Costa Amalfitana: você tem um restaurante para indicar? 1

Costa Amalfitana: você tem um restaurante para indicar?

Locanda del Marinaio, Amalfi

Estamos trabalhando numa supercompilação de dicas de leitores para a Costa Amalfitana.

No entanto, por mais que a gente esprema as caixas de comentários, não conseguimos extrair muitas dicas de onde comer.

Eu até sei por quê — na Itália, depois que você treina o olhar para evitar as arapucas-pra-turista, é muito fácil (e divertido) escolher um bom restaurantezinho na rua.

Mas… vai que você tenha anotado o nome do lugar em que comeu a massa mais inesquecível da viagem… o restaurantezinho que valeu pela vista… o lugar em que você não se sentiu assaltado em Capri… a cantina escondidinha no centrinho antigo de Sorrento…

Conta pra gente! Estão valendo todas as cidadezinhas da Costa Amalfitana e também a ilha de Capri.

Grazie mille!

Leia mais:

21 comentários

Queria ter esse post antes de ter ido mês passado rsrs pq senti falta de dicas então bora contribuir! Adicionando a dica da Meilin, para o La Tagliata, se você for no verão, não deixe de reservar antes – nós não conseguimos por isso. Reforço a dica da Ludmila: Tratoria Cumpa Cosino em Ravello, onde a dona nos ofereceu um tiramissu de tirar o chapéu (indicado em vários blogs). Em Positano, almoçamos e jantamos nos restaurantes da família da nossa pousada, Villa del Palme, ambos na Via Pasitea: Saraceno D´Oro(254) e Mediterraneo (236), onde a noite eles tem um cantor muito engraçado que distribui instrumentos, alegrando o ambiente com músicas italianas e onde comi a melhor pasta ao molho de peixe da minha vida: spaguetti preto e branco com pedacinhos pequenos e macios de peixes num molho sem igual. Em Anacapri indico o restaurante onde jantamos 2 das 3 noites por que gostamos muito do cardápio, do preço e do atendimento: Il Saraceno Di Cafiero Celestini na Via Trento e Trieste, 18. A foto do Trip Advisor traz inclusive quem nos recebeu alegramente as duas vezes as 21:30. Descendo a rua principal de pedestre de Anacapri é uma transversal antes de chegar na praça. Em Amalfi, jantamos num restaurante que não é imperdível então não vou indicar.

Oi Ricardo, tudo bem?

Não sei se poderá ser útil para o seu artigo, mas existem várias dicas bacanas não só de restaurantes como de organização prática da viagem na nova versão em português do site https://www.positano.com/pt/index (eu que estou traduzindo o site para o português).

Espero que possa ser útil para você e para os viajantes de plantão.

Um abraço,

Barbara

Sempre na campanha para aumentar a quantidade de informações de qualidade sobre a Itália em língua portuguesa. 🙂

Vou repetir aqui meus pitacos de Positano pra Cristina:

Se for de carro, procure deixá-lo parado no hotel: Positano só tem uma rua, é um circuito de mão única e é proibido estacionar ao longo dessa rua. Lá tem uma linha de ônibus que fica circulando pela cidade. Só use o carro pra ir a outra cidade ou pra ir jantar nesse restaurante aqui:

La Tagliata https://www.latagliata.com/

La Tagliata
Via Tagliata n°22
84017 – Positano (SA)
Tel. (+39) 089 875 872
Fax. (+39) 089 812 2020

fica encarapitado no alto da montanha, peça ao restaurante uma van pra te apanhar, é de graça. A comida é típica, mas no final eles serviram um churrasco (!), não se se foi pra agradar os brasileiros, mas valeu muuuuito o passeio. Lá de cima se pode observar os barquinhos iluminados no mar. Pode #sijogar nos antipasti e nas massas, são de primeira qualidade.

Outro restô muito gostoso foi esse aqui:
C’era una Volta
https://www.ristoranteceraunavolta-positano.com/
Via Guglielmo Marconi, 127, 84017 Positano, Itália
0039 089811930

O chef é um brasileiro gorducho e mega-simpático.

Outra coisa que eu adorei foram as lojas de roupa. Tudo me pareceu lindo, esvoaçante, chique e fresquinho.

Oi Riq, já faz muito tempo que não comento, embora passe sempre por aqui.
Por acaso estive em Capri e na Costiera no último fim de semana, acompanhando amigos do Rio.
Depois volto com mais calma, mas, para não deixar passar uma lembrança imediata, deixo duas indicações:
Em Capri: Capri Pasta – via P. Canale 12 foi meu marido que sugeriu, pois algum amigo havia mencionado os ravioli capresi (também os ravioli fritos, que são típicos de Capri). Fica bem perto da piazzetta e não é uma arapuca para turistas. Enquanto comíamos, vi vários moradores locais passando para comprar alguma coisa. O lugar é pequeno e não tem lugar para sentar, mas os ravioli eram deliciosos e, melhor, o rapaz que nos atendeu (não perguntei, mas creio que seja o proprietário) era simpaticíssimo (o que não é exatamente uma regra por aqui).
Outra dica imperdível é um restaurante em Cetara. Chama-se Al Convento (o local era um antigo convento) e, além do altíssimo astral do proprietário e Chef, Pasquale Torrente, o peixe é fresquíssimo, as receitas são as da tradição e o preço é justo.
Acho que qualquer prato ali é bom, mas um dos mais famosos é a genovese de tonno e o spaghetti con colatura di alici ou os bucatini con pomodoro San Marzano. Servem também pizza, mas acho que, com tanto peixe fresquinho, seria um pecado comer só a pizza (não posso dizer se é boa ou não, pois ainda não experimentei).. Há escolha também de sopas como a classica di fagioli e cozze.
Nós pedimos antipasto, primo e segundo (um atum como eu nunca comi antes na vida) pratos, mais vinho e pagamos 40€ por cabeça. Como conheço o Pasquale vou dizer a ele que capriche ainda mais para os meus compatriotas que forem lá seguindo essa minha indicação aqui no Viagem (não vou ganhar nada além do prazer de dar uma boa indicação e porque sou super admiradora do Riq).
Mas se o Al Convento estiver cheio, pode-se comer bem também no Acquapazza ou San Pietro, segundo me dizem. Eu só comi no Al Convento.
Se alguém for no esquema mais de sanduíche tem o Pane e Coccosa, na mesma rua do Al Convento.
Para quem vai de carro, atenção para não estacionar nas vagas dos residentes: a multa é certa e vem rápido. A gente quase dançou nessa.quem estiver com criança pode gostar da praia também.
Gabriela Vidal

Recomendo o Restaurante e Hotel Buca di Bacco, em Positano, Itália….
É simplesmente divino, a comida, a localização, o por do sol, etc, enfim, tudo de bom!

Em Ravello, restaurante Cumpa Cosimo. Estive lá em 2007. De qualquer forma lembro que gostamos muito da comida. É uma autêntica trattoria italiana e a dona do lugar (eu acho que é a dona), Netta, é muito simpática e alegre.

Acredito que faço turismo gastronômico, daqueles de fotografar todos os pratos …. hummmm!!
Em Positano indico os seguintes:
Caffè Positano https://www.caffepositano.it/
Il Ritrovo https://www.ilritrovo.com/ (é na verdade acima de Positano. As regiões de Nocelle e Montepertuso têm restaurantes mais autênticos e menos turísticos);
Le Sirenuse https://www.sirenuse.it/it/21/ristorante.aspx
Quando encontrar os nomes dos restaurantes de Amalfi e de Capri, faço outro post.
Já aproveitando o tema, em Positano fiquei hospedada no B&B Casa Cuccaro, acima de Positano. Mas não achei a localização muito boa em termos de deslocamentos. E para nós o carro não funcionou. Devolvemos e fizemos todos os passeios com ônibus ou barco. Ficamos 3 noites e dedicamos um dia a Positano, outro a Capri e o terceiro a Amalfi e Ravello.

Já estivemos duas vezes lá. Não consigo me lembrar de um restaurante específico. O que me faz ter água na boca é recordar os sabores dos peixes e frutos do mar fresquinhos, dos tomates e mozzarellas de búfala… hum!!! Que saudade!

Em Capri, vale pegar um ônibus de linha e ir até AnaCapri, a parte da ilha onde se encontra a Grotta Azzurra. Além de eliminar o alto valor dos barcos para chegar a atração (cerca de 15 euros), você pode ainda almoçar por lá, pois os restaurantes são menos turísticos e ao meu ver, mais gostosos. As pizzas de variados sabores saem em média 7 euros e uma massa, 10 euros. É possível encontrar coisinhas para comer rapidamente (um pecado na Itália, mas ás vezes necessário) como aranccini, pizzas por pedaços entre outros. Os souvenires também são mais baratos por lá, além dessa parte da cidade ser linda e ter muiiito menos turistas. 😉 Auguri!

Vale sorvete?

Buonocore Gelateria, em Capri. O aroma da casquinha feita na hora é de morrer…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito