Visto EUA: por que tantos processos administrativos, segundo A.L. 1

Visto EUA: por que tantos processos administrativos, segundo A.L.

No ar há menos de três meses, o post Visto EUA: você passou por processo administrativo? Como foi? tornou-se um dos mais acessados do site. Caso você não saiba o que é (eu não sabia), lá vai: instaura-se um P.A. quando o visto não é concedido nem recusado; seu pedido fica congelado, à espera de uma investigação que o funcionário explica ser de rotina, mas que pode durar até 60 dias.

Quando subi o post (atendendo a uma sugestão de leitor), imaginei que a caixa de comentários seria um lugar onde os recém-saídos do processo administrativo contariam que o final feliz veio antes do prazo, e que não haveria motivo para pânico. Só que não é o que está acontecendo. A cada dia mais solicitantes aparecem para contar do pesadelo que é ficar 30, 60, 90, 120 dias sem resposta do consulado — e do prejuízo, financeiro e emocional, dessa indefinição.

Ultimamente, junto com o agonia e o desespero, têm circulado teorias conspiratórias, relacionando o aumento do número e da duração dos processos a uma perseguição a brasileiros.

Pois bem. O leitor A.L., que é curioso e versado em assuntos diplomáticos, foi atrás de documentos e artigos que falassem sobre esses processos administrativos. Na pesquisa, descobriu várias coisas — a mais interessante delas, que na imensa maioria das vezes não é o funcionário quem determina quem vai para o purgatório, e sim o sistema.

Dá para intuir que as razões para o aumento dos processos têm mais a ver com o atentado de Boston (e o conseqüente aumento da vigilância eletrônica, como denunciou Edward Snowden) e com paranóias que conhecemos de Homeland do que com qualquer retaliação específica ao Brasil.

Com a palavra, o A.L.:

Eu fui dar uma garimpada em informações sobre o Administrative Processing for Non-Immigrant Visas. Vou resumir a situação no que tange a brasileiros.

Em geral é o sistema automatizado que decide se um pedido de visto precisará passar por processo administrativo ou não. O oficial consular pode fazer isso, mas são poucos os casos.

Ao contrário do que se comenta, “laços com o país” ou propensão a imigrar ilegalmente NÃO são a razão central destes procedimentos! Quase todas as retenções se dão por motivos de segurança e medidas antiterrorismo.

Há vários programas de iniciativa de segurança aos quais um solicitande de visto pode ser “flagged for clearance” (assinalado para averiguação).

MANTIS – este programa afeta principalmente vistos de estudos em áreas consideradas críticas, com potencial direto ou indireto de aplicações militares (a lista envolve uma lista grandinha de sub-tópicos e áreas de estudo/pesquisa como sistemas de navegação, enganharia de materiais, sistemas de vôo, neurotoxicologia, sensoreamento remoto, quase todas as áreas relacionadas a química, robótica avançada etc.) Quem processa essa “security clearance” é o Departmento de Defesa.

CONDOR – este programa afeta quem já morou, é casado, estudou e/ou é cidadão de países considerados de risco para a segurança. Basicamente, países muçulmanos da Ásia Central, Oriente Médio, Norte da África + Cuba + Coréia do Norte.

NCIC – é uma base de dados com nomes de pessoas que cometeream crimes, ou então que foram deportadas, ou identificadas pelo FBI como participantes em prostituição, que estão bloqueadas para retorno, ou que são suspeitas de tráfico internacional de drogas e afins. Essa base de dados tem cerca de 3 milhões de nomes, e gera mais de 99% de falsos positivos. É essa checagem que afeta principalmente brasileiros viajando a turismo, pois há muitos nomes comuns latino-americanos nela, gerando falsos positivos no momento do preenchimento da solicitação DS-156. O processo administrativo serve então para separar os homônimos.

O NCIC tinha só algumas dezenas de milhares de nomes, agora tem milhões deles. Com isso, nomes comuns (ex: Carlos Silva, Isabela dos Santos etc) podem facilmente disparar um alerta. Quando isso acontece, o sistema automaticamente encaminha o pedido para análise de segurança (processo administrativo). Quem faz a análise administrativa para o NCIC não é o oficial consular, mas funcionários de agências de segurança americanas como FBI ou DHS. Uma vez que tenham esclarecido o falso positivo (que ocorre em 99,9% dos casos, como disse), o visto é liberado.

O problema é que aumentou muito a extensão dessa base de dados, sem um correspondente aumento da mão-de-obra americana disponível para analisá-la. Isso NÃO afeta só o Brasil. Há vários casos, principalmente nos países CONDOR, de gente que perdeu emprego, Ph.Ds em andamento etc. porque não pôde renovar vistos fora do país e ficaram retidos por até 14 meses em alguns casos.

Para turistas brasileiros, é importante ficar tranqüilo que processo administrativo quase nunca é referente a dúvidas sobre laços com país. Não adianta levar infinitos documentos para o agente consular, quem seleciona os que caem no security check é o sistema de segurança, no momento em que você preenche seus dados no DS-156 online. Não há realmente nada a fazer, e o consulado não tem como, em princípio, agilizar a entrega de vistos individuais nesses casos, pois não é consulado que emite as security clearances, mas as agências federais de informação e segurança.

Para estudantes brasileiros (e outros), a dica que fica é evitar viajar para fora dos USA durante programas de estudo, caso seu visto F ou J esteja vencido mas não seu status. Vistos de estudo podem vencer rápido, mas quase sempre desde que seu registo SEVIS com a universidade esteja ativo, você permanece legalmente nos USA, mas não pode viajar para fora dos USA e retornar sem novo visto – momento no qual muita gente se complica pelo processo admistrativo, perdendo semestres etc. Alguns sites de universidade até já recomendam que o aluno evite sair dos USA durante o mestrado ou Ph.D, principalmente se a viagem for para países problemáticos com segurança.

Ou seja: mais do que nunca vale aquela máxima de primeiro conseguir o visto, e só depois planejar férias para os Estados Unidos. Não é preciso ter passagem comprada para solicitar visto.

Infelizmente, o perrengue de precisar de visto para os Estados Unidos não tem perspectiva de acabar. No início do ano noticiou-se que o Brasil já teria condições de entrar para o programa Visa Waiver (que dispensa a obtenção de visto prévio), devido ao baixo índice de vistos recusados. (O Chile acaba de ingressar neste clube.)

O problema é que, para participar do programa, o Brasil teria que dar acesso a informações que a lei brasileira não permite — e não há nenhuma vontade, por parte dos nossos políticos e diplomatas, de permitir. (Todos os participantes deste programa — toda a Europa Ocidental, Japão, Cingapura, Coréia do Sul, Taiwan, Austrália, Nova Zelândia e agora Chile — permitem.) Leia aqui: Fim do visto para os EUA esbarra na recusa do Brasil em cumprir exigências.

Obrigadíssimo, A.L., pela superpesquisa e pela gentileza de compartilhar com a gente!

Leia também:

Visto EUA: você passou por processo administrativo? Como foi?

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    673 comentários

    Completarei 90 dias em PA essa semana, fiz a entrevista no RJ e até agora nenhuma novidade. Entro várias vezes por dia no site para verificar se mudou para o tão sonhado ISSUED.

    Não tem essa de um lugar ser mais fácil que o outro. É uma questão de “sorte” mesmo.
    Estou tirando o visto das minhas sobrinhas (crianças) e as duas entraram em PA. Eu tenho visto válido, meu marido também, e somos nós que estamos pagando a viagem.
    Enfim, não dá pra saber o porque de entrar ou não em um PA. Vi casos, inclusive, da pessoa ser entrevistada e o visto ser concedido pra família toda e depois um deles entrar em PA.
    Nossa viagem está programada p as férias no final do ano. Infelizmente, estou vendo que os processos estão demorando muito, o que me deixou muito triste e eu não tenho ideia de como vou contar isso p as minhas sobrinhas que já estavam radiantes com a viagem. O desgaste psicológico é maior q qualquer outra coisa numa situação dessas. A gente não sabe se começa a programar outra viagem ou espera a resposta do visto.
    Vou acompanhar a saga de vocês e torcer pra que os processos se tornem mais céleres e todos nós tenhamos respostas a tempo.

      Gente, hoje eu tive a felicidade de ver os “issued” nos pedidos das minhas sobrinhas. Estou transbordando de felicidade.
      Estava arrasada depois de ler os comentários de todo mundo falando que passam e estão passando por isso há meses.
      Os processos delas entraram em PA na última sexta e acabei de olhar o status que ja tinha mudado pra issued. Feliz demais! Graças a Deus!

      Kenia,

      Onde aparece essa informação, “issued”??
      Aqui pra mim só aparece que “No momento não há informações do número de rastreamento postal”.

      Att.

      https:// ceac.state.gov/ CEACStatTracker/ Status.aspx? (tire os espaços após as /)

    A maioria dos PA’s estão ocorrendo em SP e Rio. Em Brasília eles ocorrem com bem menos freqüência! Não quis arriscar e, no dia da minha entrevista, perguntei para a funcionária da Embaixada sobre o assunto e fui informada que era RARO alguém entrar em processo administrativo. Fiquei observando, ninguém na minha frente na fila saiu como temido papel verde, sequer pediram documentação para qualquer pessoa. Os vistos eram concedidos em menos de 10 minutos, a toque de caixa mesmo.

    Meu tio resolveu tirar no Rio na semana seguinte, avisei que era arriscado demais e… PÁ: processo administrativo na cabeça! Brasília é muuuuuuuito mais tranqüilo, portanto não vale à pena se arriscar em São Paulo ou Rio se você já estiver com as passagens compradas.

      Luana, isso é apenas coincidência ou teoria da conspiração. Esse repique de gente enviada para PA é decidido pelo sistema de informação do Departamento de Defesa ou Segurança Interna, não pelo oficial consular.

      Não é não, A.L. Se você tiver isenção de entrevista, você pode ir para o PA por alguma inconsistência nos dados preenchidos no seu DS.

    Olá Pessoal,
    Fiz a solicitação do meu primeiro visto no RJ e estou em PA desde Maio/2013, minha esposa fez a renovação do visto junto comigo e correu tudo bem.
    Tínhamos planejado uma viagem para Las Vegas em novembro, pois completaremos 1 ano de casados e daria esse presente para ela, mas temos aguardar esse processo.
    Estamos ansiosos para que esse processo termine, pois já está ficando próximo da data prevista para viagem.
    Temos residência própria, carro, renda para viagem, não temos nenhum processo na justiça e já viajei para 10 países diferentes. Ainda não entendo o motivo do processo administrativo, mas continuo no aguardo.
    Temos certeza de que teremos um final feliz como várias pessoas que aqui relataram.
    Boa sorte a todos!

    Renovei meu visto na terça passada em SP, entre a minha chegada e saída do posto de atendimento do consulado foram cronometrados exatos 10 minutos, só precisei tirar uma nova foto e deixar os passaportes. Recebi os documentos em casa ontem, serviço eficiente e rápido. Só tenho elogios a fazer.

    Dani, também tenho duvida a esse respeito. Até então os relatos que tenho visto são de famílias. Alguém sabe se alguém que foi fazer entrevista sozinho caiu em PA?

      pois é, eu li tudo e não vi ninguém que fez sozinho!
      Uma amiga faz entrevista dia 15, espero que ela não fique em PA!

    Meu visto e de meu marido venceria em Agosto deste ano. Moro no interior de SP e realmente é muito complicado perder um dia de trabalho, o deslocamento ( quase 400km ), e as filas. Felizmente me indicaram uma Agência de turismo em Ribeirão Preto que, se vc for renovar o visto, eles providenciam o preenchimento dos relatórios e encaminham os documentos necessários para a obtenção do novo visto. Foi muito prático. Dia 20/06 entreguei os documentos na agência, dia 18/07 recebi os passaportes com os vistos.

      Fabiola, renovação de visto, agora, na maioria dos casos nào precisa de entrevista pessoal, não.

      Agência nenhuma consegue substituir necessidade de entrevista se essa for necessária.

      Fui fazer a renovação dos vistos (19JUL) de minha família (meu, esposa e filhas). Não teve entrevista, apenas tiramos fotos e entregamos os passaportes (atual e com o visto vencido). Quarta (24JUL) recebi e-mail dizendo que os passaportes de minhas filhas já estavam a caminho, entretanto o código de rastreamento não consta do site dos correios…a minha situação e da minha esposa está assim:”No momento não há informações do número de rastreamento postal.”
      Estou perdido…estamos em PA? O que aconteceu que os passaportes de minhas filhas ainda não chegaram??
      Alguém na mesma situação?!?!
      Ajuda!!!!
      Luis Eduardo

      Luis,

      Veja o rastreio na DHL. Fiz também este procedimento recentemente, e os passaportes meu, da esposa e do filho chegaram hoje via DHL.
      Se não me falha memoria, no e-mail do consulado tem um link da DHL que te leva direto para a página do rastreamento. Em tempo, fiz a minha renovação em Recife e foi super rápido.
      Também fiquei com medo de algum de nós ficar no PA, e fiz esta mesma pergunta, mas aqui me foi avisado que se tal fato ocorresse, seríamos avisados no momento da entrega do passaporte no CASV.
      Então creio que não deva se preocupar muito, que logo deverão liberar o seu documento com o número rastreio. E os envios são em malotes individuais. Chegaram três de vez hoje aqui em casa.
      E aos que estão na angústia do PA, desejo toda sorte e que a situação se resolva o mais breve!

      Acontece que o rastreamento é apenas para os passaportes de minhas filhas. E ao clicar no link, me joga para o página dos correios com seguinte mensagem: “O nosso sistema não possui dados sobre o objeto informado. Se o objeto foi postado recentemente, é natural que seus rastros não tenham ingressado no sistema, nesse caso, por favor, tente novamente mais tarde. Adicionalmente, verifique se o código digitado está correto”.
      Outra coisa é a minha situação e da minha esposa em que nem há código de rastreamento ainda. Será que entramos em PA? Não houve entrevista pra gente…entregamos o passaporte com o visto antigo e o novo…e a menina ainda disse ao final: “boa viajem, família!”
      Obrigado!

      Pelo visto nada de PA para vocês. Fiz esta pergunta aqui no blog e me responderam que se alguém ficasse, seria avisado na hora.
      Creio que a falta do número de rastreamento deve-se ao fato de ainda não terem liberado o visto seu e da esposa. Talvez por haver um grande número de solicitantes, ou sabe-se lá qual a razão.
      Mas pelo visto, nada de PA.

      Pelo visto nada de PA para vocês. Fiz esta pergunta aqui no blog e me responderam que se alguém ficasse, seria avisado na hora.
      Creio que a falta do número de rastreamento deve-se ao fato de ainda não terem liberado o visto seu e da esposa. Talvez por haver um grande número de solicitantes, ou sabe-se lá qual a razão.

      Ola A.L

      Depois de 9 meses, recebi o VISTO, com uma obs:

      CLEARANCE RECEIVED – (FOLGA RECEBIDA)

      vc sabe dizer o significa isso.

      Obrigado!!

    Além de ser ruim preencher o DS160, passar pela entrevista, agendar 2 visitas, ainda tem o PA. Este, pelo que entendi, o negocio é rezar para o sistema não escolher vc… estou pretendendo viajar e o visto deve ser solicitada com aproximadamente 6 meses antes da viagem, pois se cair em PA, dá tempo até a data da viagem…É necessário ter muita vontade de conhecer a Disney…

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito