Depois de dez anos de uma reforma multimilionária, o Rijksmuseum (diga: Réiksmuseum) reabre neste sábado, 13 de abril. O público vai poder ver de novo A Ronda Noturna (o mais aclamado dos Rembrandts), A Leiteira de Vermeer e outras importantes obras de artistas do Século de Ouro, como Frans Hals. O acervo foi totalmente reoganizado e passa a ser exibido em ordem cronológica. Objetos, pinturas e móveis por vezes ocuparão uma mesma sala, contando de forma mais didática a história de cada época na Holanda. O detalhe lúdico é a realocação de uma ciclovia, que antes era subterrânea e agora vai passar pelo meio do museu.
Este é um dos grandes acontecimentos que Amsterdã celebra em 2013. O ano é de festa: os canais da cidade completam 400 anos, são celebrados 150 anos do fim da escravidão em colônias holandesas, o Concertgebouw e sua orquestra (uma das melhores do mundo) fazem 125 anos, e outras atrações chegam a marcas importantes. Entre elas está também o Museu Van Gogh, que celebra 40 anos e reabre em 1º de maio, após nove meses de obras.
Um dia antes, em 30 de abril, o tradicional carnaval do Dia da Rainha ganhará um tom mais emocional, já que a rainha Beatrix abdicará do trono em favor do príncipe Willem-Alexander.
E em todos os meses há eventos especiais pela cidade. Veja o calendário completo no site Amsterdam 2013.
Se estiver em Amsterdã ou em São Paulo em junho, anote: a Orquestra Real do Concertgebouw se apresenta no dia 23 no Parque Ibirapuera, com transmissão ao vivo para a Museumplein.
Leia mais:
Página-guia de Amsterdã no Viaje na Viagem
27 hotéis em Amsterdã comentados pelos leitores
Amsterdã: como chegar pelo aeroporto Schiphol
I amsterdam Card: para fãs de carteirinha
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
18 comentários