Visto EUA: Correios não enviam passaporte a cidade pequena

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Visto para os Estados Unidos

No fim de maio, os Correios recuperaram na justiça o monopólio da devolução de passaportes de solicitantes de visto para os Estados Unidos. Em princípio, a entrega deveria seguir o mesmo padrão da DHL, empresa americana de correio privado que cumpria essa tarefa.

Não parece ser assim. O Márcio tentou agendar online uma entrevista no CASV para tirar o visto para os Estados Unidos. Estranhamente, o site insistia em travar quando ele preenchia o endereço para entrega do passaporte em domicílio. Ele nos procurou para saber qual seria o problema, e logo depois voltou, ele mesmo, com a resposta: os Correios não estariam entregando mais os passaportes em cidades com menos de 50 mil habitantes. Diga lá, Márcio:

Fui pesquisar acerca do meu problema, e descobri que o travamento do site não tem nada a ver com o meu navegador.

Na verdade, a mudança na devolução do passaporte, sem taxa específica e com a entrada dos Correios, piorou, em muito, para quem mora em cidades menores, como eu. Explico.

O site te dá duas opções: ou você busca o passaporte direto num CASV ou opta por entrega em um endereço. Como eu moro há mais de 1000 km de um CASV, preciso da entrega em domicílio. Porém, o site não aceita a inclusão de CEPs não cadastrados no sistema, ou seja, cidade com menos de 50 mil habitantes não têm opção de entrega em domicílio.

Como moro em Torres, RS, com 40 mil habitantes, terei que achar algum endereço de amigo e viajar a cidades maiores para poder pegar o passaporte. Antes (a mudança ocorreu há 10 dias), se entregava em qualquer lugar onde o Correio faz entrega. Agora, não!

Acho que vale divulgar tais informações, porque muita gente deve está tendo o mesmo problema. Abraço.

Obrigada pelo aviso, Márcio!

E você que mora em cidade pequena? Também está passando pelo mesmo perrengue do Márcio? Conta pra gente!

Leia mais:

43 comentários

Kely
KelyPermalinkResponder

Olá!

Desde semana passada consta na página do agendamento a informação de que o passaporte será enviado pelos Correios ou DHL:

À partir do dia 24 de junho de 2013, passaportes serão entregues em um endereço residencial ou comercial, por um dos dois serviços de entrega (Correios-SEDEX / DHL Brasil). Esta alteração não terá nenhum impacto nos prazos de entrega dos passaportes aos solicitantes, na verdade oferece mais flexibilidade e maior cobertura.

https://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/ss_announcements

Estive no dia 27 no Consulado e o passaporte chegou 6 dias depois.

Mariah Rafaela

Fiz minha entrevista no último dia 15 aqui no Rio de Janeiro e meu passaporte chegou hoje, três dias depois! Incrivelmente rápido. Foi entregue pela DHL.

Adolfo
AdolfoPermalinkResponder

Seria até compreensível que a DHL não entregasse nas pequenas cidades. Agora, os Correios ? Patético...

Ruben
RubenPermalinkResponder

Acredito que o problema não esteja nos Correios em si, mas talvez o sistema/site do órgão esteja travando para cidades abaixo de 50 mil habitantes. Isso pode ser um erro de integração entre o sistema de CEP dos Correios e o do órgão.

RABUGENTO (@RABUGENTO)

Acho impossível o SEDEX não entregar documentos/mercadorias em uma cidade como Torres-RS.
Acredito que seja alguma confusão do Consulado/sistema/boa vontade...

A ECT é uma das empresas em quem mais confio.

RABUGENTO (@RABUGENTO)

Pô! Lembrei que em 1981 eu recebi SEDEX em São Gabriel da Cachoeira-AM.

O Consulado/Embaixada deve estar com graça. Querem forçar a entrega pela DHL.

O Correio entrega até de canoa se for preciso.

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Isto é verdade. Os Correios entregam em qualquer cidade do Brasil, mesmo com prejuizo, pq tem compromisso social, ao contrário das outras empresas, que ficam somente com a fatia que tem a cereja.

Joaquim
JoaquimPermalinkResponder

Compromisso social do Correio? hahahahahah, conta outra!!!!!!

Miriam
MiriamPermalinkResponder

Olha, acho que precisamos valorizar nossas empresas e priorizá-las, assim como os americanos fazem com as deles. Eles estão instalados em nosso território e querem canalizar todo o faturamento para empresas americanas e suas parceiras! Não vamos compactuar com isso. Os correios são muito bons, dão empregos para brasileiros. Com certeza há algum engano nessa informação. Eu não acredito é que a DHL faça entrega em qualquer rincão do Brasil!!!

Augusto Soares

Pessoal, os Correios já foi um empresa séria! Hoje infelizmente não mais. Devido ao apadrinhamento polîtico, hoje em dia a qualidade do serviço caiu muito. Nem a correspondência de condomínio eles colocam nas caixas respectivas e nem mesmo os Sedex eles sobem um lance de escada para entregar. Apenas deixam o aviso e vc tem que ir buscar nos Correios! Uma pena. E viva a concorrência!

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Antes que surjam ainda mais teorias conspiratórias, a DHL é uma empresa alemã: Deustche Post DHL - DHL International GmbH, e não uma empresa americana.
Obviamente, não atende todo o território nacional (o site fala em mais de 1500 municípios), porque não tem obrigação legal para tanto, como os correios.

Harlan Allen
Harlan AllenPermalinkResponder

Eu fiz entrevista no consulado americano no Recife nesta 6a feira hoje já recebi o aviso que meu passaporte está coma DHL. Moro em Sao Luis MA.
Eu já acreditei mais nas empresas brasileiras, mas o monopólio delas fazem elas prestarem um serviço de péssima qualidade. Estava esperando uma documentação vinda do Canadá pelos correios desde o dia 10 e o prazo de entrega eram 7 dias. Tive que recorrer aos serviços da Fedex International Priority e em 4 dias estava com os documentos em mãos.
Infelizmente, por falta de concorrência, as empresas públicas brasileiras são incompetentes. A exceção da Receita Federal!

Marco Túlio
Marco TúlioPermalinkResponder

Infelizmente o pessoal está perdendo o foco. A questão é que cidades como a minha, Ijuí, de 80.0000 habitantes, não está aceitando cadastro para recebimento do visto/passaporte. Não sei o que fazer. Endereço de conhecido só em POA, a 400km. E vão deixar esta pessoa receb|ê-lo, assim como o da minha esposa e do minha filha?

Carol/SC
Carol/SCPermalinkResponder

Olá!
Sei que não é o foco do post, mas como todos aqui recentemente fizeram o requerimento de visto, gostaria de tirar uma dúvida: eu consigo ver as datas disponíveis para agendar o CASV e o consulado antes de pagar as taxas necessárias? Ou tenho necessariamente que pagar para visualizar o calendário com datas disponíveis? Obrigada!

Diogo
DiogoPermalinkResponder

Carol
O calendário só abre apos pagamento da taxa, mais sempre tem varios dias disponivies

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Moro em Foz do Iguaçu e nenhum cep da cidade é aceito. A cidade é média (aproximadamente 250 mil habitantes).

geovani
geovaniPermalinkResponder

Opa.Achei alguem com o mesmo problema!
Estou tentando realizar os passos para agendar a entrevista, fiz o cadastro para efetuar o login, selecionei o método de entrega: 'Entregar em um endereço'.
Ao preencher os dados solicitados CPF/RG/Endereço, preencho o Código Postal 85856 no campo onde abaixo diz '5 dígitos' e, após sair do campo dá a mensagem em vermelho 'Por favor, digite os 5 número do seu CEP' e, NÃO permite digitar Cidade/Estado e NÃO deixa clicar no botão 'ENVIAR' para continuar.
Minha cidade é Foz do Iguaçu/PR e o CEP da minha residência é 85856-586.
O que devo fazer já que não consigo seguir adiante para realizar o pagamentos das taxas prá marcar a entrevista?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Geovani! A única saída que conhecemos é essa que o Márcio conta no post.

Jovani
JovaniPermalinkResponder

Moro em Foz do Iguaçu e para conseguir pegar meu Visto, eu preenchi o endereço para entrega na casa de um amigo em Curitiba, lá ele recebeu pra mim e agora vai me mandar pelos correios. Fiz a entrevista no dia 23/09 no Rio de Janeiro e meu visto já está com meu amigo em Curitiba.

Catarina
CatarinaPermalinkResponder

Meu marido e eu fizemos a entrevista no dia 30/09/2013,em São Paulo, mas até agora não consta nada no site CSC. Demorou para alguem tambem??

Elaine
ElainePermalinkResponder

Estou com o mesmo problema, sendo que Juazeiro do Norte- CE, tem em média 250mil habitantes. Ninguém merece ter que ir ao Recife só receber os passaportes!

Bedson
BedsonPermalinkResponder

Moro em Petrolina-PE, cidade com quase 300 mil habitantes, e estou exatamente com o mesmo problema. O site trava quando digito o CEP. Logo, acho que não tem a ver com o número de habitantes não...

Viviane
VivianePermalinkResponder

Infelizmente tanto a DHL quantos os Correios não prestam. A DHL pode ser boa em outros países, mas não aqui. A entrega de meu passaporte com visto está atrasada e o site da DHL não atualiza nenhuma informação de rastreamento há 4 dias. Os Correios vivem em greve, então, são duas porcarias de empresas. Apesar de que no Brasil todo mundo faz o que quer porque as leis não servem para nada e as empresas nunca funcionam bem como em outros países.

juliana
julianaPermalinkResponder

Bom meu caso é diferente o numero do meu rastreio me mandaram por email no dia 09/05 e hoje a mensagem aparece dessa forma no correio: Data Local Situação
12/05/2014 16:00 CEE JAGUARE - SAO PAULO/SP Estornado
Em tratamento, aguarde.
12/05/2014 14:36 CEE JAGUARE - SAO PAULO/SP Postado

Entrei em contato com os correios o mesmo disse que o envio foi cancelado pelo cedente e que eu teria que entrar em contato com eles para saber o porque.... porem o call center não da nenhuma informação pois fica naquele atendimento eletrônico informando que foi postado. e agora como resolver???

wanessa alves
wanessa alvesPermalinkResponder

Olá, fiz minha entrevista em grupo e recebi o email pra agendar a retirada dos passaportes. Fui informada q a entrega na residência do é possível se eu tivesse optado no preenchimento do Questionário, o q eu não fiz. No site, há a opção da entrega na residência.
É possível essa entrega agora?
Eu preciso pagar alguma taxa pra entrega pelos correios? Tenho medo de agendar essa entrega erradamente e não poder comparecer na retirada.
Me ajudem. Rs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Wanessa! Parece que no consulado já informaram que isso não seria mais possível, certo?

Ana
AnaPermalinkResponder

Bom Dia!
Fiz entrevista e o visto concedido. Passaram o prazo de 10 dias úteis para chegar em casa. Porém, surgiu um grande problema. Uma viagem a trabalho para Colômbia, porém, o voo que a empresa mandou é via Panamá, ou seja, preciso do passaporte.
Será que consigo antecipar essa entrega?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Você pode pedir seu passaporte a qualquer momento; o processo administrativo continua tramitando mesmo sem o passaporte no consulado. Entre em contato diretamente com o consulado onde fez a entrevista, via telefone ou e-mail.

Ana Paula
Ana PaulaPermalinkResponder

Obrigada!!!! Vou ligar já e logo mais conto o que consegui. Tks!!! smile

Andréa
AndréaPermalinkResponder

Também estou com o problema de precisar do meu passaporte. Ele já consta como "issued" no site do CEAC, ou seja, já foi emitido, mas não encontro o número de rastreamento, entro no site e o que consta é: "No momento não há informações do número de rastreamento postal.", então liguei pelo numero que tem no site da US Visa Info e ela me disse que não posso fazer nada, que meu passaporte está no consulado e devo aguardar. Porém, viajo no sabado que vem, dia 14, para o Canadá e estou preocupada de não recebe-lo a tempo. Será que não existe uma forma de eu pegar meu passaporte de volta, mesmo que sem o visto americano??

Alexandre
AlexandrePermalinkResponder

Estou com o mesmo problema da Andréa acima, o consulado já me enviou o rastreamento no dia 31 e até agora 04/08 não consta nada no rastreamento dos correios... Viajo no dia 11, estou começando a ficar tenso...

Karla Santos
Karla SantosPermalinkResponder

Olá, além do problema que o Márcio detectou, estou tentando incluir um endereço de um parente numa capital, visto que na minha cidade não há a entrega do passaporte... porém sempre aparece uma mensagem que o endereço precisa estar em inglês, coloquei o endereço em inglês e mesmo assim permanece o mesmo erro. Alguém sabe o que fazer?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karla! Tente pedir orientações ao consulado.

antonia valdeane

moro em imperatriz, MA cidade com mais de 200 mil habitantes e também não ta passando o cep

Raquel
RaquelPermalinkResponder

Foi ótimo ter encontrado essa informação.
Não estava conseguindo cadastrar o CEP da minha cidade.
Ainda bem que tinha em mãos o endereço de uma de outra cidade, com mais de 50 mil habitantes.
Agora minha duvida é: ela pode retirar para mim? Nem que seja com procuração?
Grata por sua dica!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raquel! O seu passaporte irá chegar no endereço que você indicar. Não precisa de procuração.

Ariovaldo Filho

Bom dia!

Essa semana tirei o visto em Recife e graças a Deus deu tudo certo. Em dois dias chega tudo pelo correio. Minha dúvida é: preciso deixar alguma procuração em minha residência autorizando meus pais receber o passaporte com o visto? Como trabalho o dia todo não vou estar em casa na hora da entrega. Qualquer pessoa em minha casa pode receber a documentação?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ariovaldo! Já respondemos uma pergunta bem parecida, logo acima. Não precisa de procuração.

Luciane Souza Bomfim

se a pessoa a quem dei o nome e os dados para receber meu passaporte estiver em viagem quando ele chegar, ele será devolvido onde? Onde pode ser retirado? somente a pessoa a quem citei poderá retirar? qual o prazo pra retirada?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, luciane! Contacte o consulado.

Celso
CelsoPermalinkResponder

O correio brasileiro atualmente é um lixo. Os elogios que aqui foram postados referem-se ao que a empresa foi outrora. Quem viaja para países desenvolvidos sabe disso. A DHL (Alemã) é a pior dos estrangeiros que trabalham por aqui. Quando ganharam a concorrência do CA, inventaram esse absurdo de não entregar em cidades com menos de 50.000 habitantes. Então, os correios brasileiros, incomodadíssimos por a DHL ter ganho a concorrência, entram na justiça reivindicando a sua prioridade de entregar documentos no Brasil. Ganham a ação... e o que fazem?????? ...Eles, que antes tinham o monopólio dessa entrega e entregavam os passaportes em TODAS as cidades do Brasil, ASSIMILAM a deficiência da DHL e dividem com ela as entregas, prejudicando a milhares de brasileiros que moram em cidades menores. Se o CA tivesse optado pelo FedEx esse problema certamente não teria ocorrido. Eles são realmente profissionais e entregam em qualquer lugar. São mais caros mais valem cada centavo.
Detalhe:No interior dos EUA existem milhares de pequeninas cidades com cerca de 1.000 habitantes. Lá o DHL entrega sem reclamar. Pianinho.

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Trabalho na DHL divisão de Supply Chain, neste 2 anos pude acompanhar de perto todo o trabalho o trabalho competente que a DHL, empresa com 3 divisões globais DSC=Cadeia de Suprimentos, DGF Frete Aéreo e marítimo, DHL Express divisões que pertencem ao Grupo Deutsche Post - Correio Alemão.
Empresa séria do setor privado, (Não faz greve, paga bem, plano de carreira) emprega mais de 300.000 pessoas no mundo mais de 10mil diretos no Brasil.
Tenho visto de perto toda a competência e compromisso da empresa em todas as esferas, com as pessoas, meio ambiente, clientes e sociedade (Possui inúmeros programas sociais como Go Help, Go Teach, Formare).
Seria muito bom para os consumidores se ela e outras empresas conseguissem concessão para prestar serviços de postagem no Brasil, claro a infraestrutura cresceria de acordo com o tamanho do mercado, não adianta querer que uma empresa abra amanhã e já entregue em 5mil cidades.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar