A notícia foi deixada gentilmente pelo Décio (superobrigado, companheiro!) ontem à noite: a cia. aérea DAE (Dutch Antilles Express), baseada em Curaçao, foi à bancarrota e não voa mais.
Ele soube isso do jeito mais doloroso: no aeroporto, em Aruba, na hora de embarcar para Curaçao. A passagem tinha sido comprada no site da Expedia e, pasme, ele tinha recebido naquele dia mesmo um lembrete da Expedia por email confirmando o vôo.
Não deveria: fui atrás das informações e descobri o que o sistema da Expedia tinha obrigação de saber: a DAE não voa mais desde 24 de agosto, quando teve suspensa sua permissão de operar vôos a partir de Curaçao, devido ao não-pagamento de taxas aeroportuárias.
Logo em seguida os funcionários entraram com uma ação na Justiça para pagamento de seus salários, e rapidinho foi declarada a falência da empresa.
Isso significa que, infelizmente, não dá para reaver o dinheiro de passagens já compradas. E segundo o Décio, nenhuma outra cia. está endossando passagens da DAE.
O fato é que a DAE vinha construindo uma má reputação já há um tempinho, cancelando vôos e mudando horários em cima da hora. E mesmo assim, acabou dando um passo maior do que as pernas, iniciando rotas a Orlando e Miami, o que deve ter aprofundado o problema com o fluxo de caixa da empresa.
Para voar entre Aruba e Curaçao (ou vice-versa, claro), a melhor opção é a Insel Air, que tem aviões novos.
Caso você voe com milhas a Caracas e queira continuar para o Caribe, a melhor alternativa é seguir com a Gol nos dias de operação a Aruba (quintas e domingos).
Você já voou entre Aruba, Curaçao e Bonaire? Qual cia. usou? Conta pra gente!
Leia mais:
Guia de Aruba no Viaje na Viagem
Guia de Curaçao no Viaje na Viagem
Caribe: que ilhas dá para combinar numa mesma viagem?
Pequeno guia para descobrir sua ilha no Caribe
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
27 comentários