Visto EUA: por que tantos processos administrativos, segundo A.L.

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Visto americano

No ar há menos de três meses, o post Visto EUA: você passou por processo administrativo? Como foi? tornou-se um dos mais acessados do site. Caso você não saiba o que é (eu não sabia), lá vai: instaura-se um P.A. quando o visto não é concedido nem recusado; seu pedido fica congelado, à espera de uma investigação que o funcionário explica ser de rotina, mas que pode durar até 60 dias.

Quando subi o post (atendendo a uma sugestão de leitor), imaginei que a caixa de comentários seria um lugar onde os recém-saídos do processo administrativo contariam que o final feliz veio antes do prazo, e que não haveria motivo para pânico. Só que não é o que está acontecendo. A cada dia mais solicitantes aparecem para contar do pesadelo que é ficar 30, 60, 90, 120 dias sem resposta do consulado -- e do prejuízo, financeiro e emocional, dessa indefinição.

Ultimamente, junto com o agonia e o desespero, têm circulado teorias conspiratórias, relacionando o aumento do número e da duração dos processos a uma perseguição a brasileiros.


Pois bem. O leitor A.L., que é curioso e versado em assuntos diplomáticos, foi atrás de documentos e artigos que falassem sobre esses processos administrativos. Na pesquisa, descobriu várias coisas -- a mais interessante delas, que na imensa maioria das vezes não é o funcionário quem determina quem vai para o purgatório, e sim o sistema.

Dá para intuir que as razões para o aumento dos processos têm mais a ver com o atentado de Boston (e o conseqüente aumento da vigilância eletrônica, como denunciou Edward Snowden) e com paranóias que conhecemos de Homeland do que com qualquer retaliação específica ao Brasil.

Com a palavra, o A.L.:

Eu fui dar uma garimpada em informações sobre o Administrative Processing for Non-Immigrant Visas. Vou resumir a situação no que tange a brasileiros.

Em geral é o sistema automatizado que decide se um pedido de visto precisará passar por processo administrativo ou não. O oficial consular pode fazer isso, mas são poucos os casos.

Ao contrário do que se comenta, “laços com o país” ou propensão a imigrar ilegalmente NÃO são a razão central destes procedimentos! Quase todas as retenções se dão por motivos de segurança e medidas antiterrorismo.

Há vários programas de iniciativa de segurança aos quais um solicitande de visto pode ser “flagged for clearance” (assinalado para averiguação).

MANTIS – este programa afeta principalmente vistos de estudos em áreas consideradas críticas, com potencial direto ou indireto de aplicações militares (a lista envolve uma lista grandinha de sub-tópicos e áreas de estudo/pesquisa como sistemas de navegação, enganharia de materiais, sistemas de vôo, neurotoxicologia, sensoreamento remoto, quase todas as áreas relacionadas a química, robótica avançada etc.) Quem processa essa “security clearance” é o Departmento de Defesa.

CONDOR – este programa afeta quem já morou, é casado, estudou e/ou é cidadão de países considerados de risco para a segurança. Basicamente, países muçulmanos da Ásia Central, Oriente Médio, Norte da África + Cuba + Coréia do Norte.

NCIC – é uma base de dados com nomes de pessoas que cometeream crimes, ou então que foram deportadas, ou identificadas pelo FBI como participantes em prostituição, que estão bloqueadas para retorno, ou que são suspeitas de tráfico internacional de drogas e afins. Essa base de dados tem cerca de 3 milhões de nomes, e gera mais de 99% de falsos positivos. É essa checagem que afeta principalmente brasileiros viajando a turismo, pois há muitos nomes comuns latino-americanos nela, gerando falsos positivos no momento do preenchimento da solicitação DS-156. O processo administrativo serve então para separar os homônimos.

O NCIC tinha só algumas dezenas de milhares de nomes, agora tem milhões deles. Com isso, nomes comuns (ex: Carlos Silva, Isabela dos Santos etc) podem facilmente disparar um alerta. Quando isso acontece, o sistema automaticamente encaminha o pedido para análise de segurança (processo administrativo). Quem faz a análise administrativa para o NCIC não é o oficial consular, mas funcionários de agências de segurança americanas como FBI ou DHS. Uma vez que tenham esclarecido o falso positivo (que ocorre em 99,9% dos casos, como disse), o visto é liberado.

O problema é que aumentou muito a extensão dessa base de dados, sem um correspondente aumento da mão-de-obra americana disponível para analisá-la. Isso NÃO afeta só o Brasil. Há vários casos, principalmente nos países CONDOR, de gente que perdeu emprego, Ph.Ds em andamento etc. porque não pôde renovar vistos fora do país e ficaram retidos por até 14 meses em alguns casos.

Para turistas brasileiros, é importante ficar tranqüilo que processo administrativo quase nunca é referente a dúvidas sobre laços com país. Não adianta levar infinitos documentos para o agente consular, quem seleciona os que caem no security check é o sistema de segurança, no momento em que você preenche seus dados no DS-156 online. Não há realmente nada a fazer, e o consulado não tem como, em princípio, agilizar a entrega de vistos individuais nesses casos, pois não é consulado que emite as security clearances, mas as agências federais de informação e segurança.

Para estudantes brasileiros (e outros), a dica que fica é evitar viajar para fora dos USA durante programas de estudo, caso seu visto F ou J esteja vencido mas não seu status. Vistos de estudo podem vencer rápido, mas quase sempre desde que seu registo SEVIS com a universidade esteja ativo, você permanece legalmente nos USA, mas não pode viajar para fora dos USA e retornar sem novo visto – momento no qual muita gente se complica pelo processo admistrativo, perdendo semestres etc. Alguns sites de universidade até já recomendam que o aluno evite sair dos USA durante o mestrado ou Ph.D, principalmente se a viagem for para países problemáticos com segurança.

Ou seja: mais do que nunca vale aquela máxima de primeiro conseguir o visto, e só depois planejar férias para os Estados Unidos. Não é preciso ter passagem comprada para solicitar visto.

Infelizmente, o perrengue de precisar de visto para os Estados Unidos não tem perspectiva de acabar. No início do ano noticiou-se que o Brasil já teria condições de entrar para o programa Visa Waiver (que dispensa a obtenção de visto prévio), devido ao baixo índice de vistos recusados. (O Chile acaba de ingressar neste clube.)

O problema é que, para participar do programa, o Brasil teria que dar acesso a informações que a lei brasileira não permite -- e não há nenhuma vontade, por parte dos nossos políticos e diplomatas, de permitir. (Todos os participantes deste programa -- toda a Europa Ocidental, Japão, Cingapura, Coréia do Sul, Taiwan, Austrália, Nova Zelândia e agora Chile -- permitem.) Leia aqui: Fim do visto para os EUA esbarra na recusa do Brasil em cumprir exigências.

Obrigadíssimo, A.L., pela superpesquisa e pela gentileza de compartilhar com a gente!

Leia também:

Visto EUA: você passou por processo administrativo? Como foi?

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


213 comentários

Amanda Demi
Amanda DemiPermalinkResponder

Galera, boa tarde!

Vim compartilhar minha experiência com vocês, pois eu também li mil e um comentários enquanto estava no processo do visto. E sim, ajuda muito!!!!

Minha entrevista foi dia 30/06.

Consul: Boa tarde
eu: Boa tarde
Consul: Vai pra onde?
eu: Orlando
Com mais alguém?
eu: Com minha irmã
Consul: Ela já tem visto?
eu: sim
Consul: Há quanto tempo você trabalha na empresa?
eu: Há 4 anos
Consul: É formada?
eu: Sim, em relações internacionais
Consul: Já viajou pra fora?
eu: Sim
Consul: Pra onde?
Eu: Argentina, Uruguai, Chile e Colômbia
Consul digitando infinitamente ............. kkk
Consul: coloca suas digitais .... Visto aprovado

Foi simples até, mas tenso, é sempre tenso, a fila toda está tensa
mas preste bem atenção no preenchimento da DS-160 e não minta e tudo dará certo.

Assim que cheguei no trabalho, após a entrevista, fui verificar o status da minha solicitação,
e constava PROCESSO ADMINISTRATIVO, fui buscar no Google o que isso queria dizer, e sim, quase entrei
em surto, porque tinha mil porquês de estar em PA. E fui pesquisar mais ...

Descobri que quem tem o visto negado na sessão 221(g), que é quando falta algum documento, vai pra processo administrativo até
uma verificação do consulado.

Entretanto, algumas vezes, não é regra, mas aconteceu comigo e com minha irmã, mesmo sendo aprovado na hora da entrevista,
cai em processo administrativo, seja por um sobrenome muito comum ou por qualquer outro motivo que não sabemos ...

Como disse anteriormente, meu visto foi aprovado no dia 30/06 (uma sexta feira)e permaneceu em PA até segunda feira às 15h00, que foi quando foi atualizado para
ISSUED e depois foi só aguardar a entrega do passaporte com o visto.

Então galerinha do Processo Administrativo, não se apavorem, cada caso é um caso é claro, mas se o cônsul disse visto aprovado, é visto aprovado kkkk
o seu Status mudará no próximo dia útil, provavelmente.

Hellen
HellenPermalinkResponder

Boa tarde Pessoal!
As dicas do site me ajudaram muito, portanto prometi que iria voltar para falar do meu Processo administrativo.
Já estive no EUA antes com visto J4, porem tive um problema familiar e abandonei o intercambio e não reportei ao consulado, não fiz qualquer procedimento
Passados 5 anos, fui ao consulado com meu marido para entrevista juntos, para o visto b1/b2 e ao fim da entrevista (muito tranquila), meu marido teve visto aprovado automaticamente e eu cai em processo administrativo.
O cônsul foi muito gentil e paciente ao me explicar que meu visto caiu em processo administrativo apenas por uma questão de sistema, mas que ele pretendia me conceder o visto e que nós teríamos nosso passaporte em 10dias, pois pretendemos viajar no mês que vem.
Fiquei pasma e fiz 3 perguntas ao cônsul (meu marido ficou com medo de que ele se irritasse), porem HOJE, 1 dias útil depois da entrevista, meu status consta como ISSUED, no mesmo tempo em que o visto do meu marido foi aprovado. Ou seja, meu marido teve visto aprovado, porem ficou em processo administrativo durante 1 dia, assim como o meu visto e hoje recebemos a liberação de nossos vistos juntos.
Ainda estou aguardando a entrega do meu passaporte, mas estou muito feliz em saber que o processo administrativo durou apenas 1dia útil. Meu novo status é ISSUED. 
Boa sorte para quem estiver em processo administrativo, e saibam que hoje a analise do processo administrativo é muito rápido, se vc estiver com tudo certo, terá seu visto aprovado rapidamente ou reprovado de uma vez. rs

abs

Selma
SelmaPermalinkResponder

A minha nora entrou com um processo no estados unidos para levar minha neta ,ela fez uma entrevista no dia 9 de fevereiro de 2018 e colocaram ela no processo administrativo ja vai fazer três meses estamos sem esperança pois nada muda isso e muito triste pois agente não sabe se vai dar certo ou não estamos muito agoniada com essa situação quem poder mi ajuda mi dar uma informação as vezes alguém já passou por essa situação obrigada a e detalhe minha neta tem 14 anos

jaqueline
jaquelinePermalinkResponder

vou contar minha historia

eu fiz com um grupo familiar de 12 pessoas incluindo meu esposo e minhas filhas ,todos foram aprovados no dia e eu fiquei em processo administrativo eles me devolveram o passaporte,e a consular disse que seria rápido ,pois bem já se foi 7 meses pretendo viajar em junho quando foi no dia 19 de abril recebi um e-mail informando que era pra agenda uma nova entrevista sem custo ,fiz tds os procedimentos e agendei pro dia 2 de maio chegando la no consulado ,a consular me pediu perdão pois foi erro do sistema e deles de me mandarem o e-mail e principalmente de me enviarem o passaporte

eu perguntei: mais isso significa o que ?
consular: que a senhora pode ficar tranquila,e que dentro do prazo de 10 dias sera emitido seu visto .

sai de la radiante ,mas toda vez que entro no site não mudou nd no sistema ,e ela me disse que nem sempre o casv manda e-mail informando que esta saindo e nem sempre atualiza o sistema .

o que vocês acham?

alexandre bodo

fui com minha sobrinha tirar o visto dela em recife ela tem 11 anos os pais não foram porque não tinham tempo. fiz todo processo de entrega dos documentos no casv , no consulado não foi preciso por ela ser menor e ai disseram que se o visto fosse aprovado entregariam na residencia. então depois de uma semana ela recebeu o passaporte junto veio uma carta com três campos marcados com [x] com as informações:

[ x ]_processo administrativo: sua solicitação requer um processo administrativo adicional. a maioria destes casos são resolvidos dentro de 90 dias. neste momento, não será necessária a apresentação de informações adicionais ou uma outra entrevista. para verificar o status de seu caso, por favor acesse o site: ceac.state. se seu caso estiver pendente por mais de três meses você pode enviar e-mail para pendencias.

[ x]_agendar uma entrevista para dar continuidade a sua solicitação de visto:

[ x ]_por favor, agendar uma entrevista de continuidade á solicitação com a presença de um dos pais ou guardiões legais do solicitante menor de idade.(siga as instruções acima). devem ser apresentados na entrevista a certidão de nascimento do(a) solicitante bem como se aplicável, prova da guarda legal.

bom foi isso, e gostaria da ajuda de vocês , pois não sei se é para esperar o processo ou já posso marcar uma nova entrevista conforme ele cita na carta.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandre! Você acessou o site indicado?

Matheus
MatheusPermalinkResponder

Olá galera..
fiz a entrevista com minha família (total 10 pessoas)..no dia 30/07/2018
Fomos todos aprovados, porém apenas o meu entrou em PROCESSO ADMINISTRATIVO.. fui verificar e teve uma atualização do caso no dia 13/08 e 16/08 outra, mas nada mudou. Continuo em P.A, e aguardando ansiosamente a liberação do meu visto.

Matheus
MatheusPermalinkResponder

Pessoal no dia 17/08 o meu status passou para "ISSUED" (Emitido)... Agora aguardo retorno para ir retirar o passaporte!

Carla Meneses
Carla MenesesPermalinkResponder

Oi pessoal estou passando pelo mesmo problema e não sei o que eu faço.
Fui com minha filha e meu marido dia 24/07/2018 Na entrevista do visto e saímos de lá com visto aprovado! Em dois dias recebi email informando que o meu é o dela já estavam prontos, mais o do meu marido caiu nesse processo administrativo. Tomei um balde de água fria e o pior estamos com passagens compradas para novembro. O que eu faço?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carla! Infelizmente não há alternativa senão esperar.

Anderson Cruz
Anderson CruzPermalinkResponder

o meu entrou em processo administrativo desde 14/09/2018
case last updated (ultima atualização) 01/10/2018
minha viagem é dia 13/10/2018 - acho que vou ter que adiar

Anderson CRuz
Anderson CRuzPermalinkResponder

atualizado ontem dia 04/10/2018 mas continuo em P.S

Anderson Cruz
Anderson CruzPermalinkResponder

Issued dia 10/10/2018

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar