Ao contrário do que a maioria imagina, a insegurança na Europa não está nas ruas ermas nem nas zonas com forte presença de imigrantes. O perigo para o turista na Europa está nas aglomerações, nos pontos turísticos e nos transportes. É onde agem os mãos-leves e golpistas.
Em viagens de carro, a precaução básica é nunca deixar nenhuma peça de bagagem aparecendo -- as chances de que o carro seja arrombado aumentam de forma exponencial.
Esta região, em que nosso colaborador flagrou esta família em pleno "mãos ao alto", fica numa dessas regiões perfeitas para explorar de carro.
Se precisar de mais dicas, eu volto...
ATUALIZAÇÃO
A charada já tem, tecnicamente, um vencedor. É o Rodrigo Basso, que chutou certinho e de primeira: Toscana.
Mas será que não vale a pena fazer mais uma forcinha para ver se aparece o lugar exato onde essa escultura está?
Dica: a cidadezinha fica entre dois rótulos famosos de vinho, a 60 km da capital da sua província.
Valendo mais um troféu -- e um postal!!!!
RESPOSTA:
[caption id="attachment_28567" align="alignleft" width="118" caption="RODRIGO BASSO e ANNE"][/caption]
Valeu a prorrogação!!!
Recapitulando: o Rodrigo Basso acertou, genericamente, de cara, ao cravar Toscana.
Mas daí eu achei que dava pra gente tentar descobrir o lugar exato, por isso dei uma dica suplementar. Quem matou a dica foi o Walter Faria, que leva uma menção honrosa: a cidadezinha fica entre Montepulciano e Montalcino, os dois rótulos mais famosos desta zona da Toscana.
Foi então que a Anne, que já tinha notado uma curiosa semelhança entre as esculturas e o traço do nosso Angeli (e não é que tem mesmo?), matou: fica em Montichiello, na província de Siena.
E não só. Ela também descobriu a história por trás da escultura (que provavelmente nem o Philipp, que fotografou, devia saber): é a entrada do restaurante Osteria La Porta, via del Piano 1, Monticchiello. Pelo que vi em alguns sites, essa peça é um memorial lembrando 6 de abril de 1944, quando o padre da cidade e uma mulher alemã convenceram e impediram que os soldados alemães executassem os moradores de Monticchiello já alinhados no muro de fora da cidade. É uma escultura engraçada de um momento horrível. Eles comemoram a data num evento chamado “Per non dimenticare” – para que não se esqueça.
Parabéns, Anne, Rodrigo e Walter! Obrigado, Philipp! (Quem nunca me mandou o endereço, por favor mande para redacao arroba viajenaviagem ponto com) Semana que vem tem mais!
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
43 comentários