Conheça Garupa, um crowdfunding de turismo sustentável 1

Conheça Garupa, um crowdfunding de turismo sustentável

Projeto Mico Leão Dourado

Olha que coisa bacana. Está no ar desde o início do mês o site da Associação Garupa, uma ONG que seleciona projetos de turismo sustentável no Brasil e oferece uma plataforma para que seu financiamento seja feito por crowdfunding — ou, em internetês brazuca, vaquinha online.

Para ser selecionado, um projeto precisa preservar o meio ambiente e ter um impacto positivo na vida das pessoas e na economia do lugar. É o turismo do bem — que aumenta a receita das comunidades sem exaurir seus recursos naturais nem aviltar sua cultura.

Quer fazer parte disso? Demorô.

Funciona assim: o site da Garupa é a plataforma onde tudo acontece. Ali estão detalhados os projetos em processo de vaquinha.

No momento, são três:

A reforma do Centro de Visitantes da Associação Mico-Leão Dourado, na Reserva Ecológica de Poço das Antas, no Rio — para quem mais pessoas possam ver o cativante bichinho de perto e ajudem nos esforços para sua preservação.

A reformulação e divulgação do roteiro de visita ao Vale do Jequitinhonha, a partir de Diamantina, centrada no artesanato das ceramistas do lugar. As comunidades já receberam capacitação do Sebrae, agora só falta uma melhor divulgação para que formadores de opinião e turistas apareçam em maior número no Jequitinhonha.


Equipar a comunidade de Boa Vista do Acará, a 30 minutos de barco de Belém, com seis bicicletas, e capacitar monitores locais para levar turistas em passeios de bicicleta pela mata, onde se pode provar frutos amazônicos, nadar no igarapé, ver o processo de fabricação artesanal de farinha e tomar um banho de cheiro de ervas amazônicas.

Cada projeto fica “em cartaz”, disponível para a vaquinha, durante 30 ou 60 dias. Neste período, precisa atingir a meta de doações para a viabilização do projeto. O dinheiro só é repassado ao empreendedor caso a meta seja atingida. Se não for atingida, os doadores podem pedir estorno do valor doado (ou transferir para um outro projeto ainda em fase de viabilização).

Nos mesmos moldes de outras plataformas de crowdfunding, as doações aos projetos da Garupa recebem recompensas proporcionais ao valor doado — de presentinhos a experiências de viagem. Por exemplo: uma doação de R$ 40 ao Projeto Mico Leão Dourado vale uma foto em alta resolução. No outro extremo da tabela, uma doação de R$ 1.500 ao projeto do Jequitinhonha vale a participação na viagem inaugural do novo roteiro, a partir de Belo Horizonte. A página de cada projeto traz todas as recompensas para você escolher.

O site é bastante transparente e detalha todos os custos envolvidos. Nesses custos você não vai encontrar nenhuma taxa ou comissão da Garupa: a plataforma é sustentada por outras parcerias. O envolvimento da Garupa não onera os custos nem diminui a arrecadação dos projetos selecionados.

Para conhecer quem está à frente (ops) da Garupa, clique aqui. E para ajudar já a viabilizar estes belos projetos, clique aqui.

Viaje nessa idéia:

Garupa, crowdfunding para turismo sustentável

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


11 comentários

Oi Cris! O pessoal do Imagina na Copa foi parceiro na captação e edição de imagens do vídeo no Vale do Jequitinhonha, por isso algumas das cenas são as mesmas nos dois filmes. Em breve, vamos contar mais dessa parceria no blog da Garupa. Um beijo e obrigada pelo interesse.

    Ah, massa! Imaginei que fosse algo assim, principalmente por ter o nome do Tiago Pereira nos créditos. Agradeço pelos esclarecimentos. Grande abraço.

Caros, ficamos muito felizes e agradecidos com a menção à Garupa aqui no VnV!

E, Cris Marques, que bacana que você já conhece o belo trabalho desenvolvido pelas mulheres artesãs do Vale do Jequitinhonha 🙂 Para mais informações sobre esse e outros projetos, como já diz o texto, é só acessar garupa.org.br ou garupa.juntos.com.vc

Obrigada!

    Pessoal do Garupa, depois vi o vídeo com mais calma e fiquei na dúvida… Esse projeto de vocês é vinculado com o projeto Imagina na Copa? Porque algumas imagens do vídeo apresentados pelo Garupa, são originárias do “História #29 – Raízes” do Imagina na Copa.
    Vi nos créditos que as imagens foram feitas por Tiago Pereira, mesmo nome de um dos integrantes do Imagina na Copa. No entanto, não achei nenhuma referência de quem é a equipe de vocês. Um projeto tem haver com outro?
    Só por questão de esclarecimento mesmo. 😉

    Agradeço.

Que bacana! Não conhecia o Garupa. Conheci a região do Jequitinhonha esse mês e tive a alegria de hospedar nas casas de algumas pessoas que passam aí vídeo. Fico feliz em saber que as pessoas e os blogs estão falando mais do Turismo Solidário no Brasil. Agora, o próximo passo é que possamos inspirar novos viajantes a praticar esse tipo de viagem. Mais do que ler ou escrever, é vivenciar. Adorei o post!

    Oi Cris Marques, que legal que você já conheceu a experiência da hospedagem solidária no Jequitinhonha! Se puder divulgar a campanha da Raízes para seus conhecidos, no Facebook, dar o seu aval para a experiência, vai com certeza ajudar bastante na campanha de arrecadação deles: https://garupa.juntos.com.vc/projetos/raizes/ Um abraço, Claudia

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito