Perguntas de primeira viagem: CARTÕES PRÉ-PAGOS

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Este post ficou desatualizado.

Para a versão mais completa e atualizada deste texto, clique aqui.

Leia a versão atualizada:

191 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

thiago
thiagoPermalink

olá. possuo uma conta no site neteller, e tenho alguns euros e a opção de uso de um cartão de credito da master card, porém tenho interesse em fazer uma compra onde preciso do cartão de credito com a bandeira do visa. alguém sabe se existe algum site que ofereça cartão de credito internacional do visa na modalidade pré pago, pra ser recarregado via cartão de cretido mastercard? iria solucionar meu problema. agradeço a atenção.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thiago! Acreditamos que não.

Patricia
PatriciaPermalink

Olá!

Post extremamente útil! smile

Seguem algumas experiências com o Amex (Global Travel - emitido pelo Itaú) nos EUA:
- nas vezes que usei o cartão, nem perguntaram se era crédito ou débito
- em alguns estabelecimentos eu assinei (não usou o chip), em outros tive que usar a senha (usou o chip - tive que inserir o cartão na máquina)
- aceito na Amazon

Em uma ocasião, ao usar um pré-pago Master (Cash Passport), as instruções para digitar a senha apareciam em português!

Quanto ao cartão de débito, nem sempre é aceito...não passou em uma loja da Sephora (pedia a assinatura ao invés da senha e a transação não era bem sucedida).

Acabei de notar no internet banking do Itaú opções para adquirir cartões pré-pagos Visa e Master (em dolar, euro ou libra)! Esta modalidade de pagamento realmente está ficando muito popular!

Diego
DiegoPermalink

Olá, muito boa a matéria parabéns!
Tenho uma dúvida, posso adquirir um cartão pre pago internacional, para fazer compras pela internet em sites estrangeiros aqui no Brasil? (não possuo cartão de credito internacional para fazer isto)

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Diego! Não é sempre que essa estratégia funciona. Veja no post acima!

Rodrigo Geraldini
Rodrigo GeraldiniPermalink

Hoje as faturas do cartão de crédito estão sendo fechadas com o dolar a 2,27 o se comprarmos dolar, ele sai a 2,39....

Pergunto se não é vantagem mesmo pagando o iof de 6,38 usar o crédito... Hoje mesmo com taxa ele sairia a 2,34.

Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodrigo! O câmbio varia de banco para banco, e também de cartão para cartão. Mas as vantagens do cartão de crédito -- praticidade, desburocratização, milhas -- podem compensar, sim, o seu uso. Tudo isso tem valor e vale o eventual sobrepreço.

Suzana
SuzanaPermalink

Olá,

Vou para europa agora em janeiro de 2014, e gostaria de saber se o cartão global travel do itau é uma boa opção em relação a taxas de emissão e recarga?

Desde já agradeço!

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Suzana! Recomendamos que você faça uma pesquisinha smile Leia o tópico 4 acima.

Suzana
SuzanaPermalink

Qual casa de cambio indicaria? Estou inclinada a fazer o cartão na confidênce. O que acha?

Amanda
AmandaPermalink

Caso o cartão de débito passe para compras online em sites estrangeiros é confiável? Ou tem algum risco?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Amanda! Se conseguir passar, parabéns!

Alexandre
AlexandrePermalink

Pessoal, vocês estão sabendo do novo serviço que o Itaú está oferecendo? Você pode comprar dólar, euro ou libras e colocar no seu cartão de crédito do Itáu já existente, assim esse saldo é automaticamente utilizado em transações internacionais.

A vantagem é que você paga a cotação do dia da compra da moeda e só paga 0,38% de IOF, assim como os cartões pré-pagos de viagem.

E se o saldo na moeda estrangeira acabar o Itaú passa a utilizar o crédito normal do seu cartão.

Além disso o Itaú também está oferecendo cartões de viagem pré-pagos da Master Card e VISA também.

Não achei o site separado desses serviços, só encontrei após entrar com os dados da minha conta.

Acho que essa nova modalidade de cartão de viagem merece uma postagem específica, que tal?

Thatiana
ThatianaPermalink

Alexandre, você usou esse novo serviço do Itaú? Bóia, conhece alguém que usou? Vou para a Espanha e tenho VTM, mas li algum comentário em outro post que grandes lojas conferem o nome do cartão com algum documento. Como tenho cartão do Itaú, queria muito saber se isso funciona direito e se cobram alguma taxa além do IOF.

Alexandre
AlexandrePermalink

Claro que eu esqueci de dizer que o Itaú tem uma das piores cotações para dólar no fechamento de fatura de cartão de crédito internacional. Fica MUITO acima do Dólar Comercial da data.

Vejo por amigos e conhecidos que o Banco do Brasil é um dos bancos que cobra mais perto do Dólar Comercial.

Jefferson Batista
Jefferson BatistaPermalink

Olá gostaria de saber qual o melhor cartão pré pago para adquirir?
no post você diz que caso eu não use todo dinheiro que comprei deveria sacar antes de voltar ao meu país mas também falou que não compensa eu vender aqui pois seria um valor muito abaixo então o correto seria eu gastar tudo por lá mesmo.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jefferson! Os cartões de bandeira Visa e MasterCard são mais aceitos do que os de bandeira American Express.

Elane Manhaes
Elane ManhaesPermalink

Boa Noite, otima materia, Parabens.

So tenho um duvida, devido a taxa fixa dos cartoes pre pagos para saque (USD 2,50) seria mais viavel sacar com um cartao de debito ja desbloqueado, ou tambem tenho trarifas inclusas? se sim quanto seria e qual processo seria mais viavel e economico? e sobre os cartoes pre pago e melhor comprar no debito neh?

Grata

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Elane! O seu cartão do banco, habilitado para saques internacionais, pode fazer saques em moeda local pagando apenas 0,38% de IOF. Mas também haverá tarifas de uso do equipamento envolvidas. Essas tarifas variam de acordo com a rede usada, o país e o seu banco. Também atente para o fato de que o limite para saque direto da conta corrente não costuma ser alto; informe-se com seu gerente sobre esse limite.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/06/cash-debito-credito-vtm/

Matheus Felicio
Matheus FelicioPermalink

Primeiramente, parabens pelo seu site, ele é simplesmente SENSACIONAL. Estou indo pra Santiago, e todas as dicas e roteiros estou pegando aqui.
Unica duvida ainda é referente a moeda, já debloqueei meus cartões de credito e débito, e já pedi meu Visa Travel Money para emergencia. Mais eu vou em varios lugares ao redor de Santiago que eu já vi que não aceitam cartão, portanto, quero levar uma boa quantia em dinheiro vivo, minha dúvida é, devo fazer a conversão aqui no Brasil? Ou levo meus reais e troco nas casas de cambio em Santiago?
Meus pensamentos estão certos em levar dinheiro vivo mesmo?

Abraço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Matheus! Não se compra nenhuma moeda fraca no Brasil com boa cotação. Para os gastos em dinheiro vivo do dia a dia, faça saques os caixas eletrônicos usando ou o seu cartão do banco desbloqueado para saques internacionais ou o seu VTM.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/06/cash-debito-credito-vtm/

Marízia Oliveira Bonifacio

Eu adquiri um cartao passport mastercard, pré pago, e gostaria de saber, se as transações efetuadas, dão direito a contagem de MILHAS.

atenciosamente,

Marízia

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marizia! Cartões de débito não dão direito a milhas.

Tiago Garcia
Tiago GarciaPermalink

Boa tarde, estarei indo para a Buenos Aires (Argentina) passar meu ano novo agora dia 27 de dezembro, mas tenho umas dúvidas me disseram que diversos estabelecimento na Argentina não estão aceitando cartão. Disse que os caixas eletrônicos estão ficando sem dinheiro e que seria melhor levar em dinheiro do que tirar um VTM mas acredito que levar 1000 pesos e sair por ai não é uma boas ideia, alguém que esteve e Buenos ares sabe me dizer se tá rolando isso ?? ou sabe me dar uma dica sobre o que fazer? VTM ou Dinheiro? rs

Abraços

parabéns pelo site é muito útil!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tiago! Para a Argentina, leve dólares ou reais e troque no câmbio paralelo.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2013/08/onde-fazer-cambio-paralelo-buenos-aires/

Jorge
JorgePermalink

Olá, irei para Los Angeles dia 25, adquiri o Global Travel pelo Itaú, porem não acho como fazer recarga pelo site, só acho Visa e o Mastercard, alguem saberia em qual local do site faço a recarga?
Vale a pena mesmo usar o Amex em LA, é seguro? Ou Visa ou Master serão mais aceitos? O cartão que me deram não é com chip. De qualquer maneira, levarei o meu cartão internacional junto para garantir. Obrigado desde ja pelos esclarecimentos. Abs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jorge! Nos Estados Unidos a aceitação de American Express é quase igual à de Visa e MasterCard. Fora dos Estados Unidos, nem todo lugar aceita. Veja no manual do seu cartão as opções de recarga para o seu tipo de cartão e conta.

Sérgio Baptista de Araújo

NÃO COMPREM OU ADQUIRAM SOB HIPÓTESES ALGUMASERVIÇOS DO AMERICAN EXPRESS/GLOBAL TRAVEL.

ESTE SERVIÇO DESTRUIU NOSSA VIAGEM À EUROPA, POIS FICAMOS SEM DINHEIRO.

CÓPIA DE E-MAIL ENVIADO À GLOBAL TRAVEL SEM QUALQUER SOLUÇÃO ,O QUE FEZ QUE TIVÉSSEMOS QUE RETORNAR AO BRASIL POR FALTA DE DINHEIRO,COM 4.950 EUROS PRESOS NO AMERICAN EXPRESS/TRAVEL CARD...

Estamos em Portugal, logo não iremos mais vos ligar e ter mais este gasto além dos diversos que tivemos ligando para o Brasil no sentido de tentar ter acesso ao nosso dinheiro, uma vez que vosso serviço Travel Card, nos trouxe problemas diversos e de certo constrangimento, além de prejuízos, originando-nos custos extras pelo não cumprimento do contrato, o que será de imediato ao nosso retorno ao Brasil interposta ação judicial contra vossa empresa, em termos de perdas e danos, uma vez que estamos já recolhendo as diversas imagens e registros de tal situação..

Mais uma vez hoje tentamos fazer o levantamento em espécie, nos bancos por vocês referendados: a Caixa Geral de Depósitos (CGD) e Banco Comercial Português (BCP Millenium, este dotado de Sistema de Pagamentos Western Union), na cidade de Ponte de Lima entre às 10:30 e 11:00h, na presença dos Gerentes de Atendimento do mesmos, inclusive tendo a Gerente do BCP MIllenium, muito gentilmente, uma vez que não somos sequer seus clientes, ligado para vosso serviço 0800 no Brasil, uma vez que as caixas, diversas, do tipo ATM Multibanco, davam serviço não disponível, quer caixas internas, querem as caixas internas, configurando-se a grave prática de disponibilização de um serviço, com possibilidades de saques diários de até 800 Euros, o que não ocorre.

Foi nos dado uma explicação, por meio de uma das vossas atendentes sem o mínimo sentido de que os Caixas Multibanco em Portugal, devido à crise eventualmente restringiriam saques de tal natureza. Uma explicação sem fundamento e que pode de uma forma ou outra tentar esconder profundas falhas operacionais internas de vosso serviço.

Estamos assim solicitando a minha esposa no Brasil, cujo telefone é 24 3371-xxxx, junto à agência Banco Itaú (Agencia 4841), em Paraty a qual nos vendeu tal serviço, o estorno imediato, sem quaisquer custas, de x.xxx Euros para sua conta corrente de forma tal que haveremos de fazer chegar esta importância à Portugal, através de um outro sistema confiável e praticante das boas e idôneas práticas comerciais, uma vez que o American Express Travel Card, não nos inspira mais a menor das confianças em termos de seriedade vendendo aquilo que não tem a mínima condição de cumprir.

Denis
DenisPermalink

Agora não compensa mais comprar pelo cartão pré pago, depois desse aumento absurdo de IOF para 6,38%... governo lixo

FERNANDA ALBUQUERQUE
FERNANDA ALBUQUERQUEPermalink

Ótimas dicas

Thay
ThayPermalink

Informando que no cado do Banco do Brasil as taxas do cartão pré-pago(VTM) estão da seguinte forma: R$40,00 tava de recarga + 6,38% IOF + Cotação do dia.

No meu ponto de vista: vantagem do VTM é não correr risco cambial, se usar como estratégia pouca frequencia de carga a taxa de recarga é diluida e não fica pesada.Já no cartão de crédito internacional a vantagem é a pontuação e a roleta russa da taxa de câmbio do fechamento da fatura.

ALBERTO
ALBERTOPermalink

Bom dia !
Já possuo globaltravel amex , pergunto;
na RECARGA há incidência de IOF?
Se utilizar meu cartão exclusivo de débito o IOF é menor?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alberto! Na compra de moeda para pré-pago agora há incidência do IOF de 6,38%. Pode ser carga, recarga, cartão exclusivo, cartão múltiplo...

(Desculpe pelo texto não estar atualizado; já devíamos ter feito isso.)

Ricardo
RicardoPermalink

Estou indo para o Chile (Santiago) dia 20/02, sei que esta meio encima da hora, mas o que eh melhor levar. Moeda local comprada no Brasil ou cartei de debito? Obrigado e parabéns pelo site.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ricardo! Nem um, nem outro. Leve reais ou dólares. Saque dinheiro no caixa eletrônico usando seu cartão de banco. Pague o hotel com cartão de crédito ou dólares para não pagar 21% de IVA.

Andreas
AndreasPermalink

Olá.

Uma pergunta:

Todos os cartões que, por definição, sejam "pré-pagos", adquiridos no Brasil, são aceitos na Europa?

Grato.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andreas! O que vale é a bandeira. Visa será aceito em qualquer estabelecimento que aceite Visa, MasterCard em qualquer estabelecimento que aceite MasterCard. A aceitação de American Express na Europa não é universal; os estabelecimentos mais simples não aceitarão.

Ana
AnaPermalink

Usei o cashpassport em Nova York e o hotel fez bloqueio da taxa no débito(aquele seguro) agora faz um tempo que não consigo resgatar o que sobrou. Um porre.

Tati
TatiPermalink

Com o aumento do IOF, ainda vale a pena um travel money? ou é melhor trocar real por dolar em casas de cambio e levar dolar em cash saindo do brasil msm?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tati! Desculpe, ainda não atualizamos o post. Para onde você vai? (A resposta pode mudar de acordo com a moeda do país.)

charles
charlesPermalink

boa tarde, qual seria mais confiavel fazer o cartao pre-pago no banco ou em uma casa de cambio? ou nao existe diferenca!?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Charles! O funcionamento é o mesmo.

Vanessa
VanessaPermalink

Bom dia, vou repetir a pertunta da Tati do dia 27/02. Agora com o aumento do IOF continua valendo a pena levar o VTM?? Estou indo pro Chile no final de abril e estou na dúvida sobre como levar o dinheiro. Levar os pesos chilenos daqui, usar o cartão de crédito, o vtm ou levar o dinheiro em reais ou dólares e fazer o câmbio por lá?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vanessa! Se o seu cartão de crédito dá milhas, ele passa a ser mais interessante do que o VTM. Veja as considerações do Ricardo Freire e dos viajantes aqui: https://www.viajenaviagem.com/2013/12/bomba-cartoes-pre-pagos-saques-internacionais-e-travelers-agora-pagam-iof-de-638-so-dinheiro-vivo-continua-com-iof-de-038/

Fernando
FernandoPermalink

Oi Ricardo, tudo bem? Ótimo artigo, parabéns!

Gostaria de saber se podemos levar dólares para os EUA, comprar um cartão pré-pago deles (que vende em qualquer farmácia ou loja de departamento) e então recarregar com esses dólares direto no caixa, você sabe se dá?

Dessa forma pagaríamos apenas 0,38% de IOF (na compra do papel moeda) e carregaríamos um cartão pré-pago emitido no exterior.

Obrigado!

Benjamin
BenjaminPermalink

Minha neta, menor de idade, vai viajar para Disney. Posso comprar um cartão Visa com limite pré-estabelecido? Ela vai poder, sabendo a senha, usar o Cartão?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Benjamin! Em princípio, sim. Você seria cadastrado como responsável financeiro, e a sua neta como a portadora do cartão. Entre em contato com a corretora para saber detalhes e procedimentos.

Paulo
PauloPermalink

Boa noite, pretendo viajar para Londres no final do ano... Fiquei super confuso com as taxas do IOF, sobre os Cartões pré pagos, etc...
Vale apena usa o VTM lá? levar uma parte em dinheiro vivo e uma parte no cartão?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paulo! Desculpe, este post está desatualizado. Hoje em dia os IOFs são iguais para cartões de qualquer espécie. A única vantagem do pré-pago hoje em dia é que ele pode ter um limite muito superior ao do seu cartão de crédito, e pode salvar você em emergências.

Leia mais:
https://www.viajenaviagem.com/2013/12/bomba-cartoes-pre-pagos-saques-internacionais-e-travelers-agora-pagam-iof-de-638-so-dinheiro-vivo-continua-com-iof-de-038/

Wilma
WilmaPermalink

Ajuda por favor...não encontrei outro lugar para postar. Meu caso é diferente...
Meu passaporte é brasileiro, e sou residente em Panamá.
Comprei passagem para Dublin saindo 20/05 e retornando 14/o7 para Panamá ,com conexão em Madri.Será que dará problema por meu passaporte ser brasileiro?
Na imigração direi que resido em Panamá?
Aguardo resposta, depois da viagem postarei,o resultado...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Wilma! Na imigração responda o que perguntarem, sempre com a verdade.

Felipe
FelipePermalink

Olá, eu estou querendo levar apenas U$ 1000 em espécie e um cartão de crédito com U$ 4500, porém esse cartão de crédito é da minha mãe, mas eu já sou dependente dela a muito tempo. A pergunta é: será que tem algum problema por eu ser dependente e não o titular? Melhor eu colocar esses U$ 1000 em um traveller cheque, porque eu quero depois sacar esse dinheiro e com o cartão pré-pago não poderei fazer isso, estou certo?
Será que teria algum problema com a imigração pela maior parte está em um cartão de crédito?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Felipe! Você não disse para onde está viajando! Se for para os Estados Unidos, não é exigido que você comprove quanto dinheiro está levando.

Veja quais os documentos necessários para a imigração nos EUA: https://www.viajenaviagem.com/2012/05/eua-imigracao-bagagem/

Travelers e cartões pré-pagos agora também pagam IOF de 6,38%: https://www.viajenaviagem.com/2013/12/bomba-cartoes-pre-pagos-saques-internacionais-e-travelers-agora-pagam-iof-de-638-so-dinheiro-vivo-continua-com-iof-de-038/

Levar dinheiro em espécie voltou a ser interessante.

José Amarante
José AmarantePermalink

Uma informação errada: o IOF não é mesmo só 0,38%. A cobrança de IOF é a mesma do cartão de crédito, mais de 6%. O melhor mesmo ainda é levar dinheiro que é sem IOF nenhum. Deixe um cartão apenas para uma emergência.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, José! Sim, o texto está desatualizado. Vamos atualizar esta semana.

Roberta
RobertaPermalink

Estou com meu cartão pré-pago da visa para levar pros EUA. No momento que eu quiser comprar algo e eles perguntarem "debit or credit" eu tenho que responder credit?
Não entendi essa parte do texto, pois pensava que os cartões pré-pagos funcionassem como se fossem debito

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Roberta! Débito é direto da sua conta corrente.

Roberta
RobertaPermalink

Olá,

Viajo em Julho para Europa ( Madri, Barcelona, Londres) e não tenho cartào de crédito por motivos de retrição. Isso me trará problemas com a Imigração ou com o check in no hotel em Londres, especialmente?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Roberta! Caso solicitado pela imigração, você precisa ter alguma forma de comprovar que possui os 65 euros/dia exigidos. Um extrato do seu saldo também serve.

Roberta
RobertaPermalink

E com relação ao check in no hotel?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Roberta! Recomendamos que você consulte o hotel. Pode ser que eles precisem do cartão como garantia.

Luciene Ardente
Luciene ArdentePermalink

Minha filha de 14 anos vai para Disney em janeiro/2015 em excursão. Ela pode ter um cartão de débito pré-pago internacional no nome dela, mesmo sendo menor de idade? Obrigada!
Luciene

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciene! Essa mesma pergunta já foi respondida acima: https://www.viajenaviagem.com/2013/10/como-funcionam-cartoes-internacionais-pre-pagos/#comment-371161

Luciene Ardente
Luciene ArdentePermalink

Ok, obrigada!

Roberto
RobertoPermalink

Excelente texto e feedback nos comentários.
Claro, completo e elucidativo. Parabéns!

José Francisco Matos Silva

Quanto é o limite? se eu fizer uma recarga de R$50,00, qual o limite eu terei para compras?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, José Francisco! As cargas e recargas são feitas em moeda estrangeiras. Ao carregar 50 dólares, você vai ser cobrado 50 dólares + IOF 6,38%, e ter disponível 50 dólares para gastar.

mecsson
mecssonPermalink

Tenho um cartao da neteller moeda usd nunca utilizei pra compras em lojas aqui no brasil, caso compre algo, devo informar que e cartao de credito ou debito? e caso compre algo em torno de 100 reais quanto mais ou menos seria descontado do cartao (valor toral em dolar)apenas uma media!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mecsson! Se funcionarem como os brasileiros funcionam no exterior, você passa no crédito. Não há IOF em transações dentro do Brasil.

Cleide Guerino
Cleide GuerinoPermalink

Olá pessoal. Vou pra Israel semana que vem e estou levando cartão de crédito e o de débito carregado com dólares. Lá a moeda é o Shekel.
O que vale a pena usar: o cartão de débito ou o de crédito?
Grata.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cleide! O VTM hoje em dia é só como plano B (para ser carregado em caso de falta de dinheiro ou problema com os outros meios), já que não oferece mais vantagem de IOF. Mas se você já carregou o seu, leve e use a vontade. Mas leve também o seu cartão de crédito e algum dinheiro vivo.

Fábio
FábioPermalink

Olá, ando pesquisando bastante a respeito de que forma levar "dinheiro" para o Chile. Estou indo em agosto para lá. Até agora, pelo que já pesquisei e li, entendo que a melhor opção é carregar um cartão pré-pago em Pesos Chilenos, sendo que mesmo com a dificuldade em achar uma corretora que ofereça essa modalidade e com cotação baixa, ainda é melhor, pois só será descontado os 6,38% de IOF, sobre a compra da moeda. Está correto? Para hoteis e locação de carro, o melhor é utilizar um Cartão de Crédito Internacional (que isenta o IVA de 19%). O que acha?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabio! Este artigo está desatualizado.

A opção pré-pago para o Chile é a pior de todas. Você pagará 6,38% na aquisição da moeda, a uma cotação baixa. Melhor pagar com cartão de crédito no Chile, pagará os mesmos 6,38% mas obterá uma cotação melhor. Se levar reais ou dólares, poderá trocar em casas de câmbio (reais, só em Santiago). Hotéis podem ser pagos em moeda forte ou cartão internacional para ter desconto do IVA chileno. Se for um cartão carregado com pesos chilenos, além dos 6,38% de IOF e da cotação ruim você pagará uma taxa de operação cambial que varia entre 3 e 5%.

Fábio
FábioPermalink

Obrigado A Boia, me corrija apenas no seguinte ponto: Se utilizar um Pré com CLP, pagando uma conta em CLP, existirá essa operação cambial? Uma vez que não existe mudança de moeda? Pensei em pagar os hoteis em Dolar (especie ou cartão pré-pago em dolar). Depois que escrevi minha dúvida, fiquei pensando e cheguei a mesma conclusão, que o uso de C.Crédito não é uma má opção.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fábio! Se a conta vier expressa em pesos e o cartão estiver carregado em pesos, não haverá operação cambial. Mas veja qual a cotação vão oferecer para você.

Cezar
CezarPermalink

Estou indo para Israel, gostaria de me informar se o cartão pré pago americanexpress e bem aceito na região ....

Cezar
CezarPermalink

Cartão globaltravel e bem aceito em Israel?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cezar! Onde aceitarem American Express, aceitarão o GlobalTravel. Os cartões mais bem aceitos em Israel são Visa, Master Card e American Express.

Thatiana
ThatianaPermalink

Vou para a Espanha em julho e gostaria de saber se:

1. O VTM dá problemas em restaurantes e hotéis.

2. Alguém já usou o serviço de carga de moeda estrangeira do Itaú no próprio cartão de crédito? Funciona? É bom?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thatiana! Em geral, não -- mas hoje é mais interessante usar o cartão de crédito, se o seu cartão der milhas. Tanto o VTM quanto o cartão de crédito pagam os mesmos 6,38% de IOF. O VTM é um bom plano B.

Thatiana
ThatianaPermalink

Ok, Bóia! Obrigada

Geane
GeanePermalink

Olá..me responda uma duvida, estou em Bariloche e não consigo sacar dinheiro no caixa 24 hrs..eu conseguiria comprar um cartão pré pago em alguma casa de cambio ou em algum lugar e recarregar pelo internet banking?obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Geane! Procure uma casa de câmbio em Bariloche ou se informe com o seu hotel. Eles poderão ajudar.

Geane
GeanePermalink

Obrigada pelo retorno estou indo ao centro agora atrás de uma casa de câmbio... Tomara que consiga....tive problemas aqui e estou quase zerada de grana obrigada

André Coelho Menezes
André Coelho MenezesPermalink

Viajo semana que vem pros EUA.. Estou na duvida como proceder.

Eu possou uma conta no BB, e a gerente habilitou a função internacional, então posso sacar e usar como debito lá (certo?).. e estava pensando em fazer um VTM, que também funciona do mesmo jeito, saque/debito.. como as taxas de IOF são as mesmas hoje.

qual a vantagem de usar um VTM lá ao invés da conta-corrente?
qual vc recomenda como melhor?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, André! Veja com o seu banco quais são as taxas cobradas para o uso do cartão de débito e saques no exterior (além do IOF). Veja também qual é o limite para saques e para uso no débito; normalmente não é igual ao saldo da conta corrente, há um limite diário, semanal ou mensal.

O VTM tem o mesmo valor de IOF, mas você paga tudo antes, ao comprar a moeda. Para fazer gastos no VTM não há cobrança de taxas suplementares. Apenas para saques nos caixas eletrônicos (US$ 2,50 do VTM + uma pequena taxa da rede de caixa eletrônicos, por saque). Informe-se e decida. smile

Lilian
LilianPermalink

Vale a pena fazer um cartão pré pago para viagem ao Peru? Machu Pichu? vou em setembro/2014.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lilian! O cartão pré-pago já não oferece muita vantagem pois o IOF cobrado agora é igual ao cobrado no cartão de crédito e de débito internacional. Leve dólares (que podem ser trocados em qualquer casa de câmbio) e um cartão de sua preferência para pagar contas mais altas como hotel e também para emergências.

Para mais dicas veja o Sundaycooks: http://sundaycooks.com/2012/01/05/dicas-de-planejamento-de-viagem-ao-peru/

Benedita
BeneditaPermalink

Olá bom dia!
O que muda hoje com o aumento da taxa nas compras com o cartão de crédito?
Ainda o torna a melhor opção?
Agradecida.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Benedita! Cartões de crédito, débito e pré-pagos pagam o mesmo IOF de 6,38%. Se optar em levar dinheiro, o IOF ainda é de 0,38%.

Como levar grandes somas em dinheiro pode ser estressante, é sempre bom ter um cartão, inclusive para emergências. Com o cartão de crédito, você paga o câmbio do dia do vencimento da fatura junto com o IOF e pode acumula pontos com a operadora do cartão. Com o cartão de débito, o câmbio e o IOF são calculados na hora do saque. E com o cartão pré-pago, você paga o valor do dia da compra da moeda já com o IOF incluído, para usar depois, sem se preocupar com flutuações cambiais. Escolha a opção que for mais conveniente para você.

Marcos
MarcosPermalink

Olá
Utilizar VTM Platinum, mesmo com todas as suas vantagens, é BEM melhor que o VTM comum? Ou não há tanta vantagem assim? Para Europa por exemplo, além de Euros penso em levar um bom fundo no VTM Platinum

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcos! Hoje vale mais a pena usar um cartão de crédito que dê milhas, já que sobre gastos com cartões pré-pagos também incide IOF de 6,38%.

Daniela
DanielaPermalink

Olá viajo para Cancun, e gostaria de saber se é vantagem levar um cartão pré pago e em qual moeda é mais vantajoso, o dólar ou o peso mexicano.

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniela! Serve para emergências. Hoje esses cartões pagam o mesmo IOF dos cartões de crédito, cartões de débito e saques internacionais. Se decidir fazer um, faça em dólares.

Bárbara
BárbaraPermalink

Olá, vou passar um ano no Canadá e meu pai vai me mandar dinheiro mensalmente para eu poder ficar lá. Queria saber qual o melhor modo dele me mandar dinheiro. Obrigada.