Berlim: como chegar pelos aeroportos Tegel e Schönefeld

Berlim

Em algum momento do futuro, Berlim terá apenas um aeroporto, o Brandenburg, que está sendo construído no mesmo local onde funciona o aeroporto Schönefeld. Só que as obras não terminam nunca; estima-se que abrirá só em 2014. (Imagina na Infraero!)

Até lá, quem chegar de avião pode desembarcar em Tegel, o aeroporto no antigo lado ocidental e mais próximo da cidade (e preferido pela maioria das cias. aéreas) e Schönefeld, que fica mais distante, no antigo lado oriental, e que é usado pela easyJet. Apesar de mais distante, Schönefeld é o que oferece melhor transporte público (de trem suburbano S-Bahn) — uma estrutura que certamente será aproveitada pelo novo aeroporto Brandenburg, quando abrir.

Berlin Tegel

Ônibus

O ônibus JetExpress TXL leva do aeroporto Tegel às imediações da Alexanderplatz, em Mitte, fazendo paradas pelo caminho. As partidas acontecem das 6h às 23h, de segunda a sábado, e das 6h às 22h aos domingos. Os intervalos entre as saídas variam de 10 a 20 minutos, e a viagem dura em torno de 40 minutos.

Escolha, entre as paradas centrais, o ponto mais próximo ao seu hotel, ou o mais conveniente para fazer baldeação: Portão de Brandemburgo (Brandenburger Tor, estação de S-Bahn/trem suburbano e U-Bahn/metrô), cruzamento da Unter den Linden com Friedrichstrasse, Spandauer Strasse na altura da Marienkirche, ou a estação terminal Memhardstrasse, próxima à Alexanderplatz (S-Bahn e U-Bahn).

O bilhete válido para as zonas A e B custa 2,40. O passe de um dia (Tageskarte) também pode ser utilizado e sai por 6,50 para as zonas A e B.

Outros ônibus também servem ao aeroporto Tegel, mas podem exigir baldeações. Localize o seu hotel com o Google Maps e use o site da VBB para descobrir a forma mais prática de chegar a ele.

Atenção: Não há metrô nem S-Bahn pra Tegel.

Táxi

Há dois pontos de táxi oficiais: um no terminal A, outro no terminal C. Uma corrida entre o aeroporto Tegel e Mitte sai por volta de 30 euros. Pode ser cobrada taxa de bagagem.

Use o Google Maps para localizar o seu hotel e o World Taximeter para estimar valores.

Schönefeld

Trem

O trem Airport Express parte do aeroporto Schönefeld a cada 30 minutos. As linhas R7 (direção Dessau Hauptbahnhof) e RB14 (direção Nauen Bahnhof) da S-Bahn (trem suburbano) levam sem baldeações a duas estações em Mitte, o bairro mais bacana de se hospedar em Berlim: estação Alexanderplatz e estação Friedrichstrasse. Localize o seu hotel no Google Maps para saber qual é a mais próxima.

O trajeto até a região de Mitte leva menos de 30 minutos no Airport Express e uns 40 minutos nos outros trens. A passagem custa 3,10 euros em ambos; compre o bilhete que contempla as zonas A, B e C. Atenção: não esqueça de validar na maquininha! Esse mesmo bilhete pode ser usado novamente em um período de até duas horas em viagens de trem urbano (S-Bahn), metrô (U-Bahn), ônibus (bus) ou bonde (tram). O passe de um dia (Tageskarte) também pode ser utilizado e sai por 7 euros para as zonas A, B e C.

O serviço funciona o dia inteiro, com interrupção apenas por algumas horas durante a madrugada.

Caso não dê para ir a pé até o hotel, continue a viagem em trem urbano (S-Bahn) ou metrô (U-Bahn). Até a Potsdamer Platz, por exemplo, faça baldeação na estação Friedrichstrasse para as linhas S1 ou S25 do S-Bahn. Até a Rosenthaler Platz, prossiga de U-Bahn, linha U8, a partir da estação Alexanderplatz.

Use o site da VBB para simular a viagem até o seu destino final.

Dica: caso bata uma preguiça de caminhar, existe um serviço de ônibus grátis que liga o terminal do aeroporto à estação de trem.

Táxi

O ponto de táxi oficial fica na frente do Terminal A. Uma corrida entre o aeroporto Schönefeld e Mitte custa em torno de 45 euros. Pode ser cobrada taxa de bagagem.

Use o Google Maps para localizar o seu hotel e o World Taximeter para estimar valores.

Leia mais:

24 comentários

ola a minha duvida e se do aeroporto de shonefell para alexanderplatz hotel h2 se apanharmos o comboio temos que mudar de comboio em algum momento ou e diteto a alexanderplatz?

Oi Ricardo! Meu voo chega em Tegel e o bairro do meu hotel fica em maxvorstadt ( Mitte). Qual estação devo ficar!? Pretendo utilizar o trem que sai do aeroporto. Desde já, obrigada!!! Flavia

    Olá, Flavia! Chegando em Tegel você deve pegar um ônibus para ir ao hotel. Veja as dicas acima!

Vou para Berlin no final de agosto e meu voo de volta parte de Tegel às 6h da manhã. A única opção para chegar ao aeroporto é o taxi, certo?
Obrigada.

    Olá, Ana! Mesmo se não for a única, é a única que dá para recomendar. Você precisa estar no aeroporto antes das 5 da manhã. Marque um táxi, o recepcionista do seu hotel faz isso para você.

olá! gostaria de saber como fazer para ir do aeroporto tegel até Magdeburg. Somos em 4 e gostaria de uma opniao que olhasse para um custo mais em conta mais que não houvesse tanto sacrificio no conforto. Agradecida

    Ônibus expresso até a estação central de trens (Berlin Hauptbanhof), e trem de lá para Magdeburg.

Oi pessoal,
Indo do aeroporto de Tegel para a região de Gendarmenmakt, no centro de Berlim, pagamos uns 25 Euros, o que pode variar, obviamente, a depender da quantidade de malas e do trânsito.

Uma outra dica é já otimizar a compra do ticket do transporte público assim que chegar no aeroporto. Eu comprei, em um guiche super bem atendido, dentro do próprio aeroporto de Schonenfeld, onde paguei inclusive com cartão de crédtio, o passe semanal e já saí economizando. Utilizei à vontade todos os dias e inclusive para voltar ao aeroporto. Escrevi algumas coisas sobre Berlim, boa e barata aqui: https://planejandoaviagem.wordpress.com/2011/11/28/berlim/

Uma dica pra quem puder escolher onde pegar o ônibus é pegar nas primeiras paradas, porque enche muito.

Quando estive em Berlim em setembro também usei o ônibus TXL na chegada em Tegel. O ônibus estava cheio, mas como soltei no ponto final da Alexanderplatz, não houve maiores problemas. É a melhor opção para os viajantes cujos hotéis ficam perto da Unten den Linden ou Alexanderplatz.
Já a saída foi tumultuada. Ia embarcar no trem para Hamburgo e peguei o S-Bahn da Alexanderplatz até a Estação Central, a três estações de distância. Não é que ele quebrou no meio do caminho? Resultado: perdi o trem. Como tinha comprado a passagem pelo site da Deutsche Bahn (que recomendo), achei melhor me prevenir e fui ao guichê da estação, onde recarimbaram a passagem e escreveram que perdi o trem devido a uma pane no S-Bahn. Embarquei no trem seguinte, uma hora mais tarde.

Estive em Berlim em fevereiro de 2013. Chegamos de trem vindos de Praga e saímos de avião em direção à Paris. Quando fiz a compra das passagens pela Lufhtansa para o voo Belin – Paris, em maio de 2012, a previsão era de partida do voo pelo “novo” aeroporto de Brandemburg, o que me deixou super feliz, afinal, a propaganda era de que seria o “aeroporto mais moderno da Europa” (previsto para inaugurar em junho de 2012) …

Bem, minha noção de organização e eficiência germânica ficou um pouco abalada quando recebi e-mail dizendo que o Brandemburg ainda não estaria pronto e que o voo sairia de Tegel. (OBS: pesquisei naquela época e diziam que a nova data de inauguração do Brandemburg seria em março de 2013, mas pelo visto, a síndrome de Infraero está dando um sustinho nos alemães)…

Ficamos hospedados no Eustostars Berlin, bem em frente à estação Friedrichstrasse (estou devendo a resenha). Na chegada, foi bem tranquilo: chegamos de trem na Hauptbahnhof e só precisamos pegar o primeiro S-Bahn na direção da Friedrichstrasse (1 parada apenas).

Na saída de Berlin, optamos por pegar o ônibus JetExpress TXL. Dispensamos o táxi porque iríamos marchar também no táxi em Paris, do CDG até o Quartier Latin, porque estávamos em dúvida sobre o funcionamento do RER B e ainda por causa das escadas das estações parisienses. Tivemos de ir da Friedrichstrasse até a Hauptbahnhof de S-Bahn (sem mistério, tudo tranquilo) e ali sair da estação para pegar o tal ônibus. O único problema é que apesar de ser um ônibus grande (articulado), não tem espaço para bagagens (como tem em outros ônibus de aeroporto, tipo Madrid, Lisboa, Praga, etc), e isso foi meio estressante, pois havia muita gente no ônibus e muita gente com mais de uma bagagem, de forma que ficava difícil até mesmo de circular no corredor. E para falar a verdade, apesar do letreiro indicar “Express TXL”, eu fiquei em dúvida se era esse mesmo dito ônibus, porque ele fez vááárias paradas no meio do caminho! Ok, chegamos em Tegel são e salvos, mas achei que seria mais “civilizado”, por estarmos na Alemanha …

Abs,

Cris

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito