Como viajar sozinho, mas acompanhado

Passeio da Korubo no Jalapão

Dessa, a gente não sabia. A Cândida descolou uma agência de turismo especializada em viagens para solteiros, a Terrazul. Com a agência, a Cândida fez uma excursão pela Europa em um pequeno grupo de 11 “avulsos”. Ninguém se conhecia antes da viagem, e as pessoas se entrosaram bastante. Bacana, não? O site da agência diz que as excursões não têm como intenção formar casais, mas incentivar quem gosta de viajar a não ficar em casa por falta de companhia. No final do texto em que apresentam os roteiros, porém, eles admitem: “Vários pares têm se formado”. Ah, bem!

Quem não é muito fã de excursão têm nas viagens de ecoturismo a melhor oportunidade de fazer amigos. Os passeios são sempre em grupo, e muitas vezes os calendários de atividades seguem uma certa ordem que faz com que você encontre mais de uma vez as mesmas pessoas. Não se surpreenda, portanto, caso o gatinho do Salar de Atacama também esteja nos Gêiseres del Tatio.

Se natureza não for a sua praia, prefira lugares com vida cultural animada, tours descolados e agito noturno — quanto mais oportunidades de puxar papo e ver caras novas, melhor.

Para quem encara albergue numa boa, basta gastar uma horinha na copa, sala de TV, bar ou sinuca para fazer um punhado de companheiros de viagem. Albergues são ótimos para paquerar, também, mas nada de peripécias no quarto coletivo, né?

E para onde não é legal ir em busca de companhia? A resorts, que costumam ter entre os hóspedes mais famílias e casais, e muitas vezes são o destino em si, dando pouca chance para conhecer outros solteiros. Por maior que seja, e mesmo lotado, um resortão pode ser um lugar solitário que só.

Queremos saber: você conhece alguma agência como a indicada pela Cândida? Já testou o serviço? Conta pra gente!

Leia mais:

Passagens mais baratas no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Aluguel de carro na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Aluguel de carro na Rentcars em até 10 vezes no Brasil

Passeios e excursões com a Viator

1718 comentários

Por favor, gostaria de receber informação sobre viagens “solo” para pessoas na faixa dos 60 anos, não tenho interesse de arranjar um par, a minha dificuldade é companhia para viajar. Vcs podem ajudar? Informem empresas que fazem este tipo de viagem. Obrigada. Aguardo

    olá, gostaria de saber onde arrumar companhias para viagens. Há algum site ou grupo de viagens. Tiro ferias mes q vem e procuro companhia.

    Olá!

    Também estou procurando alguém para a europa. Ainda não tenho nada preparado por falta de companhia. Fiz algumas viagens sozinha e gostei muito… não tive nenhum problema. Porém, agora opto por companhia para dividir a hospedagem.

    Olá, vou para Chile entre 21/12/13 a 27/12/13, procuro companhia, esta interessada?

    Olá! Para onde vc pensa em viajar? Quanto tempo?
    Sou de Salvador, mas estou sempreem são Paulo.

    Eu tenho 58 anos e tenho o mesmo problema. Sou aposentada, e voce?

    Olá!
    Minha dificuldade é a mesma .Encontrar pessoas para viajar. Voce mora onde?
    abs
    Marcia

    Oi Claudia, sou de minas gerais, tenho 53 anos e tbm procuro cia pra viajar. Entre em contato. Um abraco.

    Oi Fatima,estou procurando cia p viajar em final de julho,começo de agosto,quero ir p o nordeste,de preferencia João Pessoa,mas estou aberta a outras cidades do nordeste,me escreva se te interessar:[email protected]

    Tenho 58 anos, e busco amigas para viajar, não me importo que sejam mais novas ou mais velhas.
    Acabo não viajando por falta de companhia. Moro em SP na Capital, zona sul.
    Tenho meu trabalho, mas posso viajar em finais de semana e nas minhas férias. [email protected]

Vocês tem algum roteiro de viagem com no máximo 14 dias na Europa para o segundo semestre? aguardo retorno, e telefone para contato
grata
Ina

    Olá, Maria Ines! Somos um site independente, não fazemos roteiros! Caso queira falar com a empresa mencionada no texto, clique no link para ver as formas de contato 😉

    Oi! estou interessada em fazer o top deck (excursão) em setembro, e ficarei contente se tiver brasileiro no grupo. Senão buscarei um grupo de mochileiros com alguém experiente. O que acha? tem interesse?

    adriana estarei de férias em setembro e estou pensando de ir para fortaleza enão tenho companhia sou de são Paulo capital e mei imail é [email protected]

    rosana estarei de férias em setembro e estou pensando de ir para fortaleza então não tenho companhia sou de são Paulo capital e meu imail é [email protected]

Muito interessante e importante a iniciativa da Terrazul. Não é sempre que temos companhia disponível para viajar. É muito importante principalmente para pessoas que vivem só, é uma saída para a depressão solitária.

O Riq e os trips sabem que eu viajei muito “solo”, solteira, mas nunca me senti sozinha, pois sempre fiquei em albergue e acabava fazendo amizade no trem, no metrô, na entrada do museu. Afinal foram 6 anos viajando assim. A Dri já falou da Contiki, vou citar a Top Deck Tours. Eu sempre detestei excursões, mas para o Egito, fiz questão de entrar numa excursão deles, pela questão da segurança e ter um guia para falar da parte histórica. Foi bem legal, animado e realmente o ritmo era o meu mesmo, na faixa etária 18-39 (um pouco mais que a Contiki). Muitos solteiros e 2 casais. No mesmo ano, 2009, repeti com eles e fui para a Grécia, que sinceramente, poderia ter ido sozinha, por que o guia não era alguém com formação em História como na excursão ao Egito.

Minha primeira viagem sozinha foi com a Contiki – https://www.contiki.com/, justamente porque eu não estava muito segura desse lance “solo travel” ainda. Bom, isso foi há muito tempo, hehehe. A empresa é americana mas é utilizada por jovens de todo o mundo. Meu grupo era cheio de australianos. De brasileiros, só eu e uma gaúcha.

A Contiki não é especializada em solteiros, mas em turismo para jovens – você tem que ter de 18 a 34 anos para poder viajar com eles (ih, tem tempo isso também…) Daí que nessa idade a maioria é solteiro, né… Casais são minoria, mas também podem entrar na proposta. Em vez de programas noturnos mais light, você acaba indo para bares e baladas, e os programas diurnos e passeios são também mais agitados.

Não é lááá muito diferente de qualquer excursão, mas você fica com possibilidades maiores de ter gente no mesmo speed que o seu.

É uma ótima proposta, apesar de a partir desta viagem eu ter de dado conta de ser capaz de viajar sem excursões, rsrsrs.

Uma alternativa interessante é usar o site do Couchsurfing não para hospedagem, mas para se encontrar nos eventos e grupos que sempre rolam nas maiores cidades. ALiás, esse é um uso do Couchsurfing na Europa que anda maior do que a própria hospedagem na casa de estranhos.

Todas as capitais europeias tem grupos bem ativos, todo fim de semana em geral rolam encontros com um número grande ou nào de pessoas.

Veleu! Emocionada de ver um comentário meu dar um post! Fiz a viagem com a Terra Azul em fins de setembro/2011. Foram 18 dias por alguns paises da Europa. Moro em Belém e o grupo saiu de São Paulo, mas os encontrei em Paris! Cidade na qual a excurssão começou. Terminou em Madrid, o grupo voltando numa 6ª feira e eu ficando “alone” em terras madrilenhas até domingo! Gostei bastante. A agência te dá opção de quarto “single” ou duplo, sendo que são eles que arrumam o 2º hóspede! No meu caso, dividia as estadias nos hoteis com uma viajante de Goiás. Achei incrível, pois além de baratear o pacote, ainda tinha companhia pra conversas noturnas. Excursão não é minha primeira opção em viagens, mas penso que, em algumas circunstâncias, pode ser a opção viável. Nas cidades em que tínhamos dias disponíveis, nunca seguia o grupo nem comprei com o guia os opcionais oferecidos. Fazia meu próprio roteiro, visitava o que me interessava. Muitas vezes dispensei city tours que estavam incluídos no pacote, para fazer programação própria e sempre tive companhia de outras colegas de viagem. Alguns dias, só via minha colega de quarto à noite, pois passávamos o dia em passeios distintos.Então, à noite as colegas viajantes vinham me perguntar o que eu tinha programado para o dia seguinte daí eu dizia, e àquelas interessadas nos mesmos passeios se juntavam a mim. Portanto, em todos os passeios que fiz diferentes aos da excursão, tive a companhia de mais uma ou duas. Durante o dia, cada uma das 11 viajantes fazia os passeios ao seu gosto. Até hoje mantenho contato com várias delas. Já estive em São Paulo, onde mora a maioria, e nos encontramos. Agora, durante a Semana Santa vou a BH e já marquei de encontrar com a Alessandra, minha colega de quarto, que vive em Caldas Novas-GO, mas tem família mineira!

    Bom dia, Candida.

    Meu nome é Elaine,tenho 44 anos,sou solteira e moro em SP.Fiquei muito entusiasmada com a descrição de suas viagens. Nunca viajei sozinha,mas estou querendo começar a fazer isto, pois acabo ficando muito tempo em casa, sem nada para fazer nos finais de semana e feriados.
    Estou lhe escrevendo para parabeniza-la pelo site e se possível que me de algumas dicas de roteiros de viagens para solteiras sozinhas.
    Obrigada
    Um abraço.

    Elaine, caso queira companhia para viajar podemos trocar email e vermos se queremos conhecer os mesmos lugares. Temos a mesma idade, de repente coincide. Já viajei uma vez sozinha, mas confesso que não gostei muito.
    Caso interesse responda no [email protected]

    oi meninas.. eu um pouco mais velha 47 anos, gostaria de viajar também, porém por conta de uma cirurgia que fiz agora .. este ano gostaria de viajens curtas.. se tiverem alguma ideia me escrevam!!! [email protected]

    Oi, Patricia! Tambem gostaria de viajar em outubro, mas nao tenho companhia. Moro em manaus-Am, tenho 49 anos. Podemos ver se temos interesses em comum…

    Olá Patricia, viajei em julho para Jeri e agora estou pensando em fazer uma pequena viajem em outubro, não resolvi ainda o destino.Podemos trocar emails quem sabe fazemos uma viagem juntas.Não consegui entrar em contato pelo o email dado.
    Um abraço

    Ola, estarei de ferias em outubro e procuro companhia pra viagem, se souber de algo me avisa.

    Oi Elaine,

    os posts estão andando muito rápido. Não sei se vc olhará esta minha resposta. Estou em São Paulo tb e, atualmente, solteira, estou encontrando alguma dificuldade em viagens. Já fiz algumas (pouquíssimas sozinha) e foi uma surpreendente experiência positiva. Estou pensando em unirmos as pessoas que procuram companhia e dicas de viagem em um grupo para trocarmos idéia e, quem sabe, nos reunirmos em pequenos grupos para viajar. Se topar (e ler este post) me passe teu e-mail que remeto algo pra vc. Ou me escreva se preferir. Tenho 49 anos. Meu e-mail é [email protected]

    Adorei a sua ideia Paula, também tenho 46a, sou de Curitiba e seria ótimo uma viajem em Grupo. Apoio 100% e não esqueçam de me convidar! Estou de férias de 20/12 a 04/01/15, ou no decorrer do ano com curtas viajem de final de semana. E-mail: [email protected]

    Acabei de criar um Face para organizar viagens de pessoas acima de 40 . Estrelita Salve

    Olá Daiane… Eu estou muito afim de viajar… Com todos aqui não gosto de viajar sozinha… Eu sou de sp, tenho 29 anos e quero viajar do dia 30 de dezembro ate 7 de janeiro… Qualquer praia, qualquer destino, eu so preciso de uma cia…

    Muito obrigado

    Cá.

Quem viaja sozinho e procura companhia no seu destino de viagem pode alugar um amigo local através do site “rent a local friend”. Esse “amigo local” vai mostrar aqueles cantinhos que geralmente so os nativos conhecem, além de montar o itinerario de acordo com os interesses pessoais do viajante. Não são guias e é uma maneira de conhecer a cidade com uma pessoa que mora aonde você passa suas férias. Gosto muito da ideia.

Eu já fiz uma viagem com a Terrazul para Cuba, para a festa dos solteiros que acontece lá todo ano, há alguns anos atrás. O atendimento deles foi ótimo e a viagem valeu muito a pena. No meu caso, os brasileiros eram minoria, mas todo mundo interagiu muito bem e outras viagens foram combinadas depois. Para quem quer estrear nas viagens solos eu acho uma excelente opção, é garantia de encontrar outras pessoas na mesma situação e com interesses comuns.

    Pessoal estou buscando cia para Orlando/Miami no início de dezembro desse ano ou passar a virada do ano lá…
    Sou de sp capital e tenho 26 anos.

    quem estiver afim me manda um email: [email protected]

    Diego/Miriam ,

    Também estou planejando viajar para o mesmo lugar em novembro, a Delta está com promoção de R$ 1080,00 ida e volta para Orlando nesse período.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito