Cavas Freixenet
O bacana de passar mais tempo em uma cidade é descobrir atrações além do roteiro turístico mais comum daquele lugar. A Patrícia está em Barcelona por uma temporada longa, e dá a dica de um super passeio sem sair da província: o bate-volta a Sant Sadurní D’Anoia, um município bem próximo da capital que é um importante produtor de cava, o espumante espanhol. Nomes conhecidos das nossas prateleiras, como Codorníu e Freixenet, promovem tours e degustações por lá. Quer saber como fazer uma visita? Vai pela Patrícia:
Estamos morando aqui em Barcelona por dois meses, eu, meu marido e 2 filhos pequenos, e já passeamos bastante. Os bate-voltas listados pelo Comandante são mesmo imperdíveis e hoje fizemos um que considerei também muito interessante em todos os aspectos: facilidade, preço e interesse mesmo. É um passeio à chamada capital do cava, o vinho espumante espanhol.
É uma cidade pequenina, a 47 minutos de Barcelona-Praça Catalunha (trem Cercanias, linha R4). A cidade é Sant Sadurní D’Anoia e tem, se entendi bem, 18 produtores de cava (N. da R.: algumas fontes dão conta de que são, na verdade, 80!) O maior deles, que descobrimos ser uma empresa grande, que exporta para o mundo todo e hoje produz não só na Espanha mas também na Califórnia, México, Austrália e acho que França também (as informações da visita guiada não estão um primor porque com duas crianças pequenas impossível escutar tudo ) está a 50 metros da estação e tem visitas guiadas todos os dias da semana. São as Cavas Freixenet.
A visita tem um filme contando a história da empresa familiar, depois vem uma parte de explicações sobre a produção (solo, uvas, processo) e uma visita às caves muito interessante. Depois visitamos a parte moderna em um trenzinho bem pitoresco (as crianças amaram) e no final é oferecida uma taça do cava mais conhecido deles, Cordón Negro, e para as crianças um delicioso suco de uva (que é produzido ali mesmo antes do processo de fermentação). Na loja, no final, é possível comprar toda a linha de produtos, souvenirs, etc. Achei os preços muito interessantes como a garrafa do Cordón Negro Reserva por 6,65 euros.
A visita dura cerca de 1h30 e tem que ser agendada previamente pelo site ou pelo telefone. Existem horários específicos para cada língua, a que fizemos foi 09h30 da manhã de domingo em inglês, pois foi o que restava vago. Liguei no dia anterior e ainda consegui.
Para chegar, basta pegar o trem das cercanias de Barcelona, para Sant Sadurní D’Anoia, linha R4, na estação Renfe da Praça Catalunha ou Sants. Compramos na própria estação um bilhete combinado com ida e volta de trem mais a visita guiada por 10,60 euros por adulto. Crianças não pagam a visita, mas acima de 4 anos pagam o trem.
Foi um passeio muito gostoso, mesmo para as crianças, fácil e barato pelo que foi. Fica a dica
Ótima sugestão, Patrícia! Obrigada!
9 comentários