Hoje não tem charada: tem oráculo!
Apesar de ter seu nome popularmente associado a um tipo de amor não-sexual e não-correspondido, Platão filosofou muito mais do que isso. A organização do Estado e a relação com o divino estavam entre os seus assuntos de estimação.
Muito bem: na cidade onde estão as ruínas aí da foto morou um homem cujo amor às idéias de Platão fizeram com que os conceitos do filósofo grego fossem reintroduzidos na Europa, em plena Idade Média.
O oráculo pergunta: que cidade é essa?
Valendo!
RESPOSTA:
[caption id="attachment_28567" align="alignleft" width="118" caption="CARLOS BERTOLAZZI"][/caption]
Essa foi classuda!
O desafio proposto pelo oráculo recebeu várias respostas interessantíssimas, que casam perfeitamente turismo e filosofia. Os sherloques viajaram da Argélia à Armênia à Inglaterra à Itália ao sul da França. Foi bonito!
Mas quem acertou a charada, enviada pela nossa querida Carmen de Barcelona, foi nada menos que o homem-gourmet Carlos Bertolazzi. Ele foi econômico e minimalista na resposta: Mistras. E acertou!
Mas não ficamos tão assim no ar. Um pouco mais tarde, a Luci Monteiro nos deu a geolocalização de Mistras (o Peloponeso grego), e a Cnocchi deu o resto do serviço:
Ali viveu e morreu, em 1452, Giorgio Gemisto Pletão, um filósofo grego, considerado neoplatônico e, segundo a wikipedia, pioneiro no “revival” dos mestres gregos. Ele fundou em Mistras uma escola filosófico-religiosa de inspiração platônica.
Agora seguinte, people: o Carlos Bertolazzi deve ter curtido faturar o Troféu da Bóia, mas o que ele quer mesmo é faturar o prêmio Paladar de melhor nhoque de São Paulo para o seu Zena Café. Pra votar nele, é só assinalar o 57 nesta página aqui (clique).
Com essa, fico devendo mais um postal pra Carmen e já sei que mando o do Bertz pro Zena Café. Obrigado, Carmen! Parabéns, Bertolazzi! Semana que vem tem mais!
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
22 comentários