João Pessoa: as praias urbanas (incluindo hotéis e restaurantes)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Lovina

Lovina Tropical Bar, Cabedelo

A grande vantagem de João Pessoa sobre a maioria das capitais nordestinas é que não é preciso sair da cidade para aproveitar suas melhores praias. Quer dizer: tecnicamente algumas dessas praias estão na vizinha Cabedelo, mas rodando pelas ruas paralelas ao mar você não percebe onde acaba uma cidade e onde começa a outra.

João Pessoa e Cabedelo têm praias calmas (a maioria), têm praia de onda (Intermares), e têm balneabilidade o ano inteiro (só Manaíra, onde nenhum pessoense estenderia a canga, costuma estar imprópria).

A atividade praiana em João Pessoa começa cedo: das 5h às 8h, a beira-mar de Cabo Branco, Tambaú e Manaíra é interditada para jogging. Mas tudo acaba muito cedo -- como o horário na Paraíba é errado (deveria ser horário de verão o ano inteiro), às 14h já está todo mundo batendo em retirada da praia, e às 17h está escuro.

João Pessoa

João Pessoa, vista da praia do Poço

Vamos às praias, em ordem geográfica do sul para o norte:

Cabo Branco & Tambaú

Cabo Branco

Cabo Branco, João Pessoa

A Copacabana de João Pessoa é uma aula de bom urbanismo. Com a altura dos edifícios da avenida beira-mar limitada a quatro andares (as pouquíssimas exceções são antigas e provavelmente anteriores à lei), a ventilação não é prejudicada, não há sombra maligna de arranha-céus e o desenho da enseada não compete com um paredão de prédios. O calçadão é muitíssimo bem-resolvido, com quiosques padronizados (agrupados de três em três), todos com mobiliário de madeira (xô, plástico horroroso!) e varandas agradabilíssimas.

(Perguntinha: se a Skol pode fornecer cadeiras dobráveis de madeira para os quiosques do calçadão de Cabo Branco, por que não pode fazer isso em outras praias Brasil afora?)

Na areia, o bom-gosto também está presente: as cadeirinhas para alugar têm estrutura de alumínio e assento de nylon, o que deixa a praia extremamente, com trocadilho, bem-apessoada.

Tambaú

Tambaú: voltando de Picãozinho

O canto esquerdo (tecnicamente, Tambaú) é o mais muvucado; dali saem as embarcações que levam às piscinas naturais de Picãozinho (que aparecem 20 dias por mês, em torno das épocas de lua cheia e lua nova).

Cabo BrancoCabo Branco

Quiosques do calçadão

Da avenida Epitácio Pessoa para a direita (sul) é Cabo Branco. Passeando por ali num sábado à tarde, fiquei com vontade de ficar para o chorinho do Espetinho do Caluquinha. Para almoçar ou jantar com vista para o mar, o quiosque Olho de Lula é ideal.

Onde ficar em Tambaú

Na primeira quadra da praia, junto ao centrinho de Tambaú encontram-se o econômico Littoral Express e o Atlântico Praia, de padrão três estrelas (que já foi Othon). Na quadra seguinte, ainda superperto das feirinhas de artesanato e da noite de Tambaú, estão o Nord Imperial e o novinho Corais de Tambaú.

Para estar bem na muvuca do centrinho de Tambaú, compare o Tropical Tambaú (que não tem a minha simpatia; trata-se de um hotel construído sobre a areia mas que praticamente não se comunica com o mar), o Nobile Inn Royal (bem na pracinha) e o Best Western Caiçara (junto a bons bares e restaurantes). Ali no centrinho você estará a passos do descolado Empório Café, dos bons italianos Appetito e Mediterrâneo, do japonês Ippon e da cervejaria Devassa.

Considere também o Village João Pessoa, que fica a quatro quadras da praia, na avenida que divide Cabo Branco de Tambaú, mas que compensa a distância com apartamentos amplos e um café da manhã espetacular.

Ponta do Seixas ao fundo

Cabo Branco, com a Ponta do Seixas ao fundo

Onde ficar em Cabo Branco

Cabo Branco é certamente a praia urbana brasileira (com balneabilidade!) que oferece a melhor relação custo x benefício para se hospedar ao longo da avenida beira-mar. Os quartos dos hotéis mais baratos costumam ser bem compactos, mas a comodidade de atravessar a rua para ir à praia compensa.

Dos hotéis da orla, o Nord Class Marinas é o mais próximo do centrinho de Tambaú (10 minutos de caminhada). Três quadras adiante, num bom ponto da praia (o restaurante caretão Porto Madero fica por ali, numa quadra de trás), estão o econômico Igatu e o bom três estrelas Nord Easy Ondas do Atlântico. Quatro quadras para a frente, o Quality Sol e Mar é o último hotel na zona servida por quiosques.

O terço final da enseada tem apenas coqueiros no calçadão da praia. (Quer dizer: também há uma discretíssima prostituição, inclusive diurna, em pontos esparsos.)

O moderninho Ibis ganhou um concorrente mais simples na mesma quadra, o Nord Easy Green Sunset. A esquina seguinte tem um hotel básico estalando de novo, o Nord Easy Imperial Suites. A última quadra da praia tem a melhor novidade da hotelaria pessoense, o elegante Cabo Branco Atlântico. O hotel vizinho, o Nord Class Cabo Branco, tem o mesmo porte do Cabo Branco Atlântico, mas bem menos glamour.

Manaíra

Manaíra

Manaíra

Primeira praia ao norte de Tambaú, Manaíra serve basicamente para o jogging. A praia não tem nenhuma estrutura de barracas, o mar costuma ter ondas e estar turvo.

Ainda assim, é uma boa base para aproveitar a João Pessoa dos pessoenses, já que é o bairro comercial mais bacana da cidade. Por aqui você vai encontrar dois shoppings (o Mag, pequenino e de frente para o mar, e o Manaíra, o maior da cidade) e ótimos restaurantes. O mais emblemático da cidade é o Mangai (que inventou a onda dos bufês nordestinos e tem filiais em Brasília e Natal). O Tábua de Carne é a churrascaria nordestina por excelência (com vários cortes de carne de sol e os melhores acompanhamentos). Para variar da comida do sertão, há o charmoso Empório Gourmet, na Edson Ramalho (a "Oscar Freire" de Jampa, onde também está o Mangai) e, escondidinhos mais para dentro do bairro, o enorme Nau, especializado em peixes e frutos do mar, o francês Degustar e o cultuado Quintal, que tem menus trocados a cada dia e só atende medidante reserva com três dias de antecedência. Numa vibe mais turista mesmo, se jogue no rodízio de camarão do Canoa dos Camarões, na avenida beira-mar, a meia quadra do centrinho de Tambaú.

Onde ficar em Manaíra

O melhor hotel de João Pessoa fica a uma quadra do centrinho de Tambaú: é o Verdegreen, onde a postura ecologicamente correto é só uma faceta do profissionalismo do hotel. Bem mais adiante na beira-mar, o Hardman é o hotel de luxo tradicional da cidade; o (insosso) InterCity Premium funciona num flat de apartamentos com sala e quarto. Mais para dentro do bairro, próximo às lojas e restaurantes, considere o Village Confort, que costuma ter ótimas tarifas.

Bessa

Bessa

Praia do Bessa, na região do calçadão

Há dois verões, uma operação de retirada de barracas, ordenada pelo ministério público, mudou radicalmente a orla deste agradável bairro residencial. O trator levou a barraca "cult" da cidade, o Peixe Elétrico -- mas deixou no seu lugar um calçadão com vista desimpedida do mar (na areia, continua sendo possível alugar cadeirinhas).

Golfinho Bar

Golfinho, Bessa

A avenida beira-mar não margeia toda a praia, não. O trecho mais antigo do bairro (na continuação de Manaíra) têm casas rente à areia. Por ali continua funcionando o bar Golfinho, muito procurado por famílias. Na parte da praia com calçadão, o point mais gostoso (para o pós-praia) é o Bessa Grill. Ainda no bairro, mas longe do mar, o Picuí Praia é especialista em carne de sol.

O interior do bairro tem uma vida noturna intensa. O trip Thyago Portella é um dos sócios de um pub que está bombando, o Republik.

Intermares

Intermares

Intermares, Cabedelo

Quando a avenida fica mais larga, aparecerem prédios à sua esquerda e coqueiros à sua direita, é porque você deixou João Pessoa e entrou em Cabedelo.

Intermares

Intermares, Cabedelo

Intermares, a primeira praia, tem ondas: é o point dos surfistas. Mas não só deles: tartarugas marinhas também costumam freqüentar suas águas (e areias); elas têm a assistência do Projeto Tartarugas Urbanas.

Não há mais barracas de praia em Intermares.

Poço & Camboinha

Poço

Poço, Cabedelo

Com casas de veraneio em toda a sua extensão, essas duas praias contíguas são as mais gostosas de João Pessoa -- perdão, de João Pessoa e Cabedelo. O mar é piscininha e a areia, própria para caminhadas.

Lovina

Lovina, Cabedelo

Logo no início do Poço se encontra a melhor novidade praiana de João Pessoa (OK, e de Cabedelo): o Lovina Tropical Bar. É um lugar eclético, com algo para contentar cada público. Embaixo de uma grande tenda há mesas e cadeiras, como no Golfinho do Bessa (mas com muito mais dignidade, pois são de madeira!).

Lovina

Lovina

LovinaDadinhos de tapioca e queijo coalho

Lovina

A parte da frente é chiquérrima, com lounges privativos com sofás e mesas baixas. Para ocupar um deles no fim de semana, é preciso reservar lá pela quarta ou quinta-feira. (Até dezembro não cobravam consumação mínima, mas no verão é possível que passem a cobrar.) O único senão dessa área são as caixas de som individuais, que podem ser conectadas a pendrives e transformar cada lounge num carro de som.

Lovina

Lovina

Entre a grande tenda e os lounges existem simpáticas mesas e cadeiras espalhadas pelo gramado -- solução intermediária ótima para quem não tem medo do sol (presente!). Também há um pequeno playground para as crianças.

Camboinha

Camboinha, Cabedelo

Mais adiante você encontrará outros bares de praia, como o Marujo Bar. A maioria serve de ponto de embarque para passeios à ilha de Areia Vermelha (veja a seguir).

Areia Vermelha

Areia Vermelha

Areia Vermelha, vista da praia de Camboinha

Esta curiosa ilha é um banco de areia que emerge na maré baixa em vinte dias do mês -- no entorno das luas cheia e nova. A ilhota funciona como ímã para lanchas e barcos lotados de turistas, que nos fins de semana podem ocupar cada centímetro da orla.

Areia Vermelha

Areia Vermelha

Areia Vermelha

Areia Vermelha

Os barcos cobram entre R$ 20 e R$ 30 para levar do Poço ou de Camboinha até a ilhota.

Se você quer minha opinião... a Areia Vermelha é mais bonita de ver nas fotos que tiram do alto. Na vida real, desculpe a sinceridade,  mesmo que você esteja a bordo de uma superlancha, é farofa.

Leia mais:

95 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Regina Alcoforado
Regina AlcoforadoPermalink

Mais uma vez Parabens! Riq excelentes comentários sobre João Pessoa cidade que amo muito.
Apesar de nao morar lá tenho um apartamento em Tambau na divisa com Cabo Branco bem proximo a estatua do Tamandaré. Realmente João Pessoa e uma cidade apaixonaste e o povo paraibano tb.

Marcília Campos
Marcília CamposPermalink

Bom dia Regina,
vc loca apt. em João Pessoa???

Amanda Missel
Amanda MisselPermalink

Este post veio bem a calhar. Estarei indo p lá no próximo mês!!! Obrigada Capitão !!!

joyce
joycePermalink

Excelente esse post sobre João Pessoa que para mim, é a melhor relação custo x benefício do Nordeste, praias urbanas lindas numa cidade ainda tranquila. Sempre procurei dicas de lá e não encontrava até hoje.

Jeziel
JezielPermalink

Sou um piauiense que passou mais da metade da vida em Recife e agora mora em Brasília. Nos 27 anos que morei em PE, ia direto passar temporadas e fins de semana em Jampa. Tem a vantagem de ser pertinho, 1 hora e 30 minutos de viagem numa BR 101 duplicada.
Adoro a cidade! E as dicas do Riq são muito legais. Pegam o supra-sumo do que há, sem muita lorota e deixando o roteiro enxutinho pra vc só chegar e curtir.
Gosto da Picanha do "Bahamas", que fica à beira mar de Tambaú, no finalzinho da Epitácio. Mas a cidade tem uma orla pra vc descobrir sem pressa.
Jampa é 10!

Jorge
JorgePermalink

Há outros bons restaurantes em João Pessoa ( além dos já citados no artigo acima ) : Tanabata ; Gulliver Mar; Adega do Alfredo, Katana; Ippon; Sal e Brasa , Churrascaria Tererê ( churrasco, massas e comida japonesa ).
Além de cafeterias, creperias , e sorveterias como a ótima Friberg ( na praia de Manaíra ).

Flavia (@ladyrasta)
Flavia (@ladyrasta)Permalink

Essa é outra que tá na minha lista faz tempo...E tem uma praia aí perto que até andei vendo hotel uma época mas já esqueci o nome...

beijos

Raíssa
RaíssaPermalink

Riq, senti falta dos dois restaurantes mais cultuados pelos pessoenses. Sou filha de paraibano e tenho família/amigos por lá, daí te digo uma coisa: as unanimidades são o Gulliver (o mais querido, super tradicional, o equivalente ao Leite recifense) e a Adega do Alfredo (quase tão antigo quanto, e meu preferido). Enfim, ficam as dicas pros demais tripulantes!

Thyago Portela (@thyago_portela)

Bom demais ter encontrado vcs aqui na terrinha e ainda ter a honra da presença de vcs no Republik.

Valeu, Riq! Manda um abraço pro Nick!

Até a próxima.

petter
petterPermalink

Também gosto muito de Jampa! Sempre vou mais de uma vez por ano... Olha aqui duas comidinhas que experimentei lá e gostei muito: http://euvou.blog.com/2012/02/barnabe/ e http://euvou.blog.com/2013/05/eu-quero-cupcakes/

Eduardo Oliveira
Eduardo OliveiraPermalink

Este artigo veio na hora. Vou no próximo mês visitar! Boas referencias irei levar, obrigada.

Mara Maria
Mara MariaPermalink

Estou indo pra

Estou indo pra Jampa no final do mês de março, espero não tomar muita chuva por lá. Tenho uma dúvida: sai mais barato alugar um carro para fazer os passeios ou ir de táxi em cada um deles. Obrigada pela dica.... Valeu.... Um abraço
Ah, amei as dicas dadas para Fernando de Noronha, qdo fui em setembro de 2013 . Grata

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mara! Numa locadora regional pode sair mais barato. Um táxi para o dia custará entre 150 e 200 reais.

janice
janicePermalink

Olá,poderiam me indicar uma pousada charmosa para uma viagem a dois? Estarei na Paraiba em agosto, suas dicas da rota ecológica me proporcionaram uma viagem inesquecível, virei fã de carteirinha muito obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Janice! Quem responde é A Bóia. Existem algumas pousadas ao sul e ao norte de João Pessoa, mas infelizmente nenhuma tem o charme das da Rota.

Marli Torres
Marli TorresPermalink

Pretendo ir para João Pessoa no início de julho com a família para uma estadia de 7 dias. Gostaria de saber se as chuvas por aí nesse período são como em Fortaleza, onde chove mas o sol também aparece, ou se corro o risco de ficar no hotel o tempo todo.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marli! Julho é um mês de chuvas em João Pessoa. Para saber onde estão as melhores praias para visitar neste período, veja o nosso Praiômetro: https://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

keila fernanda
keila fernandaPermalink

Ola pessoal!! que me apresentar me chamo KEILA FERNANDA

keila fernanda
keila fernandaPermalink

Ola pessoal!! queria me apresentar...achei seu blog procurando dicas de viagens ( o que mais amo fazer na vida) e amei!! sucesso!!

super bjs #saltoaltonaestrada

Lia
LiaPermalink

Alguém tem informações sobre o Bessa Beach hotel? Parece muito bom, mas não vi ninguém comentando.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lia! Não temos comentários de leitores, mas você pode ver relatos de ex-hóspedes do Bessa Beach Hotel no Booking.

Ari e Moi
Ari e MoiPermalink

Meu marido e eu estamos programando uma viagem para novembro e estamos em dúvida entre João Pessoa e Natal. O que vcs acham ??? quanto a distância das praias?? custo da cidade ? melhor praia p se hospedar ?? Por favor me ajudem .... obrigada

Ari e Moi
Ari e MoiPermalink

Preço de táxi do aeroporto para praia de cabo Branco ??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ari! Simule a corrida em http://www.tarifadetaxi.com.br

Sandra
SandraPermalink

Olá, estou marcando viagem para João Pessoa no dia 25/08/14 o hotel Cabo Branco Atlântico é uma boa opção de hospedagem? Obrigada pelas dicas.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sandra! Infelizmente não temos comentários dos nossos leitores sobre este hotel. Mas você pode ler as resenhas de ex-hóspedes do hotel Cabo Branco Atlântico, no Booking.

João Batista
João BatistaPermalink

Estou indo para João Pessoa em outubro/2014 e ficarei durante 07 (sete) dias.. Vou ficar hospedado no Netuanah Hotel - Cabo Branco. Portanto, gostaria de saber se é um bom hotel e de receber algumas dicas de lugares que não posso deixar de visitar. Grato,

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, João Batista!

Clique e veja o que dizem do Netuanah no Booking .

Leia o item "O que fazer" na página de João Pessoa:
https://www.viajenaviagem.com/destino/joao-pessoa

Rosa Maria Monteiro Piovezan

Adorei sua página e os artigos que você escreveu para a revista Viagem (li algumas de 2008). Tenho 62 anos, problemas de saúde da idade, mas adoro viajar. Estou programando uma viagem a João Pessoa agora para o final de setembro e lhe peço umas dicas. Vou sozinha. Gostaria de ficar num local onde eu tenha uma boa praia (águas mansas, limpas), com boa infraestrutura e facilidade para me deslocar para conhecer os principais pontos turísticos da cidade, incluindo aí, além do centro histórico, feiras de produtos locais e acesso a praias um pouco mais distantes. Como estou com probleminhas na coluna, o fisioterapeuta recomendou não ficar andando de ônibus pra lá e pra cá. Mas como ir tão longe (sou de São Paulo) e não visitar o máximo que eu puder? Dá pra se deslocar de táxi (o preço é viável). Não vou saber me deslocar sozinha de carro alugado. Desculpe tantas questões e considere meu comentário como um tira-dúvidas pessoal, favor não publicar. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rosa! Quem responde é A Bóia. Sua praia é Cabo Branco, perto do centrinho de Tambaú. Vá ao centro histórico de táxi.

Ana
AnaPermalink

Bom dia, gostaria da indicação de barracas na praia de Tambaú que sejam mais alternativas, sem aglomeração de turistas e música na maior altura. Vou para João Pessoa em janeiro/2015 e em seguida para Conde. A mesma dica de barracas off turistas em Carapibus serão muito bem-vindas. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana! Em Cabo Branco há dois tipos de barracas: no calçadão, com cozinha, mesinhas e eventualmente música, e na areia, onde são alugadas cadeiras e vendidas bebidas. Nessas não há música.

Carapibus terá muvuca no fim de semana em todas as barracas; para não pegar muvuca, vá no meio de semana.

consuelo
consueloPermalink

Olá como vai? Estamos programando uma viagem de quase 20 dias em João Pessoa e gostaria de saber se pode nos dar uma dica de melhor praia para ficar. Temos 2 filhos pequenos. Claro que aproveitaremos para conhecer outros lugares mas com as crianças não queremos ficar rodando muito de carro. Queremos alugar um flat.
Que praia sugere? Algum flat tbm?
Obrigada e parabéns pelo site.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Consuelo! Há várias dicas de melhor local para hospedagem aqui, mas falamos sempre de hotéis - https://www.viajenaviagem.com/destino/joao-pessoa

Rosemeri
RosemeriPermalink

Oi! Qual seria a melhor hospedagem para Poço e Cabedelo?
Aguardo, Rosemeri.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rosemeri! Tendo em vista que você precisará voltar à noite para jantar em João Pessoa, o melhor é escolher um hotel em João Pessoa mesmo.

Débora
DéboraPermalink

Olá, gostaria de dicas de hospedagem, estou programando ir a joão pessoa em fevereiro ou março com meu marido e minha filha de 1 ano. Gostaria de uma praia com águas calmas e limpas próprias para a bebê. Também gostaria de dica de hotel a beira mar que fosse de qualidade com boa estrutura e bom atendimento, se souber de algum que possua estrutura para bebês como copa infantil e play também ajudaria. Agradeço sua ajuda! Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Débora! Não à resorts urbanos em João Pessoa. Escolha um hotel com estrutura de flat, como o Intercity.

Roberto Costa
Roberto CostaPermalink

Por gentileza,hoje qual é a praia mais familiar,com certa sofisticação,sem muita muvuca,em João Pessoa?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Roberto! Camboinha/Poço.

Roberto Costa
Roberto CostaPermalink

Muito obrigado pela resposta.Feliz 2015 a todos participantes,com muitas viagens .

Roberto Costa
Roberto CostaPermalink

Desculpe-me pela insistência.As praias indicadas estão um pouco afastadas do Centro.Qual , no Centro:Tambau ou Cabo Branco?Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Roberto! Se você tivesse lido o texto com atenção, teria visto que Cabo Branco é central e sem contra-indicações.

Roberto Costa
Roberto CostaPermalink

Desculpe-me;entendi que Tambau tb é central.Pedi sua opinião sobre as duas.Não pretendia incomoda-lo.Feliz 2015 a todos.

Adalberto Betti
Adalberto BettiPermalink

Estou indo em junho com minha esposa. vou ficar 1 semana.Alguma dica especial de restaurantes para frequentar? Ficarei na Pousada Hotel Tamandare. Abrçs a todos e feliz 2015

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adalberto! Roccia, Mangai, Quintal, Nau e Tasca da Esquina.

Adalberto Betti
Adalberto BettiPermalink

Caro amigo isso é dica de praia ou restaurantes?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adalberto! Restaurantes. Não foi o que você pediu?

Adalberto Betti
Adalberto BettiPermalink

Tá certo, meu amigo. Desculpe. Valeu pelas dica. Muito obrigado

Joaquim C
Joaquim CPermalink

Sigo Ricardo. Qual a probabilidade de chuva final de março em João Pessoa?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Joaquim! Consulte o Praiômetro:
https://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe

Aparecido
AparecidoPermalink

Boa noite.
Poderiam me ajudar?
Estou procurando uma viagem para março e me interessei por João Pessoa. Tenho 2 bebês de 1 ano (completarão 1 ano em Março) gostaria de saber sobre praias indicadas para crianças nessa idade, com relação à hospedagem próxima à praia, agitação do mar, centro comercial por perto para emergências com mercado e farmácia por exemplo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Aparecido! Fique em Cabo Branco, próximo ao centrinho de Tambaú.

ANDREIA
ANDREIAPermalink

Olá, a praia de cabo branco é boa para banho, ou qual seria a melhor praia proxima da cidade para banho? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andreia! Vale dar uma olhada no site da Sudema para ver como está a balneabilidade da praia (e das outras da região) quando você estiver lá - http://www.sudema.pb.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=78&Itemid=100013
Este post traz também outras opções bacanas na região.

Elaine
ElainePermalink

Olá, A Bóia!
Eu e meu marido estaremos em João Pessoa na última semana de junho deste ano (dia 22 a 30) e gostaríamos de ter uma ideia de um roteiro para fazer em Jampa, tipo "o que fazer no primeiro dia?". Chegaremos na madrugada do dia 22 e ainda não sabemos por onde começar! É possível?
Também não sabemos se é melhor alugar um carro ou fazer os passeios de buggy.
Ficaremos em Manaíra, no Village Confort.
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Elaine! Por favor, não duplique perguntas em posts diferentes. Respondemos lá no outro lugar em que você perguntou:

https://www.viajenaviagem.com/destino/joao-pessoa/comment-page-1/#comment-461140

Shély
ShélyPermalink

Vou em abril de 2015. Gostaria de ficar próximo à praia de águas calmas e tb perto de bons restaurantes. Estou na dúvida entre Cabo Branco e Tambaú. Grata, Shély,

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Shely! Fique no cantinho de Cabo Branco perto de Tambaú, está bem explicado no texto.

Luciano
LucianoPermalink

Estando hospedado em Tambaú, quais as opções, de restaurantes de frutos do mar e rodizio de camarão? Me indicaram a praia da Penha, como lugar de peixe barato, procede? É próxima de Tambaú?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciano! Seu hotel certamente saberá informar sobre rodízios nas redondezas. Nâo sabemos de nenhum. Para frutos do mar, recomendamos o restaurante Nau, citado no texto.

A praia da Penha fica logo abaixo da Ponta do Seixas, na saída sul, a caminho das praias de Conde. Parece que há uma peixada famosa por lá, sim.

lissandro
lissandroPermalink

Alguns anos atrás quando estava em Natal aluguei um carro e fui conhecer João Pessoa, achei as praias de Tambaú e Cabo Branco turvas. Foi em fevereiro! Será que dei azar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lissandro! Deu.

Arnaldo Costa
Arnaldo CostaPermalink

João Pessoa com suas belas praias é um paraíso. Mas suas praias distam uns 6 quilômetros do centro da cidade. Isso não tira as vantagens ou benefícios de visitar essas praias. E ainda tem as praias vizinhas, como Camboinha, Coqueirinho (outro paraíso), Praia Bela, Tambaba, Ponta de Campina, Praia do Amor e outras. Essas praias não ficam a dever às do Caribe.

Ana Claudia Urzulin
Ana Claudia UrzulinPermalink

Gosto de praias com ondas e também que seja bem localizado quanto a restaurantes. Vc teria alguma dica? obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Claudia! A única praia com ondas em João Pessoa é Intermares. Não é um pólo de restaurantes.

Genilson Machado Lima
Genilson Machado LimaPermalink

G1 Paraíba
http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2015/10/cadeirante-ajuda-tornar-praia-da-pb-acessivel-pessoas-com-deficiencia.html?utm_source=facebook&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Aos sábados, pela manhã, ele vê chegar no ponto de encontro, na frente da Fundação Casa José Américo, na Avenida Cabo Branco, uma média de 35 frequentadores do projeto, todso com algum tipo de deficiência. Além desses, o cadeirante e coordenador também vê outros se juntarem na construção dessa realidade, uma média de 50 voluntários.

Vanessa
VanessaPermalink

Olá Bóia,
Você pode dar uma ajudinha ? Sabemos que no Carnaval, tudo fica muito caro mas Infelizmente eu meu namorado só temos esse período para viajar . Estamos em dúvida entre Natal e João Pessoa. Você teria alguma informação sobre como essas cidades ficam no carnaval ? Queríamos evitar tumultos. Sei que Natal não enche muito nesta época (li aqui e um primo que reside lá comentou) mas e João Pessoa ? Será tranquilo ficar no Bessa ?. Os restaurantes costumam fechar neste feriado? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vanessa! As únicas coisas que podem fechar em capitais nordestinas que não tenham carnaval (todas, menos Recife e Salvador) são museus. João Pessoa é destino de feriado para quem mora em Campina Grande. A cidade deve encher mas tem capacidade para absorver os visitantes. Apenas vilarejos de praia enfrentam problemas de lotação no Carnaval. Capitais, com exceção de Recife e Salvador, não ficam diferentes de outros feriadões.

Neusa Palagi
Neusa PalagiPermalink

Estou aqui e estou adorando....apaixonada pelo lugar. Só não fiz nenhum passeio ainda. Confesso que estou meio perdida.Mas amanhã vou à Picãozinho pela manha e a tarde ver o pir do Sol e bolero de Ravel. O resto dos passeios não sei quais fazer. Vou pro RS dia 17, mas com certeza voltarei aqui em Jampa...apaixonada!

Francisco
FranciscoPermalink

Olá! Estamos indo a João Pessoa em março (casal). Pensamos em ficar hospedado em Jacumã para aproveitar melhor as praias do sul. Fica longe ou inviável ir a noite para a região central (urbana) para aproveitar a noite?
Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Francisco! Dá tipo uns 45 minutos de percurso. É mais tranqüilo fazer o contrário (hospedar-se em JP e ir às praias de dia).

Rodrigo
RodrigoPermalink

Boa tarde, Boia.

Estamos em João Pessoa, mas com vontade de pegar a estrada e fazer Pipa e Natal. Temos mais 7 dias e trocar a passagem de volta para o aero de Natal sai por R$ 200,00. A cidade aqui é boa, mas não há passeios, as melhores praias são distantes e sem boa infraestrutura. Tirando o Mangai e o NAU não vimos muitas opções. Gostaria de saber se Natal tem mais passeios e se a estrada no RN é boa.

Aguardo,

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodrigo! A estrada é ótima.

Leia sobre Natal:
https://www.viajenaviagem.com/destino/natal

Antonio Coelho
Antonio CoelhoPermalink

João Pessoa é boa porque é uma "cidade do interior com praia". Só não gosto do nome da cidade. Cidades não deveriam ter nome de gente.

Alessandra
AlessandraPermalink

Bom dia!
Estou em Jampa e o mar está com muita alga. Alguém sabe me dizer se é a epoca ou se assim o ano todo!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alessandra! Já começou a chover também? Sargaços são imprevisíveis, mas normslmente coincidem com a estação chuvosa. Com El Niño atuando, pode ter começado mais cedo.

Elaine
ElainePermalink

Ola estou pensando em ir para joão pessoa passar as minhas férias agora em abril, sei que geralmente essa é a época das chuvas mas será que dá para aproveitar um pouco as praias, eu geralmente viajo nessa época e tenho dado sorte, mas gostaria de saber quando começa a chover em joão pessoa, e se chove o tempo todo ou se é só em alguns períodos durante o dia conforme em fortaleza por exemplo? obrigada.

Malu Meireles
Malu MeirelesPermalink

Oi Ricardo, ouço você todas as mnhãs na Band, e resolvi ir em junho pra Jampa, minha pergunta, onde consigo aproveitar as festas juninas?
Obrigada e no aguardo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Malu! Quem responde é A Bóia. Em todo o Nordeste você aproveitará festas juninas nesta época. Provavelmente encontrará também traslados bate-volta para Campina Grande nesta época; entre em contato com seu hotel.

ELISABETE FERREIRA
ELISABETE FERREIRAPermalink

Estou viajando para Jampa dia 13maio sozinha e ficarei em Tambaú. Pretendo assistir ao Bolero de Ravel no Jacaré de ônibus. Gostaria de saber como chegar de busão e se é perigoso andar por lá a sós...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Elisabete! A Silvia Oliveira do Matraqueando dá a dica. É preciso pegar dois ônibus. A volta é no escuro.

http://www.matraqueando.com.br/por-do-sol-na-praia-do-jacare-o-passeio-classico-do-turista-que-vai-a-joao-pessoa

O melhor é pegar um passeio organizado, vai sair mais barato que táxi. Note que os bares não estão mais funcionando; ou você assiste da mureta do calçadão ou precisa entrar num dos barcos. O Jurandy agora se apresenta para os barcos, já que os bares foram demolidos.