Stadtgründungsfest: o aniversário de Munique (por Vladimir)

Odeonsplatz, Munique

Durante o planejamento de uma viagem, é sempre uma boa idéia dar uma olhada no calendário cultural das cidades por onde se vai passar. Feiras, festas, shows ao ar livre são uma maneira divertida de descobrir mais sobre aquele local, se misturando com os moradores, espiando costumes e aprendendo tradições. A passada do Vladimir por Munique foi ainda mais bacana pelos festejos de aniversário da cidade. Todo ano tem, e a celebração é animada. Vai pelo Vladimir:

Todo mundo já ouviu falar na Oktoberfest de Munique. O que poucos sabem é que, em junho, no fim de semana seguinte ao aniversário da fundação da cidade, tem muita festa no centro histórico. Munique foi fundada no dia 14 de junho de 1158. Em 2012, completou 854 anos. Segundo os dados, pois, os muniquenses estão sempre lembrando que já havia muito movimento na região desde antes da Era Romana! É importante sabermos disso, mas mais importante é que a cidade fica em festa no fim de semana seguinte!

Se vai estar na Europa nessa época e está pensando em ir nessa região, programe suas datas para curtir essa farra em Munique.

Prefeito de Munique

Show na Odeonsplatz


O prefeito faz a abertura dos trabalhos na manhã de sábado, no palco da Marienplatz. Outro palco fica situado na Odeonsplatz, além de feiras e exposições espalhadas pelo centro histórico (Altstadt = cidade velha).

Bratwurst


Eu e Jô havíamos feito um bate-volta puxado no dia anterior e dormimos até umas 9h30 de sábado. Acordamos e fomos direto, a pé, para a Marienplatz, onde tomamos nosso café da manhã: sanduíche de bratwurst, expresso e Red Bull… Na hora em que chegamos ainda deu tempo de ver a abertura do evento e em seguida assistir o famoso Glockenspiel, o teatro dos sinos na própria Marienplatz. O show acontece todos os dias, às 11h, 12h e 17h.

Odeonsplatz

Trajes típicos

Passamos nosso fim de semana conhecendo a cidade, curtindo shows, apresentações típicas e bebendo chopp nas praças e cervejarias. A Jô que não é de beber, tomou todas. :mrgreen: Só posso dizer que foi um fim de semana fantástico!

Entre os lugares fechados que mais gostamos no centro histórico, estão a Asamkirche, que dá pra visitar em 20 minutos, e a dupla Teatro Cuvilliés/Residenz, que requer pelo menos umas 3 horas.

Asamkirche

Asamkirche


A Asamkirche é uma pequena igreja com uma riqueza de detalhes impressionantes. Se o famoso estilo rococó é considerado brega, posso afirmar que sou bregão, pois achamos ela e o Teatro Cuvilliés belíssimos.

Teatro Cuvilliés

Residenz

ResidenzResidenz

A dupla Teatro Cuvilliés/Residenz vale por uma visita ao interior de um castelo e museu juntos. Surpreendeu! Começamos pelo teatro, onde cheguei a tirar um cochilo de uns 3 minutos e acordei naquele cenário de cinema, e depois fomos para o Residenz que é muito grande! Chegamos na dupla por volta das 14h30 de domingo e saímos no encerramento às 18h.

Hofbräuhaus

Além desses, visitamos quase todos os outros pontos turísticos e, sim, a Hofbräuhaus, que a gente ouve muito dizer que é só pra turista, mas que é parada obrigatória, em minha opinião.

Vladimir na Odeonsplatz


Nossos momentos para descansar e assistir shows com chopp e bratwurst na Marienplatz e na Odeonsplatz são inesquecíveis. Fomos sempre muito bem tratados e esperamos poder voltar muitas vezes!

Recomendo comprar o Guia da Angela do “Alemanha! Por que não?”, que ajuda a organizar as caminhadas por Munique. Além disso, ter um mapa sempre em mãos, onde quer que vá, em qualquer lugar do mundo.

Para saber as datas do evento e mais informações procure por Stadtgründungsfest – Festa da Fundação da Cidade – no Google, ou visite o site oficial.

Público local

Além dos turistas que estavam pela cidade – vimos muitos americanos –, o público é bem local. Os preços dos hotéis não sobem como na Oktoberfest e não é aquela “bagunça”. Digo isso porque podem achar que a cidade fica cara e tumultuada, mas não tem nada disso. Vai por mim!

Obrigada, Vladimir!

Leia mais:

25 comentários

Comandante, bóia e tripulantes, estou aceitando dica de roteiro em Munique ( 12 a 14/05/13 ). Somos 02 casais + 02 pre-adolescentes. Vale a pena fazer algum bate-volta a partir de Munique, ou este número de dias são facilmente preenchidos para percorrer Munique? Agradeço, sds

    Olá, Silvânia! Você vai precisar desses dois dias em Munique. Para bate-voltas, fique mais dias. Dá para ir Garmisch-Partenkirchen, a Salzburg, a Füssen, a Rothenburg, sempre em dias separados.

Oi, Gabrielle!!!

Deu algum problema aqui e não sei se meu post anterior foi!

Resumindo´:

É bem tranquilo ir até Salzburg de Trem! Vá de manhã e volte à noite!

Faça como eu: Troque Innsbruck por Garmisch-Partenkirchen. Você vai adorar essa dica que aprendi aqui no VnV.

Não use todos os seus dias em Munique para Bate-Volta. A cidade tem muito para oferecer… Vai por mim!

Ótima Viagem,
Vladimir.

Boia, Boa tarde!
Estou indo para Alemanha e França(Alsácia)em setembro. Montei o seguinte roteiro, mas tenho algumas dúvidas:

Brasil – Berlim
Berlim
Berim
Berlim – Heidelberg
Heidelberg
Heidelberg – (visitar Wurzburg)
Heidelberg – (visitar Rothenburg ob der Tauber)
Heidelberg – Munique
Munique
Munique – (visitar Salzburgo)
Munique – (visitar Innsbruck)
Munique – Strauborg
Colmar
Colmar
Colmar – Brasil

É possível fazer bate e volta de Munique para Inssbruck?
É possível fazer bate e volta de Munique para Salzburgo ou essa cidade precisa mais de um dia?

obs: vamos fazer tudo de carro.
Agradeço desde já!
Gabrielle

    Olá, Gabrielle! O Ricardo Freire recomenda pelo menos 4 dias em Berlim. De Colmar você vai precisar ir a Paris para pegar o vôo de volta. Recomendamos dormir em Paris na véspera.

Opa!!! Que Beleza!!!

Muito Feliz com mais esse relato publicado!!!

De todos os lugares que visitamos na Europa em 2012, Munique foi o que mais agradou. Não apenas pela cidade em si, mas, também pelos bate-volta que se pode fazer a partir dessa cidade Bela e Surpreendente!

Muito bom saber que também tem essa tal festa da Primavera. Munique parece o Brasil!!! Tem festa o Ano inteiro 😛 Ainda tem as feiras natalinas que também são consideradas entre as melhores da Europa!!! Wunderbar!!!

Já mandei o link da festa da primavera para um amigo que irá estar lá em Abril. Tomara que as datas coincidam!

Marcelo! Falar do Guia da Ângela não é merchandising, é utilidade pública!!! 🙂 Abraço.

Mariana!!! Obrigado pela confiança e pela publicação do relato!!!

Tripulação! Espero estar podendo ajudar, levando informações úteis e relevantes para vocês!

Boas Viagens,
Vladimir.

Gosto muito de Munique e região, lugar para voltar sempre. Não conhecia essa festa, muito legal!

Ótimo relato! Parabéns!

Quando cheguei definitivamente na Alemanha, em 2008, Munique estava completando 850 anos, e a festa foi muuuito grande! Durou de junho até agosto!!

Mas eu morava em Freising, que foi fundada mais de 400 anos ANTES de Munique, e o pessoal por lá olhava com desprezo para os “apenas” 850 anos de Munique…

Vladimir, valeu pelo merchandising do Guia de Munique! Estamos preparando agora uma nova versao, com ainda mais informacoes, deve estar disponível até o fim de abril.

Munique, o terra boa para a gente festejar a vida 🙂

Não sabia dessa festa e agora tenho mais um motivo para visitar a cidade novamente <3

\o/

Ano passado quando cheguei na cidade estava acontecendo 2 festas típicas: o Auer Dult (um misto de mercado tradicional com festa folclórica) e a Fruehlingsfest (festa da primavera).

Foi muito divertido participar dessas festas e provar todos os quitutes da tradicional cozinha da Bavária :mrgreen:

Se alguém tiver interesse em conhecer o Auer Dult, Fruehlingsfest e Oktoberfest, eu tenho dois posts que podem ajudar:

https://sundaycooks.com/2012/09/26/auer-dult-feira-munique/

https://sundaycooks.com/2012/06/11/oktoberfest-munique-quase-tudo-que-voce-precisa-saber/

    Aehhhh… vou matar a saudade de Munique na primeira semana de maio e, coincidentemente, tem uma Auer Dult nessa data.

    Não sabia da existência dessa festa. Valeu, Natalie.

    Vou reler os posts de vcs no Sundaycooks que tanto me ajudaram na 1ª vez.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito