Como ficam seus pontos TAM com a entrada na oneworld

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

oneworld

A TAM informou ontem as datas definitivas da sua saída da Star Alliance (30 de março de 2014) e da sua entrada na aliança oneworld -- a mesma a que já pertence a sócia Lan: será dia 31 de março de 2014.

Se você tem conta no Multiplus Fidelidade TAM, vai poder acumular milhas e emitir passagens em cias. parceiras da Star Alliance apenas até o dia 30 de março.

E a partir do dia 31 de março, poderá acumular milhas e emitir passagens em cias. parceiras da oneworld.


A mudança afeta os pontos acumulados?

Nananina. Continuam válidos, mesmo que tenham sido acumulados em vôos da Star Alliance. Os pontos continuam com a mesma validade que tinham antes e podem ser usados para emissão de passagens em cias. parceiras oneworld.

As passagens emitidas na Star Alliance continuarão válidas depois de 30 de março?

Positivo operante. Até o dia 30 de março você pode tentar emitir passagens na TAM, na United, na Singapore (todas cias. Star Alliance) para abril, junho, outubro -- o que você conseguir, está conseguido. As passagens não deixarão de ser válidas depois da TAM deixar a aliança, não.

Qual a diferença entre as duas alianças?

Basicamente, o número de parceiras; a Star Alliance tem um grupo maior de associadas. Veja quais são as parceiras TAM até 30 de março e a partir de 31 de março:

Europa

Até 30 de março, Star Alliance: Adrian, Austrian, Brussels, Croatia, LOT, Lufthansa, SAS, Swiss, TAP, Turkish

A partir de 31 de março, oneworld: Air Berlin, British, Finnair, Iberia, S7

Américas

Até 30 de março, Star Alliance: Air Canada, United, US Airways (Avianca e Copa não podem pontuar na TAM por decisão judicial no Chile); além delas, é possível pontuar na Lan, sua sócia na Latam, e na American, que tem code-share com a TAM

A partir de 31 de março, oneworld: American e Lan

Ásia & Oceania

Até 30 de março, Star Alliance: Air China, Air New Zealand, Ana, Asiana, Eva, Shenzhen, Singapore, Thai

A partir de 31 de março, oneworld: Cathay Pacific, Jal, Malaysian, Qantas

África & Oriente Médio

Até 30 de março, Star Alliance: EgyptAir, Ethiopian, South African

A partir de 31 de março, oneworld: Qatar, Royal Jordanian

Leia mais:

Cias. aéreas mandam escolher: ou milhas, ou promoção

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


76 comentários

Odilei Tobias
Odilei TobiasPermalinkResponder

Uma mudança e tanto nas cias parceiras. A Qatar também tem parceria com a Gol, então poderemos escolher entre TAM e Smiles para acumular pontos em voos? Se assim for, gostei rs.

Philipp
PhilippPermalinkResponder

Comandante faltou a Cathay Pacific na Ásia.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Obrigada, Philipp! Vamos acrescentar!

henrique m
henrique mPermalinkResponder

semana passada voei de SP pra Curitiba de TAM e já pontuei (sem milhas de qualificação ou bônus) na American Airlines.
E em busca de uma passagem com milhas (não sei por que a emissão via site da AA para passagens British ou Iberia está com taxas surreais), liguei no call center da American e emiti uma volta Paris-SP... de TAM para novembro, usando as mesmas 50.000 milhas que usaria na BA/Iberia e com apenas as taxas de embarque (uma economia enorme!).

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Henrique! Não sabíamos que já estava funcionando o acordo TAM-American também para milhas. Vamos acrescentar, obrigada!

Philipp
PhilippPermalinkResponder

Henrique, se vc voar pela BA e a primeira saida for fora do Brasil, sera cobrado o "Fuel Surcharge" (sobretaxa de combustivel). A lei brasileira nao permite - ainda - que esta taxa seja cobrada, mas fora do Brasil isto tem sido tema comum nas empresas Europeias e Asiaticas:
http://seattletimes.com/html/travel/2014627391_webtroubleshooter29.html

henrique m
henrique mPermalinkResponder

obrigado, Philipp. como emiti a ida por outra conta AAdvantage voando BA, não cobraram a mais -só a taxa de embarque mesmo (uns R$ 150 por pessoa). na volta, deu quase R$ 1.400 pra duas pessoas. pelo menos a TAM salvou o dia!

rafael candea
rafael candeaPermalinkResponder

Dúvidas, tenho um lote generoso de milhas da Tam que expiram dia 02/04/14 , seria interessante aguardar o inicio da one world ou já fazer o resgate pela Star , outra duvida é que com o nº menor de cias aéreas parceiras a pontuação para resgate será maior que na Star?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! A pontuação para emitir em cias. parceiras continua a mesma, porque o canal continuará o mesmo -- é o Multiplus Fidelidade TAM. Consulte no site do Fidelidade a tabela para todas as distâncias (América do Sul, América do Norte e Caribe, Europa, etc.).

Cintia
CintiaPermalinkResponder

Uma dúvida: tenho milhas na Iberia (Avios) e também na Copa. Como consigo usá-los com o Multiplus ou Smiles? Ou não é possível, visto que estão atrelados a outro número de fidelidade sem o mesmo do meu Multiplus/Smiles, mas com o mesmo CPF?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cintia! Não é possível pegar milhas de um programa e colocar no outro. Quando você tiver suficientes milhas no Avios, pode tentar emitir uma passagem ou num vôo Gol ou, a partir de 31 de março, num vôo TAM, usando os canais deste programa (site, atendimento telefônico, o que estiver disponível).

Apesar da Copa não pontuar no Fidelidade, você pode tentar emitir passagens TAM nos canais Mileage Plus até 30 de março.

Yara
YaraPermalinkResponder

Até agora nao consegui formar uma opinião sobre esse assunto!! Rs
Não sei se gostei dessa mudança ou nao!! Mas ouvi boatos que a Us também vai pra OneWorld

Andrezza
AndrezzaPermalinkResponder

No meu ponto de vista a Star Alliance tem mais opções de cias aéreas. Fiz mtos voos na Europa só com milhas pela lufthansa. A partir de março nao tem mais Lufthansa.... Por esse lado nao curti!
Vamos ver se a pontuação sera melhor pelo menos no oneworld, para compensar a falta de cias.

Mirella (@mikix10)

Belo post, uns amigos do Brasil estavam me perguntando sobre isso... já vou repassar o texto smile
Cheers

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Excelente o post. Continuo sem saber o que fazer com 20000 milhas que sobraram de 2012 na hora que fui emitir minha última viagem a Europa de Milhas.

DENISE CASTOR
DENISE CASTORPermalinkResponder

só confirmando pretendo voar 22fev a 08março TAP. Pelo o que entendi ainda irei acumular milhas que poderei utilizar apos a mudança em 31 março? grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Denise! Sim, você poderá acumular essas milhas na sua conta Multiplus Fidelidade, e elas continuarão válidas depois da saída da TAM da Star Alliance. Estou apenas repetindo o que já está claríssimo no texto.

Lenira
LeniraPermalinkResponder

Gostaria de saber , seu eu tenho milhas no Advantage posso voar de TAM? O contrario tambem é possível? Se eu tiver milhas no fidelidade posso voar de AA?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lenira! As duas cias. já têm o acordo. Isto já está sendo possível, mesmo antes da entrada da TAM na oneworld.

Michel
MichelPermalinkResponder

Normalmente, uma passagem com milhas TAM para Miami sai em torno de 130 mil na classe economica. Pela American Airlines, não é dificil vermos essa mesma quantidade de milhas para ir de executiva. Como ficará isso com a uniao das duas ? Havera uma taxa de conversao diferente na Multiplus ? Ou a American vai aumentar as milhas necessarias para seus voos assim como fez a TAM tempos atras ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Michel! Cada programa tem sua regra. Para emitir passagens pelo Fidelidade, seja em qual cia. aérea for, você vai estar sujeito à pontuação requerida pelo Fidelidade. Para emitir passagens pelo AAdvantage, seja em qual cia. for, você se submeterá às regras e à disponibilidade encontrada via AAdvantage.

Alice
AlicePermalinkResponder

Eu tenho milhas na TAP. Como consigo transferir pra TAM antes da saída da Star Alliance? Já procurei nos dois sites (tanto da TAM quanto da TAP) mas eles só se referem a pontuar na TAM na hora do check-in. Mas agora os pontos já estão na TAP. Será que ainda consigo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alice! Milhas não são transferíveis. Você teria que ter pontuado na TAM no momento do check-in da TAP. Isso era possível e continuará possível enquanto a TAM estiver na Star Alliance.

Se você pontuou na TAP, só poderá usar essas milhas (na TAP ou em qualquer cia. da Star Alliance) quando tiver acumulado milhas suficientes (na TAP!) para emitir uma passagem.

rachel
rachelPermalinkResponder

Bom dia. Gostaria de dicas sobre transferência de milhas do meu cartão, vou fazer pela primeira vez. Hj em dia está melhor transferir para smiles ou tam fidelidade? Tenho interesse em viagens para EUA, caribe e europa. obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rachel! O Ricardo Freire afirma que o melhor uso do cartão de crédito é para viagens dentro do Brasil.

Nas viagens internacionais, Smiles é melhor para o Caribe e mais eficiente para Europa e Estados Unidos, porque você emite no site, incluindo as cias. parceiras.

Multiplus tem mais destinos, mas só emite passagens de parceiras por telefone.

rachel
rachelPermalinkResponder

Oi Bóia! Entendi, Obrigada!

rachel
rachelPermalinkResponder

E o programa Dotz, alguém acha interessante?

Fábio G
Fábio GPermalinkResponder

Quando a TAM estava na Star, acumulavamos 12.000 ida e volta voando para Europa com a TAP.
A pontuação será a mesma voando Ibéria?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fábio! Consulte a tabela no site do Multiplus, é o melhor a fazer.

Caio Zoboli
Caio ZoboliPermalinkResponder

Desculpe a ignorância, mas ainda fiquei com algumas dúvidas.

Minha namorada possui pontos acumulados no cartão, ligados ao programa múltiplos.
O programa múltiplos está ligado a TAM correto? Sendo assim mesmo com a mudança para oneworld posso emitir passagem TAM independente da data, correto?
Ou seja posso emitir uma passagem TAM em 30/06/2014 usando os pontos acumulados no multiplos.

Obrigado.

Caio Zoboli
Caio ZoboliPermalinkResponder

Ja obtive a resposta, seu texto está claro.

Por desconhecer sobre esses tipos de programa é que fiquei confuso.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Caio! Multiplus é da TAM. Os pontos continuarão os mesmos. Você continuará podendo emitir passagens TAM. O que muda são apenas as coas. parceiras.

Paola
PaolaPermalinkResponder

Olá,
Estou indignada!! A TAM disse antes que até 30 de março poderiamos emitir passagens com pontos do Fidelidade TAM nas cia parceiras do Star Alliance, no meu caso eu queria da LAN, mas fui numa loja da TAM hoje e me disseram que "NÃO estão mais emitindo passagens com pontos em cia parceiras, só voltarão a emitir após 30 de março".

Dennis
DennisPermalinkResponder

Olá Cmte,
A Smiles era mto boa quanto contava com a AA, maior oferta de vôos e preços (pontos) bem convidativos para os USA. Hoje pela Multiplus a oferta de vôos é pouca e os preços (pontos) um ABUSO Com essa mudança, vc acha que melhora essa questão, ou não deve influenciar (principalmente nos preços) ?
Valeu amigo !!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dennis! Quem responde é A Bóia. As cias. nacionais ficaram bem mais "careiras" em milhas nas rotas e épocas mais procuradas. Os programas das cias. estrangeiras são mais generosos, mas é preciso ter conta neles e juntar milhas diretamente neles.

Anderson Lima
Anderson LimaPermalinkResponder

Como eu pesquiso passagens por milhas em outras companhias pelo multiplus? Tipo, eu sei que para emitir a passagem eu preciso ligar lá, mas para pesquisar a quantidade de milhas utilizadas para um determinado voo operado por uma parceira, como eu faço?

Abs
Anderson Lima

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Anderson! Reserve pelo atendimento telefônico.

Anderson Lima
Anderson LimaPermalinkResponder

Senhor A Bóia, eu sei que reservar é pelo atendimento telefônico, a minha dúvida é sobre pesquisa em companhias parceiras para saber quantas milhas eu utilizarei em cada trecho da viagem, eu utilizaria essa pesquisa para saber exatamente a quantidade de milhas que utilizaria e reservaria pelo atendimento telefônico.

Não sei se fui bem claro, queria um meio de pesquisar antes de efetuar a troca das milhas.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Anderson! Eu sou "A" Bóia, por favor. Seja cavalheiro.

A tabela-base está no site da TAM:
http://www.tam.com.br/b2c/vgn/v/index.jsp?vgnextoid=3f676ae6fd4a4310VgnVCM1000009508020aRCRD

Anderson Lima
Anderson LimaPermalinkResponder

Desculpe se fui grosseiro, pensei que era homem, e obrigado pelo link, curti muito seu site.

Abs
Anderson Lima

Manoel
ManoelPermalinkResponder

Dúvida onde registar milhas:
Voo marcado para 15/abril na promoção da United: POA-MCO-POA por R$ 564,00 com as taxas.
O trecho doméstico POA-GRU será pela TAM.
O trecho internacional pela UNITED.
Onde registrar as milhas? Preferia creditar tudo na TAM-Multiplus.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Manoel! Você poderá creditar o trecho da TAM no Multiplus, mas o trecho da United terá que ser num programa de milhagem de alguma cia. pertencente à Star Alliance.

É possível também que a tarifa não dê direito a milhas, pois é promocional.

Kelli
KelliPermalinkResponder

Bom dia

Tenho 250 mil pontos no Multiplus da TAM, eu posso emitir pela AA ou só poderia utiliza-lo na TAM?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kelli! Você só pode emitir passagens usando os meios do programa de fidelidade que você tiver. Usando o atendimento telefônico do Multiplus eles podem conseguir um vôo American.

Tatiana
TatianaPermalinkResponder

Olá! Eu comprei passagens pra voar em abril (internacional) na Tam, no campo milharem coloquei pra creditar na United. A compra foi realizada antes mas a pontuação vai ser depois da mudança. Como na hora que eu marquei a united na pontuação não deu erro acredito que será pontuada normalmente. Estou certa? Obrigada!!!

Fabio Freitas
Fabio FreitasPermalinkResponder

Olá....tenho milhas na British Airways posso transferir para o TAM Fidelidade?

Obrigado

Fabio

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabio! Não pode não. Você pode tentar emitir uma passagem TAM através do programa de fidelidade da British.

Márcio
MárcioPermalinkResponder

Olá pessoal, gostaria de tirar uma duvida. Se puderem me ajude! Comprei passagem da TAP em janeiro, mais só irei voar em abril, será que a TAM ainda vai permitir esse acúmulo com eles? Pelo fato do bilhete ter sido emitido em janeiro? Nessa época ainda pertencia a Star. Obrigado pela atenção.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Márcio! Se você vai voar em abril, a TAM já estará fora da Star Alliance. As milhas que você acumular com esse vôo não poderão ir para a TAM.

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Olá! Consigo utilizar meus pontos TAM Fidelidade / Multiplus para resgatar passagens na TAP?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá Rodrigo! Como está explicado acima, você consegue sim resgatar passagens com a TAP, desde que o faça até dia 30 de março. A data da viagem não precisa ser até esta data. wink

Tania
TaniaPermalinkResponder

Não posso mais tentar emitir pela United com pontuação para voar em julho de 2014?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tania! Se você ler o post acima, verá que até o dia 30 de março de 2014, você ainda consegue emitir pela United, com pontuação TAM. Mesmo voando em julho. wink

Cunha
CunhaPermalinkResponder

Por favor, voei em jan/14 pela AA e não cadastrei esses pontos em nenhum programa. O que tenho é o da TAM Fidelidade.Consigo fazê-lo ainda???

Thais
ThaisPermalinkResponder

Olá! Gostaria de tirar uma dúvida.
Ontem (dia 30/03) comprei uma passagem para EUA pela United justamente pq contava com a transferências dos pontos para a TAM, já q as duas eram da Star Alliance. Porém hj descobri que a TAM acaba de se vincular a One World. E ai a pergunta...perdi esses pontos?!
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thais! Não dá mais para passar os pontos para a TAM.

Você teria que abrir um programa de milhagem em alguma das empresas da Star Alliance: http://www.staralliance.com/pt/

Eliana
ElianaPermalinkResponder

Oi !!! Comprei uma passagem da qatar e me cadastrei no programa deles . Mas agora com a entrada da Tam no oneworld , será que posso pedir para mudar para o multiplus ? Qual será mais vantajoso ?
Obrigada !

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eliana! A melhor maneira de fazer bom proveito dos programas de milhagem é concentrar os pontos em um lugar só. Se você já é cliente TAM Fidelidade e tem pontos no Multiplus, com certeza será mais vantajoso continuar com este programa.

José Neto
José NetoPermalinkResponder

Como faço para usar minhas milhas TAM para comprar uma passagem da AA?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José! Você pode ligar para o atendimento telefônico do Multiplus Fidelidade ou passar numa loja TAM Viagens. Pelo site não é possível, a não ser em vôos compartilhados, que tenham também o número TAM.

Maria Aparecida de Sousa

Comprei uma passagem para Portugal pela Tap e vou viajar em maio. Esses pontos poderão ser transferidos para múltiplas?

Amaro - Recife

Maria Aparecida,

não vão para a TAM, é bom fazer o cadastro do Victoria da TAP que é para lá que os pontos irão (ou outra empresa da Star Alliance)

Mario Sergio Marques Soares

Tinha pontos no TAM Fidelidade, mas não pude viajar até 31 de março.
Esses pontos ficam perdidos? E os novos pontos que transfiro do cartão de Crédito para o TAM Fidelidade vão agora para o oneworld ou continuam com o multiplus? Gostaria que meus novos pontos fossem para o Oneworld. COmo faço?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mario! Como está bem explicado no texto, os pontos continuam onde sempre estiveram. O que mudam são as cias. em que você pode acumular pontos ou viajar.

Mario Sergio Marques Soares

Esqueci de perguntar: Tenho o TAM Fidelidade e também sou inscrito no programa da American Airlaines. Posso passar pontos do cartão direto para o Oneworld pela AA ou tem que ser pela TAM? Os dois programas agora são um só?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mario!

Veja como funcionam os programas de milhagem, você está entendo errado seu funcionamento:

https://www.viajenaviagem.com/2014/03/transferencia-de-pontos-milhas-entre-programas-milhagem/

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Bom dia
Por gentileza pode me dizer como consigo resgatar meus pontos multiplus para comprar uma passagem para Ásia??
Consigui a ida pelo Smiles pela Qatar mas pelo multiplus não consigo acessar Ásia pelo site.
Como faço?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Para emitir passagens internacionais com milhas Multiplus é preciso usar o atendimento telefônico ou ir a uma loja da TAM Viagens.

Paulo
PauloPermalinkResponder

Boa tarde, a TAM mesmo indo para oneworld continuou parceira da lufthansa, no momento de check-in posso pedir pontos para o multiplus?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! Apenas as empresas do grupo One World podem pontuar no Multiplus. No site da TAM você pode conferir que a Lufhansa não aparece mais como parceira.

HUDSON FIGUEIREDO

alguem sabe a melhor hora para comprar passagens com pontos tam, com uma pontuação melhor? quero ir para os EUA e só consigo com 35 mil milhas>

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Hudson! Não sabemos para quando você está tentando comprar suas passagens. Normalmente com 4 ou 5 meses de antecedência, as milhas caem um pouco. Mas tudo é questão de disponibilidade e se é alta ou baixa temporada. Não tem muita regra.

Ronaldo Ferraz

Tenho milhas na TAP e na Avianca. Posso juntar as duas, já que ambas são da Star Alliance e usar em uma viagem?

maria aparecida fernandes paes leme

Como transferir pontos de vôo da TAP diretamente para o múltiplos fidelidade?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Aparecida! Você não pode transferir pontos de um programa de fidelidade para outro. O que você pode fazer é emitir passagens com seus pontos da TAP, com qualquer cia. aérea da Star Alliance.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar