Visto EUA: por que tantos processos administrativos, segundo A.L. 1

Visto EUA: por que tantos processos administrativos, segundo A.L.

No ar há menos de três meses, o post Visto EUA: você passou por processo administrativo? Como foi? tornou-se um dos mais acessados do site. Caso você não saiba o que é (eu não sabia), lá vai: instaura-se um P.A. quando o visto não é concedido nem recusado; seu pedido fica congelado, à espera de uma investigação que o funcionário explica ser de rotina, mas que pode durar até 60 dias.

Quando subi o post (atendendo a uma sugestão de leitor), imaginei que a caixa de comentários seria um lugar onde os recém-saídos do processo administrativo contariam que o final feliz veio antes do prazo, e que não haveria motivo para pânico. Só que não é o que está acontecendo. A cada dia mais solicitantes aparecem para contar do pesadelo que é ficar 30, 60, 90, 120 dias sem resposta do consulado — e do prejuízo, financeiro e emocional, dessa indefinição.

Ultimamente, junto com o agonia e o desespero, têm circulado teorias conspiratórias, relacionando o aumento do número e da duração dos processos a uma perseguição a brasileiros.

Pois bem. O leitor A.L., que é curioso e versado em assuntos diplomáticos, foi atrás de documentos e artigos que falassem sobre esses processos administrativos. Na pesquisa, descobriu várias coisas — a mais interessante delas, que na imensa maioria das vezes não é o funcionário quem determina quem vai para o purgatório, e sim o sistema.

Dá para intuir que as razões para o aumento dos processos têm mais a ver com o atentado de Boston (e o conseqüente aumento da vigilância eletrônica, como denunciou Edward Snowden) e com paranóias que conhecemos de Homeland do que com qualquer retaliação específica ao Brasil.

Com a palavra, o A.L.:

Eu fui dar uma garimpada em informações sobre o Administrative Processing for Non-Immigrant Visas. Vou resumir a situação no que tange a brasileiros.

Em geral é o sistema automatizado que decide se um pedido de visto precisará passar por processo administrativo ou não. O oficial consular pode fazer isso, mas são poucos os casos.

Ao contrário do que se comenta, “laços com o país” ou propensão a imigrar ilegalmente NÃO são a razão central destes procedimentos! Quase todas as retenções se dão por motivos de segurança e medidas antiterrorismo.

Há vários programas de iniciativa de segurança aos quais um solicitande de visto pode ser “flagged for clearance” (assinalado para averiguação).

MANTIS – este programa afeta principalmente vistos de estudos em áreas consideradas críticas, com potencial direto ou indireto de aplicações militares (a lista envolve uma lista grandinha de sub-tópicos e áreas de estudo/pesquisa como sistemas de navegação, enganharia de materiais, sistemas de vôo, neurotoxicologia, sensoreamento remoto, quase todas as áreas relacionadas a química, robótica avançada etc.) Quem processa essa “security clearance” é o Departmento de Defesa.

CONDOR – este programa afeta quem já morou, é casado, estudou e/ou é cidadão de países considerados de risco para a segurança. Basicamente, países muçulmanos da Ásia Central, Oriente Médio, Norte da África + Cuba + Coréia do Norte.

NCIC – é uma base de dados com nomes de pessoas que cometeream crimes, ou então que foram deportadas, ou identificadas pelo FBI como participantes em prostituição, que estão bloqueadas para retorno, ou que são suspeitas de tráfico internacional de drogas e afins. Essa base de dados tem cerca de 3 milhões de nomes, e gera mais de 99% de falsos positivos. É essa checagem que afeta principalmente brasileiros viajando a turismo, pois há muitos nomes comuns latino-americanos nela, gerando falsos positivos no momento do preenchimento da solicitação DS-156. O processo administrativo serve então para separar os homônimos.

O NCIC tinha só algumas dezenas de milhares de nomes, agora tem milhões deles. Com isso, nomes comuns (ex: Carlos Silva, Isabela dos Santos etc) podem facilmente disparar um alerta. Quando isso acontece, o sistema automaticamente encaminha o pedido para análise de segurança (processo administrativo). Quem faz a análise administrativa para o NCIC não é o oficial consular, mas funcionários de agências de segurança americanas como FBI ou DHS. Uma vez que tenham esclarecido o falso positivo (que ocorre em 99,9% dos casos, como disse), o visto é liberado.

O problema é que aumentou muito a extensão dessa base de dados, sem um correspondente aumento da mão-de-obra americana disponível para analisá-la. Isso NÃO afeta só o Brasil. Há vários casos, principalmente nos países CONDOR, de gente que perdeu emprego, Ph.Ds em andamento etc. porque não pôde renovar vistos fora do país e ficaram retidos por até 14 meses em alguns casos.

Para turistas brasileiros, é importante ficar tranqüilo que processo administrativo quase nunca é referente a dúvidas sobre laços com país. Não adianta levar infinitos documentos para o agente consular, quem seleciona os que caem no security check é o sistema de segurança, no momento em que você preenche seus dados no DS-156 online. Não há realmente nada a fazer, e o consulado não tem como, em princípio, agilizar a entrega de vistos individuais nesses casos, pois não é consulado que emite as security clearances, mas as agências federais de informação e segurança.

Para estudantes brasileiros (e outros), a dica que fica é evitar viajar para fora dos USA durante programas de estudo, caso seu visto F ou J esteja vencido mas não seu status. Vistos de estudo podem vencer rápido, mas quase sempre desde que seu registo SEVIS com a universidade esteja ativo, você permanece legalmente nos USA, mas não pode viajar para fora dos USA e retornar sem novo visto – momento no qual muita gente se complica pelo processo admistrativo, perdendo semestres etc. Alguns sites de universidade até já recomendam que o aluno evite sair dos USA durante o mestrado ou Ph.D, principalmente se a viagem for para países problemáticos com segurança.

Ou seja: mais do que nunca vale aquela máxima de primeiro conseguir o visto, e só depois planejar férias para os Estados Unidos. Não é preciso ter passagem comprada para solicitar visto.

Infelizmente, o perrengue de precisar de visto para os Estados Unidos não tem perspectiva de acabar. No início do ano noticiou-se que o Brasil já teria condições de entrar para o programa Visa Waiver (que dispensa a obtenção de visto prévio), devido ao baixo índice de vistos recusados. (O Chile acaba de ingressar neste clube.)

O problema é que, para participar do programa, o Brasil teria que dar acesso a informações que a lei brasileira não permite — e não há nenhuma vontade, por parte dos nossos políticos e diplomatas, de permitir. (Todos os participantes deste programa — toda a Europa Ocidental, Japão, Cingapura, Coréia do Sul, Taiwan, Austrália, Nova Zelândia e agora Chile — permitem.) Leia aqui: Fim do visto para os EUA esbarra na recusa do Brasil em cumprir exigências.

Obrigadíssimo, A.L., pela superpesquisa e pela gentileza de compartilhar com a gente!

Leia também:

Visto EUA: você passou por processo administrativo? Como foi?

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    673 comentários

    Meu marido está em PÁ desde março de 2022, mandou email após o prazo e recebeu uma resposta padrão, após quase 2 anos mandou um email semana passada e hoje veio um email pedindo para ele deixar o passaporte no Casv junto a uma copia daquele email. Agora vamos aguardar. No status check ficou todo esse tempo como refused e hoje mudou para administrative Processing. Vamos aguardar!

    Olá, bom dia!

    VISTO APROVADO !!!

    Eis que depois de 02 anos, meu visto que estava no status “processo administrativo” desde o dia 15/03/2022 (quando foi a minha entrevista) no consulado em Porto Alegre foi aprovado.

    Sou de São Paulo e agendei para Porto Alegre apenas pela rapidez na época daquela fila imensa de agendamentos. Mas não adiantou nada, não precisei apresentar nenhuma documentação ou extrato bancário ou comprovação de renda, apenas fui questionado sobre a minha ida a China e as varias vezes a Cuba, uma vez que, sou da aviação e sempre viajo.

    Eis que o agente se ausentou por quase meia hora e ainda fez uma piada para comigo de que se eu não queria trocar de trabalho com ele por eu viajar muito, enfim, depois disso ele me deu a carta de que foi para “processo administrativo” e no dia seguinte 16/03/2022, recebo e-mail com sete perguntas abaixo:

    Para que possamos dar continuidade ao seu processo de solicitação do visto, pedimos que responda às seguintes perguntas (as respostas devem ser em inglês):

    The applicant’s travel history over the last 15 years, including source of funding for travel;
    The names and dates of birth of any siblings; children; current and former spouses/civil or domestic partners;
    The applicant’s addresses during the last 15 years, if different from the applicant’s current address;
    Applicant’s phone numbers and email addresses used during the last five years;
    Applicant’s prior passport numbers and country of issuance;
    Applicant’s prior occupation(s) and employers (plus a brief description if applicable) looking back 15 years;
    Public-facing social media platforms and identifiers/handles used during the last five years. This includes any websites or applications the applicant has used to create or share content (photos, videos, status updates, etc.) as part of a public profile.

    Após respondido, fiquei no aguardo e até mesmo sem esperanças de que fora aprovado já que pegaram no pé por eu ter ido na China e Cuba. Enquanto isso fiz outras viagens como para Egito recente e para minha surpresa nas vésperas do carnaval, fui notificado por e-mail para agendar o meu retorno ao consulado em Porto Alegre levando apenas o passaporte e assim agendei para o dia 20/02/2024.

    O consulado mega vazio e fui apenas questionado se eu continuava trabalhando na cia aérea e porque eu fui a Cuba (risos).

    Visto aprovado e passaporte retido para finalmente recebe lo em breve.

    Ufa ….

    Tenham paciência como eu tive (quase desisti no sentido de que um dia sairia) e esse dia chegou ….

    Boa Noite, contratei uma empresa para entrega de documentos no CASV Recife em 22.11.23, mas ao consultar o status do meu processo, a resposta continua como No Status. Essa falta de movimentação é normal?

    Vou relatar aqui minha experiência. Fiz minha entrevista dia 26/10/2022, em Recife-PE. A agente consular falou que meu visto não estava sendo aprovado, nem negado. Falou tb que não era uma questão pessoal. Que, aleatoriamente, algumas pessoas passavam por esse procedimento (que poderia durar até 180 dias) e que eu receberia no meu e-mail perguntas adicionais. Recebi no mesmo dia, inclusive. No dia seguinte respondi e enviei. Ela me deu a opção de deixar o passaporte lá, se quisesse. Deixei. Achei estranho d+. Sou servidora pública há quase 10 anos, meu marido tb é servidor publico há quase 20 anos, nenhum parente direto meu sequer tentou visto pra os EUA e até hj nunca recebi qualquer resposta sobre minha solicitação. 🤷🏻‍♀️
    Mandei um e-mail p eles em julho desse ano, solicitando informações e só obtive como resposta que minha solicitação ainda estava em processo administrativo e que eles entrariam em contato. Quando vou acompanhar o status da minha solicitação no site do consulado, aparentemente, meu processo não sofreu qualquer tipo de movimentação.
    Já pensei em fazer nova solicitação, mas eles estão com meu passaporte.

    Gente há 10 anos atrás entrei em administrativo quando a renovação B1/B2 que demorou quase 2 anos e hoje meu Green Card após a entrevista de 28/09 está em administrativo novamente
    Alguém sabe o que fazer?
    Contratar advogado para perguntar e obter informações

    Ainda nada Rodrigo. Desde junho de 2022.

      Ola Gabriela. Depois de 01 ano em processo administrativo, você pode fazer uma nova aplicação. Passei um caso parecido. No caso era uma renovação. Fiz um novo DS e deu certo. Mas foi necessário uma entrevista. 15 dias o visto foi aprovado e entregue.

    Gostaria de dar meu depoimento aqui .
    Morei nos EUA entre 2014 -2018 como estudante e nunca tive nenhum problema com o governo . Ano passado eu tinha uma viajem marcada com meus pais e minha namorada porem ela nao tinha visto e fez a primeira tentativa em Abril de 2022, porem como vcs ja devem imaginar NEGADA por falta de vínculos sendo que meu pai que iria custear toda a viajem … enfim …. Como neste ano de 2023 meu visto de turista teria que ser renovado eu resolvi fazer a nossa aplicação junto . Bom fizemos a entrevista que a minha namorada foi APROVADA e o meu que era renovação foi negado e foi para PROCESSO ADMINISTRATIVO , confesso que fiquei sem reação pois nao imaginaria que o meu tivesse sido negado. Comecei a ver muitos vídeos e relatos aqui tem pessoas que estao aguardando a mais de um ano no processo administrativo , mas se passou 2 dias e o meu status mudou para Approved e depois de um dia o meu e o dela mudou para Issued , quem estiver passando pela uma situação parecida nao se preocupem tudo vai dar certo

      Mas como sabe que caiu em processo administrativo? O que aparece na busca?

    Meu pai esta em processo administrativo desde junho de 2022, completando mais de 1 ano 🥺. Alguem sabe se é possível aplicar novamente? Não sabemos o que fazer, não da pra falar com ninguém, só recebemos respostas automáticas de que o processo esta em analise.

      Bom dia, minha namorada tambem foi renovar o visto, já se passou mais de 1 ano e até agora nada. O seu foi aprovado ou ainda não?

      Rodrigo, repondi para Gabriela mas serve para o seu caso também. Faz uma nova aplicação. Fiquei um ano em processo administrativo ( REFUSED ). Ai preenchi novamente o DS e o visto foi aprovado e entregue em pouco duas semanas. Meu caso era uma renovação, mas na segunda aplicação fui chamado para entrevista. Mas foi super tranquilo. Fiz a primeira vez em 2022, ai entrou em processo. Fiz o DS novamente em julho desse ano. Deu certo.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito