Costa Amalfitana: você tem um restaurante para indicar?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Locanda del Marinaio, Amalfi

Locanda del Marinaio, Amalfi

Estamos trabalhando numa supercompilação de dicas de leitores para a Costa Amalfitana.

No entanto, por mais que a gente esprema as caixas de comentários, não conseguimos extrair muitas dicas de onde comer.

Eu até sei por quê -- na Itália, depois que você treina o olhar para evitar as arapucas-pra-turista, é muito fácil (e divertido) escolher um bom restaurantezinho na rua.

Mas... vai que você tenha anotado o nome do lugar em que comeu a massa mais inesquecível da viagem... o restaurantezinho que valeu pela vista... o lugar em que você não se sentiu assaltado em Capri... a cantina escondidinha no centrinho antigo de Sorrento...

Conta pra gente! Estão valendo todas as cidadezinhas da Costa Amalfitana e também a ilha de Capri.

Grazie mille!

Leia mais:

21 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

val
valPermalink

Vale sorvete?

Buonocore Gelateria, em Capri. O aroma da casquinha feita na hora é de morrer...

Karen
KarenPermalink

Em Capri, vale pegar um ônibus de linha e ir até AnaCapri, a parte da ilha onde se encontra a Grotta Azzurra. Além de eliminar o alto valor dos barcos para chegar a atração (cerca de 15 euros), você pode ainda almoçar por lá, pois os restaurantes são menos turísticos e ao meu ver, mais gostosos. As pizzas de variados sabores saem em média 7 euros e uma massa, 10 euros. É possível encontrar coisinhas para comer rapidamente (um pecado na Itália, mas ás vezes necessário) como aranccini, pizzas por pedaços entre outros. Os souvenires também são mais baratos por lá, além dessa parte da cidade ser linda e ter muiiito menos turistas. wink Auguri!

Elisabeth almeida
Elisabeth almeidaPermalink

Já estivemos duas vezes lá. Não consigo me lembrar de um restaurante específico. O que me faz ter água na boca é recordar os sabores dos peixes e frutos do mar fresquinhos, dos tomates e mozzarellas de búfala... hum!!! Que saudade!

Fabiana S
Fabiana SPermalink

Acredito que faço turismo gastronômico, daqueles de fotografar todos os pratos .... hummmm!!
Em Positano indico os seguintes:
Caffè Positano http://www.caffepositano.it/
Il Ritrovo http://www.ilritrovo.com/ (é na verdade acima de Positano. As regiões de Nocelle e Montepertuso têm restaurantes mais autênticos e menos turísticos);
Le Sirenuse http://www.sirenuse.it/it/21/ristorante.aspx
Quando encontrar os nomes dos restaurantes de Amalfi e de Capri, faço outro post.
Já aproveitando o tema, em Positano fiquei hospedada no B&B Casa Cuccaro, acima de Positano. Mas não achei a localização muito boa em termos de deslocamentos. E para nós o carro não funcionou. Devolvemos e fizemos todos os passeios com ônibus ou barco. Ficamos 3 noites e dedicamos um dia a Positano, outro a Capri e o terceiro a Amalfi e Ravello.

Ludmila
LudmilaPermalink

Em Ravello, restaurante Cumpa Cosimo. Estive lá em 2007. De qualquer forma lembro que gostamos muito da comida. É uma autêntica trattoria italiana e a dona do lugar (eu acho que é a dona), Netta, é muito simpática e alegre.

Marisa
MarisaPermalink

Recomendo o Restaurante e Hotel Buca di Bacco, em Positano, Itália....
É simplesmente divino, a comida, a localização, o por do sol, etc, enfim, tudo de bom!

Gabriela (Gabgaby)
Gabriela (Gabgaby)Permalink

Oi Riq, já faz muito tempo que não comento, embora passe sempre por aqui.
Por acaso estive em Capri e na Costiera no último fim de semana, acompanhando amigos do Rio.
Depois volto com mais calma, mas, para não deixar passar uma lembrança imediata, deixo duas indicações:
Em Capri: Capri Pasta - via P. Canale 12 foi meu marido que sugeriu, pois algum amigo havia mencionado os ravioli capresi (também os ravioli fritos, que são típicos de Capri). Fica bem perto da piazzetta e não é uma arapuca para turistas. Enquanto comíamos, vi vários moradores locais passando para comprar alguma coisa. O lugar é pequeno e não tem lugar para sentar, mas os ravioli eram deliciosos e, melhor, o rapaz que nos atendeu (não perguntei, mas creio que seja o proprietário) era simpaticíssimo (o que não é exatamente uma regra por aqui).
Outra dica imperdível é um restaurante em Cetara. Chama-se Al Convento (o local era um antigo convento) e, além do altíssimo astral do proprietário e Chef, Pasquale Torrente, o peixe é fresquíssimo, as receitas são as da tradição e o preço é justo.
Acho que qualquer prato ali é bom, mas um dos mais famosos é a genovese de tonno e o spaghetti con colatura di alici ou os bucatini con pomodoro San Marzano. Servem também pizza, mas acho que, com tanto peixe fresquinho, seria um pecado comer só a pizza (não posso dizer se é boa ou não, pois ainda não experimentei).. Há escolha também de sopas como a classica di fagioli e cozze.
Nós pedimos antipasto, primo e segundo (um atum como eu nunca comi antes na vida) pratos, mais vinho e pagamos 40€ por cabeça. Como conheço o Pasquale vou dizer a ele que capriche ainda mais para os meus compatriotas que forem lá seguindo essa minha indicação aqui no Viagem (não vou ganhar nada além do prazer de dar uma boa indicação e porque sou super admiradora do Riq).
Mas se o Al Convento estiver cheio, pode-se comer bem também no Acquapazza ou San Pietro, segundo me dizem. Eu só comi no Al Convento.
Se alguém for no esquema mais de sanduíche tem o Pane e Coccosa, na mesma rua do Al Convento.
Para quem vai de carro, atenção para não estacionar nas vagas dos residentes: a multa é certa e vem rápido. A gente quase dançou nessa.quem estiver com criança pode gostar da praia também.
Gabriela Vidal

Meilin
MeilinPermalink

Vou repetir aqui meus pitacos de Positano pra Cristina:

Se for de carro, procure deixá-lo parado no hotel: Positano só tem uma rua, é um circuito de mão única e é proibido estacionar ao longo dessa rua. Lá tem uma linha de ônibus que fica circulando pela cidade. Só use o carro pra ir a outra cidade ou pra ir jantar nesse restaurante aqui:

La Tagliata http://www.latagliata.com/

La Tagliata
Via Tagliata n°22
84017 - Positano (SA)
Tel. (+39) 089 875 872
Fax. (+39) 089 812 2020

fica encarapitado no alto da montanha, peça ao restaurante uma van pra te apanhar, é de graça. A comida é típica, mas no final eles serviram um churrasco (!), não se se foi pra agradar os brasileiros, mas valeu muuuuito o passeio. Lá de cima se pode observar os barquinhos iluminados no mar. Pode #sijogar nos antipasti e nas massas, são de primeira qualidade.

Outro restô muito gostoso foi esse aqui:
C'era una Volta
http://www.ristoranteceraunavolta-positano.com/
Via Guglielmo Marconi, 127, 84017 Positano, Itália
0039 089811930

O chef é um brasileiro gorducho e mega-simpático.

Outra coisa que eu adorei foram as lojas de roupa. Tudo me pareceu lindo, esvoaçante, chique e fresquinho.

Barbara
BarbaraPermalink

Oi Ricardo, tudo bem?

Não sei se poderá ser útil para o seu artigo, mas existem várias dicas bacanas não só de restaurantes como de organização prática da viagem na nova versão em português do site http://www.positano.com/pt/index (eu que estou traduzindo o site para o português).

Espero que possa ser útil para você e para os viajantes de plantão.

Um abraço,

Barbara

Sempre na campanha para aumentar a quantidade de informações de qualidade sobre a Itália em língua portuguesa. smile

Cristina
CristinaPermalink

Queria ter esse post antes de ter ido mês passado rsrs pq senti falta de dicas então bora contribuir! Adicionando a dica da Meilin, para o La Tagliata, se você for no verão, não deixe de reservar antes - nós não conseguimos por isso. Reforço a dica da Ludmila: Tratoria Cumpa Cosino em Ravello, onde a dona nos ofereceu um tiramissu de tirar o chapéu (indicado em vários blogs). Em Positano, almoçamos e jantamos nos restaurantes da família da nossa pousada, Villa del Palme, ambos na Via Pasitea: Saraceno D´Oro(254) e Mediterraneo (236), onde a noite eles tem um cantor muito engraçado que distribui instrumentos, alegrando o ambiente com músicas italianas e onde comi a melhor pasta ao molho de peixe da minha vida: spaguetti preto e branco com pedacinhos pequenos e macios de peixes num molho sem igual. Em Anacapri indico o restaurante onde jantamos 2 das 3 noites por que gostamos muito do cardápio, do preço e do atendimento: Il Saraceno Di Cafiero Celestini na Via Trento e Trieste, 18. A foto do Trip Advisor traz inclusive quem nos recebeu alegramente as duas vezes as 21:30. Descendo a rua principal de pedestre de Anacapri é uma transversal antes de chegar na praça. Em Amalfi, jantamos num restaurante que não é imperdível então não vou indicar.

Nelson
NelsonPermalink

Em Sorrento restaurante Caruso, numa pequena travessa da praça principal, junto ao Hotel Palazzo Guardati.
É também um pequeno museu com objetos e pôsteres do cantor Caruso.Quando estive lá, além de ter sido bem recebido, o auxiliar de cozinha veio nos cumprimentar, é um brasileiro de Minas.

Ludimila
LudimilaPermalink

Eu fui à Costa Amalfitana em julho de 2008, então já faz bastante tempo. O único restaurante que eu recomendo por ter sido divino foi do hotel onde ficamos: Grand Hotel Excelsior (http://www.excelsior-hotel.it/en/). Fica no alto da montanha, e tem uma vista maravilhosa do mar. O restaurante tem mesas na varanda, o que também torna o lugar especial. Na época, havia um recepcionista português no hotel, o que facilita o contato.
Para completar minha dica, eu sugiro um refresco feito de limão siciliano (limoncello). É refrescante e uma delícia!

Jimmy Duarte
Jimmy DuartePermalink

Ah... Eu tenho um ótimo restaurante para indicar em Positano... o nome é: Saraceno D’Ouro. Foi o melhor restaurante que já fomos na Itália, pela comida e pelo ótimo atendimento que só um restaurante familiar italiano pode oferecer. Não deixe que experimentar a bruscheta e spaghetti alla putanesca. Incrível!!! Eles tem um site meio mequetrefe: http://www.saracenodoro.it/ Tb tinha o Cafe Positano - Outro excelente restaurante. Mas com o diferencial da vista, a mais bela de Positano.

Mais dicas da Itália e da Costa Amalfitana em nosso blog: http://basicoamais.wordpress.com/

Valeu!

Andréa
AndréaPermalink

Para fazer a extravagância da viagem ou comemorar uma data especial, recomendo o La Sponda, restaurante do hotel Le Sirenuse, em Positano.
Jantar super romântico a luz de velas e ao som de violinos. Reserve uma mesa próxima a janela e sinta-se protagonista do filme Only You.

Vladimir
VladimirPermalink

Olá, Pessoal!

O restaurante que mais gostei nos dias em que ficamos na Costiera foi o "IL PONTILE", fica em MINORI. Entrada, prato principal, vinho, sobremesas e café perfeitos!!! Almoçamos lá e foi tudo de bom!

Sobre os transportes eu fui um dos que passou por uma experiência traumática de ônibus! Já detalhei nosso dia em algum post do VNV. Resumidamente, eu jamais faria RAVELLO de ônibus! No máximo iria até AMALFI!!! Tínhamos planos de chegar de volta a Sorrento por volta das 18/19h e chegamos lá pelas 23h! A espera pelos ônibus era sempre grande! Lá em cima em Ravello foram cerca de 2 horas, assistindo os 3 motoristas de taxi enchendo os bolsos com as pessoas que desistiam de esperar ou tinham compromisso!!!
Outra coisa é que não dá para saltar dos ônibus nos melhores mirantes, que ficam, em minha opinião, entre Sorrento e Positano! Com certeza, quando voltar alugarei um carro e serei bem mais Feliz!

Um lugar de Sorrento que vale demais uma visita é "Capo di Sorrento"!!! Um paraíso, para um mergulho inesquecível!!! Pega-se o ônibus Orange, no centro e em menos de 15mim o motorista te deixa no ponto de onde faz uma caminhada de cerca de 10 mim até chegar no local! Esse é um lugar mágico que merece um post, Comandante!!!
Primeiro fomos no Dia em que chegamos, por indicação do dono de nosso hotel!!! Voltamos no Dia em que fomos a Positano! O calor estava fortíssimo, a gente deu uma volta por Positano, tomou um sorvete e voltamos rapidinho para o hotel, colocar roupas de banho e correr para um tchibum em nosso paraíso escondido de Sorrento!
Por coincidência publiquei, na semana passada, o vídeo, que faço pra mim e família, do 1º dia de mergulho:
https://www.youtube.com/watch?v=ADA-73kFTgM

Obrigado,
Vladimir.

Fernando
FernandoPermalink

Coincidência boa! Chegamos ontem de lá (19.09). Em Positano (na via pasitea) o Saraceno D'Oro é o mais agradável e o de disparado melhor atendimento e de custo/benefício. Você é tratado de uma forma calorosa e acolhedora, a comida é muito boa. Ganhou um repeteco. No mais, experimentamos outras opções nos 04 dias em que lá ficamos baseados (não gostamos muito do Da Vicenzo; gostamos do Cafe Positano, dos que tenho lembrança agora. No quesito praias, demos preferência a Fornillo e de lá, após experimentarmos as alternativas, preferimos a f.lli grassi (barraca de praia), pelo cardápio mais abrangente e pela simpatia. Como almoçamos por lá, ainda ganhamos desconto no aluguel das cadeiras. Nessa mesma viagem ficamos 03 dias em Capri e, também ganhando por larga vantagem, elegemos o Da Tonino. Fica na Via Dentecala, bem longe da concentração de turistas. Comida formidável, ambiente muito bonito e acolhedor para um jantar (a noite, usam uma iluminação que favorece o clima). Com direito a uma boa garrafa de tinto (que estava entre as mais baratas, mas excelente), dois pratos principais, duas sobremesas e gorjeta, gastamos cerca de 95 euros, o que é bom para o "padrão Capri de extorsão" (na via Camerelle, o Edode dá uma boa noção de se sentir assaltado, pelo péssimo - na minha opinião- custo/benefício). Em nossa chegada à ilha, almoçamos no restaurante de nosso hotel, o Casa Morgano, e foi muito, muito bom e o preço ficou tambem na faixa de 90-100 euros. É isso... Espero ter ajudado.

Claudia
ClaudiaPermalink

Quando estive na Costa Amalfitana fiquei hospedada no Hotel Vittoria em Positano e recomendo, ele fica no alto da montanha, tem preços acessíveis e uma varanda enorme repleta de bungavilles onde o café-da-manhã é servido todas as manhãs com uma vista maravilhosa do mar.
O relato da viagem tem cheirinho de Limoncello (o limão que é a base para muitas bebidas e praticamente o símbolo da Costa Amalfitana) em http://sanzovo.wordpress.com/2010/08/05/only-us-em-positano/

Fabiola
FabiolaPermalink

Minhas dicas de viagem da costa amalfitana estão aqui:

http://bemsortido.wordpress.com/2013/06/07/minhas-dicas-da-costa-amalfitana/#more-294

Recomendo os seguintes restaurantes:
Restaurante Il Riccio - em Capri, perto da Gruta Azurra, que tem uma sala inteira de sobremesas e uma vista do mar azul incrível,
Restaurante D'Amore - num dos becos de Capri, ótimo atendimento,
Restaurante do Hotel Palazzo Sasso - em Ravello, que tem uma vista maravilhosa,
Restaurante do Hotel Palazzo Murat - em Positano, com vista para a abóbada de mosaicos da igreja,
Restaurante Il Capitano - em Positano, com ótimo atendimento,

Boa viagem!!!

Silvia Nogueira Pires
Silvia Nogueira PiresPermalink

Positano
- Restaurante La Sponda @Le Sirenuse: maravilhoso
- Restaurante do Hotel San Pietro
- Restaurante Palazzo Murat, do Hotel
- Restaurante Max ( fomos 2 vezes! )
- Restaurante Da Constantino ( bom Filé Mignon )
-Restaurante Le terrazzi
* Ouvi falar bem do La Capannina e do Da Gemma, uma típica trattoria caprese.

Capri
-Restaurante Da Paolino (em baixo de Limoeiros) : os pratos são gigantes e ainda tem uma mega mesa de antipastos, então independente de comer os antipastos ou não IMPERDÍVEL !!!
-Via palazzo a Mare
-Aurora (melhor comida) Pizza tb. Via Fuorlovado, 18-22 - Capri Tel. +39 081 8370181 – um dos melhores restaurantes de Capri, famoso por sua excelente cozinha mediterrânea, e pelas especialidades napolitanas e capreses. Pedir de entrada a divina fiori de zucca frita. As mesas na calçada, são charmosas e ideais para ver as belas pessoas passarem.
-IMPERDÍVEL!!!Tomar sorvete na Gelateria Buonocore: Quando uma amiga me deu a dica dessa sorveteria, disse: “segue o cheiro”. Eu não entendi nada… Sorvete tem cheiro? Mas chegando lá, saquei na hora. O cheiro não vem do sorvete (aliás, delicioso), mas da casquinha waffle que é feita na hora. Finíssima, crocantíssima. Um verdadeiro agrado ao paladar! Mas o melhor mesmo são os docinhos em especial um que se chama CAPRILU, nunca comi nada igual.!!!

Ravello:
-Il Flauto Di Pan: Restaurant – melhor restaurante de Ravello
-L'Antica Cartiera
-Figli di papa'
-Rosselinis no Palazzo Sasso hotel: um almoco perfeito, vista incrivel e comida deliciosa.
-Cumpa Cosimo: tratoria,maravilhoso e despretensioso.
-Hotel Caruso Almoce a beira da piscina... Demais!

Suzana Mota
Suzana MotaPermalink

Em Positano fomos muito felizes ao nos hospedar no Punta Regina, na Pasitea,224.O carro não saiu da garagem.
De lá acessamos a pé o Café Positano, bem na curva, com uma bela vista, atendimento e comida muito bons.
Um pouco acima do hotel, no número 242, fomos ao La Terrazza Del NEXT2. Funciona para o jantar. Comida elaborada, de autor, em ambiente aconchegante, bem decorado. Uma boa carta. O jantar combinou perfeitamente com a aura de Positano.
Já na praia, o Buca di Bacco, foi além das nossas expectativas, em um restaurante que imaginávamos ser pegadinha para turista, fomos bem atendidos e os pratos que pedimos vieram com ingredientes locais bem frescos.

A Bóia
A BóiaPermalink

O post editado está aqui:

Costa Amalfitana: um roteiro completo em 60 dias