Tudo o que eu posso dizer sobre esta imagem é que o alfabeto da placa, tenho quase certeza, não se usa mais. Foi substituído por outro.
E o pior é que posso estar enganado... (de repente pode ser só uma família de tipos que não aprendi na escola.)
Temos menção honrosa e postal para o primeiro que acertar o país; o troféu vai para quem acertar que troço é esse.
Valêndio!
DICA NOVA
Cinco pessoas chegaram bem perto -- mas erraram de país. Agora ficou fácil!
Valendo!
RESPOSTA:
[caption id="attachment_28567" align="alignleft" width="118" caption="MARCELO L. & PHILIPP"][/caption]
Bom: dei uma pesquisada melhor agora e acho que a minha pista da reforma ortográfica era furada. Pelo jeito, o letreiro está apenas escrito num tipo de letra mais clássico. Foi malzaê.
Muitos chegaram bem perto durante o tempo regulamentar -- a Coréia do Sul foi citada em cinco respostas.
Logo depois que eu entrei para dar a dica suplementar, o Marcelo Lemos matou: é a Coréia do Norte. Mas foi o Philipp que chegou ao lugar exato: o portão Taedong, em Pyongyang. Adorei a justificativa do Philipp para o palpite: "O Gabe Britto não passou por aqui, então deve ser mesmo a Coréia do Norte". (A Sylvia fez uma boa aposta parecida, com o JB.)
Mas deixemos a explicação ao Gabe Britto, autor da foto:
A foto mostra o Portão Taedong, que fica na beira do rio Taedong, aquele que corta Pyongyang. Este portão é um dos poucos monumentos antigos da capital norte-coreana. É que, apesar dela ter nascido lá nos anos 1100 a.C., a cidade foi destruída em muitas guerras. O portão atual é de 1635, mas o original (que virou pó), era do século 6. Ele era uma das entradas da cidade. Interessante pensar que hoje a cidade também tem "portões" por onde só passam pessoas autorizadas. A diferença é que os portões atuais não têm charme nenhum: são apenas barreiras militares montadas nas estradas de acesso
Aproveite que você está coma mão na massa, clique e favorite o último superpost da série norte-coreana do Gabe, em que ele dá resposta a todas as perguntas que você pode ter com relação a viajar à Coréia do Norte: A Coréia do Norte na prática.
Parabéns, Marcelo e Philipp! Obrigado, Gabe. Se eu não tiver o endereço de algum de vocês, mandem, please! (redacao arroba viajenaviagem ponto com)
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
43 comentários