Cia. aérea caribenha DAE pára de voar e deixa passageiros na mão

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

DAE Dutch Antilles Express

A notícia foi deixada gentilmente pelo Décio (superobrigado, companheiro!) ontem à noite: a cia. aérea DAE (Dutch Antilles Express), baseada em Curaçao, foi à bancarrota e não voa mais.

Ele soube isso do jeito mais doloroso: no aeroporto, em Aruba, na hora de embarcar para Curaçao. A passagem tinha sido comprada no site da Expedia e, pasme, ele tinha recebido naquele dia mesmo um lembrete da Expedia por email confirmando o vôo.

Não deveria: fui atrás das informações e descobri o que o sistema da Expedia tinha obrigação de saber: a DAE não voa mais desde 24 de agosto, quando teve suspensa sua permissão de operar vôos a partir de Curaçao, devido ao não-pagamento de taxas aeroportuárias.

Logo em seguida os funcionários entraram com uma ação na Justiça para pagamento de seus salários, e rapidinho foi declarada a falência da empresa.

Isso significa que, infelizmente, não dá para reaver o dinheiro de passagens já compradas. E segundo o Décio, nenhuma outra cia. está endossando passagens da DAE.

O fato é que a DAE vinha construindo uma má reputação já há um tempinho, cancelando vôos e mudando horários em cima da hora. E mesmo assim, acabou dando um passo maior do que as pernas, iniciando rotas a Orlando e Miami, o que deve ter aprofundado o problema com o fluxo de caixa da empresa.

Para voar entre Aruba e Curaçao (ou vice-versa, claro), a melhor opção é a Insel Air, que tem aviões novos.

Caso você voe com milhas a Caracas e queira continuar para o Caribe, a melhor alternativa é seguir com a Gol nos dias de operação a Aruba (quintas e domingos).

Você já voou entre Aruba, Curaçao e Bonaire? Qual cia. usou? Conta pra gente!

Leia mais:

Guia de Aruba no Viaje na Viagem

Guia de Curaçao no Viaje na Viagem

Caribe: que ilhas dá para combinar numa mesma viagem?

Pequeno guia para descobrir sua ilha no Caribe

Caribe para principiantes

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email

27 comentários

Luis Melo
Luis MeloPermalinkResponder

Voei em Junho com a Dae entre AUA e CUR e tive uma experiencia muito satisfatória... Confesso que fui com medo, mas na hora vi que não era tudo isso que pregam não... Atendimento bom, pontualidade ok, avião ok, nada de anormal... Uma pena, usaria de novo essa CIA...

Renata Castro
Renata CastroPermalinkResponder

Gente... que coisa... Já voei algumas vezes com a DAE, mas ano passado quando fui a Bonaire e Aruba acabei comprando as passagens com a Insel Air. Tive uns pequenos problemas de cancelamento de voo tb com essa companhia mas eles resolveram tudo na hora nos encaixando num voo de outra empresa. Foi um dos voos mais emocionantes na minha vida, mas isso é historia pra outro momento.

Abçs,
Renata

Fabio Mori
Fabio MoriPermalinkResponder

Quando morava em Curaçao, voava sempre Insel Air para Bonaire, além de ter ido para Miami, Paramaribo e Valencia, todos foram experiências muito boas.

Angélica
AngélicaPermalinkResponder

Voei curacao para st marteen pela insel air e gostei muito ótimo atendimento e aeronaves novas

Amanda Lago
Amanda LagoPermalinkResponder

Voei de Aruba para Curaçao pela Insel Air em julho/2013. Apesar de o avião ser meio velho, o voo saiu apenas com 10 minutos de atraso. Lá no aeroporto deu pra perceber que a Dae estava capengando. O voo deles que era pra sair uma hora antes do nosso foi adiado várias vezes.

Leandro
LeandroPermalinkResponder

Em novembro de 2011 fiz um vôo de CUR para AUA, pela Insel Air, num Bandeirante de 14 lugares, mais velho do que andar prá trás...

O vôo foi "pitoresco". Minha esposa estava desesperada, mas eu levei numa boa.

Ah, foi mais de uma hora de atraso. Não tenho boas lembranças dessa companhia não...

Nannie Duarte
Nannie DuartePermalinkResponder

Cheguei a ficar arrepiada agora. Acabei de chegar de Aruba. Quase comprei passagem da Dae para voar de Curaçao para Aruba, quando estava programando minha viagem em maio. Mas como tinha lido muitos relatos satisfatórios da Insel Air, resolvi fechar com eles. Meu voo foi dia 30-08, 22 minutos e muito boa a experiência . Ainda bem, pois senão tb teria perdido dinheiro.

Vitor
VitorPermalinkResponder

Voei de Insel Air de Aruba para Curaçao em Setembro do ano passado e foi satisfatório. O avião era tamanho médio, nada muito novo, mas o vôo foi pontual. Na época, pesquisando aqui no site, vi comentários negativos acerca da DAE e escolhi a Insel Air. Fiz a escolha certa!

Mary Walmsley
Mary WalmsleyPermalinkResponder

Oi Pessoal,
Voei entre Aruba, Curaçao e Bonaire com DAE (2008) e com a TIARA (2010).
Nenhuma das dias tinha o serviço exemplar, mas a TIARA me pareceu muito melhor.

Igor
IgorPermalinkResponder

Eu sei que o que vou perguntar aqui não tem muito a ver com o assunto principal que estão discutindo aqui, mas tem a ver com esta notícia. Eu comprei uma passagem com a cia aerea AEROSVIT através da EXPEDIA. Após eu ter pago a passagem, a cia aerea cancelou o voo e, depois, eu vim a saber que ela fechou. Da mesma maneira que o Décio, a EXPEDIA não se responsabilizaria pelo prejuizo do passageiro? Afinal, usamos a EXPEDIA para comprar a passagem. A EXPEDIA me informou que eu teria que entrar em contato com o cartõa de credito para eles "reaverem" meu dinheiro. Mas esta não é uma responsabilidade do cartão. Ou estou errado?
Desculpem-me caso tenha iniciado um assunto no local errado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Igor! Quando dá chabu com cia. aérea as agências online sempre fazem a linha sabonete. Pergunte pro povo que comprou passagens (e pacotes) pela Decolar para Bariloche na época do vulcão Pueyhue... Você pode tentar por meios judiciais.

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Ia comentar justamente sobre isso. Quando o texto diz que "Isso significa que, infelizmente, não dá para reaver o dinheiro de passagens já compradas", é relativo. Neste caso, vejo claramente a responsabilidade da Expedia, que responde solidariamente. Advogando com direito do consumidor, mais de uma vez obtive decisões judiciais condenando agências de turismo online (Expedia inclusive) e cias aéreas por falhas que elas imputam a terceiros. Por ex. em um caso de alteração de voo pela Decolar em cima da hora que fez os passageiros perderem um dia de viagem, ela tentou jogar a culpa na AA, mas foi condenada em danos materiais e morais. Em resumo, se comprou pela agência de viagens online e esta deixou de prestar as informações que deveria, houve um falha no serviço e cabe ação no Juizado Especial. Sequer necessita de advogado e não tem custos! Abraços,

Liliana
LilianaPermalinkResponder

Igor, isso já acontenceu comigo e por isso nunca mais comprei passagem aérea por agências. Não moro no Brasil, mas como tive que negociar com o cartão de crédito vou te contar como foi, talvez ajude. Comprei um pacote para a Turquia por uma agencia online. A companhia área de voos fretados decretou falência 3 dias antes da viagem, e eu acabei comprando outra passagem para não perder a reserva do hotel(e as férias, ne?). Em relação a passagem "perdida", eu quis encurtar o caminho e procurei direto o cartão(visa). Eles me disseram que não poderiam me reembolsar já que a compahnia falida não era aquela com quem comprei a passagem. Aqui no Reino Unido as agências podem ter um tipo de seguro que cobre as despesas dos clientes nessa situação. Então eu acionei esse seguro e voltei a falar com o cartão, que segurou o pagamento das passagens até eu receber o reembolso, que demorou 9 meses. Mas tudo isso foi chato porque tive que brigar, reclamar, ficar no pé de todo mundo: a agência, o seguro e o cartão. Se por acaso você também comprou no cartão e ainda não venceu a fatura, fique no pé do cartão. Pode valer a pena insistir com eles ou pedir que eles segurem o pagamento até que você resolva o problema. Todo mundo escorrega nessas situações mas a verdade é que eles colocam todos os obstáculos pois nessa brincadeira metade das pessoas já desiste de tentar pegar o dinheiro de volta. Eu não briguei mais com o cartão pois sabia que teria meu dinheiro de volta mesmo demorando. Mas se o seguro não me reembolsasse eu brigaria com o cartão sim, pois teoricamente tudo que se compra com cartão de crédito está segurado. Essa é vantagem de pagar no cartão e eles devem te ajudar sim.

Igor
IgorPermalinkResponder

Liliana, obrigado pelas informações. No meu caso, a cia aerea tinha parado de operar o trecho que eu voaria, mas me informaram que iriam fazer o reembolso. Eu preenchi os formularios e fiquei esperando, mas ja se vão alguns meses e agora soube que a empresa decretou falencia (então, nem consigo mais contato com eles e sem falar que é uma empresa ucraniana (!)). Entrei em contato com o cartao e eles falaram que nao reembolsariam, mas, vou procurar saber deste seguro e vou ficar atras dele sim. Obrigado!!

Rafael, obrigado pelas suas infos tb!!!

Marcos
MarcosPermalinkResponder

Escapei por pouco. Fiquei na dúvida entre ela e a Insel Air e acabei comprando pela Insel Air para dezembro. Ufa! Espero que não vá à falência também.

Alexandre Maffra

Passei pela mesma situaçao do Décio. E somente soube ontem pelo site de vcs! Cheguei hoje bem cedo e consegui comprar passagens direto na Inselair! Mesmo preço Us$122,00! Não há nada nem ninguem da DAE no aeroporto de Aruba nem de Curacao. O aviao esta um pouco velho mas ok! Um Embraer bem conhecido por nos brasileiros.

Silvia Cassandri

Por favor, gostaria de compra rum bilhete de Aruba para Bonaire, estou no brasil, como posso fazer?
Grata
Silvia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvia! Você pode comprar online pelo site da Insel Air: http://www.fly-inselair.com/

Luis
LuisPermalinkResponder

Infelizmente eu comprei pela DAE para voar entre Curacao e Aruba em setembro... No aeroporto as lojas da empresa estão fechadas e uma funcionária de uma empresa que aluga carros me disse que não haveria como recuperar a grana perdida. Por sorte eu soube com antecedência e comprei novas passagens pela inselair. O voo foi super tranquilo. Não tinha comprado pela insel pelos relatos que o voo poderia ser pelo Bandeirantes, o que acabou não acontecendo.

Renata Maia
Renata MaiaPermalinkResponder

Viajei pela DAE em abril/2011 entre Aruba e Curaçao, o avião turbo hélice mais velho do que eu deu medo, mas eu tinha acabado de voltar de Los Roques e perto do teco-teco aquilo era um luxo. Ao contrário do que muitos relatam sobre os atrasos na DAE, com a gente foi o contrário:

Fizemos o check in e fomos tomar um café na lanchonete do aeroporto. De repente nossos nomes começaram a ser anunciados no sistema de som do aeroporto, não entendemos nada (além dos nossos nomes, é claro..) pois faltava ainda uns 20 min pra começar o embarque. Aí, vem a aeromoça da DAE catando a gente no meio do saguão dizendo que todos os passageiros já haviam chegado por isso o avião ia sair antes (hein?!?!). Bem, pelo menos eles não nos deixaram pra trás né.. largamos o café pra lá e corremos pro avião. Eu já tinha visto avião atrasar, mas adiantar, só na DAE mesmo..

Bos sorte aí pra quem comprou bilhetes da DAE.

Diego
DiegoPermalinkResponder

Olá pessoal, uma dúvida: alguém que tenha comprado passagens com a Insel Air direto pelo site deles, como foi a compra? Algum problema com o cartão e coisa do tipo ou tudo tranquilo, como comprar de uma empresa brasileira "normal"?
Abraço a todos

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Ola, Diego! Se não aceitarem o seu cartão no site, você pode comprar na http://www.expedia.com.br .

Diego
DiegoPermalinkResponder

Bóia, aparentemente o expedia não está mais vendendo passagens da Insel Air...
Submarino e Decolar vendem, mas com aquelas comissões obscenas.

Jordana Cunha Rabuske

Gostaria de saber se alguém já fez o trecho Manaus/Curação (Pretendo ficar uns dias em Curação) Curação/Miami/Miami/Manaus pela Insel air?
Estou tendo dificuldades pera encontrar comentários sobre a empresa nesse trecho.
Li que a Insel air costuma cancelar muitos voos. Isso é real?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jordana! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

@liviajando
@liviajandoPermalinkResponder

Já fui de Curaçao para Aruba de Insel! Saiu na hora. Tudo certinho

Patricia kneipp

Olá!
Já voei pela Insell Air de Manaus para Aruba em abril de 2015. O avião era pequeno e parecia ser um pouco velho.
O voo atrasou uns 20 min, voamos 3:30h, a tripulação foi solícita e foi tudo ok.
Graças a Deus, pois estava morrendo de medo

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar