Como estimar gastos de viagem? 1

Como estimar gastos de viagem?

Uma das dúvidas que mais aparecem nas caixas de comentários não tem resposta exata: “quanto dinheiro eu vou gastar em tal cidade?”. Não responder não é má vontade nossa, acredite. É que a gente não tem como conhecer os hábitos de cada leitor. Tem gente que viaja e se esbalda nas compras, e tem gente com horror a outlet. Tem quem almoce sanduíche de pé, e quem prefira sentar à mesa em todas as refeições. Tem quem visite todos os museus, e quem não entre em nenhum. Tem quem adore atrações tipo museu de cera e aquário; tem quem que se contente em avistar os monumentos. Tem quem ache que o city-tour hop-on hop-off no ônibus de dois andares é obrigatório, tem quem sequer cogite essa possibilidade. Tem quem ande de ônibus, quem ande a pé, quem ande de táxi. As variáveis são infinitas.

Dólar e euro

Isso quer dizer que a única pessoa que pode fazer o orçamento da sua viagem é, realmente, você.

Mas como saber quanto você vai gastar em um lugar onde nunca foi? Bem, normalmente já saímos do Brasil com passagens e hospedagem pagas ou reservadas. O que resta saber é quanto vai ser gasto em alimentação, atrações e transporte.

O Riq avalia que 50 a 75 dólares por pessoa por dia, por pessoa (na Europa, 45 a 70 euros por dia, por pessoa) são suficientes para se alimentar dignamente. Quando você extrapola o limite num dia, naturalmente compensa no outro. Da barrinha de cereal ao jantar sentado de 3 pratos, sempre haverá uma alternativa que cabe no seu bolso (ou na sua capacidade de endividamento no cartão de crédito).

Veja as dicas do Comandante para controlar os gastos em alimentação:

Veja como calcular cada item:

Restaurantes

Eu tenho um truque: procuro por sites de restaurantes do lugar e vejo alguns cardápios na internet. Isso é bom para ter uma idéia mais aproximada de custos, e também para programar um ou outro jantar especial na viagem.

Atrações

Para as atrações eu faço a mesma coisa: já sabendo mais ou menos os museus, passeios e shows que vou incluir no roteiro, procuro pelos sites e vejo, em média, quanto custam; verifico também os passes de museus ou atrações para ver se vale a pena.

Transportes

Pesquiso sobre passes e tarifas de transporte público, e sobre as alternativas de locomoção do aeroporto para a cidade. Simulo corridas de táxi usando o World Taximeter ou sites similares.

Como até hoje não passei aperto, acho que esse esquema funciona. E, para qualquer comprinha inesperada, sempre tem o cartão de crédito.

Mas queremos saber é de você: como você organiza o seu orçamento de viagem? Tem algum truque para estimar quanto vai gastar? Já passou algum aperto, ou voltou com dinheiro sobrando? Aos comentários!

Leia mais:

 

263 comentários

Excelente post Mariana!
Alias a resposta esta na pergunta: o que e fundamental na sua viagem? Se nao houver planejamento,, se nao pesquisar para saber o que quer ver, com certeza vai ter dias perdidos ou mal aproveitados….
O tripé de gastos alimentação/hospedagem/turismo e fundamental o resto vai de cada um!

Ja usei sua orientação na Italia e foi MARAVILHOSO!.Agora tenho uma semana em Madri e o que não devo deixar de visitar?Grata>Abraços
Concheta

Faço o que o Ricardo Freire faz e também o método da planilha com cota média diária pré-estipulada. É o famoso “gastar o que pode gastar”. Na minha última viagem por França e Itália, gastei 80 euros por dia para o casal (ou seja, 40 pp), excluída hospedagem e deslocamentos de longa distância. Há muitos falando em 100 euros por dia por pessoa só para alimentação e atrações, isso é uma realidade bem diferente da minha.

    Finalmente li alguem que fale minha lingua. Então o que tenho p,anejado é 40 euros por pessoa para alimentação, deslocamentos e entrada a atrações. E seja o que o dinheiro der!! 🙂

    Carol, eu levei 60 euros/dia para Alemanha e França e não passei vontade de absolutamente NADA! Comprei na Sephora da Champs Eliseé, andei de bateau muche, fui em uma dezena de museus… fiz tudo que deu vontade e sobrou dinheiro!
    O segredo é ter um limite diário e trabalhar nele. Comi muito na rua (por opção, pois amo comida de rua), andei de trem, metrô, busão. Não teve luxo, mas ainda assim foi inesquecível!

    Acho que nao tem resposta certa, td vai depender do estilo e orcamento de cada um. Voce pode gastar eur10/refeicao ou eur200, depende do que vcs quer.

    Eu moro na Europa, em uma cidade media da Austria. Ali vc pode almocar por eur10 uma pasta, pizza ou um kebab. Mas pode tambem facilmente gastar eur50 por pessoa numa refeicao em um restaurante de hotel ou mais exclusivo com carne. Nas grandes capitais, esses valores podem ser o dobro. No leste europeu, os valores sao metade do preco. Ha sempre as opcoes de menu turistico por exemplo para aqueles que nao buscam alta gastronomia.

    O que sempre fazemos: pergunte as pessoas locais (jamais no hotel, guias ou taxistas!), pedestres na rua com mais de 40 anos por exemplo, por lugares onde se come bem e barato, eles sempre tem dicas exclusivas e bem em conta!

    Nem sempre os lugares da moda e turisticos sao o melhor custo beneficio….

Essa etapa para mim é relativamente simples.

Hospedagem e transportes, que em geral cobrem uns 60% do meu custo de viagem no mínimo, são facilmente previsíveis com reservas antecipadas ou então consulta a preços de combustíveis etc.

Atrações e museus, em sua maioria, também são pesquisáveis com antecedência, mesmo que não seja possível reservar.

Eu pessoalmente não faço compras e – algo em que considero ser muito felizardo – minha família toda tem esse costume de que ninguém espera que outros que viajam tragam trocentos presentes e souvernirs (no final, é bom pra todo mundo: a família inteira nào estressa perdendo tempo para comprar um “berimbau” (na definição antiga do Riq!) porque ano que vem é o outro parente que vai trazê-lo.

Assim, a única atividade que fica sem programação fixa é alimentação. Eu tento ir mantendo uma média pré-programada, e uso o estilo hi-low: algumas refeições especiais, a maioria funcionais sem muita preocupação.

Alguém já viajou com a Cubana de Aviacion? O que achou?

    Eu já fui de Cancún para Havana num voo da Cubana de Aviacion.
    O voo mais pitoresco da minha vida!!! Cadeiras MUITO próximas umas das outras, tenho 1,60 m de altura e meus joelhos ficavam empurrando a poltrona da frente. No momento de levantar voo surgiu uma fumaça branca entre minhas pernas, vindo do chão? Os “botões” para ascender luz e direcionar o ar condicionado eram um de cada modelo, todos velhos, mas funcionavam.
    Rum cubano do bom à vontade, mas no quesito “para comer” nenhuma Cia aérea brasileira conseguiu tal concisão: cerca de 10gr de um biscoitinho de farinha, água e sal, ponto.
    Meu namorado, que é alto, logo após apagarem os avisos de afivelar os cintos serem apagados se levantou com uma revista na mão e passou todo o tempo de pé, lendo a tal revista, pois não cabia no assento.
    Mas o mais marcante mesmo foi o uniforme da comissária de bordo: uma camisa branca totalmente transparente e um soutien cor de rosa forte bordado de flores fúcsia!!! INESQUECÍVEL!!!!!
    Apesar destas particularidades eu não me senti insegura, e voaria novamente pela Cia Cubana. Mas o conforto realmente ficou em terra.
    É importante dizer que na volta foi um avião novo e os uniformes dos comissários de bordo eram convencionais

Eu não faço a menor idéia de quanto gastarei por dia em uma viagem. E a razão é simples. Mantenho o mesmo padrão de vida que levo aqui no Rio. Então raciocino assim: se sobrevivo na cidade com um dos custos de vida mais caros do mundo passarei bem em qualquer lugar sem preocupação.
Não compro nada para trazer, nada mesmo. Então simplifica mais ainda. Saco dinheiro para pequenos gastos (transporte p.ex) nos caixas eletrônicos. Restaurantes (bons mas nunca estrelados) pago com cartão de crédito e atrações turísticas raramente fazem parte do meu programa.

Acho que faço um pouco do que você comentou e pouco também do que foi sugerido pelos outros, mas o que acho essencial é depois de fazer um levantamento de todos os custos eu estabeleço um limite de custo para os itens não previamente contratadas e sempre faço uma tabela dos meus custos diários para que eu possa compensar caso faça um gasto superior em algum dia. Acompanho regularmente o seu site e sempre tenho sucesso com as suas sugestões.

Eu não calculo nada! Só tento ser econômica qdo chego lá.
🙂

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito