Roma: Capela Sistina fechada, museu aberto durante eleição papal

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Capela Sistina

Roma durante a eleição do Papa estará eletrizante. Quem visitar nesta época vai viver um momento único, em que todos estarão de olhos fixos na chaminé que solta a fumaça anunciadora do novo pontífice. Habemus Papa!


Uma das maiores atrações da cidade, porém, estará fora do alcance: a Capela Sistina, onde os cardeais se reunirão para eleger o sucessor de Bento 16, permanecerá fechada a visitantes durante toda a duração do conclave. ATUALIZAÇÃO: JÁ ESTÁ FECHADA.

Em compensação, o Museu do Vaticano funcionará normalmente. As visitas podem ser reservadas e compradas (com cartão de crédito e tudo) na Biglietteria oficial do museu.

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


65 comentários

LEANDRO
LEANDROPermalinkResponder

Eu estava em Roma no instante da renúncia do Papa. Ao chegar, família e amigos morriam de curiosidade. Como foi a sensação, o clima na cidade, os comentários, a reação das pessoas? Foi duro aguentar as caras de decepção: só soube da notícia dois dias depois, ao entrar no avião pra voltar ao Brasil e abrir o jornal!

Andreia Fernandez

É verdade que para todos os pontos turistícos como capela Sistina e museus em Roma, tem muitas filas? Não existe um museun pass como em Paris que facilita a entrada sem ficar horas na fila, estou de viagem marcada para Roma, Veneza e Flrença (Toscana, interior), se alguém tiver uma dica legal por favor, Help...

Thiago Tourinho

Em Roma existe o Roma Pass que te garante "furar fila" em várias atrações como o Coliseu, o Foro Romano e outros que constam de uma lista que voce recebe quando compra. No entanto o Roma Pass não serve para o Vaticano e seus museus. Aqui no viage na viagem existe um post que te ensina a "furar fila" em várias atrações na Europa aqui: https://www.viajenaviagem.com/2009/07/como-furar-fila-legalmente-em-museus-e-monumentos-na-europa-e-nova-york/ e sobre o Roma Pass aqui: https://www.viajenaviagem.com/2012/06/roma-pass/ Aproveite, compre e seja feliz smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

mrgreen

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Quais as datas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Ainda não se sabe a data em que o novo papa será anunciado. Fique de olho no noticiário smile

Marise
MarisePermalinkResponder

Bóia,
Meu comentário não entrou e quando tento postar novamente diz que é repetido, rs.
As compras de cartão de crédito foram liberadas? O que acontece se eu comprar mas desistir de ir por causa da Capela Sistina fechada? Perco o dinheiro ou tem como cancelar a compra?
Você acha que posso comprar na véspera do dia que pretendo ir? Irei somente se a capela estiver aberta a visitação.
Agradeço a atenção.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marise! A capela está fechada, provavelmente não devolverão seu dinheiro se você não quiser ir por causa disso.

No site é possível comprar com cartão. No Vaticano, só com dinheiro.

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Boia, apenas uma correção: não está sendo possível comprar as entradas com cartão de crédito pelo site.

Atualmente, faz-se um registro, escolhe-se dia e horário mas o pagamento é feito na hora, em dinheiro, em uma fila epsecial para quem ja reservou.

Abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Obrigada, Guilherme! Vamos corrigir.

Elyane Amorim
Elyane AmorimPermalinkResponder

Olá
Já tentei varias vezes pagar com cartão no site do vaticano , e NÃO PODE , diz que está indisponÍvel temporariamente , até apArece as tarjetas para pagamento , mas qdo vc vai efetuar o pagamento , eles não aceitam .O que vc PODE FAZER é a reserva ,eles te mandam um email de confirmção,e faz o pagamento EM DINHEIRO NO DIA DE SUA VISISTA.Eu enviei email pra lá e me informaram que não enfrentaria fila , por causa da reserva , seria como se fosse comprado pela internet ,entaõ estaria reservado ,tem que colocar os nomes de todo mundo é bem criterioso.

Marise
MarisePermalinkResponder

Olá, Bóia,
A eleição do papa está afetando meus planos, sim. Tenho apenas dois dias para visitar o Vaticano: 18 ou 20/03. Como os museus estarão fechados dias 17 e 19, acredito que nos dias que posso visitar estará mais cheio ainda que o normal.
Se a eleição começar dia 15/03 mesmo acho que deixarei para conhecer em outra ocasião. Torço para que antecipem a eleição!
Roma com certeza estará lotada de jornalistas para a cobertura do conclave.
Este é o comentário anterior, rs.

Candida Silva
Candida SilvaPermalinkResponder

Quando visitei o Museu do vaticano e Capela Sistina, comprei os ingressos pela net (site do museu) e não fiquei em fila. Existe uma entrada para aqueles que compram ingresso com dia e hora marcada, praticamente sem fila.

Andreia Fernandez

Obrigada Thiago Tourinho e Candida Silva! Valeu d+!!!

leila
leilaPermalinkResponder

eu e meu marido estaremos em Roma no período de 24.03 a 27.03.

Simone Costa
Simone CostaPermalinkResponder

Olá,
Uma das atrações que mais queria conhecer em Roma era justamente a Capela Cistina, teria sido muito azar se ao chegar ela estivesse fechada, ainda mais para eleição de novo Papa, o que é (era) raro.

Elyane Amorim
Elyane AmorimPermalinkResponder

EU tb estou com mesmo problema , só que estou agendada para o dia 25.03 , espero que até lá já tenham escolhido o papa e liberado a capela sistina kkk

Luxcoelho
LuxcoelhoPermalinkResponder

Olá, estamos em Roma e já fizemos os passeios.
O que se percebe é: a cidade está cheia para uma baixa estação, mas ainda assim, ao seguir as dicas daqui pudemos evitar as filas! Valei Riq e Bóia!
Realmente o Museu e a Capela estavam bem cheios. Mas ok, deixes "hordas" de grupos grandes passarem, e aproveite a visita.
Recomendo muito que se faça visita guiada e que tentem programar o que ver no dia.
Mas se não der pra ver a Capela, lembre-se que a cidade é cheia de história e atrações, e no máximo você ganha mais um motivo pra voltar. wink

Malu
MaluPermalinkResponder

Minha sobrinha, Luciana, mora em Roma para onde foi fazer faculdade de cinema. Casou com um cinegrafista da RAI e está acostumada com televisão pois fez duas participações em novelas da Globo antes de viajar. Passeia por Roma como turista acompanhando amigos que vão visitar a Cidade Eterna. Caso queiram um depoimento dela sobre como a eleição do novo Papa está afetando a vida dos turistas é só entrar em contato: crislouster@gmail.com

Marcie
MarciePermalinkResponder

Eu ainda morava em Roma, por ocasião do último conclave, e foi uma experiência e tanto. A cidade ficou eletrizada, cheia de fiéis - não, preciso enfatizar: entupida de fiéis do mundo todo! - cuja única missão era dirigir-se à Piazza San Pietro e ficar esperando a tal fumacinha.

Os restaurantes, cheios. As lojas, surpreendentemente vazias lol

Mas o privilégio de ter uma visão quase inobstruída da janela de onde viria a sair a tal fumacinha...ah, esta mastercard nenhuma paga... wink

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Entendo você Marcie. Só de estar de passagem por lá na época (cheguei no dia que o João Paulo II morreu) eu já tenho uma história para contar para os netos...wink Nem me incomodei de ter que voltar lá anos depois para conhecer o Vaticanno e a Capela Sistina, com minha mãe, que é algo que vamos levar para sempre.

Bruno Cordista

Olá, tudo bem?

Visitarei Roma agora em Março, do dia 20 ao 26. Possivelmente serei afetado pela eleição papal. Tenho certeza que a cidade ficará eletrizada e LOTADA.

Estamos animados e apreensivos ao mesmo, pois queremos conhecer a cidade também.

Muito obrigado pela informação..hah

Isolda loureiro

Maceió,23-02-2013 Estamos em um grupo de seis pessoas,conhecidentimente o período que a viajem estava marcada e de 22 de março a 04 de abril.Estamos apreensivo com locação de carro, pois decidimos fazer o percurso de carro, saindo de Roma até a costa amalfitana .voce tem como informar de locadoras de carro. Atenciosamente isolda Loureiro.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Isolda! Faça cotações em autoeurope.com

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2009/05/vai-por-mim-costa-amalfitana-e-capri/

Ed
EdPermalinkResponder

A capela já está fechada? Qual é a fonte dessa informação? obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ed! O texto diz que estará fechada durante o conclave. O conclave não começou.

Elyane Amorim
Elyane AmorimPermalinkResponder

está aberta , só será fechada qdo iniciar o conclave , eu passei email para a bilheteria do vaticano , me responderam em ingles e depois em portugues dizendo que só estará fechada , qdo iniciar o conclave

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elyane! Você está certa, estamos corrigindo.

Graça
GraçaPermalinkResponder

Ricardo, vamos a Florença e Roma em Julho (casal com dois filhos).
Florença já peguei as dicas no seu site. Roma? Seis dias em Roma está de bom tamanho? Bate volta Napole e Pompeia, algum mais? vamos circular de trem e ônibus, sem carro. primeira base Florença, segunda Roma.

Isa e Mario Hardt

Olá!!
Somos paulistanos e estaremos em Roma nos dias 08, 09 e 10/Mar. É nossa 1ª vez na Europa e temos planejado essa viagem há meses. Havíamos reservado o dia 09 para o Vaticano, e até conseguimos confirmação da reserva para a Necrópole e Tumba de S. Pedro!!
Agora, ao saber que a Capela Sistina estará fechada, desanimamos um pouco e estamos bem em dúvida do que fazer. Cogitamos, inclusive, excluir o Vaticano do roteiro, deixar para uma próxima vez... Mas ainda estamos decidindo...

--AL
--ALPermalinkResponder

Mesmo sem a Capela Sistina, os Musei Vaticani cotninuam sendo um dos 3 mais importantes museus de arte pré-moderna do mundo.

luciana
lucianaPermalinkResponder

oi,eu moro em roma ha 16 anos. vivo essa cidade todos os dias com todas as belezas e dificuldades. se vcs quiserem saber de coisas curiosas, interessantes e noticias entrem em contato comigo.

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Ola....sou paulistana estarei em Roma de 18/03 a 22/03 - já havia reservado a visita ao Vaticano para o dia 20/03, antes da renúncia do Papa.
Gostaria demaaaaais de ir a Capela Sistina...quem diria que eu escolheria justo esse momento para ir pra lá...estou na torcida para que a eleição do novo Papa seja antecipada...

carla
carlaPermalinkResponder

Deve ser inesquecível estar em roma em um período tão especial!

Minha dica para Roma: alugue uma scooter.

Contei minha experiência no blog .

Bjjj

http://longeeperto.com/aluguel-de-moto-em-roma-uma-experiencia-inesquecivel/

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Não sei se flexibilizaram agora, mas é fato que quando João Paulo II morreu, não podia entrar nem no Museu. Ou será que quando é morte eles fecham tudo e renùncia não dá tanto Ibope. Aproveitando, uma Cristina andou perguntando sobre walking tour em Paris, não fui eu tá? Eu continuo de olho e sendo a 1a Cristina que publicou frequentemente por aqui.

David Ruis
David RuisPermalinkResponder

Boa tarde !

Estarei em Roma do dia 13/03 a 16/03, acredito que o Conclave possa estar acontecendo ainda neste período. Acredito que será um momento único, só não consigo julgar se será bom ou ruim, pois a Capela Sistina estar fechada é um pouco frustrante.
Abraço e boa sorte para quem for para lá nesta época também.

regina
reginaPermalinkResponder

Gente,
Vou para Roma no periodo 11 a 18 de maio. Vi que tem umas agencias de turismo brasileiras que oferecem visita guiada ao museu do vaticano e marcam também para a audiência papal. Fiquei com vontade de marcar, mas fiquei meio insegura por ser necessário indicar o cartão de crédito e pagamento prévio.
Alguem tem notícias sobre isso? Dá para confiar? Alguns exemplos:
http://www.descubravaticano.com.br
http://br.viator.com/
Agradeço muitooo.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Regina! A Viator é um revendedor internacional de passeios, o maior que existe.

Vivian Lee
Vivian LeePermalinkResponder

Ola, estou em Roma desde 27 fev e, seguindo as dicas do vnv de furar fila legalmente na europa, eu ja tinha comprado antecipadamente (antes da renuncia) a entrada para o museu e capela sistina incluindo uma visita guiada. A visita guiada foi cancelada, porem a entrada para o museu nao foi cancelada, irei la amanha dia 2 de marco. No mais, naoestou vendo nenhum grande efeito na cidade, tem fila nos pontos turisticos mas nada demais, acredito que aqui sempre tem bastante turista mesmo. O bom mesmo e usar esses servicos de compra antecipada de ingresso para poder entrar direto, sem fila. Obrigada pelas valiosas dicas!

Marise
MarisePermalinkResponder

Fecharam hoje a Capela Sistina para visitação. Estão preparando a capela para o conclave.

Marise
MarisePermalinkResponder

Olá, Bóia
Você sabe quando a Capela Sistina reabrirá para visitação? Comprei meu ingresso para o dia 20, será que estará aberta?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marise! Acompanhe pelo site do Vaticano.

--A.L.
--A.L.PermalinkResponder

Juliana, visita guiada não é necessária, mas um audioguide é essencial na minha opinião.

Carmem
CarmemPermalinkResponder

Olá Bóia!
Você poderia me indicar todos os links sobre aos museus do Vaticano? Sei que é muito grande, são vários museus e eu queria organizar minha visita. Obrigada!

Carmem
CarmemPermalinkResponder

Obrigada, Bóia! Bom fim de semana!

Mauricio
MauricioPermalinkResponder

Olá Bóia,
para conhecer a Capela Sistina é preciso comprar ingresso específico? Ou está incluso no ingresso para o museu do Vaticano? Sabe dizer se há dia e horário específico para as visitas? Grato.

Mauricio
MauricioPermalinkResponder

Oi Bóia,
nao precisa responder... ja encontrei no site do Vaticano! rs... Culpa sua deixar a gente tão bem informado e preguiçoso... nao dá vontande de ficar procurando! Abs.

Licia
LiciaPermalinkResponder

Olá, Bóia!

Vou para a Itália sozinha em Junho. Ouvi falar que mulheres jovens viajando sozinhas podem ter dificuldade de entrar na Itália. Você sabe algo sobre isso? Sei que tenho que cumprir uma séria de exigências (passagem de ida e volta, seguro, reserva de hotel, dinheiro)...Será que reservas em hotéis feitas pelo booking são aceitas pelo pessoal da imigração ou é mais garantido eu fechar os hotéis com alguma agência de turismo aqui do Brasil para levar vouchers de diárias já pagas?

Muito obrigada!

Licia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Licia! REservas do Booking são aceitas sim. Leve todos os documentos organizadinhos numa pasta. Não estão encrencando não.

Viajante Médio

Eu iria aos Museus Vaticanos mesmo sem ver a Capela Sistina. A visão que se tem de Roma a partir de lá e o jardim interno, além das obras clássicas gregas e romanas, já valem o passeio.

Mariana Cunha
Mariana CunhaPermalinkResponder

Ola! Eu vou pra Italia e estou com 2 pontos pendentes pra fechar meu roteiro de viagem. Em Roma, eu queria fazer visita guiada pros museus do Vaticano e Capela Sistina e para o Foro Romano e Coliseu, de preferencia em Portugues. Queria saber se voces indicam algum site ou contato pra eu poder reservar isso antecipadamente. A outra duvida que eu tenho e a respeito do site pra compra da Gelleria Ufizi e Galleria de la Accademia em Florenca. O site indicado por voces aqui no Viaje na Viagem eu nao consigo entrar de jeito nenhum! Vi que tem outros sites na internet, como o Florence Museum, mas nao sei se e confiavel... Muito Obrigada! Beijis,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! Parece que a bilheteria online de Florença está mesmo enfrentando problemas de instabilidade. Uma alternativa é fazer o Firenze Card. Mas dê mais uns dias para ver se não volta.

Infelizmente não temos como recomendar guias em português na Europa.

Leonardo Costa

Olá Bóia e Ricardo,
No final de Maio viajo com um grupo para Portugal e no dia 31 de junho iremos para Roma, a viagem se encerra no dia 06 de junho, porém eu e uns amigos queremos esticar até o dia 13 e retornar para o Brasil no dia 14 de junho. Pensei em passar 4 dias em Florença e 3 em Veneza. O que você acha?? Queremos muito ir para Florença, mas Veneza não é Unanimidade. Vc indica outro roteiro partindo de Roma??? Abs

stella carvalho

Oi, estou há dias tentando comprar os ingressos para visitar os museus do vaticano e capela sistina, para qualquer dia do período de 26 a 28 de junho, porém, no site fica dizendo que está indisponível esta semana toda!! Sem nenhuma justificativa! Alguém sabe o que está acontecendo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Stella! As reservas abrem aos poucos. Volte a checar em breve para reservar.

stella carvalho

Exato! Eles me responderam no dia seguinte, dizendo que as reservas só abrem com 30 dias antes..mas no outro dia consegui! Obrigada!

Alexandra loureiro

Olá Ricardo!
Em agosto vamos a Nice e depois costa Esmeralda.
Vc poderia me enviar sugestão de hotéis? Eu, minha mãe e minha filha 1 ano e 10 meses.
Vc sugere Porto cervo ou Baja sardinia?
Um abraço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandra! Quem responde é A Bóia. Este post é sobre a Capela Sistina.

Leia sobre Nice:
https://www.viajenaviagem.com/2013/02/hoteis-na-cote-dazur-e-provence-onde-voce-ficou/

Não temos conteúdo sobre a Sardenha. Dê uma olhadinha no New York Times:
http://travel.nytimes.com/travel/guides/europe/italy/sardinia

gabriela
gabrielaPermalinkResponder

Olá Riq e Bóia.
Comprando antes pela internet, como posso fura fila no vaticano? Lembro que vcs tinham um post sobre isso mas é que já revirei todo o site e não encontro.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriela! Para furar fila no Vaticano, você compra seu bilhete antecipadamente no site. Veja aqui: https://www.viajenaviagem.com/2009/07/como-furar-fila-legalmente-em-museus-e-monumentos-na-europa-e-nova-york/

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar