Santo Amaro do Maranhão: as lagoas mais lindas (e perenes) dos Lençóis Maranhenses

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Lagoa das Cabras, Santo Amaro do Maranhão

Lagoa das Cabras, Santo Amaro do Maranhão

Quem acompanha o meu Instagram viu que eu retomei a Expedição #VnVBrasil no comecinho de agosto. Voltei ao Amazonas só para conhecer o lindo projeto da Reserva Mamirauá, em Tefé. Então aproveitei que precisaria fazer uma escala em Brasília e fiz um bate-volta para fotografar a cachoeira de Santa Bárbara, em Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros, que eu não tinha conseguido visitar quando estive lá ano passado. De Brasília voei para Imperatriz, de onde segui a Carolina, para investigar o que é que a Chapada da Mesas tem.

Quando eu já estava em São Luís, porém, uma gripe que eu tinha pego no Amazonas adquiriu proporções preocupantes. Derrubado, peguei um avião pra São Paulo e vim me recuperar da virose e do ritmo insano da viagem. O corpo estava pedindo descanso.

Tinha um evento em São Paulo dia 22 de setembro, então só caí na estrada de novo dia 23. Já estaria tarde para ir aos Lençóis Maranhenses, a parte seguinte do itinerário; as lagoas já deveriam estar secas nesta época. Mesmo assim, mantive o roteiro original. Já tenho fotos lindas dos Lençóis; o meu interesse maior era atualizar informações de logística e hospedagem.

Todo o transporte a Santo Amaro do Maranhão -- meu pedacinho favorito dos Lençóis -- agora é feito por vanzeiros. As vans saem de madrugada (3 da manhã!) ou no início da tarde e deixam na beira da estrada, em Sangue, onde é feita a conexão com a jardineira que leva mais duas horas e meia até a cidadezinha (esta segunda parte já era assim antes, mas o trecho de/para São Luís era feito de ônibus).

Santo Amaro do Maranhão

Santo Amaro do Maranhão

Santo Amaro ganhou calçamento no miolinho central -- e quando você anda em alguma parte da vila que não esteja calçada, você entende por que não pode impor aos outros a noção romântica de que a areia é mais natural.

Santo Amaro do Maranhão

Santo Amaro do Maranhão

Depois de dormir a manhã toda (vim na van da madruga), acertei com o (excelente) guia Dom uma caminhada até a Lagoa da Gaivota (R$ 70). O mais incrível de Santo Amaro é que a vila está no meio da areia, colada ao parque nacional. Entre junho e agosto, em meia hora de caminhada você já chega às lagoas. Agora no fim de setembro, muitas já estão secas. Mas a Lagoa da Gaivota, a uma hora e meia de pernada, ainda mantém o formato e a beleza.

A caminho da Lagoa das GaivotasLagoa da Gaivota

Lagoa da Gaivota

O Dom sugeriu que a gente continuasse mais vinte minutos adiante, para chegar à Lagoa das Andorinhas, que ainda estaria bem cheia. Não foi exagero de vendedor: a lagoa estava lindona e grande volume d'água. Segundo o Dom, ela vai perder diâmetro e volume, mas deve agüentar bonita até o feriado de outubro, mole.

Lagoa das AndorinhasLagoa das Andorinhas

Lagoa das Andorinhas

Chegamos de volta à vila já escuro, depois de 4 horas de caminhada (com todas as paradas para fotos). É preciso algum costume de caminhar na areia (eu adoro andar na praia) para gostar da experiência. Mas pra quem gosta, é fantástico. Caminhar pelas dunas e lagoas é uma experiência muito mais intensa do que assistir pela janela do jipão. O desenho das dunas fica tão bonito (e importante) quanto as lagoas. Saindo na hora em que saímos (3 da tarde) o calor e sol logo deixam de incomodar; o vento fresco prevalece, e a água das lagoas é deliciosamente refrescante.

Se o passeio do dia de chegada já tinha sido surpreendente (lembre que eu esperava encontrar as lagoas secas!), o do segundo dia foi um desbunde total (alguém ainda entende isso?).

Os outros turistas da minha pousada -- de quem eu tinha pego implicância a um nível irreversível desde que entraram às 3h30 da manhã na minha van CONVERSANDO ABROBRINHAS EM VOLUME MÁXIMO enquanto os outros passageiros (gente humilde de Santo Amaro, uma mulher grávida) tentavam dormir -- iam fazer o passeio tradicional à lagoa da Betânia, com extensão até o oásis do rio Espigão. Eu queria distância do grupo, e topei de cara quando o Dom me sugeriu um passeio de jipe a um ponto do parque logo adiante das lagoas Emendadas, onde quase ninguém vai e onde as lagoas ainda estão bonitas nesta época. Bora nessa!

Lagoas EmendadasLagoas Emendadas

Lagoas Emendadas

Foram os R$ 260 mais bem investidos desta expedição. No papel de navegador, Dom orientou o motora Gil pelo lado duro de cada duna até chegar à Lagoa da Pedra, que está tão cheia que "não seca mais até a estação das chuvas", nas palavras do guia. No canto mais fundo não dá pé!

Lagoa da PedraLagoa da Pedra

Lagoa da Pedra

De lá fomos ao ponto alto da minha experiência nos Lençóis, incluindo a primeira viagem.

Lagoa das Cabras

Lagoa das Cabras

A Lagoa das Cabras é um conjunto de lagoas que podem ser observadas do topo de dunas altíssimas -- é o mais próximo que pode haver de um sobrevôo, e com o bônus de poder caminhar por elas e cair n'água quando quiser.

Lagoa das CabrasLagoa das Cabras

Lagoa das Cabras

Lagoa das CabrasLagoa das Cabras

Lagoa das Cabras

Se você também vai chegar atrasado nos Lençóis Maranhenses, vai por mim: durma em Santo Amaro e passeie com o Dom (dombritos@hotmail.com).

Leia mais:

115 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Sergio
SergioPermalink

Sensacional! Santo Amaro sem dúvida abriga a parte mais bonita dos Lençóis Maranhenses! Eu conheço e vale muito à pena, mas não conhecia a Lagoa das Cabras e já está na minha lista dos próximos destinos. Quando vemos os Lençóis nas fotos de satélite ou do Google Earth dá pra imaginar o tanto de lagoas e recantos ainda não explorados nessa região, sem contar na constante mudança da paisagem pelo vento!

Majô
MajôPermalink

Riq, você esteve no paraiso !! Já tinha acompanhado suas fotos, no Instagram. Paisagens belas, belíssimas !!!!
A vontade que dá agora, é de pegar o avião e seguir seu trajeto tim por tim tim lol lol

Márcia Funayama
Márcia FunayamaPermalink

Olá, tenho 2 crianças 4 e 8 anos, acha que dá prá ir com elas nos Lençois? Tem como conhecer essas maravilhosas lagoas com 4 x 4 pois elas não aguentariam andar tanto... Quantos dias é legal ficar em Santo Amaro?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Márcia! Santo Amaro não é para os fracos! A viagem não é recomendada a crianças; é preciso enfrentar duas horas e meia de jardineira para ir e voltar, na areia, e as pousadas são bastante simples. Barrerinhas é mais indicada como base para um turismo mais confortável dos Lençóis.

Rafaella
RafaellaPermalink

Oi Márcia, tbm te aconselho Barreirinhas que tem mais estrutura para criança, levei meu filho de 3 anos e ele adorou!

Gustavo - Viajar e Pensar

Etâ país lindo este nosso.

Comandante arrasando nas fotos e instagrans!!

Em breve espero pisar nestas areias.

Abraço !!

@GusBelli

marcelo
marceloPermalink

Coisa linda esse meu maranhao hein, vergonha alheia pra mim que saiu do pais pra conhecer outras culturas e a minha que é bom nada haha. Parabens pelo post!

Quenia  - Viagens por aí

Que máximo!!!! Eu quero. Fui aos Lençóis em 2000, mas não conheci estas lagoas. Seguirei seu passos na próxima oportunidade.
Obrigada e abraços.

JB
JBPermalink

AInda tenho que voltar aos Lençóis na época de lagoas cheias...

Raquel
RaquelPermalink

Maranhão é meu roteiro para as próximas férias, porém meu planejamento era Carolina (aliás estou louca para ler o que você tem a me dizer sobre) mas depois dessas fotos, sei que vou ter que esticar minha viagem. Espero ir em uma época boa para visitar ambas regiões!!

Claudio
ClaudioPermalink

ah, preciso conhecer...

Cristina
CristinaPermalink

Ainda tenho que voltar aos Lençóis na época das cheias - ops não, quando fui até choveu e havia quase uma década a menos de destruição da camada de ozônio do que hoje - mas brincando com o JB, afirmo que tenho que voltar lá para fugir de Barreirinhas e conhecer esse lugar simpático. A paz e a harmonia que se sente num lugar desse...

Arthur | Agora vai MESMO

Riq, voltou a provar o camarão da Luzia? Ela ainda está lá?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Arthur! A Luzia é em Atins! Acho que o Comandante vai passar lá, sim!

Carmem
CarmemPermalink

Que viagem! Dá vontade de ir já pra lá!
E eu que achava que Atins e Barreirinhas era tudo...

Carmen
CarmenPermalink

Grande beleza!
Só uma pessoa como você usaria a viagem, na estação quase seca, para descobrir novos lugares para visitar. Os outros, se contentar com uma pequena Lagoa, mas você passar por essas dunas, da areia branca, para explicar sua descoberta e compartilhar com nós, seus leitores. Obrigada, Ricardo.
(sorte que a gripe passou e você esta bem!)

Amanda Missel
Amanda MisselPermalink

Oi Riq! Maravilhosa sua viagem!!! Vc recomenda quantos dias p aventureiros conhecerem todo o Parque dos Lençóis ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Amanda! Vem aí um Miniguia com todas as indicações. A viagem fica bacana com uma semana de permanência entre as várias bases.

Márcia Funayama
Márcia FunayamaPermalink

Em julho fiz com as crianças 4 e 8 anos, Fortaleza/Jericoacoara numa Land Rover off road (pela praia) o percurso durou 8 hs, e elas amaram. Acha que não dá prá conhecer Santo Amaro e a Rota das Emoções de 4 x 4?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Márcia! Não é possível cruzar o parque dos Lençóis Maranhenses de jipe, o Ibama não permite. É possível fazer apenas incursões a lagoas pré-determinadas partindo de Barreirinhas, Atins e Santo Amaro. A viagem de Barreirinhas às dunas de Santo Amaro em jipe vai pelo mesmo caminho da Toyota: depois de vencido o asfalto (40 minutos), são duas horas e meia supersacolejantes por um caminho de areia no meio do mato -- não é por dunas. Para efeito de comparação, o caminho de Jijoca a Jeri pela duna leva 40 minutos; pela praia, menos.

Atins também está a duas horas de jipe, se o caminho for pela areia.

O trajeto de Caburé a Paulino Neves pela areia é curto, e de Paulino Neves até Camocim vai pelo asfalto.

Luciana Betenson
Luciana BetensonPermalink

Que viagem! Morri com estas fotos do Atacama tropical brasileiro rsrs... Uma viagem que está no topo da minha lista de viagens desejadas. Adorei Riq! Beijos,

Flavia Walker
Flavia WalkerPermalink

Vou com meu marido no fim de outubro p/ S.Luís e estamos meio fora de forma mas planejamos dar um pulo em Santo Amaro. Tem jeito de ver ao menos uma lagoinha sem ter que caminhar na areia por horas?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Flavia! O segundo passeio do Ricardo foi feito de jipe. Quando chegar perto da sua viagem, ligue para o Dom e pergunte se está valendo a pena ainda o passeio. O tel é 98/9981-9574.

Karol
KarolPermalink

Olá! Gostaria de saber de onde que saem as vans pra Santo Amaro em São Luis. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Karol! As vans pegam os passageiros em casa ou nos hotéis. Dá também para embarcar no aeroporto. Ligue para o Denílson: 98/8808-9190.

Karol
KarolPermalink

Muito obrigada, mais uma vez!

Juliana
JulianaPermalink

Olá Boia, estou indo para Barreirinhas amanha, e gostaria de dar um pulo em Santo amaro, você tem o contato de alguém que possa me pegar em sangue de 4x4 ?

Eu vou pegar o ônibus da cisne branco as 06:00 em barreirinhas e a previsão de chegada em sangue é por volta das 07:10.

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juliana! Você deveria ter combinado isso com uma pousada antes. 6h é o horário em que as toyotas saem de Sangue para Santo Amaro. Há outras que passam no fim da tarde. Você vai teria que ficar esperando o dia inteiro no ponto ou fretar uma toyota sozinha, o que sairia caríssimo.

Os operadores de carro de linha para Santo Amaro são Tomás(98) 8836-4099, Denilson (98) 8808-9190 – 9148-8904 e Cito (98) 8784-4044.

Angélica
AngélicaPermalink

Olá Bóia,
Sei que ainda está distante mais já estou programando minha rota das emoções para outubro/14. Gosto de planejar tudo com antecedência. Gostaria que vc me passasse as principais indicaçoes com telefones para eu já ir podendo realizar os contatos. Tel de operadoras, guias, pousadas, onde ir e tudo mais que puder me indicar. Queremos fazer São Luiz / Jeri / Fortaleza.

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Angélica! Aguarde para breve o Miniguia Lençóis Maranhenses que vamos publicar.

Erick
ErickPermalink

Boa tarde.

Será que é uma boa idéia fazer essa viagem em Março? E ficar de Quinta a Domingo?

Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Erick! Para ver as lagoas cheias e aproveitar dias de sol, vá entre julho e setembro.

Regina Sá
Regina SáPermalink

Olá,estou indo com meu marido para São Luis agora em abril. Iremos passar 1 semana nos Lençóis Maranhenses e gostaria de conhecer Santo Amaro e o Delta do Parnaíba. A princípio iremos ficar hospedado em Barreirinha, vocês poderiam me ajudar em um roteiro e contatos de transfer.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Regina! Há agências na cidade nas quais você pode se encaixar nos passeios.

Leia sobre pousadas em Barreirinhas:
https://www.viajenaviagem.com/2013/10/vnvbrasil-em-busca-da-pousada-perfeita-em-barreirinhas/

Eduardo
EduardoPermalink

Olá! Estou programando uma viajem para conhecer os Lençóis Maranhenses no começo de Maio. Qual foi a Pousada em que o Ricardo ficou em Santo Amaro? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eduardo! O Ricardo ficou na Pousada Cajueiro.

http://www.pousadacajueiro.com.br/

Eduardo
EduardoPermalink

Obrigado Bóia! O Ricardo também comentou que o transporte de São Luís para Santo Amaro agora é feito por vans. Essas vans saem do aeroporto ou da rodoviária? Chegando por volta das 12:40h no aeroporto, será que consigo pegar uma dessas vans ainda no mesmo dia? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eduardo! Essas vans passam nos hotéis dos passageiros e no aeroporto. As vans saem de São Luís às 3h30 da madrugada e às 13h30. Agende seu transporte com um desses perueiros:
Denilson: 98/8808-9190 – 98/9148-8904
Tomás: 98/8836-4099
Cito: 98/8784-4044

Lilian
LilianPermalink

Bom dia! Gostaria de informações passeios, hospedagem (valores) para os dia 18 e 19 de abril, somos dois casais, vamos de carro. Aguardando maiores informações.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lilian! Somos um site independente e não agendamos ou orçamos passeios e hotéis. O contato do guia com quem o Ricardo Freire fez os passeios está no post acima.

Helio Fabiano
Helio FabianoPermalink

Boa Tarde

Estou indo aos lenções maranhense em 14 de agosto vou ficar 08 dias estou em duvida como aproveitar melhor meu roteiro poderia me dar umas dicas , estou em duvida de quantos dias ficar e cada lugar ( Barreirinhas, atins e santo amaro ) , de lá vou a Jericoacoara tem informação de quem possa nos levar ? |As agencias tem pedido muito caro e definindo o tempo a ficar em cada lugar isso é ruim

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Helio! Passe dois dias em Santo Amaro (reserve o trânsfer de van entre São Luís e Santo Amaro por meio de sua pousada), três dias em Barreirinhas (vá de carro de linha à BR e siga de ônibus), vá de carro de linha a Atins, fique 3 noites.

Para seguir a Jericoacoacoara você pega o carro de linha em Barreirinhas para Paulino Neves, lá o ônibus para Tutóia e de lá o ônibus para Parnaíba. Em Parnaíba pode ficar uns dias para visitar o Delta do Parnaíba. Siga de ônibus a Camocim. Lá pegue a jardineira para Jericoacoara.

Mayara
MayaraPermalink

Oi Helio, boa tarde, sou a Mayara e gostaria de te indicar uma pousada caso ainda não tenha, a pousada Rancho das Dunas, fica em Santo Amaro e a poucos metros passa o ria Alegre. É uma pousada nova e além da boa estrutura, você pode contar com ótimas dicas e até mesmo passeios oferecidos pela prórpia pousada. Fui lá e amei. Eles são bem receptivos e dispõem de uma ótima equipe para atendê-lo. Ah, e o valor também, tá em conta.Abaixo, segue o link da pousada no facebook. Espero poder ajudá-lo.
Atenciosamente,
Mayara Silva

https://www.facebook.com/rancho.dasdunas.3?ref=ts&fref=ts

Fabiana Sosa
Fabiana SosaPermalink

Conheci o paraiso dos Lençois de 13 a 20 de abril de 2014. A dica para aqueles que nao tem muito tempo, 3 dias inteiros em Sto Amaro é o ideal. Não precisa ir para Barreirinhas pois comparado com o resto deixa a desejar.
Atins já tem a beleza comparada, em uma menor escala de Dunas e lagoas.
Mas tem um porém: O trajeto de Sangue até Sto Amaro são 3 horas pulando e sacudindo em uma toyota lotada, com horarios restritos ( porta a porta c/Jeriel 98 88383029 $30 +20 ate sto amaro) e uma vila bem simples, sem restaurantes ou charme. Mas os passeios e poucos turistas compensam tudo ( Gleyson 98 9913.6510 Hilux confortavel, disponibiliza cadeiras, isopor com gelo e espagueti para flutuar nas lagoas). Vc precisa estar em 08 pessoas para não arcar com o frete total dos passeios ou procurar em outras pousadas + pessoas. Nao ha agencia de passeios. Fique atento onde os turistas desembarcarem na toyota. Além da pousada cajueiro com ar condicionado e cafe da manha caprichado, tem a Ciamat Camp, onde fiquei e adorei (+ roots).Experiencia + ecologica , area verde e para ir a noite na vila deve-se atravessar o rio , com agua pelo joelho. Mas esta "piscina"da pousada faz nos sentir como morador da região, com o rio alegre a nossa disposição a qualquer hora do dia ou noite (a agua é morna e calma)
Passeios em Sto amaro - dica: se vc for ficar + de 1 dia , nao faça Gaivota no 1o dia, pois todos os outros passeios sempre passam por ela e pela Andorinha na volta. Assim vc economiza o frete de $150
Para queimada dos britos é o passeio + completo por ver vegetacao, dunas muitas lagoas e a vila. $ 350 e alguns cobram + $150 do Guia)
Betania $250. Pena q o restaurante estava em reforma e osom bate estaca nao era nada agradavel...
Depois fui para Barreirinhas e Atins. As lagoas de Barreirinhas comparado com Sto Amaro sao feias e lotadas de turistas. Atins já tem a vila + charmosa e menos turistas. A paisagem é diferente de Sto Amaro até a lagoa Verde e ela é bem bonita. O passeio de voadeira ate Atins tambem compensa.
Resumo: Se vc nao liga para conforto e tem poucos dias, fique apenas em Sto Amaro. Se quiser esticar, vá até Atins.

Márcia
MárciaPermalink

Adorei seus comentários, quero fazer Santo Amaro com 2 crianças 5 e 9 anos, o que acha?Tem que andar muito até chegar as lagoas? Vou em julho. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Márcia! Já respondemos essa pra você há um tempinho atrás, aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2013/09/vnvbrasil-ao-vivo-de-santo-amaro-do-maranhao/comment-page-1/#comment-328505

daniel
danielPermalink

esse paraiso é lindo,, estou indo la no meio do ano, agora as lagoas estao todas cheias

Mayara
MayaraPermalink

Oi Daniel, boa tarde, já tem lugar para se hospedar?

Rose
RosePermalink

Olá!

irei pro Maranhão dia 30/08/14
meu roteiro:
2 dias em Santo Amaro
3 dias em Barreirinhas
4 dias em São Luís

Achei pousadas/hotéis mto caros em Santo Amaro (R$120 a diária)
R$110 em Barreirinhas.
alguém conhece outras opções mais baratas?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rose! Você pode usar sites como o Booking para pesquisar preços e avaliar comentários de ex-hóspedes. Clique e veja pousadas de Barreirinhas no Booking.

Ana Kaddoum
Ana KaddoumPermalink

Olá,

Estou indo em Julho para os Lençóis. Não encontrei referência do Riq a qual pousada ele ficou em Santo Amaro e quantos dias ficar em Santo Amaro, em Barreirinhas e em São Luiz.

Obrigada,

Ana Kaddoum

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Anna! Pense em pelo menos dois dias inteiros para Santo Amaro. Ele ficou na pousada Cajueiro. Se você não vai a Atins, então fique três noites.

Vá primeiro a Barreirinhas, para fazer os passeios do Rio Preguiças, e deixe o melhor para o final.

Em São Luís fique três noites: tire um dia para o centro histórico e outro para ir a Alcântara.

Naomi
NaomiPermalink

e a balada em frente a Pousada Cajueiro continua funcionando?
lembro q me disseram q a pousada era bom, mas o barulho incomodava mto...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Naomi! Quando o Ricardo esteve lá, a proprietária disse que continuava lutando para tirar o bar. Indo durante a semana não há problema; o som alto é sexta e sábado.

Naomi
NaomiPermalink

qto ao bar, no problem se você gosta...
Conheci um rapaz que ficou nessa pousada e ele não conseguia dormir, entao ele levantou e foi para a festa! Se essa for sua escolha também, então tudo certo smile

fui em 07/2011 (relato: http://nancinaomi.net63.net/ma.html#lm)
o centrinho já era calçado. E fui d van até Sangue. Dá p/ ir d onibus, mas o bom d ir d van é q teu lugar no 4x4 já fica reservado. Dependendo do dia, pode ficar s/ vaga no 4x4, se chegar em Sangue de onibus.

Além de ser complicado para chegar lá, tinha o problema da falta de saneamento básico. Dependendo do local, a água era meio amarelada. Pelo que entendi a água era de poços.
Continua sem água tratada, sem rede de esgoto e sem coleta de lixo?

RENATA
RENATAPermalink

Ola Boia!

Estou gravida de 4 meses e ja tinha marcado a viagem para slz antes de saber da gravidez.
Irei fazer passeio de um dia e o destino e Barreirinhas e voltamos pra slz no mesmo dia.
MInha gravidez nao eh de risco. Como nunca fui a slz gostaria de saber se eh indicado pra gravidas.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renata! Converse com o seu médico para saber se você pode viajar. Se ele liberar, peça um atestado. A cia. aérea pode pedir para ver.

Paula
PaulaPermalink

Estou indo para São Luis dia 28 de agosto próximo e vou ficar apenas até o dia 3 de setembro (volto no vôo da madrugada, no início do dia 3). Estou pensando em conhecer os Lençóis Maranhenses, mas terei pouquíssimos dias. Bóia, vc acha que compensa? Quanto tempo gastarei para ir até lá? E qual o melhor meio de transporte? Se alguém tb tiver dicas que possa me dar, agradeço...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paula! Com dois ou três dias dá pra ir a Barreirinhas. Mas o ideal é dispor de uma semana.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2014/08/sao-luis-lencois-delta-jeri-transporte-dicas

Paula
PaulaPermalink

Obrigada pelo retorno. Seguindo o conselho de um dos internautas que acompanha o viaje na viagem, como eu, entrei em contato com a Pousada Encantos do Nordeste e descobri que, além da hospedagem, eles oferecem um serviço de transfer por R$ 120,00 ida e volta. Adorei a idéia! Resolvi ir no dia 30/8 e retornar no dia 2/9 (já volto direto para o aeroporto). Pelo menos conheço esta maravilha de lugar. Fica a dica!!

sebas
sebasPermalink

Olá, vou ficar 3 dias em santo amaro, qual seria o roteiro básico? obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sebas! Use as dicas do post acima.

Luciano Gomes do Bonfim

Boa tarde!

Gostaria de saber qual o melhor itinerário que devo fazer no mês de Fevereiro/2015!

Eu, minha mãe e meu sobrinho chegaremos em São Luís em 15/02/2015 (Domingo) e ficaremos até 19/02/2015.
Estou com dúvida quanto a reserva de hotel na capital, pois pelo que ando vendo, os passeios pra Santo Amaro, Atins, Barreirinhas ficam longe da capital.
Como faço? Reservas pousadas nestas localidades e só reservar hotel na capital quando formos voltar?
Grato!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciano! Em fevereiro as lagoas estarão secas, só valeria a pena ir a Barreirinhas para aproveitar o rio Preguiças.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciano! Em fevereiro as lagoas estarão secas, só valeria a pena ir a Barreirinhas para aproveitar o rio Preguiças.

sariza
sarizaPermalink

Olá, estou querendo ir nos lençóis agora no dia 20 de Outubro. Você acha que ainda tem lagoas legais em Santo Amaro? Ah, valeu pelas dicas!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sariza! O Ricardo Freire foi no início de outubro achando que não ia encontrar mais nada e encontrou. Você pode ligar para as pousadas de Santo Amaro e perguntar se ainda vale a pena algum passeio. Daqui de onde estamos é impossível saber.

Ana Izabel Gonçalves
Ana Izabel GonçalvesPermalink

Parabéns pela matéria. Dia 21 de outubro estarei indo para São Lluís para fazer a Rota das Emoções. Terei 12 dias e 11 noites pra fazer isso. Quantos dias você acha que devo ficar em Santo Amaro e se vale a pena fechar pacotes inteiros por São Paulo ou ir fechando pacotes a medida que for descendo até Jeri. Os pacotes estão muito caros. Será que ficaria mais barato? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Izabel! Nessa época você não terá problemas em encontrar hospedagem nos Lençóis. Haverá poucas lagoas que valerão a pena visitar. Ligue para a pousada onde você quer ficar e pergunte se vale a pena ir até Santo Amaro. Se não valer a pena, fique apenas em Barreirinhas e faça os passeios do Preguiças; suba a Atins, passe uns dois dias por lá e siga para o resto do roteiro.

Veja como se deslocar por transporte "público":
https://www.viajenaviagem.com/2014/08/sao-luis-lencois-delta-jeri-transporte-dicas

Adriano Ribeiro
Adriano RibeiroPermalink

Boa tarde!
Estou indo pra Belém de carro com esposa e filho de 4 anos dia 20 novembro,e gostaria de dá uma paradinha p/conhecer os Lençóis Maranhenses. Qual melhor lugar para me hospedar? qual o melhor lugar p/ conhecer, uma vez que levarei meu filho de 4 anos?!
Desde já agradeço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriano! O único lugar acessível de carro comum é Barreirinhas.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/destino/lencois-maranhenses

Adalberto Betti
Adalberto BettiPermalink

Estou indo para Santo Amaro, mas ainda não decidi hospedagem. Alguem tem sugestões. Me falaram da pousada São José da Dna Marineide. Se puderem ajudar eu agradeço. Abçrs a todos

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adalberto! O Ricardo Freire ficou na Pousada Cajueiro:
http://www.pousadacajueiro.com.br/

Entre os comentários acima, os leitores dão outras sugestões de hospedagem. Não temos comentários sobre a pousada São José, mas você pode ver depoimentos de ex-hóspedes no Booking.

Bruna Paixão
Bruna PaixãoPermalink

Olá!

Eu e meu marido iremos fazer a rota das emoções dos Lençóis à Jeri em agosto deste ano. Como os pacotes pelas agencias são muito caros resolvi montar o roteiro sozinha e fazer todo resto por conta como reservas de hospedagem e transporte.
Vamos ficar 19 dias e pretendemos aproveitar ao máximo os lugares. Como temos pouca grana gostaria de saber se existem campings (se são permitidos) nas cidades que vamos passar ou se vcs podem indicar pousadas bem simples e baratas.
Estou começando a pesquisar agora assim gostaria também por favor de indicações de links com infos legais além do de vcs e outras dicas para gastar menos grana possível.
Provavelmente virão outras dúvidas mas por enquanto se puderem me ajudar a começar ficarei muito grata!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bruna!

Desconhecemos campings, mas há pousadas simples em todos os destinos. Mas com a economia dos deslocamentos, você conseguirá se hospedar bem.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2014/08/sao-luis-lencois-delta-jeri-transporte-dicas

Wagner
WagnerPermalink

Pretendo ir aos lençois em março/2015, vou de Pajero Sport diesel 4x4, vai minha esposa e meu cachorro pequeno, favor me informar se com este carro posso chegar em Santo Amaro e se posso armar a barraca em algum lugar em Santo Amaro

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Wagner! Infelizmente não sabemos sobre as condições de camping em Santo Amaro. Você poderá chegar à cidade, dependendo da sua destreza ao volante, mas não poderá entrar no parque, porque apenas veículos autorizados têm esse direito. Note que março é estação das chuvas.

Wagner
WagnerPermalink

Grato pela informação, só um curiosidade , você é ai da região? mora ai?
Abs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Wagner! Sou uma Bóia, por isso flutuante e sem residência fixa smile

Flávia
FláviaPermalink

Boa noite,

Primeiramente gostaria de dizer que o blog é simplesmente lindo! Lindas fotos com informações valiosas!!! Parabéns!

Agora vou para as minhas duvidas rsrs

Acabei de comprar passagem pro feriado de 7 de setembro.
Quero aproveitar essa antecedência pra planejar bem! Chegaremos em São luis dia 4 de setembro de madrugada, e o voo de volta sai na madrugada do dia 9. Ou seja, teremos praticamente 5 dias completos pros lençóis.
No entanto, por ser setembro e minha primeira visita, você me aconselharia a ir para Santo Amaro diretamente ou Barreirinhas? Pensei que talvez Barreirinhas seria melhor pra conhecer as principais atrações, mas fico na dúvida porque não sei se as lagoas estarão cheias suficientemente. Comparando um destino com o outro, qual eu faria melhor proveito na sua opinião (lagoas mais bonitas e mais opções de passeios)?

Desde já, Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Flávia! As lagoas estarão cheias. Santo Amaro tem as lagoas mais bonitas. Barreirinhas tem os passeios do Rio Preguiças. Você pode ficar duas noites em cada lugar, caso consiga quebrar o pacote de feriado que muitas pousadas vão exigir. Atins pode ser uma alternativa para ver lagoas bonitas e o Rio Preguiças na mesma viagem, sem trocar de pousada.

Flávia
FláviaPermalink

Muito obrigada pela resposta!

Apoena Horta
Apoena HortaPermalink

Olá Riq!

Vou chegar a São Luís dia 23/07 as 12h40. Pretendo dormir lá e ir na manhã seguinte para os Lençóis, onde ficarei até 31/07, quando voltarei a são Luís. Ou seja, terei seis dias inteiros em Lençóis. Não gosto de muvucas. O que vc me recomenda de hospedagem? Santo Amaro e Atins? Santo Amaro, Atins e Barreirinhas? E Caburé, vale a pena?

Vc poderia por favor me orientar sobre a logística dos traslados? Se os vilarejos forem muito distantes um do outro, tenho medo de picotar muito a hospedagem e perder os dias nos traslados ao invés de aproveitar as lagoas...

Estou começando a pesquisar esta logística agora, por isso ainda estou totalmente perdida...

Muito obrigada!
Apoena Horta

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Apoena!

Quem responde é A Bóia.

Este post descreve deslocamentos e itinerário:
https://www.viajenaviagem.com/2014/08/sao-luis-lencois-delta-jeri-transporte-dicas

Ludmila Fagundes
Ludmila FagundesPermalink

Olá!

Já estou com hotel reservados em Barreirinhas para abril. Mas fiquei encantada com as Lagoas de Santo Amaro (principalmente a Lagoa das Cabras)... já mandei e-mail para o guia recomendado Dom, mas ainda não obtive resposta. Por acaso você possui o telefone dele? Queria muito marcar um passeio até lá.

Grata, Ludmila.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ludmila! Para fazer passeio em SAnto Amaro é necessário pernoitar por lá. Entre em contato com alguma das pousadas, elas também indicarão guias.

Carolina
CarolinaPermalink

Olá Bóia,
Não estou entendendo uma coisa no trajeto dos Lençois. De Barreirinhas devo ir a Santo Amaro ou até Atins? Pensei em Sao Luis - Barreirinhas, Barreirinhas - Santo Amaro, Santo Amaro - Atins, Atins - São Luis. Procede?
Quanto tempo de Santo Amaro à Atins? E Atins À São Luis?
Tenho 7 dias para tudo ! Entro em contato com as pessoas sugeridas acima pra fazer o transporte? Denilson: 98/8808-9190 – 98/9148-8904
Tomás: 98/8836-4099
Cito: 98/8784-4044

Muito obrigada!
Att.
Carolina

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carolina! Não há transporte direto entre Santo Amaro e Atins, você necessariamente vai passar por Barreirinhas. Os transportadores sugeridos neste post fazem o transporte apenas entre São Luís e Santo Amaro.

Leia sobre transporte em toda a região dos Lençóis neste post:
https://www.viajenaviagem.com/2014/08/sao-luis-lencois-delta-jeri-transporte-dicas

Angela Agra Galvão
Angela Agra GalvãoPermalink

Olá Bóia,
Eu sou fotografa e pretendo ir aos vilarejos que fazem parte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses com mais 4 fotógrafos, em julho próximo.
Gostaríamos de alugar um carro 4x4 em São Luiz, no aeroporto, porque pretendemos decidir onde ficar e quanto tempo ficar, entre S Amaro, Barrerinhas e Atins.
Temos hábitos de ir à lugares de difícil acesso...já estivemos em alguns parques; um deles foi Agulhas Negras, cujo o trajeto, entre Itatiaia e o Abrigo em Agulhas Negras era um caminho bem difícil; um bom pedaço todo de pedra. Eu mesma dirigi.
Já estive em Jeri, em Noronha, no Vale do Catimbau, ....
O que eu gostaria de vcs era saber se vcs tem alguma indicação de onde podemos alugar esse carro?
Sei que não poderei entrar no parque com esse carro, mais a ideia é poder ir e vir, entre os vilarejos procurando lugares diferenciados para fotografar, sem falar dos equipamentos fotográficos que precisamos levar.

agradeço antecipadamente pela atenção; abraços

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Angela! O ideal é vocês contratrem um jipeiro local, numa agência de receptivo de Barreirinhas ou via uma das pousadas em que vocês vão se hospedar. Não adianta alugar um 4x4. Dirigir na areia é para quem está acostumado.

Mariah Martins
Mariah MartinsPermalink

Olá Bóia!
É possível fazer o trajeto de Santo Amaro "direto" para Atins? Sei que terei de ir para Barreirinhas e será um percurso longo, mas gostaria de saber se a probabilidade é grande ou pequena de dar errado? Minha ideia é sair de Santo Amaro e em Barreirinhas pegar direto o passei do Farol, Caburé, ficando em Atins, para não ter de dormir na ida e na volta em Barreirinhas. Você tem alguma dica para organizar isto antecipadamente? Abs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mariah! A única possibilidade de fazer Santo Amaro-Atins direto é fretando um jipe localmente.