Côte d'Azur e Provence: estratégia de viagem 1

Côte d’Azur e Provence: estratégia de viagem

A melhor base para explorar a Côte d’Azur é Nice, de onde é possível fazer passeios a cidades e vilas próximas – de trem ou de carro.

Para quem está de carro, a melhor base para explorar a Provence é o Lubéron. Quem está sem carro, deve escolher entre Aix-en-Provence e Avignon.

Para fazer o básico de cada uma das regiões você vai precisar de 4 dias – uma viagem para Côte d’Azur e Provence deve prever cerca de 10 dias.

Côte d’Azur – Litoral

Nice

O mínimo para dar conta basicão da Côte d’Azur, em ritmo puxado, são 4 dias. Você pode dedicar o dia de chegada à sua base – Nice – e fazer, nos dias seguintes, passeios a Mônaco + Èze,  a  Haut de Cagnes + St.-Paul + Antibes  e a Grasse + Cannes.

Com menos do que 4 dias, vai precisar selecionar os passeios. Com mais de 4 dias, poderá passear com mais calma e aproveitar a praia — ou se mudar para St.-Tropez, que é perfeita como segunda base. Uma semana é a permanência ideal para não sair da Côte sem ter visto/experimentado o que vale mais a pena.

Nice é muito mais do que um balneário: é uma cidade de verdade, que tem vida própria o ano inteiro. Por isso considero Nice o lugar mais interessante — diverso, animado — para estabelecer base na Côte.

O centro histórico é uma graça e tem um mercado autêntico, no Cours Saleya, que funciona de terça a domingo (6h às 13h30). A praia tem pedrinhas, mas as plages (as barracas de praia francesas) têm passadeiras de sisal entre as espreguiçadeiras, para não machucar os seus pezinhos. O mar tem uma linda tonalidade azul-celeste.

Se eu fosse você, me hospedava no centro histórico de Nice; a região do porto tem uma saída superconveniente para as Corniches. Eu fiquei no Ibis Budget Nice Vieux Port. Na mesma região estão o Le Genève e o econômico Campanile Nice Acropolis. Ali perto, e também fácil de chegar e sair para quem está de carro, o Mercure Nice Marché aux Fleurs é uma boa opção.

Mônaco

Mônaco está a apenas 20 km. Você pode ir de carro (esse roteiro aqui, modéstia às favas, é campeão) ou de trem (22 minutos). Em ambos os casos, faça uma parada na ida no vilarejo de Èze, no alto da montanha, no meio do caminho.

Antibes

Antibes, a 22 km, um pouco antes de Cannes, tem um centrinho histórico murado à beira-mar que é puro charme. Também é uma boa alternativa a Nice para montar base (veja hotéis aqui), se você prefere evitar cidades maiores. Está a 21 minutos de trem. De carro, Antibes compõe um roteiro triangular perfeito de um dia com Haut de Cagnes e St.-Paul.

Cannes

Cannes está a 32 km e permite que você imagine os artistas chegando pela Croisette ao Palais des Festivals. Mas não espere muito do centro histórico. Há bons restaurantes e bares, mas que existem em função dos turistas, sem aquela cor local do centro de Nice. De trem são 32 minutos. Dá para combinar com um pulinho antes em Grasse, tanto de trem quanto de carro.

St.-Tropez

St.-Tropez está a 112 km pela auto-estrada e 120 km pela costa, mas não é um bate-volta muito aproveitável.

No verão você vai pegar muito engarrafamento (a costeira estará totalmente parada, assim como o trecho final na tortuosa estradinha entre a auto-estrada e St.-Tropez, caso você vá por fora).

St.-Tropez tem pouco o que ver e muito o que curtir: o bacana aqui é veranear, pegando praia num dos clubes de Pampelonne (como o mítico Club 55, o badaladinho Nikki Beach — em julho e agosto é bom reservar — ou qualquer outra plage) e curtindo a noite do centrinho histórico.

Não há trem para St.-Tropez; a estação mais próxima fica em St.-Raphaël (1h de trem de Nice); você segue de ônibus local da estação até St.-Tropez.

É possível ir de Nice a St. Tropez de balsa (ferry) – veja com nossa parceira Viator. Os trajetos de ida e o de volta duram 2h30m. A saída em Nice é às 09:00 e a volta de St. Tropez é às 16:30.

Côte d’Azur – A montanha

As montanhas que acompanham a costa escondem vilarejos adoráveis.

Èze está a 13 km na direção de Mônaco e se equilibra precariamente na beira de um precipício, em torno de um castelo medieval.

Ao sul de Nice,  Haut de Cagnes (15 km) é um bibelozinho superpreservado. De transporte público, pegue o ônibus 400 de Nice ou o trem (15 minutos) até Cagnes-sur-Mer;  lá prossiga no ônibus local para a cidade antiga, que fica (como o nome sugere) nos altos do balneário.

St.-Paul

A mais fotogênica das cidades da montanha é St.-Paul (20 km de Nice) cuja pracinha na entrada funciona como campo permanente de pétanque. As vielas da cidade murada lembram as de Èze — só que com lojas mais sofisticadas. O trem não chega a St.-Paul, mas ônibus 400 de Nice deixa você lá (você pode pegar também no meio do caminho, em Cagnes-sur-Mer, depois de ter visitado Haut de Cagnes).

Grasse

A razão de ir até Grasse (43 km de Nice) é fazer uma visita a uma de suas perfumarias, como a Fragonard, para conhecer o processo de criação e fabricação de perfumes. Grasse está a 1h15 de trem de Nice e 30 minutos de Cannes.

Não se engane com as distâncias

No mapa, tudo está pertinho. Só que o trânsito na costeira é bastante lento (em julho e agosto, totalmente engarrafado). Sair da cidade para pegar a auto-estrada também é embaçado. Não tenha planos muito ambiciosos para os seus dias para não se estressar. Em agosto, ir pela costa de Nice a St.-Tropez é enlouquecedor; prefira a auto-estrada.

Quando ir à Côte d’Azur

Entre o fim de maio (quando acontece o festival de cinema de Cannes) e meados de setembro tudo estará funcionando e vai dar até para pegar praia. Entre outubro e abril, o frio tira muito do encanto da região. Agosto é indicado apenas para quem quer ficar parado num lugar e ir à praia ali todos os dias; turistar pode ser um suplício por causa do trânsito.

Provence

Lourmarin
Lourmarin

Para fazer o basicão da Provence você vai precisar de 4 dias: um dia para percorrer o Lubéron, outro para Aix, outro para Avignon e um quarto para ir a St.-Rémy + Les-Baux.

Dias suplementares podem ser usados para brincar de Lubéron com mais calma: ver a feira em L’Isle-sur-la-Sorgue, dar um pulinho nas Gorges du Verdon, ver as Calanques, dar um rolê por Marselha ou ir às cidades romanas de Nîmes ou Arles.

Com uma semana (dividida entre duas bases) você já sairá com a sensação de não ter deixado nada muito essencial para trás. Com 10 dias (divididos entre três bases) você terá visto e curtido o melhor da região.

Bases para explorar a Provence

Lubéron é um parque nacional que abriga um rosário de vilarejos tombados pelo charme e pelo bom-gosto.

Gordes, no coração do Lubéron, está a 40 km de Avignon, 75 km de Aix-en-Provence e 250 km de Nice. Este é o território dos livros de Peter Mayle sobre a Provence — e é onde mora o tal “estilo provençal” que você vê nas revistas de decoração.

As estradinhas são todas vicinais, e não há indústrias nem arrabaldes feios a macular os seus deslocamentos. Se você não precisa de igrejas, ruínas, museus e monumentos, talvez nem queira sair daqui: passar os dias entre a piscina do hotel e um mercado provençal (pegue a lista no seu hotel) e um restaurante num outro vilarejo já configura férias inesquecíveis.

Estar de carro é essencial. A pé, você vai precisar usar os ônibus locais, que não são tão freqüentes assim (antes de ir, informe-se sempre sobre os horários de voltar para ver se o passeio é factível).

As Gorges du Verdon estão a 130 km de Gordes. Saindo dos limites do parque, você verá que o caminho perderá muito em beleza (mas os pontos de chegada valem a pena). As distâncias, a partir de Gordes: L’Isle-sur-la-Sorgue a 18 km, Châteauneuf-du-Pape a 50 km, Avignon a 75 km, St.-Rémy a 43 km, Les-Baux a 46 km, Nîmes a 81 km e Arles a 87 km.

Na região, já fiquei no Domaine de l’Enclos, um hotelzinho charmoso, nem barato nem caro, nos arredores de Gordes, e amei. Dê uma olhadinha nos hotéis de Gordes, Lourmarin, Bonnieux, Ménerbes e Roussillon.

Aix-en-Provence

Aix-en-Provence é uma cidade animada, com muitos estudantes e uma rua que se tornou famosa como “a mais bonita da França”, o cours Mirabeau. Está bem posicionada para passeios ao Lubéron (40 km) e ao litoral: Marselha está a 30 km, as Calanques a 45 km. No interior, o Lubéron está a 40 km, L’Isle-sur-la-Sorgue a 70 km, Avignon a 80 km, Les-Baux a 68 km, St.-Rémy a 71 km, Arles a 75 km, Nîmes a 115 km e Gorges du Verdon a 120 km. Tem TGV para Paris e para Nice.

Avignon

Avignon é a cidade de maior peso histórico da região; foi sede do papado. É a base mais central para fazer toda a região de carro: o Lubéron está a 75 km, as vinícolas de Châteneuf-du-Pape a 18 km, os antiquários e o mercado de L’Isle-sur-la-Sorgue a 28 km, St.-Rémy a 25 km, Les-Baux a 28 km, Arles a 40 km, Nîmes a 45 km, Aix a 80 km, Marselha a 110 km, Gorges du Verdon a 220 km. Tem TGV para Paris e Nice.

Quando ir à Provence

Sua viagem vai ser muito mais bacana nos meses mais quentes e ensolarados, entre maio e setembro, iniciozinho de outubro. Novembro é nublado e chuvoso, e no inverno as cidades menores hibernam e perdem bastante do seu encanto.

Para ver os campos de lavanda floridos, vá entre o fim de junho e o a primeira quinzena de julho. Se puder, evite agosto, que é o mês em que o sul da França fica mais cheio, com algumas estradas intransitáveis.

Chegar e partir

De Paris ou Barcelona à Côte d’Azur

A melhor rota para Nice é de avião: 1h20 de Paris, 1h15 de Barcelona.

De trem, Nice está a 5h40 de Paris e a 9h40 de Barcelona.

O aeroporto de Nice está a cerca de 30 minutos do centro da cidade. É possível fazer o deslocamento por transporte público (tram ou ônibus), que levam ao centro. De lá é preciso pegar outro tram ou ônibus para o centro histórico.

De táxi, a corrida sai cerca de 32 euros (pode variar se houver engarrafamento).

Se preferir sair do aeroporto de Nice para seu hotel de trânsfer privado (a partir de 26 euros), veja as opções oferecidas por nossa parceira Viator:

De Paris ou Barcelona à Provence

Saindo de Paris, o trem é o transporte mais indicado. O trajeto Paris-Avignon leva 2h40 (saindo do aeroporto CDG, 3h10) e a viagem Paris-Aix-en-Provence demora 3h (saindo do CDG, 3h30).

O trajeto Barcelona-Avignon se faz em menos de 4 horas. De Barcelona-Aix-en-Provence são 4h15.

Entre Côte d’Azur e Provence

Há trens rápidos entre Nice e Avignon (3h) e Aix-en-Provence (3h30).

De carro, você pode ir pelo litoral (seja pela costeira, seja pela auto-estrada), parando uma, duas ou três noites em St.-Tropez, ou ir pelo interior, passando pelas Gorges du Verdun (durma em Moustiers-Ste.-Marie).

Com 10 a 15 dias, dá para fazer um roteiro circular, pegando e entregando o carro em Nice ou Avignon.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    790 comentários

    Olá boia, Ricardo e equipe!
    Simplesmente amo o conteúdo do Viaje. Nunca fui para nenhum lado sem antes buscar os (prudentes) conselhos do Ricardo, o melhor, ever! Com essa rota de voo inicial montadinha, me sinto muito mais preparada para os imprevistos e desvios que toda boa viagem proporciona (são as histórias para lembrar e contar). Bom, o plano atual é Cote e Provence em julho, eu e o marido. Para Cote, já vi que o carro é dispensável, e vamos fixar base em Nice, por recomendação do Ricardo. Só que para Provence tenho dúvida. É necessário mesmo um carro para conhecer os povoados e o litoral ou há alternativas de transporte público ou bons passeios turísticos partindo, por exemplo, de Avignon ou Aix-en-Provence?
    Muito, muito obrigada!
    E parabéns pelo trabalho, é fantástico.

      Olá, Patrícia! Para passear pelo Lubéron, St. Rémy, Les Baux e Châteauneuf du Pape você precisa ou estar de carro ou se encaixar em tours em grupo saindo de Aix ou Avignon.

    Oi, Bóia! Há anos acompanho o blog e sempre agradeço por seguir todas as dicas. Final de março vou com meu marido e montaremos base em Nice. Mas ele está resistente em alugar carro. Você acha que os roteiros bate-volta de trem, especialmente com duas cidades funciona bem? Exemplo Eze + Monaco com trem no mesmo dia, funciona? As estações estão longe das atrações? Não temos problemas e até gostamos das caminhadas.

      Olá, Nathalia! Todos os passeios de trem e ônibus a partir de Nice mencionados no post funcionam bem.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito