Dossiê Neve 2014: Europa

Natalie Soares
por Natalie Soares

Innsbruck

| Foto: Carla Zobaran |

    Veja informações atualizadas sobre a temporada 2015 de neve na Europa aqui.

O melhor lugar para passar frio na Europa são suas estações de esqui. Reunimos aqui as informações das principais estações de montanha do continente. Valem tanto para você esquia de verdade, como para você que apenas quer incluir um pit-stop na neve durante o seu périplo europeu. Listamos também as atividades oferecidas além do esqui: opções para quem quer aprender a esquiar e curtir outras atividades na neve não faltam grin

ALEMANHA

GARMISCH-PARTENKIRCHEN / ZUGSPITZE

zugspitze esqui alemanha

Site oficial | Página no Facebook

Sede dos remotos Jogos Olímpicos de Inverno de 1936, Garmisch/ Zugspitze é a imagem que logo nos vem à mente quando pensamos nos Alpes: cidadezinhas históricas, montanhas e muita neve.

90 km separam Munique dessa região com um nome de sopa de letrinhas. Com fácil acesso de trem, Garmisch-Partenkirchen/ Zugspitze é uma ótima opção para quem quer esquiar na Alemanha. Você pode integrar a compra do seu ticket de trem da DB com o seu passe de esqui para Garmisch ou Zugspitze e ainda conseguir um desconto wink

Atividades disponíveis: Além das atividades tracionais da neve como esqui, snowboard e caminhada com raquetes, essa região tem um charme especial também para quem não esquia. Alguns picos têm terraços e plataformas que proporcionam vistas panorâmicas belíssimas dos montes nevados. Em dias com boa visibilidade, você pode ver até 250 km de distância e mais de 400 picos entre a Alemanha e seus países vizinhos, ótimo para quem quer curtir o dia na montanha sem ter que necessariamente praticar algum esporte de neve. Você ainda aproveitar os diferentes restaurantes instalados nas montanhas e o wi-fi disponibilizado nessas áreas razz

Para os pequenos de todas as idades, a estação de Zugspitze tem duas pistas de tobogã no mais belo esquema “esquibunda” de Bariloche. No coração do complexo fica o famoso iglu para uma experiência diferente para quem quer dormir uma noite como um pingüim e jantar na montanha razz

Cansou de esquiar em Zugspitze? Não tem problema. Você pode comprar tickets integrados com a estação de Tyrol na Áustria e um dia esquiar na Alemanha e no dia seguinte esquiar no país vizinho wink

Temporada 2014: a temporada já começou e dependendo das condições do clima pode durar até sete meses.

Onde ficar em Garmisch-Partenkirschen / Zugspitze: veja hotéis na região de Garmisch-Partenkirschen / Zugspitze no Booking

Garmisch-Partenkirschen/ Zugspitze é ideal para: você que procura um bate-volta diferente saindo de Munique ou que quer passar dias tranqüilos nos Alpes alemães.

Leia também:

Bate-volta: de Munique a Garmisch e Zugspitze, por André Lot aqui no Viaje na Viagem

O Zugspitze é o pico mais alto da Alemanha no DW

Alpine Interlude 80 Minutes From Munich no NY Times

ÁUSTRIA

INNSBRUCK

Innsbruck Áustria foto Carla Zobaran

[Foto: Carla Zobaran]

Site oficial | Página no Facebook

Um dos principais pontos de esqui dos Alpes, Innsbruck é o cenário perfeito para quem procura dias ensolarados e frios nas montanhas e noites entres ruazinhas e casas históricas.

Atividades disponíveis:

A região de Innsbruck abriga nove áreas de esqui diferentes com mais de 90 meios de elevação e cerca de 300 km de áreas esquiáveis, com a vantagem de ter os tickets integrados que permitem acesso as diversas estações. Nelas você pode aproveitar diferentes atividades no frio como: esqui, snow, cross-country esqui, tobogã (um tipo de tubing /esqui-bunda), patinação no gelo, passeio à cavalo, paragliding e caminhadas com raquetes.

A programação de atividades indoor também é variada: tênis, squash, piscinas cobertas, parede de escaladas, bobsleigh, hockey e até curling.

Para mais informações sobre Innsbruck, o site oficial do destino disponibiliza alguns e-books e uma app para smartphones com diversas dicas sobre a região tanto no inverno quanto no verão.

Temporada 2014: a temporada já começou e segue até fim de abril.

Onde ficar em Innsbruck: veja hotéis em Innsbruck no Booking.

Innsbruck é ideal para: você que procura uma estação de esqui pertinho de uma cidade histórica fofa.

Leia também:

Innsbruck aqui no Viaje na Viagem

Áustria e Innsbruck no Alemanha, por que não? da Angela Arten-Meyer

Innsbruck no Mala de Rodinha e Necessaire da Celina Martins

Innsbruck no Viajar pelo Mundo da Cláudia Liechavicius

Áustria: Innsbruck, no coração dos alpes tiroleses! no Vícios de Viagem

ANDORRA

Andorra foto Carla Zobaran

[Foto: Carla Zobaran]

Site oficial | Página no Facebook

Esse pequeno principado entre Espanha e França é famoso não só pelos seus centros de esqui, mas também por suas lojas, devido à baixa tributação (4,5%). Certamente um atrativo extra para quem quer se esbaldar nas comprinhas.

Atividades disponíveis:

Além do esqui e do snow em Vallnord e Grandvalira, você ainda pode curtir outras atividades de neve como passeios com moto de neve, caminhadas com raquetes, vôos panorâmicos, rapel no gelo, passeios noturnos, circuitos de trenó puxado por cachorros e ainda passar uma noite em um iglu.

No fim do dia é possível aproveitar as cidades da região e a boa oferta de spas que atendem os fadigados esquiadores.

Viajando com crianças, uma visita ao parque de animais da Naturlàndia rende um programa bem legal. O parque é um zoológico que fica no bosque de la Rabassa, em Sant Julià de Lòria. Nesse parque também fica o Baby Park, um espaço dedicado à molecada que quer construir bonecos de neve, andar de trenó e se esbaldar nos escorregadores com bóias Tubby e Fun-lifts.

O Palau de Gel também é uma atração legal para quem quer se arriscar na patinação no gelo, no hóquei, curling e futebol no gelo.

Tanto Vallnord quanto Grandvalira dispõem de atividades na neve desenvolvidas para as crianças chamados de "Family Park" e todas elas são acompanhadas por monitores especializados. Lá você deve encontrar atividades como: passeios em pôneis e trenós de neve, aulas de esqui e jogos para os pequenos.

Segundo a Trip de carteirinha, CarlinhaZ, é muito fácil encontrar aulas de esqui e snow em português em Andorra. Uma dica super bacana para quem não se sente muito confortável em ter aulas em outros idiomas wink

Temporada 2014: a temporada já começou e segue até Março.

Onde ficar em Andorra: veja hotéis em Andorra no Booking.

Andorra é ideal para: você que quer esquiar, aproveitar outras cidades na Espanha ou na França e ainda fazer umas comprinhas.

Leia também:

Dicas de Andorra: um vilarejo-chique nos Pireneus no Cumbicão do Diogo Ávila

Viajar de carro até Andorra, Pirineus no Foto Viajar do Luis

Andorra no Turomaquia da Patrícia Camargo

Guias oficiais do turismo Andorra disponíveis em formato pdf para donwload

ESPANHA

SIERRA NEVADA

sierra nevada

Site oficial | Página no Facebook

Pertinho de Granada na Andaluzia fica uma das estações mais procuradas pelos espanhóis e portugueses. São cerca de 105 km esquiáveis ao longo de 120 pistas desde as verdes (as mais fáceis) até as pretas (as mais difíceis), mas a região também é conhecida pelas festas e pelo agito da noite espanhola.

Segundo o comandante, é possível seguir de Granada até Sierra Nevada tranquilamente: "Há ônibus de linha que fazem o trajeto (de apenas 40 minutos) quatro vezes por dia durante a temporada (compra-se os bilhetes na estação de ônibus de Granada, de preferência de véspera), e também dá para subir de carro, ao que parece, sem maiores grilos."

Você pode encontrar mais informações sobre ônibus em Sierra Nevada no site oficial da própria estação.

Atividades disponíveis:

Para quem procura uma programação alternativa aos esportes de neve, o espaço de recreação "Mirlo Blanco" é uma boa opção. Lá você encontra diversas atividades divertidas ao ar livre e em puro contato com a neve como tubbing, bicicleta de neve, arco e flecha e brincar no "trenó russo" (um tipo de carrinho que percorre uma pista determinada). Além disso, é possível aproveitar a pista de patinação no gelo, fazer passeios com moto de neve, caminhadas com raquetes, passeio noturno com as máquinas que acertam as pistas e jantar na montanha.

A estação também disponibiliza uma área para a família, com pistas para iniciantes, para as crianças aprenderem e brincarem na neve e ainda reservam uma área para os pequenos aventureiros que querem começar a praticar o Freestyle (estilo livre).

Para os aventureiros mais crescidos, é possível saltar de parapente com esqui e terminar o salto descendo uma pista de esqui.

Temporada 2014: de dezembro a abril (dependendo das condições da neve).

Onde ficar em Sierra Nevada: veja hotéis em Sierra Nevada no Booking.

Sierra Nevada é ideal para: você que quer conhecer a neve e ainda passear pela região da Andaluzia na Espanha.

Leia também:

Sierra Nevada no Viaje na Viagem

Pode ajudar a planejar sua viagem: app da estação com informações práticas sobre as pistas.

FRANÇA

COURCHEVEL

couchevel franca imagem divulgacao

[Foto: divulgação Couchevel - página no Facebook]

Site oficial | Página no Facebook

No coração dos Alpes Franceses e quase na fronteira com a Suíça, fica uma das maiores e mais luxuosas estações de esqui do mundo: Courchevel. Destino de férias de ricos e famosos, a estação é facilmente associada a palavras como sofisticação e elegância.

A gastronomia também é um ponto alto de Courchevel. São quase 70 restaurantes dos mais diversos tipos de cozinham. Entre eles, nada menos que sete possuem estrelas e indicações no Guia Michelin.

Cinco vilas formam o complexo: Saint-Bon Courchevel 1100, Praz Courchevel 1300, Courchevel 1550, Courchevel 1650 e Courchevel 1850. Quanto mais alto o endereço do hotel, mais altas são as tarifas praticadas.

E você ainda pode combinar a região com Paris, Lyon e Genebra.

Atividades disponíveis: destino ideal para quem quer perder a hora esquiando por vários dias, afinal mais de 300 pistas formam o complexo. Se cansar do esporte, você ainda pode optar por outras atividades. Estão disponíveis mais de 38 atividades além do esqui e do snowboard. Entre elas: caminhadas com raquetes, passeios de helicóptero e balão, saltos de parapente e asa-delta, passeios de snowcats, escalada numa cachoeira de gelo, tubbing, snake-glisse (um tipo de trenó coletivo) e atividades noturnas para a família toda.

Temporada 2014: de dezembro a abril.

Onde ficar em Courchevel: veja hotéis em Courchevel no Booking.

Courchevel é ideal para: você que procura excelência no atendimento e um toque de glamour.

Leia também:

Dicas de Courchevel com crianças: estação de esqui na França no Voali da Priscila Reis

Dicas de Courchevel: a mais luxuosa estação de esqui da França no Voali da Priscila Reis

CHAMONIX

HIV38-Montenvers train © Chamonix Tourist Office © David Ravanel

[Foto: Chamonix Tourist Office © David Ravanel]

Site oficial | Página no Facebook

Ainda nos Alpes Franceses e na divisa com a Itália e Suíça, está Chamonix, uma simpática estação de esqui que tem atraído cada vez mais os olhares de nós brasileiros, por conta de ofertas de bons hotéis que operam no esquema ski in/out (ou seja, você já sai do hotel praticamente esquiando). Mas essa não é a única vantagem da região, pois você pode conciliar seus dias de viagem com Turim, Lyon, Genebra ou Paris wink

Atividades disponíveis: esqui, snow e cross-country esqui, escola infantil (programação e atividades especiais), paintball, arvorismo, caminhada com raquetes, trenós puxados por cães, escaladas, paraglide-esqui, passeio panorâmico de helicóptero, ringue de patinação no gelo, quadra de tênis e squash e boliche.

No final do dia, dá para aproveitar as diversas casas de chá da cidade, o cassino ou o cinema, descasar em um dos spas e caminhar entrar as lojas e galerias de arte. Com um tempinho sobrando na agenda, você pode esticar os passeios até os glaciares Mer de Glace ( Train du Montenvers ) e o Glaciar Bossons.

Temporada 2014: de dezembro a abril.

Onde ficar em Chamonix: veja hotéis em Chamonix no Booking.

Chamonix é ideal para: esquiar e ter o gostinho de três países europeus.

Leia também:

Chamonix no Turomaquia da Patrícia Camargo

Para organizar melhor sua viagem, faça o download do guia oficial da temporada 2013 – 2014 em inglês de Chamonix.

A estação também possui uma app oficial com informações sobre as condições das pistas e outras novidades. Disponível em IOS e Android.

Novidade: Sala de Cristal a 3.842m em Chamonix no Extremos - Portal de Aventura

ITÁLIA

CORTINA D'AMPEZZO

dolomitas alpes italianos foto deia tatu direto da alemanha

[Foto: Deia Tatu - Direto da Alemanha]

Site oficial | Página no Facebook

Cortina d'Ampezzo é uma cidadezinha na região das Dolomitas, os Alpes italianos. É o destino ideale para quem quer curtir o inverno na Itália e terminar seus dias de férias esquiando. A infra-estrutura da é muito boa e atrai principalmente italianos e alemães.

Atividades disponíveis: Além dos esportes tradicionais (esqui, snow e cross-country esqui), são oferecidos: passeios de moto de neve, caminhadas com raquetes, sobrevoos de helicóptero, pista de patinação no gelo, curling – aquele divertido esporte das olimpíadas de inverno, provas de kart no gelo e, para os mais aventureiros, escalada em paredes de gelo.

Para os pequenos, a região disponibilizada o snow park e o baby slope, espaços dedicados a atividades lúdicas que além de entreter a criança ensinam os primeiros conceitos dos esportes de neve.

Temporada 2014: de dezembro a abril.

Onde ficar em Cortina d'Ampezzo: veja hotéis em Cortina d'Ampezzo no Booking.

Cortina d'Ampezzo é ideal para: você que que vai passar uns dias na Itália e quer aliar essa viagem a uns dias de puro esqui wink

Leia também:

Cortina d'Ampezzo, Itália no Mochila da Juli

Alpes Italianos – Dolomitas no Direto da Alemanha da Déia Tatu

SUÍÇA

INTERLAKEN

topofeurope-interlaken

Site oficial | Página no Facebook

No coração dos Alpes Suíços, Interlaken entrega ao viajante brasileiro tudo o que ele imaginou sobre a Suíça: simpáticas ruas cheias de história para contar, cercadas por um cenário ainda mais especial – as montanhas suíças, e um montão de atividades para quem quer curtir a neve e se esbaldar no fondue razz

O mais bacana de Interlaken, é a possibilidade de poder esquiar cada dia numa estação diferente, conhecer os outros vilarejos da região e curtir as atividades diversificadas.

Jungfraujoch - Top of Europe, é o ponto mais alto da Europa Ocidental ao qual se pode chegar de trem. O Jungfraujoch proporciona o contato com a neve durante o ano todo, fazendo a alegria de quem visita a região até mesmo no verão.

São muitas as estações de esqui nos arredores de Interlaken. Três delas reúnem mais de 200 km de pistas: Beatenberg – Niederhorn, Brienz – Axalp e Habkern.

Grindelwald-First é famosa por sediar a maior corrida de trenós do mundo e por possuir pontos de obstáculos cheios de adrenalina para quem é fera no esporte.

Kleine Scheidegg-Männlichen é reconhecida pela qualidade das pistas e pela infra-estrutura. Seja um passeio nos teleféricos e gôndolas, seja num almoço caprichado num restaurante na montanha, bons motivos para passar o dia por ali no faltam wink

A 2970 metros de altitude, na montanha de Mürren, passar um dia em Mürren-Schilthorn, pode render um programa legal para toda a família, além das pistas de esqui, a montanha oferece um panorama de 360º da região.

A listinha de atividades disponíveis é generosa: passeios de trenó, caminhadas com raquetes (incluindo até um circuito noturno que termina com fondue), vôos panorâmicos de paraglider e helicóptero, patinação no gelo, trenós puxados por cachorros, trekking nos glaciares, escalada no gelo, tubbing e bungee jumping.

Se o frio apertar bastante, as atividades indoor também são legais: curling, boliche, tênis, squash, badminton, complexo de piscinas cobertas e spa e até mesmo degustação de pratos típicos da região.

Com tempinho sobrando na agenda, é possível caminhar pelo centrinho histórico da cidade, visitar os castelos da região e conhecer algumas fazendas que ficam abertas à visitação o ano todo. Passeios de barco pelos lagos também são oferecidos no inverno dependendo das condições climáticas.

Interlaken oferece um ônibus grátis para quem vai esquiar nas montanhas.

Temporada 2014:oficialmente de dezembro a abril (dependendo das condições, sempre pode ser antecipada para novembro).

Onde ficar em Interlaken: veja hotéis em Interlaken no Booking.

Interlaken é ideal para: você que quer unir uma viagem pelos trens panorâmicos da Suíça com dias de esqui.

Tudo para você organizar sua viagem para a Suíça no inverno ou no verão aqui no Viaje na Viagem:

Suíça de trem: 30 roteiros de 2 a 8 dias (com ou sem Swiss Pass)

De Interlaken ao Top of Europe, pela Jungfraubahn

Alpine Sensation, a nova atração do Jungfraujoch em Interlaken

Micos do bem: um tour de Segway em Interlaken smile

Fotoblog: Harder Kulm, o mirante de Interlaken

Suíça: Interlaken x Zermatt x St. Moritz

Leia também:

Interlaken no Wazeri do Alessandro Ayares

Interlaken no Nós no Mundo da Anna Bárbara

Interlaken no De Garfos e Quartos da Patrícia e do André

Interlaken no Dondeando por aí da Clarissa Donda

Interlaken no Ideias na Mala da Mari Vidigal

ST. MORITZ

engadin st moritz

Site oficial

Tradicional destino de neve, St. Moritz é um dos destinos de esqui mais badalados e elegantes dos Alpes. O lugar também se orgulha por ter sido um dos primeiros a explorar as possibilidades da prática de esportes de neve como benefício turístico em meados de 1870.

Outro motivo de alegria para os visitantes, é a grande quantidade de dias de sol que atingem a região.

Atividades disponíveis: ao longo dos 350 km de pistas esquiáveis (em estações como Corviglia, Corvatsch e Diavolezza), St. Moritz também oferece outras atividades como polo na neve, trilhas para caminhadas, passeios de trenó e charrete, caminhadas com raquetes, quadras de tênis e squash, playground para as crianças e piscinas cobertas e spas para os adultos.

No fim do dia, as ruas da cidade estão prontas para receber os visitantes esquiadores com suas diversas lojas de luxo, galerias de arte, chocolaterias e restaurantes renomados. No inverno e no verão, pode-se fazer passeios panorâmicos pela histórica Rhätische Bahn, ferrovia tombada como patrimônio histórico pela Unesco.

A estação tem uma app para iOS com diversas informações sobre as condições das pistas, a previsão do tempo e a programação de eventos locais.

Temporada 2014: de dezembro a abril.

Onde ficar em St. Moritz: veja hotéis em St. Moritz no Booking.

St. Moritz é ideal para: você que procura um destino tradicional de esqui na Europa.

Leia também:

Suíça de trem: 30 roteiros de 2 a 8 dias (com ou sem Swiss Pass)

Suíça: Interlaken x Zermatt x St. Moritz

Zermatt a St Moritz no Glacier Express, o mais famoso trem suíço

Suíça de trem: de St. Moritz a Lugano no Bernina Express

Lugano, Suíça à italiana

ZERMATT

zermatt-2-matterhorn-verme

Site oficial | Página no Facebook

Típico vilarejo de montanha suíça, Zermatt é o destino para quem procura tranqüilidade e agito na medida certa. Lá o trânsito de carros de passeio é proibido, deixando as ruazinhas da cidade com ares ainda mais aconchegantes. Em Zermatt é possível ver o famoso pico Matterhom, cartão postal suíço.

Atividades disponíveis: dos tradicionais esportes de neve, até atividades mais descontraídas como patinação no gelo, tobogã, trenó, curling, trilhas para caminhadas, caminhadas com raquetes, passando por opções mais aventureiras como escalada em parede de gelo, paragliding e heli-skiing.

Zermatt oferece também outros passeios diferentes como: combinar uma noite de fondue na montanha, seguida por uma trilha de esqui ao lado da equipe de resgate da própria estação; fazer um tour pelo sistema de produção de neve artificial e conhecer todo esse processo; passeio de snowcat ao lado da equipe que prepara as pistas para os esquiadores.

Se você cansar da neve, é possível visitar a produção de queijo local, passear de trem até o pico de Gornergrat, curtir o centrinho da cidade durante o dia, cair na noite animada da região e quem sabe até dormir uma noite num iglu.

Temporada 2014: oficialmente de Novembro a Abril, mas você consegue esquiar até no verão em Klein Matterhom (o ponto mais alto da Europa a que se pode chegar de teleférico) e conhecer o Palácio de Gelo.

Onde ficar em Zermatt: veja hotéis em Zermatt no Booking.

Zermatt é ideal para: você que procura tranquilidade e neve praticamente o ano todo.

Leia também:

Suíça de trem: 30 roteiros de 2 a 8 dias (com ou sem Swiss Pass)

Suíça: Interlaken x Zermatt x St. Moritz

Zermatt: um rolê pela cidade antiga

Zermatt: subindo ao Gornergrat e ao Glacier Paradise

Suíça francesa: Montreux x Lausanne x Genebra

Suíça alemã: Zurique x Lucerna x Berna

Lugano, Suíça à italiana

Suíça de trem: de St. Moritz a Lugano no Bernina Express

Zermatt a St Moritz no Glacier Express, o mais famoso trem suíço

Riviera de Montreux: Vevey e os vinhedos tombados de Lavaux

Fotoblog: uma tarde no Château de Chillon, em Montreux

24 horas em Zurique: o roteiro completo do Bruno Vilaça

Zermatt no Nós no Mundo da Anna Bárbara

Innsbruck Áustria foto Carla Zobaran

[Foto: Carla Zobaran]

Vai por mim: esquiar é mais fácil e divertido do que parece, desde que você encontre uma estação legal com bons instrutores e bons equipamentos. O melhor investimento que você pode fazer para uma viagem na neve, além das roupas adequadas, é em aulas de esqui. Nelas você aprende os principais fundamentos para se divertir como se tivesse praticamente nascido na neve wink

Leia também:

Dossiê neve 2014: Canadá e Estados Unidos

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email

22 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Fabiana
FabianaPermalink

Adorei as dicas! Estarei em Zermatt e Innsbruck no mês de março e não vejo a hora. Abs

lorena
lorenaPermalink

Oi, Boa tarde! eu gostaria muito de conhecer St. Moritz, inclusive já estava programando alguns dias das minhas ferias por la, mas queria muito esquiar. Será que em meados de maio ainda vai estar coberto de neve? O que você pensa do combo Paris + St. Moritz? qual a melhor maneira de fazer o trajeto de paris para lá?
obrigada, pessoal, sempre resolvo todas as minhas duvidas de viagem por aqui!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lorena!

A temporada de esqui se encerra no início de abril.

O "combo" Paris-St Moritz não é muito lógico. São 7h30 de trem, com duas baldeações.

Polianne
PoliannePermalink

Olá, vou passar o ano novo em paris e depois gostaria de esquiar, as estações mais fáceis de chegar são as das franca mesmo?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Polianne! As estações da França com certeza são as mais perto.

Abner
AbnerPermalink

Olá Bóia, estou preparando um roteiro para jan/15, estarei com minha esposa em Paris por volta dos dias 3 a 10 e queremos conhecer os Alpes antes de seguir para Carcassonne. Poderia nos dar dicas de transporte, qual a melhor cidade para quem vai pela primeira vez e por quanto tempo?

Obrigado!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Abner! Perceba que na altíssima temporada das estações de esqui pode ser difícil conseguir hotéis por permanência pequena. Você pode ir de trem a Genebra, que está a 1h de trem de Chamonix.

Mas veja que não faz sentido a combinação com Carcassonne, é muitíssimo fora de mão. De Genebra (ou de qualquer lugar dos Alpes) seriam quase 7 horas de viagem, com duas baldeações.

Deixe Carcassonne para quando você fizer o sul ou o oeste da França.

Patricia
PatriciaPermalink

Bóia,
Na matéria sobre Gornegrat e Glacier Paradise o Riq fala que foi por Fuji para almoçar por la. Sabe dizer em que restaurante, e se ele recomenda? Estou em Zermatt, agradeço a atenção.
Parabéns pelo blog!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patricia! Perguntei a ele, mas ele não lembra o nome. Não era nada excepcional, mas também não decepcionou -- o que é bem o padrão daí.

Edson
EdsonPermalink

Boa noite, excelentes dicas. Estarei em Berlim do dia 27/12 a 02/01 e gostaria de ir para uma estação de ski, qual você recomendaria pela localização e preço de onde estou?? Ahhh estarei com minha esposa e meus dois filhos de 3 e 4 anos, você aconselha algo a mais?? Desde já agradeço e parabéns pelo site, muito bom, um abraço, Edson

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Edson! Não há estações muito próximas. A mais perto é Harz, que fica a quase 300 km: http://www.harz-ski.de/

Caso vocês passem também por Munique, há uma estação muito mais perto, nos Alpes de verdade: Garmisch-Partenkirschen, a pouco mais de 1h de trem.

https://www.viajenaviagem.com/destino/garmisch

Catarina
CatarinaPermalink

Olá
Eu e meu marido estamos programando férias para abril de 2015 e queremos muito esquiar provavelmente de 05/04 a 12/04. Gostaríamos de saber quais estações (da Europa) têm a temporada mais longa e poderiam garantir melhores condição de neve para pratica dos esportes. Sonhamos com uma neve abundante, seca e leve. Obrigada!

Rodrigo Antonio
Rodrigo AntonioPermalink

ola!! bom dia!!

Irei viajar para Europa em Maio.

Vc acha que eu conseguiria encontrar alguma estação aberta??

obrigado smile

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodrigo! As estações de esqui ficam abertas até o início de abril. Em maio elas já estarão fechadas.

Suely Ferreira
Suely FerreiraPermalink

Estou passando férias na Suiça e gostaria de esquiar, pode me dizer se nas estações existem lojas de aluguel de roupas e equipamentos?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Suely! Sim, você consegue alugar roupas e equipamentos nas estações de esqui. wink

william mauricio da silva

Estou querendo viajar com meu filho de 24 anos no dia 21 de março..gostaria de saber qual lugar vc me recomende que neve muito na epoca mencionada...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, William! Todos esses lugares citados estarão com neve em março.

Marcelo Squissati Camacho

Olá,
pretendo ir no final de abril para Europa, não preparei roteiro ainda, está por conta de uma amiga que está na Irlanda.
Meio impossível mas nessa época conseguiria achar algum local que ainda tenha neve?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo! Nos Alpes ainda pode haver neve. Mas vai encarecer bastante sua viagem. Procure aproveitar o que está no seu caminho.

Tatiane
TatianePermalink

Olá pessoal!!! Gostaria de alertar a todos os viajantes que não deixem seus pertences dentro do carro quando estacionarem próximo das estações... Tivemos o vidro do nosso carro quebrado e levaram nossos pertences de dentro do carro. Apesar de estarmos na Europa, após passarmos pela polícia, os mesmos nos informaram que está ficando bastante comum em Chamonix esse tipo de roubo! Todo cuidado é pouco!