Olha que coisa bacana. Está no ar desde o início do mês o site da Associação Garupa, uma ONG que seleciona projetos de turismo sustentável no Brasil e oferece uma plataforma para que seu financiamento seja feito por crowdfunding -- ou, em internetês brazuca, vaquinha online.
Para ser selecionado, um projeto precisa preservar o meio ambiente e ter um impacto positivo na vida das pessoas e na economia do lugar. É o turismo do bem -- que aumenta a receita das comunidades sem exaurir seus recursos naturais nem aviltar sua cultura.
Quer fazer parte disso? Demorô.
Funciona assim: o site da Garupa é a plataforma onde tudo acontece. Ali estão detalhados os projetos em processo de vaquinha.
No momento, são três:
- A reforma do Centro de Visitantes da Associação Mico-Leão Dourado, na Reserva Ecológica de Poço das Antas, no Rio -- para quem mais pessoas possam ver o cativante bichinho de perto e ajudem nos esforços para sua preservação.
- A reformulação e divulgação do roteiro de visita ao Vale do Jequitinhonha, a partir de Diamantina, centrada no artesanato das ceramistas do lugar. As comunidades já receberam capacitação do Sebrae, agora só falta uma melhor divulgação para que formadores de opinião e turistas apareçam em maior número no Jequitinhonha.
- Equipar a comunidade de Boa Vista do Acará, a 30 minutos de barco de Belém, com seis bicicletas, e capacitar monitores locais para levar turistas em passeios de bicicleta pela mata, onde se pode provar frutos amazônicos, nadar no igarapé, ver o processo de fabricação artesanal de farinha e tomar um banho de cheiro de ervas amazônicas.
Cada projeto fica "em cartaz", disponível para a vaquinha, durante 30 ou 60 dias. Neste período, precisa atingir a meta de doações para a viabilização do projeto. O dinheiro só é repassado ao empreendedor caso a meta seja atingida. Se não for atingida, os doadores podem pedir estorno do valor doado (ou transferir para um outro projeto ainda em fase de viabilização).
Nos mesmos moldes de outras plataformas de crowdfunding, as doações aos projetos da Garupa recebem recompensas proporcionais ao valor doado -- de presentinhos a experiências de viagem. Por exemplo: uma doação de R$ 40 ao Projeto Mico Leão Dourado vale uma foto em alta resolução. No outro extremo da tabela, uma doação de R$ 1.500 ao projeto do Jequitinhonha vale a participação na viagem inaugural do novo roteiro, a partir de Belo Horizonte. A página de cada projeto traz todas as recompensas para você escolher.
O site é bastante transparente e detalha todos os custos envolvidos. Nesses custos você não vai encontrar nenhuma taxa ou comissão da Garupa: a plataforma é sustentada por outras parcerias. O envolvimento da Garupa não onera os custos nem diminui a arrecadação dos projetos selecionados.
Para conhecer quem está à frente (ops) da Garupa, clique aqui. E para ajudar já a viabilizar estes belos projetos, clique aqui.
Viaje nessa idéia:
Garupa, crowdfunding para turismo sustentável
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
11 comentários