalink

Eu fui com meu namorado em dezembro de 2011 e nós amamos a cidade, já estamos planejando o retorno. Nós ficamos no Parque Hotel Pereque http://www.hotelpereque.com.br/ e foi ótimo. Super bem localizado, agradável, pessoal atencioso e café da manhã delícia! Nada de luxo, mas bem confortável. Chegamos na hora do almoço e fomos logo para o centrinho almoçar e conhecer a cidade, que é um charme. Reservamos o dia seguinte para fazer as cachoeiras da Pedra Branca e Tobogã pela manhã e depois passamos pelas praias da região: Cepilho, Brava, do Meio, Cachadaço, mas ficamos mesmo em Trindade. No outro dia, fizemos o passeio com barquinho particular e digo: vale muito a pena. Você resolve com o barqueiro quais as ilhas e praias quer passar, fica o tempo que combinar em cada ponto, sem pressa e sem a muvuca das tradicionais e lotadas escunas. Nós levamos as bebidas e os petisquinhos, foi maravilhoso!!! No último dia, fomos para o centrinho fazer comprinhas de artesanatos e seguimos viagem. Ah, todas as noites fomos para o centro jantar e recomendo a Pizzaria da Cidade, nham!!!

Isabele Carestiato
Isabele CarestiatoPermalink

Olá, adoro Paraty e vou com bastante frequência. Recomendo a Pousada do Príncipe, que é na rua principal, bem pertinho o Centro Histórico.
O turismo em Paraty se popularizou muito, e um pouco do charme da cidade se perdeu.
Mas tem um passeio que sempre faço e que é menos explorado: Paraty Mirim, com uma entrada escondida, e 30 minutos de estrada de terra, passando pelas aldeias indígenas, chegamos na praia, com sua igreja em ruínas. De lá alugamos um barquinho (desses de pescador) e vamos para o Saco de Mamanguá, uma baía de águas calmas em que só se chega de barco (e onde foram filmadas as cenas do filme Crepúsculo) ali é só escolher uma das pequenas praias e passar o dia, pedindo para o barqueiro te pegar depois. Não há estrutura turística, é preciso levar algo para comer e beber, mas é lindo!
Meu marido e filhas foram também num parque de arvorismo e tirolesa e adoraram!
Espero que as dicas sejam úteis!

rachel
rachelPermalink

Amo Paraty!!! Recomendo a pousada La cigale, que é perto do centro histórico, charmosinha, baratinha e limpinha. Tem café da manhã e café da tarde incluídos no preço. A noite eu adoro o Pier 33, comida boa e música ao vivo. Sempre vou a Trindade e na cachoeira do escorrega, muito legal! E quanto ao passeio de escuna, sempre faço com "a galera", mas da próxima vez quero alugar um barco particular, pra fugir da muvuca e música alta.

Mauro
MauroPermalink

Uma boa pousada, ao lado do rio, mas praticamente dentro do centro histórico é a do Corsário. A piscina fica num deck de frente pro rio. O que não falta em Paraty, além da simpatia do lugar, são praias lindas (acessíveis de barco(fuja das escunas!)), como a do Sono, perto de Trindade, e boa comida. Neste Carnaval, alugamos uma casa no começo da Paraty-Cunha, bem em frente ao Voilá Bistrot. O lugar é muito agradável, a comida, deliciosa, e os donos muito simpáticos. Não perder também as crepes do Yves, na Le Castellet e a Pizzaria da Cidade.

silvana
silvanaPermalink

Gostaria de saber sobre San Sebastian na Espanha. Vale a pena? Se sim, quero dicas. Tks, silvana

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Silvana! Este é um post sobre Paraty. Leia sobre San Sebastián aqui: https://www.viajenaviagem.com/2012/06/biarritz-san-sebastian-dicas/

Érica França
Érica FrançaPermalink

Paraty também tem história e ecoturismo. Há alguns anos, aluguei uma bike em uma agência de receptivo próxima da rodoviária. Peguei um mapinha e fui em direção à estrada Paraty-Cunha. Ali, há alambiques, restaurantezinhos, cachoeira e a caminhada por um trecho da Estrada Real - esta para ser feita sem bike.

Há mais informações sobre o caminho neste site de Paraty. http://www.paraty.com.br/caminho.asp

Ana Cláudia
Ana CláudiaPermalink

Ah Paraty! uma charmosa cidade do Rio de Janeiro. Há muito o que se fazer por lá....já fui duas vezes, uma sendo no reveillon! Fiquei na Pousada Varandas de Paraty, muito charmosa e acolhedora, bem próxima à Rodoviária, com preços razoáveis (lembro que as refeições, acabamos fazendo lá, por ser mais em conta e menos concorrida).
Vale a pena, já que estará por perto,ir até um alambique,que geralmente fica em fazendas, muito legal e antigas.
Dar um pulo na praia de Tarituba, São Gonçalinho (que aliás pega um ônibus intermunicipal, que sai de Paraty e vai até Angra, parando em todas as praias do caminho!)
Claro, não se poder ir a Paraty e não fazer um passeio de escuna, vale muito a pena! O passeio dura um dia inteiro, parando em várias ilhas, é inesquecível!

Quenia Maia Lourenço
Quenia Maia LourençoPermalink

Thereza

Estivemos em Paraty em dezembro 2012 e ficamos na Pousada Solar
D alcina www.solardalcina.com.br que é muito boa, não fica no centro mas o lugar é muito calmo e está a 15 minutos a pé do centro. É nova, limpa, bom atendimento e com ar condicionado. Também fomos ao Margarida Café que é um restaurante muito simpático. As dicas estão em nosso blog http://viagens-porai.blogspot.com.br
Abraços

Sylvia
SylviaPermalink

Estivemos nesta semana em Paraty.
Ficamos na Pousada Doce Paraty ,
muito bem localizada, a menos de uma quadra
do centro histórico e numa rua sem muvuca
Quem n?o tiver bagagem pode caminhar tranquilamente
de/para a rodoviaria ( 10 min)
A escolha foi acertada, nosso apt ( 306) nao
tinha nenhum cheiro de mofo, colchâo e
ar condicionado otimos .
Uma pousada simples, com apenas dois anos
de vida e tarifas muito amigáveis

Marcia Palhares
Marcia PalharesPermalink

Adoro Paraty, vou com frequencia. No Centro Histórico, gosto da Pousada do Sandi, embora seja um pouco barulhenta, já que as janelas dão pra rua. Fora do centro, mas próximo a ele, a Pousada do Príncipe é boa, mas não tem estacionamento próprio, tem um "convênio" de R$ 25,00/dia com um próximo. Outra opção é a Pousada Paisagem, um pouquinho mais longe, mas dá pra ir à pé ao centro. Quanto aos restaurantes, realmente o Banana Ouro é ótimo, mas muuuito caro. Gosto demais do Punto Divino e do Restaurante Arpoador. Vou sempre a Trindade (25Km de Paraty) e passo o dia lá, na praia, que é maravilhosa.
Espero ter ajudado!

Sylvia
SylviaPermalink

Quanto aos passeios em Paraty , fizemos de
onibus local, saindo da rodoviaria.
É facil ir a Trindade e Paraty Mirim , mas
tem dois perrengues: os bumbas nao tem
ar condicionado e para ir sentado é preciso
ir num horario com pouca muvuca , antes das
10,30 h. As grades de horarios estao disponiveis no local
e as viagens sao 100% roots wink

Sylvia
SylviaPermalink

Quanto aos restaurantes,
O Pippo ( na Pousada do Sandi) tem um
ar condicionado perfeito e a comida estava
otima.
O Bartholomeu , sem aircon mas bem ventilado
deixou boas lembranças por conta do tempero
e da otima musica ao vivo
O Cafe Margarida é um charme, mas fique
longe se a temperatura passar dos 30 , a
ventilação é bem ruim .

Michele - PlanejandoaViagem

Fui algumas vezes à Paraty e sempre gostei. Em cada viagem fiz um passeio diferente e assim pouco a pouco fui conhecendo.

Dentre as pousadas gostei bastante da Pousada do Cais (simples e com excelente localização).

Dentre os passeios achei bem bacana andar de bicicleta pela estrada Paraty-Cunha, caminhar até o Museu Forte Defensor Perpétuo e também visitar a Casa de Cultura de Paraty (muito moderna e interativa).

Não sou muito fã dos passeios de escuna, mas já fiz, não gosto muito da música e do cheiro de fritura na hora do almoço.
Acho que não combina com o passeio. Porém a paisagem é linda. Algum passeio de barco tem que ser feito.

O Jabaquara é uma praia bem próxima e tranquila. De fácil acesso. As praias em Trindade são bacanas, o lugar é mais pé na areia e a piscina do cachadaço, acessível por trilha é bem legal.
Ambos os locais são acessíveis de carro. Nunca fiz a trilha da praia do Sono, tá na minha wish-list.

Para que gosta de restaurante tailandês recomendo o Thai Paraty, e de restaurante italiano o punto Punto DiVino. Mais local e com ótimas caiprinhas é o Porto da Pinga.

Cristina
CristinaPermalink

Eu fui há mais de 10 anos a Paraty. Vou adorar ler essas dicas! Obrigada as xarás que se identificaram pelo sobrenome!

Jackie
JackiePermalink

Temos dois posts no blog sobre Paraty. Ficamos 3 dias e 2 noites com cachorro. E olha, sensacional. Pudemos fazer tudo com ele, exceto claro os museus. Aqui:
http://www.viajesim.com/2012/01/paraty-com-cachorro-i.html

e aqui

http://www.viajesim.com/2012/01/paraty-com-cachorro-ii.html

abs,

gabriela
gabrielaPermalink

Blog cheio de dicas interessantes!

http://garfosequartos.com/category/brasil/paraty/

Loraine
LorainePermalink

Paraty, para mim que moro no RJ é a melhor opção de escapada de fim de semana! Para um final de semana de luxo, fique na Pousada Porto Imperial, melhor opção dentro do Centro Histórico, com um pátio interno charmoso e piscininha deliciosa, atendimento impecável e estacionamento próprio. Para um final de semana econômico recomendo a pousada Casario, novinha, quartos excelentes e proprietária muito atenciosa, localizada a uma curta caminhada ( uns 15 minutos ao longo do Rio Perequê) do centro histórico. Restaurantes excelentes: banana da Terra, Margarida Café, Casa Coupe e o econômico Galeria do Engenho. Com pratos fartos e honestos. Imperdiveis sao a ida as praias de Trindade e alugar uma embarcação no cais para um passeio. Fujam das muvucadas e barulhentas escunas e alugue barquinhas coloridos e confortáveis direto com os barqueiros da região. Alugo sempre o barco Calypso, o dono é o Paulo, gente boa, fica cerca de R$ 70 a hora e podem ir até 10 pessoas, programão! Se quiser ficar em Terra firme a melhor opção é o quiosque/ restaurante La Luna na Praia do Jabaquara, com lounges confortáveis e cardápio muito bom, incluindo pratos baianos e italianos seguindo a nacionalidade dos donos.

Loraine
LorainePermalink

Inclusive ouvi falar que neste final de semana é aniversario da cidade com show do Nando Reis na Praça principal!

Vladimir
VladimirPermalink

Olá,Pessoal!!!

Eu sou um frequentador antigo de Trindade! Minha dica de Paraty é: Vá a Trindade!!!

Tem ônibus direto do centro de Paraty.

Meu lugar para descansar e me desligar de tudo é Trindade há muitos anos.

Não sou da galera roots, gosto de ir pra lá, ficar numa pousada, comer pf de peixe, arrooz e feijão e ficar fazendo os passeios pelas praias e cachoeira, onde encontramos a famosa e ótima "pedra que engole". As praias são excelentes!!! Em Trindade não tem badalação como em Búzios e outros lugares e as vezes é exatamente isso que quero.

O que não tem preço em Trindade: Você chegar, parar o carro e só entrar no carro de novo na hora de ir embora!!! É demaaaaaais...

Ótimas Viagens,
Vladimir.

Pati Venturini - De Garfos e De Quartos

Poxa VNV! Quanta honra sermos mencionados! Obrigada mesmo! smile
Sim, temos muitas dicas do Centro Histórico! Lindo, apaixonante, inesquecível. Temos outros posts também com dicas de gastronomia e passeios nos arredores (cachoeiras, alambiques, Trindade), mas recomendo especialmente a leitura do post que trata do passeio de barco, praias e o incrível Saco do Mamanguá - esse aqui pode fazer valer a viagem:
http://garfosequartos.com/2012/09/10/baia-de-paraty-as-ilhas-as-praias-e-o-saco-do-mamangua/
Não indicamos hospedagem, mas estive na Pousada do Príncipe, fica a duas quadras do Centro Histórico, e exceto pelo fato dos quartos serem espartanos, as áreas comuns são uma graça, o café da manhã excelente e o preço abordável.
Abraço a todos!
Pati