Leitores relatam problemas com o VTM do Banco do Brasil

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Moedas

As reclamações vinham pipocando há algum tempo. Leitores se queixando que seus VTMs emitidos pelo Banco do Brasil não eram aceitos no comércio ou então eram engolidos na hora de fazer saque.

O problema de aceitação é comum a VTMs que não têm o nome impresso. Muitas lojas, sobretudo na Espanha, exigem documento de identificação para comparar com o nome do cartão. E sem nome no cartão, como comparar?

Já o engolimento do cartão pelos caixas automáticos parece ter a ver com a falta de chip. Só que há outros VTMs sem chip no mercado, que não parecem dar problema como o do BB. (Fui verificar o meu próprio VTM e vi que não tem chip; sempre saquei normalmente, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos.)

Anteontem a leitora Mariana Nissen publicou este longo comentário na nossa página do Facebook. É um relato que ela está compatilhando em outros blogs e mídias sociais. Está tão bem escrito e embasado, que não dá para não tranformar em post:

Comprei euros através do serviço Visa Travel Money do Banco do Brasil acreditando na propaganda do funcionário que dizia ser essa a forma mais eficaz e segura de levar dinheiro para a Europa. No entanto, o cartão NÃO funciona na Espanha e me sinto agora refém do Banco do Brasil, com mais de 3.500 euros que não posso gastar, nem sacar.

1. Não é possível sacar dinheiro com o cartão. O meu cartão principal e o reserva ficaram retidos em caixas eletrônicos. Me queixei com o Banco do Brasil em Madri, e, excepcionalmente, me deram outros dois cartões, já que a central de atendimento disse que demoraria 21 dias para enviá-los e o Banco do Brasil confirmou que esse é um problema freqüente na Espanha. No entanto, ao tentar usar um desses cartões para saque, novamente o caixa eletrônico engoliu o cartão. A atendente da Central de Atendimento do Banco do Brasil me explicou que isso acontece porque alguns caixas eletrônicos não reconhecem os cartões sem chip. Por que então o Visa Travel Money do Banco do Brasil não tem chip? E como faço para me certificar que posso tirar o dinheiro e não ficar sem cartão e dinheiro novamente?

Solicitei ajudar para localizar um banco e/ou fazer um saque emergencial, para tirar o dinheiro pré-pago, ou seja, dinheiro meu, já adquirido. Mas o Banco do Brasil e o Visa dizem que não podem me ajudar. Que o meu papel é educar as lojas na Espanha sobre esse novo produto e as suas vantagens. Sinto muito, mas não estou aqui para educar ninguém, e muito menos atuar como embaixadora de empresas tão importantes como Visa e Banco do Brasil. Tudo o que eu quero é ter em mãos o meu dinheiro.

2. As lojas não aceitam porque não aparece nenhum nome de cliente no cartão, e na Espanha todos checam a identidade do cliente antes de finalizar a compra com cartão. Se insistir, ameaçam chamar os seguranças. Para evitar esse problema bastaria imprimir o nome do cliente no cartão.

3. Nas poucas vezes que aceitaram, depois de certa insistência, a máquina não solicita o pin. Ou seja, não existe nenhum tipo de segurança extra, tal como o Banco do Brasil vende. Por que o Visa Travel Money do Banco do Brasil não tem chip, não sei. Solucionaria também o seu uso em qualquer ATM com bandeira Plus, e não apenas em alguns, aleatórios, como ocorre no momento.

4. Me dão como solução estornar o dinheiro para a minha conta corrente, sendo que comprei o euro a 2.81 e querem me devolver a 2.54. Ou seja, não é uma solução, principalmente porque continuo na Espanha e necessito euros, não reais.

Resultado, estou na Espanha, com um saldo de mais de 3.500 euros no Travel Money, mas sem poder comprar ou retirar dinheiro com dito cartão. O Banco do Brasil e o Visa se negam a ajudar no meu caso, dizendo que não tem registro de outro procedimento. Tenho um bebê de sete meses, contas para pagar, dinheiro economizado, mas retido agora por um cartão inútil.

Tudo o que eu peço é uma indicação clara de como eu posso sacar todo o meu dinheiro e deixar para sempre de contar com o Visa Travel Money do Banco do Brasil, já que o serviço não funciona na Espanha.

Mais problemas com o VTM do Banco do Brasil na Europa

O Viaje na Viagem alerta: procure comprar VTM com nome impresso e chip. Sempre pergunte à sua corretora sobre a possibilidade de gravar o nome e sobre a disponibilidade de cartões com chip.

Volto a lembrar também a inconveniência de depender 100% de um único meio de pagamento. Todos podem dar chabu. Dinheiro pode ser perdido, cartões podem ter problema de rede ou senha, e você pode precisar de mais dinheiro do que levou. Leve um pouco de dinheiro vivo, habilite o cartão da sua conta bancária para saques internacionais, leve um VTM e um cartão de crédito em qualquer viagem.

Leia mais:

287 comentários

kelsen martins

boa tarde.Gostaria de saber se o cartao vtm(sem ser do BB)é bem aceito em Roma e na Europa toda?E se é necessario vir com chip? obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kelsen! É bem aceito sim. Leia os prós e contras sobre o VTM aqui: https://www.viajenaviagem.com/2012/06/cash-debito-credito-vtm/

kelsen martins

obrigado por ajudar no esclarecimento de minha dúvida.gostaria de saber a respeito do chip no cartao,se é realmente necessario,muito obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kelsen! Todos os cartões pré-pagos são emitidos com chip. Apenas nos Estados Unidos eles são passados no modo magnético.

Márcia
MárciaPermalinkResponder

Acabei de voltar de Madri e Lisboa e usei direto o VTM do Banco do Brasil e da Confidence Câmbio. Todas as lojas aceitavam tranquilamente sem pedir documento algum. Apenas a FNAC em Madrid criou problemas com o do Banco do Brasil por causa da falta de chip mas acitou o da Confidence CÃMBIO. Não tentei usar para retirar dinheiro nas máquinas. Levei algum dinheiro em espécie e foi suficiente.

Leandro
LeandroPermalinkResponder

Ola. Tenho um cartão VTM do BB com 1000 euros que sobrou de uma viagem à europa. Agora, estou indo para os EUA. Posso usar ele simplesmente lá ou não irá funcionar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leandro! Você pode usar; o cartão faz a conversão automaticamente. Informe-se sobre quanto valerá o dólar com a emissora do cartão e avalie se valerá a pena.

sandra godoi
sandra godoiPermalinkResponder

Ola, estou indo para o Chile e gostaria de saber se o cartão VTM do BB é aceito lá

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandra! Cartões tipo Visa Travel Money são aceitos no Chile, sim. Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/que-moeda-eu-levo-para-o-chile/

Leitores comentaram ter tido problemas com o VTM emitido pelo Banco do Brasil. Veja comentários anteriores:
https://www.viajenaviagem.com/2013/02/leitores-relatam-problemas-com-o-vtm-do-banco-do-brasil/comment-page-1/

Helena Sinclair

Olá,
Gostaria de saber se o Global ( bandeira American express) tem chip? Vou viajar aos EUA e queria levar esse tipo de cartão. É melhor comprar VTM? Tenho VTM do Banco rendimento para libras sem chip e funcionou muito bem para saques na Inglaterra, não utilizei em compras.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Helena! Nos Estados Unidos as máquinas não verificam chip. Todas as transações são feitas pela tarja. American Express é bem aceito nos Estados Unidos; na Europa é que Visa e MasterCard têm aceitação bem maior que Amex.

Manuel
ManuelPermalinkResponder

Usei o cartão prepago da American Express (do Bradesco) mês passado em uma viagem para os EUA e achei ótimo. Apenas uns 2 lugares não aceitaram o cartão por ser AMEX, nesse caso tive q usar meu cartão de crédito da VISA. Confirmo que lá é tudo na tarjeta magnética. É só passar e pronto, não precisa digitar a senha. Para compras acima de 10 dólares vc tem q assinar a notinha. Usei por 3 dias no Canadá também e não tive problemas. A única dica pra comprar o cartão prepago: pesquise as cotações e taxas em diversos lugares! Eu tinha optado pelo cartão do Bradesco pois sou correntista, o q me permite fazer a recarga online pelo internet banking, porém a taxa de câmbio deles é péssima! Não lembro direito, mas acho q o dólar estava 2,21 no dia e eles me cobraram 2,33. Como deixei pra fazer na última hora não tinha opção... Mas não faria denovo. O VTM do Banco do Brasil parece ter a melhor cotação (apenas 2-3% acima do "real"), porém eles cobram uma taxa de R$40 para cada recarga. De qualquer forma, pra valores maiores acho q compensa!

Ana Paula Basso

Olá... estou passando por uma situação que poderiam me ajudar ou orientar. Estou nos EUA e fiz reservas de hotel e locação de carro através do meu cartão de conta corrente. Eles 'debitam' o dinheiro como segurança. Paguei com Traveled Money e ficaram de me estonar o dinheiro para a conta corrente... há 15 dias!!! O dinheiro não volta. Sabem se isso é normal? Quantos dias pode demorar? Me ajudem pois não é pouco dinheiro e sendo assim o dinheiro foi 'em dobro'. Obs. Conta corrente no Banco do Brasil!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Paula! Não conhecemos esse tipo de sistema. Fale com o seu gerente, é o melhor a fazer.

Ana
AnaPermalinkResponder

Bóia, estou em Granada, Espanha, e o caixa acabou de engolir meu VTM do BB. Que ódio. Consegui bloquear facilmente o cartao engolido pelo atendimento do BB por telefone (a cobrar) e agora vou usar o cartao reserva, mas nao vou mais tentar sacar com o VTM. Ainda tenho uns trocados e vou evitar ao máximo os saques, que necessariamente serao pelo cartao de crédito, nao pelo VTM, porque era só o que me faltava ter outro cartao engolido. Em Portugal meu esposo conseguiu sacar em um caixa do Santander, mas na Espanha nao tínhamos tentado ainda... Ahnf, que porcaria.
É verdade o que o povo diz da transaçao com VTM nao pedir senha. Quase nunca pede, é só assinatura mesmo.

Elaine Diniz
Elaine DinizPermalinkResponder

Olá, acabei de voltar da Europa e voltei com alguns euros. Estou indo para Orlando na próxima semana e tenho que comprar dólares que pretendo recarregar o cartão pre pago e levar um pouco em dinheiro. Minha duvida eh se eu trocar os euros para dólar eu perco muito. Se eu levar os euros conseguirei trocar lá? Ou nao vale a pena? Obrigada pelas ótimas dicas do site.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elaine! A cada operação de câmbio você perde um pouco. Você pode levar seus euros para os Estados Unidios e trocar numa casa de câmbio por lá.

Alfredo
AlfredoPermalinkResponder

Quero primeiramente parabenizar o site e todos os seus colaboradores.
Preciso saber se o Travel Money da Confidence Cambio, que utiliza a bandeira MasterCard é bem aceito em Las Vegas. Obrigado

Janaina
JanainaPermalinkResponder

Ontem tentei fazer saques em Goreme, na Capadocia. Tentei 5x, com cartoes diferentes, em terminais diferentes, valores diferentes e momentos diferentes. Não consegui sacar nada! Sempre aparecia uma mensagem dizendo que não era possível estabelecer conexão com o banco! Tive que pedir dinheiro emprestado para pagar o transfer!
Chegando em Istambul, fui verificar o saldo do cartão, e adivinhem: todas as tentativas de saques foram debitadas! Somente uma delas foi debitada e estornada!
Liguei na hora para a central de relacionamento, e só fui atendida na 7a vez em que liguei.
Eles me informaram que nada podia fazer além de abrir uma ocorrência, e que eu teria que esperar de 2 a 5 dias úteis para ter uma resposta!
Como assim? Eu não estou pedindo um favor! Eu paguei por este serviço! O erro é deles, eles que resolvam, não eu!
Estou em Istambul com 20 euros no cartão e 50 liras no bolso. Não tenho dinheiro para comer, nem para pagar o hotel, muito menos para fazer os passeios ou comprar alguma coisa!!!!
Amanhã já é sexta e vou embora segunda. Como posso esperar o MEU dinheiro voltar???
PRECISO do MEU dinheiro AGORA!!!!!
COMO VOU FAZER NA EUROPA SEM O MEU DINHEIRO???
COMO????

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Janaina! Como medida emergencial, e se você não tem cartões de banco para sacar ou de crédito para usar, é melhor você transferir mais dinheiro da sua conta para o seu VTM e usar o VTM para pagar suas despesas, sem sacar. Continue insistindo para que o banco resolva o seu problema.

Ana Luisa
Ana LuisaPermalinkResponder

Olá Bóia,

Com tantas reclamacoes dos VTMs, seria ele a melhor maneira de levar dinheiro para os EUA? Vi a dica sobre levar vários meios (C credito, cartao da conta que permita saque internacional, dinheiro em cash...). Mas o antigo Traveler check nao seria mais seguro do que o VTM? Nunca usei e fiquei com receio depois de ouvir tantos problemas. Minha ideia é usar a maior quantidade do meu orcamento da viagem em algo pre-pago, seja cash, VTM ou traveler. Como cash é muito arriscado no caso de perda ou roubo, ficaria entre o VTM e o traveler.
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Luisa! Travelers checks são bem aceitos nos Estados Unidos. Os únicos VTMs com reclamação aqui no site são os do Banco do Brasil.

Fabiana
FabianaPermalinkResponder

Vi que muitos tiveram problemas na Espanha com o cartão VTM BB, mas e em Miami, Orlando e Toronto também não é recomendado? Qual seria a melhor opção de VTM para esses lugares? Obrigada.

Lygia
LygiaPermalinkResponder

Boa tarde,

Estou pensando em adquirir este cartão para ir para a Itália. Minha mãe trabalha com o Banco do Brasil que trabalha com o VTM BB (Visa) e eu trabalho no Citibank, que trabalha com o CASH PASSPORT (Mastercard).
Minha dúvida em relação a estes cartões pré-pagos é a aceitação nos estabelecimentos em relação à Bandeira do Cartão.
Você conhece alguém que tenha utilizado o Cash Passport? Sabe se Mastercard é bem aceito na Itália?

Obrigada,
Lygia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lygia! Tanto Master quanto Visa são bem aceitos!

Lygia
LygiaPermalinkResponder

Muito obrigada!!

Gabriel
GabrielPermalinkResponder

Boa noite, estou indo estudar na Suíça por 1 ano queria saber se pega lá, e se pega no testo da Europa. Queria saber se

Gabriel
GabrielPermalinkResponder

Queria saber se pega em Zuoz que é a cidade q ficarei e no resto da Europa ? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriel! O cartão é aceito onde a bandeira (Visa, Mastercard, American Express) seja aceita.

Evandro Manzano dos Santos

Também estou tendo problemas com o TRAVEL CARD BB/VISA. Alguns supermercados não aceitam (digito a senha e dá inválido)e no WALMART nem pedem senha (basta uma assinatura qualquer..perigo!!!). Não consigo para algumas contas (aluguel,telefone). Fui sacar em uma VTM que engoliu meu cartão. Só consegui retirar pois tentei colocar o meu cartão de crédito no mesmo lugar e ele devolveu o cartão. Imaginem se alguem pega e vai gastar no WALMart? Agora prá coplicar, a CAPES ao invés de transferir a bolsa de estudos para o BANK OF AMERICA onde abri conta por orientação da CAPES, disse que só vai mandar dinheiro por outro TRAVEL CARD, um tal de BBAMERICAS. Só há um problema, o cartão BBAMERICAS chegou em casa no Brasil quando eu já estava nos ESTADOS UNIDOS.

Hudson Viana
Hudson VianaPermalinkResponder

Muito interessante e esclarecedor esse post. Parabéns pela clareza e organização. Ficarei mais atento a estas dicas. Obrigado mesmo! smile

Lilian
LilianPermalinkResponder

Peguei um VTM quando vim morar na Holanda e realmente tive problemas no início: diversas lojas não aceitam e o problema para sacar.
Mas eu aprendi a usá-lo de um outro jeito e talvez possa ajudar alguém!
Hoje eu basicamente uso o VTM pra mandar $ do Brasil pra cá. O câmbio dele vale a pena e mesmo quando tenho amigos/parentes me visitando, eles depositam em R$ na minha conta BB, eu passo pro VTM e eles sacam aqui. Sim, dá pra sacar do VTM. Não é em todo lugar - eu mesma já tive cartão preso em máquinas (tipo ATM) pela rua mais de uma vez. Mas aprendi e não passo mais perrengue: saco $ sempre no caixa eletrônico dentro de uma agência bancária (eu uso o bando ING por comodidade)! Se o cartão ficar preso, vc tem algum respaldo. Mas comigo nunca aconteceu! O limite é de 1500 euros (se não me engano) e é cobrada uma taxa de 2,5 euros por saque.
Ah, mais uma coisa. Quando meu cartão ficou travado no caixa eletrônico na rua, eu inseri outro cartão válido na máquina (um cartão de crédito, no caso) e a máquina soltou os 2 cartões. Isso já aconteceu comigo 2x pq na primeira eu achei que era problema da máquina e só na 2a me explicaram que isso acontecia com frequência! Me disseram que esses cartões são identificados como "falsos" pela máquina (ausência de chip, espessura diferente)!
Boa sorte!

Willian
WillianPermalinkResponder

Bóia, sabe se alguém já conseguiu fazer um VTM no Banco do Brasil com nome impresso e chip? Como só cliente do Banco do Brasil pode ter esse cartão, qual o problema de enviarem via correio? Não entendo esse problema que criaram...

Maíra
MaíraPermalinkResponder

Willian, segundo a mulher que me atendeu no 0800 do BB, vc pode fazer o cartão VTM do visa platinum. Esse teria chip e nome. E segundo ela, era só colocar um valor mínimo de 2mil euros na primeira garga.

Riou
RiouPermalinkResponder

Tinha uma experiencia parecida à essa de Lilian. O cartao ficou preso duas vezes. Eh melhor usar o VTM dentro da agencia bancaria, e nos horarios onde a agencia esta aberta - assim um foncionario pode devolver o cartao logo.

Usei o cartao na Alemahna e tinha tambem problemas com os ATMs, entre outros.
O saque nao foncionou nos bancos Deutsche Bank, Commerzbank, Volksbank. Consegui num caixa eletronico do Berliner Bank. Pagar com o VTM no supermercado nao deu certo. Poucas lojas aceitam o cartao de credito por causa das taxas que Visa e semelhantes cobram. Mas tem algumas eceicoes tipo H&M.

E concordo com o discurso enganoso do BB sobre a segurança: a maioria dos cartoes vem sem nome impresso, sem chip. Qualquer um pode usar, como os pagamentos se fazem com bandeirinha e assinatura sem nenhum documento de referencia.

Eh uma solucao pratica por causa do IOF reduzido e pelo fato de nao ter que transportar cedulas. Por isso eu optei por esta solucao.
Mas tem disvantagens, ficam bem critico ao discurso dos bancos que vendem este produto:
- perde o cartao e cada um pode usar com assinatura (nao tem nome, nao tem chip)
- nao pode comprar nada online com o cartao (precisa reservar hotel, alugar um carro, comprar bilhete de aviao? esquece..)
- dificil achar um ATM que aceita o cartao
- dificil pagar com VTM ou cartao de credito nas lojas alemaes e francesas

Fred
FredPermalinkResponder

Riou,
Quando você esteve na Alemanha? Das vezes que tentou e não conseguiu sacar nos caixas ele deu uma mensagem de erro ou engoliu o cartão todas as vezes? Qual o valor limite de saque diário?
Obrigado?

Albertina Zandonade Carnielli

Vou viajar para Israel no próximo mês. Tenho dúvidas se lá o VTM é aceito. Se posso pagar com o VTM no comércio em geral. Se com ele posso sacar em agências bancárias

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Albertina! Onde aceitarem cartão de crédito Visa, aceitarão VTM. Onde aceitarem cartão de crédito MasterCard, aceitarão Cash Passport. Onde aceitarem American Express, aceitarão Global Travel. A mesma coisa nos caixas automáticos.

Diego
DiegoPermalinkResponder

Pessoal, em 2009 quando fiz a minha primeira viagem internacional (Orlando/EUA) levei o Visa Travel Money, emitido pelo Banco Rendimento. Bem, foi tudo tranquilo em partes, acho que era meio que uma novidade na época, e várias atendentes achavam estranho aquele cartão com uma numeração diferente, sem nome, etc. Mas aceitavam. A unica pegadinha e que só vi relatos depois é que devia-se sempre usar na função crédito, apesar de ser débito.

Bem, acho que devido a isto, ao pedir para ficar mais uma noite em meu hotel a atendente lançou a diária 3 vezes nele até conseguir. Qdo ela foi ver tavam os lançamentos lá. Ela procedeu com o extorno.

Acontece que assim como o Cartão de Crédito, o VTM tem um limite, e esse limite é o tanto de dinheiro que vc pôs ali. A diferença é que o limite do Cartão de Crédito não é dinheiro "vivo" digamos assim e o extorno libera quase que imediatamente o limite.

No VTM o débito é diretamente do seu dinheiro e o extorno tb pode se feito. Só que no meu caso, o extorno aconteceu 2 meses depois, já no Brasil, ou seja, deixei de usar cerca de $120 lá nos EUA, da grana que tinha colocado, pois o extorno demorou tudo isso. Imagina se fosse uma compra grande. Corria o risco de ficar sem grana algum , bloqueada no cartão. E o pior é que estando aqui, se você for sacar, eles vão fazer a conversão em uma taxa ridicula para que eles tenham o máximo de lucro.

Ninguém passou por isso ?

Depois disso, fiquei muito receioso em usar o VTM.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diego! Existe esse problema dos cartões pré-pagos e hotéis. Alguns hotéis fazem sim um bloqueio maior do que os fundos que você usou. Por isso o melhor é deixar um cartão de crédito comum como garantia para extras.

Viviane
VivianePermalinkResponder

Já usei o VTM para pagar a conta em diversos hotéis, mas só no último dia, ao fechar a fatura e computar eventuais gastos extras. Na chegada, deixo sempre o cartão de crédito como garantia. Na Europa isso é exigência dos próprios hotéis.

greiciane ribeiro

olá estou indo para orlando e gostaria de saber se é uma boa opção levar o VTM? As lojas aceitam numa boa?

Arthur almeida

Ola,
Utilizei em orlando o vtm bb no ano passado e nao tive problema algum.
Usei em shoppings, lanchonetes e nao tive nenhum problema.
O ideal e utilizalo como se fosse um cartaomde debito. Portanto para reservas (hoteis e carros) use um cartao de credito normal.

Espero ter ajudado.

Fred
FredPermalinkResponder

Alguém sabe informar quais ATM de que bancos é possível sacar usando o VTM do BB na Alemanha (Frankfurt)? Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fred! Em princípio, funcionaria em qualquer ATM.

Fred
FredPermalinkResponder

Bóia,
Estou receoso por conta das queixas, inclusive deste relato do Riou posts acima.
Queria chegar lá já sabendo em que ATM poderei sacar. smile

Anna
AnnaPermalinkResponder

BB em Frankfurt:

Eschersheimer Landstr. 55
60322 Frankfurt em Main
Alemanha

Filipe
FilipePermalinkResponder

Bóia

Em maio estive no Sudeste asiático. Levei cash, cartão de crédito e VTM do bb.
1. Em muitas lojas da Malásia Singapura e Tailandia não aceitam cartões magnéticos, as máquinas só tem entrada para chip.
2.No Laos alguns caixas eletronicos engolem seu cartão (de propósito) e para pegar de volta é cobrada uma taxa de USD 20 (muito dinheiro por lá)
3.Tive o cartão engolido duas vezes, uma num ATM HSBC na Malásia e outra vez no laos.

Por causa disso, gastei mais que o previsto com os cartões, comprei um Ipad para colocar mais dinheiro via net banking e cancelaram minha senha por que o equipamento não estava cadastrado.
Liguei para a agencia no Brasil e a gerente falou que eu só poderia resolver pessoalmente na minha agencia, ou caso tivesse uma procuração para isso.

Enfim, ainda bem que Deus ajuda, mas sempre falo aos amigos: Não aceite VTM sem chip.

abraços

cesar avila sousa

também mesmo problema e sem solução, vergonha!! jeito é processar e pedir reparação dos meus danos.

Carolina Nakamura

Olá!
Vocês sabem se o AMEX (cartão de débito internacional) é bem aceito em Santiago do Chile?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolina! Visa e MasterCard são mais aceitos no mundo inteiro. O cartão Global Travel vai ser aceito nos estabelecimentos que trabalharem com American Express.

DENISE
DENISEPermalinkResponder

Oi, qual a melhor opção de VTM para Australia? Além do Banco Brasil, qual outro poderia oferecer, preferentemente com nome escrito e chip?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Denise! A Confidence emite os VTMs com nome impresso e vende VTM em dólar australiano.

ALAN
ALANPermalinkResponder

Estou com um VTM, com chip mas o nome veio impresso errado. A empresa que disponibilizou me informou que um cartão pode ter ate 4 digitos errados. Isso procede? Posso ter problemas quando for utiliza-lo no exterior?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alan! Está completamente diferente do seu nome? Lugares como Espanha e algumas lojas nos Estados Unidos pedem uma segunda identificação, então se você tiver receio tem todo o direito de pedir para reemitirem o seu cartão.

Diego
DiegoPermalinkResponder

Oi!

Qual seria a melhor do VTM, american/visa?
Qual é mais aceita em BUENOS AIRES? Qual seria a melhor opção?

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diego! Visa é mais aceito que American Express no mundo inteiro. A aceitação é igual apenas nos Estados Unidos.

Rosana
RosanaPermalinkResponder

Olá pessoal!
Tenho o VTM do Banco do Brasil (sem nome e sem chip), e consegui utilizá-lo sem problema algum na Europa, tanto para saques em ATMs quanto em lojas, restaurantes, supermercados, museus, metrôs... inclusive na Espanha, onde utilizei diariamente durante 15 dias, em várias cidades, e foi aceito em todos os lugares. Por precaução, eu sempre levo também o cartão de débito/crédito internacional, mas nunca precisei fazer uso dos mesmos.

wilson
wilsonPermalinkResponder

Utilizei o VTM em Punta Cana normalmente, porém meu cartao foi clonado por nao possuir chip e sem perder o cartao de vista nenhum momento e a senha de alguma maneira tbm foi copiada sem mesmo eu ter digitado em nenhum lugar, isso é muito duvidoso !! Para sacar na colombia tiveram que usar a senha. Depois de muita briga devolveram meu dinheiro em outro cartao, tentei sacar no Brasil mas nao tem jeito, vou ter que trocar na loja em que peguei o cartao, sorte que na época o dolar estava 2,06. Nao recomendo o cartao pois o sistema de segurança é muito fraco.

Joao
JoaoPermalinkResponder

Estou utilizando o VTM do BB na Irlanda e não tive problema algum. Funciona em supermercados, shoppings, fast foods e etc.

Ivana
IvanaPermalinkResponder

Os cartões VTM vem com nome e chip se você solicitar a versão Platinum. Neste caso você precisa fazer uma carga mínima estabelecida pelo banco emissor. No caso do banco Rendimento este valor de carga é de USD$ 2.500. No BB ainda não verifiquei as condições.
Usei VTM na Europa e não tive problema algum. Só não consegui realizar saque na Suiça, mas o cartão era aceito nos estabelecimentos comerciais sem problemas.

Lucio
LucioPermalinkResponder

Cuidado ao usar VTM na Venezuela. Poucos bancos funcionam. Bancos do governo e no aeroporto não funciona. Bancos particulares como Citibank, Mercantil e outros funciona sim. Ans.

Viviane
VivianePermalinkResponder

Levei um VTM Visa do Banco do Brasil para a Europa em maio e não tive problema algum. Usei na Suiça e França e era aceito em todos os estabelecimentos. Consegui usar inclusive para sacar dinheiro, embora tenha usado mais na função débito mesmo. O cartão do VTM era aquele simples mesmo, que não tem nome impresso nem chip.

Fabiana
FabianaPermalinkResponder

Olá, Viviane.

Onde vc conseguiu sacar com o VTM do BB na França?

Obrigada!
Fabiana

Clarissa
ClarissaPermalinkResponder

Poxa! Eu queria utilizar o VTM do BB, mas agora fiquei com muito medo! Mesmo levando outras fontes, como cartão de crédito e dinheiro, gostaria que vcs me indicassem um VTM de confiança e de muita aceitabilidade...Sugestões?

Clarissa
ClarissaPermalinkResponder

Ah! É pra Europa: Itália, França e Suíça.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Clarissa! Os da corretora Confidence vêm com chip e nome impresso.

Clarissa
ClarissaPermalinkResponder

Obrigada!!

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Pessoal, muitas corretoras de cambio trocaram, no ano passado, todos os seus Visas por Mastercard, justamente porque os primeiros nao tinham chip, ao contrario dos segundos.
Se voces tem receio de usar o Visa (sem chip) podem procurar corretoras que trabalhem com o Master, que funciona exatamente da mesma forma, so que com uma senha (por causa do chip).

Lubliana
LublianaPermalinkResponder

Oi, estou querendo fazer um VTM mas estou com uma dúvida. Tenho 3000 euros em espécia (que comprei há umas semanas). Posso carregar o VTM com esse dinheiro??
Estou indo pra Irlanda em fevereiro e nao queria levar esse dinheiro todo em mãos. E gostaria tbm de saber onde fazer o VTM com chip e com nome impresso.

Obrigada desde já.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lubliana! O VTM só pode ser carregado com moeda que você compra da corretora que emite o cartão.

Para pegar esses euros e transformar em créditos de VTM você teria que vender os euros, pela cotação de compra (mais baixa) e depois recomprar euros com a corretora, pela cotação de venda (mais alta).

A solução para você é levar os euros em espécie mesmo.

Se vier a comprar mais euros, aí sim pode pensar num VTM. A Confidence emite cartões com nome e chip.

Virginia
VirginiaPermalinkResponder

Será que alguém pode me informar se de fevereiro para cá foi registrada alguma alteração a respeito da aceitação do VTM BB nos Estados Unidos? Estou indo em novembro e a maior parte do dinheiro para a viagem está no Visa Travel Money do Banco do Brasil. E um problema deste tipo acaba com a viagem da gente, né? Obrigada Virgínia

Amaro - Recife

Usei agora em Nova York sem problema nenhum (o mesmo cartão que havia utilizado em Orlando ano passado).
Só não fiz saque, mas verifiquei o saldo mais de uma vez nos atm, mas nestes que usei o cartão não 'entra', parece com os caixas eletrônicos do BB, então não sei se poderia ser engolido.

Wilson Pires de Camargo Junior

Gostaria de repassar ao conhecimento de todos que também tive problemas com o Travel Money do Banco do Brasil na Itália, apesar de não ter problemas em lojas, tive problemas com a retenção do cartão em caixas eletrônicos. No primeiro deles, o banco ainda estava aberto e consegui recuperá-lo, mas após algumas utilizações, em outro caixa eletrônico o problema voltou a ocorrer. Daí para a frente me resumi a usá-lo para pagamento em lojas, e como tinha algum dinheiro, voltei com saldo e resgatei no Banco do Brasil. Ou seja, é uma gelada!

Ronney Bruno
Ronney BrunoPermalinkResponder

Estou viajando amanhã para Paris. Minha viagem já acabou e estou em pânico, pois adquiri o Visa Travel BB. Quem mandou não ler aqui antes.

Luis Henrique
Luis HenriquePermalinkResponder

Sou cliente do Banco do Brasil e fiz o VTM Euro por ter a opção de ser recarregado diretamente pelo internet banking.

Bem, logo que cheguei ao aeroporto de Londres tentei sacar alguma quantia em dinheiro com o referido cartão (caixas com a bandeira Visa Plus). No primeiro não aceitou o saque e, no segundo caixa, para piorar, a máquina simplesmente engoliu o cartão.

A sorte é que tinha o cartão reserva. Afora este transtorno, o cartão foi aceito em todos os locais em que o utilizei, e realmente não pedia a senha, passava direto pela tarja (o cartão não possui chip).

Portanto, muito cuidado ao tentar sacar dinheiro com O VTM BB, pois ao que parece muitos, como eu, tiveram problemas de retenção do cartão em caixas eletrônicos.

lourdes urac
lourdes uracPermalinkResponder

Olá. Vou para Lisboa em novembro e gostaria de saber se o cartão Global travel bandeira American express ´é bem aceito ( o meu não tem chip)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lourdes! Pode ser que um ou outro estabelecimento não aceite; a bandeira American Express é melhor aceita nos Estados Unidos. Leia: https://www.viajenaviagem.com/2013/10/como-funcionam-cartoes-internacionais-pre-pagos/

Isac
IsacPermalinkResponder

Olá, Boa Tarde.
Possuo um VTM do BB e estou tentando efetuar um pagto pela internet de uma fatura em $CAN mas o site rejeita informando que não aceita pagto com esse tipo de cartão. ('Your card does not support this type of purchase') Imaginei que o problema poderia ser no site; então fiz uma tentativa de compra no DealExtreme(site de compra chinês) e novamente não obtive sucesso; ou seja parece que o VTM do BB não funciona mesmo para pagamentos pela internet mesmo que seja site do exterior.
Isac

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Isac, infelizmente, ele realmente não funciona para compras pela Internet. Para funcionar ele tem que ser passado numa máquina. Também não funciona para reserva de hotéis pela Internet, mesmo que seja só uma pré-autorização.

Carolina Melo
Carolina MeloPermalinkResponder

Olá!

Sou aluna da USP e todos os 1000 alunos que receberão bolsa de intercâmbio deverão utilizar o VTM do BB.

Gostaria de saber se há informações de como está a situação atualmente, se ainda têm ocorrido muitos problemas de rejeição e "engolimento" do cartão.

Obrigada.

Claudia Bravo
Claudia BravoPermalinkResponder

Olá!
Vou viajar para Victoria-BC Canadá e gostaria de saber qual é a melhor opção de cartão. O VTM do BB é bem aceito por lá?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudia! As reclamações normalmente são sobre o funcionamento na Europa; leia os comentários anteriores.

Não há problemas de aceitação com o VTM. É aceito onde Visa é aceito.

Vandré Leite
Vandré LeitePermalinkResponder

já usei o VTM do BB e uso na França por vários anos e nunca tive problemas nem para sacar nem para comprar. Estou indo novamente à França segunda e utilizarei ele.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Cancelar