Enquete: festivais, feiras e eventos ao redor do mundo

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Big Apple Barbecue Block Party

Adoro shows, eventos ao ar livre e festas populares. Por isso, uma vez decidida qualquer viagem, tenho o hábito de procurar em sites de cultura e entretenimento o que vai acontecer de interessante nos lugares que planejo visitar. Faço isso até mesmo antes de marcar as passagens, para não correr o risco de perder algo imperdível (ou de não resistir e acabar remarcando o vôo. Sim, já aconteceu).


Fiquei sabendo da Big Apple Barbecue Block Party quando planejava uma viagem a Nova York em 2010 -- e fiz questão de marcar a data de retorno só para depois do evento. Anualmente, churrasqueiros de diversas regiões dos Estados Unidos se encontram em Nova York para preparar suas especialidades em uma grande festa de rua nos arredores do Madison Square Park.

Big Apple Barbecue Block Party

Big Apple Barbecue Block Party

Big Apple Barbecue Block Party

É muita gente, muita fumaça e muita, mas muita carne.

Entre as barracas você experimenta o típico churrasco americano: back ribs (costela de porco), pulled pork (carne de porco desfiada, servida como sanduíche) e brisket (peito de boi), preparados à moda de cada cidade participante, além de outras delicinhas.

Big Apple Barbecue Block Party

Big Apple Barbecue Block Party

Para acompanhar, divertidos shows de música country e cerveja artesanal.

As filas são grandes, mas com bom humor, curiosidade e apetite dá para curtir um monte.

A Big Apple Barbecue Block Party deste ano está marcada para o fim de semana de 8 e 9 de junho. Se você estiver em Nova York por esta época e for doido por um churrasco, não deixe de passar lá. Mas chegue cedo, para pegar menos filas. A entrada é gratuita, e os shows também. Você só paga o que consumir.

Queremos saber: em que outros festivais, eventos ou feiras você já esteve e recomenda? Conheceu os mercados de Natal europeus, foi à Flip, curtiu o Viradão Cultural, tomou todas na Oktoberfest, esteve no São João de Caruaru? Vale qualquer festa, no Brasil ou exterior, que aconteça regularmente.

Aos comentários!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


53 comentários

Lili-CE
Lili-CEPermalinkResponder

Festival de Verão de Dubrovnik! Muito legal, assisti árias de óperas dentro das muralhas, ao ar livre, lindo! Verão também é quando várias bandas fazem turnê na Europa e nos Estados Unidos. Vale a pena consultar os sites de ingressos pra ver se há algo interessante (aliás, isso vale pra qualquer época) acontecendo. Aqui no Ceará, tem o Festival Jazz & Blues no Carnaval, na Serra de Guaramiranga. O Ceará Music, aqui, geralmente no feriado de 12 de outubro, também já faz parte do calendário. Não é festival, mas também gosto de ver a programação do balé, se for numa cidade com tradição.

Jô
PermalinkResponder

Muito bacana essa matérias. Os festivais são uma ótima oportunidade de curtir hábitos locais.
Já fui ao Fancofolies de Montréal e é bem interessante. Shows ao ar livre e somente com bandas francófonas numa espécie de "ressaca" do Festival de Jazz tradicional do verão canadense.

Aproveitando o tópico, alguém já foi no Munchener Fruhlingsfest
(Munich Spring Festival)? Estarei na cidade nas datas da edição deste ano e busco relatos.

Obrigada!

Joana
JoanaPermalinkResponder

Acabei de escrever dizendo que adoro o Frülingsfest. =)
É muito legal, e bem mais tranqüilo que a Oktoberfest. Se você estiver indo sozinha também é tranqüilo. Só saia 1h antes das tendas fecharem (elas fecham 23h), porque é meio cheio quando todo mundo vai embora ao mesmo tempo.

Jô
PermalinkResponder

Obrigada xará!!!

henrique
henriquePermalinkResponder

Já fui 2x ao Berlin Festival (http://www.berlinfestival.de/?lang=en), voltado a música pop/rock/alternativa e realizado no aeroporto desativado da cidade. Os shows são nos hangares e tem várias barraquinhas de comida boa smile
E uma vez ganhei um concurso para ir ao monstruoso Austin City Limits (http://www.aclfestival.com/). Tem que ter pique pra encarar esse aí (e passes VIP são bons pra conseguir acesso melhor a banheiros e comida...)

Joana
JoanaPermalinkResponder

Quando eu morei em Munique, vários amigos foram me visitar na Oktoberfest. Mas as festas de rua das quais eu mais gosto (relacionadas a cerveja) são a Frühlingsfest (festa da primavera) e a Starkbierfest (festa da cerveja forte).
A Frühlingsfest é como se fosse uma mini Oktoberfest da primavera. Tem as mesmas coisas, mas é infinitamente mais tranqüilo, e tem menos turistas. A Oktoberfest de verdade é legal também, mas é muito perrengue ir sem mesa reservada. Esse ano a Frühlingsfest começa 19 de abril e dura 2 semanas.
A Starkbierfest é antes da páscoa e depois do carnaval. A cerveja é especial de inverno e tudo acontece "indoor". As mais famosas são as da Paulaner (na sua "sede", a famosa Nockherberg) e a da Augustiner (no Augustiner Keller). No ano que vem deve ser no fim de março, mas é caso de jogar no google e ver, porque a data muda conforme a páscoa. Pra esse festival é bom comprar ingresso antes (mas não precisa ser muito antes, 1 ou 2 meses antes já está bom). Pra quem gosta de cerveja Bock, é o melhor festival.
E, se você estiver em Munique antes da Oktobesfest, tem outra festa nos mesmos moldes que é o máximo: a Rosenheim Herbstfest (31/08 a 15/09 em 2013). Quase não tem turista, e é bem mais tranqüila que a Oktoberfest. Tem ótimas cervejas locais e dá pra ver como a Oktoberfest era há uns 20 anos. Fica a 40 minutos de trem regional de Munique e dá pra usar o Bayern Ticket.

Marcio Antonio

Morando em Curitiba e casado com uma blumenauense, é impossível perder a Oktoberfest. Mas recentemente também faço questão de não perder o Festival Nacional da Cerveja, que sempre ocorre em março, também em Blumenau.

No exterior, já peguei o Festival de Jazz de Montreal, mas foi coincidência: as datas da viagem já estavam definidas e só depois é que fomos ver que eventos havia durante nossa permanência lá. Aconteceu a mesma coisa com o festival de verão de Ljubljana, na Eslovênia -- assisti a um show do Jorge Ben Jor! Meus amigos eslovenos não conheciam e acharam o máximo!

Meilin
MeilinPermalinkResponder

Vou focar nos arredores da Cidade Maravilhosa:

No feriado de Corpus Christi rola o festival de Jazz e Blues em Rio das Ostras, tudo 0800 graças ao tutu do petróleo que jorra fácil por lá. Só músicos bacanas, misturando gringos e nativos.

Em julho tem o Festival do Vale do Café, com uma pegada mais clássica e instrumental, com apresentações bacanérrimas nas fazendas do Vale do Café (Vassouras, Valença e arredores)- algumas costumam ser num curral...junto com as vacas! A grande maioria dos eventos é paga, mas todo dia tem um show grátis nas praças.

Agosto é o mês do Festival Gastronômico de Tiradentes. Vale cada quilômetro e cada mordida. A cidade parece um cenário de filme de época. Os chefs são estrelados, mas tem eventos populares nas praças também.

Paraty é hor-concours, tem festivais de gastronomia, música (no fim de maio), cinema, literatura...

Bora pro Rio,gente!

eva
evaPermalinkResponder

A FERIA em Sevilla. Imperdível!!!

LEANDRO
LEANDROPermalinkResponder

Ano passado estive na Oktoberfest, em Munique. A festa é incrível, mas muito grande e muito cheia, por isso um pouco estressante.

A melhor surpresa que tive foi a festa de reunificação da Alemanha. Eu tinha escolhido o dia 3 de outubro como um dia livre, sem grandes pretensões turísticas. Fomos passear no English Garden (não é assim que se escreve). Uns amigos nativos que fizemos no dia anterior tinha dito que era feriado, mas não estava preparado pra aquilo: o parque estava lotado, muita gente jogando bola, andando de bicicleta e, claro, bebendo cerveja! Os bávaros são muito simpáticos, é fácil se enturmar. Dali fomos ao centro e tivemos a surpresa maior: dezenas de barraquinhas representando as diversas regiões do país, com muita comida típica, música, vinho e, claro, cerveja! Saí experimentando de tudo, foi muito bom. No final, queima de fogos e execução do hino do Schumacher. Bem mais familiar e, na minha opinião, bem mais divertido que a Oktoberfest!

Anotem aí, 3 de outubro!

Fora isso, um recado para o Brasil: pra mim, o evento mais divertido da Bahia não é carnaval ou lavagens. É o São João! Venham em junho, curtam uma praia e reservem espaço pra dar um pulo em alguma cidade do interior.

Marcie
MarciePermalinkResponder

Neste site você pode sempre saber quais as feirinhas que rolam na Big Apple:
http://socialeyesnyc.com/manhattan/

Randi
RandiPermalinkResponder

Thanks for checking us out and for the recommendation, Marcie!

Quenia  - Viagens por aí

Gosto muito de festas religiosas, Semana Santa em Tiradentes e em Pirenópolis-GO (foi uma das festas mais bonitas que já participei).
Festival de Marchinha de São Luiz do Paraitinga-SP, muito divertido e acontece antes do carnaval.
Por um acaso participamos de uma festa, tipo carnaval, em Sitges-ES, próximo a Barcelona, acontece em agosto.
Em fevereiro fomos a Vendímia (Festa da Colheita da Uva) em San Fernando-Chile no Valle do Colchagua.
Hoje eu fico atenta a estes eventos quando programamos alguma viagem.

Mirella (@mikix10)

Em Nova York já fui na festa de San Gennaro, no desfile de Halloween e esse ano encarei a St, Patrick Parade. Adorei as duas primeiras smile .
Na Oktoberfest em Munique, as 7 da manhã do sábado já estávamos plantados na frente de uma das tendas para tentar entrar!!! Valeu, mas prefiro Munique sem Oktoberfest.
O Festival das Tulipas em Ottawa é uma graça, mas é no Canada Day que a cidade se anima de verdade. Aqui em Toronto ainda não participei ainda do Nuit Blanche.

Luciano
LucianoPermalinkResponder

Ainda não conseguimos participar, mas estamos há tempo de olho no EPCOT Food and Wine festival.
Em Paris demos de cara, sem querer, com o Vendanges de Montmartre - fantástico. Muitas banquinhas excelentes de comida e vinho.
Adoramos as feiras normais, tipo farmer's market nos EUA. Sempre tem umas banquinhas muito legais vendendo comida boa e barata. E é claro, o Smorgasburg no Brooklyn é imperdível!

Nico
NicoPermalinkResponder

Um festival, que é gastronômico, que nunca fui mas está na minha lista de desejos é ir ao festival Mistura que acontece em Lima, http://www.mistura.pe/.
Costuma ser realizado em setembro todos os anos.

Isabella
IsabellaPermalinkResponder

Pra quem não puder ir à Oktoberfest em Munique, tem uma boa opção em Stuttgart, a Volksfest: http://www.cannstatter-volksfest.de/. Na época, eu deixei para planejar a viagem muito em cima da hora e Munique já estava lotada. Procurando alternativas, achei num fórum essa festa que é no mesmo período e no mesmo estilo. Só que bem mais tranquila, com mais locais e menos turistas. Dá pra aproveitar e conhecer os museus da Mercedes e da Porsche durante o dia e aproveitar o festival à noite.

Dionísio
DionísioPermalinkResponder

Semana Farroupilha, em Porto Alegre. Um mega acampamento com tudo que é da tradição gaúcha, muita comida, música, trova, conversa gaudéra etc.

Philipp
PhilippPermalinkResponder

Ja estive em S Joao de Caruaru, mas foi em 2004... Muito forro'! grin

Recomendo carnaval dos Caretos em varios vilarejos em Portugal. Fomos ver em alguns vilarejos e foi bastante divertido.

Santo Antonio, padroeiro de Lisboa, tambem e' muito bacana tanto no Elevador da Bica quanto em Alfama. Mas lembre-se de nao cheirar os manjericos diretamente, tem que cheiras as palmas das maos wink

Novembro agora temos planejado Tailandia o Loy Krathong em Sukhothai e o Yi Peng em Chiang Mai!

Silvia Andrade

Philipp
marquei especialmente o 13 de junho em Lisboa para ver a festa. Elevador da Bica e manjericos? Será parente do manjericão? Me ajuda... abraços.

Philipp
PhilippPermalinkResponder

Ótimo! Se gostar de sardinhas então!

Aqui sobre o Elevador da Bica:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Elevador_da_Bica

Durante a festa o ascensor não funciona e fica tudo cheio. grin

Sobre o Manjerico (sim é da família do manjericão) aqui:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Manjerico

Guta | Blog Vambora!

Adoro festivais e sempre que vou viajar dou uma olhada na programação cultural/musical da cidade que vou visitar para ver se dá para aproveitar alguma coisa!

Alguns que eu já fui e achei que valeu muito a pena:

- Nova York: Medieval Fest que acontece entre setembro e outubro em NY no parque TRYON, onde fica o lindo museu Cloister. É super bem organizado e o pessoal leva muito a serio: tem desde comidas típicas, luta de cavaleiros, bandas, teatro, mercado com produtos tipicos e o museu fica com entrada gratuita. Achei uma ótima desculpa para ir até a região que fica bem no extremo de NY.

- New Orleans: Fui num festival de música bem legal na cidade, durante o halloween chamado de Voodoo Fest. Ao contrário do que o nome pode indicar é um festival só de música mesmo grin, um dos maiores e mais legais dos EUA. Todo ano a programação é bem eclética e traz grandes bandas de todo mundo. A organização é primorosa e dá para aproveitar tranquilamente os dias de festa.

- Chicago e São Paulo: Por falar em festival de música o Lollapalooza, original de Chicago, e que agora acontece também em São Paulo, é com absoluta certeza um dos melhores e mais animados do mundo! O de Chicago é disputadíssimo e todo ano traz as maiores bandas do mundo, em geral durante 3 dias de festa. Já fui nas duas edições de São Paulo e adorei! Realmente foi fantástico e já tem data marcada para 2014: 18 a 20/04/2014

- Restaurant Week: O evento gastronômico já acontece em várias cidades do mundo é uma boa desculpa para experimentar restaurantes geralmente caros que vc normalmente não iria.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Todo o mes de marco na epoca do SPRING BREAK, acontece na cidade de Miami, EUA, acontece o ULTRA festival de musica. O evento tem duraçao de 3 dias, mas nesse ano 2013, foram 6 dias de muita musica.
Na mesma semana acontece o WMC (Winter music conference) djs, vjs e pessoas do area se encontram para palestras e muitas festas.
Vale muito a pena ir, voce acaba conhecendo pessoas do mundo inteiro.
smile

Maria das Graças

Na 2ª quinzena de setembro de 2011 estávamos na Provence, e durante os 9 dias que ficamos em Saint-Rémy de Provence acontecia a Fêtes Votives. Festa anual animada com atrações durante todo o dia e que nos deu a oportunidade de conviver com a população local nas praças e nas arenas ouvindo música e bebendo o famoso pastis.

Maria das Graças

Em maio de 2001 estive no Annual Ninth Avenue International Food Festival em Nova York. A 9ª avenida toda em festa com muitas barracas de comida e muita música. Foi ótimo.

othellomf65
othellomf65PermalinkResponder

Fiera di Saint'Orso - Aosta
Feira milenar de artesanato, alimentação com especial atenção para polenta,vinhos da regiao e salames.
http://frugaltravelgourmet.blogspot.com.br/2013/02/fiera-di-saint-aosta.html

Guta | Blog Vambora!

Oi Boia! Tentei deixar um comentário por aqui mas ele não aparece de jeito nenhum! Deve ter ido parar no limbo....depois da uma olhada??

Luiz Carlos Tiago

A Festa do Sairé em Alter do Chão. Combina o religioso, com ladaínhas em latim, o profano, com a disputa entre as agremiações do Tucuxi e o Boto Rosa, um espetáculo impressionante de beleza e alegria espontânea do povo ( a Globo e que tais ainda não compraram a festa, como já fizeram com o Carnaval do Rio)e como a festa é em Setembro época da vazante dos rios amazônicos dá para aproveitar a inusitada praia da Ilha do amor e as águas azul-calcinha do Rio Tapajós.

Silvia Andrade

Tem razão Luiz,
assisti ao (para mim) declínio da linda festa de Olinda no Carnaval... Maracatus e blocos tradicionais, sem brigas. Todos subindo e descendo ladeira e paravam na frente de um casarão só esperando o Alceu aparecer no balcão para cantar com o povão. Quando a Globo começou a montar um palanque (no princípio bem tímido) e transmitir a festa ao vivo, pareceu que o Brasil todo tinha se mudado para dentro da cidade. Nunca mais voltei (no Carnaval). Não conheço, mas acredito que Parintins tenha ido pelo mesmo caminho.

Carla boechat
Carla boechatPermalinkResponder

A Fiesta Patria, que acontece em setembro no aniversario de Santiago do Chile!! Dura uma semana inteira e tudo vira festa, com bebidas e comidas típicas, apresentações da cultura deles e todo mundo borracho com o famoso drink "el terremoto". Mesmo com grande parte do comercio da cidade fechado, pois todos querem se jogar nas festas - ou fondas, como eles chamam - eu amei e recomendo!!!

Jimmy Duarte
Jimmy DuartePermalinkResponder

Eu e minha esposa em setembro de 2009 fomos comemorar 1 ano de casados em Barcelona. Para a nossa sorte estava acontecendo a Festa de La Mercè. Nela acontecia diversas apresentações culturais, principalmente em relação a música... a cidade estava fervendo de tanta agitação. Foi muito bacana... ainda mais porque bem no dia 27, que foi exatamente o nosso aniversário de casamento, aconteceu também o encerramento da festa, e pudemos contemplar um show pirotécnico/musical na maravilhosa Fuente Mágica de Montjuic. Foi o maior presente que pudemos ganhar.

Dêem uma olhadinha em nossas dicas de Barcelona em nosso blog: http://basicoamais.wordpress.com/2011/01/16/barcelona/

Bjos!

Celina
CelinaPermalinkResponder

Aqui em Londres sou fan da Winter Wonderland, e dos festivais gastronômicos. O último foi Street Food Festival com comidas e bebidas de todas as culturas presentes na cidade (e são muitas!). Em Paris as feiras de Natal do Arc de la Défanse ou de Champs Elysées, valem uma visita, pois além das comidas típicas, tem barracas de diversas regiões da França, queijos e vinhos, torrones, além de um sem número de coisas para vender. Nas cidades do Vale do Loire, em novembro, também há Mercados de Natal super legais e mais "regionais". Na categoria "permanente" o Borough Market é imperdível, principalmente nos fins de senama

http://www.maladerodinhaenecessaire.com/category/europa-2/uk/inglaterra-uk/londres/borough-market-londres/

Lillian Brandão

Eu já fui no Just For Laughs em Montreal - Canadá e achei super legal. Normalmente ele acontece em Julho.
Outro evento interessante é o Festival de Fotografia de Tiradentes, evento que reúne muitas exposições de fotos e palestras de fotógrafos famosos. Já fui duas vezes e adorei. Fotografia e Tiradentes formam uma combinação perfeita. Escrevi sobre o último evento em Março/2012. http://www.nerdsviajantes.com/2013/03/27/tiradentes-festival-de-fotografia-2013/

Renata
RenataPermalinkResponder

Olha, tenho que confessar, A-DO-RO feiras agropecuárias! As do interior do Rio são quase todas boas e divertidas.

Mas o festival que vai ficar para sempre no meu coração é o Bushfire (http://www.bush-fire.com/) no micro reino da Suazilândia. é incrível, sempre cheio de bandas e artistas legais (a maioria super conhecida na África) e o lugar é simplesmente mágico!

Vladimir
VladimirPermalinkResponder

A festa de Aniversário de Munique é super tranquila e Ótima!!!
https://www.viajenaviagem.com/2013/02/stadtgrundungsfest-festa-em-munique/

Aqui no estado do Rio tem a Festa do Tomate em Paty do Alferes
http://patydoalferes.rj.gov.br/festas/festa-do-tomate/

Além das que todos conhecem, como, Carnaval, Festa Junina,...

Na europa tem muitas festas em pequenas cidades que ia quando criança e nunca mais esquecerei... é pesquisar na internet e procurar saber em qual cidadezinha vai estar rolando uma dessas na época em que estiver por lá!!!

Michele - PlanejandoaViagem

Acho muito legal esses eventos, destacam muito as características locais do lugar, sem contar que alguns como shows e torneios de tenis custam muito menos do que costumam custar no Brasil. Já fui na Bienal de Veneza, no torneiro de Winbledom, a um show do Bob Sinclair, na Festa de la Paloma em Madrid e vi os fogos da comemoração do ano novo chinês em plena Ho Chi Min City.

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Gostaria de recomendar o Festival do Japão que acontece anualmente em SP, no mês de julho. Os últimos foram no expocenter imigrantes, com fácil acesso de metro e ônibus que chegam ao terminal jabaquara.
O festival apresenta a arte, música, comercio e culinaria fé todas as províncias japonesas. Destaque para os concursos de cosplay, street dance, taiko e beleza com lindas garotas das mais variadas colônias japonesas do país. A estrutura e fantástica e como tudo feito por japonês, eficiência no seu mais alto nível.

val
valPermalinkResponder

O próximo calendário podia incluir isso, hein?!

Eunice
EunicePermalinkResponder

Fiquei esperando que outros baianos passassem por aqui, para diminuir meu trabalho, mas não tive sorte eek).

Selecionei as Festas que gosto:

Calendário de Festas
• 1º de janeiro
Procissão Nosso Senhor dos Navegantes .
Local: Salvador - Baía de Todos-os-Santos
Veja aqui: http://www.culturatododia.salvador.ba.gov.br/festa-modelo.php?festa=1

• 3 a 6 de janeiro
Festa da Lapinha - Apresentações de Ternos de Reis e Missa na Igreja
Local: Salvador - Largo da Lapinha
Veja aqui: http://www.culturatododia.salvador.ba.gov.br/festa-modelo.php?festa=2

• 2ª quinta-feira após a Festa de Reis - Lavagem do Bonfim
Local: Salvador - Conceição da Praia ao Largo do Bonfim
Veja aqui: http://www.setur.ba.gov.br/2012/12/18/lavagem-do-bonfim-sera-realizada-no-dia-17-de-janeiro-em-2013/

• 24 de janeiro a 02 de fevereiro*
Festa e Lavagem de Santo Amaro
Local: Santo Amaro
Veja aqui: http://www.guiacuca.com.br/evento/festa-da-purificacao-santo-amaro-2013

• 29 de janeiro*
Festa de São Lázaro
Local: Salvador - Federação
Veja aqui: http://www.culturatododia.salvador.ba.gov.br/vivendo-polo.php?cod_area=9&cod_polo=120

• 2 de fevereiro
Festa de Yemanjá
Local: Salvador - Rio Vermelho
Veja aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_de_Iemanj%C3%A1

• 7 a 12 de fevereiro*
Carnaval
Veja aqui: http://www.carnaval.salvador.ba.gov.br/2013/capa/

• 24 de março*
Procissão de Ramos
Local: Salvador - Centro Histórico
Veja aqui: http://www.arquidiocesesalvador.org.br/noticias/fieis-participaram-da-procissao-de-ramos-no-campo-grande/
• 29 de março
Aniversário de Salvador
Veja aqui: http://www.bahiaja.com.br/cultura/noticia/2013/03/22/salvador-464-anos-festival-da-cidade-comeca-domingo-dia-24,58402,0.html

• 29 de março*
Paixão de Cristo
• Veja aqui: http://atarde.uol.com.br/noticias/855151

• 1 a 13 de junho
Trezena de Santo Antônio ( Bairro de Santo Antônio e na Igreja de St Antônio da Barra )

• 23 e 24 de junho
São João da Bahia: não perca seu tempo em Salvador. No interior, principalmente nas cidades onde a festa não foi tomada pelos reis do axé, é linda. Sugestões: Mucugê, Rio de Contas.

• 2 de julho
Independência da Bahia
Local: Salvador - Campo Grande/Praça da Sé
Veja aqui; http://www.culturatododia.salvador.ba.gov.br/festa-modelo.php?festa=10

• 13 a 15 de agosto
Festa de Nossa Senhora da Boa Morte
Local: Cachoeira
Veja aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Irmandade_da_Boa_Morte

• 16 de agosto
Festa de São Roque
Local: Salvador - Igreja de São Lázaro/Federação
Veja aqui: http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-2/artigo/festa-em-homenagem-a-sao-roque-enche-as-ruas-da-federacao/

• 27 de setembro
Dia de São Cosme e São Damião ( o mês de setembro todo é comemorado nas famílias, com "carurus" )
Local: Salvador
Veja aqui: http://g1.globo.com/bahia/noticia/2012/09/dia-de-sao-cosme-e-sao-damiao-e-celebrado-com-sincretismo-na-bahia.html

• 2 de dezembro
Dia do Samba: , sambistas antigos se reunem no Pelô.
Local: Salvador - Centro Histórico
• 4 de dezembro
Festa de Santa Bárbara
Local: Salvador - Centro Histórico
Veja aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_de_Santa_B%C3%A1rbara

• 8 de dezembro
Festa da Conceição ( */12, dia de N.S da Conceição é feriado em Salvador, ela é a padroeira da cidade----o padroeiro oficial é S. Francisco Xavier, mas o de fato é N.S. do Bonfim...0)
Local: Salvador - Comércio
Veja aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_da_Concei%C3%A7%C3%A3o_da_Praia

• 13 de dezembro
Festa de Santa Luzia
Local: Salvador - Igreja do Pilar
Veja aqui: http://salvadorhistoriacidadebaixa.blogspot.com.br/2011/12/festas-da-bahia-santa-luzia.html

• 31 de dezembro
Réveillon

Eu fico sempre atenta ao: http://www.barroconabahia.com.br/ ( tem uma ótima agenda musical, traz muita gente do Leste Europeu )
http://www.agendacultural.ba.gov.br/
http://www.aldeianago.com.br/
http://www.ibahia.com/cultura/

E, na Semana Santa, dois programas que gosto muito:
Procissão do Fogaréu, em Serrinha
Veja aqui: http://www.visiteabahia.com.br/visite/atracoes/religiao/festasreligiosas/iindex.php?id=16

E Monte Santo, Bahia
veja aqui: http://www.montesanto.net/?area=noticias&id=370

E para quem gosta de conhecer o Brasil "profundo":
http://bomjesusdalapa.org.br/site/noticias/107-a-grandeza-da-festa-de-bom-jesus-da-lapa.html
E gosto muito da Festa de Jaguaripe- a procissão maritima saí de Cacha Prego, na ilha de Itaparica, até Jaguaripe: muito linda.

Festival de Verão: a filhota gosta
Veja aqui: http://g1.globo.com/platb/ba-festival-de-verao-salvador/

Festival de Inverno, Vitória da Conquista
Veja aqui: http://g1.globo.com/platb/ba-festival-de-inverno/

Festival de Lençóis
Festival de Jazz do Capão
Festival de Jazz da Praia do Forte
Festival de Dança de Salvador
Festa Literária de Cachoeira ( FLICA )
Veja aqui: http://salvadoremumdia.blogspot.com.br/2013/04/flica-2013-um-bom-motivo-para-visitar.html

Eunice
EunicePermalinkResponder

Bóia, enviei um comentário bem grande, que deve ter ido para o poço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eunice! Nossa, imagina se a gente perde um tesouro desses?! grin

Super obrigada!

Ana
AnaPermalinkResponder

Já estive em Lisboa no período das Marchas Populares. Na noite de Santo Antonio (12 para 13 de junho) acontece um desfile na Av Marquês de Pombal remotamente parecido com o nosso carnaval. Vários "blocos" representando os bairros de Lisboa desfilam com fantasias e no dia seguinte escolhem um vencedor. O povo vai assistir na rua, de graça, mas também passa na TV e dura a noite inteira. E durante todo o mês de junho há programação cultural em outros pontos da cidade como shows e festas no Castelo de São jorge.

Ian
IanPermalinkResponder

Seguem aqui minhas dicas sobre Festivais de música eletrônica incríveis e algumas outras festas tradicionais:

Tomorrowland, Bégica - conhecido como um dos maiores festivais de música eletrônica do mundo e é realizado na cidade de Boom, na Bélgica, entre Antwerp e a capital Bruxelas. Em 2013, cerca de 200 mil amantes de música eletrônica de mais de 75 países estarão presentes nesse belo evento nos dias 26, 27 e 28 de julho. http://diversaonasuaviagem.com/tudo-sobre-tomorrowland/

KaZantip, Ucrânia - festival incrível que acontece na cidade de Popovka, na península de Crimea (Mar Negro) e recebe mais de 150 mil viajantes do mundo inteiro todo ano em agosto. Em 2013, do dia 31 de julho ao 14 de agosto, milhares de amantes de música eletrônica celebrarão esse festival com mais de 300 DJs, 14 ambientes, 21 horas de música por dia, numa área de 60,000 metros quadrados, com muita liberdade, criatividade e diversão, que fazem desse evento uma experiência única na vida! http://diversaonasuaviagem.com/tudo-sobre-kazantip-ucrania/

Outros grandes festivais estilo conferência + shows são: Ultra Music Festival e Winter Music Conference, Miami em Março como a Juliana falou; Amsterdam Dance Event (ADE) em Outubro; International Ibiza Music Summit em Maio, Rio Conference Music em fevereiro...

Outra festa muito legal é a Full Moon Party na Tailandia, em Phangan a cada dia de lua cheia. Festa muito louca e a maior acontece no ano novo em 2013.

Obviamente, La Tomatina e La Tourada na Espanha são imperdíveis, assim como o St Patrick Day na Irlanda, o Mardi Gras em Nova Orleans, Carnaval de Máscaras em Veneza, Fête de la Musique em Paris...

E a lista não para! smile

Teresa
TeresaPermalinkResponder

Já falaram da festa de La Mercè em setembro em Barcelona, é grande, pois é a festa do bairro gótico, bem no centro. Barcelona é formada por vários bairros que foram pequenas cidades antes de se juntarem, cada um tem sua festa própria. Em agosto, a festa é no bairro de Gràcia, um dos mais tradicionais e boêmios da cidade, vale muito a pena!!!

othellomf65
othellomf65PermalinkResponder

A Festa Nacional do Doce - FENADOCE é um bom motivo para conhecer a terra das Charqueadas.
http://frugaltravelgourmet.blogspot.com.br/2013/04/21-fenadoce.html

Oscar | MauOscar.com

Adoramos esse tipo de coisa.. Uma das vantagens de morar fora e ter a oportunidade de prestigiar esse tipo e coisa com mais facilidade do que muitas vezes viajando.. Na grande maioria das vezes na hora de reservar nossas viagens, acabo não olhando os eventos do local.. Mas a medida que a viagem se aproxima faço sempre questão de verificar os eventos acontecendo na época..
Lea no Blog já publiquei uma porção de Posts falando sobre festivais, eventos, feiras que já tivemos a oportunidade de aproveitar...
Tentando lembrar de cabeça e olhando rapidinho lá no Blog.. Foi isso que encontrei:

Singapore Garden Festival => http://mauoscar.com/2008/09/28/039-–-singapore-garden-festival/
Festival de Artes do Brandywine Valley => http://mauoscar.com/2011/03/07/festival-das-artes-do-brandywine-valley/
Festival do Mushroom em Kennett Square => http://mauoscar.com/2011/09/13/mushroom-festival-2011-em-kennett-square/
Festival das Abóboras de Halloween em Kennett Square => http://mauoscar.com/2011/10/31/lanternas-de-halloween-jack-o-latern-carving-festival-em-chadds-ford-pa/
Festival dos Crisântemos no Longwood Gardens => http://mauoscar.com/2011/11/15/festival-dos-crisantemos/
Wine and Jazz Festival no Longwood Gardens => http://mauoscar.com/2012/06/03/longwood-gardens-wine-and-jazz-festival/
Brazilian Day em NY => http://mauoscar.com/2010/09/08/brazilian-day-2010-em-nova-york/
Wilmington Flower Market => http://mauoscar.com/2011/03/12/wilmington-flower-market-uma-quermesse-nos-eua/
Festival das Cerejeiras em Washington DC +> http://mauoscar.com/2011/03/30/cherry-blossom-em-washington-dc-fotoblog/
Philadelphia International Flower Show => http://mauoscar.com/2012/03/05/philadelphia-international-flower-show-islands-of-aloha/
Winterthur Point to Point => http://mauoscar.com/2012/05/06/winterthur-point-to-point-o-maior-desfile-de-carruagens-historicas-dos-eua/
Auckland Boat Show => http://mauoscar.com/2012/10/28/auckland-boat-show/

Claudia Chow
Claudia ChowPermalinkResponder

Tem uma feira de antiguidades em Arezzo, na Toscana, que ocupa a cidade inteira. Acontece no primeiro sábado e domingo do mês, a feira tem até site: http://www.fieraantiquaria.org/
Para os fãs de feira ou de antiguidade é um prato cheio!

Randi
RandiPermalinkResponder

If you're travelling to NYC, keep an eye on the SocialEyesNYC StreetFairs/Festival/Parade page...it's updated several times a week http://wp.me/P248Xv-KE

Joana
JoanaPermalinkResponder

Tb adoro festa de rua e festivais.

Todo ano, aqui no Brasil, vou pro Festival de Cinema de Tiradentes, MG, que acontece em praça pública, em janeiro, e o de Gastromonia, em agosto (tb na rua).

Ia muito pras Carvalhadas de São Luiz do Paraitinga, SP, outra cidade que tem muita festa de rua ao longo do ano.

Semana Santa já participei em muitas cidades, mas as cidades históricas de Minas são imbatíveis. A melhor é de São João Del Rey. Onde o Festival de Inverno tb vale a pena.

Em Congonhas tem o Festival das Quitandas, com muita música de viola.

Festival de Teatro em Curitiba, em abril, é outro evento que não perco quando posso.

Já fui tb, uma vez, e a pé, na Lavagem do Bonfim, janeiro, em Salvador, BA. E peguei uma festa de Iemanjá em Maceio, em dez. Muito linda. Fui pega de surpresa nessa.

Fora do país, já passei o da Festa do Sol, em Cuzco, Peru.

Um de música em Chicago, mas não lembro o nome. Mas lá são tantos, que deve ter todo mês. Tb aconteceu isso em Paraty, no RJ. Aportei na praça e tava rolando um festival de música. De surpresa é mais legal. Festival de Música, na vdd, já fui aos montes (Chapada dos Veadeiros-GO, Pratigi-BA, etc, etc).

Esse ano, já tá marcado, em abril, a Semana Santa em Sevilha, e no São João de Campina Grande, em junho.

Na minha lista de desejos, o número um é passar o dia dos mortos no México. Quem sabe ano que vem...

Se lembrar de outros, volto aqui. Acho o máximo estar nos lugares nesses momentos. Estou com vc, Ricardo Freire, e não abro. Tb mudo roteiros e datas de viagens por causa deles.

Joana
JoanaPermalinkResponder

Ah, lembrei dos Carnavais.

Já pulei carnaval em Lucerna e Veneza. Muita fantasia e festa. Não como as nossas, mas bem legal.

Fora, é claro, a imbatível Olinda e Recife antigo, que volto sempre. São Luiz do Paraitinga, Rio de Janeiro e praticamente todas as cidades histórias de Minas tb já pulei muito.

Amo carnaval, só não tive ainda vontade, oportunidade, coragem de ir a Salvador. Gosto mais de blocos de rua.

gerson severino da silva manchinery

gostaria de me escrever para participar de festivais pelo mundo com o grupo de apresentaçao indigena parro da etnia manchinery
gerson

Tatiana Cardoso

Olá pessoal,

Estou planejando passar em Munique no final Set, início de Out para aproveitar um pouco a Oktoberfest, mas vi que algumas reservas nos sites exigem no mínimo 10 pessoas, mas estaremos apenas em 2.

Vocês conhecem alguma tenda que faz reserva com menos pessoas? É loucura ir sem reservas?

Obrigada!
Tatiana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tatiana! É maluquice total ir sem reservas, a cidade estará lotada. Veja o que você consegue no Booking; ao pesquisar já aparecerá a disponibilidade em hotéis que aceitam reservas nas suas datas.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar