#Linkódromo | Aproveitando os Lagos Andinos

Natalie Soares
por Natalie Soares

Lago-Llanquihue-viajosfera lagos andinos camila navarro

Fotos | Camila Navarro

Com o verão se aproximando, é chegada uma das melhores épocas para visitar os Lagos Andinos do Chile. Com temperaturas mais amenas, as navegações pelos lagos e passeios pela região ganham um apelo ainda maior nessa época.

Parques nacionais e reservas ecológicas, lagos de coloridos belíssimos e vulcões (alguns ainda ativos) fazem dos Lagos Andinos o destino ideal para quem quer aproveitar bons momentos em contato com a natureza.

Além dos passeios contemplativos, os Lagos Andinos se tornaram o destino ideal para quem quer aproveitar esportes náuticos, como rafting e canoagem, e esportes radicais. Lá o visitante ainda pode aproveitar as diversas trilhas, tanto caminhando quanto de bicicleta, fazer escaladas e também cavalgadas.

E para quem procura um Chile exótico e mestiço, a pedida é uma esticadinha à pitoresca ilha de Chiloé.

lagos andinos viajosfera camila navarro

Os Lagos Andinos agradam quem procura por aventura e quem procura tranquilidade e ar puro. Para ajudar no seu roteiro, reunimos algumas dicas da blogosfera de viagem.

Vai pela turma:

Pucón

Chiloé

  • Chiloé no Dicas e Roteiros de Viagem da Carol May

Puerto Montt

Puerto Varas

Frutillar

Leia mais:

42 comentários

Carla - Fui, Gostei, Contei

Natalie, Pucón é uma cidade lindaaaa mesmo! E vale a visita no inverno, viu? Fui no mês de agosto, quando ainda fazia bastante frio, e aproveitei para fazer trekking no Vulcão Villarica. Sensacional, a vista é linda de lá de cima.
E as piscinas naturais com águas quentes também são demais - as chamadas thermas geométricas. Neve caindo sobre sua cabeça e a água quentinha, a sensação de contraste é maravilhosa. Nesse post dou dicas para quem tem vontade de conhecer Pucón, que é porta de entrada da Patagônia Chilena: http://fuigosteicontei.blogspot.com.br/2013/04/pucon-trekking-no-vulcao-villarica-e.html
Beijos

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Estive na região em 2006,mas não postei no blog ainda. A Cyntia, da Fragata Surprise, postou sobre a cidadezinha, que fica bem na divisa Chile/Argentina: http://www.fragatasurprise.com/search/label/Peulla.

Cyntia Campos
Cyntia CamposPermalinkResponder

Eu amei a região, estou louca pra voltar. esse post aqui do VnV veio a calhar para o planejamento do meu retorno. E vc, Fernanda, fica devendo as dicas mais recentes de Peulla smile

Cyntia Campos
Cyntia CamposPermalinkResponder

Ah, Natalie, esqueci de contar que foi em Puerto Varas que eu descobri uma delícia chilena, o chupe de jaiba, um ensopado de caranguejo, gratinado, que é dos deuses. Comentei isso (com informações atualizadas, neste post aqui:http://www.fragatasurprise.com/2012/07/bichos-divinos-mesa-de-santiago.html

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

hehehe eu estou devendo tantos posts!!! Aos poucos vou fazendo e ai deixo depois o link por aqui...

Lillian Brandão

Ei Natalie,
Obrigada por incluir os posts do Nerds Viajantes como referência. A região dos lagos é muito linda e vale muito a visita!
Beijos,
Lillian.

Aurea
AureaPermalinkResponder

Com certeza essa região é lindissima! Só gostaria de deixar um aviso para quem for ficar ciente...rs No verão tem muito mosquito na região dos Lagos Andinos. No mais é uma excelente viagem!!

Entretulipas
EntretulipasPermalinkResponder

A região é realmente belíssima e vale a pena.
Consultei todos esses blogs qnd planejei minha viagem.

Tem dicas aqui do lugar onde nos hospedamos:
http://www.entretulipas.com/2013/01/hostal-la-nuez-sinta-se-em-casa-em-pucon.html

Fantástico!

Michele - planejandoaviagem

Oi, bacana o post, sou mais uma que estive por lá, fiz o trajeto todo de um país a outro com muita neve e ainda não postei a respeito.
Na ocasião dormi e Peulla e curti bastante o passeio. Abraços

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Eu tb dormi em Peulla, mas não fiz a travessia completa, fiquei só pela parte chilena (as férias não eram longas o suficiente rs), mas agora tenho que ir pro lado da Argentina, tanto no verão como no inverno... Aiaiai, é muito lugar pra ir (ou pra voltar!)

Carlos Dutra
Carlos DutraPermalinkResponder

Ola Pessoal.

Que tipo de passeio voces recomendariam para um casal de 60 anos nos lagos andinos ?

Grato.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! O mesmo que recomendaríamos para um casal de 20, 30, 40 ou 50 grin

Monte base em Puerto Varas, passeiem em Frutillar, comam frutos do mar à beira-rio em Puerto Montt, façam passeio de barco no lago Todos Santos, vejam a cachoeira de Petrohué.

Célia Pavão
Célia PavãoPermalinkResponder

Fomos em outubro de 2007, eu e meu marido. Fizemos Lagos andinos , com Bariloche e esticamos a Buenos Aires. Tínhamos 57 e 62 anos. Uma dascmelhores viagens que fizemos.
Em Santiago, ficamos no hotel Torre Mayor . Muito bom. 5* em tudo.
No mercado municipal vc come um caranguejo gigante e peixes maravilhosos nos restaurantes simples e típicos.
Há em casas especiais um show regional noturno, com jantar. Tudo no ponto. Santiago tem pontos turísticos maravilhosos, culturais e naturais que valem a pena visitar, além do indiscutível Vale Nevado. São lindíssimos.
Ir ao restaurante giratório e à degustação de vinhos em Concha y Toró é ponto positivo. Santiago é limpíssima. Verdade, vc pode sentar no chão.
Saímos então para os incríveis lagos . As barcaças tipo catamarãs são muito confortáveis, com lanches e o chocolate quente é nota mil. Há uma boutique com semijóias em prata e muita pedra local, o lápis lazuli. Ideal para lembrancinhas. Vc pode viajar na área externa da barcaça. Agasalhos e touca são necessários. O vento é muito frio.
É um dia indescritível. A cor da água é esmeralda e é azul marinho junto às encostas , onde descem as águas das cachoeiras, semicongeladas, pela época do ano. Flores colorem as encostas.
As gaivotas seguem os barcos e vêm comer na sua mão. Leve pouquinho de farelos. Ou peixe seco. Vá ao convés.... Elas estão lá voando junto barco. Pousam na sua mão.
Paramos para almoçar em lugares indescritíveis, um deles em Val Paraízo, acompanhados dos sons dos leões marinhos, aquecendo-se ao sol, largados e dorminhocos pelas encostas , junto ao Pacífico....
Em Puerto Varas, dormimos num hotel com vistão, rsss janelão, para o mar. Jantar e vinho divinos. Há um cassino e é cidade pequena. Não fomos a Frutilar . Não deu. Disseram que perdemos rsss
De ônibus pelo interior , vimos aqui e acolá, casinhas rolando fumaça pelas chaminés. Lindooooo.
fomos para Peúja , ao pé do Vulcão El Tronador. Um hotel único, muito lindo. Cachoeiras de flores coloriam os jardins , decoração pastel nos quartos , móveis antigos de fazenda. Mais uma vez vinho e jantar divinos.
Ponto alto tb foi a atravessia pela Cordilheira dos Andes até lago Nahuapel , onde pegamos uma barcaça , que nos levou a Bariloche. Paramos em cachoeiras e córregos com água cor de safira, que deslizavam entre as pedras. Na estrada, a neve cobria tudo e árvores emergiam do branco. Não podíamos caminhar pq a neve estava fofa. O ônibus estava com correntes para nào deslizar. Enfim .... Este passeio não tem idade. No paralelo há atividades aos mais intrépidos. Rsssss. Vale a pena ir a dois.
Bariloche e Buenos Aires foram a continuação. Passeios e compras rsssss. Recomendamos os trechos Santiago, Lagos andinos, Bariloche , Buenos Aires e volta. Rssss????????????????????

Antonio Romulo Jr.

Natalie Soares, Muuuito obrigado por nos ter citado neste post. Agradecemos pela confiança e esperamos corresponder sempre à altura. Um grande abraço!!!

Antonio Romulo Jr.

As dicas da Bóia são perfeitas, Carlos. Sugiro ainda uma tarde inteira em Frutillar passeando à beira do Lago Llanquihue e se vocês tiverem sorte, que tal um espetáculo no Teatro del Lago que é simplesmente belo!!!! Uma ótima viagem e um grande abraço!

Maria Medeiros

Oi, estou pensando em ir para os Lagos Andinos no carnaval do ano que vem. Será que 4 dias inteiros é suficiente, ou fica muito corrido?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria! O Comandante recomenda 4 dias se você for ficar só do lado chileno. Veja: https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Maria Medeiros

Muito obrigada!!!

Célia Pavão
Célia PavãoPermalinkResponder

Vale a pena Veja comentário Célia pavão.
Corrigindo Peúlla . O doc não encontrou.e corrigiu sozinho. Desculpem chilenos.

Ketlyn Sales
Ketlyn SalesPermalinkResponder

Boa tarde!
farei uma viagem em abril onde ficarei na Capadócia e depois farei Atenas, Mykonos e Santorini. Meu voo de volta é a partir de Atenas, qual a melhor forma de fazer esses trajetos??
obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ketlyn! Esse é um post sobre os Lagos Andinos. Por favor, deixe sua pergunta em um post mais pertinente. Veja:
https://www.viajenaviagem.com/category/grecia/

Antonio Vieira

Prezado Ricardo,estarei indo em maio de 2014,para os Lagos Andinos,ficarei hospedado em Puerto Varas e estou agendando passeios para o Vulcão Osorno,Saltos de Petrohue,Frutilar e tambem Peula vale a pena(Peula),não encontrei no site nenhum comentário.Gosto muito do site,não viajo sem consulta-lo.Um abraço,Antonio.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Antonio! Quem responde é A Bóia. Neste momento minha colega Mariana está exatamente nesta região, e postará relatos na volta.

O Ricardo Freire esteve em Peulla durante o Cruce de Lagos. Peulla em si não tem graça. A navegação no lago Todos Santos, porém, é linda. Há passeios que usam Peulla como parada de almoço no passeio lacustre.

Ana Silvia Mota

Estive em Puerto Varas, fiquei 6 dias, excelente!!! Fui a Fruitillar, em um passeio pelo lago Llanquihue, depois até o Vulcão Osorno. Também em Isla de Chiloé....Adorei! Quero voltar para conhecer o que faltou.
Ana Silvia

Emerson Gusmao

Ola, estou pensando em ir pra Puerto Varas no inverno em Julho, pois pegarei as ferias do meu filho de 16 anos....Sera que pegarei muita neve na cidade? Tambem tenho duvidas se o passeio ate Peulla podera estar fechado devido ao frio.

Obrigado.

Emerson

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Emerson! É raríssimo nevar na cidade. Você verá cumes nevados e poderá tocar na neve ao subir à estação de esqui do Osorno.

Daniel Varsano

Olá pessoal, vou para Pucón no meio de março e ficarei por lá uns 4 dias. Minha ideia é partir depois para Puerto Montt e Puerto Varas, mas gostaria muito de chegar no sul do país para conhcer a Patagônia. Minha maior dúvida é em relação aos deslocamentos internos. Alguém indica algum roteiro legal que englobe os Lagos Andinos e a Patagônia chilena?
Muito obrigado desde já!
Daniel

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel!

Entre Puerto Montt e Puerto Natales, o meio de transporte mais pitoresco é o navio de carga Navimag, que leva passageiros, e navega pelos canais patagônicos:

http://www.navimag.com/site/

Há também ônibus:

http://www.torresdelpaine.com/ingles/secciones/06/a/directorio.asp

Você também pode voar entre Puerto Montt e Punta Arenas. (Para voltar a Santiago, o melhor é voar desde Punta Arenas.)

Leia mais:
https://www.viajenaviagem.com/category/patagonia-chilena

Munique
MuniquePermalinkResponder

Olá,
Vou para o Chile no começo de agosto e gostaria de saber se ir para os lagos andinos nessa época é bom. Pergunto isso porque li que é uma época de chuva, e pode ser que não dê para aproveitar os passeios. Alguém pode me ajudar sobre o inverno em Puerto Varas?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Munique! Agosto é inverno, a paisagem fica nevada e o tempo, mais fechado que o verão. Muitos brasileiros vão nessa época para aproveitar a travessia a Bariloche e esquiar por lá.

Se quiser curtir atividades ao ar livre e ter mais chance de ver os vulcões, vá nos meses de verão. Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2014/01/chile-lagos-andinos-verao-dicas/

Danielle Bteshe

Olá! Gostaria de deixar uma dica para os leitores. Aluguei um carro em março de 2014 no aeroporto de TEMUCO para viajar até PUCON com a locadora AVIS. O carro oferecido estava com defeito onde não ligava o GPS, além de pneus velhos. Na vistoria nos cobraram pneus novos além de outras cobranças indevidas! Os funcionários são muito despreparados e grosseiros. Cuidado com a AVIS no Chile!

Vagner Bissoli

Olá!
Vou ao Chile em agosto. Entre os dias 08/08 e 11/08 estarei em Puerto Varas. Gostaria de saber a melhor forma de conhecer a região. Vale a pena alugar um carro?
Gostaria de ir a Osorno e Petrohué. Frutillar também parece um local interessante para dar uma passada. O que me dizem?

Obrigado!
Vagner Bissoli - Vitória-ES

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vagner! Sim, o carro é fundamental para os passeios. A cidade de Osorno, em si, não vale a visita, mas você pode fazer um passeio até a base do vulcão. Frutillar é uma gracinha e merece uma manhã ou uma tarde.

Temos um post recente com todas as dicas da região dos Lagos Andinos: https://www.viajenaviagem.com/2014/01/chile-lagos-andinos-verao-dicas/

Vagner Bissoli

Obrigado!
Pergunto do carro, pois como vou no inverno tenho receio das condições de dirigir. Se alguém no blog tiver experiência parecida e puder deixar um relato, será ótimo.

Parabéns pelo brilhante trabalho.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vagner! Só não recomendamos subir estradas de montanha. Nas auto-estradas não há problema.

Christiane Ferreira costa

Boa Noite!

Estou indo para Santiago em MArço, como já conheço la, estou pretendendo conhcer a regiao dos lagos, da pra fazer Pucon, Puerto de Varas e Puerto Montt em 5 a 6 dias??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristiane! Veja os passeios que você quer fazer na região de Puerto Montt/Puerto Varas e atribua um dia a cada um deles. O ideal seria ficar três noites em Pucón.

Leia também:
https://www.viajenaviagem.com/2014/09/lagos-andinos-roteiro-4-dias

Madu Mattos
Madu MattosPermalinkResponder

Oi Bóia. Compartilho meu post sobre o Vulcão Villarrica. Sempre vejo suas dicas, as quais me ajudam muito no planejamento.

Maria Eduarda Mattos

Insidethetrip.blogspot.com

Dayana
DayanaPermalinkResponder

Ah, Bóia! Esse ano fiz a subida ao Vulcão Villarica e vou te falar: precisa de um preparozinho, sim, viu?

Para começo de conversa, quando chegamos na cidade, estavam indicando que o tempo não estava bom para subir. Para mim, era mau sinal, desde a erupção do Villarica maaaas, milagrosamente, os ventos pararam e o vulcão emitiu menos gases. Conclusão: conseguimos ir! Iupiiii! (contei tudo nesse link aqui: http://lolepocket.com.br/subida-ao-vulcao-villarica-dicas-para-a-melhor-experiencia-da-sua-vida/).

Mas vimos gente que não teve a mesma sorte... chegou dias antes e não pôde subir, infelizmente. Por isso é bom gastar um tempinho (digo, dias a mais) na cidade se o "sonho de consumo" for fazer esse passeio. wink

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar