Dossiê Neve 2014: Canadá e Estados Unidos

Natalie Soares
por Natalie Soares

Mike Cran Tourism Whistler imagem divulgacao

| Foto: Mike Cran | Tourism Whistler |

    Veja informações atualizadas sobre a temporada 2015 de neve no Canadá e Estados Unidos aqui.

Já foi dada a largada para a temporada 2014 de neve nas principais estações de esqui do Canadá e dos Estados Unidos, mas ainda dá tempo de se programar e aproveitar belos dias entre montanhas nevadas e simpáticos vilarejos. Afinal, o frio chegou trazendo muita neve fofa e temperaturas baixas, o que promete render uma temporada longa e de sucesso. Em algumas estações, a previsão é de funcionamento até o final de abril.

Você já está namorando algum destino de neve e precisa de um empurrãozinho? Ou ainda se sente um pouco confuso para entender as principais diferenças entre uma estação e outra? Seus problemas acabaram mrgreen Nós reunimos as informações essenciais sobre as principais estações de esqui dos Estados Unidos e do Canadá para lhe ajudar a planejar melhor a sua próxima viagem para a neve. (Nos próximos dias a gente publica o guia da neve na Europa.)

E como eu sempre digo: é só preparar as luvas, o gorro e o cachecol e embarcar nessa viagem diferente e divertida para nós, tropicais por natureza razz

CANADÁ

BANFF / LAKE LOUISE

Banff Lake Louise Tourism Paul Zizka

[Foto: Banff Lake Louise Tourism | Paul Zizka]

Site oficial | Página no Facebook

Atividades e novidades da temporada em Banff/Lake Louise: O parque nacional de Banff fica no coração das montanhas rochosas canadenses e oferece ao visitante diversas atividades para aproveitar as temperaturas abaixo de zero. Entre elas, você pode aproveitar: dogsledding (trenós puxados por cachorros), caminhadas com raquetes, tubing (tobogã com bóias), pesca em rios/lagos congelados, passeios de moto de neve, trekking no gelo, passeios com charretes de neve, praticar snowboard, esqui e quem sabe se aventurar no heli-skiing (aqueles doidinhos que pulam dos helicópteros direto na pista de esqui).

E você ainda pode ter a oportunidade de patinar em belíssimos lagos congelados como o famoso Lake Louise. Na região também é possível aproveitar algumas estâncias termais, conhecer cidadezinhas históricas e curtir diversos festivais de arte, cultura e esporte que acontecem ao longo do inverno.

Temporada 2014 em Banff/Lake Louise: Já começou e deve durar até o final de março ou meados de abril, dependendo da quantidade de neve que cair nos próximos meses.

Onde ficar em Banff/Lake Louise: vejas hotéis em Banff no Booking.

Banff/Lake Louise é ideal para: você que curte parques nacionais e programas em família.

Leia mais:

Banff no verão:

Montanhas Rochosas - Banff no Turomaquia da Patrícia Camargo

Lake Louise e Lake Moraine: os lagos do Canadá que enganaram a Kodak no Sundaycooks do Fred Marvila

Montanhas Rochosas - Icefields Parkway no Perdido por aí do Cláudio

De carro pelas Montanhas Rochosas no Canadá no Milhas a Percorrer da Adriana Rodella Stein

Rochosas Canadenses no Mikix da Mirella Matthiesen

WHISTLER

Mike Crane Tourismo Whistler

[Foto: Mike Crane | Tourism Whistler]

Site oficial | Página no Facebook

Considerada uma das melhores estações de esqui do mundo, Whistler tem atraído cada vez mais os olhares do público brasileiro e não é à toa. A infra-estrutura da estação e a qualidade da neve são excelentes até para os marinheiros de primeira viagem. De quebra, você ainda pode aproveitar alguns dias em Vancouver.

Whistler é um vilarejo de montanha que abriga diversos tipos de hospedagens: de hotéis de luxo até apartamentos e chalés. No coração da cidade, você encontra vários restaurantes, lojas, galerias de arte e até baladas se sobrar disposição depois de um dia de atividades na neve razz

Atividades e novidades da temporada em Whistler: Os últimos anos foram grandes marcos para a estação. Além da inauguração da famosa gôndola que liga os dois picos das montanhas de Whistler e Blackcomb, Whistler sediou parte das atividades das Olimpíadas de Inverno.

As opções de atividades outdoor são bem generosas em Whistler e contemplam desde os mais aventureiros até quem viaja com os pequenos. Lá você pode praticar diferentes esportes de neve como o esqui alpino, o esqui cross country, snowboard, heli-skiing, tirolesa de inverno, trenós de cachorros, tubing (bóias), caminhadas com raquetes, passeio com moto de neve, passeios de charretes de neve, patinação no gelo, escalada no gelo, bungee jumping, treetop adventures (um tipo de arvorismo na floresta nevada para toda a família), tour de snowcat (aquele caminhão que acerta a neve) e tour olímpico com bobsled.

Se você quer incrementar ainda mais seus dias na montanha, Whistler oferece dois passeios diferentes que devem ser muito bonitos: o passeio de helicóptero com sobrevôos panorâmicos até as geleiras da região e a visita a cachoeira Brandywine Falls a 20 minutos ao sul de Whistler que inclui um trekking de 15 minutos até uma das cachoeiras mais bonitas da região que, no frio, deve ficar ainda mais especial.

Mas se o frio apertar muito, não se preocupe. Além de contar com uma ótima estrutura hoteleira, a cidade oferece atividades indoors como tasting tours, spas, sessões de cinema, eventos especiais e parede de escalada.

No site oficial você ainda encontra combos de passeios mais atividades num ticket integrado como, por exemplo: Sleighride & Fondue Dinner Tour.

Temporada 2014 em Whistler: Já começou e deve se estender até o começo de abril.

Onde ficar em Whistler: vejas hotéis em Whistler no Booking.

Whistler é ideal para: você que procura uma das melhores estruturas de esqui e diversas atividades de frio.

Leia mais:

Whistler no Família Recomenda

Viagem de trem North Vancouver - Whistler no Perdido por Aí do Cláudio

Whistler - Blackcomb: montanhas de alma gêmea no Viajar pelo Mundo da Claudia Liechavicius

MONT TREMBLANT

Tremblant Photos imagem divulgação estação de esqui canada

[Foto: Tremblant Photos |  imagem divulgação]

Site oficial | Página no Facebook

Talvez esta seja a estação menos conhecida do trio canadense. Mont-Tremblant fica entre Montreal e Ottawa e pode render um belo roteiro de férias na neve. Comemorando 75 anos, a temporada em Tremblant promete ser animada com uma programação de eventos especiais que deve agradar desde as famílias que viajam para comemorar as festas de final de ano até a galera do agito que curte uma balada no final da noite.

A estação possui certa de 95 pistas divididas assim: 20% para iniciante, 30% intermediário e o restante para níveis avançados. Estudando os mapas das pistas, é possível notar a grande extensão das pistas verdes para iniciantes, o que é um ótimo sinal, ainda mais para nós brasileiros que não estamos muito habituados com a prática de esportes invernais.

Atividades e novidades da temporada em Mont Tremblant: Assim como em Whistler, as atividades ao ar livre disponíveis são diversas: desde os tradicionais esqui e snowboard, até patinação no gelo, dogsledding, tubing, escalada no gelo, caminhadas em raquetes, moto de neve, pesca no gelo, charrete de neve, paintball, passeio de buggy, passeio de helicóptero e tirolesa. Para os pequenos, a estação ainda oferece o Kids Club, um espaço dedicado às crianças e repleto de brincadeiras e Mother Nature Camp - um dia de acampamento para crianças de 3 a 4 anos com diversas aulas e atividades. As atividades off neve são: caminhar pelo centrinho da vila, casino e Aquaclub la Source - um espaço com academia, piscinas, spas e termas.

Temporada 2014 em Mont Tremblant: já começou deve se estender até 21 de abril.

Hospedagem: veja hotéis no Mont-Tremblant no Booking.

Mont Tremblant ideal para: você que procura por uma estação mais tranqüila e boas pistas para iniciantes.

Leia também:

Mont-Tremblant no Viagens e Vivências da Fabiane Teixeira

Montreal no Viaje na Viagem

Montreal na neve no Sundaycooks do Fred Marvila

ESTADOS UNIDOS

ASPEN / SNOWMASS

aspen estação de esqui nos EUA imagem divulgação

[Foto: Aspen | Snowmass - imagem divulgação]

Site oficial | Página no Facebook

A 350 km de Denver, fica a famosa e badala estação Aspen/Snowmass, destino tradicional para muitos brasileiros que optam por férias na neve. No coração das Rocky Mountains no Colorado, o vilarejo de Aspen é formado por quatro diferentes montanhas: Aspen Mountain, Aspen Highlands, Buttermilk e Snowmass. Essas montanhas que foram o complexo são administradas pelo mesmo grupo, por isso os tickets dos lifts e passes de esqui são integrados e você pode esquiar em qualquer uma dessas montanhas sem custo adicional.

Atividades e novidades da temporada em Aspen: esqui e snow, passeios de snowcat seguido por jantar no restaurante na montanha, caminhada com raquete e yoga na montanha. A região também tem mais de 100 bares e restaurantes entre as vilas e as montanhas, garantindo noites agitadas. A programação de eventos promete sacudir essa temporada. Um dos principais eventos já confirmados é a próxima edição dos X-Games, famoso evento que reúne os fãs de esportes radicais.

Temporada 2014 em Aspen: já começou e segue até abril.

Onde ficar em Aspen: veja os hotéis em Aspen no Booking.

Aspen é ideal para: você que gosta de agito e badalação.

PARK CITY

Park City med_historic-main-street_winter

 

[Foto: Park City Chamber Bureau]

Site oficialPágina no Facebook

A 30 minutos de Salt Lake City, em Utah, fica um dos mais conceituados complexos de esqui dos Estados Unidos: Park City. A região de Park City é composta por três montanhas/estações de esqui que, assim como o exemplo de Vail e Aspen, são administradas pelo mesmo grupo e, portanto compartilham do mesmo ticket. As montanhas se chamam Canyons Resort, Park City Mountain Resort e Deer Valley Resort. Os complexos de Park City foram eleitos pelos leitores da Ski Magazine como três dos dez melhores complexos de esqui dos EUA no último ano.

O centro da cidade lembra antigas casinhas históricas – cheias de lojas, galerias de arte, cervejaria artesanal, restaurantes e baladas animadas.

Atividades e novidades da temporada em Park City: Sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002, as atividades oferecidas são variadas: esqui e snowboard, moto de neve, caminhada com raquetes, charretes de neve, patinação no gelo, tubing, Bobsled & Skeleton Rides (dentro do Olympic Park), tirolesa e passeio de balão.

Temporada 2014 em Park City: Já começou e deve seguir até final de março.

Onde ficar em Park City: veja os hotéis em Park City no Booking.

Park City é ideal para: você que procura uma grande diversidade de pistas e um clima mais tranqüilo

Leia também:

Park City no verão no Sundaycooks do Fred Marvila

VAIL

vail estação de esqui EUA

Site oficial | Página no Facebook

Maior complexo de esqui dos EUA, Vail apresenta uma estrutura fantástica para quem procura um destino que combine muita neve, excelentes hotéis e um serviço de primeira. A região também conta com uma ótima área de esqui para iniciantes, um après ski animado e atividades que envolvem a família toda.

Caminhar pela vila é um programa tranquilo, onde você encontra várias lojas, restaurantes deliciosos e ainda pode desfrutar dos tratamentos de relaxamento oferecidos pelos spas da região.

Atividades e novidades da temporada em Vail: Esqui e snow, esqui biking, moto de neve, caminhadas com raquete, tubing, bungee trampoline e passeio de snowcat seguido pelo jantar num restaurante no alto da montanha. Perto de Vail, ficam outras estações de esqui administradas pelo mesmo grupo – Vail Resorts: Beaver’s Creek, Keystone e Breckenridge. Isso garante que seu passe também seja aceito nessas outras montanhas do Colorado.

Se você não resiste às compras, ainda pode dar uma escapadinha até o Outlet que também fica pertinho de Vail, são cerca de 30 minutos de carro.

Temporada 2014: Vai de meados de novembro até começo de abril.

Onde ficar em Vail: veja hotéis em Vail no Booking.

Vail é ideal para: você que quer excelência em infra-estrutura e serviços

Leia também:

Todas de Vail no Viaje na Viagem

Vail no Dri Everywhere da Dri Miller

Vail no Garfos e Quartos da Patrícia e do André

LAKE TAHOE

lake tahoe estados unidos mari vidigal ideias na mala

[Foto: Mari Vidigal - Ideias na Mala]

Site oficial | Página no Facebook

Lake Tahoe é um grande e belo lago que divide os estados da Califórnia e de Nevada. No inverno, a paisagem toda verde dá espaço ao diferentes tons de branco: branco neve, branco gelo, branco neve fresquinha...

O complexo de esqui da região de Lake Tahoe é formado por diferentes montanhas e sete diferentes estações de esqui. São elas: Heavenly, Kirkwood, Northstar, Sierra, Squaw Valley, Mt. Rose, Alpine Meadows e Kirkwood.

Por conta das diferentes administrações, os passes de esqui não são integrados, portanto, para cada estação a ser visitada, você precisará de um novo passe.

Na hora de confirmar a reserva do seu hotel, fique atento para uma diferença básica entre Tahoe City (North Lake Tahoe) e Lake Tahoe South. A região norte é para quem quer esquiar a sério e descansar na neve, enquanto a parte sul é para quem busca noites agitadas nos cassinos do lado leste da fronteira.

Atividades e novidades da temporada em Lake Tahoe: além do esqui e do snow, você ainda pode aproveitar outras atividades na neve como caminhada com raquetes, moto de neve, passeio de charrete de neve, patinação no gelo e, se você estiver hospedado na parte sul, dependendo das condições climáticas, também é possível programar um passeio de barco pelo grande lago.

Temporada 2014: já começou e vai até o fim de abril, dependendo das condições da neve.

Onde ficar em Lake Tahoe: veja hotéis na região de Lake Tahoe no Booking.

Como chegar a Lake Tahoe: de San Francisco, não existe nenhum transporte público regular. Algumas empresas de transfer/receptivo podem oferecer saídas esporádicas de San Francisco para a região de Lake Tahoe, por isso vale confirmar se o hotel escolhido tem alguma indicação para fazer.

Se você pretende alugar um carro para percorrer esse trecho, saiba que a viagem deve levar cerca de 4 horas, mas, antes de cair na estrada, confirme as condições do caminho principalmente devido às nevascas que podem atingir a região.

Se você pretende alugar um carro para percorrer esse trecho, saiba que a viagem deve levar cerca de 4 horas, mas, antes de cair na estrada, confirme as condições do caminho principalmente devido às nevascas que podem atingir a região.

O aeroporto mais próximo é Reno, que está a cerca de 100 km da região (e não leva o nome de "Reno/Tahoe" à toa).

Lake Tahoe é ideal para: você que quer integrar dias na neve com uma cidade bacana como São Francisco.

Leia também:

Las Vegas + Lake Tahoe + San Francisco, a viagem da Tania

Lake Tahoe: Dicas para o inverno e verão no Dicas da Dri da Dri Lima

Lake Tahoe: o roteiro do Marcos no Hotel Califórnia da Maryanne McD

Viajando para Lake Tahoe no aposentado Inquietos da Priscila F.

O que ver e fazer em Lake Tahoe no inverno no Idéias na Mala da Mari Vidigal

BEAR MOUNTAIN

Site oficial | Página no Facebook

Cerca de 160 km separam Los Angeles de Bear Mountain em aproximadamente duas horas de viagem. Não é lá uma super-estação de esqui, mas satisfaz quem quer ter uma experiência de neve durante uma viagem pelo sul da Califórnia.

Atividades disponíveis: A estação de esqui oferece pistas de esqui e snow desde níveis iniciantes até avançados. Bear Mountain também tem uma escolinha para as crianças entre 3 e 6 anos de idade chamada Riglet Park. Lá, além das aulas convencionais, as crianças mais aventureiras podem começar a praticar os primeiros movimentos de free sytle – um passo para competir no próximo X Games razz

Os tickets estão à venda no site da própria estação e podem ser usados também no complexo Snow Summit, estação ao sul da Califórnia e parceira de Bear Mountain.

Viajando de carro por conta própria, verifique as condições da estrada que dá acesso à montanha antes de seguir viagem. Fortes nevascas podem tornar esse trecho da viagem mais longo e perigoso.

Temporada 2014: já começou e deve seguir até meados de abril.

Onde ficar em Bear Mountain: veja hotéis na região de Bear Mountain no Booking

Bear Mountain é ideal para: você que procura neve perto de Los Angeles.

LEE CANYON / LAS VEGAS SKI RESORT

Site oficial | Página no Facebook

A menos de uma hora de Las Vegas (são 80 km de distância) é a estação mais próxima da famosa Strip. No inverno, é mais um passeio a considerar.

Atividades disponíveis: O Las Vegas Ski Resort tem uma estrutura pequena e poucas pistas para iniciantes, mas oferece aulas para adultos e crianças que querem aprender a esquiar e se divertir na neve. Os tickets estão disponíveis no site da estação.

Temporada 2014: já começou e deve seguir até abril.

Onde ficar em Lee Canyon: veja hotéis na região de Las Vegas no Booking.

Lee Canyon / Las Vegas Ski Resort é ideal para: você que vai passar uns dias em Las Vegas e quer visitar uma estação de esqui.

MAIS NEVE

Procurando por mais opções de destinos de neve nos EUA? A Forbes publicou recentemente uma lista interessante com as melhores estações de esqui nos Estados Unidos para 2014.

Fique atento: algumas estações no Hemisfério Norte oferecem apenas aluguéis de equipamento. Se você pensa em alugar abrigos de frio no seu destino final, confirme a disponibilidade desse tipo de loja. Toda estação oferece um núcleo/escola com aulas de esqui e snow para os diversos níveis e idades wink

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email

20 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Mirella (@mikix10)
Mirella (@mikix10)Permalink

Eu quero tentar Lake Tahoe esse ano smile ... como estamos indo para San Francisco com frequencia, acho que vai encaixar legal um final de semana por lá.

Fabiane Teixeira
Fabiane TeixeiraPermalink

Adorei o post, claro!
E adorei, também, a indicação do Viagens e Vivências!
smile

rachel
rachelPermalink

Bom dia! Estou indo para lake tahoe agora em março, será minha primeira viagem na neve! Tem muitas opções de hotéis. Vou ficar 8 dias e pensei em dividir a estadia entre norte (conhecendo Northstar e Squaw Valley) e sul (ficando em heavenly). Vale a pena ficar em dois hoteis diferentes (um no norte e outro no sul)? E vale a pena ficar em hotéis nas vilas pela facilidade de deslocamento? Apesar de serem bem mais caros? Outra dúvida, meu marido está com o passaporte e visto terminando a validade em abril, tem problema pra entrar nos EUA? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rachel! Nos EUA é permitido entrar com passaporte com menos de 6 meses de validade; a permanência concedida sempre será inferior à validade do passaporte. O lado norte de Lake Tahoe é para quem quer fazer atividades de neve e fazer imersão na natureza. South Lake Tahoe é para quem quer aproveitar também a estrutura de cassinos depois da fronteira de Nevada.

rachel
rachelPermalink

Outra coisa: No norte é melhor ficar no Northstar ou Squaw valley?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rachel! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Camila
CamilaPermalink

Squaw é a melhor e maior estação do norte. As pistas são melhores e tem mais opções de hospedagem e restaurantes no local. Tb fica "melhor localizada" (fica mais no meio do lago, perto de Tahoe City).

Lu
LuPermalink

Rachel, ñ acho q valha a pena dividir a estadia em 2 lugares. Perde-se mto tempo c/isso. Sem dúvida alguma vc vai precisar de carro. O ideal é q vc se hospede perto ou dentro de uma das grandes estações de ski (ñ recomendo ficar em vilarejos c/estações pequenas) e cada dia vá esquiar em uma delas, p/conhecer. P/chegar ao mais distante, vc vai levar 1 hora p/ir e 1h p/voltar. Se vc gosta de cassinos, fique em South Lake Tahoe, caso contrário, pode ficar no norte. A vantagem de ficar em South Lake Tahoe é q há uma estrutura bem grande além dos cassinos, de comércio e restaurantes. Mas ñ é um lugar charmoso. As melhores e maiores estações são (ñ na ordem): Heavenly (q fica em South Lake Tahoe), Kirkwood, Squaw Valley, Alpine Meadows (linda!), Northstar, mas há mtas outras menores, algumas até mto charmosas (Diamond Head, em Incline Village).

rachel
rachelPermalink

Obrigada Bóia e Camila!

Cláudio
CláudioPermalink

Obrigado pela menção ao nosso modesto blog!

Grande abraço e sucesso!

Cláudio

Natali
NataliPermalink

Olá, gostaria de saber dentre os lugares acima, qual o mais propício e aconchegante para ir com 2 crianças de 12 anos e um bebê.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Natali! Lee Canyon, Bear Mountain e Mont Tremblant oferecem opções para crianças, com atividades específicas.

Gabii
GabiiPermalink

Ola ! Estou buscando uma estação de esqui para ir com meus filhos adolescentes próxima a Washington. Não temos nenhuma experiência e queremos experimentar o snow tubing. Estaremos lá entre 29/dez e 31/12. Pelo que pesquisei achei Liberty , mas estou em dúvida quanto ao hotel. Alguém sabe me dizer se o hotel Sleeping Inn & suites Emmitsburg é recomendável ? Aparentemente é bem próximo da estação e os preços são infinitamente mais baratos que o resort Liberty Mountain ...... Agradeço antecipadamente qq ajuda.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gabii! O hotel fica a 11 km da estação de esqui. É um hotel básico-funcional, tipo 3 estrelas. O complexo fica a 120 km de Washington e realmente tem tubing:

http://www.libertymountainresort.com/mountain/snow-tubing/snow-tubing-hours-rates.aspx

Daniel Bittar
Daniel BittarPermalink

Vou para Orlando com minha filha em dezembro, será q tem alguma cidade por perto q tenha neve?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniel! Por perto, não... As pessoas vão à Flórida para fugir do frio smile

Priscilla
PriscillaPermalink

Olá Bóia!!!
Vamos em meados de outubro/2015 para os EUA e Canadá com crianças pequenas (5 e 7 anos). Eles querem conhecer a neve! Onde encontro neve nesta época nos EUA e Canadá? Já tem neve em Mont Tremblant? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Priscilla! Não há neve garantida em outubro.

Ana Raquel
Ana RaquelPermalink

Vou viajar para o Canadá em fevereiro, no dia 14, encontrarei neve?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana! Em lugares altos, com certeza encontrará. Nos outros lugares, é bastante provável também.