Copa 2014: onde vão ficar baseadas as 32 seleções

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Santo André da Bahia

| Santo André da Bahia, base da Alemanha |

Nenhuma Copa do Mundo teve tantas cidades-sede nem tanta itinerância como esta Copa de 2014 no Brasil. Na fase de grupos, nenhuma equipe joga duas vezes na mesma cidade; durante todo o torneio, uma seleção só se apresentará pela segunda vez numa mesma cidade se o acaso quiser (tudo vai depender da colocação na primeira fase).

Pela primeira vez na história das Copas não vai fazer sentido uma seleção escolher sua base levando em conta apenas a proximidade de uma cidade-sede. Nesta Copa, o clima e uma posição geográfica central têm peso maior na decisão.

Encontrei no blog da Jeanine Pires no portal Panrotas, o Contagem Regressiva, a lista das 32 bases escolhidas pelas seleções. A maioria absoluta dos países escolheu o Sudeste. Só o estado de São Paulo vai hospedar 15 seleções -- quase a metade dos participantes. Quase todos fugiram do calor: a base mais ao norte é Maceió, escolhida por Gana.


Eu passei o Réveillon naquela que seguramente foi a escolha mais surpreendente de todas: Santo André da Bahia, um distrito de Santa Cruz Cabrália, 20 km ao norte de Porto Seguro, que vai hospedar a seleção (e a imprensa) da Alemanha. A decisão alemã debocha da baixa auto-estima brasileira, que acha o país incapaz de sediar uma Copa por falta de infra-estrutura. Pois a Alemanha, podendo escolher qualquer base certinha e organizada no Sudeste, no Centro-Oeste ou no Sul, elegeu uma praia com ruas de chão batido e absolutamente nenhuma infra. Os chalés que hospedarão a seleção ainda está sendo construído (pertencem a um condomínio de um alemão que será comercializado depois da Copa).  Certamente o que encantou a delegação alemã foi a rusticidade, o pé na areia e a dificuldade de acesso (é preciso pegar uma balsa para vir de Porto Seguro), o que deve limitar o assédio. A vila está em polvorosa e já foi montada uma comissão de moradores para negociar melhorias no abastecimento de água e luz e nas conexões de telefonia e internet. Quem puder documentar os próximos sete meses na cidade vai ter material para um filme brilhante (esperemos que com final mais feliz que O Banheiro do Papa).

Poucas bases escolhidas têm apelo turístico internacional, o que é uma pena. Por outro lado, as bases que são destinos turísticos, como Rio, Foz do Iguaçu e Porto Seguro, terão hotelaria e transportes pressionados pelo alojamento e vaivém da imprensa dos países que hospedarem.

Veja onde vão morar as 32 seleções durante a Copa de 2014 -- em ordem geográfica, de norte a sul:





--> ALAGOAS

Maceió hospedar a seleção de Gana.

--> SERGIPE

A Grécia escolheu Aracaju como base.

--> BAHIA

A Croácia vai para o Tivoli Eco Resort da Praia do Forte.

Rio João de Tiba, Santo André

[Rio João de Tiba, Santo André da Bahia]

A região de Porto Seguro vai receber a Suíça, no resort LaTorre, e a Alemanha, em Santo André da Bahia.

--> ESPÍRITO SANTO

Vitória ganhou duas seleções: Camarões (aguarde as piadas com moqueca) e Austrália.

--> MINAS GERAIS

Belo Horizonte vai ser a capital do Mercosul na Copa: Argentina e Chile vão ficar na cidade, e o Uruguai na vizinha Sete Lagoas.

--> RIO DE JANEIRO

O Brasil vai ficar na sua concentração de sempre, a Granja Comari em Teresópolis. A Holanda e a Inglaterra não quiseram nem saber e vão ficar no Rio de Janeiro mesmo. São duas seleções que podem durar o mês inteiro na competição. Imagina os preços...

Já a Itália vai arriscar pegar uma praia no inverno, ficando no resort Portobello em Mangaratiba, perto de Angra.

--> SÃO PAULO

A Capital vai hospedar duas seleções politicamente rivais: os Estados Unidos e o Irã. Até aí, não há problema. O que eu não consigo entender é como podem os States ter decidido se hospedar no Tivoli Mofarrej, a uma quadra da Paulista. Alguém vai lá e conta pra eles que uma seleção americana na Paulista é um convite à manifestação permanente? Querem parar a cidade? Alô Haddad! Alô FIFA! Alô Tivoli! Pensem isso melhor, plis!

Duas seleções vão estar pertinho da capital: a Colômbia em Cotia; a Bélgica em Mogi das Cruzes.

Três seleções vão tomar o rumo do litoral: México e Costa Rica vão para Santos; a Bósnia, para o Guarujá.

Quatro países que são bons emissores potenciais de turistas serão desperdiçados em cidades do interior sem apelo turístico internacional. A França vai para Ribeirão Preto; Portugal para Campinas; Japão e Rússia para Itu.

Campinas também receberá a Nigéria; a Costa do Marfim vai para Águas de Lindóia; Honduras, para Porto Feliz; a Argélia, para Sorocaba.

(Com exceção de Ribeirão, todas essas bases do interior estão na área de abrangência do aeroporto de Viracopos.)

--> PARANÁ

A Coréia do Sul fazer base em Foz do Iguaçu foi um super gol para a cidade, que vai ser divulgada a um novo público que viaja bastante.

Já a atual campeã Espanha vai ficar concentrada e compenetrada em Curitiba.

--> RIO GRANDE DO SUL

Alguém me explica por que o Equador vai passar frio em Viamão, perto da minha Porto Alegre? (Seus jogos vão ser em Brasília, Curitiba e Rio...)

Leia mais:

Vale a pena fugir da Copa?

5 idéias para receber melhor os estrangeiros no Brasil

Sobre os preços abusivos na Copa: meus 20 centavos smile

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


12 comentários

Cris Terra
Cris TerraPermalinkResponder

Haha! Ribeirão Preto no "inverno": A França vai penar no calorão ultra seco no deserto de cana, onde não venta e a umidade é menor que no Saara. Um verdadeiro inferno.

Danielle Sanches

Maravilhoso esse post....Ricardo Freire com seu humor e sua inteligência,faz de um post que seria simples,ficar excelente e atrativo!

Pedro (Viaje com Pedro)

Que interessante! É estranho imaginar cidades do interior com pouco apelo turístico recebendo esses times. Espero que os prefeitos tenham ci?ncia do potencial turístico que isso vai gerar...

wesley
wesleyPermalinkResponder

O equador iria dicar no espirito santo..depois mudou para o rio grande do sul

wesley
wesleyPermalinkResponder

aguarde as piadas com moqueca... não sou capixaba mas sei q o espirito santo é um dos melhores estados do brasil.E a moqueca de lá é a melhor q ja conheci.,, INUTIL

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Wesley! A piada da moqueca era por causa da hospedagem de Camarões. Complexo de inferioridade é grave...

Micelle Sabino

É um absurdo jornalistas e escritores ignorarem a 2ª maior cidade do Estado de São Paulo. Não são 2 seleções na capital paulista, e sim 1 em São Paulo e outra na cidade de Guarulhos.
Como uma cidade com PIB maior que muitas capitais, com o maior aeroporto de da América do Sul e mais de 1.300.000 de habitantes é esquecida e confundida como um bairro de São Paulo. Realmente a falta de informação é um problema no país.

A.L.
A.L.PermalinkResponder

Micelle, isso não é absurdo algum. Em todo o mundo, áreas metropolitanas são referenciadas pelo nome de sua cidade principal. Para fins de turismo e afins, a região metropolitana de São Paulo engloba Guarulhos, vôos vendidos para São Paulo usam o aeorporto situado em Guarulhos etc. etc.

Por exemplo: quando alguém vem à Holanda, alguém se refere ao "aeroporto de Hoofddorp"? Quando alguém vai a um evento de design, diz "fui à feira de Rho"? Quem vai a Florida sabe exatamente onde começa Miami e termina Miami Beach (duas cidades distintas)? E a capital inglesa, o que dizer do fato que a "City of London" é, formalmente, apenas um pequeno perímetro de 4km² e que quase todas as atrações pelas quais "London" é famosa não ficam, formalmente, na cidade homônima?

Micelle Sabino

Um absurdo ignorar uma cidade que é a 2ª maior população do estado de São Paulo, com o maior aeroporto da América do Sul e maior PIB que muitas capitais do país. O Irã ficará na cidade de Guarulhos e não na cidade de São Paulo. Que absurdo estas informações erradas.

A.L.
A.L.PermalinkResponder

Li, hoje, notícia do fenômeno já previsto no Vnv grin

Os preços de hoteis estão caindo rapidamente, nào a ponto de ficar barato mas deixando de ser absurdamente caro. A operadora oficial de turismo da FIFA devolveu metade dos bloqueios, liberando 30.000 quartos nas diferentes cidades-sede para venda geral ao público.

jhenifer
jheniferPermalinkResponder

eu odeio a copa e uma merda .porque vcs nao tiram ela e coloca uma novela para deixa as mulheres maiss felizes

luan figueredo giongo

como a copa foi conquistadas pelos espanhóis?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar