Bélgica | Escolha sua base: hotéis bem-localizados em Bruxelas, Bruges e Ghent

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Beginhof, Bruges

Beginhof, Bruges

A Bélgica é uma escala irresistível para quem faz aquelas contas de quantos-países-dá-para-fazer-numa-mesma-viagem. Basta uma paradinha em Bruxelas ou Bruges, seja num esquema bate-volta desde Paris, seja num pit-stop entre Paris e Amsterdã, e voilà: está acrescentado um país.

Mas claro que existem maneiras menos The Flash de visitar o país. A Bélgica pode ser diminuta, mas tem muito a oferecer -- e não falo só de cerveja, mexilhões, batata frita e chocolate.

Escolha sua base

Como tudo é muito perto, qualquer das cidades principais serve como base para bate-voltas. Bruxelas está a meia hora de trem de Ghent, uma hora de Bruges e 50 minutos de Antuérpia (e a 1h50 de Colônia, na Alemanha). Bruges está a meia hora de Ghent, a uma hora de Bruxelas e a 1h20 de Antuérpia. E Ghent está a meia hora de Bruges e de Bruxelas, e a 50 minutos de Antuérpia.

Ghent como base

Ghent

Qual a base mais prática? É... Ghent! Uma cidade quase tão fofa quanto Bruges, só que com mais vida própria (é maiorzinha e tem uma comunidade de estudantes, o que garante noites mais animadas). Dá para passear nas outras cidades de dia e voltar para aproveitar a noite numa cidadezinha perfeitamente caminhável (e cortada por canais). Há bons hotéis próximos à estação de trem, como o Expo 13, o Astoria e o NH Sint Peters. No miolo do centro histórico, cacife o charmoso Sandton Grand Hotel Reylof, economize no moderninho Limited Co. -- ou não tenha surpresas no bem-localizado Ibis Centrum Opera.

Bruxelas como base

Grand'Place, Bruxelas

Em Bruxelas, evite o entorno da estação Bruxelles-Midi (ou Brussel-Zuid), onde param os trens de alta velocidade Eurostar e Thalys. Há hotéis bons e novos na vizinhança, mas a região morre à noite. A sua passagem dá direito a seguir viagem de trem local à estação Central, que fica a três minutos da Grand'Place, a praça mais linda da Europa e o coração turístico de Bruxelas. Há vários bons hotéis entre a estação e a Grand'Place, como o Sandton Brussels Centre, o Ibis Brussels Off Grand'Place, o Novotel Brussels Off Grand'Place e o Best Western Carrefour de l'Europe. Ainda no centro histórico, o estiloso Radisson Blu Royal oferece um contraste moderno bacana.

Querendo se hospedar numa parte menos turística da cidade, considere o eixo da Avenue Louise, que divide a área eminentemente residencial de Ixelles da boemia de St.-Gilles. Por ali, considere o colorido Hotel Pantone, o divertido Vintage, o aconchegante Neufchatel e o minimalista Ibis Styles Louise (antigo White).

Bruges como base

Bruges

Bruges

Em Bruges, leve em conta que a estação fica fora do centro histórico. Colado à estação existe um Ibis Budget (antigo Etap). Hotéis com boa relação custo x charme x benefício perto dos canais: Malleberg, Biskajer, Marcel, Boterhuis.

E você? Onde se hospedou em Bruges, Bruxelas, Ghent e Antuérpia? Conte sua experiência pra gente! Obrigado!

Leia mais:

242 comentários

Luciana Bordallo Misura

Eu como designer tive que ficar no Hotel Pantone, mas quem amou mesmo foi a minha filha! Na época ela tinha 3 anos e adorou o "hotel lindo colorido", o único problema é que ela não queria sair de lá pra passear, hehe. Pegamos dois quartos - meus pais em um, eu, marido e filhota no outro - o quarto deles ficou por 148 euros DUAS diárias, o que eu achei bem camarada, e o nosso ficou por 228 euros as duas diárias porque pra colocar uma cama adicional no quarto pra nossa filha a gente teve que fazer um upgrade pra um quarto maior, que custou 40 euros por dia a mais. Mesmo assim os dois quartos eram grandes para padrões europeus, banheiros idem. A equipe do hotel era bem simpática, incluindo alguns funcionários portugueses que deram algumas dicas de transporte. A área é uma graça, o hotel fica em frente a uma praça bonitinha que estava toda florida na primavera. Minhas fotos aqui: http://luciana.misura.org/2011/04/07/au-revoir-paris-prazer-em-conhecer-bruxelas/

Viviane
VivianePermalinkResponder

Ola Boia, tudo bem?
Parabens pelas respostas sempre detalhadas e que ajudam a sonhar com as nossas viagens!! Voce faz o site/blog ser um sucesso!!!

Vi que todas, ou a maioria, das dicas é para a viagem de Trem....tenho duvida com relação a ir de carro.

Estou em Paris e gostaria de ir de CARRO para Bruges e Bruxelas.
temos um final de semana.
É uma boa opção?
Como moramos aqui e temos carro não queríamos gastar com o trem...o que acha?

Sairemos sexta final da tarde e não sei se vou para Bruxelas ou Bruges primeiro.
FIco quanto tempo em Bruges e qto tempo em Bruxelas?

Sugere que mudemos a cidades e troquemos alguma delas por outra?

Muito obrigada,
um abraço,
Viviane

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Viviane! Ponha no papel os gastos com combustível, pedágio e estacionamento. Pode ser que o trem saia mais barato. (Que será mais rápido e menos estressante, não há dúvidas.)

Tiemi
TiemiPermalinkResponder

Olá, planejo uma viagem saindo de Paris à Bélgica, mas tenho dúvidas quanto a ir de carro ou de trem, pois vou no dia 1o de maio de 2014 e não sei se será fácil encontrarmos bilhetes de trem tão facilmente, sem reserva. Ou não terei qualquer problema? A volta está programada para dia 3 de maio (feriado prolongado).

Nessas condições qual o melhor meio de transporte: trem ou carro?

Vcs sabem o tempo estimado para chegar até Ghent de carro? Qual a melhor via/autoestrada? Vcs sabem quanto gastarei aproximadamente com pedágio?

O que vcs acham de fazer a base em Ghent para visitar Bruges e Bruxelas?

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tiemi! Basicamente não se pega trem na França sem reserva antecipada. Você pode comprar a partir de 3 meses de antecedência em http://www.voyages-scnf.com .

Para percursos de carro, faça simulações no http://maps.google.com ou http://www.viamichelin.com .

Como já dissemos no texto, Ghent é uma ótima base para as duas cidades, está a apenas 30 minutos de trem de ambas.

Samara Herschel

Olá, pessoal! Preciso de uma ajuda! Planejo ir para Dublin em setembro, e de lá queremos ir até Alemanha. Queremos conhecer a Holanda e Bélgica. Qual seria o roteiro melhor para ir primeiro e entre estes três últimos países se dá para irmos de trem, e se tem que fazer reserva antes? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Samara! Compre passagem com ida até o primeiro destino (Dublin) e volta desde o último destino (Amsterdã). Voe de Dublin a Bruxelas. Os trechos internos belgas podem ser comprados na hora. Para Amsterdã, compre com antecedência.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

https://www.viajenaviagem.com/2014/02/comparacao-precos-raileurope-x-ferrovias-europeias/

Ana Paula
Ana PaulaPermalinkResponder

Boa noite,
Tenho três noites disponíveis para uma viagem à Belgica agora em Abril. Inicialmente pensei em passar as duas primeiras em Bruxelas e a terceira em Brugges. Mas lendo seu blog e outros posts entendi que a noite em Brugges é meio sem graça... Eu e meu marido gostamos de dar uma saída no final do dia para um bom restaurante ou um lugar de bares animados. Então vem você e fala sobre Ghent! Será que reorganizo nossas noites e troco a de Brugges por Ghent?! Permaneço com as duas de Bruxelas? Em Ghent onde seria melhor estar hospedados?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Paula! Damos sugestões de hotéis em Ghent no texto. Bruxelas oferece as opções de uma metrópole, enquanto Ghent é uma cidade universitária animada. Escolha a que fizer mais a sua cabeça ou divida a estada entre as duas.

carlos oliveira

Dormir em Bruges foi espetacular!
O movimento cai à noite mesmo. Mas há vários restaurantes legais perto da praça. Como eu comentei em outro post, jantar de frente pro Campanário de Belfort foi mágico!!
E depois, andar pelas ruas vazias até o hotel foi bem legal. Parecia que estávamos em outros tempos.

Tania Vasconcelos

Desculpe se já tiver citado... mas em que hotel ficou em Brugges e o recomenda?

carlos oliveira

Olá!

Fiquei no Ibis brugge Centrum. Paguei um preço super justo, pra nao dizer barato (uns R$120,00) pro casal.
A cidade é pequena. Vc roda tudo bem tranquilamente. Da estaçao de trem até o hotel dá uns 15 minutos andando, mas fui de taxi pq estava com mala e já tinha lido no tripadvisor que o preço era de 10 euros. Daí valeu a pena.
Do hotel até a praça principal são uns 15 minutos andando devagar, apreciando a paisagem. Recomendo muito!
Revendo as minhas fotos outro dia, percebi o acerto em não dormir em Gent, e sim em Bruges. (com todo o respeito ao Ricardo Freire, que opta por base em gent).
abs.

Marina
MarinaPermalinkResponder

Olá, boa noite!
Estou planejando ir a Bélgica na Páscoa e colocamos no roteiro Bruges, Ghent, Antuérpia e Bruxelas. Teria alguma sugestão de hotel na Antuérpia?
Meu marido é cervejeiro amador, rs, teria alguma dica de Cervejaria legal pra conhecer em um desses lugares?
Muito Obrigada! Seu blog já me ajudou mt!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marina! O Marcio nel Cimatti d'A Janela Laranja tem sugestões de hotel em Antuérpia:
http://www.ajanelalaranja.com/2011/08/onde-ficar-na-antuerpia.html

Tem uma rota da cerveja no site do turismo da Bélgica:
http://www.visitbelgium.com/?page=itineraries#beerroute

carlos oliveira

Oi Mariana, cervejaria Delirium, em Bruxelas, é imperdível até pra quem não curte cerveja. smile
Achei o Mort Subite meio caído, além de esnobe e caro.

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Não recomendo a rede Ibis, principalmente o Ibis Styles Brussels Centre Stephanie, em Bruxelas. Fui furtado no meu quarto, na primeira noite. Durante minha ausência, alguém entrou em meu quarto, abriu o cofre com a senha mestra, e levou meu Ipad, 200 euros e um carregador de Iphone. De outros dois quartos levaram laptops, na mesma noite. Ninguém viu nada, não há câmeras de segurança nos corredores, e a recepção vive deserta. A gerência só fazia negar os fatos, e sequer pediu desculpas. Depois consegui provar que o sistema de fechadura deles era falho (aí sim alguém pediu desculpas – 2 dias depois). Finalmente disseram que iriam me reembolsar, mas primeiro tenho que esperar a polícia belga concluir o inquérito, o que leva meses. Não me reembolsaram nem minha estadia lá, um absurdo. Ao retornar, escrevi para a rede no Brasil, e estou esperando resposta há mais de uma semana. Sou cliente Gold, e nunca pensei que a política da empresa fosse a do desprezo pelo cliente. Se você quiser passar por um pesadelo, hospede-se nessa porcaria de hotel.

MONICA MOLINA FIGUEIREDO

Nossa, que chato! Eu nunca havia me hospedado num Ibis, até que fui à Paris e figuei no Ibis Styles Paris Bercy. Super recomendo, muito bom, minha experiência foi bem diferente da sua....felizmente!

Sheila Rosa
Sheila RosaPermalinkResponder

Olá.
Iremos para Europa na próxima semana e uma das escalas será Bruxelas, Ghent e Bruges. Consigo comprar nas máquinas de bilhetes de trem a ida e a volta para 3 dias depois? É fácil? Pergunto isso pois iremos de Bruxelas para Ghent onde ficaremos hospedados e 3 dias depois volto para Bruxelas para pegarmos o Eurostar para Londres.
Grata!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sheila! Você pode comprar facilmente em máquinas, nas bilheterias ou pelo site https://www.b-europe.com/Travel .

raquel s
raquel sPermalinkResponder

Pretendo ficar de 27 junho a 01 de julho em Bruxelas com a intenção de ser a base para fazer bate e volta para Antuerpia, Bruges e Gent. Mas, lendo os posts, fiquei na dúvida se continuo com a base em Bruxelas ou se fico em Ghent, o que sugere? E mais..estava pensando, 2 dias em Bruxelas, um em Bruges, e um dia para Antuérpia, Bruges e, quem sabe, Colônia...o que acha do itinerário?
(6 dias antes fico em Amsterdãm..para conhecer a cidade e os lugares vizinhos)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raquel! A permanência em Amsterdã está ótima. O bate-volta a Colônia é um pouco pesado, mas se você tiver disposição, pode ser feito. Ghent é uma base mais aconchegante do que Bruxelas; Bruxelas oferece a vantagem de ser uma metrópole.

Jadna Borinelli

Boa Noite, estou indo para Bélgica por 3 dias qual dica poderia me passar somos em 3 pessoas.
Obrigada,

Amorim
AmorimPermalinkResponder

Boa noite pessoal. Sou turismólogo e descobri esse site hj!! Olha o tempo que perdi!!!hahahahaha.

Bom, minha pergunta é simples. Irei a Bélgica em agosto e ficarei 5 dias. A ideia inicial era 3 dias em Bruxelas e 2 em Bruges. Comecei a desconfiar com tudo que li aqui, que 5 dias é muito apenas para esses 2 lugares. Vou eu e um amigo. Para 2 homens héteros e solteiros, em 5 dias, o que mais vcs poderiam me recomendar? Valeu, abração a todos e parabéns!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Amorim! O que a gente costuma fazer aqui é rentabilizar o pouco tempo que as pessoas têm para cobrir os destinos que estão na cabeça delas. Mas não há nada errado em ficar mais tempo não! A viagem fica mais prazerosa, você pode aproveitar melhor a noite (que parece ser um dos objetivos de vocês) sem ter que madrugar para pegar trem ou bater ponto em 10 lugares que precisam ser vistos num dia só smile

Para 5 dias na Bélgica com o perfil de vocês, o melhor seria ficar pelas cidades maiores -- Bruxelas, Antuérpia e Ghent. Bruges morre à noite; pode ser vista num bate-volta desde qualquer uma das três.

Divida a estada entre Bruxelas e Antuérpia ou Bruxelas e Ghent.

Cristina Oliveira

Olá, boa noite !! Estou chegando em Bruxelas dia 29.07.14, por volta das 20h, pela estação Bruxelles-Midi. Qual o melhor jeito de chegar à Grand Place?
Abração !!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristina! Há um trem local entre Bruxelles-Midi e Bruxelles-Central. Sua passagem anterior dá direito à continuação até a estação central.

Cristina Oliveira

VALEU !!!!!

Giovana
GiovanaPermalinkResponder

Olá!!!
Excelentes dicas! Adorei!
A dúvida é... tours de degustação cervejeira!!!
Meu noivo quer ir para a Belgica exclusivamente para isso, e pretendemos ficar uns 3 ou 4 dias para conhecer várias.
Vimos que existem alguns tours em que se conhece até 6 ou 8 cervejarias em um mesmo dia, alguém tem informação se é bacana??
Ficando em Ghent é possível fazer estes tours, ou só em Bruxelas???
Também ouvi falar dos tours de chocolate e renda... alguma dica a respeito?
Obrigada pela disposíção!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Giovana! Não conseguimos achar nada assim na internet. Mas ao chegar em Ghent, no seu hotel você encontrará folhetos da maioria dos tours disponíveis na cidade. Se não achar o que procura, o recepcionista pode lhe ajudar. Visite também os postos de informação turística.

sol
solPermalinkResponder

Olá Bóia, sempre procuro seu blog para tirar minhas dúvidas e sempre me foram super úteis. Agora tenho mais uma: Tenho um vôo que chega em Bruxelas (BRU) às 11:00 e sai no outro dia às 19:00 hs. Será que nesse intervalo consigo fazer os pontos de Bruxelas e Bruges? Qual seria o melhor lugar para fazer o pernoite entre as duas cidades? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sol! Vá no dia seguinte de manhã cedo a Bruges.

Sol
SolPermalinkResponder

Valeuuu!!! Obrigada

marcia
marciaPermalinkResponder

Oi Boia,

Estou indo no final de dezembro para a Europa pela TAP com escala final em Lisboa.

Quero conhecer Amsterdan, Bruxelas e Bruges.

tenho 7 dias para esses lugares ( estou excluindo Lisboa, pois vou ficar lá di dia 01/01 até o dia 07/01).
A pergunta é: é melhor chegar por Amsterdan e ir de trem para Bruxelas e Bruges ou chegar por Bruxelas e ir depois para Amsterdan?
E quantos dias para essas 3 cidades?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia! Chegue por Bruxelas, durma lá e faça Bruges como bate-volta de trem. Siga então para Amsterdã. Leia: https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Quase todo blog de viagem sugere que não é preciso dormir em Bruges, mas eu discordo. Também senti o quanto a cidade é vazia à noite, mas isso faz dela especial. Além disso, nada como acordar ouvindo o carrilhão da Belfrey, parece que estamos num conto de fadas. Eu sugiro passar ao menos uma noite, sim. Acordar cedo e caminhar pelas ruas ainda vazias (isso às 9h!), antes que os turistas cheguem. Explorar as ruazinhas e os portões da cidade. Ficamos hospedados no Acacia, da Rede Best Western, a uma quadra da Markt. Recomendo.

Mila
MilaPermalinkResponder

Olá! Eu e minha filha iremos para Bruxelas num bate-e-volta (chegamos 11hs e voltamos às 19, de trem). O bilhete diz que é até a estação Midi. Como fazemos pra ir (e voltar) para a Est. Central? O que dá pra conhecer nesse período de tempo? Dá pra ir até o Atomium? Obrigada!

Gabriela Martins Fang

Olá Bóia! Em primeiro lugar: PARABÉNS PELO BLOG!
Estou indo à Europa em fevereiro, conhecerei Paris e Amsterdam, porém gostaria muito de conhecer um pouquinho da Bélgica (diga-se: cervejas, waffles e chocolates rs).
Vi em uma pesquisa pela internet que é possível fazer um pit-stop na Bélgica no caminho de trem Paris- Amsterdam, sem ter que pagar mais por isso. Gostaria de saber se essa informação procede e como faço isso.
Eu só preciso descer do trem e depois voltar em um outro horário de partida para Amsterdam (no mesmo dia, claro) ou há alguma opção diferente de compra de passagem?
Tenho medo de não acertar rs.

Obrigada!

maria angelica

Ola,

Onde é melhor se hospedar Bruxelas ou Gent, já que vou dormir somente uma noite de depois seguir viagem para Amsterdam?

Já conheço Bruxelas e já fui à Bruges 3 vezes.

Angélica

mirella matthiesen

Vá pra Gent, a cidade é uma graça smile

Maria Cláudia

Ola, bom dia!
Pela segunda vez estou indo a Paris e comprei a volta do voo propositalmente por Amsterdã. Gostaria de sair de Paris de trem e conhecer Ghent/Bruges/Bruxelas pelo caminho até Amsterdã, por isso gostaria de saber como comprar só a ida do bilhete. Também como faço para parar nestas cidades e se posso com o mesmo bilhete retomar a viagem em dia diferente. Estou pensando em sair de Paris entre os dias 21 e 22 e meu voo de volta para o Brasil, sai de Amsterdã no dia 29, portanto terei por volta de uma semana para este percurso.

agradeço desde já!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Cláudia! Dá perfeitamente para comprar só os bilhetes de ida. Os bilhetes de Amsterdã à Bélgica no trem InterCity são válidos durante todo o dia numa mesma direção (você pode comprar Amsterdã-Bruges via Antuérpia e parar em Antuérpia, por exemplo). No trem Thalys a passagem tem horário marcado e só vale num trem específico. O trecho Bruxelas-Paris só é feito no Thalys e requer reserva num horário específico.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/07/bruxelas-entre-paris-amsterda

Maria Cláudia

Muito obrigada por suas dicas, a viagem está saindo e aindavou abusar de vcs...wink!

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Olá boia!

Gostaria de uma ajudinha, pls! Pretendo ir à Bélgica no comecinho de janeiro e conhecer Bruxelas, Bruges e Antuérpia. Pensei em montar base em Bruxelas e fazer bate e volta para as outras duas cidades. Vc acha que dois dias em Bruxelas são ''suficientes'' para conhecer os principais pontos? Outra coisa, gostaria muito de uma dica sobre fábricas de chocolate para visita. Li que em Antuérpia tem algumas famosas e só por esse motivo passaria por lá.

Obrigada! wink
bjs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Nâo temos conteúdo próprio sobre visitas a fábricas de chocolate na Bélgica.

Este site tem:
http://www.chocolatetourism.com/belgium.html

Dois dias são suficientes para o essencial de Bruxelas.

Ghent também é uma base possível para os bate-voltas.

Maria Cláudia

Ola!
Iremos de Paris para Bruxelas de trem e depois de 3 dias para Amsterdã - alugamos um carro em Bruxelas, de lá iremos para Ghent onde ficaremos hospedados e queremos dar uma passeada por um dia em Bruges.
Gostaria de saber como é o transito entre estes locais, também se em Bruxelas andar de carro é fácil.
Obrigada pela atenção, Cauá Mauad

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Cláudia! Carro em cidade grande na Europa sempre é uma idéia infeliz. Fique com o trem, sua viagem será muito mais tranqüila.

Angelo
AngeloPermalinkResponder

Olá. Estou indo de Londres para Bruxelas.Estarei hospedado próximo da Grand Place. Terei que sair do trem da Eurostar na estação Gare du Midi e pegar outro trem para a estação Central? Ou o mesmo trem que vem de Londres segue até a estação Central? Para ir para Asterdam posso pegar o trem na estação Central? Grato.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Angelo! O trem termina em Midi. Você então segue pelo trem local, é apenas uma parada. O trem a Amsterdã também sai de Midi, você vai de trem local entre Centrale e Midi.

Eugenia
EugeniaPermalinkResponder

Estou sentindo falta da troca de experiencias dos cervejeiros em visita ä Belgica. Gostaria de saber se alguem já foi ao Restaurante In de Vrede, em frente ä Abadia de Saint Sixtus, que produz aquela que já foi eleita varias vezes a melhor cerveja do mundo: Westvleteren 12 (além da 8 e da blonde). Fica em Westvleteren, depois de Bruges, mas nao sei como ir até lá. Será que tem de ser de carro? Como faz pra dirigir depois da degustacao????? já que, dizem, a cerveja é do tipo "aqui se faz e so aqui se bebe"!! Quem tem mais dicas cervejeiras???? Agradeco muito a "acolhida"

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eugenia! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

(Mas adianto que um lugar muito mais interessante para sua curiosidade seria um fórum de cervejeiros.)

A.L.
A.L.PermalinkResponder

No site do local há instruções sobre como chegar de transporte público, mas é um pouco complicado: http://www.indevrede.be/ligging.php?lang=en

Vc vai de trem até Popperinge e de lá toma um ônibus.

De carro é muito mais rápido, mas alguém de te ser o motorista da vez. Não há tolerância alguma (felizmente!) para quem bebe acima do limite na Bélgica, e as multas são altas, além do carro alugado ficar retido até que um motorista habilitado e em condições de dirigir apareça.

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

Oi Eugenia,

ha transporte publico, mas é meio distante chegar la. Vc deve pegar um trem de Brugge até Kortrijk e la trocar de trem até Poperinge. (veja no site da NMBS/Belgianrail o trajeto). Em Poperinge pegar um ônibus da De Lijn até Westvleteren. Acho muito complicado e demora bastante (entre 2 ou 3 horas)

Minha dica seria: se vc quer mesmo ir até esse lugar, eu recomendaria passar 2 noites em IEPER, que é uma cidade linda, fazer o roteiro da 1a. Guerra Mundial (Museu da 1a. Guerra, Tiny Cot Cemetery, etc) fazer o tour c algum agente. (http://www.toerismeieper.be/en)

No outro dia pegar o trem de Ieper até Poperinge e la o ônibus pra Westevleteren.

Fiz esse roteiro da 1a. Guerra agora verão e achei muito interessante. Como esse ano faz cem anos da guerra, ja muitas celebraçoes. Em Ieper toda noite ha o "last post cerimony".

Espero ter te ajudado um pouco.

Luis
LuisPermalinkResponder

Eugênia, já estive no In de Vrede e na Abadia de Sint Sixtus por duas vezes - ambas de carro. Outra opção é chegar de trem em Poperinge e depois ir de taxi ou ônibus. O site abaixo tem algumas dicas adicionais:

http://www.thirstypilgrim.com/2009/01/how-to-make-westvleteren-pilgrimage.html

O In de Vrede em si não tem nada demais - local agradável com serviço mediano e poucas opções no cardápio. Mas, pra quem gosta das cervejas, é "O" lugar pra se tomar as Westvleteren blonde, 8 e 12. Além disso, dependendo do dia, dá pra comprar um 6-pack e levar pro hotel (ou trazer pro Brasil).

Melina
MelinaPermalinkResponder

Oi, Bóia! Meu marido e eu viajaremos em janeiro. Londres - Paris - Bélgica - Amsterdam.
Nossa ideia inicial era ficar em Bruxelas e fazer bate-voltas, mas lendo esse post fiquei muito interessada em Ghent. Minha dúvida é: será inverno, Bruxelas por ser maior não seria uma cidade mais "viva" à noite?

Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Melina! Nâo há férias escolares em janeiro na Europa. Ghent é uma cidade universitária.

Joao
JoaoPermalinkResponder

Tenho tres dias para visitar a Belgica e gostaria de visitar Bruxelas e Bruges, qual cidade deveria tomar como base? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Joao! O post acima é inteirinho sobre isso mrgreen

graciele
gracielePermalinkResponder

Oi Boia!
Quantos dias você sugere para visitar Bruxelas, 2 ou 3?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Graciele! Em um ou dois dias você visita o básico, dependendo do seu ritmo e interesse. Mais do que isso, da para fazer bate-voltas a Bruges, Ghent ou Antuérpia.

graciele
gracielePermalinkResponder

Bom, nossa viagem vai ser de uns 20 e poucos dias, estavámos pensando 3 dias em Bruxelas e no 4 dia um bate e volta a Bruges (base em Bruxelas mesmo), depois seguiríamos para Luxemburgo (1 dia me disseram que é o suficiente) e de lá para Alemanha, você acha 3 dias adequado ou 2 mesmo é o suficiente?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Graciele! Como já respondemos, 2 dias em Bruxelas são mais do que suficientes. Aproveite para fazer outros bate-voltas e para comer mais waffle e batatas fritas com maionese, com uma cerveja nacional. wink

Orlando Silva
Orlando SilvaPermalinkResponder

Estou planejando passar por Bruxelas em em Julho que vem na viagem para a Europa. As dicas foram ótimas! Achar um bom hotel nessas cidades é mais difícil sem recomendação. Obrigado!

Melina
MelinaPermalinkResponder

Obrigada pelas dicas preciosas!
Decidido: montaremos base em Ghent!
Hotel reservado, Ibis. Chegaremos de Paris. Pensei em pegar o trem pra Bruxelas (já que tem baldeação) passarmos umas horas de acordo com a indicação do que fazer num pit stop e depois seguir para Ghent. No outro dia iremos a Bruges (será no dia de um festival da cerveja). Depois aproveitaremos um dia inteiro em Ghent e ainda sobra mais dia que pensei talvez iremos a Bruxelas aproveitar mais ou ficar em Ghent ou até mesmo voltar a Bruges se não conseguirmos aproveitar direito a cidade por causa do festival. Livre demais?

Agora, me perdoe a ignorância mas ainda estou confusa quanto aos deslocamentos. Precisa comprar com antecedência esses deslocamentos tão curtos e que tem toda hora? Quanto custa mais ou menos Bruxelas - Gent, Gent - Bruges? Qual empresa?

Muito, muito obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Melina! O custo depende um pouco da data em que você fará esses deslocamentos. Simule os valores no site da SNCF - http://www.voyages-sncf.com/

Ana Catarina Martins

Olá, estarei chegando em Bruxelas dia 01/01/2015 e pretendemos ir a Paris apenas dia 05/01,quando retornaremos dia 10/01. Então, como não conhecemos nem Bruxelas nem Bruges, gostaríamos de dicas se vale mais a pena ficar dois dias em Bruxelas e um apenas em Bruges ou o contrário, mais tempo em Bruges, no caso dois dias, dai no dia 5/1 pegaremos um trem rumo a Paris?! Iremos viajar em pleno inverno... Obrigada e espero que me ajudem, ok?!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Catarina! Vale mais a pena ficar em Bruxelas e fazer Bruges como passeio.

Igor
IgorPermalinkResponder

Olá, eu e minha esposa chegaremos dia 26 de dezembro em Bruxelas e vamos direto pra Antuérpia na casa de amigos, onde ficaremos até dia 28 quando eles irão para o interior da França passar a virada com os parentes. Nós continuaremos na Bélgica até dia 31. Nossa idéia é passar o dia 29 em Gent ou Bruges e os 30 e 31 em Bruxelas. As dúvidas são: Gent ou Bruges? Qual melhor bairro (central, perto dos pontos turísticos)para ficar em Bruxelas? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Igor! Se você ler o texto com atenção, vai ver que falamos de localização em Bruxelas e comentamos que Ghent, na nossa opinião, é mais interessante do que Bruges. Por favor não faça a gente reescrever os textos nas caixas de comentários.

Marília
MaríliaPermalinkResponder

Oi!
Estarei viajando sozinha por algumas cidades da europa agora em março e ja comprei o trem paris-bruxelas na manha do dia 25/03 e um trem bruges-amsterdam no fim do dia 26/03. Lendo em varios sites vi que 1 dia é suficiente para fazer um overview dessas cidades, mas minhas duvidas são: onde passar a noite? (ainda nao comprei o trecho bruxelas-bruges por isso tenho essa flexibilidade) e onde me hospedar? Gostaria de alguma sugestão de algum hostel num local seguro pois estarei sozinha...
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marília! É mais interessante pernoitar em Bruxelas. Indicamos o Hostelworld para pesquisa de albergues: http://www.hostelworld.com/

ana
anaPermalinkResponder

Ricardo ou Bóia,
Na estação de trem da Antuérpia tem bons bagageiros?
Estamos pensando em fazer um pit stop lá, antes de ir para Ghent.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana!

Parece que sim:
https://www.b-europe.com/Travel/Practical/Station%20information/Antwerpen%20Centraal

ana
anaPermalinkResponder

Obrigada, Bóia!
Eu e minha filha estamos montando nossa viagem baseadas nas dicas de vocês! Parabéns pelo site!
Ana

neide
neidePermalinkResponder

Olá,
Baseado nos comentários acima, resolvi fazer de base Ghent. Já comprei a passagem Paris/Bruxellas (pit stop em Bruxellas), mas agora não consigo encontrar um site que venda Bruxellas Ghent, nossa base.
Sabe qual site eu compro este trecho?
No dia seguinte vamos para Bruges (bate e volta), seria no mesmo site a venda para esse bate e volta?
Depois de Ghent um pit stop em Antuerpia, chegando em Amsterdã.
Estou perdida com os sites, no da SNCS só consegui Paris/Bruxellas.
Pode me ajudar? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Neide! Compre os trechos regionais belgas na estação mesmo, os preços não variam.

Maria das Graças

Neide, complementando a dica da Bóia as passagens de trem para Gent/Bruges no final de semana é muito mais barato.

Em Gent, tomamos um café acompanhado de uma gauffre (waffle) deliciosa. Todas que comi na Bélgica estavam deliciosas mas essa de Gent é para não esquecer. Tenho que pesquisar o nome e o endereço nos papéis de viagem que ainda não pude organizar.

Maria das Graças

Neide, fui ao Google Maps e localizai o lugar. É este http://agrea.be/fotos/.
Eles chamam de Brasserie Agrea. É um lugar frequentado pelos locais com um atendimento excepcional. No nosso caso, vendo que éramos brasileiras agradeceram com um "muito obrigado" e perguntados onde compraríamos o ticket do tramway para a estação informaram e ainda trocaram euros em moeda para que podéssemos comprar os tickets no ponto do tramway.
A localização é bem central mas já saindo da área turística.

neide
neidePermalinkResponder

Certo, então de Bruxellas para Ghent (no mesmo dia) e depois Ghent/Bruges/Ghent no dia seguinte compro na estação. Não tem perigo de não ter trem? Os bilhetes não esgotam?
Ghent/Antuérpia também deixo para comprar la, mas Antuerpia para Amsterdã é bom comprar antes, não é? Qual o site?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Neide! Não há necessidade de reserva nesses trens. Dá para viajar em pé. Há grande rotatividade de passageiros descendo e subindo a cada parada.

neide
neidePermalinkResponder

Muito obrigada Maria das Graças! Amei a dica.

Marta
MartaPermalinkResponder

Uma recomendação na região de Louise é o B&B Louise na Rue Jourdan 27. Muito bem localizado, quarto de bom tamanho com café da manhã, com agradável recepção do Noah. Obs: 3 andares sem elevador!

Lenira
LeniraPermalinkResponder

Ao comprar a passagem de Londres- Bruxelas vem a opção de escolher assentos ou não é necessário reservar? Viajei de Amsterdan para Colonia sem reservar assento e não quero repetir a experiência. Fui sentada no chão, horrível! Existe diferença de preço entre o site da Eurostar e da Raileurope? Um dá o valor em Libras e o outro em Euros. Pra converter me enrolei!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lenira! No Eurostar a reserva de assento é compulsória e automática.

Leia sobre Raileurope e cias. européias:
https://www.viajenaviagem.com/2014/02/comparacao-precos-raileurope-x-ferrovias-europeias/

Deb
DebPermalinkResponder

No percurso entre Paris e Amsterdã, nos hospedamos uma noite no Ibis Grand Place. O quarto segue o "padrao Ibis", porém com dimensoes reduzidas. A localizacao, no entanto, eh perfeita. Ao lado da Grand Place, perto de otimos bares, restaurantes e lojinhas. Para quem nao vai passar muito tempo no hotel e nao quer gastar muito, acho uma opcao com boa relacao custo-beneficio!

Alex
AlexPermalinkResponder

Quando eu fui para Bruxelas, eu fiquei no Adagio Brussels Centre Monnaie e super recomendo como uma ótima opção econômica, com excelente localização, perto da Grand Place. O hotel é novo e o quarto conta com uma mini cozinha (fogão, microondas).

cássia queiroz

Ola´!
De cara quero dizer que esse site é uma maravilha e que já me orientou muito nas minhas viagens. Contudo quero ressaltar um OUTRO PONTO DE VISTA SOBRE BRUGGE: parem de enfatizar que essa linda e ultrarromântica cidadezinha medieval "morre à noite"!!! Fica parecendo que à noite ela não é interessante, e MUITO AO CONTRARIO , BRUGES à noite é especial: para curtir a dois, caminhar nas ruas quase desertas mas com completa segurança com toda tranquilidade, jantar em restaurantes debruçados à beira dos canais, à luz de velas comumente, o que a faz mais encantadora ainda. APOSTEM NA DORMIDA EM BRUGES, e com certeza será uma nova lua de mel. FANTÁSTICA; fiquei lá por duas noites, e com prazer vi a enxurrada de turista indo embora no fim da tarde e deixando o conto de fadas medieval só para o apaixonados.

Carol Guelber
Carol GuelberPermalinkResponder

fiquei no hotel Chambord em Bruxelas e adorei! Do lado do metro Porte Namur e perto de muitos bares e lojas. A noite fica bem
Movimentada a regiao e nao é turistica. 10
Min de caminhada da Grand Place. Contei um pouco aqui: http://viciosdeviagem.com/belgica/bruxelas-nao-facam-o-que-eu-fiz/

Adriano Pupp
Adriano PuppPermalinkResponder

Em 2009 estive em Bruxelas e fiquei no Ibis Ste. Catherine. Achei muito bem localizado, ia a pé para a Grand Place. Em Bruges, só tenho elogios ao Alegria B&B, muito perto da Market Square.

Carol FB
Carol FBPermalinkResponder

Olá, pessoal do VnV, vim compartilhar minha experiência em Bruxelas em maio/15.
Cheguei em Bruges por volta de 19h numa quarta-feira, vinda de Amsterdam.
Tinha 8 dias pra viajar e dividi minha estadia em 3 noites em Amsterdam (sendo um dia quase inteiro dedicado ao Keukenhof - o parque das tulipas, que fica em Lisse, a 40min de ônibus do aeroporto de AMS), 2 noites em Bruges e 3 em Bruxelas.
Não conhecia nenhum desses lugares. Como sempre tive loucura pra ir à Bégica, resolvi dedicar mais tempo pra ela do que pra Holanda.
Em Bruges, hospedei-me no Crowne Plaza, que tem localização incrível, em frente ao Burg e à Igreja do Sangue Sagrado. Hotel muito bom, quarto reformado. Excelente banheiro. Staff prestativo, super bem disposto a atender às solicitações. Como cheguei as 19h, e o sol se punha depois das 21h, aproveitei pra andar pela praça central, tirar muitas fotos quase sem ninguém - realmente a cidade fica deserta à noite o que, pra mim e pro meu marido foi incrível! Compramos os primeiros (de muitos) chocolates e sentamos pra jantar os famosos mexilhões com fritas e a carbonnade flamande (uma carne cozida na cerveja, sensacional). Após o jantar, aproveitamos pra andar nas lindas ruas desertas. Senti-me num filme! No dia seguinte era um feriado religioso muito importante na Bélgica, e haveria uma procissão por toda a parte principal da cidade, tornando meio caótico (e inviável) nosso plano de visita. Resolvemos, então, ir a pé pra estação de trem (juro que é uma caminhada de uns 20 minutos, muito agradável) pra pegar um trem pra Ghent/Gand. Aproveitei e andei na roda gigante que fica próxima à estação - vista incrível da cidade. Comprei minha passagem de ida e volta a Ghent, sem horário pré-definido, por menos de 15 euros/pessoa. Cheguei em Ghent (onde tb era feriado, mas não tinha procissão) e fui pro centro da cidade, pra ir às duas igrejas famosas e apreciar o famoso quadro "Adoração do Cordeiro Místico". Consegui subir no Belfort, e fui curtir uma feira gastronômica tipo "food truck". Foi uma experiência incrível - mesmo com um monte de lugares fechados, consegui visitar o que havia planejado e ainda pude degustar muitas comidas e cervejas locais. Por volta das 18h, pegamos um trem de volta e chegamos em Bruges ainda com dia claro. No dia seguinte é que, de fato, fomos aproveitar as delícias de Bruges: passeio de barco nos canais, Minnewater, igrejas, visita ao hospital da idade média e sua farmácia (muito legal), Beguinage, Historium. Bruges é isso tudo que falam. E mais um pouco. Quando esgotamos a nossa programação, pegamos nossa mala no hotel e fomos pra estação de trem. O bilhete foi comprado na hora por 12 euros/pessoa.
Chegamos em Bruxelas no início da noite, fizemos check in no hotel (Novotel Brussels Off Grand Place) e recebemos um upgrade de quarto. Preciso falar: o hotel é ótimo, as instalações são muito boas e a localização é incrível - menos de 2 minutos da estação de trem central e da Grand Place (fica no meio do caminho). Há outros dois hotéis vizinhos que dividem a localização fantástica. Quantas vezes voltar a Bruxelas, tantas eu ficarei no Novotel. Tinha planos de ir a Antuérpia, mas me encantei de uma forma tão grande pela cidade, que desisti e fiquei os 3 dias inteiros nela. E vou dizer: a cidade tem tanta coisa pra fazer, tantos lugares diferentes, tantos bares, tantas chocolaterias, que eu juro que ficaria mais um dia.
Saí da Bélgica com a certeza de voltar.

Daisy
DaisyPermalinkResponder

Boa tarde, em abril, viajarei de Eurostar de Londrtes para Bruxelas e pretendo no mesmo dia, ao chegar em Bruxelas, seguir para Bruges. Preciso comprar novo bilhete para Bruges, ou o bilhete do Eurostar é valido, sendo no mesmo dia? Se sim, tenho emitir outro bilhete, ou sigo com o mesmo? Grata, daisy

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daisy! Compre o bilhete Belgium Any Station, e você pode chegar no mesmo dia a Bruges.

Rosa
RosaPermalinkResponder

Estarei em Paris em agosto, no período em que acontece o Tapete de Flores em Bruxelas e pretendo fazer um bate-volta. As opções de horário de trem já estão escassas.
Consideram perigoso retornar saindo de Bruxelas após 21 horas? Chegando em Paris ainda teria o deslocamento de metrô até o hotel.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosa! O perigo na Europa não está na noite nem nas ruas eventualmente ermas. O perigo na Europa está nas aglomerações, nos pontos turísticos, no transporte público apinhado, que é quando e onde atuam os mãos-leves.

Em agosto às 9 da noite vai estar começando a anoitecer, nem escuro estará.

Celia Marquezini

Planejo uma viagem 12 dias Paris, Reims, Bruxelas, Bruges e Amsterdam, minha dúvida é se consigo seguir de Reims para Bruxelas de trem ou tenho que voltar para Paris?
Pensei em passar 1 dia em Paris( não é minha prioridade) passar 1 dia em Reims e seguir 2 dias Bruxelas, 3 Amaterdan e na volta para Paris passar o dia em Bruges.
Adoro seu blog!!! Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Celia! De trem, faz-se baldeação ou em Paris ou em Marne La Vallée.

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Olá,
Lendo o post entendi quais as diferenças entre as cidades de Bruges, Bruxelas e Guent e como escolher quais delas escolher com base, porém quero fazer um bate e volta para Amsterdã. Quais dessas cidades devo escolher como base levando em consideração a distância e facilidade de locomoção entre elas?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolina! Um bate-volta a Amsterdã não é recomendável; ao contrário de qualquer uma dessas cidades belgas, algumas horas não serão suficientes para explorar o essencial da cidade. Das três, Bruxelas é a mais próxima.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2016/05/trem-entre-holanda-e-belgica-dicas

Ana Silvia Oliveira de Castro

Quero deixar registrado e agradecer a dica de vocês... Fiz uma viagem agora em dezembro e janeiro, e na Bélgica segui a orientação de montar uma base em Ghent. Foi excelente pois de lá fizemos passeios a Bruges, Bruxelas, Antuérpia e Lille (já na França) com muita facilidade! Estávamos de carro e todas essas cidades são muio próximas... fizemos passeios deliciosos! Obrigada pela sugestão. Abraços

simone leite
simone leitePermalinkResponder

Gostei mt do 9Hotel Central em Bruxelas. Bom, bonito e barato... do ladinho da Estação Central. Fica a dica... Abs!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar