Texas, parte II: romance com tempero Tex-Mex em San Antonio 1

Texas, parte II: romance com tempero Tex-Mex em San Antonio

San Antonio River Walk

San Antonio tem um delicioso sabor mexicano e é daquelas cidades que recebem a gente de braços abertos. Desligue a cabeça do modo descobrir-aquele-lugarzinho-que-ninguém-conhece e se entregue aos passeios que evitaria em qualquer outra circunstância. Hospedagem? Na área mais turística possível. Atrações? Não dispense o tour de barco. Restaurantes? Com mariachis, até. E brinde a tudo isso com uma frozen margarita.

River Walk: o coração de San Antonio

San Antonio River Walk

O que faz de San Antonio uma cidade especialmente cativante é o River Walk: um calçadão às margens do rio, abaixo do nível da rua, que é um charme. Originalmente criado para conter a água das chuvas e revitalizar o centro da cidade na década de 1920, o River Walk continua a se expandir e hoje é uma grande área de lazer de mais de 24 quilômetros.

San Antonio River Walk

San Antonio River Walk

A área mais bacaninha do River Walk está na parte central da cidade, onde se concentram os bares e restaurantes. Pontes, árvores e muitas mesas com toldos coloridos dão vontade de não sair mais dali.

San Antonio River Walk

San Antonio River Walk

San Antonio River WalkSan Antonio River Walk

Por isso mesmo, ficar às margens do River Walk é a melhor opção de hospedagem em San Antonio. Há um bom número de hotéis para escolher; alguns com saída direto ao calçadão. Consulte no Booking.

Um pouco de história: Alamo e missões espanholas

Ficando no centro, muitas atrações podem ser visitadas a pé. A principal delas é o Alamo, a mais famosa entre as cinco missões espanholas estabelecidas em San Antonio no século XVIII. Lá aconteceu a emblemática batalha contra o exército mexicano, em que os colonos que lutavam pela independência do Texas foram derrotados e mortos.

Alamo

Alamo


O Alamo hoje é um santuário de homenagem aos combatentes e um museu com histórias da Revolução do Texas e objetos de guerra.

Misión Concepción

As demais missões formam um Parque Nacional e também podem ser visitadas: San José, Concepción, San Juan e Espada.

Mi Tierra: Tex-Mex stravaganza

Mi Tierra

Com tanta oferta de restaurantes e bares no River Walk, não há necessidade de sair para comer em qualquer outro lugar. Mas não dá para ir a San Antonio e não conhecer o Mi Tierra.

Mi Tierra

O Mi Tierra é um misto de padaria e restaurante que existe há mais de 70 anos. Fica aberto 24 horas por dia, servindo todo tipo de quitute Tex-Mex.

Mi TierraMi Tierra

(Se você ainda não sabe a diferença entre um taco, um burrito, uma quesadilla e uma enchilada, essa é a sua grande chance.)

Mas o mais bacana do Mi Tierra, e que faz dessa visita um programa imperdível, é a decoração absolutamente fora de controle do restaurante…

San Antonio

Mi Tierra

… além de um host excêntrico dando as boas-vindas:

Hispanic ElvisHispanic ElvisHispanic Elvis

Não por acaso, o Mi Tierra se define como “a little loco and a lot of fun”. Impossível discordar 😀

Las compritas: El Mercado e La Villita

El Mercado

Logo em frente ao Mi Tierra fica o El Mercado, um mercadão fechado com artigos típicos do México.

El MercadoEl MercadoEl Mercado

Lá você encontra máscaras de lucha libre, sombreros e piñatas a preços para gringo ver, mas quem resiste a uma voltinha? É o maior mercado de artigos mexicanos fora do país.

Para comprar lembrancinhas de viagem mais originais e artigos de decoração, vale a pena passar no complexo La Villita, que tem ateliês de artistas plásticos, brechós e lojinhas, entre elas a sensacional Casa Manos Alegres.

Casa Manos Alegres

Casa Manos AlegresCasa Manos Alegres

Nas prateleiras, peças de artesanato incríveis vindas de diversas regiões do México e de outros países latinos. E muitas, muitas caveiras coloridas!

Y más:

Farmers Market na antiga Pearl Brewery

Pearl BreweryRestaurante Boiler House, Pearl Brewery

– Todo sábado tem Farmers Market na Pearl Brewery, que é o pedacinho mais cool de San Antonio. Sabe aquela velha história de área industrial recuperada? A Pearl Brewery é uma antiga cervejaria que está sendo reformada para virar um hotel. No mesmo complexo, hoje já existem uma escola de culinária, prédios de apartamentos e um punhado de restaurantes de chefs jovens e cheios de idéias.

– O time de basquete San Antonio Spurs, vice-campeão da temporada 2012-2013 da NBA, joga no AT&T Center. Consulte o calendário da arena para ver se algum jogo cai na data da sua viagem. Os ingressos são vendidos online pela Ticketmaster.

– Você sabia que em San Antonio existe um Sea World? E que também existe um Six Flags? E que ambos têm parques aquáticos? Veja nos sites oficiais as datas de funcionamento e programe a sua diversão em família.

– No dia seguinte ao Thanksgiving, o River Walk ganha ares ainda mais românticos, com o acender da iluminação especial de fim de ano. Esse dia é marcado por uma parada natalina ao longo do rio San Antonio. Veja como comprar ingressos aqui.

Buen viaje!

Mariana viajou a convite da Interamerican Network e da United.

Leia mais:

12 comentários

Oi,estou namorando um homem do Texas,possívelmente devo estar indo morar nesta cidade em dezembro. Estou morrendo de medo pq mal sei o inglês da escola.Gostei muito das suas orientações,obrigada.

Para quem estiver de carro e tiver um tempo extra, vale uma conferida nas “natural Bridge Caverns” próximas a San Antonio. São cavernas pequenas, mas com uma variedade de formações bem interessantes.

Amo San Antonio! Fui em Julho de 2009 em pleno verão, calor escaldante.
Vivi os dias mais felizes da minha vida naquele lugar, tenho muito carinho pela cidade. Muito romance! Muitos casais se casam por lá, vi noivas no hotel.

Como o post sugeriu, hospedem-se em hotéis com saída para o canal, muito gostoso tomar café da manhã na área externa, os passarinhos vem visitar na mesa. Recomendo também provar o autentico BBQ, maravilhoso! Há outro lugar legal para visitar, Tower of the Americas, com vista para cidade, imperdível!
Não vi nenhum brasileiro passeando por lá, não ouvi português, infelizmente não descobriram ainda.

Parabéns pelo site como um todo. Muito em breve o mesmo se tornará o site de viagens mais completo do Brasil. O mesmo tem sido fonte de informações para meus roteiros futuros.

Em março e abril de 2014, irei fazer um trip rodoviário de Miami até Las Vegas. Serão ao todo em torno de 11.000 km no sentido leste e oeste e retorno.

Considerando que tenho utilizado suas informações para montar esse roteiro, como posso fazer para contribuir com informações desta viagem.

Em tempo: Minha última viagem (2013) foi em parte pelo Leste Canadense e pelo Alaska.

    Olá, Luiz! Você pode contar a sua aventura pra gente nas caixas de comentários ou mandar o seu relato para redacao arroba viajenaviagem ponto com.

Amei Mariana. 🙂 Como disse no outro post, fiz um intercâmbio em San Antonio, em 2009, e sou louca pra voltar. Realmente todos os lugares citados são imperdíveis! Se tiverem uma oportunidade NÂO DEIXEM mesmo de ir a um jogo da NBA lá. Assisti a um clássico regional na época que foi o San Antonio Spurs x Dallas Maverics. Hockey também é uma boa pedida com o time regional San Antonio Rampages. Aproveito para dar outra dica para quem vai pra lá essa época. Deste ano, dia 23 de novembro agora acontece o Light the Way, qdo inauguram a iluminação de Natal da University of the Incarnate Word (onde estudei), é lindo. 🙂

Sei também que há um festival lá no primeiro semestre, o Fiesta San Antonio, mas infelizmente foi fora da época que estive lá.

Parabéns Mariana,

Estou planejando exatamente este passeio, chego em Miami e vou percorrendo de carro até Houston. Valeu.

Também nunca pensei em fazer uma viagem para o Texas, mas não sabia o que estava perdendo.

Antes de terminar o post já estava com vontade de fazer as malas.

Mariana,

Nunca tive tempo de dar um pulo em San Antonio nas vezes que estive em Houston. Pena, pois a mudança de cenário seria muito benvinda.

Se conseguir conciliar, meus planos seriam dar um pulo também em Austin na época do South by Southwest ou do Austin City Limits. Vamos?

    JB, você acredita que íamos justamente assistir ao último dia de shows do Austin City Limits, caiu uma chuva danada e o show foi cancelado? Tinha Phoenix, Franz Ferdinand e Tame Impala na programação! Que lástima!
    O South by Southwest deve ser incrííííível. Mas a programação de shows em Austin é tão intensa sempre que um festival é só detalhe. Esse é o assunto do próximo post 😀

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito