#Linkódromo | No Caminho de Santiago de Compostela

Natalie Soares
por Natalie Soares

caminho de santiago fragata surprise
Fotos | Cyntia Campos

Diferentes rotas lhe levam a Compostela, esse destino especial no coração da Galícia na Espanha. Muitas pessoas se sentem inspiradas e motivadas a encarar o emblemático Caminho de Santiago de Compostela por diversos motivos como a fé, as histórias pessoais ou até mesmo por livros e filmes. Seus dias como peregrino podem marcar sua história como viajante, entretanto é interessante estudar as tradições que envolvem essa jornada e caprichar na fase de planejamento.

Mais do que mostrar um caminho (ops), a ideia deste post é reunir links e informações bacanas para quem quer tirar o sonho de fazer o Caminho de Santiago do papel. Como esse é o tipo de viagem que requer planejamento e preparo adequados, abrimos este espaço com alguns blogs da /#viajosfera para que seja seu ponto de partida wink

Vai pela turma:

Leia mais:

26 comentários

Mari Vidigal (ideias na mala)

Obrigada pela recomendação do Ideias na Mala.
Santiago de Compostela é uma das viagens mais incríveis que já fiz e com certeza planejo voltar!
Abraços
Mari Vidigal

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Nat,
A Patrícia do Turomaquia tem alguns posts sobre o Caminho de Santiago.smile

Gustavo
GustavoPermalinkResponder

Penso muito nesta viagem.

Terei q aguardar!!! wink

@GusBelli

Lu
LuPermalinkResponder

Fiz o caminho de bike c/meu marido no ano passado. Ñ pedalamos tanto qto o Sergio Flórida, foram apenas 850km percorridos de St Jean a Santiago, em 14 dias, tudo pelas trilhas por onde passam os peregrinos. Ñ tínhamos nenhuma pretensão de descobrir nada especificamente, nem de um encontro interior, fomos apenas pela curtição do passeio de bike q, na verdade, ñ é exatamente um passeio, pois é mto duro(mesmo se preparando bastante)! Mas curtimos mto a viagem - a história, a paisagem, as pessoas q encontramos pelo caminho, a comida, e voltamos ainda mais apaixonados um pelo outro! O caminho te mostra como vc precisa de mto pouco p/ser feliz! Até agora ñ me animei a escrever nada sobre o assunto, mas se alguém quiser trocar idéias ou alguma dica, terei o maior prazer em ajudar, se puder!
Bjs peregrinos,
Lu

marcia
marciaPermalinkResponder

Ola..estou querendo fazer a pe...mas de bike sera melhor????
Marciagates@gmail.com

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia! Veja as dicas dos blogs e dos leitores nos comentários acima!

Marlise
MarlisePermalinkResponder

Olá Lu,
eu gostariaa que descrevesse pra mim, o seu parecer da sua viagem, tenho um blog de turismo e é um lugar que gostaria de visitar, podemos trocar idéias.

contato@viajarnoturismo.com.br

Abraços e obrigado

Marli costa
Marli costaPermalinkResponder

Lú ,quero ir a Santiago ano que vem .... quero muito trocar ideias contigo pois já tivesses a experiencia ficaria muito grata se pudesses me ajudar ...
Quero fazer de bike , sei que dá para alugar lá, que achas ?
Menos tempo , não disponho de um mês inteiro ....
Avião , para qual aeroporto ?
valores ... de quanto preciso ....heheheh
é e muito mais .... estou me organizando e fazendo várias pesquisas , mas quero muito ir .

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marli! Conheça o blog do Sérgio, que fez o Caminho de Santiago com bicicleta também: http://sergioflorida.com/blogs/

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Santiago de Compostela é linda! Não fiz o caminho, mas visitei só a cidade mesmo. Tenho uma amiga que fez um blog só sobre o Caminho de Santiago, que eu recomendo: http://pespoepedras.blogspot.com.br/.

Heloisa
HeloisaPermalinkResponder

Estarei em Portugal em setembro e penso visitar Santiago de Compostela. A idéia inicial é sair do Porto até Santiago, passar o dia e voltar para pernoitar em Viana do Castelo. acham que está muito corrido? Alguma outra sugestão? Desde já, agradeço a todos!
Abraço
Heloisa

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Heloisa! Considere ficar duas noites em Santiago.

Heloisa
HeloisaPermalinkResponder

Acho que vou refazer meu roteiro!
Obrigada.

Gilson
GilsonPermalinkResponder

No ano passado fiz a experiência do Camino e a compartilho em http://gilson-caminhos.blogspot.com.br
Buen Camino !

Cyntia Campos
Cyntia CamposPermalinkResponder

Que legal, galera! Só vi agora essa postagem. Obrigada pela referência à Fragata Surprise.
abs

carmelinda kleine

Estou planejando viajar em julho/14 para Santiago de Compostela e não sei por onde começar. Gostaria muito de fazer a caminhada! Como vou sozinha, gostaria de estar com um grupo de pessoas. Moro em Curitiba-PR.Minha pergunta é: há alguma agência que possa vender pacotes para Santiago de Compostela? Nas agências em que pesquisei só há trechos à venda, incluindo visitas religiosas a outros países. Nenhuma delas organiza toda a viagem, da saída de curitiba até a chegada em Santiago de Compostela, com guia de grupo, para se fazer o caminho a pé. Não quero passeio turístico convencional, mas sim caminhar de um ponto da
Europa até Santiago! Vocês podem me ajudar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carmelinda! Dê uma olhadinha nos blogs que tratam do destino e que estão listados aqui. Não temos conteúdo próprio ou experiência sobre Santiago de Compostela.

Dayane Santos
Dayane SantosPermalinkResponder

Oi Carmelinda estou exatamente na mesma situação. Se souber de alguma agência me avise por favor.

camila santos
camila santosPermalinkResponder

gostaria de informações sobre rota mais barata para fazer o caminho sou de são paulo...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Consulte os blogs listados no texto!

Manoel Assunção

Dayane e Carmelinda se souberem de alguma agência que vcs contataram me avisem obrigado

Kristen
KristenPermalinkResponder

A quem interessar possa, descobri por uma matéria da Revista Viagem e Turismo que a operadora Transiberica Viagens tem pacotes para o Caminho de Santiago, seja percorrendo as cidades de ônibus (10 dias) ou fazendo a caminhada mesmo (34 dias). Isso o caminho francês.
Eu vou fazer tudo por conta própria e me hospedar em albergues, mas como lembrei deste post e que algumas pessoas queriam fazer por agência, decidi colocar essa informação aqui.
transiberica.com.br

Leka
LekaPermalinkResponder

Tem um blog sobre o Caminho de Santiago que é muito legal, tem muitos videos sobre como se preparar para o Caminho, este é o blog: http://www.meucaminhodesantiago.com/

Administrador
AdministradorPermalinkResponder

Olá,
Quero aproveitar o espaço para divulgar meu blog Meridianos e Paralelos, que tem alguns posts tratando de minha peregrinação ao Caminho de Santiago.
Se quiserem conhecer, acessem
http://www.meridianoseparalelos.wordpress.com

Marilia
MariliaPermalinkResponder

Preciso de ajuda...como ir de Santiago de Compostela para Coimbra ou Bragança (trem ou ônibus).Qual cidade será mais fácil chegar (sou da terceira idade).Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marília! Para as duas você precisará fazer baldeação no Porto. Vá de ônibus de Santiago ao Porto (3h15 de viagem). Se preferir Coimbra, pode continuar de trem (1h de viagem). A Bragança terá que pegar outro ônibus (3h15 de viagem).

Compre Santiago-Porto em https://www.internorte.pt .

Compre Porto-Bragança em https://www.rede-expressos.pt

Compre Porto Campanhã-Coimbra B. em https://www.cp.pt

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar