Morro de surpresa: o calçamento ficou bom

Segunda Praia, Morro de São Paulo

No fim do ano passado, quando vi pela primeira vez uma foto da pracinha de Morro de São Paulo toda calçada, com lajotas tapando a areia, pensei: acabou de acabar. R.I.P. Morro de São Paulo. Ruazinhas de areia faziam parte do DNA da ilha, e mudar isso seria o sacrilégio final.

Morro de São Paulo

Qual não foi a minha surpresa, semana retrasada, ao pôr minhas Havaianas pela primeira vez sobre o novo piso do Morro e… achar que ficou mó ajeitadinho.

Morro de São Paulo

Não, a reforma não foi de mau gosto. E sim, a qualificação urbana é um direito humano :mrgreen:

Fui deslizando minha maleta de quadro rodinhas ladeira abaixo pelo piso lisinho e, se tivesse alguma dúvida de que estava gostando do resultado, um trechinho de 50 metros não-urbanizados, logo antes da escadaria da Segunda Praia, me convenceria de que o calçamento veio para o bem de todos. Aquele trechinho de areião é um souvenir da Morro antiga — um equivalente ao pedaço do Muro de Berlim que preservaram sem derrubar.

Morro de São Paulo

A Segunda Praia me aguardava com mais (boas) surpresas.

Morro de São Paulo

Uma passarela de madeira (igualmente própria à rolagem de maletas) faz as vezes de calçadão. Os restaurantes aproveitaram a larguíssima faixa de areia para instalar mesas sobre a areia, que ficam muito charmosas à noite.

Morro de São Paulo

A calçada da Terceira Praia — primeira obra de requalificação urbana da ilha — também continua bonitona (não sei se mexeram) e tem agüentado firme as maiores marés.

Terceira Praia

Claro que os pioneiros e saudosistas dirão que a Morro de São Paulo que eles conheceram acabou. E têm razão. Só que não acabou agora, com as obras. Aquela Morro acabou quando foi descoberta. Num primeiro momento, a ilha não soube administrar o crescimento, e ficou à beira da favelização. Mas a decadência foi revertida e, se Morro não é mais o que era, pelo menos continua a ser um destino de praia com personalidade própria. A ilha tomou um banho de loja à la Praia do Forte, mas não encaretou.

Morro de São PauloSegunda Praia

Píer | Segunda Praia

Fiquei feliz de encontrar o lugar lotado de argentinos e italianos. E de ver preços camaradas nos bares e restaurantes — dá para comer picanha ou camarão por 25 ou 30 reais por pessoa; é difícil uma caipiroska que custe mais de R$ 10. É uma beleza perceber o turismo independente funcionando a milhão: meios de hospedagem pequenos, gringos e brasileiros desempacotados, transporte fácil, passeios compráveis na hora.

Garapuá


Talvez Morro de São Paulo não seja mais a sua praia. Mas é a praia de muita gente que adora. Eu curti :mrgreen:

Leia mais:

98 comentários

Morro de São Paulo ficaria ótima se tivesse um sistema de gôndolas aéreas (“bondinhos”) que servisse tanto como passeio panorâmico quanto como meio de transporte.

Estive em maio de 2012, dias ensolarados e muita andança…rs
Na quarta praia andamos pra caramba logo lembramos, temos que voltar, não é que passou uma charrete e pegamos carona, R$…na verdade!Ficamos na Pousada Passargada logo na subida do pier a esquerda, recomendo pois a vista panorâmica é excelente!Queremos voltar.

Vixe que saudade! Morro é tudo de bom e adorável pela democracia de não haver carros. Certo que sua hospedagem e restaurantes podem variar; mas, a praia está linda e serena para todos. Reveillon lá é festa pura e lotação máxima, baixa temporada é paraíso intocável (suspiro).

Fui duas vezes ao Morro e passei todos os dias debaixo de chuva, portanto andei muito no barro kkk.
Ao ler o post, fiquei com vontade de voltar e de preferência com dias ensolarados.

Morro é lindo demais viu! Quanto a perder o encanto… não é “asfaltando” que isso vai acontecer! Sou da turma daqueles que foi pra Morro pela primeira vez há uns 10 anos e e achei o calçamento muito lindinho e de bom gosto! Conversei com o pessoal da vila e a maioria gostou, ninguém merece aquele barro todo que ficava com as chuvas. Não se pode pensar só na “magia” da vila e esquecer as pessoas que moram lá né? Quantos aos argentinos… afffffffffff Tá demais, viu! Espanhol é a língua oficial da vila e Morro tá começando a dar um tipo de turismo argentino que eu acho chato… aqueles grupões de hermanos que vem ao Brasil pra tomar fernet, ouvir cumbia e falar do Maradona (nada que alguns grupões de brasileiros não façam a seu modo em Buenos Aires) Fora esse detalhe… Morro é paraíso, sem dúvida!

Se eu soubesse disto sem o seu texto ficaria com a impressão de que o lugar perdeu a sua magia. Parabéns pelo post, acredito que traduziu bem a mudança.

Fiquei com vontade de voltar para ver o Morro assim.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito