#Linkódromo | Viajando de motorhome (deixe suas dicas!)

Natalie Soares
por Natalie Soares

Motorhome Estrada Vale do Reno Alemanha

Graças às histórias dos filmes de sessão da tarde, você já deve ter sentido uma pitada de vontade de viajar de Motorhome, não é mesmo?

Motorhome, RV ou Trailer, seja lá qual for o seu modelo favorito, esse estilo de viagem desperta a nossa curiosidade e interesse, mas existe o momento exato para tirar essa idéia do papel? É um programa mais família? Muitas dúvidas começam a pipocar nas nossas cabeças.

Aventura, liberdade e aconchego são alguns dos termos freqüentemente relacionados a esse tipo de viagem. Entretanto, no quesito economia, alguns relatos mais antigos afirmam que essa opção, na prática, pode não ser tão econômica quanto parece. Será que quem procura esse tipo de viagem também está em busca de economia?

E a pergunta que não quer calar: então por onde começar?

Planejamento é a alma do negócio mrgreen

Esboçe o seu roteiro desejado

Canadá, EUA, Austrália, Nova Zelândia e Alemanha são alguns dos países mais famosos por essa cultura do “motorhome”. O melhor uso é para "road trips" e regiões onde a natureza é a maior atração. Em cidades grandes, a maior parte das vantagens dos motorhomes viram perrengues.

PID e canja de galinha não fazem mal a ninguém

PID é a tal permissão internacional para dirigir, como o comandante bem disse - Habilitação internacional: precisar, não precisa — mas é bom ter. O processo ficou ainda mais fácil para quem mora em São Paulo ou Minas Gerais, como indica o Fred Marvila no post Como Tirar a PID em São Paulo. Vale a pena investir momentos do seu planejamento para acertar a documentação e evitar dor de cabeças futuras wink

Etapa de orçamentos

Procure por palavras-chave que retornem empresas que trabalhem com esse tipo de locação de veículos como: “RV rental”; “Motorhome rental” “RV rental service”, “Motorhome vacation” e por aí vai smile

Dos relatos que encontrei falando sobre viagens de RV pelos Estados Unidos, as empresas de aluguel mais citados foram a Road Bear, Cruise America e El Monte RV. Se você pretende alugar o auto numa cidade e devolver em outra, lembre-se que o termo para esse tipo de busca é “one-way rental”.

Já na Europa, algumas locadoras não permitem que o carro seja retirado num país e devolvido em outro. Pelo menos as simulações disponíveis online apenas indicam que eles podem ser retirados numa cidade e devolvidos em outra dentro do mesmo país. Para roteiros mais complexos, vale consultar diretamente a empresa de locação. Comece pesquisando pelas empresas: Auto EuropeGo 4 Motorhome RentalMcRent.

Consulte os bons e velhos fóruns

Para temas muito específicos, os fóruns da internet são ótimas fontes de consulta, principalmente se eles forem mantidos por fãs do assunto que nunca deixam a peteca cair.

Alguns exemplos de fóruns sobre viagens de RV:

RV.net

RV Network

The RV Forum

Guias específicos de Motorhome

No post Motorhome nos Estados Unidos: você já alugou, a Sut-Mie do blog Viajando com Pimpolhos dividiu uma dica bem legal: o famoso Guia Michelin, muito citado nas caixas de comentário aqui do VnV, lançou um guia próprio para quem quer aproveitar e cair na estrada levando sua casa nas costas wink

Apps para viagens de RV

Existe uma quantidade generosa de apps sobre o tema tanto para Android quanto para iOS, basta procurar por “RV” na busca e logo você vai encontrar sugestões de apps que ajudam a localizar o estacionamento mais próximos, que dão dicas gerais sobre as estradas e roteiros, que ajudam com o checklist pré-viagem e até apps dos fóruns especializados no tema.

Na carona da /#viajosfera, confira também alguns relatos de quem já se aventurou nessa estrada:

Pelos Estados Unidos

Pelo Canadá

Pela Alemanha

Agora é a sua vez: você já pensou em fazer esse tipo de viagem? Tirou do papel ou acabou desistindo/adiando por algum motivo? Tem alguma dica especial para compartilhar conosco? Vale tudo, desde fontes para consultas, casos engraçados, expectativas e opiniões. Comente e faça uma Boia feliz grin

Leia mais:

78 comentários

Marina
MarinaPermalinkResponder

Gente, fui de MH em maio, 35 dias pela Europa! Muita diversão, alguns perrengues, mas foi maaaaaassa!

Jackeline Oliveira

Oi Marina,eu simplemente morroooo de vontade de fazer essa viagem, será que você deixaria seu email no meu blog pra que eu pudesse tirar umas dúvidas primárias contigo?

Judith
JudithPermalinkResponder

Marina, que tipo de perrengues você passou?! Compartilhe quem sabe ajudará.

Cíntia
CíntiaPermalinkResponder

Marina, vc poderia me dar algumas dicas? Estou planejando uma viagem para agosto, com o meu marido. Pode me passar seu e-mail ou me mandar um no cin.uff@gmail.com? Obrigada!!!

Próxima Trip - Erika

Uma viagem pra se fazer em algum momento da vida mesmo. Uma aventura smile

Só preciso de mais férias!!!

Vladimir
VladimirPermalinkResponder

Olá!!!

Eu pesquisei em 2012, mas, para o tipo de viagem que acabamos fazendo não valia a pena!!! Para uma que estou planejando, com Alemanha e Suíça, é uma possibilidade!!! Link salvo!!!

Talvez alguém possa me ajudar com uma questão que tem a ver!!! Fiz uma cotação de um carro para 7 pessoas, num período de 18 dias para uma viagem entre Portugal e Espanha, pegando e entregando em Lisboa.
A cotação pela Hertz de um carro tipo Doblô, com capacidade para 7 pessoas, 2 malas grandes e 2 médias ficou em 1.580euros.
O que acham? Consigo cotação melhor que essa ou está num bom valor?

Obrigado,
Vladimir.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Olá, fiz uma viagem de RV pelo Alasca com meu marido. Ficamos 25 dias. Andamos mais de 1400 km, foi INCRÍVEL!!! A melhor viagem que fizemos até hoje....vale muito a pena!!!!
Sem contar com toda a infra estrutura dos campings que Vc encontra por lá. Recomendo muito.

Silvia Andrade

Carla, mas esse é exatamente meu sonho Alasca e RV. Vc postou algum relato? Por favor me dê o caminho para ler. Já que aqui não temos o retorno desta postagem (já pedi ao RIC e as bóias para tentar criar um jeito), se puder, manda para flypessoa@globo.com Abraços cariocas.

Cleci Maria Avanzi

Olá...hoje, Silvano (meu marido) e eu completamos 188 dias de viagem em uma Motorhome. Compramos um Mh em Berlim , no mês de abril e desde então rodamos por esse mundo de Deus . Fizemos também Países Bálticos, Escandinávia, Grã-Bretanha e de volta à Europa estamos hoje em Avignon (França).
Nós temos motorhome no Brasil e fica mais fácil adaptar-se tanto tempo dentro um pequeno espaço. Mas a infra-estrutura compensa qualquer desconforto. No Brasil moramos na Serra Gaúcha, em Morro Reuter e quando viajamos passando de Santa Catarina é muito raro encontrarmos MH. Aqui é incontável o número em todos os lugares que passamos. Os preços nem precisa dizer, também é muitíssimo barato, mesmo pagando em euros ...
Somos aposentados, porisso estamos tanto tempo assim na estrada. Mas como experiência vale alugar , quem sabe em dois casais e não vir na alta temporada. De resto é aproveitar e muito. Quanto à despesas, ou custo, tudo depende de quanto quer gastar...pode ser mais ou menos ... Se comer mais vezes dentro de "casa" vai economizar porque comprar em supermercado é bem razoável, campings na alta temporada valem em média 30 euros, agora já estamos pagando na faixa de 20 euros...
Vou parar de falar, a empolgação em viajar de MH me faz querer animar outras pessoas...
Abraços
Cleci

Tatiana
TatianaPermalinkResponder

Olá,

Fizemos 8 dias pelos parques nacionais do Canadá, de Vancouver a Banff e depois até Jasper, devolvendo o RV em Calgary. Fomos em julho de 2013 e foi maravilhoso!!!!!
Éramos duas famílias e dois RVs: um com dois adultos e duas crianças (4 e 6 anos) e outro com dois adultos e duas crianças (mesma idade) e um bebê.
O espaço do RV era confortável, mas sem frescura. Quase sempre fazíamos as refeições do lado de fora (todos os campings tinham uma mesa de piquenique ao lado da vaga. Algumas vagas têm também um lugar de fogueira - firepit - e enganches de água e esgoto - full hook up). Nos campings sem full hook up há pontos centrais de água e esgoto para carregar o reservatório e escoar.
Fizemos a reserva dos campings pela internet, pois era alta temporada, e foi super importante. A maioria dos campings ficava dentro dos próprios parques nacionais, mas também ficamos em campings municipais e privados. Dormíamos cada noite em um lugar, fazendo distâncias curtas e aproveitando as paisagens e passeios magníficos pelo caminho, parando para piqueniques quando dava vontade.
Alugamos os RV com a Cruise Canada. Um dos RV teve problema com a bomba de água, o que foi um transtorno por uns dois dias (ficamos sem água para lavar louça e com o banheiro interditado), mas conseguimos resolver com a empresa, que nos indicou um mecânico, e tivemos um ressarcimento no final pelo problema e o atraso que nos causou.
Não é uma viagem barata, os RV consomem muita gasolina e a diária acaba saindo mais ou menos equivalente a alugar um carro pequeno e ficar em hotel. Mas a experiência é única, a comodidade de estar com a sua casa nas costas é fantástica (ainda mais para quem está com criança) e a proximidade com a natureza e os marshmellows assados na fogueira à noite compensam qualquer perrengue! Em um dos campings chegamos a ver um urso e essa é uma preocupação muito presente em todos os parques de lá.
Enfim, já estamos planejando a próxima viagem de RV!

Abs,
Tatiana

Teka
TekaPermalinkResponder

Tatiana,
Vou fazer uma viagem praticamente igual à sua em Junho/2014. Iremos alugar o RV em Vancouver e devolver em Calgary, 8 dias depois. Mas pensei em fazer uma volta um pouco diferente, indo de Vancouver para o Wells Gray Provincial Park, depois Mount Robson, já perto de Jasper. Aí faríamos o trecho até Banff e depois Calgary.Tbém somos 2 famílias, com crianças. Vc poderia me passar os campings onde vcs ficaram? Pode ser aqui mesmo ou por email: teka29@uol.com.br.
Super agradeço se vc puder me ajudar, estou bem perdida com as opções de campings.bs
Teka.
A

Emanuel
EmanuelPermalinkResponder

Olá Tatiana,

Vc fez reserva antecipada dos campings?

Vou fazer a viagem no sentido inverso de Calgary para Vancouver.

Emanuel
EmanuelPermalinkResponder

Outra pergunta, no site da Cruise Canada não há a opção de devolver em outra cidade diferente da que alugou, só um telefone para o orçamento. Como vc fez?

AIDE SUZART
AIDE SUZARTPermalinkResponder

Olá Cleci,
Esta eh exatamente a viagem dos meus sonhos. Poderei passar seu contato para maiores dicas?
Suzart

Leon M. Dalmasso

Olá Cleci, estou com passagens compradas para ir em dezembro morar 1 ano na Europa, dos quais 6 meses pretendo morar em um MH...a ideia é comprar na Alemanha.e ANDAR..... Será que podemos trocar e-mail? Poderia me dar algumas dicas? ...

Renato
RenatoPermalinkResponder

Eu e minha esposa estivemos em maio 2014 na europa, temos boas dicas de como comprar ou alugar mh

Leon Dalmasso
Leon DalmassoPermalinkResponder

Prezado Renato,

Estou indo agora em Dezembro e ficarei por 1 ano. Pretendo comprar um mh no início do verão e viajar durante 06 meses....meu e-mail é leondalmasso@sustentec-engenharia.com.br, ficaria muito feliz caso você me enviasse um e-mail com algumas informações...
desde já agradeço e lhe desejos ótimas viagens!!!

Alexandre Cesar

Leon,

Preciso muito da sua ajuda e das dicas

Tbm pretendo comprar um MH na europa.

Pode me ajudar

Abraços

Luana
LuanaPermalinkResponder

Ola Renato, estive na Europa fazendo uma viagem de 20 dias pela italia, suica e franca, mas pegamos e devolvemos o MH na italia... queremos em 2016 ir novamnete, e fazer de Lisboa a Roma.... sabe de alguma empresa que tem essa disponibilidade? se puder me dar dicas meu e mail e : luana_campos87@hotmail.com

Cíntia
CíntiaPermalinkResponder

Oi Renado! Gostaria de receber suas dicas! Quero viajar de MH com o meu marido no segundo semestre desse ano. Pode me mandar um e-mail? cin.uff@gmail.com. Obrigada!

Anna
AnnaPermalinkResponder

Poderia me dar a dica de como locar um mh para viajar pela Europa?

Alexandre Cesar

Oi Cleci, estou iniciando um projeto como o de vocês e pretendo tbm comprar um MH na europa, mesmo não tendo endereço fixo ai nos podemos comprar? Onde (cidade/pais) foi melhor para comprar.
Gostaria de dicas se possível.

Fkm em paz
Boa viagem
Brigdu

Cleci
CleciPermalinkResponder

Se ainda quiser conversar passe um email e podemos trocar ideias.

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Oi Cleci, tudo bem?
Estamos programando uma viagem de MH em dois casais mais minha filha adolescente no mês de outubro por Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e Irlanda. Você poderia me dar mais dicas sobre a passagem de vcs pela Gra Bretanha?
Se quiser me mandar um email, ficaria mto feliz.
Obrigada!
Abraços!

Marcoantonio
MarcoantonioPermalinkResponder

Boa noite, só hoje li o seu comentario, já fizemos 3 passeios na Italia de Camper, sempre alugado em Bergamo, é um sonho, mas fiquei curioso pela palavra que voce falou, COMPRAMOS um MH, como assim compraram, e depois da viagem, venderam, ou vieram para o Brasil com ele, abraço, e quando passar por Criciuma, temos um Grupo de MH RODA MUNDO, entra em contato.

Maíra
MaíraPermalinkResponder

Em Tramandaí, no RS tem um camping bem gostoso com um espeço enorme pra motorhome! Pelo que eu percebi, o sul tem mais essa cultura.

Cleci Maria Avanzi

Oi ... Em Tramandaí tem muito o que chamamos "trailer de roda quadrada", vc não sai mais com ele e faz um "puxadinho" em volta do trailer. Alguns constroem muito bem e grande outros fazem adaptações.
Nós, por exemplo, temos um desses nesse camping e pagamos uma mensalidade. Acaba saindo mais em conta se tiver que pagar caseiro, jardineiro e segurança. Temos um motorhome também e vamos pouco para a praia então resolve muito bem. Algumas pessoas passam o veraneio todinho por ali com toda estriutura.
Tudo isso ocorreu porque , se não estiver enganada, na década de 80 passou a ser obrigatório a ter carteira de habilitação categoria D e muita gente acabou encostando os carros e as fábricas nesse época foram à falência...tchau. Cleci

Nati S.
Nati S.PermalinkResponder

Em 1999 fui com meu padrinho (também com minha madrinha, suas 2 filhas menores e uma prima) de Hamburgo até Barcelona de motorhome, passando pela Holanda (ficamos num camping que tinha um safari!), Eurodisney, Chartres, Biarritz, Porto, Lisboa, Algarve e alguma cidade do sul da Espanha que não lembro mais qual era! Eu tinha 13 anos e A-DO-REI a experiência. Os momentos de carregar água+descarregar água suja+descarregar os dejetos eram sempre muito esperados e temidos hahaha.

Claudia - TRIPS

Olá!!!

Eu morei 2 meses numa campervan, um mini motorhome, perfeita para um casal, com mini geladeira, mini fogao e cama. Não havia banheiro, mas na Australia, pais onde viajei, há banheiro público em qq lugar. E muita vegetação kkkk.
Foi demais, um experiência incrível que gostaria de repetir.
Há relatos no blog:

tripsincriveis.blogspot.com

Judith
JudithPermalinkResponder

Gostaria de dicas de viagem de motorhome por portugal e espanha. Estamos planejando passar 8 dias viajando, quais as dicas que vocês me dão?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Judith! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Eu concordo com a Luciana, em 8 dias mal dá pra conhecer Portugal... Espanha então nem se fala! Não sei quanto a motorhome por lá mas já li que ter um carro à disposição seria o ideal para ir de um país a outro (as viagens de ônibus não costumam ser diretas).

SAMIR LUIS CENSI

Em março de 2013, alugamos um motorhome em Sintra, Portugal e viajamos por 13 dias percorrendo Espanha, Itália, Suiça e França. Algumas dicas: Levar cartão de crédito internacional ou Cartão TravelMOney que você consegue nas casa de câmbio e já deposita em Euros. Como pedágio e combustível é self service eles ajudam muito.
Fazer antecipadamente seu roteiro pelo google maps, onde pode escolher os pontos e calcular distâncias. Se quer economizar, faça um rancho no supermercado, comer em restaurantes custa caro. Durante o dia e com tempo bom, percorra por rodovias nacionais, sem pedágio o que oferece muito mais integração,pois passa por dentro das vilas, sem considerar que o pedágio representa cerca 40% do seu consumo de combustível, o litro do diesel fica em torno de 2,4 Euros, na Suiça passou de 3 Euros, já durante à noite faça o trajeto pelas rodovias com pedágio, que oferecem uma estrutura de paradas para viajantes, como estacionamento com lavanderia, WC e a velocidade permitida é 130 km/h.
Viaje na companhia de pessoas bem humoradas e aventureiras, ideal é apenas casal ou 4 pessoas. Tenha a PID,Permissão Internacional para Dirigir, fácil de fazer no DETRAN.
Durante o mês de março, pegamos um clima excelente e muita neve na Suíça, França e norte da Espanha e Itália. Percorremos 6.480 km sem nem um percalço, porém, temos relatos de coisas hilárias como por exemplo seguir o GPS português que nos fez congestionar uma via expressa perto da Torre Eiffel devido altura do túnel não compatível com nosso Motorhome. Dica final, divirta-se sempre!
Samir e Fabiane de Joinville SC.

Luana
LuanaPermalinkResponder

Olaa, fiz em 2013 uma viagem de 20 dias entre Italia, Suica e Franca.... estamos querendo voltar agora e ficar 30 dias, so que saindo de Lisboa e entregando em Roma... vcs sabem de alguma empresa de aluguel que deixa fazer isso... alugar em um pais e devolver em outro? vi os que colocaram no post so que queremos 2 MH, vamos em 4 casais! se souber, me retorne no meu e-mail por favor : luana_campos87@hotmail.com

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luana! Procure por "one-way RV rentals Europe" para achar empresas que aluguem RV (motorhome) com retirada num destino e entrega no outro (one-way).

Você vai achar empresas como esta, então é só orçar:
http://www.go4motorhomerental.com/europe-campervan-hire/motorhome-rental-europe-one-way/

OSVALDO
OSVALDOPermalinkResponder

estamos projetando uma viagem de MH em Portugal e Espanha, você pode nos dar umas dicas?Moramos em Curitiba.
Grato.

Anna Bleferi
Anna BleferiPermalinkResponder

Poderia me dar a dica de onde locar um MH,estou querendo viajar pela Europa.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Anna! Respondemos sobre aluguel de motorhome logo acima:
https://www.viajenaviagem.com/2013/10/dicas-viagem-motorhome-rv/comment-page-1#comment-453853

Luciana Betenson

Judith, acho que é muito país para poucos dias rsrs... Em 8 dias, viajaria apenas por Portugal. Não deixaria de ir a Lisboa, Sintra, Óbidos, Batalha, Tomar, Alcobaça, Fátima, Coimbra e Évora. Alguns destes lugares você consegue juntar num dia só, como por exemplo Alcobaça/Batalha e Tomar/Fátima. Para outros, como Sintra e Lisboa, é preciso mais de um dia. Abraços!

Thatiana Sampaio

Experiência única! Meu filho amou e nós também! Resolvemos ir de RV inicialmente por ele, já que qualquer garoto de 7 anos acharia isso o máximo. Fizemos Los Angeles/San Francisco/Los Angeles em Outubro/13 em dois RVs. Cada um com uma família (adultos e crianças). Infelizmente tivemos de mudar o roteiro 01 semana antes por causa do "shutdown". Nossos planos iniciais incluíam o Yosemite Park. Ficamos em paradas um pouco mais caras (da rede Koa) mas que mesmo assim eram baratas. Preferimos assim por ser a nossa primeira vez e estarmos com crianças. Tudo muito limpo e organizado. No final experimentamos alguns mais em conta e que nos ofereceram o mesmo custo/benefício. A diferença básica é que alguns deles são muito equipados com diversão para crianças, mas no nosso caso que só íamos praticamente para dormir e tomar banho, os outros atenderam muito bem. A viagem de RV não é tão barata assim porque ele consome muito combustível. Também é preciso cooperação para manter a "casa" em ordem. No nosso caso, tiramos isso de letra e estamos com gostinho de quero mais desde então. E o Yosemite Park está "na geladeira". Ainda chegaremos lá.

Angelita Lima
Angelita LimaPermalinkResponder

Cara Tatiana, eu e meu marido estamos indo para Califórnia em setembro e estamos pensando no RV, mas não sabemos se é vantagem financeira. vc tem alguma ideia de gasto...como estamos sozinhos dá pra parar em algum posto ou estacionamento público de vez em quando. se acharmos um lugar legal no meio do caminho... é difícil ficar sem ser em camping...gostaríamos de alugar um classe c menorzinho.

AIDE SUZART
AIDE SUZARTPermalinkResponder

Olá Cleci,

Esta eh exatamente a viagem dos meus sonhos. Poderia passar seu contato para maiores dicas?
Suzart

Cleci
CleciPermalinkResponder

mande o assunto.... abraços

Niedja
NiedjaPermalinkResponder

Acabamos de viver uma grande aventura de motorhome no Canadá...de Oeste a Leste, do Pacífico ao Atlântico. Pegamos o RV em Vancouver e o devolvemos em Toronto, de onde partia o nosso vôo para o Brasil.

Alugamos o motorhome com a Canadream (www.canadream.com) e super recomendo a empresa, pois são líderes do segmento no Canadá, possuem mais de 1000 carros e agências em várias cidades. Os carros são novinhos.

Foram incríveis 7.500 km com direito a Montanhas Rochosas, Aurora Boreal, Thousand Islands, Niagara Falls e visita à fábrica da Bmbardier em Valcourt, Quebec... simplesmente amamos tudo...

Não pegamos nenhum pedágio, apesar de termos utilizado a transcanadiana em quase todo o percurso. Por outro lado, sem pedágio não podemos esperar estradas como as de São Paulo (aliás as estradas de SP são famosas por lá).

Dormimos apenas 2 noites em camping...em todas as outras utilizamos estacionamento do Walmart, Canadian Tires, Fifth Wheel, dentre outros (sempre pedindo autorização para os gerentes).

Nas cidades grandes como Vancouver, Toronto, Montreal, Quebec e Ottawa estacionamos o motorhome em malls e nos dirigimos às atrações com transporte público. Já nas cidades menores como Calgary, Winnipeg, Regina e outras conseguimos estacionar o motorhome em parkings públicos no centro da cidade.

Como pegamos um período de frio ainda pesado (abril de 2014), a Canadream nos propôs um upgrade do menor motorhome (que havíamos alugado) para o maior, já que era winterized, completamente preparado para o inverno. Passamos por temperaturas de -20 C no Manitoba e não passamos nenhum frio no motorhome.

Pontos negativos do motorhome grande: maior consumo de combustível, com média de 3 km/l de gasolina, maior tensão nos deslocamentos nas cidades em virtude do tamanho. Pontos positivos: maior conforto e o sistema de aquecimento.

Para quem gosta de explorar, de estar sempre percorrendo e buscando novas paisagens como nós, é perfeito !!! Nos poupa do trabalho de abrir e fechar malas, procurar hotéis, proporcionando também uma significativa economia de tempo.

Nós tivemos muita facilidade com o carro porque também temos motorhome no Brasil, assim, sugiro que antes de alugar um no exterior, procurem se familiarizar com o RV aqui no Brasil, pois a dirigibilidade é diferente e há vários cuidados a serem adotados em relação à limpeza das caixas e conexões de energia (baterias, gerador, eletricidade).

É uma experiência sensacional !

Humberto
HumbertoPermalinkResponder

oi Niedja, estou pensando em fazer um roteiro parecido, você poderia dar mais detalhes? obrigado.

Tiago Foerster

Pretendo fazer França com esposa e 3 filhos. Preciso de dicas. Desde já obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tiago! Alguns leitores que viajaram de motorhome pela França deixaram dicas nos comentários acima. Indicamos no texto alguns fóruns especializados, também.

Fabiano Ramalho

Oi Tiago. Quando vocês irão? Também vamos fazer parte da França e Itália em maio deste ano (casal e 2 filhos).

Azad Tarikian
Azad TarikianPermalinkResponder

Moro nos EUA a mais de 7 anos. Temos um motorhome (um Fleetwood Bounder 2012 Classe A) que compramos novo em 2013.
Antes disso alugamos varias vezes para termos certeza que gostaríamos da "brincadeira".
Foi a melhor coisa que fizemos! Minha esposa e filha (8 anos) adoram! E ter o seu próprio motorhome é outra história: alem de novinho, já deixamos tudo pronto para viajar bastando encher a geladeira!

Se alguém precisar alguma dica é só mandar um e-mail. azadtf@gmail.com

Estamos planejando uma viagem da Florida para Yellowstone National Park no verão de 2015. Quem sabe alguém ai não aluga um RV e nos acompanha?

Em 2016 será da Florida até o Alaska!

Roberto Panzera Vaz

Estou pensando em alugar um MH em LA, passar por LV, SF, Parque de Yellowstone, Grand Canyon... estou pensando em fazer a viagem em 13 dias, o que acha? Melhor no verão? estou querendo ir em abril ou maio. a principio estou indo com um amigo, mas queria encontrar mais gente! Abraço

Roberto Panzera Vaz

Meu celular 31 96718192
roberto_panzera@hotmail.com

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberto! Para fazer fazer Grand Canyon, Las Vegas, voar a San Francisco e de lá ir de carro a Los Angeles, você vai precisar de 16 a 21 dias. E nem estamos considerando Yellowstone aqui...

Mario
MarioPermalinkResponder

Ola. Gostaria de saber melhor o precode um MH novo e seminovo com quarto de casal e uma beliche e com boa acomodacao. Sei q depende mto. Mas gostaria de saber os diferentes precos. Tanto no brasil quanto em algum outro pais q saia bem mais barato.
Obg.

Fabricio Keller

Ola Pessoal. Estamos planejando conhecer o litoral de Portugal, Espanha e França com duas familias alugando MH em 2015. Seremos dois casais e temos 3 filhos pequenos de 7 e 2 anos. Será nossa primeira experiencia de MH e toda dica como onde alugar, qual roteiro, campings, documentação necessária etc é muito bem vinda.

Hamilton
HamiltonPermalinkResponder

Olá companheiros.
Somos campistas e temos RV e viajamos muito pelo Brasil. Estamos planejando uma viagem de 15 dias por um pais europeu que pode ser França, Portugal e Espanha ou Alemanha na primeira quinzena de julho de 2015.
Estamos aceitando sugestões de roteiros e de locadoras de RV.
Obrigado
Hamilton e Beth

Hamilton
HamiltonPermalinkResponder

Olá pessoal.
Passaremos três dias em Amsterdã agora no início de julho. Alguem tem sugestões de como aproveitar estes três dias?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Hamilton! Leia sobre Amsterdã:

https://www.viajenaviagem.com/category/amsterda

Leon Dalmasso
Leon DalmassoPermalinkResponder

Olá a tod@s!!! Estou fazendo o planejamento da minha viagem de MH e achei este site!!! que legal!!! Irei viajar durante 06 meses pela Europa a partir de julho de 2015.
Vou comprar um MH na Alemanha. Os preços são super acessíveis..quem quiser pode conferir em www.mobile.de .
Pretendo compartilhar minhas experiências/aventuras com quem quiser!!!
Boa viagem a tod@s!!

Bidy
BidyPermalinkResponder

Acabamos de retornar de uma viagem pelo Alaska,onde locamos um motorhome em Anchorage e seguimos a Fairbanks, Circulo Polar Artico e descendo até Valdez e depois Seward e Home e voltando a devolver em Anchorage, simplesmente fantastica a viagem, vale a pena fazer.

Pedro
PedroPermalinkResponder

Bom dia Bidy.

Como foi para alugar o RV?
Existem lugares para estacionar e dormir ou apenas em parques e afins? Gasta-se muito com gasolina? Pretendo fazer um roteiro parecido com o de voces... incluindo o Denali apenas.

Obrigado,
Pedro

carlos fanara
carlos fanaraPermalinkResponder

Fiz uma viagem de MH em junho, segue o link com as dicas:
http://guiacamping.com.br/forum/thread-4859.html?highlight=calif%C3%B3rnia

Alexandre Cesar

Oi Cleci.

To no planejamento de um ano em MH europa, você sabe quanto em media custa um MH em boas condições para 2 pessoas.

Caso alguem queira opinar agradeco.

A todos Paz e Bem

Giovani Zanol
Giovani ZanolPermalinkResponder

Ola,

estamos pensando em viajar de mh pela Italia,alguem poderia nos passar alguma experiencia. É caro rodar com mh pela europa.Qual o mes mais indicado, julho, agosto, setembro.
é a nossa primeira viajem de mh, dicas serao bem vindas.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Giovani! Pense em motorhome para destinos de natureza. Para viajar por cidades históricas não será prático.

paula
paulaPermalinkResponder

Eu já viajei por lá, alias já aluguei e vezes o mh lá em Bergamo, perto de Milao. Acho que a estrutura para mh na Itália é boa, sempre encontramos campings e postos equipados para as necessidades do mh. Claro que em cidades grandes, tem que estacionar o mh fora do centro e depois pegar um transporte publico para ver as coisas, mas no norte da Italia, por exemplo, tu podes passear tranquilamente pelas regioes de montanhas e lagos, por estradas lindissimas aos pés dos alpes e ainda pelas praias da toscana e pela região dos vinhedos, chianti ou outras sem nenhum problema!

Nilva
NilvaPermalinkResponder

Olá Giovani,
Itália tem uma ótima estrutura para motorhome. Principalmente no verão de lá.
Entre os meses que você colocou, o melhor seria em setembro, porque não é "tão" quente,
No verão passado fizemos de Veneza, Padova, Verona, Pisa, San Marino, Assis, Roma e Bari. De lá pegamos o trajeto até Bar em Montenegro,
Temos nosso motorhome, o qual fica na Eslovénia (que apesar de ser um país pequeno tem lugares lindos também).
Somos loucos por viagem.
E a algum tempo todas que fizemos são de motorhome. Eu acho que é o jeito mais prático e econômico,

paula
paulaPermalinkResponder

Olá
Sou de Porto Alegre e adoro viajar de camper pela Europa. Em 2011 fiz a primeira viagem por lá. Fui com meus filhos (8 e 12anos) e fomos para Veneza, litoral norte da Croácia, Slovenia (lago de Bled), Salzburg, Estrada Romantica na Alemanha, Lugano, Como e Garda. Foram 2 semanas sensacionais!
Em 2013 fomos em 3 mulheres e 3 meninas de 10 anos para os Dolomiti, Viena e Salzburg. 1 semana de verão.
Neste ano, vamos fazer novamente uma viagem com o camper para o lago Maggiore e para o litoral sul da França. Gstaria de saber se alguem já fez a Costa Azul e se teria dicas. A principio reservei o camping Etoile d`argens.
Paula

carlos alberto

boa tarde,

Morei 8 anos em Portugal e todas as férias no meio do ano acampava. Portugal tem acampamentos completos, alguns até tem discoteca ao ar livre a noite.
Um moto home dividido para 6 pessoas fica barato e a viagem fica quase 50% mais barato. Sempre alugava um moto home e além de divertido, seguro, economizava no café da manhã e no almoço. Em cada cidade que visitava a gente durante o dia visitava os museus, castelos, praias e tudo que a cidade tinha de especial. Optávamos por almoçar ou jantar para conhecer a gastronomia. Se alguém tiver interesse em fazer esse tour e só entrar em contato, informo que tenho dupla nacionalidade.

Carlos

Elisio Viana
Elisio VianaPermalinkResponder

Estamos indo no dia 18 de agosto, alugamos o Motorhome em Leverkusen (foi o mais barato que encontramos) depois de longa pesquisa; passaremos 02 (dois) meses; acompanhem pelo blog, e quem quiser mais dicas pode pedir pelo elisioviana@yahoo.com.br, será um prazer.

Giusepe Di Primio

Pessoal, acabei de voltar de um tour pela Alemanha e Austria de motorhome e estou disposto a ajudar aos marinheiros de primeira viagem neste tipo de aventura. Portanto, quem tiver dúvidas ou quiser dicas, acredito que posso esclarecer bastante coisa. Obs, se quiser, pode deixar a pergunta tb pelo facebook.

Vinicius Kato
Vinicius KatoPermalinkResponder

Galera, viajei no final de 2015 de motorhome pela California. Foram 14 dias de viagem e os 10 dias de motorhome viajando por San Diego, Los Angeles e San Francisco.

Segue um pequeno video da minha viagem: https://www.youtube.com/watch?v=7_yUN91uLXo&feature=youtu.be

Qualquer dúvida estou à disposição smile

Jordana
JordanaPermalinkResponder

Já viajei de motorhome pela Califórnia, aluguel com a Apex Travel. O serviço foi ótimo e sempre fui muito bem atendida. Recomendo!

Marcos Eri franke

Parabéns Silvano e Gleci pelo belo passeio pela Europa .SapirangaRS

Claudia Rosa
Claudia RosaPermalinkResponder

Pessoal e pelo Brasil? Sou de SP e quero alugar um mo 3Ztorhome para viajar com a família - 3 filhos e marido pela primeira vez. Gostaria de dicas se é seguro, se tem campings a indicar ou terei que dormir em postos de gasolina? Agradeço a ajuda. Abs. Cláudia

Augusto
AugustoPermalinkResponder

Olá Pessoal.
Em Fev/2016, Fiz Los Angeles / Las Vegas / San Francisco / Los Angeles (14 dias) (3.500km) em um C30 com minha esposa e minha filha.
Show de bola...
Pegamos muito Sol, Montanhas, Planicies, Deserto e NEVE !!!!!! Rota 66, com direito de dormir em uma cidade do velho oeste (CALICO), o nascer e o pôr do Sol é sensacional !!!
Agora vou planejar para o Canada !

Luana
LuanaPermalinkResponder

Estive na Europa, e criei um Instagram e estou relatando a viagem ! Segue la: vamos_pela_estrada
Abraços

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar