Charada da 6a.: não é Inhotim (veja a resposta -- e como chegar!)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Charada de 5 de abril de 2013

História verídica: corria o ano de 1985 (ou seria 86?) e eu tinha acabado de me mudar para São Paulo. Tinha uma Bienal em cartaz no Ibirapuera. Fui com uma turma de amigos no primeiro dia.

 

Toda a minha experiência de ver arte se resumia aos museus clássicos que tinha visitado no meu mochilão pela Europa, alguns meses antes de me mudar para SP.

Ao andar pelas salas, fui tomado por um sentimento de frustração. Lendo as placas descritivas das obras selecionadas, percebia na maioria a mesma... ahn... observação: INSTALAÇÃO. Fiquei triste com o Brasil. Como pode uma Bienal abrir num lugar como São Paulo com várias obras ainda sendo instaladas?

mrgreen

O pior é que comentei com os meus amigos, e todos acharam que eu estava fazendo piada...

Pois bem. O que você vê na foto não são pedras de gelo. É uma escultura. E está num museu que fica próximo a uma metrópole e vale muito a viagem (exatamente como Inhotim).

Palpites? Valendo!

RESPOSTA:

[caption id="attachment_28567" align="alignleft" width="118"]HOSANA HOSANA[/caption]

Bicampeã em semanas consecutivas! Mas tá danadinha a Hosana!!!!

Sexta passada não pude esperar até o horário habitual para soltar a charada, então muitos sherloques de plantão devem ter esperado em vão que eu fizesse a chamada no Twitter. Antes disso, a Hosana foi lá e pimba acertou em cheio -- trata-se de um museu Kroller-Muller, perto de Amsterdã. Conta pra gente a técnica usada, dona Bicampeã!

Enquanto isso, o autor da foto -- e um dos principais fornecedores de fotos pra esta seção --, o A.L., dá o serviço completo do museu, da escultura e de como você pode fazer para chegar até lá:

Trata-se da instalação "Rocky Lumps" por Tom Claassen. Executada em 2005 e instalada no parque de esculturas do Museu Kroller-Muller, na Holanda. Em seu estado natural, a escultura tem a forma de uma bonita representação de pedras brancas sobre um gramado, brilhando muito quando expostas ao sol. Tive a sorte de capturar uma combinação única da escultura sob neve fraca, alterando completamente sua percepção (de longe, parecia que eram pedras de gelo acumuladas em um local improvável, mas poderia ser também o produto de bonecos de neve caídos ao chão pela manhã!). O Museu Kroller-Muller é provavelmente o museu de arte impressionista e moderna mais injustamente ignorado de todo o norte da Europa. Entre outros, ele tem

:

- a maior coleção de obras de Vincent van Gogh (mais que o museu que leva seu nome em Amsterdam), alem de obras de Picasso e outros mestres da época

- um parque de esculturas grande e muito bem curado, com obras espalhadas e integradas à paisagem, incluindo-se obras-primas de Rodin

- um parque nacional ao seu redor com dezenas de km de trilhas fácies de ser percorridas à pé, algumas dunas, ciclovias

Para quem pergunta "que bate-e-volta dá pra fazer desde Amsterdam que não seja mais do mesmo (moinhos, canais, barcos)?", o Kroller-Muller é minha primeira opção, sem pestanejar.

Dá pra chegar lá usando trem até Arnhem e depois ônibus, ou então de carro

Parabéns, Hosana! Obrigadíssimo, A.L.! (Já tenho os endereços de vocês, agora tenho que mandar mais uma leva de postais!) Semana que vem tem mais!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

7 comentários

Arthur
ArthurPermalinkResponder

Museu de lousiana perto de Copenhague!

Dani
DaniPermalinkResponder

Seria o Getty Museum, nos arredores de Los Angeles?

Hosana
HosanaPermalinkResponder

Kröller Müller Museum - Otterlo, Holanda.
Achei uma foto sem a neve!
http://www.flickr.com/photos/ejbaurdo/741656599/

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Parabéns, Hosana! Mais troféu um para a coleção! A
chei que a escultura - que se chama "Rocky Lumps" - fosse de mármore, mas o site do museu informa que é de concreto pigmentado! Lindo!

Ricardo Freire

Charada resolvida! Vencedora proclamada! Parabéns, Hosana! (E obrigado pelo serviço, A. L.!)

--A.L.
--A.L.PermalinkResponder

You are welcome smile

Hosana
HosanaPermalinkResponder

Obrigada Ricardo e Lu Malheiros!
Não tem segredo! Junto as informações e procuro os detalhes daquilo que vejo. Acho que é como todos fazem, tenho tido é sorte! Espero que a sorte continue me acompanhando! Adoro as charadas!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar