Enquete: aonde você foi nas férias?

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Paris

Não tem jeito: famílias com crianças, professores e demais profissionais que trabalham segundo o calendário escolar só podem tirar férias no começo ou no meio do ano. Lá por março ou abril nós já começamos a acompanhar nas caixas de comentários o planejamento de quem pretende aproveitar para viajar nas férias de julho.


Muitas vezes são viagens que casam direitinho com a época: pegar o início da temporada de esqui em Bariloche, Santiago e outros destinos de neve na América do Sul, por exemplo. Ou visitar BonitoJalapão e outros locais pelo centro do Brasil. Mas não é raro aparecer quem tenha feito escolhas menos felizes, como Maceió, Maragogi e Porto de Galinhas, onde costuma chover bastante nesse mês.

Julho também significa calor intenso e muitas filas na Europa, mas, por outro lado, muita coisa acontecendo nas ruas, pessoas nos parques e um clima mais festivo.

Por falar em calor e filas, abençoados os pais e mães que têm coragem de encarar Orlando com seus filhos em julho.

Queremos saber: para onde você foi nas suas férias de julho? Foi uma boa escolha? Quando costuma começar a planejar as férias, e como elege o destino? Tem algum truque para fugir dos preços altos dessa época?

Aos comentários!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


46 comentários

Angelo
AngeloPermalinkResponder

Fiquei trabalhando, juntando grana pra viajar quando a muvuca passar e os preços baixarem =)

Tatiane Dias
Tatiane DiasPermalinkResponder

Fui ao Morro de São Paulo em julho, ficamos de 15/07 a 22/07. Fui morrendo de medo das chuvas e acompanhava o climatempo todos os dias por 1 mês antes.

Chegando lá descobri que o Morro de São Paulo não tem um Climatempo especifico e ai ele faz uma estimativa do Climatempo de Salvador. Ou seja, nada garante que o Climatempo esteja certo.

Eu peguei 2 manhãs de chuva apenas. De resto, o tempo estava ótimo e a água quentinha comparadas as do Rio. Conseguimos fazer mergulho de cilindro e voar de paramotor. Mas não vimos as águas supercristalinas e os barqueiros nos falaram que eles ficam desse jeito mais perto do verão. Então, queremos voltar no verão.

E ficamos sabendo que 1 semana antes da nossa semana só chovia.

Espero ter ajudado!

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

Tatiane, geralmente as buscas pelo clima não registram Morro, mas registram Cairu e Valença, que são próximos. Inclusive, Morro é distrito de Cairu!

O tempo em Julho é uma loteria. Que bom que pegou pouca chuva!

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

"Por falar em calor e filas, abençoados os pais e mães que têm coragem de encarar Orlando com seus filhos em julho."

Presente!

Ana Claudia
Ana ClaudiaPermalinkResponder

Gosto de viajar na baixa temporada, mas com a filha na faculdade e o filho no colegial...
Fui para Santiago Chile, cidade que ja tinha adorado no verao, e pq os filhos queriam ver neve. Foi otimo. Adoramos os passeios para Farellones e Colorado.

Quanto a comecar a planejar uma viagem... eu faco isso todos os dias. A proxima vai ser praia no nordeste, ueba!!!

Fatima
FatimaPermalinkResponder

Fui a Las Vegas e à Califórnia. Colorão em Vegas, friozinho em San Diego, calor em Los Angeles e friozão em San Francisco. Meu sonho de conhecer a Highway 1 e as lindas imagens que ela proporciona foi completamente comprometido pela intensa neblina. Enfim, não foi a viagem que sempre sonhei. Tenho que ir de novo!

Thiago Ribeiro

Decidi de última hora, viajar por 10 dias para Barcelona e região! Apesar da viagem repentina, foi ótimo: como já conhecia Barcelona, pude viver a cidade com mais tranquilidade, sem aquela obrigação de bater ponto nos cartões postais... Enfim, pude aproveitar as lojas, o calorão na praia de Marbella, as terrazas....
Fiz um bate-volta a Girona, cidade bem simpátíca com sua muralha e cidade medieval. Todavia, o ponto alto foi visitar a Costa Brava: até hoje estou maravilhado com a beleza do lugar! E a comida então nem se fala: tudo ótimo! comida espanhola de verdade, não aquela comida fake para turistas da maioria dos lugares de Barna.
E ainda, há a liberal Sitges: uma Nice em miniatura que é uma graça e com um visual lindo também.
Enfim, Espanha num calorão de 40 graus é tudo de bom!
Em tempo: caso alguém queira dica de hotel em Barcelona, super recomendo o Room Mate Emma - relação-custo benefício excelente, hotel moderno, café da manhã justo, localização ótima (Eixample) e staff muito simpático!

Debora
DeboraPermalinkResponder

Fui para o Ceara (Fortaleza + Jeri + Aquiraz) e o clima foi otimo em julho. Calor agradavel e nenhum sinal de chuva. Aproveitamos muito!

Márcia
MárciaPermalinkResponder

Felizmente, agora que minhas filhas cresceram e fazem faculdade e estágio, não necessito mais viajar em férias escolares. Paga-se mais caro, é tudo cheio e nem sempre conseguimos voos e hotéis do jeito que queríamos. Este ano fui à Lisboa e Madrid em final de maio e início de junho. Clima ótimo, preço ainda não inflacionado e locais com pouca aglomeração de gente.

Patricia Luck
Patricia LuckPermalinkResponder

Viajei sozinha com o trio (marido ficou trabalhando) para visitar a família em Santa Catarina e quase morrer de frio!!!

Queria MUITO que calefação fosse algo comum no sul no Brasil. Ao contrário: você passa frio dentro de casa (1º C de madrugada), no mercado, no cinema...

Patricia B.
Patricia B.PermalinkResponder

Fomos (casal e 2 crianças) para Playa del Carmen, aproveitando as inúmeras dicas aqui do VnV. Ficamos uma semana no Iberostar Quetzal, em Playacar (recomendo). Fizemos passeios a X-caret, Shel-ha (com direito a nadar com golfinhos), Akumal (lagoa Yal-ku), Tulum e Cozumel, alem de, e' claro, aproveitar aquele mar maravilhoso de Playa em frente ao hotel. Clima excelente.

Ivana
IvanaPermalinkResponder

Fomos para Roma e Grécia (Atenas, Mikonos, Paros e Santorini).
A escolha foi feita pelo meu filho mais velho que fez 15 anos e pediu a viagem de presente, ele adora historia antiga e mitologia. Mas aproveitamos para curtir as praias das ilhas gregas.
Apesar de ser um periodo de ferias, confesso que esperava mais muvuca. Em Roma somente o Vaticano estava insuportavel de tanta gente, mas compramos as reservas pela internet e "furamos" a fila. Senão seria cerca de 1h de fila sob um sol de rachar mamona.
Enfim, a Grécia foi uma ótima escolha, praias gostosas, pra todos os gostos! Algumas mais animadas, outras mais tranquilas, mais desertas... mas todas com um mar azul, gente bonita e um calor delicioso. Mesmo em julho achei que estava bem tranquilo, muito mais sossegado que o nordeste no verão.
Quanto ao planejamento eu sempre começo planejar a proxima quando volto da última! A próxima será em janeiro e já estamos decidindo qual o proximo destino.... Sugestões??
Quanto a fugir dos preços altos, procuramos por hoteis simples, bem localizados e assumimos que o risco de gastarmos mais é inevitável... portanto, como nao podemos viajar fora de temporada (crianças na escola), o jeito é relaxar e poupar dindin....

naysa
naysaPermalinkResponder

Fizemos um cruzeiro pela Escandinávia e Russia! O navio partia e retornava por Estocolmo, uma linda cidade, com paradas em Helsinque, São Petesburgo, Tallinn, Rigga e retorno para Estocolmo. Após uns dias lá para conhecer a linda cidade, tomamos um vôopara Moscou. onde ficamos por alguns dias, depois Lisboa e de volta para casa

BethN
BethNPermalinkResponder

Uma semana na Cidade do México, que estava quente, mas suportável, com chuvas no final do dia e uma semana de praia em Playa del Carmem e Cancun, com muito sol.
Foi a combinação perfeita, cidade com museus, igrejas e pirâmide e uma semana de relaxamento, com água quente e mergulhos.

Gisele Carrera

Fui pra CUNHA/SP e fiquei admirada com o lugar, cheio de vales, montanhas, araucárias, fazendas e pousadas super charmosas.....Por quê ninguém onhece Cunha ??? Por que é pouo divulgada ?? Há ceramistas maravilosos, joalheiros com design exclusivo em prata, geléias, queijos, sorvetes espeiais e cerveja artesanal alemã.....Muito Bom ! Além de um clima excelente ! Eu recomendo......

Marisa
MarisaPermalinkResponder

Fomos pra Lima,Cusco e Machu Pichu,acho que foi uma boa escolha para julho apesar do grande numero de turistas,estava frio,mas nada demais , os dias estavam ensolarados lindos,não choveu e os meus filhos curtiram muito,muita natureza com boas aulas de história,culinária excelente..enfim recomendo,não tem muito como economizar em alta temporada,qto ao planejamento tb já estopu sempre pensando na próxima!

Maria Inês Vargas

Fomos na última semana de julho para Beto Carrero em Santa Catarina, foi uma ótima escolha, visto que a maioria das escolas já tinham começado as aulas, então o parque estava quase só para nosso grupo. O tempo estava bom, a manhã ensolarada e a tarde/noite com pouco de frio. Muito legal nossa escolha. Acertamos na época, pois dizem que no verão as filas para os principais brinquedos duram uma hora e meia !

Samanta
SamantaPermalinkResponder

Fui pra Jericoacora, no Ceará, como mais duas amigas. Depois de anos tentando conciliar nossas férias, por sorte, em junho soubemos que nesse ano, em julho teríamos um período de recesso em comum! Resolvemo procurar um lugar de praia onde não chovesse em julho e pelo Praiômetro do Ricardo fizemos nossa escolha: Jeri!
Fomos dia 12 e retornamos dia 19. Foram 6 dias de descanso em água critalina e morninha, tanto no mar quanto nas lagoas, muito sol, mas calor abrandado pelo vento constante que brinda Jeria o ano todo!!! E apesar de ser Julho, não pegamos praia lotada, nem filas para comer nos excelentes restaurantes da cidade.Demos sorte também nos valores: copramos um pacote, apenas três semanas antes de viajar, com estadia (em frente à Duna do Por do Sol e com um staff muito simpático e prestivo)e aéreo até Fortaleza por 1400,00 por pessoa. Achei o preço justo para época e local. Fizemos o transfer até Jeri com um execelente motorista e um valor abaixo da média cobrada. Mas vou falar disso melhor no post específico de Jeri aqui no Viaje na Viagem. Preciso retribuir um pouco todas as dicas que tenho recolhido nesse blog nos últimos anos! Dicas que têm contribuído para fazer tanto das minhas, quanto das viagens de meus amigos, momentos inesquecíveis!!!

José Vicente Martins (Suca)

Sardegna! A trip tem que ser bem planejada. A ilha mais parece um continente, com muita coisa pra conhecer.

Vladimir
VladimirPermalinkResponder

Bom, vou falar das minhas férias de Fevereiro, mesmo!!! razz

Fomos para Macéio/Maragogi!!!

Ficamos 5 dias em Maceió e 3 em Maragogi (hospedados em Ponta de Mangue - foi uma ótima escolha)

Se fosse novamente faria ao contrário: ficaria 3 dias em Maceió e 5 em Maragogi.

Maceió tem pouca coisa para se fazer e as ruas ficam vazias lá pelas 22h, também não achamos as praias grandes coisas, a mais legal foi o dia em Ipioca-Hibiscus. O que mais gostamos em Maceió foi o Restaurante Peruano Wachanko (vale muito a pena, fomos 2 vezes) e as Caipvodcas do Lopana.

Fomos de carro para Maragogi e foi Ótimo para descansar e aproveitar. Alugamos um chalé em PONTA DE MANGUE e foi tudo de bom!!! Em Maragogi também acaba tudo cedo, mas, ficamos fazendo churrasco em nosso chalé e descansando!!! Foi Excelente!!!

Lembrando que essa viagem foi em Fevereiro!!!

Aproveitem a Vida,
Vladimir.

Mirella (@mikix10)

Serra da Canastra em Minas Gerais... excelente escolha, pois é época de seca, pouca gente e muito lindo! Estou escrevendo os post agora no blog. Para quem tiver somente alguns dias, gosta de natureza e puder ir de carro (preferencia 4x4) o passeio é 10!
Abs

Margareth d' O d'Avila

Excelente escolha Mirella. Adoro passear por pq Nacionais. Pena que seja uma passeio caro na maioria das vezes. Tenho boas lembranças deste passeio. Fiquei hospedada em São Roque de Minas.

Cintia F.
Cintia F.PermalinkResponder

Fui para Disney e fiquei muito positivamente impressionada. Com o esquema de fast pass e um planejamento bem feito, não tem que passar horas na fila para nada. O tempo máximo de fila que eu peguei foi 30 min na torre do terror. No horário de pico (por volta das 13h) - tanto de gente, quanto de sol -, parávamos em um bom restaurante (já reservado) e almoçávamos com calma. Também foi importante termos ficados em um hotel ótimo e bem localizado, dentro do complexo Disney (Disney Beach Club). Voltaria nessa época tranquilamente!
Outro mito que caiu para mim nessa viagem foi aquela história de que é bobagem levar criança pequena para a Disney. Minha filha de 1 ano e 11 meses amou tudo e curtiu mais que todo mundo.
Escolhi a Disney porque queria um lugar não muito longe, com vôo direto, para curtir com minha filha e que não fosse frio. E julho porque eu e meu marido só podemos tirar férias em janeiro e julho.

Silvia Lückmann

Esse ano, em Maio, fomos só em tres , meu filho mais velho não conseguiu tirar as férias na mesma data. Fizemos de Roma a Firenze de trem bala , a Veneza e a costa até Nice fomos de carro , voltamos a Genova e voamos para Lisboa até o Porto fomos de carro , de lá voamos a Madri. Onde tivemos a coroação da viagem com uma nevasca em Navacerrada.
Pena que um ano demore tanto a passar !!!!!
Boa viajem a todos....

Lili-CE
Lili-CEPermalinkResponder

É a minha época de viajar, o marido trabalha em escola e só em julho pode dispor de 10 ou mais dias. Meus prazos são bem mais flexíveis, mas o fato é que: a-doro a Europa no verão (também é meu destino preferido). Mas esse ano não fomos para lá: juntamos Pantanal com Bonito em 10 dias, metade-metade. No Pantanal, foi tudo perfeito, mas no segundo dia em Bonito já pegamos a tal da frente polar e encaramos 5°, sem estarmos preparados, o que foi pior... Compramos roupas no comércio local p/ sobreviver, mas coisa pouca... Atrapalhou bastante, principalmente algumas atrações com água. O engraçado é que as crianças preferiram Bonito. O chato da viagem: demora pra chegar no destino (na Europa a gente chega mais rápido) Tem outra coisa chata sobre julho: por razões climáticas, o melhor destino é o local onde moro, Fortaleza e arredores. mrgreen

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

Lili-CE, eu sempre indico Fortaleza pra quem quer vir pro nordeste em Julho!

Jacqueline
JacquelinePermalinkResponder

Lili, moro em Cpo Grande/MS, próximo a Bonito, Q. pena q vcs pegaram frio por aq. foi a primeira semana de frio deste ano. Tbm adoro a Europa, tem sido o nosso destino preferido nesses últimos 2 anos. Mas sempre q. dá vamos a Bonito, pq. acho os passeios realmente lindos. Espero q. vcs voltem em outra época (outubro em diante).

Margareth d' O d'Avila

Este ano foi diferente a data das férias escolares nas faculdades públicas.Por causa da greve do ano anterior (-+70 dias), as férias estão desencontradas. A do meu filho no RGSul, será em Setembro,bem vinda por causa da baixa temporada e iremos NY e arredores. O mês de Janeiro de 2014 tbe estará prejudicado e as férias só em Março. Assim ajusta o ano letivo 2014. Isto sem prox paralizações (sem previsão bom sinal).

Flora
FloraPermalinkResponder

Pirenópolis na primeira semana de Julho. Estava super tranquilo.

André Luiz Freitas

embarco nesta terça dia 13/08 para fernando de noronha. passarei 8 dias (contando ida e volta. 6 completos). na volta conto. em março, abril, fizemos o norte da itália, in machina, sensacional. 23 dias de magiapor toscana, umbria, veneto, liguria, san marino e lombardia. neve, sol, chuva, de tudo um muito

Andréa
AndréaPermalinkResponder

Como fomos em janeiro pra Orlando com as crianças, fugimos uma semaninha em julho pra Araras, região serrana do Rio. Aproveitamos lindos dias de sol e bastante frio à noite. A única decepção foi que a maioria dos restaurantes da redondeza só abre de quinta a domingo. Aliás, não consigo entender isso. É a alta temporada da região, o melhor clima, férias escolares... Enfim, foi ótimo assim mesmo.

Candida Silva
Candida SilvaPermalinkResponder

Eu ainda estou de ferias! Comecaram em 06/08 e vao terminar em 13/08. Estou em Santiago/ Chile, faz frio e estou amando a cidade e o clima. Ainda nao tinha tido a oportunidade de viajar no inverno, estou adorando meus dias aqui sem calor.

carrico
carricoPermalinkResponder

Eu e minha mulher somos profs. e em julho deste ano fizemos a Região Sul, desde SP, de carro, durante 15 dias, com paradas em 09 cidades. O lado bom de ser educador é que você tem férias 2 X ao ano. O ruim é que gasta 30% a mais no mínimo porque sempre viaja na alta! Esperávamos pegar frio, mas não o pior frio dos últimos 15 anos! Apesar do encontro da neve em Gramado, a média de 03 graus (chegando abaixo de zero em Lages durante a madrugada) não foi fácil, pois nos hoteis que dispõem apenas de ar condicionado na posição quente, o termostato desliga quando chegam a 4ºC. Já não viajamos à Europa em janeiro, desde 2006, por conta do frio. De agora em diante, nossa estratégia será: Se formos em janeiro = Brasil, se formos em julho, Hemisfério Norte. Pois, muvuca por muvuca (em ambos os meses) é melhor muvuca com calor.

Maria Helena
Maria HelenaPermalinkResponder

Por compromisso familiar fui para Natal e São Miguel do Gostoso, RN.
Chuvinha a qualquer hora, mas menos que em abril e maio. O melhor é que a temperatura é bem amena e não aquele calorão nordestino. Em Natal infelizmente a Ponta Negra está largada, uma parte que sofreu com a maré alta ainda não foi recuperada. A boa notícia é que o Mangai e o Camarões continuam com excelentes comida e serviço! Em SMGostoso a entrada para a cidade está completamente esburacada, perigosa até pois com as chuvas, dependendo da hora, não dá para ver os buracos sad . O lado bom é que há mais pousadas bem estruturadas e um café ótimo tocado por um casal de paulista, ele, e catarina, ela. Ah, e além das escolas/aulas de kitesurf agora tbém dá p/ fazer aula de stand up paddle.

Carolina Sniecikoski

Eu e meu marido fomos no começo e julho à Santiago (incluindo Viña del Mar e Valparaíso). Depois descemos à Puerto Varas para pegar o tour dos Lagos Andinos. Antes, visitamos o Vulcão Osorno, lagos e cascatas da região.
Os locais e passeios são muito bonitos e rendem belas imagens!!
O tour dos lagos terminou em Bariloche, aonde ficamos alguns dias.
A viagem vale muito a pena, mas é importante estar preparado para o frio e a chuva.

thais goulart
thais goulartPermalinkResponder

Estamos indo agora dia 28 fazer esta mesma viagem - santiago- lagos andinos- bariloche! Esse ano pudemos fugir um pouquinho do mês de julho pq teve greve na faculdade onde meu marido dá aula, então as férias começam só na semana que vem!

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Eu e minha família fomos a Califórnia (SF - LA) e a Miami

San Francisco vale a pena ir nessa época, pois chega até a fazer frio na cidade, devido ao vento, mas nada que um casaco de moletom não resolva.

Em Los Angeles e Miami estava muito calor, mas não chegou a ser um problema, principalmente em Miami por causa da praia.

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Dica de hotel em Roma: Villa S. Pio na Via S. Melania, 19 no Aventino, o 'morro' mais chic da cidade, onde moram os milionários e artistas famosos. 116 euros por dia para 3 pessoas com café da manhã num hotel ótimo. Dica de morador.
Dica minha: guarde um dinheirinho todo mês pra cacifar sua viagem de dentro de um táxi. Ninguém merece bater perna o dia inteiro que nem um condenado. Isso tira o encanto de qualquer viagem.

Clara
ClaraPermalinkResponder

Búzios na semana do Papa no Rio (moro em Copacabana, iria ficar claustrofóbica aqui no Rio). Bem relax. Búzios é bom até com frio.

Anna
AnnaPermalinkResponder

Como nao dependo de férias escolares, pude viajar em maio. Fui para Chicago e Toronto e finalizei com uns diazinhos em NYC. Em Chicago, fui surpreendida com a variação de 3 a 30ºc de um dia para o outro, com muita ventania (wind city) - mas aproveitamos muito! Além do "obrigatório", tivemos dicas ótimas de locais não turísticos para conhecer! Em Toronto fez dias frescos e absolutamente lindos, para curtir Toronto Islands como num dia de domingo e a belíssima vista da CN Tower. NY estava um pouco chuvoso e frio, perfeito para programas indoor, musicais na Broadway, compras... mas S.Pedro colaborou e no dia do Empire State, sol! Desta vez não visitamos museus, pois já conhecemos os principais, e não havia tempo.

Amanda Missel
Amanda MisselPermalinkResponder

Natal/RN em Janeiro. Não tem coisa melhor!!!! Reservei tudo com antecedência e não achei caro. A cidade não estava cheia. Foi maravilhoso!! Em Jan/2014, vamos a João Pessoa!!!

Ana Claudia
Ana ClaudiaPermalinkResponder

Nestas férias estive em Curaçau e Aruba, foram ótimas, mas o que foi de grande utilidade foram as dicas do viaje na viagem.Esta não foi a primeira vez que fiz uso do site, mas tenho ficado tão satisfeita que resolvi postar minha satisfação.Gosto de ver os comentários e dicas,já saio de casa com uma lista do que vale e do que não vale a pena fazer. Espero continuar viajando muito e sempre contando com vcs.

Drica
DricaPermalinkResponder

Mesmo problema c/ solução d todos...escola das filhotas!
Desta vez fomos pra Praia do Forte/Ibero...foi divertido pq fomos em 18-familia...bodas d meus Pais.
Mas preferi , e prefiro td , fora d temporada(meio d dezembro). Ñ chove tanto. E confesso q desta vez ñ foi tão perfeito qto a 1a vez. Como o Ibero Bahia estava em reformas o Ibero Praia do Forte estava 1caos...
Amo viajar, esta no meu sangue...
Adoro 'viajar no viaje na vagem'!!!
Abs!

Michele - PlanejandoaViagem

Para matar as saudades uma semaninha em julho, com parte da família, em Buenos Aires e depois em agosto uma semana BRANCA em Valle las Trancas/Nevados de Chillan (Chile), para curtir a neve.

Gabrieli
GabrieliPermalinkResponder

Fui a Montevideo. Excelente escolha, aproveitei bastante o meu curto recesso de julho, apesar do frio. Claro! pesquisei aqui todas as dicas. Pena que algumas não aproveitei, pois fui sozinha. Acabo sempre não preferindo sair a noite quando viajo sozinha.

Luciana Bordallo Misura

Fomos pro Rio visitar a família, pegamos dias lindíssimos de céu azul e temperaturas amenas, deu pra curtir a praia por alguns dias e tudo. Aproveitamos pra ir a Copenhagen e Estocolmo em agosto, viagem altamente recomendada pra essa época do ano (estavam cheias de turistas, mas não se comparavam a Paris em agosto por exemplo)! Entre essas viagens fizemos a nossa base em Michigan, que também fica um espetáculo nessa época para quem gosta de belas paisagens, os Grandes Lagos são lindos.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar