#Linkódromo | A volta à Andaluzia em 20 blogs

Natalie Soares
por Natalie Soares

ronda andaluzia viajosfera

Quando eu estava tomando o gostinho pelo mundo das viagens, comprei uma dessas promoções relâmpagos para a Espanha. Ao montar o roteiro, ingênua que eu era, descobri que queria visitar mais cidades do que os dias que tinha disponíveis. Corri para a caixa de comentários para pedir um pitaco do comandante no roteiro e até hoje me lembro da resposta: “Está legal, mas quanto mais tempo você puder dedicar à região de Andaluzia, melhor.”

sevilha andaluzia viajosfera

Naquele momento parecia incabível cortar Barcelona do meu roteiro. Espanha sem Barcelona? Eu pensava em Espanha e logo vinham as obras do Gaudí em minha mente. Como se Barcelona fosse sair correndo do mapa, acabei optando por visitar apenas Sevilha e de lá seguir para Barcelona (loucura, eu sei). Ao chegar à capital das sevillanas, a frase “quanto mais tempo você puder dedicar à região de Andaluzia, melhor” nunca fez tanto sentido para mim.

Fui embora com a sensação de que um dia voltaria para, enfim, conhecer com calma as cidades que fazem jus à fama de uma das mais belas regiões da Espanha: Sevilha, Granada, Córdoba, Cádiz, Málaga, Ronda, Pueblos Blancos e Jerez de la Frontera.

Se um roteiro pela Espanha faz parte dos seus próximos planos de viagem, estude com carinho a Andaluzia smile A região tem um papel significativo na trajetória do país e ainda conta com cartões postais bem diferentes dos que esperam por você em Madri, Barcelona e até mesmo no Norte da Espanha.

sevilha do alto vista da plaza de toros viajosfera

Para lhe ajudar e se inspirar, reunimos uma lista camarada de posts da /#viajosfera que mostram as principais dicas, atrações e informações para você embarcar nessa viagem toda especial:

Vai por essa turma:

Sevilha

Granada

Alhambra

ticketbar-alhambra

Ronda

Córdoba

Leia mais:

36 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Candida Silva
Candida SilvaPermalink

Fiquei a fim!

Fernanda
FernandaPermalink

Estudei em Granada por algum tempo e tenho muitas dicas no meu blog sobre a cidade(inclusive o que fazer além da Alhambra), Córdoba, Málaga, Sevilha, Antequera, etc, um post sobre comidas que encontrarão por lá e até dicas específicas para quem vai fazer intercâmbio de idiomas: http://taindopraonde.blogspot.com.br/search/label/Andaluzia.

Bruna
BrunaPermalink

Oi, Natalie e Fernanda

Eu ia dizer, esses dias vi um post da Fernanda na Viajosfera sobre Granada
http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/10/14-motivos-alem-da-alhambra-para-visitar-granada-e-dicas-praticas.html

e tambem sobre Alhambra
http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/10/alhambra-em-granada-oitava-maravilha.html

Fernanda
FernandaPermalink

Obrigada Bruna! O 1o post estava mesmo na Viajosfera!

Fernanda
FernandaPermalink

Organizei meus posts da região neste índice: http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/11/post-indice-andaluzia.html

Ludmila
LudmilaPermalink

Fui a Espanha em 2010 e ficamos vários dias na Anadaluzia. Escrevi sobre a viagem no meu blog (ainda falta Granada e Toledo)
Segue o link para o post sobre Pueblos Blancos:
http://farrabadares.com/2012/02/14/pueblos-blancos-arcos-e-vejer-de-la-fronteira/

Mirela Guarreschi
Mirela GuarreschiPermalink

Incrível esse post!!Estou programando minha viagem a Espanha e ele veio bem a calhar!!! Estou apaixonada pela Andaluzia!!! vou ficar 15 dias na Espanha e dividi assim: 05 dias na Andaluzia (Sevilha, Córdoba, Pueblos Blancos e Granada), 05 dias em Madri e arredores e 05 dias em Barcelona; o que vocês acham? Seria melhor mais dias na Andaluzia e menos em outro destino? Aguardo uma ajuda! Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mirela! Você pode fazer Córdoba como pit stop de trem entre Madri e Sevilha. Fique duas noites em Sevilha e alugue um carro ao sair. Passe um dia de carro entre Arcos de la Frontera e Ronda, pela Rota dos Pueblos Blancos. Durma em Ronda. Siga a Granada, passe duas noites, visitando o Alhambra no dia seguinte.

Mirela Guarreschi
Mirela GuarreschiPermalink

Valeu pela ajuda!!!! Como sempre, você são demais!

Marcia Palhares
Marcia PalharesPermalink

Adorei também, em abril pretendo ir à Andaluzia, ainda não decidi quais cidades, mas Ronda com certeza. O blog Phototravel 360 não está abrindo pelo iPad...vou tentar amanhã de novo.

Vladimir
VladimirPermalink

Eu tenho sim!!! Post mais do que Perfeito para o momento!!!

Minha situação para a viagem em Maio ou Junho de 2015 é essa: Se formos com parentes, faremos Portugal e Espanha de carro! Se formos só eu e a chefe faremos Suíça, Alemanha e Rep. Tcheca.
Tenho umas perguntas/dúvidas sobre a Região da Andaluzia!

Nosso roteiro na região está assim:
Dia 1 - Chegamos em Granada no fim de tarde ou a noitinha, vindos de Toledo. Dormimos em Granada.
Dia 2 - Visitamos o Alhambra e a cidade. Dormimos em Granada.
Dia 3 - Sem hora, saímos em direção à Ronda. Temos que chegar a tempo de passear por Ronda. Dormimos em Ronda.
Dia 4 - Visitamos o que faltou em Ronda e seguimos, "passando" por algumas das principais cidade da Rota dos Pueblos Blancos em direção à Sevilla. Dormimos em Sevilla.
Dia 5 - Passeamos por Sevilla. Assistimos um Show de Flamenco à noite. Dormimos em Sevilla.
No dia seguinte, sairemos cedo em direção à Lisboa com pitstop em Évora!

São 2 noites em Granada, 1 em Ronda e 2 em Sevilha.

Bóia e Tripulação!!!
Acham que está legal???
Se eu conseguir mais um dia, acham melhor eu ficar 3 noites em Granada ou Sevilla ou Ronda ou escolher alguma outra cidade da Rota dos Pueblos Blancos???
Mais alguma dica???
Ainda vou pesquisar cada um desses links do post!!!

Obrigado de coração,
Vladimir.

Fernanda
FernandaPermalink

Esse post aqui vai te ajudar a decidir se vc quer ficar + tempo em Granada ou não: http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/10/14-motivos-alem-da-alhambra-para-visitar-granada-e-dicas-praticas.html. Coisa pra fazer tem, mas tem atrações pela região inteira. Estando por ali, vc não pode perder Córdoba: http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/10/o-que-fazer-em-cordoba-em-1-dia.html. Eu adorei tb Málaga: http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/10/o-que-fazer-em-malaga-em-1-dia.html.

Vladimir
VladimirPermalink

Valeu, Fernanda!

Vladimir
VladimirPermalink

Eita, Bóia!
Agora que vi que praticamente já me respondeu num comentário mais acima, só que no sentido inverso!
Vocês são demaaaaaaais... smile

Camila Torres
Camila TorresPermalink

Que legal o Colecionando Ímãs por aqui! Obrigada pela indicação.

Ainda falta registrar mta coisa no blog, mas meu roteiro foi 2 dias em Granada, pit stop em Córdoba na ida pra Sevilha, e 3 dias em Sevilha, sendo que em um deles fizemos um bate e volta a Ronda e Arcos de la Frontera, passando pela estrada dos Pueblos Blancos. Foi bem corrido, melhor mesmo dormir em Ronda como a Bóia sugeriu.
Já já publico mais alguma coisa e volto aqui com o link pra vcs!

[ ]s,
Camila

juliana gois
juliana goisPermalink

EEEEEEEEE!!!! óia eu aí, gente!! "brigada" pela moral!

beijos

Georgia
GeorgiaPermalink

Muito legal o post. Pessoalmente, preferi a Andaluzia à Madri e Barcelona.

Cristina Alves
Cristina AlvesPermalink

Boa tarde!!! Adoro o site de vcs!!!! Muito bom!!!
Para fazer a Andaluzia e melhor sair de Madri? Quantos
dias para fazer Madri e Andaluzia? Desde ja mto obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cristina! Há vôos de Lisboa a Sevilha. De Madri, recomendamos comprar Madri-Córdoba para fazer o pit stop e ver a Mesquita, continuando no fim da tarde Córdoba-Sevilha. Pense em 5 dias para Madri (há muitos bate-voltas a ser feitos) e seis dias para a Andaluzia -- três em Sevilha, um em Ronda (no meio da rota dos Pueblos Blancos, de carro alugado, começando em Arcos de la Frontera) e dois em Granada.

Carol Perão
Carol PerãoPermalink

Estou roendo as unhas, pois há uns meses atrás, eu cliquei num link aqui, que falava de Barcelona, e foi para um blog de uma pessoa que estava morando lá... quem disse que eu acho agora! O blog era ótimo! Não lembro o nome =(

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carol! Ótimos blogs de Barcelona são o http://www.passaportebcn.com/ , do Tony Gálvez, e o Achados, da Dri Setti, que mora lá: http://viajeaqui.abril.com.br/blog/achados/dossie-de-dicas-de-barcelona-ele-voltou/

Carol Perão
Carol PerãoPermalink

Bóia!!!! Valeu!!!! Era o passaportebcn!!!! o da Dri eu já conheço e adoro!!! Estarei indo p Barcelona no final de abril/14, uma semana toda lá, claro que farei alguns bate-voltas, e voando Singapore, estou mega feliz!!!

Fred
FredPermalink

Olá, Bóia! Planejei duas noites em Cádiz, entre os Pueblos Blancos e Sevilha, mas não encontrei no Booking hotéis quatro estrelas bacanas no centro histórico, somente na praia. Não me interessei por hotéis a beira-mar porque irei no final do inverno. Além disso, eu teria que ir de carro ou táxi ao centro histórico, porque é longe para caminhar.
Fiquei pensando se Jerez de la Frontera, que a princípio seria somente um pit-stop bodegueiro, poderia substituir Cádiz para essas duas pernoites! Li que é uma cidade com boa estrutura, mas não sei se tem um centro histórico bonito como dizem que é o de Cádiz. Pode me ajudar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fred! Se você não ficar no centro histórico de Cádiz, não vale a pena ficar por lá. Pense como alternativa ficar em Sevilha e fazer um bate-volta.

Fred
FredPermalink

Entendi, Bóia. Mas acho puxado sair direto de Ronda, via Pueblos Blancos, e dormir em Sevilha. Quero passar duas noites em alguma cidade no caminho, mais próxima de Arcos, que tenha boa estrutura hoteleira e seja interessante. Qual a melhor opção?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fred! O caminho é curtíssimo, são 200 km. Você pode pesquisar hotéis de charme na região para parar um dia e curtir, mas não há necessidade de interromper a viagem por distância ou cansaço.

Viviane
VivianePermalink

Olá, Bóia!
Pretendo fazer Sul da Itália e sul da Espanha no final do ano, incluindo Reveillon. São locais de praia também...acha que vale a pena? Não tenho outra data para ir. Abraço!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Viviane! Vale a pena apenas para lugares que não sejam balneários e tenham vida autônoma fora do verão. Na Sicília, apenas Taormina pode ser rotulada de balneário; e mesmo assim, vale um pernoite para visitar o Etna. Na Andaluzia, faça Granada, Sevilha e os Pueblos Blancos.

Cassiana
CassianaPermalink

Boa noite,
Pueblos Blancos e Ronda só é viável de carro?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cassiana! Ronda tem trens a Sevilha e Granada. O problema dos Pueblos Blancos é que para passear pelas estradas secundárias você teria que pegar os ônibus locais.

Cassiana
CassianaPermalink

Ok, muito obrigada.

Carla
CarlaPermalink

Ola pessoal,
Sou brasileira e vivo há 08 anos em Andaluzia. Recomendo também que adicione a esta viagem uma escapada para o Marrocos, você pode conhecer em pouco tempo cidades como Tanger e Tetuán ou uma viagem de 5 dias até Casablanca ou Marrakech!
Pouquíssima gente sabe disso,existe uma empresa que organiza tours em ônibus saindo quase todos os finais de semana de Andaluzia, o Marrocos está a apenas 14 kms de distância da Espanha, cruzando o mitico estreito de Gibraltar.
Os tours saem de Sevilha, Cádiz, Málaga, Jerez, etc.
Você pode começar o tour por qualquer uma destas cidades e terminar em OUTRA destas cidades.
Por exemplo: Sair ao Marrocos desde Cadiz e na volta descer em Málaga, a propria empresa que faz o tour pelo Marrocos te organiza isso.
Este itinerario pode ser feito de maneira inversa, saindo de Málaga ou mesmo de Sevilha, enfim, existem mil e uma maneiras.
Além disso, desde Málaga ou Sevilha vc pode pegar um AVE e voltar até Madri. Se quiser mais informaçoes eu posso te ajudar! Boa Viagem ! Deixo meu email calcastilho@gmail.com

Colina Coralina
Colina CoralinaPermalink

Já morei na Espanha, em Málaga, e viajei bastante por lá! Tenho um post no meu blog de viagens, aqui:
http://losamantespasajeros.wordpress.com/2013/10/03/andaluzia-espanha/

ivana
ivanaPermalink

Boa noite, tenho lido sobre Madrid e Andalucia nos blogs. Este ainda não tinha lido, está perfeito agrupando os outros.
Tenho uma dúvida para a viagem que pretendo fazer, podem me ajudar?
Vou de Sevilha para Granada e de Granada para Albox (Almeria), ficando dois dias em cada cidade e depois volto para voar de Madri de volta para o Brasil.Não quero vôos internos, só onibus ou trem. De Sevilha para Granada compensa ir de trem? De Granada não tem trem para Albox? Não encontrei.E a maior dúvida qual a maneira mais pratica/menos cansativa de retornar de Albox para Madri.
Ficaria menos cansativo ir de Madri a Granada e desta para Albox e depois ficar em Sevilha e desta voltar para Madri? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ivana! Faça tudo de ônibus. São 3h de Sevilha a Granada, 3h de Granada a Albox, 9h40 de Albox a Madri. Compre em http://www.alsa.es .