Londres: um guia para curtir (ou se hospedar em) Shoreditch 1

Londres: um guia para curtir (ou se hospedar em) Shoreditch

Columbia Road Flower Market

Nos últimos anos, o bairro de Shoreditch, em East London, se tornou o epicentro de uma Londres efervescente, multicultural e desencanada. Me hospedei aqui as duas últimas vezes em que estive na cidade, e não troco por outro lugar. Veja bem: aqui não mora aquela Londres clássica e arrumadinha que a gente tem na cabeça. Mesmo que você não durma por aqui, não deixe de visitar os mercados  e dar pelo menos um rolezinho à noite.

Aqui vai um guiazinho prático pra você curtir o bairro mais gostoso de East London.

Metrô

Old Street (linha Northern) e Liverpool Street (linhas Circle, Hammersmith & City e Metropolitan) são as estações mais convenientes para explorar o bairro. Aldgate East (linhas Hammersmith & City e District) também serve para visitar. Hoxton e Shoreditch High Street fazem parte da malha do Overground, um trem suspenso que não tem boas conexões com o área central.

Mercados

BoxPark

Domingo é o melhor dia para passear pelos mercados da região. Comece cedo pelo Mercado de Flores de Columbia Road, depois vá ao mercado de moda de Spitalfields e termine na “feira hype” Upmarket, na Brick Lane. O BoxPark (Shoreditch High St.) é um shopping hipster, em que as lojas funcionam em containers. (Ali fica o novo café do jornal The Guardian.)

Noite

Old Street

O maior foco da muvuca está na Old Street, entre Great Eastern Road e Shoreditch High Street (não deixe de conferir a Hoxton Square). Great Eastern, Curtain Road e Commercial Street também têm bares e balada. Quando abriu, o clube brasileiro Floripa (91-93 Great Eastern) foi incensado pela revista Time Out.

Restaurantes

Song Que

A Brick Lane tem a maior concentração de restaurantes indianos (na verdade, paquistaneses e bengaleses) da cidade. Os melhores vietnamitas estão agrupados na parte de cima da Kingsland Road. A Rivington St. tem uma coleção de restaurantes bacanas, capitaneados pelo Rivington Grill (no número 28). O St. John Bread & Wine (94-96 Commercial St.) é um expoente da nova cozinha britânica. O restaurante de Jamie Oliver, o Fifteen, também fica na parte norte do bairro, pra cima da estação Old Street.

Hotéis

Holiday Inn Express London City

A ala design é bem representada pelo notório Hoxton e pelo discreto Boundary. Mas o endereço hipster do momento é o Ace London Shoreditch, que abriu no lugar de um Crowne Plaza genérico na Shoreditch High St.

As redes econômicas estão muito bem representadas, com o Holiday Inn Express London City (a dois passos da muvuca em Old St.), o Premier Inn London City (numa rua de trás da Old St.) e o Ibis London City (mais longinho, no começo da Commercial St, porém ao lado do metrô Aldgate East).

E você? Já passeou ou se hospedou em East London? O que achou? Deixe seu relato na caixa de comentários, please!

Leia mais:

27 comentários

Acabamos de voltar de Londres e ficamos na Commercial Road, quase ao lado de uma das saídas do metrô Aldgate East, perto de uma Universidade. É uma região cheia de árabes, vimos muitas mulheres de burca. Alugamos um apartamento. Nada a reclamar do metrô, mas não gostamos do entorno não! Nem saíamos à noite, pq, no fim da tarde (na verdade, início da noite, por volta das 19h), achávamos as ruas meio desertas, com gente bebendo. De manhã, sempre havia lixo nas ruas, garrafas de cerveja jogadas… Há mercado perto, mas os restaurantes do entorno tinham péssimo aspecto, não comemos em nenhum (havia até um bonito, mas caríssimo!). Procuramos farmácia um dia e desistimos depois de andar mais de 3 quarteirões, cada um mais feio que o outro. Sinceramente, não pretendemos voltar a ficar nessa área. Pode ser que não tenhamos ficado numa área boa da região, mas, certamente, há lugares melhores em Londres pra ficar hospedado.

Acabei não indo para esses lados na minha última viagem… mas quero muito ir pra lá conhecer!!! Preciso, né? 😉

Fiquei hospedada bem próxima à estação Aldgate East. O mercado de Spitafields é bem legal, também visitei o Upmarket. Só não deu tempo de conhecer o Mercado das Flores de Columbia Road, nem o Boxmarket (não sei se esse mercado de containers já existia há 2 anos atrás ou não), mas, vou deixar para a próxima, espero que seja muito em breve!

Fiquei, há 3 anos no Ibis London City e , na época, a estação do metrô Aldgate East estava fechada p/ obras.O hotel é padrãozinho, confortável na medida. O banheiro achei pequeno demais, mas…E não tinha cofre no quarto, era ao lado da frontdesk, no térreo.O café da manhã era bem bom. E é perfeitamente “caminhável” até a est. Liverpool St. Aliás essa estação do metrô é conexão de trem, metrô e ônibus. Um dia estava perto dos lerês, St James´s Park, procurando uma est. de metrô e vejo um ônibus marcado Liverpool St. Não tive dúvidas: entrei no busão, fui p/ o andar de cima e fiz um citytour muito do barato!

Comprei passagens ida e volta saindo de Bh para Curaçao, com a Copa, e agora queria esticar a viagem até Cancun. Alguém já teve a experiência e sabe se é viável alterar o itinerário assim? Ou a multa é tão cara que é melhor voltar a Bh e começar tudo do zero? Obrigada!

    Olá, Marina! Consulte a cia. aérea para saber sobre as taxas para alteração.

Nossa ficou demais esse guia, acabei voltar de Londres e sempre que eu vou lá tenho oportunidade de ver ou ter uma experiência nova.

ola!
esses mercados funcionam em que horario, por favor?
dá para curti-los no final da tarde?
obrigada

    Olá, Celine! Todos os mercados têm links para os sites oficiais; clique e você terá sempre o horário atualizado para a semana em que estiver na cidade.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito