Costa Amalfitana: um roteiro com 60 dicas selecionadas

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Costa Amalfitana

Capri

Hospedagem cara, longas escadarias, locomoção não tão simples e muitos turistas. Mesmo assim, a Costa Amalfitana é um destino de sonho. Como fazer a viagem dar certo? Em primeiro lugar, indo na melhor época: junho e setembro são os meses ideais. Depois, escolhendo transporte e base que tenham mais a ver com o seu estilo de viajar. Por fim, que tal incluir uma passadinha em Capri? Com pernoite, é claro, para poder desfrutar de todo o charme da ilha sem a turma do bate-volta. Para ajudar em tudo isso, reunimos 60 dicas de leitores, comentando acertos e erros neste roteiro. Aproveite as recomendações dos nossos viajantes (e não deixe de consultar o guia completo do Riq Freire). Buon viaggio!

Costa Amalfitana

A costeira

Locomoção

Paula
Capri é uma delícia, e para andar pela ilha, use o ônibus laranja, que sobe e desce o morro, para não se cansar. Relato completo aqui.

Marcelo
Há ônibus coletivo saindo do centro de Capri pra Anacapri. Demora uns 20 minutos, porque a estrada e muito estreita e beirando um penhasco! Relato completo aqui.

Cristina
Em Capri pegamos o ônibus para Anacapri com mala e tudo. Cada mala média custa 1,80 euros, o mesmo preço da passagem. Imagine a Avenida Niemeyer, no Rio de Janeiro, num ônibus pequeno, numa sexta-feira do último final de semana de férias ensolaradas dos italianos. Adicione viajar em pé. O nome disso é perrengue. Relato completo aqui.

Fabiana
Dormi uma noite em Nápoles e de manhã peguei o barco para Capri. Dormi uma noite só lá (mas seria melhor duas) e de lá peguei um barco para Positano. De Positano conheci Amalfi de barco e Ravelo e Sorrento de ônibus. Deu super certo. Relato completo aqui.

Vilma
Eu me hospedei em Sorrento. Para Capri fomos de lancha, 1 dia inteiro a 70 euros. É lindo, mas tão cheio de turistas! Para Positano e Amalfi fomos de ônibus. Se arrependimento matasse... Acho que deveríamos ter ido de lancha, pois aí sim veríamos a costa do mar. Relato completo aqui.

Antonio
Os ônibus da SITA têm compartimento para malas. Alguns são um meio velhos e alguns motoristas são um pouco mal educados. O bilhete você deve comprar antes de embarcar e são vendidos praticamente em todos os estabelecimentos próximos das paradas de ônibus. Na hora de comprar especifique o destino, pois alguns bilhetes não cobrem certos trechos. A SITA trabalha com o sistema de bilhetes temporizados que permite ao usuário pegar vários ônibus num intervalo de tempo, que pode variar de 1 hora, 1 e meia, 2 horas e etc. Alguns também integram trens e ônibus. Esses mesmos ônibus também são muito usados pelos habitantes locais e os idosos costumam pedir(algumas vezes exigir!) o assento. O macete é evitar os assentos perto das portas, onde eles geralmente querem sentar. Mas se possível seja cortês e dê o lugar! Estudantes identificados e os idosos têm prioridade para embarque. Em hora de pico, no começo de setembro, já esperei mais de duas horas numa fila para embarcar num SITA para Sorrento-Amalfi, saindo da estação de trem! Relato completo aqui.

Talitha
Resolvemos optar pela opção mais econômica, de ônibus, e nos demos mal! É roubada curtir a Costa Amalfitana, e ainda mais Positano, sem carro! Haja espera de ônibus, ônibus lotados e caminhadas, ou melhor, escaladas pelas ruas de Positano e ainda, no final de tudo, tivemos que contratar uma pessoa pra levar as nossas malas do hotel até o porto para pegarmos um barco pra Capri, pois era impossível levá-las pelas ruas verticais de Positano. Ah, e quem quiser “curtir” a Costeira de ônibus tem que sair cedo: o último ônibus de Sorrento pra Positano sai às 20h! Ou seja, considerem a possibilidade de gastar com táxi de uma cidade pra outra, o que nos aconteceu, e daí foram 60 euros muito mal gastos! Esperamos muito também pelo ônibus que ia a Ravello, que só sai de Amalfi. Conselho: alugar sempre um carro na Costa! Fomos de barco de Positano pra Anacapri e Capri, e voltamos também de barco pra Nápoles. Relato completo aqui.

Mônica
Montamos base em Sorrento e pegamos o ônibus da SITA pra Positano, Amalfi e Ravello. Gente, uma roubada! Não vale a pena, pelo menos em maio: os ônibus vão lotados, você não consegue entrar, é uma briga e confusão pra subir e descer. Aconselho alugar carro ou pegar os táxis que ficam perto do ponto inicial, que cobram entre €200 ou €250 e cabem 6 pessoas. Eles param nas cidades por bastante tempo e você vai sentado, com conforto, principalmente depois de tanta caminhada. Relato completo aqui.

Elizabeth
Alugamos um carro em Nápoles pra fazer a Costa Amalfitana. Vale muito a pena, você roda por tudo, e sempre tem um cantinho pra estacionar e fotografar. Peguei um Smart na Sixt do aeroporto. Cabem duas malas médias no porta-malas, surpreendentemente. Reservas pela internet garantem carro e preço bem melhores. Relato completo aqui.

A. L.
Quanto a se deslocar entre as cidades, a forma mais viável de fazer isso é partir cedo e chegar antes das multidões que vêm de Salerno e Nápoles. Ache um estacionamento, tome um brunch com calma, e esteja já “estabelecido” antes que metade da Itália chegue por lá. Relato completo aqui.

Meilin
Se for fazer base em Positano, procure deixar o carro parado no hotel: lá só tem uma rua, é um circuito de mão única e é proibido estacionar ao longo dessa rua. Uma linha de ônibus fica circulando pela cidade. Só use o carro para ir a outro lugar. Relato completo aqui.

Adriana
Dirigir por ali é terrível, e muita gente acaba planejando mal as distâncias, achando que 30 km dá pra se fazer em 30, 40 minutos e leva quase 2 horas. Relato completo aqui.

Fabiana S.
Não recomendo carro na costa, pois as curvas são incontáveis, mas o pior é que as ruas são super estreitas e o estacionamento é caro. E dependendo da época do ano acrescente muito trânsito. Eu aluguei o carro, mas depois o devolvi, pois se transformou em um mico e fiz tudo de ônibus e barco. Se for primavera ou verão e você tiver intimadade com motos, considere locar um motorino (lambreta). Menos mico e mais charmoso. Relato completo aqui.

José
Alugei uma scooter e rodei todas as cidades, muito melhor para estacionar. Mas cuidado: italiano de moto é tudo doido, eu vi uns dois acidentes com scooters em Sorrento nos 4 dias que fiquei por lá. Relato completo aqui.

Mariana
Não recomendaria ir de Vespa porque a estrada é perigosa. O ônibus é super seguro e dá tempo para aproveitar tudo. Talvez você possa alugar um carro pequeno. Meu ônibus não estava lotado, fiz o percurso durante a semana e adoramos. Relato completo aqui.

Emilia
O melhor transporte são os barcos do Metrò del Mare, que te levam para onde você quiser ir. Relato completo aqui.

Praiano

Praiano

Quando Ir

Andréa
Fui em maio, a temperatura estava ótima, sol de dia e friozinho à noite. Relato completo aqui.

Alessandra
Estive na Costa Amalfitana em junho, saindo de lá dia 30, início das férias européias, quando ainda não estava tão abarrotada de turistas. Relato completo aqui.

Mirian
A melhor época é junho mesmo, quando já está bom pra tomar banho naquele mar cristalino e Capri ainda não está lotada como em agosto. Além disso, junho é quando as árvores estão carregadas de frutas e limões sicilianos, e é tudo florido. Relato completo aqui.

Jacque
Realmente no início de novembro quase tudo fecha por lá, e só reabre em abril. Não entendo, pois a beleza continua lá, mas perguntei isso para muitas pessoas, e elas disseram que diminui o turismo e que o sol não aparece tanto, enfim, “aqui é bonito com sol” me disse um taxista em Capri. Relato completo aqui.

A.L.
De meados de outubro até dezembro chove demais na região. Frio, chuva e neblina não são os companheiros ideais de uma estrada de montanha, nem pelo suposto “perigo”, mas porque fica ruim de ver mesmo. Relato completo aqui.

Positano

Positano

Onde ficar

Priscila
Amei Capri, a cidade é poderosa de chique, rodeada das grandes grifes internacionais, restaurantes deliciosos. Fiquei no Hotel Weber Ambassador que tem como privilégio o acesso à praia da Marina Piccola. A vista é linda demais! Fiquei 2 dias cheios e achei o suficiente, pois ainda dei um pulinho em Anacapri que é bem ao lado. Relato completo aqui.

Andréa
Passei três noites em Anacapri num hotel maravilhoso: Caesar Augustus, que tem uma vista de tirar o fôlego. Adorei Capri, principalmente à noite, quando a maioria dos turistas vai embora e você se sente um morador da ilha. Depois fomos para Sorrento, alugamos um carro e fizemos a costa. Assim que conheci Positano, me arrependi imediatamente de não ter ficado lá. Relato completo aqui.

Mirian
Tinha reservado 2 dias em Capri, mas acabamos por ficar 5. Escolhemos um B&B muito bom: Il Giardino dell’Arte. Fica em Anacapri. A vista é maravilhosa, o quarto super confortável, os donos maravilhosos. Pegam você no porto e deixam você na volta também. Além de reservarem os melhores passeios e restaurantes. O Sr. Franco, o proprietário, é uma criatura maravilhosa e ama o que faz. Quando entrei no B&B eu perdi o fôlego e comecei a chorar de emoção, a vista mais linda do mundo aquela ali, com direito a pôr do sol com vista para Ischia. O café da manha é delicioso, no próprio terraço do quarto, cercado de árvores carregadas de pêssegos, cerejas, passarinhos, oliveiras e flores de todas as cores. O Sr. Franco deixa à disposição uma cozinha para uso dos hóspedes com uma geladeira super carregada de prosciutto italiano, frutas, água mineral, cerveja, vinho, limoncello, pães, bolos, biscoitos, sucos à vontade e não cobra absolutamente nada por isso. Passei 5 dias lá e não gastei um centavo com água mineral na ilha! O Giardino dell’Arte tem somente 5 quartos e é um charme, não trocaria por hotel nenhum. Relato completo aqui.

Luca
Em Capri fiquei hospedado no A Pazziella, um delicioso boutique hotel bem no coração da ilha. Em Sorrento fiquei no Parco dei Principi, que é considerado um dos primeiro design hotels da Itália, obra dos anos 60 pelo arquiteto Gio Ponti. Relato completo aqui.

Vagner
Sugiro muito o Excelsior Parco, em Capri. Na costa Amalfitana, eu fiquei em Praiano. Não foi ruim, mas achei meio paradão. Talvez fosse melhor ter ficado em Amalfi ou Positano. Se eu voltasse, ficaria em Amalfi. Relato completo aqui.

Jacque
Fomos para a Costa de barco. Montamos base em Positano (sem dúvida, o lugar mais charmoso da Costa). Ficamos no hotel Villa Rosa, maravilhoso, mas precisamos estar em uma ótima forma física, pois para chegar até o quarto tinha 175 degraus. A vista compensava, e o café da manhã na sacada também. Em Capri ficamos no hotel La Minerva, lindo e cheio de detalhes. À noite chegávamos no quarto com ele todo arrumado, e um som ambiente de jazz maravilhoso. Relato completo aqui.

Carol
Recomendo em Positano o hotel Poseidon. É um 4 estrelas com preço razoável mas com uma localização ótima! A vista dos quartos e da piscina é bárbara e os donos são 2 irmãos muito simpáticos que sempre estão pelo hotel. Dá para fazer tudo a pé em Positano e os barcos para Capri partem da praia principal que está a "alguns" degraus do hotel! Entre as cidades da Costa Amalfitana considero Positano a mais charmosa! Relato completo aqui.

Alessandra
Hospedei-me no Bucca di Bacco, em Positano. Hotel 4 estrelas, localização privilegiada – pé na areia – com café da manhã imbatível. Vale a pena pagar alguns euros a mais. Relato completo aqui.

Lúcia Helena
Em Positano sugiro o Florida Residence, é bom e barato, e próximo ao centro. Tem um terraço maravilhoso, você pode ver a costa toda e fotografar em vários ângulos. Positano é linda, o comércio é otimo, roupas de linho baratas, e o sorvete, delicioso. Em Sorrento me hospedei num B&B maravilhoso, Porto Salvo. Foi um antigo convento de capuchinhos, está todo restaurado e todo decorado, localização excelente. Relatos completos aqui e aqui.

Talitha
Ficamos por 3 dias na Costa Amalfitana hospedados em Positano, mais 2 dias hospedados em Capri, além de uma noite em Nápoles. Positano é linda, mas apenas se tiver carro e olhe lá, porque haja escadaria, coisa cara e só turistaiada. Amalfi é uma cidade muito mais viável para quem está de ônibus, pois não é tão íngreme, tem ótimos restaurantes e preços mais acessíveis, além de estar bem localizada. Sorrento achei a mais “cidadão” de todas, mas já fica meio fora do circuito. Duas noites foram suficientes nas belíssimas Anacapri e Capri. Fiquei em Positano por 3 dias na Pensione Il Canneto. É um hotel simples, mas confortável e com varanda pro mar e pro abismo que cerca Positano. Em Anacapri, fiquei 2 noites no B&B Il Sogno, uma graça, com varanda com vista pro Vesúvio e Nápoles. É bem perto da praça principal de Anacapri e de todas as atrações. Recomendo os dois. Fiz as reservas pelo Booking. Relatos completos aqui e aqui.

Mariana
Dormimos uma noite em Sorrento, vindo de Pompéia e Nápoles. Ficamos no Hotel Nice – bem simples, mas ao lado da estação de trem e era o que procurávamos para apenas uma noite. No dia seguinte, rumamos direto para Amalfi. Lá, ficamos duas noites no hotel Lidomare, em frente ao portinho. Recomendo. Hotel familiar, confortável, limpo e com bom café da manhã. Relato completo aqui.

Marcelo
Montei base em Sorrento, a cidade é uma delícia e super agitada à noite. Fiquei em um B&B muito bom e bem localizado, chamado Magi House. O meu era um dos apartamentos, pois estava com meus pais, mas os quartos são super bons. Relato completo aqui.

Emilia
Fiquei em Sorrento e adorei. Me hospedei no Grand Hotel Royal com praia particular, verdadeiro paraíso. Relato completo aqui.

Marco
Em Sorrento, o melhor hotel é o Excelsior Vittoria! De frente para o porto, fácil pra pegar o barco pra Capri! Relato completo aqui.

Regis
Eu fiquei no Hotel Il Nido, em Sorrento, que é barato e bem cotado no Trip Advisor. Positano é linda, mas é contramão para qualquer atividade fora da cidade e quase impossível de achar um hotel com garagem. Também suspeito que a cidade morre à noite. Então preferi Sorrento como base, que permite acesso fácil à costiera, Capri e Pompéia. Relato completo aqui.

Priscila
Recomendo a todos algo que infelizmente não fiz: fiquem em Sorrento! Falo isso devido ao melhor acesso de transporte para retorno a Nápoles, pois a linha de trem se localiza nessa cidade, ficando mais fácil a volta. Tem o fato da cidade ser mais ao nível do mar, o que evita subir tantas ladeiras com mala de um lado para o outro. Amei Positano, onde fiquei. Achei única e bem aconchegante, mas sinceramente, o romantismo acabava toda vez que tinha de voltar para o hotel subindo escadarias seguidas de uma seqüência de ladeiras! Meu hotel estava localizado na rua principal, logo atrás da famosa igreja, muito bom. O transtorno foi a volta para Nápoles, pois tive de pegar um ônibus para Sorrento e depois o trem que sai de lá. A linha de barco que sai de Positano não vai direto para Nápoles. Temos de ir para Sorrento ou para Capri. Por isso recomendo ficar logo em Sorrento como base de hospedagem. Relato completo aqui.

Ariel
Ficamos em Ravello, simplesmente maravilhosa, com um vinho regional muito bom e barato, paisagens incríveis, da pra ver toda a costa de cima. Ficamo nos apartamentos do Villa Casale. Tinha piscina, até horta tinha e ainda fomos atendidos pelos donos. Nos sentimos em casa. Ravello é pequeno mas é ideal para quem quer estar com a natureza e curtir uma lua de mel. Relato completo aqui.

Alessandra
Não dá para fazer Ravello de base. Imagine um estradinha onde só cabe um carro por vez, de um lado montanha de pedra e do outro precipício, só com uma gradinha protegendo. E tão sinuosa que há curvas onde fica um guardinha de cada lado, com uma placa, avisando que vem carro na outra mão (e você não tem visão disto) e que só passa um carro por vez. Isso quando um ônibus não inventa de passar por outro e os dois entalam. Mas sem dúvida é uma cidade para se conhecer e passar uns 2 dias. Relato completo aqui.

Adriana
Escolhemos Amalfi como base. O motivo principal é que poderíamos usar o transporte marítimo para vários lugares partindo dali e também ônibus pra Ravello e outras cidades. Ficamos num apartamentozinho ótimo, barato, super bem localizado. O nome é Hotel L’Antico Convitto. Dava tranqüilo para um casal com duas crianças. O café da manhã era incluído e ótimo. Relato completo aqui.

Sandro
Fiquei em Praiano, cidadezinha menor, próxima à Positano (cerca de 7 km). Ficamos no Hotel Margherita, que tinha tarifas um pouco mais em conta que os hotéis equivalentes em Positano. Para quem vai com carro alugado é bem tranqüilo fazer o trajeto de Praiano a Positano, cerca de 10 a 15 minutos apreciando a vista! Relato completo aqui.

Elizabeth
Ficamos em Praiano, no hotel Onda Verde. Maravilhoso, super recomendo. Não precisa tirar o carro do estacionamento do hotel pra nadar no Mediterrâneo, nem pra ir pra Capri! Tem passeios de barco que saem diariamente da “praia” situada abaixo do hotel para lá (somente de maio a agosto). Uma das empresas se chama La Sibilla, e dá pra contratar na véspera. Sai às 9h e retorna às 18h. Perfeito! O custo é de 60 euros por pessoa, fazendo a costa e volta à ilha com paradas pra mergulho. Se contabilizar, vale muito mais a pena que sair de Positano (muvuca + 35 euros + 17 euros pra dar a volta na ilha, se quiser + 20 euros de estacionamento). Relato completo aqui.

Edina
Fiquei em Praiano, no hotel Open Gate, que tem um excelente atendimento familiar. Só é possível ter dimensão da beleza do lugar estando aqui ao vivo. Relato completo aqui.

Sorrento

Sorrento

Itinerário e passeios

Priscila
Fui para Roma, de Roma fui de trem para Nápoles e de Nápoles peguei um barco para Capri. Passei três dias e achei ótimo! Depois peguei uma barco da linha Positano Jet e fui passar 4 dias cheios na Costa Amalfitana, tendo como base Positano. Visitei Sorrento, Amalfi e Ravello pegando o ônibus da linha SITA que custa 7,50 euros por 24 horas. Relatos completos aqui e aqui.

Andréa
Peguei um vôo Rio-Roma-Nápoles. Passei uma noite em Nápoles e no dia seguinte fui num barco rápido para Capri. Passei três noites. De Capri, pegamos um barco pra Sorrento. Nossa base foi lá. Depois de passar 3 noites na Costa, partimos pra Roma. Relato completo aqui.

Adriana
Ficamos em Amalfi. Amamos Ravello e voltamos no dia seguinte, com mais sol e usamos ônibus de linha mesmo. Fizemos uma caminhada guiada por Amalfi que é oferecida às quintas gratuitamente pela prefeitura, e foi bem legal. Não conseguimos ir à Capri porque era começo de outubro e o mar estava muito bravo, e como meu marido enjoa em barco, nos desaconselharam. Relato completo aqui.

Ariel
De Ravello, onde ficamos, passeamos por Maiori e Minori (não era grande coisa), fomos até Positano, passamos uma tarde lá, fomos também em Amalfi, compramos uns chocolates simplesmente maravlhosos, e achamos os italianos muito simpáticos, nos restaurantes e em todos os lugares que fomos. Relato completo aqui.

Eneida
Fiz base em Sorrento. Foram 3 noites e 4 dias. Primeiro dia: Positano. De ônibus que sai na frente da estação. Os bilhetes são vendidos nas Tabacchi. Tudo muito fácil. Segundo dia: Capri. 20 minutos de barco. Terceiro dia: Amalfi e Ravello. Ônibus até Amalfi, percorrendo toda a Costa, e outro para Ravello. Quarto dia: Pompéia (deixei a mala na estação, visitei as ruínas e segui para Nápoles, de onde peguei um vôo para a Sicília. A vantagem é que todos esses locais são mais próximos de Sorrento do que de Nápoles. Relato completo aqui.

Jacque
De Positano visitamos Amalfi, Atrani, Sorrento, Ravello, e depois fomos para Capri. Andamos muito em Capri, quase três horas de caminhada indo à Gruta de Matermania , depois resolvamos ir até a Marina Picolla a pé, quase loucura, mas valeu a pena, a Marina Picolla é o lugar mais bonito de Capri. Relato completo aqui.

Cristina
O preço do barco para turistas em Capri, sem parada, foi de 17 euros em agosto de 2013. O aluguel do seu próprio barco, 90 euros, e o barco com marinheiro variava de 100 euros (final do dia) a 150 euros (preço do barco do nosso hotel) por 2 horas, 2 pessoas. O barco para turistas faz um passeio de 1 hora ao redor da ilha e você pode escolher o tour sem parada na Gruta Azul. Não pára para mergulhar. Relato completo aqui.

Vladimir
Um lugar de Sorrento que vale demais uma visita é Capo di Sorrento. Um paraíso para um mergulho inesquecível! Pega-se o ônibus Orange no centro, e em menos de 15 minutos o motorista te deixa no ponto de onde você faz uma caminhada de cerca de 10 minutos até chegar no local. Relato completo aqui.


Penne Siciliana

Penne alla siciliana

Restaurantes

Jacque
Em Capri jantamos em um restaurante em meio aos limoeiros, Da Paolino (Via Palazzo a Mare, 11), onde comi a melhor massa al limone. Em Ravello, o restaurante Cumpà Cosimo (Via Roma, 44-6) vale a pena. Relato completo aqui.

Val
Vale sorvete? Buonocore Gelateria (Via Roma, 36), em Capri. O aroma da casquinha feita na hora é de morrer. Relato completo aqui.

Marcelle
Em Capri comemos pizza gostosa no restaurante Isidoro, que é bonitinho, e fica quase na piazzeta (Via Roma, 17). Não é exatamente barato (nada em Capri é barato), mas é gostoso. Cada pizza custou uns 10 euros, mas a água era 4,50 euros. Em Positano, recomendo o restaurante Capricci (Via Regina Giovanna, 12). De lá dá para ver a praia, porque é bem na ponta de uma descida para a orla. Tomei vinho branco, comemos 2 entradinhas, almoçamos massas gostosas e pagamos 40 euros o casal. Em Sorrento, a Pizzeria Aurora (Piazza Tasso, 10) tem massas gostosas e não é careira. No Bar Veneruso (que na verdade é um misto de delicatessen com restaurante) você vai tomar um dos melhores sorvetes de Nutella que já tomei. Fica na Corso Italia, 43/49. No Bougainvillea (Corso Italia, 16), você encontra desde sorvetes deliciosos, até uma pizza gostosa, sanduíches e comida de verdade. Relato completo aqui.

Gabriela
Em Capri, indico o Capri Pasta (Via Canale, 12) e os ravioli capresi (também os ravioli fritos, que são típicos de Capri). Fica bem perto da piazzetta e não é uma arapuca para turistas. O lugar é pequeno e não tem lugar para sentar, mas os ravioli eram deliciosos e o rapaz que nos atendeu (não perguntei, mas creio que seja o proprietário) era simpaticíssimo (o que não é exatamente uma regra por aqui). Outra dica imperdível é um restaurante em Cetara. Chama-se Al Convento (Piazza San Francesco, 16; o local era um antigo convento) e, além do altíssimo astral do proprietário e chef, Pasquale Torrente, o peixe é fresquíssimo, as receitas são as da tradição e o preço é justo. Acho que qualquer prato ali é bom, mas um dos mais famosos é a genovese di tonno e o spaghetti con colatura di alici ou os bucatini con pomodoro San Marzano. Há escolha também de sopas como a clássica di fagioli e cozze. Nós pedimos antipasto, primeiro e segundo pratos (um atum como eu nunca comi antes na vida), mais vinho e pagamos 40 euros por cabeça. Vou dizer ao Pasquale que capriche ainda mais para os meus compatriotas que forem lá seguindo essa minha indicação aqui no VnV. Se alguém for no esquema mais de sanduíche tem o Pane e Coccosa (Corso Federici, 3) na mesma rua do Al Convento. Relato completo aqui.

Fabiana S.
Em Positano indico o Caffè Positano (Via Pasitea, 168/170) e o  Il Ritrovo (é na verdade acima de Positano. As regiões de Nocelle Montepertuso têm restaurantes mais autênticos e menos turísticos). Fica na Via Montepertuso, 77. Relato completo aqui.

Meilin
O La Tagliata (Via Tagliata, 22) fica encarapitado no alto da montanha, em Positano. Peça ao restaurante uma van pra te apanhar, é de graça. A comida é típica, mas no final eles serviram um churrasco (!), não se se foi pra agradar os brasileiros, mas valeu muito o passeio. Lá de cima se pode observar os barquinhos iluminados no mar. Pode #sijogar nos antipasti e nas massas, são de primeira qualidade. Outro restô muito gostoso foi o C’era una Volta (Via Guglielmo Marconi, 127). O chef é um brasileiro gorducho e mega-simpático. Relato completo aqui.

Cristina
Em Positano, almoçamos e jantamos nos restaurantes da família da nossa pousada, Villa delle Palme, ambos na Via Pasitea: Saraceno D'Oro (nº 254) e Mediterraneo (nº 236), onde à noite eles têm um cantor muito engraçado que distribui instrumentos, alegrando o ambiente com músicas italianas, e onde comi a melhor pasta ao molho de peixe da minha vida: spaghetti preto e branco com pedacinhos pequenos e macios de peixes num molho sem igual. Em Anacapri indico o restaurante onde jantamos 2 das 3 noites porque gostamos muito do cardápio, do preço e do atendimento: Il Saraceno Di Cafiero Celestini, na Via Trento e Trieste, 18. Relato completo aqui.

Andréa
Para fazer a extravagância da viagem ou comemorar uma data especial, recomendo o La Sponda, restaurante do hotel Le Sirenuse, em Positano. Jantar super romântico à luz de velas e ao som de violinos. Reserve uma mesa próxima à janela e sinta-se protagonista do filme Only You. Relato completo aqui.

Nelson
Em Sorrento indico o restaurante Caruso (Via S. Antonino, 12), numa pequena travessa da praça principal, junto ao Hotel Palazzo Guardati. É também um pequeno museu com objetos e pôsteres do cantor Caruso. Quando estive lá, além de ter sido bem recebido, o auxiliar de cozinha veio nos cumprimentar, é um brasileiro de Minas. Relato completo aqui.

Vladimir
O restaurante que mais gostei nos dias em que ficamos na Costiera foi o Il Pontile (Via San Giovanni a Mare, 25), em Minori. Entrada, prato principal, vinho, sobremesas e café perfeitos! Almoçamos lá e foi tudo de bom! Relato completo aqui.

Carol
Em Amalfi destaco o restaurante Eolo (Via P. Comite, 3), simplesmente divino! Relato completo aqui.

Ravello

Ravello

Outras dicas

Meilin
Outra coisa que eu adorei foram as lojas de roupa. Tudo me pareceu lindo, esvoaçante, chique e fresquinho. Relato completo aqui.

Priscila
Tênis ou sapatilhas são de fundamental importância para sobreviver às escadarias! Relato completo aqui.

A.L.
Na Costa Amalfitana em si as praias são pedregosas demais, e os “lidos” (esses empreendimentos que alugam cadeiras por hora, preço varia conforme a localização) são apertadíssimos. Relato completo aqui.

Capri

Capri

Leia mais:

115 comentários

Mônica
MônicaPermalinkResponder

Há um restaurante com estrela Michelin que fica em Santa Aguida Sue Due Golfi chamado Don Alfonso que é maravilhoso! Não é barato, mas vale cada tostão! Os donos são muito simpáticos e atenciosos. Não deixem de conhecer a adega, que fica em um túnel construído pelos etruscos e não há necessidade de refrigeração artificial. Nós fizemos reserva através do nosso hotel e contratamos um taxi porque a estradinha na costa não combinações os vinhos maravilhosos que servem no restaurante. Vale muito a pena!

Clara Meire
Clara MeirePermalinkResponder

Comer é sempre bom e na cidade de Cedral, próximo a São José do Rio Preto, encontrei o restaurante Cedralat, um local bacana com almoço super saboroso, equilibrado e onde com menos de dez reais, você pode almoçar e ainda comer a sobremesa. O site pra dar uma olhada http://restaurantecedralat.com.br/

elizabeth cintra simão

Bom Dia, adoro as dicas deste site então tirar um dúvida . Minhas férias são em nov. gostaria de conhecer a Indochina e Marrocos, o que seria melhor nesta época e mais seguro para duas turistas. Obrigado, ATT Elizabeth

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elizabeth! Este post é sobre Costa Amalfitana. Pelo regulamento do site, tanto sua pergunta quanto minha resposta serão apagadas.

Leia sobre essas regiões a partir dos índices:

https://www.viajenaviagem.com/asia-a-z

https://www.viajenaviagem.com/oriente-medio-a-z

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Em adição, fiquei 3 dias em Anacapri, 2 dias em Positano, 2 dias em Amalfi na última semana de Agosto. Hj colocaria só 1 noite em Capri pelo preço.

Luciana Rodrigues - Turismo em Roma

Em Positano recomendo três lugares para comer/aperitivo:

1) Chez Black: a parede está cheia de fotos de artistas, o menu conta a história do restaurante. Não acho que todos os pratos sejam super deliciosos, mas pelo menos o spaghetti allo scoglio e pomodorini (espaguete com frutos do mar e tomatinhos) estava de lamber os beiços;
2) Bar do hotel Il Covo dei Saraceni: o aperitivo no fim de tarde é uma delícia. Adorei o ambiente;
3) Ristorante La Cambusa: caro, mas vale a pena cada centavo. Aqui comi um dos melhores carpaccios de pesce espada da minha vida. Serviço excelente.

Assim que lembrar o nome de mais dois lugares para comer, posto aqui.

Hotel:
Depois de muitas pesquisas reservamos aqui:
http://www.puntaregina.com/ com café da manhã servido num terraço lindo com vista para Positano. Tem estacionamento com manobrista.
Nos deram upgrade no quarto, então o nosso tinha uma varanda de uns 40 metros quadrados. Otimo para ficar na chaise longue lendo os jornais.

Riccardo Marcori Varalli

Escolhi como base a cidade Amalfi (cheguei de trem por Salerno e peguei um ônibus até a cidade). Fiquei no Hotel Aurora http://www.aurora-hotel.it (bem localizado, central, com café e bom preço). Recomendo a Pasticceria Pansa Amalfi www.pasticceriapansa.it que fica bem na praça central e tem ótimos doces e chás. Boa estadia!!!

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Riq e equipe: tentei postar no post "Vai por mim: Costa Amalfitana e Capri" mas acho que está fechado para as pessoas virem para cá né? wink É que eu mostrei para o dono do Chiaia Hotel como fui parar lá, que o hotel dele está recomendado no blog mais famoso de viagens no Brasil wink e aí ele reparou que o nome do hotel está grifado como fala em espanhol, mas o correto é Chiaia com "i" e não o "j" que aparece nesse trecho: "Se puder, pense em hotéis do padrão do Luna ou da Casa Morgano em Capri; da Casa Albertina e da Villa Rosa em Positano; ou do Chiaja em Nápoles."

Cristina
CristinaPermalinkResponder

E agradeço ao Riq a indicação neste post de 2009: quando cliquei nos hotéis do post, vi que os hotéis de Capri e Positano, eram muito acima dos meus padrõe$ ainda mais na última semana do verão lá...mas o Chiaia eu consegui uma promoção no Booking que foi uma pechincha, justamente a média de nossas hospedagens em viagens, ao que o Pietro me colocou num quarto que foi da bisavó dele, um charme de fato!

Lari
LariPermalinkResponder

O Restaurante Il Capitano, em Positano, tem uma vista fantástica e os pratos são deliciosos e bem servidos. Recomendo de olhos fechados!

JOÃO GUILHERME

Gostaria de saber se nas cidades da costa amalfitana existem realemente muitas escadarias que dificultam a locomoção, pois tenho problema de coluna. grato. abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João Guilherme! Positano está na encosta do morro, há rampas e escadarias. Amalfi tem escadaria para subir na igreja.

Arnaldo
ArnaldoPermalinkResponder

Riq, tenho algumas dúvidas que me atormentam, bora lá: tenho 12 noites para ficar na Costa Amalfitana, estou pensando em 4 noites iniciais no Quisisana em Capri e 4 noites finais no San Pietro, em Positano. Nem preciso dizer que é uma viagem de lua-de-mel, né?
Nessas noites finais, é melhor ficar ou não ficar com carro em Positano?
Em que cidade fico nas 4 noites intermediárias? Não é muito "over" fechar as malas e ir para uma cidade a 20 km de distância? Estou achando meio esquisito… O que você faria?
Grazie mille, abbracci!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Arnaldo! Aqui quem responde é A Bóia! Veja as dicas dos leitores no ost acima!

As recomendações do Ricardo Freire estão aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2009/05/vai-por-mim-costa-amalfitana-e-capri/

Arnaldo
ArnaldoPermalinkResponder

Olá Bóia, fiz essas perguntas exatamente depois de ler os posts e as recomendações do Riq. Ficando em excelentes hotéis nas pontas, qual seria a melhor opção no meio? Amalfi? Sorrento? Ravello? Mille grazie!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Arnaldo! Perguntei ao Ricardo Freire e ele acha que, na Costeira, só valeria a pena mudar de cidade se fosse para ficar uns dois dias em Ravello, que oferece uma atmosfera e um ponto de vista diferente.

Você pode usar os outros dois dias para ficar em Nápoles e visitar Pompéia e Herculano. Em Nápoles o Ricardo Freire indica o Palazzo Caraciolo.

Siga as dicas do post da Costa Amalfitana: chegue por Nápoles, atravesse a Capri, atravesse de volta a Sorrento, alugue o carro, suba a Sorrento e depois vá a Positano.

O problema de devolver o carro antes do último dia é que você terá que ir até Sorrento para isso, voltando de ônibus. Use o carro para fazer um passeio por dia -- Amalfi, Praiano, compras em Vietri, restaurantes fora das cidades.

Arnaldo
ArnaldoPermalinkResponder

Boia, muitíssimo obrigado pelo retorno!
Esse blog de viagens é o melhor do mundo. Excelência total!
Grazie tanto, arrivederci e a presto!

PS: Quando voltar, darei as minhas opiniões no site!

Marcelo Freitas

Bóia,
Pretendo ir para a Costa Amalfitana dia 15/05/14 Ficar 7 dias e depois partir para a Croacia e ficar mais 7 dias visitando Dubrovinik, Split e Hvar. Vc acha que está bem divido o número de dias em cada lugar?
Abraço, Marcelo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Se você busca agito na costa croata, vá entre final de junho e início de setembro.

Leia mais sobre a Croácia:
https://www.viajenaviagem.com/category/croacia

Paula S
Paula SPermalinkResponder

Olá Bóia, Cmte e trips,

Tudo bom?

Tentei comentar no post anterior, mas não consegui ):

Adorei aquele pedaço do post chamado "Estratégia de viagem 1: ideal". As recomendações ainda são válidas?

Outra coisa: pretendo seguir as dicas do "Estratégia de viagem 1: ideal". Mas gostaria de saber como vcs encaixariam Florença e Veneza no roteiro... Nunca fui à Itália.

Devo chegar à Itália por Roma e retornar por Roma ou Veneza.

Bjs,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paula! São válidas.

Paula S
Paula SPermalinkResponder

Oi Bóia,

Então... vou seguir seguir as dicas do “Estratégia de viagem 1: ideal”. Se não for explorar demais, gostaria de saber como vcs encaixariam Florença e Veneza no roteiro… Nunca fui à Itália.

Bj, Paula.

Lara
LaraPermalinkResponder

Bóia, vamos pegar um trem de Mônaco à Nápoles, nossa próxima parada é Capri e iremos alugar um carro para fazer a Costa Amalfitana. Assim, gostaríamos de alugar um carro já em Nápoles e ir com ele para Capri. Há barcos de Nápoles para Roma que dá para levar o carro, como uma balsa? Ou é melhor irmos de barco rápido até Capri e quando pararmos em Positano alugarmos um carro? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lara! Só moradores podem levar carros a Capri, previamente autorizados. Recomendamos voar de Nice a Nápoles. É muito chão para ir de trem.

Bruno
BrunoPermalinkResponder

Olá, estamos pensando em passar nossa lua de mel na costa amalfitana e capri. QUEREMOS ALGO MTO ROMANTICO!
A idéia era passar 3 noites em Capri e depois deslocar até Positano estabelecer base lá e ficar 4 noites.
Perguntas:
1. Qual seria o melhor hotel em Capri para lua de mel? (budget R$ 3000,00)
2. Qual seria o melhor hotel em Positano para lua de mel? (budget R$ 3000,00)
3. Aonde vale mais a pena investir em Capri ou Positano?

muito obrigado!!
adoramos o site...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! Scalinatella em Capri e San Pietro em Positano.

samanta
samantaPermalinkResponder

Oi Bóia, preciso de umas dicas suas! Iremos passar nossa lua de mel na Europa entre os dia 28/abr e 15/maio/14. Queremos conhecer a região de napoles, costa amalfitana, capri, roma, depois viajar para interlaken e região na suíça e ir para viena na austria. Eu ja conheço ests lugares, porem meu noivo nunca foi para a europa, queria uma viagem romântica, mas com cultura e paisagens diferentes de sp! como fazer para conseguir conhecer estes lugares sem estresse e muito cansaço da viagem de trem entre as cidades, qual os melhores locais para estabelecermos as paradas? Obrigada, sou super fa de vcs!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Samanta! Deixe a Costa Amalfitana para o final. Quanto mais tarde em maio, melhor será.

Voe do Brasil a Viena, voe de Viena a Zurique, ande de trem na Suíça, voe de Zurique a Nápoles, vá a Capri, alugue um carro em Positano, devolva em Roma, voe de Roma de volta ao Brasil.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

https://www.viajenaviagem.com/2009/05/vai-por-mim-costa-amalfitana-e-capri/

https://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

https://www.viajenaviagem.com/category/viena

samanta
samantaPermalinkResponder

Oi Boia obrigada pelas dicas! Tenho mais umas perguntinhas. Terei 4-5 dias para conhecer a regiao napoles e costa amalfitana. Virei de lucerna de trem, entao qual o melhor local para estabelecer a primeira parada? Vale a pena dividir a estadia em 2 diárias em capri e positano? Melhor alugar carro do que ficar de trem e ônibus? E possível comprar passagem de barco pela Internet? Depois irei a roma por mais 4 dias. Obrigadíssima

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Samana! O esquema do Ricardo Freire é ir primeiro a Capri, passar uma ou duas noites, então pegar o barco a Sorrento e escolher uma base na costa.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2009/05/vai-por-mim-costa-amalfitana-e-capri/

Reservas de barco:
http://www.snav.it/destinazioni/capri-e-sorrento.html

Thiago Campos
Thiago CamposPermalinkResponder

Olá pessoal, vou para a Italia de Lua de mel e gostaria de pedir ajuda a vocês sobre roteiros. No dia 05/06 de manhã saio de Roma para a Costa Amalfitana. Volto da Italia por Veneza dia 14/06. Assim, minha ideia inicial é ficar de 05 a 09/06 na Costa Amalfitana, depois subir para a Toscana e ficar lá de 09 a 12/06 e depois fazer Verona e Veneza de 12 a 14/06.
Sendo assim, o que vocês me sugerem? Alugo carro em Roma dia 05 e devolvo na chegada de Veneza? É viável ir de Roma a Costa Amalfitana de carro? E lá na Costa, chegando dia 05 e saindo dia 09 o que vale a pena fazer e como me locomover? Sei que o tempo é pouco, mas quero aproveitar ao máximo. Claro que visitarei Capri, vale a pena deixar Capri por último? Vale a pena dormir uma noite em Capri ou é melhor eu fazer um bate e volta de Positano mantendo minha base lá? E onde posso deixar meu carro quando for a Capri e principalmente se eu for dormir lá?
Resumindo, com este tempo de viagem e com os lugares que quero ir até o fim da viagem, o que vocês me aconselhariam para que eu aproveite a viagem da melhor forma possível? Muito Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thiago! O Ricardo Freire recomenda dormir em Capri.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2009/05/vai-por-mim-costa-amalfitana-e-capri/

https://www.viajenaviagem.com/category/capri

De Sorrento a Siena são 480 km. Você vai perder meio que um dia nessa viagem.

Você pode alugar o carro em Sorrento, depois de ficar em Capri, e devolver em Veneza, ao chegar.

Leia sobre Toscana e Veneza:

https://www.viajenaviagem.com/category/toscana

https://www.viajenaviagem.com/category/veneza

Bárbara
BárbaraPermalinkResponder

Oi, Bóia! Não viajo sem passar por aqui... smile

Estarei na Itália de 03 a 23 de abril, passando por Roma, Toscana (hospedada em Florença), Veneza e Costa Amalfitana (hospedada em Sorrento). Já estou super em cima da hora para acabar de fechar os hotéis, mas ainda não decidi por uma dúvida no roteiro: minha ideia incial seria descer de Roma para Sorrento, depois subir para Florença e depois subir mais para Veneza, tudo de trem. Nesse esquema, eu estaria na Costa Amalfitana na segunda semana de abril.

Porém, li em muitos locais (inclusive aqui no VnV) que a boa da Costa é de meados de maio a meados de outubro, e que a temporada tem seu pontapé inicial no feriado da Páscoa. Por conta disso, pensei em alterar meu roteiro para Roma - Toscana - Veneza e, de Veneza, pegar uma low cost para Nápoles e de lá ir para Sorrento, passando a semana do feriado da Páscoa na Costa Amalfitana.

Minha dúvida é: vale esse sobe e desce todo só para chegar na Costa alguns dias depois? Será que em termos de temperatura e de lugares abertos/passeios disponíveis fará muita diferença entre estar lá de 8 a 13 de abril do que de 18 a 23 de abril?

Meu voo de volta parte de Roma.

Obrigada!

Abraços!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Barbara! Realmente a Páscoa deve fazer muitos lugares reabrirem. Não sabemos, porém, se é fácil conseguir hospedagem picada nesta época. A Páscoa é um feriado importantíssimo na Itália, é bom você ver o lance da hospedagem o quanto antes, seja aonde você for.

Bárbara
BárbaraPermalinkResponder

Obrigada, Bóia! Vou ficar mesmo durante a Páscoa. Já fiz a reserva para esse período, consegui picado, felizmente!
Valeu!

Solange garcia

Olá!
Estou indo para Costa Amalfitana em início de junho e seguindo o seu roteiro ideal.
Estou olhando horário de trem de Sorrento para Napoles ( depois Napoles - Roma) , mas segundo o site parece que o trem não funciona sab e dom , justamente quando preciso . Qual seria a outra opção ? Devolver o carro em Napoles? Outra pergunta posso comprar todas os tickets ( trem e barcos ) na hora?
Grata

Solange garcia

Outra pergunta
No seu roteiro ideal , chegando por Roma, qual a melhor maneira de encaixar Taormina. Tenho 10 noites. Não gosto de fazer nada correndo . Fica puxado ? Vale a pena?
Aguardo

Isac
IsacPermalinkResponder

Olá: Estou montando uma viagem em família em junho/14 (fugir da copa) a ser incluído Istambul e Costa Amalfitana, Quem pode me ajudar no roteiro ? Qual seria o melhor destino inicial e que seja mais fácil e mais em conta ? Início por Istambul ou Nápoles ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Isac! Deixe por último o destino que mais lhe apetece. Compre sua passagem com ida por um destino (Istambul ou Nápoles) e volta por outro (Nápoles ou Istambul). Orce o trecho Roma-Istambul ou Istambul-Nápoles na mesma passagem e também separadamente, para ver o que sai mais em conta. Use o trem entre Roma e Nápoles.

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Pretendo realizar a minha viagem de lua de mel a Costa Amalfitana.
Passarei a minha viagem na última semana de Agosto e na primeira semana de Setembro.
Gostaria de Saber se nesse período, principalmente em Agosto, ainda é temporada de férias dos europeus e americanos e se a região ainda estará abarrotada de turistas.
Grato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Guilherme! Sim, julho e agosto são os meses de férias na Europa e tudo lota. Veja aqui: https://www.viajenaviagem.com/2009/05/vai-por-mim-costa-amalfitana-e-capri/

Setembro e junho são os meses mais recomendados para essa viagem.

pedro
pedroPermalinkResponder

Ola, Eu e minha esposa,Estamos montando um roteiro para Itália de 19 de outubro a 05 de novembro, tendo como base de chegada e partida Roma. Pretendo ficar em Roma 4/5 Dias. O restante visitando a Toscana e, a costa Amalfitana. Como está é uma época de chuva estou em dúvida nos passeios. Tenho vontade de contratar ,pacote de viagem, para visitar cada região.
Também ficarei 02 dias em Portugal, no Porto.
Dicas são bem vindas, para passeios, nesta época.
Obrigado
Abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pedro! Não recomendamos a Costa Amalfitana nesta época.

Veja como fazer os passeios por conta própria:

https://www.viajenaviagem.com/category/toscana

Viviane Peduti

Olá Boia!
Agora a viagem é para a Costa Amalfitana!!! Lá vamos nós!!!
Chegarei em Nápoles de avião e terei 5 dias cheios - de 29.Abril (chego a noite) a 05.Maio (vou embora a noite).

Você acredita que esta época - final de abril, começo de maio, é boa para ir para lá?

A idéia é alugar uma casa na península, perto de Sorrento. Acredita ser uma boa opção para ser a nossa base para fazermos o roteiro abaixo ou acha melhor ter 2 bases?
1 dia Capri
1 dia Sorrento
1 dia Positano
1 dia Salermo
1 dia Nápoles

Você acha esta sugestão de ter 1 ou 2 bases boa? Vi que as distancias não são grandes, por isso pensamos nesta possibilidade.

obrigada
Viviane

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Viviane!

Este é o roteiro sugerido pelo Ricardo Freire:
https://www.viajenaviagem.com/2009/05/vai-por-mim-costa-amalfitana-e-capri/

Monica
MonicaPermalinkResponder

Olá ,vou estar em Roma em junho e reservei 7 dias para ir a Capri, Sorrento, Positano. Se eu for de Trem até Sorrento , consigo alugar uma scoteer lá? Valeu monica

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Monica! Seria irresponsável de nossa parte estimular que você alugasse uma motinho. Trata-se de uma estrada cheia de curvas, com um trânsito horroroso.

Letícia Rodrigues

Olá Bóia, estou planejando minhas próximas férias, pretendo viajar eu e meu marido para Toscana e Costa Amalfitana, além de Milão. Gostaria de saber em que época do ano é indicada a visita a esses lugares? É possível fazer Milão, Florença, Siena, Napoles, Positano, Amalfi e Capri e voltar para Milão?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Letícia! É possível, mas tudo depende de quanto tempo você ficará na Itália: https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Os melhores meses pra Costa Amalfitana são junho e setembro.

Para mais dicas, veja:
https://www.viajenaviagem.com/2009/05/vai-por-mim-costa-amalfitana-e-capri/
https://www.viajenaviagem.com/2007/10/costeira-amalfitana-quando-ir/
https://www.viajenaviagem.com/category/toscana/

Fabiana Carneiro

Li todos os comentários (obrigada por ajudar na minha viagem) e não achei o que procurava. Onde é o melhor ou melhores lugares para fazer mergulho (cilindro) na Costa Amalfitana? Vale?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiana! Não busque essa informação em blogs de viagem. Procure fóruns de mergulhadores, como este:

http://www.scubaboard.com/forums/western-europe/436149-italy-diving-amalfi-coast.html

andrea
andreaPermalinkResponder

Alguem já ficou em Vico Equense, antes de Positano? Uma amiga me indicou la, mas advertiu que é menos turística. Os hotéis são realmente mais báratos.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrea! Fica antes de Sorrento.

Amilcar
AmilcarPermalinkResponder

estou fazendo as malas para conhecer costa amalfitana e capri dia 20/05, meu roteiro: 1ª noite em roma, 2 noites em sorrento e 2 em capri, minha duvida é: partindo de trem de roma, e chegando à nápoles ao meio dia, o que vc sugere? ir para o hotel em sorrento para no outro dia voltar para conhecer pompéia e no terceiro dia conhecer positano e ravello antes de ir para capri, OU é viável (desde que haja um lugar para deixar as malas) conhecer pompéia quando vier de roma e ganhar mais um dia livre em sorrento.
Dá para conhecer pompéia e o museu em uma tarde?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Amilcar!

Há lugar para guardar malas na entrada do sítio arqueológico em Pompéia.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2009/05/vai-por-mim-costa-amalfitana-e-capri/

Gisele
GiselePermalinkResponder

Olá bóia ,gostaria de uma ajuda, estou indo em setembro para fazer Toscana,Roma e aí a dúvida!? Costa amalfitana ou Cinque terre,,não somos jovens,casal maduro,e não queremos muitos lerês. O que vcs sugerem?
Desde já agradeço e Parabéns pelo site
Abs
Gisele

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gisele! A Costa Amalfitana, para ser bem feita, necessita idealmente 5 dias -- dois em Capri, sem carro, e três no continente, de carro. Cinque Terre pode ser vista em um dia e está do lado da Toscana.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2009/05/vai-por-mim-costa-amalfitana-e-capri/

https://www.viajenaviagem.com/2012/04/cinque-terre/

Renato
RenatoPermalinkResponder

Gostaria de uma ajuda, li e reli comentários, ainda não me resolvi sobre carro x transporte publico na costa amalfitana, tenho um casamento em Ravello no dia 27/5.
Chego do Brasil dia 24/5 à noite em Roma, com esposa e filho de 4 anos. Pensei em alugar carro no aeroporto, dormir perto do aeroporto, dia 25/5 saio para Pompeia e chegamos a noite em Ravello (não queria como base, mas tem que ser). Dia 26 visitamos as cidadezinhas de Ravello até Positano (acho que nao consigo chegar até Sorrento, vou perder muito?). Passo o dia 27/5 em Ravello (casamento as 18h). 28/5 deixo o carro em Amalfi, pegamos o ferry Amalfi-Capri, volto de Capri no dia 29 de tardinha para Amalfi; 30/5 visito Amalfi até Salerno para entregar o carro a noite em Salerno e pegar trem para Roma (não queria devolver carro em Napoles ou Roma, medo do transito ser meio caótico, aproveito para meu filho andar de trem). Acaba que nao vou ficar muito com o carro, mas estou com receio do meu filho cansar para subir escadas, esperar filas de ônibus. Há problemas de multas nestas cidades da costa de circular em centro histórico?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renato! Base em Ravello e ônibus é receita de encrenca. Em maio ainda não andarão lotados como na alta temporada, mas são poucos os que sobem até lá. Não sabemos se o barco (não é ferry) entre Amalfi e Capri funciona fora da alta temporada.

Faça o roteiro que o Ricardo Freire indica no outro post -- https://www.viajenaviagem.com/2009/05/vai-por-mim-costa-amalfitana-e-capri/

Durma da 24 perto do Termini em Roma; dia 25 vá cedinho a Nápoles, deixe as malas na estação, siga a Pompéia e volte. Pegue as malas, ponha num táxi para o porto, pegue o barco para Capri. https://www.viajenaviagem.com/2011/10/como-ir-de-roma-a-capri/

Durma as noites de 25 e 26 em Capri. Pegue o barco dia 27 para Sorrento. Alugue o carro em Sorrento e siga para Ravello. Dia 28 desça para Amalfi, Praiano e Positano. Você tem o dia 29 para descansar em Ravello ou repetir alguma das cidades, ou ir a Vietri fazer compras de porcelana. Dia 30 devolva o carro em Salerno.

Renato
RenatoPermalinkResponder

Brigadão, bóia, essa seria a programação ideal, ficaria menos tempo com o carro parado. Mas tenho que seguir (a contragosto) uma programação "familiar" de estar em Ravello com o resto da turma dia 25 e 26. Meu maior receio do carro é essa história de passar por lugares restritos a moradores e tomar multa sem saber...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renato! Não há esse problema na Costa Amalfitana. A estrada passa ao largo das cidades, você não entra nelas de carro (as zonas mais "históricas" são para pedestres). Ravello e Amalfi têm grandes edifícios-estacionamento. Positano tem estacionamentos particulares.

solange
solangePermalinkResponder

Olá!
Estou seguindo seu roteiro ideal na Costa Amalfitana.
Como vou conhecer Taormina na Sicília , por indicação de voces , pegarei trem em Salerno para Catânia ( tickets comprados).
Minha Dúvida . Não seria mais prático pegar barco de Capri direto para Positano ( se essa linha estiver funcionando - início de junho)e alugar o carro lá mesmo, do que ir para Sorrento , alugar o carro e subir? Devolvo o carro em Positano mesmo e tomo taxi para a estação de trem em Salerno.
Abraço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Solange! Não acreditamos que haja agências de locação em Positano; você pode pesquisar, e se encontrar, vá firme.

Rosana
RosanaPermalinkResponder

olá, Solange! estou querendo fazer exatamente este roteiro em setembro. você poderia me dar dicas? obrigada!

Caroline
CarolinePermalinkResponder

Olá pessoal, estou na costa amalfitana e verifiquei que existem duas empresas fazendo o trajeto de positano-capri e vice versa na temporada (desde já), então quem precisar do Ferry, pode ficar tranquilo que tem! Para capri, partindo de positano o primeiro é as 09h15, já de capri para positano só tem a tarde.

solange
solangePermalinkResponder

Oi Caroline , tem como saber se em junho tem horário Capri -Positano pela manhã?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Solange! Este site informa horários:

http://www.capri.net/it/orari-traghetti?path_id=6

Silvia maegerle

Olá bóia,
Vamos chegar em Nápolis dia 20/07 e ficamos até 28/07. eu, marido e duas crianças (2 e 8 anos) queremos ver Pompéia, vesúvio, Capri, Positano. Onde seria melhor fixar base com as crianças, Sorrento seria bom?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvia! Sorrento está a meio caminho entre Pompéia e Positano e tem ligação fácil com Capri.

Carol Guelber
Carol GuelberPermalinkResponder

Olá, pessoal, estou num dilema: chego na Itália dia 27/08 pela manhã (vindo da Croácia) e meu voo de volta ao Brasil sai de Roma no dia 03/09/14. Quero muito fazer Cinque Terres e Costa Amalfitana neste periodo, incluindo um bate-volta a Capri. O problema é que tá bem corrido e como ainda será no auge do verão, estou com medo de ser estressante demais. Minha ideia :
27/08 - chegada em Milao e ida de carro até La Spezia, passando por PortoFino
28/08 - passeio pelas Terres
29/08 - seguir para Costa Amalfi, com pernoite no caminho (onde vocês recomendam dormir de modo que eu use este dia como passeio?)
30/08 - continuação até a costa amalfi (Sorrento ou Positano?)
31/08 - bate-volta a Capri
01/09 - Costa Amalfi
02/09 - Ida pra Roma
03/09 - Roma - voo de volta pro Brasil à noite.

Eu já conheço Roma, por isso não estou focando lá. Se vocês tivessem que escolher uma destas duas regiões (CT ou CA), com qual ficariam? Acham que são meio iguais? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carol!

Se você vem de Milão, monte base em Rapallo ou Santa Margherita Ligure para as Cinque Terre, não em La Spezia.

O carro não faz sentido nessa viagem toda, você só vai fazer auto-estrada, não vai ver paisagem, só vai cansar. Não há como encarar um dia da Ligúria até a Costa Amalfitana como passeio: é um dia de estrada, bastante cansativo. (A propósito: Croácia com Cinque Terre com Costa Amalfitana -- é uma viagem bastante redundante, são três costeiras numa viagem só. Você está comendo muito chão para ver coisas parecidas, e bastante apressadamente.)

O modo mais racional e produtivo de fazer Costa Amalfitana + Capri é indo a Capri, pernoitando, depois voltando por Sorrento e aí então alugando o carro.

De Milão a Rapallo são 2h10 de trem.

De Rapallo a Nápoles são 6h10 de trem, com baldeação em Roma.

Sua viagem ficará muito melhor se você deixar a Costa Amalfitana para uma próxima (quando você tiver pelo menos 4 dias, idealmente no mínimo 5, para fazer Capri e a costeira), e usar esses dias que estavam reservados para a Costa Amalfitana no litoral da Ligúria, entre Gênova, que é uma cidade muito interessante, Portofino, SAnta Margherita Ligure e Cinque Terre.

Carol Guelber
Carol GuelberPermalinkResponder

Obrigada, Boia! É o que estava chegando à conclusão mesmo. Muita costeira, pouco tempo... Talvez eu inclua a Toscana pelo caminho até Roma...Pelo menos Lucca, Sienna, Montepulciano...Eu ainda não comprei passagem da Croácia para Milão, portanto eu poderia ir da Croacia até Roma, se escolhesse a Costa Amalfi. E agora este é meu problema? qual é melhor: Cinque Terre ou Costa Amalfi? Bjs Carol

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carol! Cinque Terre é mais rústica, a Costa Amalfitana, mais glamurosa. Cinque Terre demanda menos tempo, a Costa Amalfitana requer uma permanência ideal de 5 dias, para dois pernoites em Capri, dois dias pela costeira e um dia para Pompéia.

Carol Guelber
Carol GuelberPermalinkResponder

Acho que vou ficar com Cinque Terres mesmo smile Valeu! Beijinhos!

Solange garcia

Olá!
Acabei de chegar da Costa Amalfitana e gostaria de deixar algumas impressões.
A polêmica sobre a locomoção na costa não deveria nem existir. É simplesmente uma estrada cheia de curvas , bem sinalizada e em excelentes condições, muito melhor que muitas no Brasil(quem nunca dirigiu na serra de Petrópolis , ou nas serras do sul...) Quem não gosta ou não está acostumado a transporte público é só alugar um carro e de qualquer tamanho, não precisa nem ser pequeno. E francamente , quem pode preferir transporte público ,mesmo na Itália.
Tem sim, locadoras em Positano, aluguei o carro no próprio hotel. E há barcos de Capri para Positano , só que menos opções de horários.
Por fim , o Hotel Casa Albertina é um horror...

Sara Soares
Sara SoaresPermalinkResponder

Oi Solange.
Qual o defeito encontrado no Casa Albertina? Ele é tão bem comentado no TripAdvisor. Queria que você detalhasse os pontos negativos do hotel, já que pretendo me hospedar em Agosto.
Obrigada

Rosana
RosanaPermalinkResponder

olá, Solange! estou querendo fazer costa amalfitana e sicília em setembro. você poderia me dar dicas? obrigada!

Rosana
RosanaPermalinkResponder

olá! costa amalfitana e sicília na mesma viagem vocês sugerem quanto tempo? faço questão de capri e taormina, conforme relatos lidos aqui no site! estou tentando voo para nápoles mas são muitas horas de viagem e muito caro! acho que terei q descer em milao ou roma msm... obrigada!

Rosana
RosanaPermalinkResponder

em tempo: vale a pena se estabelecer em qual cidade de cada região?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosana!
Veja o roteiro do Ricardo Freire para Costa Amalfitana e Capri; o ideal são pelo menos 5 dias:
https://www.viajenaviagem.com/2009/05/vai-por-mim-costa-amalfitana-e-capri

Para fazer minimamente a Sicília você precisa de uma semana; para fazer bem, duas semanas. Ir só a Taormina será apenas um mais-do-mesmo da Costa Amalfitana.

Leia sobre a Sicília:
https://www.viajenaviagem.com/destino/sicilia

Rosana
RosanaPermalinkResponder

ok! muito obrigada.

Marcella
MarcellaPermalinkResponder

Sei que julho e agosto são altíssima temporada, mas queria muito passar minha lua de mel na costa amalfitana e teria que ser no final de julho... Você acha que é completamente inviável ou é possível ir nessa época e conseguir fazer uma viagem romântica?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcella! Vai ter muita gente na região por conta das férias européias mesmo, mas se a companhia é boa, qualquer destino pode ser romântico! wink

Dê uma olhadinha neste post: https://www.viajenaviagem.com/2009/05/vai-por-mim-costa-amalfitana-e-capri/

Wilson
WilsonPermalinkResponder

Acabei de vir da Itália onde fiquei 20 dias e após 3 dias em Roma e 04 em Firenze, 01 dia(Pacote a Cinque Terre), 01 dia(Pacote a Cortona e Assis) fiz o interior da Toscana de carro sem correria em 9 dias e nada melhor do que a liberdade de ir onde quiser,ficar o tempo que quiser, ou seja sem correria e ter tempo real de curtir os lugares.
Agora estou planejando Costa Amalfitana( Capri fora pois já conheço) e Sicília mas minha prioridade não é tomar banho de mar e sim conhecer e curtir as paisagens até porque são praias ruins para banho.
Com base no depoimentos já não sei se Costa Amalfitana vale a pena pois parece que para se conhecer alguns lugares tem que pagar promessa e se auto flagelar subindo infinidades de escadas e ladeiras o que tira um pouco o prazer do roteiro e a beleza mesmo está na costa não no interior. Vejo a Costa Amalfitana como uma Cinque Terre em escala maior pois todas as cidades costeiras assim como as cidades medievais são muito parecidas.
Pude conferir pessoalmente e quem quer praia vai a Castiglione dela Pescaia eleita a melhor praia da Itália em 2014
Afinal vale mesmo a pena o sacrifício pela Costa Amalfitana?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Wilson! É uma linda região, mas há de se ter disposição para o sobe-e-desce de escadas.

MARIA PIRAJA
MARIA PIRAJAPermalinkResponder

Pessoal, ir pra lá finalzinho de abril inicio de maio, seria ruim?

Bjss

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Piraja! Não é de todo mau, mas você não vai pegar as cidades tão animadas. Os melhores meses são junho e setembro. Veja as dicas do Ricardo Freire aqui: https://www.viajenaviagem.com/2009/05/vai-por-mim-costa-amalfitana-e-capri/

Fernanda Brum
Fernanda BrumPermalinkResponder

Olá! Estou planejando uma viagem à Costa Amalfitana em julho/2015 e também quero fazer um curso de italiano de 2 semanas. Estou em dúvida em qual cidade ficar, Salerno ou Sorrento? Qual cidade mais barata, se é que isso existe na Itália né...rs Pensei em estudar até às 13hrs e na parte da tarde fazer bate e volta para cidades próximas. Fins de semana, Capri ou que sentir vontade de fazer. Vocês podem me ajudar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Julho é altíssima temporada na Costa Amalfitana; nada vai ser muito barato. Salerno e uma cidade mais barata do que as outras, mas também é a menos graciosa -- praticamente um balneário convencional.

carolina marziali

Olá Bóia!
Queria pedir sua ajuda novamente... eu e meu marido vamos em setembro para Costa . Iremos estar de carro por 4 noites , ficaremos hospedados em Positano e depois iremos a Capri... a dúvida é : Vou devolver o carro em Sorrento para de lá ir a Capri (pois quando eu for nao sairão barcos de Positano para Capri), o lugar que devolvo o carro em Sorrento é perto de onde embarco para Capri? Queria saber pela logística... perfeito seria se fosse no mesmo lugar, mas acho improvável né?
Uma segunda dúvida: Vc que tem mais intimidade com o lugar, aconselharia nos dois últimos dias devolver o carro e alugar uma scooter para conhecer por exemplo Amalfi e Ravello, ou mesmo para ficar passeando por positano? O problema seria para ir pegar o barco para Capri depois sem carro, mas daí pegaria um transporte público, o que acha?
Desde já , agradeço a atenção! =D

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolina! As locadoras de carro têm agências no centro de Sorrento, mas não necessariamente no porto. Vocês podem deixar um passageiro com as malas no porto, então o motorista devolve o carro na agência e volta a pé ou de táxi para pegar o barco. Note que o caminho da costeira a Ravello é íngreme e cheio de curvas; considere se é conveniente dirigir uma scooter nessas condições.

carolina marziali

Obrigada pela resposta!!

Adorei a ideia de ficar um no porto com as malas.
Quanto a moto, já descartei rsrsrsrs, depois venho contar como foi a viagem toda, obrigada!

Caroline Vianni

Olá Bóia.
Queria pedir sua ajuda para um roteiro. Vou para Itália no início de maio de lua de mel, chegada Roma 05/05 as 7:00 e retorno para o Brasil saindo de Napóles dia 15/05 as 19:30. Roma 3 noites, trem p/ Nápoles ( 1 noite) , trem p/ Sorrento aluguel de carro, vamos fixar base em Positano conhecer a costa de carro ( 4 noites) , voltamos para Sorrento devolver o carro , de barco a Capri ( 2 noites ) retorno a Nápoles .
Fiquei com receio de colocar Capri por ultimo por causa das malas, já que vamos ter que carregar tudo já que de lá já vamos embora . Ou seria melhor iniciar a Costa por Capri? Agradeço desde já, e estou viciando nesse site!!! Muito bom, parabéns

Fabiana S
Fabiana SPermalinkResponder

Caroline, sugiro iniciar sua viagem na Costa por Capri.
Além disso, tiraria esta noite em Nápoles e colocaria em Roma.... Muito melhor!
Amo a Italia, mas não gostei de Nápoles e acho que não combina com lua de mel. Já 3 dias em Roma, salvo se vc já conhecer, é pouco!
Fiz seu roteiro em maio também e igualmente fiquei em Positano.
Não achei prático estar com carro, acabamos devolvendo e fazendo tudo de ônibus. Boa viagem!

Maria Assunta Bonet

Voltei da Costa Amalfitana ontem. Estávamos em quatro mulheres e alugamos um carro automático, com GPS, em Nápoles e seguimos para Positano onde fizemos base. É importante reservar um hotel que tenha estacionamento (mesmo que pago). Ficamos no Hotel Reginella, ao lado do famoso Café Positano, e super recomendo. O pessoal do estacionamento leva e traz o carro. Não achei difícil dirigir pela Costa. Basta ter cuidado. Tanto em Amalfi quanto em Ravello e Sorrento estacionamos o carro em estacionamentos pagos e foi super tranquilo. Os ônibus SITA são super cheios. Vi pessoas esperando por mais de uma hora no ponto e nem conseguiram entrar. O carro é super prático. Fora que para voltar ao aeroporto de Nápoles fica mais tranquilo do que pegar trem ou Ferry.

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Todos os posts daqui foram Mravilhosos na viagem. Gostario de contribuir em alguma coisa. Fui pra costa em outubro. Acabei ficando em Salerno. Achei otimo! Cidade excelente e com precos de hoteis bem melhores. Facil de pegar barco pra ir pra costa - amalfi, positano... e de quebra fomos em Paestum que sao ruinas e quase ninguem comenta (sorte que tive a indicacao de uma amiga). E aproveitando.... depois da costa acabamos indo para a regiao da Puglia. Estou pra falar que eh muito mais bacana que a costa amalfitana e pouco conhecida dos brasileiros mas muito turistica na italia! Recomendaria muito!!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Cancelar